You are on page 1of 80

MINISTRIO DA EDUCAO.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO

ENTOMOLOGIA VETERINARIA

APOSTILA DIDTICA Profa.Slvia Maria Mendes Ahid

Mossor - RN. 2009

Ficha catalogrfica preparada pelo setor de classificao e catalogao da Biblioteca Orlando Teixeira da UFERSA. A285a Ahid, Slvia Maria Mendes. Apostila Didtica em Entomologia Veterinria/ Slvia Maria Mendes Ahid. - Mossor: UFERSA, 2009. 80 f. Apostila, Universidade Federal Rural do Semi-rido.

1.Entomologia 2.Veterinria 3.Ectoparasitas. I. Titulo.

CDD 595.7

Bibliotecria: Keina Cristina Santos Sousa CRB/4 1254

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-2-

DADOS BIOGRFICOS

Slvia Maria Mendes Ahid, filha de Edimilson Santos Ahid e Astrogilda Mendes Ahid, nasceu em So Luis, Estado do Maranho. Concluiu a graduao em Medicina Veterinria pela Universidade Estadual do Maranho (UEMA) em 1984, o curso de especializao em Biologia Parasitria pela Universidade Federal do Maranho (UFMA), em 1986; o Mestrado em Medicina Veterinria, rea de concentrao em Acarologia Veterinria na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1990; o Doutorado em Biologia Parasitria, em 1999, rea de concentrao em Entomologia Mdica pela Fundao Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ). Docente do ensino superior, especificamente, no Curso de Medicina Veterinria desde 1987. Atualmente, docente adjunto dos cursos de Medicina Veterinria e de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Semi-rido (UFERSA).

Imagens da Capa: Miase bucal por larvas de Cochliomyia hominivorax em caprino; exemplar Calliphoridae macho. Em respeito autora no faa a reproduo, por qualquer processo, sem a permisso expressa da mesma. 3 Edio 2009.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-3-

NDICE
PREFCIO FILO ARTHROPODA CLASSE INSECTA Morfologia externa Morfologia interna Ciclo biolgico Classificao ORDEM DIPTERA Morfologia externa e sistemtica Subordem Brachycera infraordem Muscomorpha Subordem Brachycera infraordem Tabanomorpha Subordem Nematocera ORDEM PHTHIRAPTERA Piolhos mastigadores Subordem Amblycera Subordem Ischnocera Subordem Anoplura ORDEM SIPHONAPTERA ORDEM HEMIPTERA CLASSE ARACHNIDA: SUBCLASSE ACARI Morfologia externa Morfologia interna e fisiologia Famlia Ixodidae Famlia Argasidae Subordem Astigmata. Subordem Prostigmata Chave simplificada para a identificao dos gneros sarcoptiformes REFERNCIAS. 5 6 6 7 9 11 12 12 12 14 23 26 31 32 33 36 40 44 51 54 54 57 58 64 66 69 71 72

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-4-

PREFCIO

Este material didtico compreende uma motivao inovadora qualidade ao ensino e representa esforos diretos e indiretos do Grupo de Pesquisa em Parasitologia Animal e Biologia Parasitria e, todos que tem compartilhado no constante aprendizado da Parasitologia Animal. Essa edio uma fonte de informao atualizada com objetivo complementar as atividades didticas nos Cursos de Medicina Veterinria e Zootecnia, incorporando contedo atualizado em Entomologia Veterinria, bem como a convivncia profissional no estudo dos ectoparasitas, suas caractersticas quanto morfologia, aspectos da biologia, patogenia e aspectos epidemiolgicos pertinentes aos mesmos.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-5-

INTRODUO
A entomologia veterinria tem como objetivo o estudo dos insetos de importncia da medicina veterinria. Os ectoparasitas tero maior ateno nessa edio considerando que so organismos que habitam a pele (ou derivados desta), de um organismo (hospedeiro) por determinado perodo de tempo, sendo totalmente dependentes de seus hospedeiros para sua sobrevivncia, podendo ter efeito prejudicial na sade destes (HOPLA et al., 1994). So organismos semi-independentes, segundo Nelson et al. (1975), os ectoparasitas podem ser divididos em grupos conforme seu habitat: os ectoparasitos de campo apresentam vida livre em maior parte do seu desenvolvimento de vida (ex. Ixoddeos, os carrapatos duros); ectoparasitos de ninhos so mais frequentemente encontrados nos ninhos de seus hospedeiros do que sobre o mesmo (ex. Argasdeos, os carrapatos moles); ectoparasitos de hospedeiros so encontrados permanentes sobre o hospedeiro (ex. Phthiraptera, os piolhos). O estudo dos artrpodes constitui um capitulo importante na Parasitologia Animal, com nfase na morfologia, fisiologia, aspectos biolgicos, controle e preveno dos parasitos que acometem os animais domsticos, sem esquecer a importncia econmica e sanitria dos mesmos (GUIMARES et al., 2001).

FIO ARTHROPODA
Ao filo Artropoda pertencem mais de 80% de todas as espcies de animais invertebrados, estima-se que mais de um milho. De simetria bilateral, corpo geralmente segmentado e articulado exteriormente. Cabea, trax e abdome diferenciados ou fusionados. Exoesqueleto endurecido, quitinoso, graas a um polissacardeo - a quitina secretado pela epiderme, com mudas peridicas. Tubo digestivo completo, peas bucais constitudo por maxilas laterais, adaptadas a mastigao ou a suco. Sistema circulatrio aberto, corao dorsal, que no distribui sangue por artrias e veias aos tecidos; respirao do tipo traqueal, sacos pulmonares ou pelo tegumento. Excreo pelas glndulas coxais ou verdes mediante 2 ou vrios tubos de Malpighi que se comunica com o tubo digestivo. Sistema nervoso do tipo ganglionar. rgos dos sentidos constitudos por antenas e plos sensitivos, olhos simples e compostos. Sexos ordinariamente separados; fecundao quase sempre interna; ovparos ou ovovivparos usualmente com uma a varias fases larvares e metamorfose graduais ou rpidas; em alguns insetos a partenognese pode ocorrer. Nesse material didtico estaremos tratando apenas dos artrpodes parasitos ou vetores de doenas relacionadas vida dos animais domsticos e de interesse econmico, embora de igual importncia sade pblica. Neste contexto apenas duas Classes sero estudadas: a Insecta e a Arachnida. So caractersticas da classe Insecta, possuir trs pares de patas, cabea, trax e abdome distintos e, da Classe Arachnida os adultos apresentarem o corpo fundido (cefalotrax e abdome) com quatro pares de patas e no possuem antenas. Da classe Arachnida trataremos apenas da ordem Acarina.

CLASSE INSECTA
Tambm conhecida por Hexapoda. So insetos metazorios de simetria bilateral cujo corpo dividido em trs metmeros (regies) distintos: a cabea, o trax e o abdome. Possuem trs pares de patas, podem ou no apresentar asas membranosas. O corpo formado pela justaposio de vrios escleritos, formando anis ou metmeros: tergitos, esternitos e pleuritos. A cabea, que est unida ao trax pelo pescoo, tem considervel variao de forma, bem como um par de antenas.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-6-

Morfologia Externa O tegumento (Fig. 1) constitui o revestimento protetor e a base de sustentao para os rgos, promove a forma do corpo e fornece base estrutural para os rgos sensoriais. Tem sua estrutura formada por epitlio simples e membrana basal secretando a cutcula, na qual formada por trs camadas: a epicutcula, a exocutcula e a endocutcula.

Figura 1 - Esquema do tegumento dos insetos: a- epicuticula; b- exocutcula; c- endocutcula; d- epitlio drmico; e- membrana basal; facleo; g- espinho; h- microtrquia; i- abertura de glndula drmica; jestruturas epicuticulares; k- seta ou plo sensitivo; lneurnio sensorial; m- glndula drmica unicelular. Tipos de apndices cuticulares articulados: n- escama; o- cerda simples; pcerda em tufo; q- tufo palmado.

Na cabea (Fig. 2) se encontram os rgos dos sentidos (olhos e as antenas), os rgos de ingesto de alimentos (mandbulas e maxilas) e o sistema nervoso central (coordenao nervosa e memria). Geralmente 1 par de antenas. As estruturas se modificam conforme o hbito alimentar. Na descrio morfolgica da cabea chama-se ateno para a parte alta, o vrtice, e a parte de trs, o occipcio. Na regio bucal o clpeo. Lateralmente e abaixo dos olhos compostos, a gena. Um pescoo curto une a cabea ao trax. Possuem 2 antenas (dceros) e apresentam formas e tamanhos variveis. Tm funes sensoriais e implantadas junto e adiante dos olhos. Uma antena tpica formada por artculos: uma basal o escapo, na qual prende a antena na cabea; o segundo articulo o pedicelo e o terceiro o flagelo, geralmente longo e constitudo de sub-segmentos. So apndices moveis que podem funcionar como rgo olfativo, auditivos, gustativos e tcteis.

Figura 2 - Esquema da cabea de um artropoda. possvel o reconhecimento dos sexos de alguns insetos atravs das antenas, visto que elas se apresentam diferentes nos machos e nas fmeas. Para isso devem ser considerados: Tamanho - As antenas dos machos geralmente so mais desenvolvidas; Tipo - H casos que os machos e as

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-7-

fmeas possuem antenas de tipo diferentes. Por exemplo: nos machos de pernilongos as antenas so plumosas, enquanto que nas fmeas so filiformes. A maioria dos insetos possui um par de olhos compostos, nos quais so formados pela unio de centenas de omatdeos, e dois ou trs olhos simples ou ocelos. Estes esto localizados atrs de cada olho ou agrupados no vrtice da cabea. Em alguns dpteros, pode-se distinguir o sexo pelo formato dos olhos compostos: no macho so holpticos, onde os olhos se tocam dorsalmente, na fmea so dicpticos, os olhos so separados, dorsalmente. Encontra-se variadas estruturas sensoriais, sob a forma de plos, placas e depresses inervadas. As peas bucais so muito variveis em tamanho e forma, derivam de 3 pares de apndices: 1 par de mandbulas, dois pares de maxilas, esses podendo ter acessrios articulados que so os palpos maxilares e os palpos labiais. Geralmente esto apoiadas na ponta da cabea, na rea do clpeo. As peas bucais se modificam conforme o hbito alimentar e so classificados em: mastigador (ex. piolhos de aves), picador-sugador (ex. mosquitos e barbeiros), e os do tipo lambedor (ex. mosca). O trax tem funes essenciais de locomoo, possui trs metmeros: protrax, mesotrax e metatrax, cada com um par de patas. Nas pulgas, por exemplo, esses segmentos so facilmente identificados, nos demais ou foram fundidos ou modificados. Freqentemente, o mesotrax o mais desenvolvido.

