You are on page 1of 3

TRONCO

s o assunto clulas-tronco tem sido muito debatido, e objeto freqentemente exposto na mdia. Como a maioria das grandes nov superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto no h dvidas de que as suas potencialidades so enormes, e pode dicina a partir da evoluo dessas pesquisas. Na verdade, o que se tem hoje uma srie de perspectivas e os resultados obtidos na equeno porte no podem, ainda, ser extrapolados para a espcie humana. Experincias clnicas tm, entretanto, mostrado resultad

idos so formados por clulas com caractersticas diversas. Por exemplo: o tecido muscular est constitudo por clulas especializad citos. O tecido sseo est constitudo por osteoblastos, o tecido nervoso por neurnios, e assim por diante.

primeiras clulas do embrio sofre uma mitose e se divide, as duas clulas resultantes tm a mesma constituio gentica e as me A embriognese progride com a contnua multiplicao das clulas, aumentando o nmero das mesmas e o tamanho do embrio. O lula mais primitiva, o zigoto, existe informao suficiente para que, na medida em que essas clulas forem se dividindo, aos poucos iginando diferentes linhagens que formaro diferentes tecidos como: muscular, sseo, nervoso, etc.

cleo desta clula primitiva existe uma bagagem gnica completa, com capacidade de transmitir as informaes necessrias para to sta clula originar. Em um determinado momento, nesta contnua srie de divises mitticas, inicia um processo denominado difere de extrema importncia pois permitir que novas linhagens celulares passem a existir e j iniciem a estruturao de um complexo o erenciao celular permite, em ltima anlise, que a clula resultante da diviso seja diferente da antecessora.

empo, os bilogos ensinavam a mitose como sendo a diviso de uma clula em duas exatamente iguais. H relativamente pouco tem entos propiciados pela moderna biologia celular, foi sendo definido um novo tipo de mitose. A mitose assimtrica. O conhecimento d mitiu a ideao de um tipo de clula com caractersticas especiais. Esta clula ao se dividir origina uma clula que se diferencia e out ctersticas da original. Desta maneira, ela pode se diferenciar em outra, ao mesmo tempo em que pode manter suas caractersticas o de caractersticas permite, no organismo adulto, que haja um grupo de clulas que ainda mantm caractersticas ancestrais, ou pr razo so denominadas clulas-tronco.

nstantemente est ocorrendo em nosso organismo, possibilita um processo reparatrio fantstico, fazendo-nos prever sua utiliza versas. Este fenmeno da diferenciao, ou no, das clulas no processo divisrio, acrescido da existncia, no adulto, de clulas pre ltiplicidade de situaes que necessita avaliao detalhada, objeto desta reviso inicial.

idade discusses ticas de grandes propores que necessitam ser abordadas ao se estudar as clulas-tronco. Sero avaliadas ente no decorrer desta anlise.

OS TERICOS

o, a clula formada denominada zigoto. O zigoto uma clula totipotencial, ou seja, tem a capacidade de originar todo o indivdu urao diferenciada.

eiras divises celulares, as clulas resultantes so tambm totipotenciais. Se estas clulas se separarem, a continuidade de desenvo endentemente dar origem a gmeos idnticos ou univitelinos, provando sua totipotencialidade.

mbriognese, na medida em que ocorrem sucessivas mitoses vai se formando um conjunto celular denominado blastocisto. O grupa nglomerado apresenta clulas com capacidade de gerar qualquer outra clula, e por isto so consideradas pluripotenciais.

ncial entre uma clula totipotencial e outra pluripotencial o fato de que a primeira (totipotencial) poderia at originar um novo ind pluripotencial) no teria essa capacidade. Ambas, tm a capacidade de gerar qualquer outra clula.

totipotenciais como as pluripotenciais so clulas-tronco. Durante o desenvolvimento embrionrio elas sero as clulas-tronco embr divduo adulto, as clulas que mantm as caractersticas pluripotenciais so as clulas-tronco adultas.

identificao, a separao, o isolamento e a cultura das clulas-tronco j uma realidade. Este fato permite que se possa inferir se

teraputico.