1A

1B

Figura 3 - 1A- Trax de diferentes tipos de insetos: A- mosquito (Culicdeo); B- Mosca (S. calcitrans);. C Pulga (X. cheopis). 1.Protorax; 2- mesotorax; 3 metatrax; 4 noto.: 5pleura; 6- esterno. Escleritos do Mesotrax: a- pr-escudo; b- escudo; c- escutelo; d- mesopleura; e- esternopleura; f- hipopleura; g, h,i primerio, segundo e terceiro par de patas. 1B- Os apndices articulados de todas as patas.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-8-

Quando o inseto alado, o par de asas anterior (Fig. 4) se fixa no mesotrax e o posterior no metatrax. Cada segmento torcico formado por um arco dorsal, o tergo ou noto, e outro ventral o esterno. As partes laterais so chamadas de placas laterais ou pleuras.

Figura 4 Esquema terico de uma asa de um dptero, com nomenclatura das veias: C-costa, Scsubcosta, R1 a R5, nervuras radiais; M1 a M4, nervuras medianas; Cba e Cbp, nervuras cubitais; An1 e An2, nervuras anais. As asas podem faltar em alguns insetos como pulgas e piolhos, reduzidas a um par nos dpteros. Nos demais insetos existem dois pares de asas, hempteros e colepteros, por exemplo. So formadas por nervuras ou veias de sustentao e clulas. O formato e posio das nervuras e clulas so extremamente importantes na classificao. Nos dpteros, o par posterior atrofiado, chamado de balancin; e dar equilbrio ao inseto durante o vo. O abdome habitualmente formado pela unio de 10 a 12 anis, sendo que os ltimos adaptados para as funes reprodutoras; o nus abre-se no ltimo segmento. No macho, os anis esto adaptados para apreenso da fmea durante a cpula, formando uma genitlia complexa; nas fmeas, a genitlia mais simples, representada pelo ovipositor. Morfologia Interna (Fig. 5) Quase todos os materiais orgnicos so alimentos para os insetos. Cada um est adaptado a um tipo de alimento. O sistema digestivo pode ser divido em 3 partes, de acordo com sua origem embrionria: o Intestino anterior (estomodeu), o mdio (mesntero) ou estmago, relacionado com as funes de digesto e absoro dos nutrientes, e posterior (proctodeu). O primeiro formado pela boca, faringe, esfago, papo e proventrculo. As glndulas salivares abrem-se na boca. O intestino posterior formado pelo intestino delgado, intestino grosso e pelo reto. Ao iniciar-se o intestino posterior, notamos os tubos de Malpighi, que so rgos excretores. O sistema respiratrio formado por de tubos e traquias que se ramificam por todo o inseto. Esta ramificao to intensa de modo a permitir que as trocas gasosas sejam ao nvel celular, sem auxlio da hemolinfa (sangue). As traquias abrem-se para o exterior, ao nvel da cutcula, em diversos orifcios (espirculos). Estes apresentam um sistema de fechamento que regula a entrada de O2, a sada de CO2 e a perda de gua. A respirao controlada pelo sistema nervoso central. Em insetos ou larvas aquticas ou que vivem em ambiente mido, alm da respirao traqueal existem trocas gasosas atravs da cutcula, que permevel: Os espirculos respiratrios abrem-se lateralmente no trax e abdome podendo existir 2 a 10 pares. O sistema circulatrio aberto, constitudo por hemolinfa ou sangue do inseto, que circula do abdome para o trax, atravs do bombeamento cardaco, banhando todos os rgos da cavidade geral ou hemocele. A circulao da hemolinfa feita por um tubo dorsal chamado corao, localizado no abdome, seguido por um tubo dirigido para o trax denominado aorta. O sistema nervoso: prximo ao esfago existe um gnglio supra-esofagiano (crebro), do qual partem duas cadeias de gnglios ventrais e destes numerosos filamentos nervosos que se ramificam por todo o corpo do inseto. O sistema sensorial representado pelos olhos (simples e compostos), cerdas e antenas tcteis; apresentam tambm rgos auditivos e quimioreceptores.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

-9-

Figura 5 - Representao diagramtica de anatomia interna de insetos: A- aparelho digestivo, Bsistemas nervoso e circulatrio, B- detalhes do gnglio supra-esofagiano, C- sistema circulatrio, com as setas indicando a direo de deslocamento da hemolinfa, C- detalhe da cmara do corao mostrando a direo da entrada da hemolinfa. a- anus, ao- aorta, CGV, cadeia ganglionar ventral, cmceco do mesntero, co- corao, cop- comissura paraesofgica, cot- comissura do tritocrebro, CSalcanal salivar, d- deutocrebro, DSal, ducto salivar, Eo- esfago, Fa- faringe, gs- gnglio supraesofagiano, GS- glndula salivar, gsb- gnglio subesofagiano, i- lio, lo- lbulo ptico, Lb- lbio, mmesestero (estmago), o- boca, OC- olho composto, os- ostolo, p-papo, pi-piloro, pr- proventrculo, pt- protocrebro, r- reto, t- tritocrebro, VD- vaso dorsal, tM- tubos de Malpighi. O sistema reprodutor, apesar de poder haver hemafroditismo e partenognese, o mtodo de reproduo usual o cruzamento entre o macho e a fmea. Tanto nos machos como nas fmeas o conjunto de peas que forma o aparelho copulador recebe o nome de genitlia (Fig. 6). Os machos possuem 1 par de testculos que se comunica pelos vasos deferentes com as vesculas seminais; e estas com o ducto ejaculatrio que est ligado ao rgo copulador (edeago ou pnis). Nas fmeas, os ovrios se comunicam com a vagina por meio dos ovidutos; junto desta a espermateca (reservatrio de espermatozides), aps a cpula. Na vagina se abrem os ductos das glndulas acessrias e do receptculo seminal; inicia-se o ovipositor, terminando este na abertura genital. Dimorfismo Sexual (Diicos): nos insetos os sexos so sempre separados, havendo em alguns casos dimorfismo sexual bastante acentuado. Assim, o tamanho menor, a colorao mais viva e variada, a abundncia de pilosidade sobre o corpo, a presena de estruturas aberrantes na cabea, no trax e nas pernas so caracteres que muitas vezes permitem distinguir o macho da fmea. A fecundao das fmeas se processa com a cpula, sendo pouco freqente a reproduo a partir de fmeas virgens (partenognese). Este fenmeno, no qual os machos no interferem se verifica com as abelhas, formigas, pulges dos vegetais e alguns outros insetos.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 10 -

Figura 6 - A Aparelho reprodutor masculino de um inseto: a - testculo; b - canal deferente; c vescula seminal; d - canal ejaculador; e - pnis; f- glndula acessria. B - Aparelho reprodutor feminino: g- ovrio; h- espermateca; i- vagina; j ovarolo; k ovarolo maduro; l- oviduto; m glndula acessria; n- pedicelo. Ciclo Biolgico Entre os insetos, a reproduo , na generalidade dos casos, bissexuada, caracterizando por extraordinria fertilidade. A maioria das fmeas ovpara. O formato dos ovos e o local escolhido para a ovipostura so tremendamente variveis. Existem casos, entretanto, em que os ovos permanecem no interior do organismo materno at o embrio se achar bastante desenvolvido. Nestes casos so larvparas, pois as fmeas em vez de eliminarem ovos, eliminam a prole j em estado de larva e, s vezes, em fase bastante adiantada. Desde ovo at adulto, o inseto sofre vrias modificaes complexas, reguladas por hormnios. No desenvolvimento ps-embrionrio (Fig. 7), o inseto sofre depois que sai do ovo, e se processa de duas maneiras: sem metamorfose (ametbolos) e com metamorfose (metbolos). Os insetos ametablicos so aqueles que ao sarem do ovo j apresentam todos os caracteres da forma adulta, mudando de pele apenas para crescer, isto , as formas jovens so semelhantes aos adultos. Os insetos que sofrem metamorfose, metablicos, compreendem dois grandes grupos; aqueles que sofrem metamorfose chamada incompleta (hemimetbolos) e aqueles que sofrem metamorfose chamada completa (holometbolos). H ainda aqueles que sofrem metamorfose gradual (paurometabolia) quando os insetos passam pelas formas de ovo, ninfa e adulto, porm as ninfas tm um desenvolvimento gradual, vivem no mesmo ambiente e tm o mesmo hbito alimentar do adulto (ex: Hemiptera - barbeiros). A existncia, portanto, de um estado pupal entre a fase de larva e de adulto, caracteriza a metamorfose completa. Nos insetos de metamorfose incompleta no existe estado pupal porque as mudanas de pele conduzem diretamente em forma adulta, o que no se verifica no outro caso, em que as mudanas de pele conduzem a um estado pupal antes do adulto. Os besouros, as abelhas, as vespas, as formigas, as moscas, os mosquitos, as pulgas, as borboletas e as mariposas so insetos de metamorfose completa. As formas jovens dos insetos de metamorfose incompleta so chamadas de ninfas. Todas as formas jovens dos insetos de metamorfose completa so chamadas de larvas (no caso das borboletas e mariposas, costuma-se dar a estas a denominao de Lagartas).

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 11 -

Figura 7 - Tipos de ciclos evolutivos: Holometbolo e Hemimetbulo. Classificao simplificada das Classes e as Ordens de importncia veterinria: Classe Insecta, conhecida como insetos. Ordem Diptera (moscas, mosquitos e mutucas) Phthiraptera (piolhos). Siphonaptera (pulgas). Hemiptera (barbeiros). Classe Arachnida Acarina (carrapatos e caros).

ORDEM DIPTERA:
Essa ordem de insetos contm todas as moscas, mosquitos e mutucas de importncia veterinria, se caracterizam por possurem um par de asas funcionais. Algumas so importantes por serem ectoparasitas, enquanto em outras, so as larvas que parasitam os tecidos do hospedeiro ou por serem vetores de doenas. Todas as espcies so holometablicas. Morfologia externa e sistemtica. Compreende uma variedade de insetos de tamanho pequeno ou grande, com cabea, trax e abdome bem definidos providos de aparelho bucal de acordo com o habito alimentar (pungitivo ou no) e um nico par de asas. Os do tipo pungitivo so hematfagos ou entomfagos e classificados como sendo picador-sugador. O tipo no-pungitivo o aparelho bucal destina-se apenas a sugar, vivendo de nectar de plantas, lquidos vegetais extraviados, exsudatos e material orgnico em decomposio. Em alguns casos o aparelho bucal atrofiado, no inseto adulto, o caso do Dermatobia hominis (mosca do Berne), que vivem das reservas acumuladas durante a fase larvar. Adultos: corpo dividido em trs segmentos cabea, trax e abdome (Fig.8). Cabea distinta do trax, um par de antenas, um par de olhos compostos, um a trs ocelos e o aparelho bucal. Mesotrax mais desenvolvido que o pr e metatrax. onde esto situadas as patas e asas membranosas. As asas membranosas apresentam as estruturas chamadas veias, as primarias chamadas de Costal (C), subcostal (Sc), rdio (R), mdia (M), cbito (Cu) e anal (A), cujas ramificaes se conectam e formam reas denominadas clulas. s vezes apresenta junto base da asa, na parte posterior, um lobo acessrio e dobrado sobre si mesmo, a caliptra.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 12 -

Figura 8 - Morfologia externa de Diptera Cyclorrhapha; A- cabea, quetotaxia, vista frontal; B- Trax, quetotaxia, vista dorsal. C- Trax, vista lateral (Adaptado de Pinto, 1938). Na maioria dos machos os olhos so holpticos e as fmeas dicpticos, com trs olhos simples, arranjados em triangulo, podendo estar ausente em algumas famlias. O trax composto pelos segmentos protrax, mesotrax e metatrax. Quase toda a superfcie do trax formada pelo escudo do mesotrax e este dividido em parte em duas partes, uma anterior e outra posterior, com uma sutura transversal. Atrs do escutelo encontra-se o escudo formado por um lobo convexo bem desenvolvido. Possuem um par de espirculos respiratrios mesotorcico (anterior) e um par posterior metatorcico. Biologia: so quase sempre ovparos, depositando seus ovos em substratos diversos. O desenvolvimento embrionrio ocorre dentro do ovo. Entretanto, algumas famlias como a Sarcophagidae, os ovos desenvolvem-se e eclodem no oviduto e a fmea deposita larvas de primeiro estagio. As larvas so podas, cabea bem definida nos Nematocera e reduzida na Brachycera. Em geral as larvas necessitam de ambientes midos e passam por 3 a 5 estdios antes de puparem. A maioria dos dpteros fmea tem necessidade de receberem uma alimentao protica antes de iniciar produo de ovos (anautgenas). Aquelas fmeas capazes de maturar os ovos sem uma alimentao inicial protica so denominadas autgenas. Classificao: baseada em estudos filogenticos nos DIPTERA desenvolvidos por Hennig (1973) reconhecendo duas subordens: NEMATOCERA e BRACHYCERA. A subordem NEMATOCERA inclui os dpteros pequenos, mosquitos e borrachudos. Os adultos possuem antenas filiformes e longas (Fig. 9), com mais de seis artculos semelhantes exceto o escapo e o pedicelo. Asas geralmente longas e estreitas. As fmeas com poucas cerdas nas antenas e machos com muitas cerdas. Larvas so geis, apresentam cabeas distintas (eucfalas) e pupas moveis. Os adultos nascem como ortorrafos. Apenas as fmeas so parasitas e possuem peas bucais do tipo picador-sugador. Os ovos so postos na gua ou prximos a ela. Esta subordem contm sete infraordens, duas das quais so hematfagas: Psychomorpha e Culicomorpha. Na Psychomorpha esto os Psychodidae, que so mosquitos pequenos com apenas uma subfamilia de importncia veterinria, Phlebotominae. A infraordem Culicomorpha inclui os mosquitos, borrachudos e vrios outros nematoceras.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 13 -

Figura 9 - Caractersticas das antenas dos dpteros Nematocera. A subordem BRACHYCERA enorme, apresentam dpteros de corpo robusto, tais como as mutucas, mosca-domestica e moscas-dos-estbulos. As antenas geralmente possuem trs segmentos, palpos com um ou dois segmentos (Fig. 10, 11). A larva possui cabea reduzida e retrtil. A pupa pode ser mvel ou dentro de puprio. As famlias de importncia veterinria encontram-se na infraordem MUSCOMORPHA e da infraordem TABANOMORPHA.

Figura 10 - Caractersticas das antenas dos dpteros Brachycera Muscomorpha. Suas partes constituintes: E- escapo; P- pedicelo; F- flagelo; A-arista; An- anelaes; Es- estilo.

Figura 11 - Caractersticas das antenas dos dpteros Brachycera Tabanomorpha. SUBORDEM BRACHYCERA MUSCOMORPHA (=Cyclorrhapha) A Muscomorpha inclui as moscas, na qual os adultos possuem no terceiro articulo antenal, uma estrutura chamada de arista. Nesta quando semelhante a uma pena denominada de plumosa ou quando em forma de cerda denominada de nua. As larvas acfalas so moveis e vermiformes e desenvolvem o puprio (imvel) de onde o adulto emerge. Os olhos compostos so grandes e nas fmeas so dicpticos e dos machos holpticos. Os ocelos localizam-se entre os olhos compostos e servem para dar a sensao de claro e escuro. Existem 2 tipos bsicos de aparelho bucal nos Muscomorpha: o tipo lambador (mosca domestica e varejeira) e do tipo picador (mosca-dosestbulos e mosca-dos-chifres). dividida em duas sees, Aschiza e Schizophora. A primeira possui as famlias Phoridae e Syrphidae de pouca importncia veterinria. Os adultos de Schizophora apresentam uma sutura ptilineal e so classificados em duas subsees: Calyptratae e Acalyptratae.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 14 -

A Calyptratae apresentam um sulco bem definido no segundo segmento antenal (pedicelo) e uma caliptra. A maioria das moscas de importncia veterinria pertence a essa subseo. Os Acalyptratae no tem um sulco no pedicelo e a caliptra pouco desenvolvida, apresenta pouca importncia veterinria. Os Calyptratae de importncia medico-veterinrio, so divididos em 3 superfamlias Muscoidea, Hippoboscoidea e Oestroidea. A Muscoidea contem 2 famlias Muscidae e Fannidae; os Hippoboscoidea duas famlias Glossinidae e Hippoboscidae; e os Oestroidea apresentam Calliphoridae, Oestridae, Cuterebridae e Gasterophilidae. CALYPTRATAE: MUSCIDAE Inclui moscas de tamanho mdio, corpo cinza a amarelo escuro, algumas de cor azul a verde metlica. Compreendem os gneros de aparelho bucal funcional, quatro faixas negras no mesonoto. Quarta nervura longitudinal da asa recurvada formando um cotovelo, em ngulo reto. M1 geralmente curvada para a margem anterior da asa. Arista nua ou plumosa. Trs estgios larvares, sendo que a larva vermiforme e geralmente esbranquiada. Possui reflexos amarelados no abdome. A larva, na extremidade anterior possui ganchos (para captar alimentos) e na posterior possui estigmas respiratrios com 1, 2 ou 3 aberturas, de acordo com a fase larvar (L1, L2, L3).

A famlia apresenta uma subfamlia Muscinae com os gneros de interesse a Musca domestica (mosca domstica), Stomoxys calcitrans (mosca-dos-estbulos) e Haematobia irritans (mosca-dos-chifres). Musca domestica: No so parasitos obrigatrios, mas se nutri de secrees e so atrados por feridas. Os adultos tm cerca de 5 mm de comprimento e possuem cor cinza. Abdome com uma grande rea amarelada lateralmente. Trax com quatro listras longitudinais, escuras (Fig. 12). Abdome acinzentado. Aparelho bucal: com palpos mdios, labela com pseudotraquias (liquefaz o alimento slido). Antenas pretas com arista plumosa (cerdas dos dois lados; Fig. 13).

Figura 12 Denominao de cerdas em trax de mosca: A- Mesonoto, subdividido em pr-escudo, escudo e escutelo; B- Aspecto lateral do trax: 1- grupo de cerdas umerais, 2- ps-umerais, 3notopleuras, 4- pr-suturais, 5- supra-alares, 6- interalares, 7- ps-alares, 8- dorsocentrais, 9acrosticais, 10- escutelares, 11- propleurais, 12- mesopleurais, 13- esternopleurais, 1q4hipopleurais e 15- metapleurais.
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 15 -

A postura feita 4 dias aps a cpula e so depositados 75 a 150 ovos por vez. A incubao de 24 horas, sendo que em 25o a 35oC - 8 a 12 horas e 23o a 26oC - 3 a 4 dias. A postura feita nas fezes ou em matria orgnica em decomposio, quando de sunos leva 7 dias para ir de L1 a L3, em fezes humanas leva duas semanas e em lixo leva trs semanas.

Figura 13 M. domestica: Peas bucais sugadoras. Asa, com a veia 4 formando um cotovelo. As larvas cilndricas so segmentadas e esbranquiadas, pontiagudas e possuem um par de ganchos (Fig. 14). Na extremidade posterior observam-se os espirculos respiratrios, cuja forma e estrutura dos estigmas tm abertura em forma de m (Fig. 15). Os trs instares larvais nutrem-se de matria em decomposio. O perodo pupal de 14 a 28 dias, mas no vero leva 4 a 5 dias.

Figura 14 larva de Musca domestica. a- papila ceflica, b- espirculo anterior, c- rea espinhosa ventral, d- espirculo posterior, e- tubrculos anais, f- placa espiracular.

Figura 15 - Placas estigmticas e respectivos estigmas respiratrios das larvas maduras de alguns muscoides importantes. Para observar tais estruturas, deve-se: cortar com tesoura o ltimo segmento larvar, colocar esse fragmento sobre uma lmina (pode ou no colocar lamnula) Importncia: 1) Transporte fortico de microorganismos que levam febre tifide, disenteria, clera e mastite bovina, e de protozorios como Entamoeba, Giardia e helmintos como Taenia sp e Dipylidium. tambm veiculadora de ovos da Dermatobia hominis; 2) Hospedeiro intermedirio de endoparasitos como Habronema em cavalos e Raillietina em aves. Stomoxys calcitrans: mosca-dos-estbulos. Os adultos so hematfagos, de picadas dolorosas, medem de 4 a 7 mm de comprimento, so vetores de protozorios e helmintoses dos animais (Fig. 16). Com 4 faixas longitudinais no trax. De distribuio mundial. Abdome mais curto e mais largo que a mosca domestica, com trs manchas escuras no segundo e no terceiro segmentos
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 16 -

abdominais. O aparelho bucal projetada para frente suficiente para distinguir da M. domestica. As larvas de Musca e Stomoxys so distinguidas pelos espirculos respiratrios.

Figura 16 - Peas bucais picador-sugador da mosca dos estbulos S. calcitrans. Asa membranosa. Ciclo: ambos os sexos so hematfagos e ingerem sangue varias vezes durante o dia. Os adultos vivem cerca de um ms, preferem ambientes ensolarados e picam ao ar livre, mas tambm em ambientes fechados onde se encontram os animais estabulados. Cada fmea pode depositar de 60 a 800 ovos, com postura media de 20 a 50 ovos cada, nos quais so depositados, em matria orgnica em decomposio e eclodem em quatro dias. Possuem trs estgios larvais, so saprfagas, espirculos escuros, com 3 aberturas em S, circundando um boto central. As formas adultas emergem do puprio em torno de 30 dias (Fig. 17).

Figura 17 Ciclo biolgico da S. calcitrans Importncia: Durante a alimentao produzem ao irritativa devido aos pequenos dentes existentes na extremidade das peas bucais. So necessrios em torno de 3 minutos para completar sua alimentao. A interrupo da alimentao facilita a transmisso mecnica de tripanossomos e outros patgenos, inclusive funciona como hospedeiro intermedirio do helminto Habronema. Estima-se que as perdas de produo de leite e carne chegam de at 20% pela ao direta do parasitismo por Stomoxys. Haematobia irritans: so os menores mucideos hematfagos, tm cerca de 4 mm de comprimento (Fig. 18). De cor cinza com diversas listras escuras no trax. A probscida mantm-se para frente e os palpos so muito mais grossos do que da S. calcitrans e alargados apicalmente. As moscas do chifre so de distribuio mundial e temos bovinos e bubalinos como principais hospedeiros. No hospedeiro fica na posio da cabea para baixo. Foi registrada no Brasil pela primeira vez em Roraima entre os anos de 1877 e 1978 (VALRIO & GUIMARAES, 1983). O transporte rodovirio de animais infestados foi o fator que mais contribuiu para a disseminao desta praga pelo territrio nacional. A perda de sangue devido ao
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 17 -

ataque dessas moscas considervel. Causam irritao e a ferida causada durante a suco de sangue atrai outras moscas causadoras de miases. Podem transmitir o filardeo cutneo dos bovinos (Stenofilaria stilesi).