uestionamentos quanto s clulas-tronco. Onde estariam guardadas no organismo adulto? Quando entrariam em funcionamento ( m ser indutores desse processo divisional? A potencialidade dessas clulas poderia ser aproveitada em um processo reconstrutivo?

meramente didtica e especulativa imagine-se, por exemplo a revoluo em termos mdicos que os seguintes feitos poderiam desen isoladas seriam implantadas em determinada rea e estimuladas a iniciar sua multiplicao, reconstruindo um rgo perdido. Dest erna ou um fgado ou mesmo um corao, (pelo menos teoricamente) poderiam ser construdos. indispensvel, entretanto, a perc completamente diversa. Acredita-se que um longo perodo ainda ser necessrio para a concretizao desses sonhos. O controle d ciao dessas clulas ainda est longe de ser uma rotina nos laboratrios. Quanto utilizao de clulas-tronco adultas, ou embrion s poderiam ser estabelecidas.

-tronco adultas seria definido como a retirada de um grupo de clulas-tronco de determinada regio do organismo de um paciente e no prprio individuo. A medula ssea do individuo adulto uma zona extremamente rica nessas clulas e, por isso, freqentemente tronco transplantadas para o mesmo indivduo.

e clulas-tronco embrionrias, vrias discusses podem entrar em cogitao. Nesta situao, a retirada das clulas realizada em e esenvolvimento. Esta retirada feita na maioria das vezes com o sacrifcio do embrio, o que estabelece um dilema tico. Grandes obre este dilema. Grupos religiosos, de especialistas em tica e de cientistas esto h bastante tempo discutindo de maneira mais o roblema. O sacrifcio do embrio doador destas clulas totipotenciais, ou mesmo pluripotenciais, cria uma situao extremamente d

apontadas, esta reviso do possvel aproveitamento dessas clulas, a partir desse momento passa a ser exclusivamente direcionad dultas. Como foi afirmado anteriormente, as clulas-tronco adultas esto distribudas em vrias regies do organismo, e mantm su

afirmativa: como estas clulas mantm esta capacidade durante toda a vida do individuo, a qualquer momento poderiam tornar-se idade de seu aproveitamento em um determinado processo regenerativo. Na medula dos ossos longos existe um nicho de clulas-tr quantidade suficiente para aproveitamento. Por outro lado, a retirada destas clulas pode ser realizada com relativa facilidade por u aboratrio estas clulas podem ser separadas por centrifugao, e pipetagem.

das, estas clulas pluripotenciais so injetadas de novo no organismo. Por sua pluripotencialidade elas tm a capacidade de migrar p erir em zonas onde haja a necessidade de reparao. Inicia-se ento um processo regenerativo cuja magnitude est sendo clareada

AS DE APROVEITAMENTO CLNICO

Medicina esto em perodo experimental de aproveitamento de clulas-tronco. Uma resenha das principais e mais consistentes expe nto ser apresentada a seguir:

nese

e novos vasos sangneos a partir do uso de clulas-tronco est sendo cada vez mais evidenciada. Em revascularizao de retalhos existem andamento. No Servio de Cirurgia Plstica da Santa Casa de Porto Alegre, coordenado pela equipe da disciplina de Cirurgia Plstica da Fun ncias Mdicas de Porto Alegre, est aprovado pela CONEP um trabalho pioneiro de revascularizao de retalhos com a utilizao de clulas

FRJ desenvolve, tambm, trabalhos na linha de tratamento de cardiopatias, em parceria com o Hospital Pr-cardaco, no Rio de Janeiro. Ne dos os transplantes de clulas-tronco adultas em 20 pacientes que aguardavam o transplante cardaco. Do total de transplantados, 16 pacie um longo prazo, demonstrando que a terapia celular trouxe considerveis melhoras clnicas

am apresentados resultados de experimentos em ratos adultos, com clulas-tronco isoladas do sistema nervoso central transplantadas, que de tratamentos futuros para doenas neurodegenerativas. Outras linhas de pesquisa com clulas-tronco tambm apresentam resultados pro amento de leses traumticas em que se utiliza uma injeo local de clulas-tronco medulares. Um estudo feito pela equipe do Departamen gia da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (USP), conseguiu recriar impulsos eltricos entre a regio lesada e o crebro, p medulares.

das clulas-tronco estendem-se, tambm, engenharia biotecidual, que utiliza o rpido potencial de crescimento apresentado pelas clulas ecidos, tais como ossos, pele e cartilagem, que so cultivados e reimplantados nos pacientes em casos de leses. Este procedimento j re Clnicas da UFRJ, pela equipe do pesquisador Radovan Borojevic. A equipe trabalha tambm em estudos envolvendo o tratamento de grande m possibilidade de regenerao espontnea. Nesses casos, so utilizadas clulas-tronco medulares injetadas em matrizes sseas humana

-tronco se diferenciem em clulas sseas, promovendo a regenerao do tecido lesado.

gia

ido realizados em pacientes com diabete tipo 1. Essa doena causada pela reduo de disponibilidade ou perda de sensibilidade insulina is de acar no sangue e secretado pelo pncreas. A partir de clulas pancreticas de rgos doados, os pesquisadores conseguiram a m nco de ilhotas. Dos 38 pacientes que se submeteram ao transplante, aps um ano, 33 estavam livres da terapia com insulina. So relatos i extraordinria importncia se for analisada a possibilidade de cura dessa doena. Fica clara a necessidade de cautela no entendimento des s possibilidades de uso.

TOS INTERNACIONAIS EM PESQUISAS SOBRE clulas-tronco

Vogt, publicado em 2002 no Com Cincia, nesse ano o governo norte-americano destinou mais de 387 milhes de dlares para pesq as 20 instituies de pesquisa integrantes do NIH. Esse oramento dividiu-se em pesquisas que utilizam clulas-tronco adultas e em zadas, de humanos e de animais. O Instituto Nacional do Cncer foi o centro com maior gasto em pesquisas com clulas-tronco adu es. O Instituto Nacional de Diabetes e de Doenas Digestivas e Renais foi o que mais utilizou recursos federais para pesquisas com bries, com investimentos chegando a quase 4 milhes de dlares.

lbovsky, do escritrio de comunicaes do NIH, no existe um levantamento de dados sobre o investimento privado em pesquisa co "Provavelmente algumas companhias esto empenhadas em reunir dados a esse respeito, mas elas no divulgam seu balano finan H para 2004 foi de US$ 27,89 bilhes. Estima-se que mais de 60% tenha sido gasto em pesquisa bsica. Em comparao, no ano d cutica e de biotecnologia gastaram US$ 27 bilhes em pesquisas biomdicas. Em 1990, somente 14% do oramento do setor foi ap de acordo com relatrio do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA.

-americano tambm tem investido em pesquisas com outros tipos de clulas-tronco. Em 2001, juntamente com o anncio presidenc s pesquisas com clulas embrionrias, o governo destinou cerca de US$ 250 milhes para pesquisas com clulas-tronco adultas obt ntas e de animais. No incio do ano de 2002, o presidente George Bush assinou lei destinando US$ 10 milhes para a criao do Pro de Clulas-Tronco de Cordo Umbilical (National Cord Blood Stem Cell Bank Program). A deciso beneficiou diretamente a empresa nvolveu a tecnologia para processamento, conservao, estocagem e coleta de clulas-tronco derivadas de placentas e cordes umb a para a criao de unidades de bancos com esse tipo de clulas-tronco em todo o pas. Estima-se que sejam gastos cerca de US$ 1 e 150 mil dessas unidades.

UTURAS

rurgia Plstica da Santa Casa de Porto Alegre, coordenado pela equipe da disciplina de Cirurgia Plstica da Fundao Faculdade Fede Alegre, foi criado um projeto de estudos continuados sobre clulas-tronco. Denominado GESC (Grupo de Estudos Stem Cells), o gr nzenal de reunies, onde so realizados seminrios sobre o assunto. A presena da pesquisadora e internacionalmente conhecida p grante e orientadora do grupo, tem permitido importante evoluo do conhecimento na rea. Os planos incluem um centro de pesq cimento sobre clulas-tronco.

You might also like