Figura 18 - Vista lateral da cabea de fmeas de S. calcitrans (A) e da H. irritans (B) A H. irritans permanece sobre o hospedeiro dia e noite, de preferncia pelo dorso, lado do trax, abdome e ao redor da cabea. Abandona brevemente o hospedeiro para acasalar e realizar ovipostura. Ovos so castanhos avermelhados e postos quase que exclusivamente em fezes frescas de bovinos, eclodem em 20 a 24 horas e em 4 dias j podem iniciar a pupar (fora ou dentro do bolo fecal). Seis a 8 dias inicia a emergncia dos adultos e ficam sob os hospedeiros alimentando-se. Cada fmea pode produzir de 100 a 200 ovos (Fig. 19).

Figura 19 Ciclo da Haematobia irritans. CALLIPHORIDAE Morfologia: dpteros de medio a pequeno porte, de modo geral azulados, violceos, esverdeados ou cpreos, com reflexos metlicos. Arista plumosa (principalmente nos 2/3 basais). Duas cerdas notopleurais (Fig. 12). Quarta veia longitudinal (M) fortemente curvada distalmente; celula apical (R5) estreita, porm raramente fechada distalmente. Caliptra bem desenvolvida. Escudo podendo apresentar tres faixas pretas longitudinais; ps-escutelo ausente ou pouco desenvolvido. Diferem dos Muscidae por apresentarem uma fila de cerdas merais e dos Sarcophagidae pela colorao metlica e por apresentarem 2 cerdas notopleurais, raramente trs. Esta familia conhecida pelas moscas varejeiras. Os gneros Cochliomyia, Lucilia, Chrysomya e Calliphora so de importncia veterinria por serem produtoras de miases. Cochliomyia spp, este gnero inclui a moscas da bicheira, vareja ou mosca varejeira. Califordeos de tamanho mdio, cor verde-metlico ou azul esverdeado. Cabea, com palpos e antenas amarela ou alaranjada. palpos filiformes. Asas hialinas, nervura basicosta de cor preta e sem plos na base (Fig.20). Escudo com trs faixas pretas longitudinais bem visiveis. Existem 5 espcies, duas das quais so causadoras de miases no homem e animais: C. macellaria e C. hominivorax, que devem ser diferenciadas por chaves dicotmicas segundo Guimaraes & Papavero, 1999 ( GUIMARES et al, 2001).

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 18 -

Figura 20 Asa de C. hominivorax. C. hominivorax possuem a colorao azulada ou azul-esverdeada e se distingue das demais do genro por possuirem plos pretos na extremidade inferior da parafrontalia e esclerito subcostal preto. Occipcio das fmeas geralmente vermelho, alaranjado ou castanho. Abdome sem manchas laterais quando observada dorsalmente. As fmeas depositam de 200 a 300 ovos em massas compactas (a cada 3 dias) sobre a pele ao redor de feridas ou qualquer leso, instalando uma miase primria, geralmente cutnea, mas poder invadir orificios naturais e produzir miases cavitrias (Fig. 21). As larvas se desenvolvem por 4 a 10 dias, abandona a ferida e vo pulpar no solo. A durao do periodo pulpar varia de 7 dias no vero e 3 semanas no inverno. As fmeas copulam uma nica vez e depositam seus ovos em torno de 5 a 10 dias aps sua emergncia.

Figura 21- ciclo biologicos de algumas moscas verejeiras. As larvas podero ser identificadas atravs de uma combinao de caractersticas. A maior parte destas caractersticas pode ser observada e terceiro estdios. Os troncos traqueais principais pigmentados de negro atingindo a distncia de 3 a 4 segmentos; margem posterior do segmento 11 com um anel completo de espinhos; espirculos posteriores maiores; espirculos anteriores geralmente com 7 a 9 digitos e parede ventral da faringe lisa. As larvas so biontfagas, isto parasitam obrigatoriamente tecidos vivos. Semelhante a C. hominivorax, colorao verde-brilhante, cabea amarelo-alaranjada; quarto tergito abdominal com reas laterais apresentando pilosidade clara, formando duas manchas visiveis sob a incidncia de luz. C. macellaria: troncos traqueais principais claros, no pigmentados; margem posterior do segmento 11 apresentando espinho ventralmente; espirculos posteriores pequenos; espirculos anteriores geralmente com 8 a 11 digitos e parede ventral da faringe com estrias longitudinais. Suas larvas so semelhantes as da C. hominivorax, so invasoras secundarias de ferimentos, separando-se destas por apresentarem os troncos traqueais com pigmentao intensa somente na proximidade dos espirculos posteriores. As fmeas depositam seus ovos (40 a 250), em tecidos necrosados dos ferimentos (necrobiontfagas), lixo, cadveres e outros tipos de materia orgnica em decomposio. As moscas so ativas, voando grandes distncias a procura da materia orgnica animal em putrefao (Fig. 22).

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 19 -

Figura 22 - Vista dorsal dos segmentos posteriores da Larva III. A- C. macellaria, mostrando troncos traqueais no pigmentados, B- C. hominivorax, mostrando troncos traqueais pigmentados. Segundo esquema, vista lateral: B larva de C. hominivorax, com o pseudocfalo esquerda; os espirculos anteriores (ea), no segundo segmento e os espinhos (es) esto em destaques. C- larva de C. macellaria, com as caracteristicas que a diferenciem da espcie anterior. Lucilia (Phaenicia), responsaveis pelas miaes nas ovelhas em todo o mundo. Apresenta cor bronze ou azul, com reflexos metlicos, olhos nus, tubrculo ocelar alcanando quase 1/3 da distncia entre o vrtice e a lnula, arista com plumosidade longa, palpo clavado, escudo com 3 cerdas dorsocentrais ps-suturais, 2 a 3 acrostais ps-suturais, proepisterno e prosterno pilosos, esclerito subcostal sem plos. Abdome sem cerdas dorsais e segmentos 4 e 5 com longas cerdas marginais. As larvas se alimentam de tecido necrosado: L. eximia, L. cuprina e L. sericata. A especie L. eximia, foi registrada causando miases em ces e gato domstico no Brasil. Chrysomya (Fig. 23a), escudo sem faixas transversais distintas. Caliptras inferiores pilosas em toda sua extenso, com plos curtos. Possuem espirculos protorcico de cor branca (C. albiceps) (23b) ou castanho (C. megacephala). So moscas sinantrpicas, as larvas so saprfagas, algumas vezes causadoras de miases primrias e secudrias. A taxonomia desse gnero inclui chaves para adultos e larvas.

Figura 23a - Cabea de C. megacephala, vista frontal: A- macho, B- fmea (DE JAMES, 1948); 23b Vista lateral de C. Albiceps (AHID, 2008) HIPPOBOSCIDAE So moscas hematfagas de aves e alguns mamferos. Apresentam corpo largo, achatado dorsalmente, cabea pequena e justaposta ao trax, antenas com 3 segmentos alojada me uma fosseta antenal. Olhos vestigiais ou ausentes. Pernas desenvolvidas, com fortes garras adaptadas para se fixar em plos ou penas dos hospedeiros. Melophagus ovinus, so moscas picadoras, conhecidas com falso carrapato dos ovinos, corpo peludo, cabea encaixada no torax, olhos pequenos e ocelos ausentes, antenas nua e no possuem arista, so pteros e tambm no possuem balancins. De cor ferruginosa. Os adultos so ectoparasitas permanentes e alimentam-se de sangue de ovinos e caprinos, so larvparas. As larvas eclodem dentro da fmea e desenvolvem-se at a larva III e s a libera proxima a pupao. A fmea deposita os ovos nos plos dos animais e o adulto emerge aps 22 dias (Fig. 24).

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 20 -

Figura 24 ciclo biologico e exemplares da mosca dos ovinos. Pseudolynchia canariensis, cabea mais ou menos esfricas (Fig. 25). Fronte e vrtice largos. Olhos compostos pequenos e ocelos ausentes. Asas bem desenvolvidas. Pernas anteriores e mdias mais curtas que as posteriores. Cria-se principalmente em pombos novos. As fmeas so larvparas. As larvas desenvolvem-se no interior de fmeas, alimentando-se de secrees das glndulas acessrias do tero. Logo aps a larviposio e pupam em terra seca. Os adultos vivem em mdia 45 dias e sugam sangue 2 vezes em 24 horas. So importantes por transmitirem o hemoprotozorio de pombos Haemoproteus columbae.

Figura 25 A - M. ovinus, macho, vista dorsal; B- P. canariensis, (A) face dorsal do macho, (B) asa. GASTEROPHILIDAE. Gasterophilus nasalis (Fig. 26). Ocorre em todo o Brasil; possuem olhos pequenos separados nos dois sexos; cor escura e pilosa; trax castanho-escuro, com reflexos dourados dorsais; asas pequenas, claras e transparentes; abdome castanho anterior, preto mediano, preto com pilosidade. Causa Gasterofilose, uma miase cavitria. Tem como hospedeiros os eqinos, asininos, elefantes, rinocerontes, ocasionalmente humanos (L1 penetra na pele, mas no evolui). Ciclo: Ovipostura (400 ovos durante a vida) nos dias mais quentes e feitas nos plos. Os ovos so operculados, de colorao amarelo-castanha, ficam presos em plos de 3 a 4 dias at eclodir. A L1 migra para a boca, onde ficam 3 a 4 semanas em galerias entre dentes molares, sofre ecdise para L2 que migram para faringe e so deglutidas, em seguida para L3 e ficam por 10 a 12 meses. A L3 abandona hospedeiro espontaneamente junto s fezes. Pupa no solo, que evolui em 20 a 35 dias. Os adultos vivem de 14 a 20 dias. Forma adulta no se alimenta e so abundantes durante o vero.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 21 -

Figura 26 G. nasalis: A-fmea; B-ovo aderido a um plo de eqino; C-larva; D-placas estigmticas. As larvas de aspecto cilndrico, amarelo-cera, com regio posterior avermelhada. Com uma ou duas sries de espinhos por segmento (dep. espcie), de 20 mm, espirculos posteriores com diferenciao pelos espinhos. Tem as seguintes localizaes habituais: G. intestinalis no crdia; G. nasalis no piloro e duodeno; e o G. haemorrhoidalis pode fixar no reto. Permanecem na forma pupar por 20 a 35 dias e tem aspecto semelhante larva. Patogenia: No incio da miase no h sinal evidente. Em infestao macia pode cursar com alteraes digestivas: apetite caprichoso e inconstante, emagrecimento, clica, palidez de mucosa, prostrao. As moscas ao se aproximarem provocam correria e pnico pode levar a fraturas. H migrao subepitelial assintomtica. Migrao pela faringe, esfago e estmago pode causar irritao local. Larvas no piloro podem obstruir ou dificultar passagem alimentar Profilaxia: gua aquecida (50C) provoca ecloso de larvas. Esfregar com escova ou pano com gua a 50C as partes do corpo onde so depositados ovos a cada 4 dias. Eliminar ovos aderidos aos plos atravs de raspado ou tosquia (longe do ambiente onde eles ficam). Paredes lavadas de 4 em 4 dias com gua aquecida. Estabular animais nas horas quentes. Inseticidas em pulverizaes OESTRIDAE Oestrus ovis: mosca de tamanho mdio (Fig.27), cabea larga, possui peas bucais atrofiadas. Antenas curtas, arista nua. Clula apical fechada. Abdome apresentando plos finos e longos na face ventral e extremidade distal. Larva III, com face dorsal convexa, extremidade anterior atenuada e a posterior truncada; apresenta espinhos somente na face ventral e com faixa transversais escuras cada uma com vrias sries de espinhos. No ltimo segmento esto as placas estigmticas em forma de D. Causam a oestrose nos ovinos e caprinos.

Figura 27 Oestrus ovis. A- adulto; B larva; C placas estigmticas. As larvas, permanecem no hospedeiro por 1 ms ou ao longo do periodo do inverno. A mosca adulta no se alimenta e no vive mais que 30 dias. So larvparas, e depositam suas larvas em vos rpidos prximos as narinas. Cada fmea pode pr at 500 larvas. As larvas so parasitos obrigatrios de seios nasais de seus hospedeiros e se alimentam de secreo da mucosa inflamada; possuem cor esbranquiada e abandonar em forma de L3 para pupar no solo. Das pupas emergem os adultos em um perodo de 3 a 8 semanas.
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 22 -

SARCOPHAGIDAE Moscas grandes, de cor cinza, trax com trs faixas longitudinais pretas e abdome xadrez preto e branco. Clula apical da asa fechada, caliptras bem desenvolvidas. Abdome xadrezado. Larvas carnvoras vivem em material de origem animal em decomposio. As fmeas so larviparas e podem pr at 50 ovos de cada vez, em locais que tenham material animal em composio, cadveres (necrfagas), e em feridas (necrobiontfagas) ocasionado miases secundarias. CUTEREBRIDAE Dermatobia hominis: O berne um parasito de animais domsticos e silvestres e em alguns casos o prprio homem. provocado pela larva dessa mosca. A fmea oviposita em outras moscas ou mosquitos que carregam seus ovos at o hospedeiro, por exemplo, a mosca domstica que pode carregar mais de 30 ovos aderidos ao seu abdome. O inseto vetor ao pousar em um animal acaba deixando alguns ovos da mosca do berne, cujas larvas ao eclodirem penetram no tecido subcutneo permanecendo por um perodo como miase furuncular, sendo os bovinos e caninos os hospedeiros preferenciais. Ocasionalmente, podem ocorrer infiltrao bacteriana e formao de abcessos subcutneos, alm de postura de ovos pela C. hominivorax, o que determinar o estabelecimento de miase primria. A infestao dos animais por estes parasitos acarreta a perda de peso, stress, depreciao da pele e, em casos de alta infestao, pode levar a morte do animal.

SUBORDEM BRACHYCERA INFRAORDEM TABANOMORPHA So adultos dpteros com antenas mais curtas que o trax, de forma muito varivel, trisegmentadas, com 3 segmento alongado freqentemente constitudo de anis no articulados entre si. Palpos com 1 ou 2 segmentos. Clula discal quase sempre presente, clula anal fechada ou contraindo-se antes da margem da asa. Na subordem Brachycera, apenas a famlia Tabanidae, conhecidas como mutucas, apresentam interesse veterinrio. TABANIDAE So chamados de mutucas ou mosca do cavalo, so moscas robustas medindo de 0,6 a 3 cm. Somente as fmeas so hematfagas e os machos (holpticos) desprovidos de mandbulas se alimentam de nctar. De cabea semi-esfrica, aparelho bucal do tipo lambedor e sugador (Fig. 28a). Olhos desenvolvidos. Presena ou no de ocelos afuncionais. Antenas com 3 segmentos e o flagelo apresenta anelaes que so projetadas para frente, geralmente com a poro basal alargada. Palpos com dois segmentos.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 23 -

Figura 28a - Cabea, mostrando a morfologia geral Trax grande, mesonoto desenvolvido. Corpo sem cerdas, colorao variando de castanho-cinza at preto-escuro, algumas podem ser amareladas, verde ou azul metlicas, pode apresentar padres de faixas ou manchas. Escutelo sem espinhos. Asa com terceira nervura longitudinal bifurcada (R4 +5), com espinhos na nervura costal da asa. Caliptra grande. Abdome largo com sete segmentos visveis (Fig. 28b).

Figura 28b Chrysops laetus: fmea, vista dorsal. Biologia: so holometbolos (ovo larva - pupa - adulto), so consideradas pragas para os animais domsticos e homem (Fig. 29). Em clima quente o ciclo dura 4 meses. Aps o repasto a fmea pe lotes de vrias centenas de ovos sobre plantas aquticas, sobre o musgo que recobre as pedras marginais dos rios, crregos e lagoas em troncos de rvores cheios de detritos vegetais. A oviposio ocorre tanto em ambiente aqutico como mido (pantanoso e troncos podres). O nmero de ovos e perodo de incubao varivel (PI = 10 dias a 8 meses). As larvas dos tabandeos so acinzentadas e cilndricas, apresentam o corpo com sete segmentos e oito pernas falsas. Apresentam um sifo posterior. As pupas so moveis de cor castanha segmentos torcicos e abdominais visveis. As larvas ao eclodirem, caem na gua e completam o seu desenvolvimento no lodo do fundo d'gua (se enterram); so carnvoras alimentando-se de pequenos animais ou de larvas de outros insetos (aparelho bucal mastigador), no encontrando alimentao suficiente tornam-se canibais. Na falta de alimento podem atacar animais e humanos. Passam por 8 estgios larvares, sendo que o desenvolvimento bem varivel, em funo da espcie, clima e quantidade de alimento (L1 a L8 varia de 30 dias a 1 ano). O perodo pupal curto, de alguns dias ou semanas. As pupas (Fig. 31) so parecidas com a crislida (puprio) das borboletas. A pupao se d no mesmo lugar das larvas, porm procuram locais menos encharcados.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 24 -

Figura 29 Larva de Tabanus: Ca - cabea; 1, 2 e 3 segmentos torcicos; Ab - segmentos abdominais (Fig. 30).

Figura 30 Ciclo Biolgico de Tabandeo.

Figura 31 Pupa mvel de Brachycera.

As fmeas tambm sobrevivem com nctar, porm precisam de sangue para a maturao dos ovos. As fmeas localizam sua presa pela viso e suas picadas so profundas e dolorosas. As fmeas muitas vezes no conseguem terminar o repasto sangneo j que o animal ou pessoa se sente bastante incomodado e a retira do local onde estava sugando. So silvestres e raramente so encontrados nos domiclios. So de hbito diurno e sua picada bastante dolorida. Surgem nos meses quentes.

Subfamilia PANGONINAE (com ocelos; esporo tibial) Tribo Chrysopsini (asas manchadas) Tribo Scionini (olhos pilosos) Subfamilia TABANINAE Tribo Tabanini Tribo Diachlorini (sem ocelos) (basicostas com cerdas) (basicostas nua)

Figura 32 Esquema geral de um tabandeo.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 25 -

Subfamlia PANGONINAE. Presena de ocelos funcionais, com esporo tibial na pata III. Terceiro artculo das antenas formado de anis justapostos sempre em nmero superior a cinco; probscida alongada. Asa manchada (Fig. 33) e de tamanho pequeno (CHRYSOPSINI). Olhos pilosos e probscida longa (SCIONINI) Tribo CHRYSOPSINI Chrysops raramente maiores que 10 mm; a asas apresentam faixa preta transversomediana, e uma mancha apical, nos machos as manchas so mais extensas. Antena longa, terceiro artculo com o primeiro anel to longo quanto os quatro seguintes reunidos. Olhos com padro cromtico complicado. Tribo SCIONINI Fidena: gnero numeroso, com cerca de 86 espcies, nunca maiores que 15 mm, corpo coberto por curta pilosidade, superfcie dos olhos recoberta de fina pubescncia, probscida estiletiforme, longas, sempre maior que a altura da cabea. Calo frontal s vezes indistinto.

Figura 33 - Diferenas das asas das mutucas: Chrysops, contm um ou mais manchas transversais; Tabanus sp, sem manchas. Subfamlia TABANINAE A basicosta (projeo prxima base da nervura costal) com cerdas (TABANINI) ou sem cerdas (DIACHLORINI). Sem esporo tibial na pata III. Ausncia de ocelos funcionais, probscida raramente mais longa que altura da cabea. Geralmente curta e robusta. Tribo TABANINI: A basicosta densamente revestidas de setas e labelas densamente pilosas. Gnero Tabanus. Tribo DIACHLORINI: A basicosta de um modo geral sem setas. Labelas esclerosadas, presena de vestgios de ocelos. Gnero: Diachlorus, Chlototabanus, etc. A forma de transmisso dos agentes patognicos mecnica, onde o inseto leva ativamente o patgeno e inocula num outro, sem que nesse tempo haja seu desenvolvimento. So capazes de transmitir a anemia infecciosa eqina; peste suna, viroses; bacterioses, protozorios (T. equinum, causa o mal das cadeiras em eqinos, com incoordenao motora dos membros posteriores e T. evansi em sunos). Efeito direto pela picada (dor). Controle: 1) Deve-se eliminar o habitat de criao de larvas, como terrenos mal drenados, pois os adultos so encontrados nas regies prximas ao desenvolvimento das larvas; 2) O controle qumico quase invivel porque os tabandeos quase no se alimentam, por isso necessita inseticida de contato, com efeito, residual nos estbulos e nos animais; 3) Fitas escuras adesivas colocadas nos estbulos funcionam como armadilhas para capturar esses insetos. SUBORDEM NEMATOCERA Os dpteros Nematocera, geralmente so pequenos de corpo delgado e delicado, com antena longa, por possuir vrios segmentos articulados. Asas geralmente longas e estreitas. Palpos com 4 a 5 segmentos. Os mosquitos podem ser divididos em domsticos, semidomsticos e silvestres. Entre os domsticos, encontram-se os do gnero Aedes e Anopheles que vivem nas residncias urbanas, e suas larvas crescem nas guas paradas como vasos de flores e pneus velhos. Os semidomsticos entram nas habitaes para alimentar-se de sangue, abriga-se em ocos de pau, sob
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 26 -

folhas, nas frestas das paredes, etc. S atacam o homem quando este invade as matas (Anopheles febre amarela silvestre). Os adultos dos mosquitos tm os hbitos mais variveis. Alimentam-se, em geral, de sangue. Este hematofagismo obrigatrio diz respeito apenas s fmeas, visto que os machos se alimentam de suco de frutas e nctar das flores. A necessidade de sugar sangue que resulta na transmisso de diversas molstias. A estrutura do aparelho bucal essencialmente semelhante em todas as famlias de nematceros hematgagos (Ceratopogonidae, Simulidae, Culicidae e Psychodidae), sendo mais alongada nos mosquitos. Quando a fmea escolhe o local na pele que vai se alimentar, o labro, mandbula, maxilas e hipofaringe penetram dentro da pele, enquanto a labela repousa na superfcie dobrada no lbio parta trs. A saliva bombeada para baixo no meio da hipofaringe, causando vasodilatao local, sendo o sangue sugado por meio de bombas musculares. A maioria dos nematoceras machos no se alimenta de sangue e apresentam o aparelho bucal pouco desenvolvido. CULICIDAE Morfologia (Fig 34): Os verdadeiros mosquitos pertencem a esta famlia. So delgados e pequenos, com pernas longas, somente as fmeas so hematfagas, com probscida longa, maior do que a cabea. Os machos apresentam o aparelho bucal reduzido, no podendo perfurar a pele, possuem antenas plumosas, enquanto que as fmeas possuem antenas com poucos plos. Os segmentos dos palpos diferem com os sexos e entre os culicneos e anofelinos. Os palpos e probscida das fmeas dos anofelinos so longos e retos, enquanto nas fmeas de culicneos, os palpos medem cerca de de comprimento da probscida.

Figura 34 1: Peas bucais picador-sugador de mosquitos. 2: Mesonoto e asa de Culicidae: Amesonoto de Culicini e Aedini, com escutelo trilobado; B - asa de Culinini e Aedini, com escamas sem manchas; C - mesonoto de Anophelini, com escutelo simples; D - asa de Anophelini com escamas escuras formando manchas; es- escutelo. H trs subfamlias Toxorhynchitinae, que no se alimenta de sangue; Anophelinae, com o gnero Anopheles e Culicinae que compem quase todos os demais gneros. Nas duas ltimas subfamlias esto includos os mosquitos que transmitem patgenos. Para identificar um culicneo (Culex) de um anofelino (Anopheles) (Fig. 35) deve-se observar a maneira como os adultos pousam no substrato. Os anofelinos ao pousarem em superfcie plana, a probscida fica em linha reta com o ngulo da superfcie, enquanto os culicneos pousam com o corpo quase paralelamente a este.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 27 -

Dentre os anofelinos esto os mosquitos Anopheles, transmissores da malaria, e nos culicneos esto os Aedes transmissores do dengue, febre amarela e a Dirofilaria immitis, os Culex, responsvel pela filariose humana e secundariamente pela transmisso do filardeo canino.

Figura 35 - Cabeas de Nematocera Culicdeos, macho e fmea: Culicini e Anopheli: an- antena, prprobscida, pa- palpos. Biologia (Fig. 36): os mosquitos anofelinos depositam os ovos em pencas com cerca de 200 ovos por oviposio, na superfcie da gua, geralmente noite. Os ovos tm formato de botes flutuadores laterais caractersticos, que os impede de afundar, formando jangadas. Quando chegam maturidade eclodem independentemente da presena de gua. No caso dos Aedes, a maioria deposita seus ovos de modo isolado em meios midos, no necessariamente sob gua; porm ao alcanarem maturidade, esperam por uma quantidade de gua para estimular a ecloso. H casos que os ovos permanecem viveis por mais de trs anos.

Figura 36 Ciclo biolgico dos Culicdeos. As larvas (Fig. 37) eclodem 30 a 40 horas aps a postura dos ovos, em condies adequadas. As larvas dos mosquitos so sempre encontradas na gua e no possuem pernas nem asas. Em todas as espcies de mosquitos as larvas passam por 4 estgios.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 28 -

Figura 37 A: larva de um anofelino, em destaque (tp) tufos palmados, contriburem para a flutuao das larvas. B- Pupa de um anofelino, olhos, antenas, patas, asas, pernas do futuro inseto adulto j podem ser observados pelo tegumento transparente. Apesar de serem aquticas, as larvas respiram o oxignio do ar, necessitando chegar superfcie da gua. As larvas pequenas respiram atravs da cutcula e em algumas quando nas ultimas fases apresentam uma estrutura denominada sifo respiratrio. As que apresentam sifo situam-se quase que perpendiculares superfcie da gua, enquanto aquelas desprovidas deste rgo dispem-se horizontalmente superfcie. Esta caracterstica permite uma rpida identificao do mosquito (Fig. 38) As larvas dos anofelinos no apresentam sifo respiratrio enquanto as larvas dos culicneos apresentam. O aparelho bucal das larvas do tipo mastigador-raspador e alimentam-se filtrando microplncton, que constitudo de bactrias, algas, rotferos, esporos de fungos, entre outros materiais orgnicos, usando um par de escovas orais ou palatais. A pupa (Fig. 37), fase intermediria entre as larvas e o adulto, apresenta aspecto de vrgula. So bastante moveis, a cabea e o trax so fusionados, no qual se prende um par de trombas respiratrias, onde se abrem os nicos espirculos da pupa. Nesta fase o mosquito no se alimenta e fica a maior parte do tempo parado em contato com a superfcie da gua (Fig. 38). Quando a gua perturbada as pupas se mexem. Duram de 1 a 7 dias.

Figura 38 Ciclos evolutivos comparativos da anofeldeos e culicdeos. Habitat: Forma adulta terrestre, vive em ambiente diferente daquele onde se desenvolveram as larvas. Encontra-se com freqncia em descampados, folhagens, florestas, alguns se adaptaram a regies inspitas como mangues, desertos, cerrados, cavernas. As larvas de nematocera desenvolvem-se em gua corrente ou estagnada, matria orgnica em decomposio ou no interior de vegetais. Nessa fase de adulto ele bastante vulnervel, pois acaba de sair do puprio e sua quitina ainda no endureceu. Quando isso ocorre, sai e procura os abrigos, e no horrio caracterstico comea a cpula.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 29 -

Nos mosquitos de hbitos crepusculares (anofelinos) a cpula se d momentos antes de se dirigirem para as casa. H mesmo a chamada "dana nupcial" em que os mosquitos ficam voando em largos crculos, a se efetuando a cpula. Os machos e as fmeas saem dos criadouros e em geral copulam no ar e essa cpula ocorre de duas maneiras: No Ae. aegypti, o macho fica sob a fmea fixando-a por meio de duas pinas laterais, o ato dura 4 a 5 segundos; no Anopheles, macho e fmea se prendem pela extremidade posterior, ficando em linha. Um macho pode copular vrias fmeas e uma fmea pode ser copulada por vrios machos. CERATOPOGONIDAE: mosquito plvora e maruins Culicoides: tm picada semelhante de um fsforo aceso no brao. Ovos postos em gua doce ou salgada (Fig. 39). Vive nos mangues e terrenos pantanosos, pois se desenvolvem em certo grau de salinidade. S as fmeas so hematfagas. As fmeas fazem a postura em pedras e pedaos de pau. Hbitos diurnos. A Picada produz leses eczematosas urticarianas. Transmite filria, vrus da lngua azul para bovinos e ovinos. Causa dermatite em eqinos, com perda de pele. Bem pequeno. Com pigmentos nas asas que se distribuem de maneira variada (asa enfuscada). Antenas longas, com 14 segmentos com formato de contas de rosrio, os 1s segmentos antenais parecem bolas. Peas bucais curtas. Asas manchadas.

Figura 39 Ciclo biolgico de Culicoides sp. PSYCHODIDAE : Mosquito palha (Fig. 40). Caractersticas da famlia: as fmeas so hematfagas. Palpos maiores que a probscida. Cerdas longas pelo corpo. Possuem asa com formato lanceolar e com nervuras longitudinais e paralelas. Quatro estgios larvais e com fase de pupa no mesmo local.

Figura 40 Esquema de um flebotomneo, fmea, mostrando a organizao externa e a venao tpica da asa.

O mosquito palha transmissor do agente causal da leishmaniose (ex. Lutzomyia longipalpis transmite a leishmaniose visceral). Pouca capacidade de vo, hbitos noturno (algumas espcies podem ter hbito diurno, manh e/ou tarde), preferindo locais sombreados e ricos em matria orgnica para fazer postura como tocas de animais. Tem atrao por luz das casas. Durante o dia ficam escondidos.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 30 -

Subfamlia PHLEBOTOMINAE: mosquito palha:Gneros: Phlebotomus (Europa) e Lutzomyia (Amricas). Subfamlia PSYCODINAE: Gnero: Psycoda - mosca dos banheiros SIMULIDAE: Mosquito borrachudo Gnero Simulium: fmeas hematfagas. Parece uma pequena mosca com antenas de com 11 segmentos, sem cerdas e curtas (Fig. 41). Habitam reas de cachoeiras e rios, pois s se desenvolvem em guas correntes, hbitos diurnos (crepuscular), picadas no doem na hora, passado algum tempo di bastante e ocorre prurido, atacam em bandos. Larvas e pupas ficam abaixo do nvel das guas e as larvas apresentam ventosa posterior (para fixao), escova oral (para captar nutrientes rapidamente), pseudpodes (por isso chamada de semifixa) e glndulas salivares que produzem um fio pegajoso do qual so tecidas as pupas. As pupas so em forma de cones com filamentos traqueais (para absoro de O2). O adulto apresenta asa com nervuras em apenas uma parte dela e a antena parece um chifre e tem segmentos de flagelos achatados. Transmitem doenas de filardeos (elefantase, onchocercose). Transmite tambm o Leucocytozoon em aves. O controle pode ser feito povoando os rios com peixes que se alimentem deles e com o controle biolgico com Bacillus thuringiensis.

Figura 41 Ciclo biolgico de Simulidae.

ORDEM PHTHIRAPTERA
A ordem compreende insetos nos quais so conhecidos como piolhos. altamente especfico e permanentemente ectoparasita, a maioria sendo incapaz de sobreviver fora do hospedeiro por mais de um ou dois dias. A infestao por esse ectoparasita se chama pediculose. A falta de higiene e a superlotao tm sido os responsveis pela presena de piolhos nos hospedeiros. A maioria das espcies de hospedeiros parasitada pelo menos por uma espcie de piolho. Presente nos plos e pele, detectvel a olho nu, transmisso direta, embora sejam hospedeiro-especfico. Tendem a parasitar reas especificas do corpo do hospedeiro. As fmeas geralmente so maiores que os machos e em maior nmero. Morfologia: so insetos pequenos, medindo de 0,3 a 11 mm de comprimento, pteros, altamente adaptados para viverem como ectoparasitas permanentes de aves e mamferos. Possuem tegumento de colorao variando de amarelo esbranquiado a castanho, alguns podem tornar-se quase pretos aps alimentao. So caracterizados por possurem corpo achatado dorsoventralmente. Patas robustas e garras adaptadas para fixar-se fortemente ao plo ou penas (Fig. 42). Apresentam pelos menos seis pares de estigmas respiratrios abdominais e um par torcico. As patas dos piolhos terminam em

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 31 -

garras, tendo os dos mamferos apenas, cada uma delas, uma garra, ao passo que as dos piolhos das aves tm duas garras.

Figura 42 Garras dos piolhos sugadores dos mamferos e mastigadores de aves e mamferos. Biologia: so insetos hemimetbolos (Fig. 43). A fmea dos piolhos chega a depositar de 50 a 100 ovos (lndeas) por dia. Os ovos so fortemente ornamentados, com projees que ajudam a fixao ou respirao, facilmente detectada por serem encontrados cimentados, isoladamente ou em grupos, nos plos ou penas por uma substncia produzida pelas glndulas coletricas. A ninfa eclode do ovo entre 1 a 2 semanas. So muito semelhantes aos adultos, so mais claros e menores e alimentam-se de 1 a 3 semanas, passando por 3 estdios ninfais (N1, N2 e N3) at alcanarem a fase adulta. A durao dos diferentes estgios do ciclo de vida varia de espcie para espcie e de acordo com a temperatura. Alimentam-se de descamao do tecido epitelial, partes das penas, secrees sebceas e sangue. Todo o ciclo dura em media de 4 a 6 semanas. Os adultos vivem cerca de 30 dias, durante o qual produzem uma pequena quantidade de ovos. Os piolhos chegam a sobreviver por mais de 1 a 2 dias fora do hospedeiro e tende a permanecer sobre o mesmo hospedeiro por toda a sua vida. A transferncia entre hospedeiros se dar pelo contato direto entre os mesmos.

Figura 43 - Ciclo incompleto: Anoplura, esquerda; dos mastigadores, a direita. Classificao: considerada complexa e incerta, tradicionalmente os Phthiraptera so divididos em trs subordens, de acordo com seus hbitos alimentares: os piolhos hematfagos ou Anoplura, nos quais ocorrem somente em mamferos e os mastigadores: Amblycera e Ischnocera (descritos anteriormente como Mallophaga), nos quais ocorrem em mamferos e aves. SUBORDENS DOS PIOLHOS MASTIGADORES Os piolhos mastigadores (Malfagos) podem pertencer subordem Amblycera ou Ischnocera, possuem a cabea arredondada e grande, mais larga do que o trax; olhos reduzidos ou ausentes (Fig. 44). Aparelho bucal mastigador, possui mandbula. Antenas diferentes nas duas subordens: Amblycera so clavadas, com 4 segmentos, semelhantes, nos 2 sexos e escondidas em fossetas antenais; Ischnocera so cilndricas, de 3 a 5 segmentos, em muitas espcies so diferentes nos 2 sexos, sempre visveis e possuem palpos.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 32 -

Pelo menos dois segmentos torcicos so visveis; nico par de estigmas torcico encontrado ao lado ventral do mesotrax. Cerdas pelo corpo. Apresentam seis pares de espirculos abdominais, podendo esse nmero ser reduzido. Apresentam trs pares de pernas, so fracos e delgados e terminam com uma ou duas garras, dependendo da espcie. Parasita de aves e mamferos. H certa especificidade para cada espcie, mas o mesmo animal pode ser parasitado por vrias espcies. Maior quantidade de mastigadores no inverno e em aglomeraes de indivduos. Anatomia interna: esclerito esofagiano ou faringe e hipofaringe bem desenvolvidos. Tubo digestivo apresentando um papo representado por uma simples expanso esofagiana (Amblycera) ou constituda por um divertculo mais ou menos desenvolvido (Ischnocera); mesentrio grande com um par de cecos gstricos, geralmente curtos e largos; proctodeo curto, com quatro tubos de Malpighi. H dois pares de glndulas salivares ou somente um par com os respectivos reservatrios. O sistema traqueal representado por 2 principais troncos e comunica-se com o exterior por 7 pares de estigmas (1 torcico e 6 abdominais).

. Figura 44 - A Piolho do frango, Menopon gallinae (Menoponidae), vista ventral da fmea; B o piolho mastigador do gado, Damalinia bovis (Trichodectidae), vista ventral da fmea: ant antena; mxp - palpo maxilar; tcl - garras tarsais. Biologia: As espcies que infectam aves so mais daninhas que aquelas ectoparasitas de mamferos. Quando a infestao muito grande, o animal torna-se irritadio, espoja-se na terra, coase muito, no descansa normalmente, adquire pssima aparncia e pouco se reproduz. Os ovos so postos nos animais, nas regies onde habitualmente se encontram os adultos, nos plos ou nas penas. O desenvolvimento embrionrio dura de 4 a 7 dias, geralmente aps 3 ecdises (N1,N2,N3), de 15 a 20 dias, pouco mais ou menos. Ninfas so parecidas com os adultos, exceto pela ausncia de genitlia no macho e gonopdios nas fmeas. Alimentao: Os piolhos mastigadores se alimentam de fragmentos de pele, plos e penas. Entretanto podem sugar sangue de ferimentos na pele. Algumas espcies, eventualmente ingerem o sangue que aflora no tegumento ferido do hospedeiro. O Menacanthus stramineus, por exemplo, irrita a pele provocando descamao epitelial e afloramento de sangue do qual se alimentam. Possuem alta especificidade. Um mesmo hospedeiro pode ser parasitado por vrias espcies de mastigadores. So mais ou menos adaptados a determinadas regies do corpo. Deslocamse rapidamente sobre as penas ou sobre os plos, sendo mais ativos os Amblycera. Os piolhos mastigadores normalmente nascem e morrem no mesmo hospedeiro, s vezes porm quando dois animais ficam muito prximos passam de um animal para outro. No raro os piolhos das aves,

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 33 -

somente os Ischnocera, so transportados por moscas Hippoboscidae outra ave. No se conhece nenhum malfagos que tenha parasitado o homem. Aps a morte do hospedeiro os piolhos mastigadores no se conservam vivos por muito tempo, morrendo no fim de horas ou alguns dias (6 a 7 dias). A morte do parasito principalmente pela falta do calor que irradia o animal parasitado. SUBORDEM AMBLYCERA (antena escondida). So ectoparasitas de aves, marsupiais, carnvoros e roedores (Fig. 45). Os Amblycera mostram-se adaptados para mover-se em superfcie lisa. Os adultos so de tamanho mdio a grande de 2 a 3 mm de comprimento. Possuem a cabea geralmente grande e arredondada, livre e horizontal. Olhos pequenos ou ausentes. Existe 1 par de palpos maxilares, com 2 a 5 segmentos. As mandbulas so paralelas superfcie ventral da cabea e cortam no sentido horizontal. Antenas clavadas, com 4 a 5 segmentos semelhantes nos 2 sexos e escondidas em fosseta antenal. Mesonoto separados por uma sutura visvel. Abdome com nove segmentos, com os dois primeiros em destaque dos demais. Os trs pares de patas so fracos e delgados e terminam com uma (parasita de mamferos) ou duas garras (a maioria parasita aves), dependendo da espcie. Alimentam-se de partculas encontradas na superfcie da pele. Algumas espcies cortam a com as mandbulas a base de penas novas ou reas finas da pele provocando hemorragia localizada, ingerindo o sangue que da aflora. Os Amblycera compreendem seis famlias, nas quais a MENOPONIDAE, contm os piolhos ectoparasitas mais importantes das aves Menacanthus e Menopon. A famlia BOOPIDAE contm a espcie Heterodoxus spiniger. Espcies dos gneros Gyropus e Gliricola, da famlia Gyropidae, que parasitam cobaias.

Figura 45 - Malfagos de aves. A- Goniodes gigas, aspecto dorsal da fmea; B- M. gallinae, aspecto dorsal da fmea; C- Chelopistes meleagridis, fmea vista dorsal. MENOPONIDAE: a maior famlia Amblycera, de ocorrncia mundial; todas as espcies parasitam aves. No Brasil algumas espcies foram identificadas parasitando galinhas: Menacanthus stramineus, M. cornutus, M. pallidulus e Menopon gallinae; Colpocephalum turbinatum, Gallus gallus e Columba lvia. So piolhos com duas garras. Abdome largo e sempre com reentrncias laterais nas articulaes dos diferentes segmentos. Seis pares de estigmas abdominais. Protrax e mesotrax fundidos. Menopon gallinae: Chamado de piolho da base das patas (Fig. 46). Espcie pequena de cor amarelopalida, medindo 2 mm de comprimento. Encontrada, principalmente, ao longo das hastes das penas do peito e coxas das galinhas. Fmeas adultas depositam seus ovos em pencas na base da pena. As ninfas eclodem dos ovos, passando por 3 estdios antes de atingirem a fase adulta. Movem-se rapidamente e, na presena de luz, abandonam as penas e caminham sobre a pele do hospedeiro. Muito encontradas em galinhas, mas pode parasitar perus, patos, pombos e galinha-de-angola.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 34 -

Palpos pequenos e antenas clavadas com quatro segmentos. Processos puntiformes, no lado ventral da cabea, ausentes. Abdome fusiforme, com uma fileira de cerdas dorsalmente, pequenas ou de tamanho mdio, em cada segmento. No possui processos espinhosos na fronte. Tufos de cerdas no 3 segmento abdominal. Espinhos gstricos visveis. Colpocephalum turbinatum uma das 4 espcies piolhos mastigadores que parasitam pombos domsticos. Mas pode parasitar galinhas. Distingui-se do Menopon por apresentar atrs das antenas de cada lado, simus orbital profundo. Faixa occipital fortemente castanho escuro ou preta. Lbulos temporais grandes e s vezes sub-retangulares. Espinhos gstricos presentes ao abdome.

Figura 46 M. gallinae, macho: esquerda, aspecto dorsal; direita, ventral; A fmea; B antena; bp - placa basal; C - genitlia do macho; D - margem lateral da cabea, aspecto dorsal; E- idem, aspecto ventral; par paramero (De Ferris, 1924). Menacanthus stramineus Piolho do corpo das aves domsticas (Fig. 47). Adultos macho e fmea com mais de 2 mm de comprimento, cor amarelo-plida, com numerosas cerdas curtas na superfcie dorsal do Pterotorax (mesotrax e metatrax). Fronte provida de processos espiniformes recurvados para trs e para baixo, no lado ventral da cabea. Antenas com 4 segmentos. Trax mais largo que abdome. Abdome alargado na extremidade posterior. Tergitos abdominais III e IV, ambos os sexos, com duas fileiras de setas nas faces dorsal e ventral; abdome genital da fmea circundada por densa coroa de cerdas longas. Cada segmento abdominal apresenta duas fileiras de cerdas dirigidas para trs.

Figura 47 M. stramineus: piolho comum de aves. Parasita de galinhas, perus, faises e excepcionalmente pombos. E um dos piolhos mais destrutivos na avicultura. As infestaes causam irritaes severas, produzindo inflamao na pele e

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 35 -

formao de crostas escamosas. Produz reduo do peso da ave, atraso no desenvolvimento at morte das mais jovens. Os ovos so depositados na base das penas, particularmente ao redor do ventre; eclodem com 4 a 7 dias, passam por 3 estdios ninfas (cada um dura em torno de 3 dias). A fmea produz de 1 a 2 ovos por dia, durante 13 a 14 dias, tempo de vida do adulto. Alimentam-se de barbas e brbulas da pena sendo encontrados preferencialmente sobre a pele do que sobre as penas. Tm preferncia pelas reas de poucas penas, como na regio ventral. BOOPIDAE Forma um grupo relativamente de piolhos pequenos, originalmente parasitam marsupiais australianos. A cabea desse piolho apresenta dois longos e robustos espinhos dirigidos para trs. O tergo I esta fusionado com metanoto. Apresentam a extremidade do tarso com duas garras, enquanto o Trichodectidae apresentam apenas uma garra. Heterodoxus spiniger. Piolhos grandes, delgado e amarelado. Conhecidos como parasito do co domstico (Canis familiaris). um dos ectoparasitas que serve de hospedeiro intermedirio para o D. caninum e do nematoda Dipetalonema reconditum. Apresentam densa cobertura de setas longas ou mdias. Facilmente distinguido dos demais que parasitam mamferos por possurem duas garras nos tarsos. Cabea subtriangular. Tmporas estreitas, no salientes Parte inferior da cabea com dois ganchos voltados para trs e implantados junto base dos palpos maxilares. Palpos maxilares com 4 artculos. Protrax livre. Face superior do mesotrax visvel, com dois espinhos fortes. Abdome com tergitos e pleuritos bem quitinizados. Tem somente uma fileira de cerdas longas e fortes em cada segmento abdominal. Seis pares de estigmas nas placas tergais. SUBORDEM ISCHNOCERA (antena livre). Os Ischnocera apresentam mandbulas formando mais ou menos um ngulo reto em relao cabea, e cortando no sentido vertical. Palpos maxilares ausentes. As antenas so filiformes e cilndricas, com 3 a 5 segmentos, expostas e visveis, em algumas espcies so dimorfismo sexual acentuado, podendo ser utilizadas como rgo de apoio no momento da apreenso da fmea para a copula. Geralmente possuem o mesotrax e metatrax fundidos (pterotrax). Em contraste, os Ischnocera so adaptados para caminharem em plos ou penas, so mais especficos em relao ao seu hospedeiro que o Amblycera. Os malfagos da famlia Gyropidae so comuns nos cobaias. Laemobothriidae constituem pequeno grupo que parasita aves aquticas e de rapina. Os Rinicidae parasitam aves passariformes e beija-flor, alguns gneros parasitam mamferos, em particular os marsupiais. Os Philoptheridae, parasita grande variedade de aves. Os da famlia Trichodectidae parasita mamferos. Apresentam duas famlias de importncia veterinria: TRICHODECTIDAE e PHILOPTHERIDAE. Na Philopteridae esto os gneros Cuclotogaster, Lipeurus, Goniodes e Goniocotes parasitas de aves. Os Trichodectidae contm os gneros Damalinia (antigo Bovicola), Felicola e Trichodectes, ectoparasitas de mamferos. TRICHODECTIDAE Ocorre em todo o mundo, os representantes dessa famlia parasitam mamferos. Os gneros Trichodectes, Damalinia e Felicola apresentam importncia veterinria. Caracterizam-se por possurem antenas com trs segmentos em ambos os sexos. Com uma garra ligada ao hospedeiro. Tmporas sem lobos posteriores. Fronte arredondada, todos os segmentos abdominais com placas pleurais. Estigmas do 2 ao 7 segmento (6 pares). Trichodectes canis:
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 36 -

Tem seu nome popular de piolho mastigador do co(Fig.48), a nica espcie desse gnero. encontrado adulto, ninfas e ovos na pelagem, presos base do plo da cabea, pescoo e cauda. muito ativo e produz uma intensa irritao com descamao de pele e forte prurido. O animal se coa, no se alimenta bem, fica irritado, com m aparncia e podem aparecer infeces secundrias. Pode atuar como hospedeiro intermedirio do D. caninum (atravs da ingesto do malfago contendo a larva do cestdeo). Seu ciclo dura em media 3 semanas. um piolho pequeno. Cabea bem caracterstica, subtriangular (hexagonal), mais larga que longa, com a margem anterior em curva de grande raio, que se estende de uma antena a outra (fronte arredondada). Antenas com trs segmentos cilndricos ou subcilndricos, com acentuado dimorfismo sexual; o macho possui o 1 articulo robusto. Tmporas sem lobos posteriores. Abdome fortemente oval, ligeiramente mais longo que largo, com margens arredondadas em todos os segmentos contendo placas pleurais. Cerdas abdominais numerosas, longas e contnuas nos esternitos. Edeago grande. Fmea com gonapfises com margens lisas, ligadas ao lbulo sub-genital por uma serie de cedas em arcos e implantadas em pedestais.

Figura 48 T. canis: Vista dorsal: A macho; B fmea. Adaptado de Werneck (1936). Ciclo evolutivo da espcie sobre seu hospedeiro. Damalinia sp So ectoparasitas de ruminantes; possuem tarsos com nica garra (Fig. 49). Cabea arredondada com a "bochecha" repartida. Cerdas abdominais curtas, iguais e em filas transversais. Manchas nos tergitos. Cabea to larga quanto longa, so morfologicamente muito semelhantes, entre os quais encontramos D. ovis, em ovinos, D. bovis em bovinos, D. equi em cavalos e D. caprae, em caprinos. D. ovis apresenta colorao testaceo-palida e D. bovis colorao castanho-avermelhada, com bandas transversas no abdome. A espcie D. ovis muito ativa pode espalhar-se por todo o corpo, causando ao animal intensa irritao, desconforto e interrupo alimentar. Tem a cabea aproximadamente to larga quanto longa, com a regio pr-antenal limitada por borda arredondada e em geral, mais curta que a ps-antenal; com ou sem dimorfismo acentuado. Trax normal, abdome largo, oval. Cerdas abdominais curtssimas iguais e em fileiras transversais. Manchas nos tergitos, pleuras e esternitos.

Figura 49 - A: D. bovis: face dorsal direita e ventral a esquerda; B: D. Equi; C: D. caprae (imagem de Ahid, 2007)
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 37 -

Felicola subrostratus. nica espcie de piolho de interesse da veterinria que comumente parasita gatos domstico (Fig. 50). Animais com plos longos so os mais severamente atacados. Distingui-se dos demais piolhos mastigadores pela forma da cabea, caracterstica da espcie, pelo aspecto triangular e pontiagudo. Peas bucais ventrais. Olhos atrs das antenas. Antenas com 3 segmentos, sem dimorfismo sexual. Patas pequenas, terminam em uma garra. Abdome liso com poucas cerdas e muito curtas; com trs pares de estigmas respiratrios. Abdome do macho com pequena salincia posterior formada pelo ltimo segmento membranoso. Placas tergais abdominais simples nos dois sexos.

Figura 50 Caracterstica da cabea do F. subrostratus: Ant antena; Md mandibula; O olho; Phy esclerito esofagiano ou farngeo; Pll palpo labial; Slin superlingua; Trb trabecula. Vista dorsal; A - fmea; B macho. Adaptado por Werneck (1948). PHILOPTERIDAE a maior famlia de Ischnocera. Apresenta antenas com cinco segmentos, o terceiro filiforme; articulao das mandbulas no plano vertical; palpos ausentes e tarsos com duas garras para se fixar ao hospedeiro. Comumente so observados imveis firmemente presos com as mandbulas nas partes inferiores das penas. So menos propensos a abandonarem as aves aps morte. Ectoparasitas de aves domsticas. Cinco espcies de interesse veterinrio: Chelopistes meleagridis, Lipeurus caponis, Goniodes dissimilis e G. gigas, Goniocotes gallinae, Columbicola columbae e Struthiolipeurus rheae. Chelopistes meleagridis: Principal hospedeiro o peru, mas parasita angola (Fig. 51). Cabea em forma de chapu, lobos temporais agudamente angulados, estendendo-se para trs e terminando em estilete. Possui 2 cerdas longas nas extremidades laterais da cabea. Tarsos com duas garras. Antenas com 5 segmentos embricados nos dois sexos ltimo segmento no clavado. Tem apndices recurvos em gancho na frente. Lipeurus caponis: Piolho da asa de galinhas (Fig. 52). Caracteriza-se por apresentar fronte larga, sem projees laterais ou formaes com ganchos. Tmporas arredondadas. Tem corpo e cabea alongados. Possuem uma projeo angular na cabea, em frente s antenas. Antenas sexualmente dimrficas nos machos, com o primeiro segmento alargado com apndice curto e espessado, sendo filiforme nas fmeas. As pernas so estreitas e o par posterior duas vezes comprimento dos dois pares anteriores. Mancha mediana no trax. Geralmente encontrado preso as brbulas das grandes penas da asa prxima base. Os ovos so depositados entre as brbulas das grandes penas.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 38 -

Figura 51 C. meleagridis: vista dorsal de fmea e ventral do macho.

Figura 52 L. caponis: vista dorsal; A- macho; B fmea. De Clay (1938). Goniodes sp: Piolho da penugem. So piolhos grandes, semelhantes aos do gnero Goniocotes, porm o terceiro segmento da antena do macho tem um processo lateral como um esporo (apendiculadas) que s vezes tambm ocorre no primeiro segmento. Apresentam corpo de colorao castanha; cabea cncava posteriormente com projees angulares bem visveis nas margens posteriores: cabea com cerdas que se projetam de cada lado de sua superfcie dorsal; antenas filiformes, com 5 segmentos; abdome largo e arredondado. A espcie G. gigas, mais de regies tropicais, o maior piolho de galinha, especialmente a galinha-de-angola (Numida). Fronte enorme, lobos temporais quase iguais, com 3 longas cerdas na margem posterior de cada lobo. Primeiro segmento antenal, no macho, mais robusta. O G. dissimilis semelhante ao G. gigas (Fig. 53) separando-se desta por apresentar fmeas de tamanho menor, lobos temporais diferenciadas (o posterior mais desenvolvido), com 2 cerdas na margem posterior do lobo. parasito comum de galinhas em reas temperadas. Goniocotes gallinae Piolho da pena. o menor malfago das aves, de colorao amarelo-plida, medindo de 1 a 1,5 mm de comprimento. A cabea quase circular, apresentando nos lobos temporais paralelos com duas longas cerdas na margem posterior de cada lobo. Margens laterais do protrax estendidas. Antena com cinco artculos. Foi registrada parasitando, no Brasil, no Gallus gallus. Os ovos so depositados na base das penas no dorso da ave, prximo pele. Geralmente de pouca importncia veterinria.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 39 -

Figura 53 - G. gigas: esquerda, aspecto dorsal; direita ventral. Columbicula columbae: clpeo armado com dois pares de espinhos sendo um par maior, liso e fortemente recurvado. talvez um dos piolhos mais delgados. Parasita pombos. Struthiolipeurus rheae Tem importncia veterinria secundaria, uma das 4 espcies de Philopteridae que parasitam ema (Rhea americana, Rheiformes: Rheidae). Pouco se conhece sobre a importncia econmica dessa espcie, mas acredita-se que infestaes macias podem danificar as aves. SUBORDEM ANOPLURA So os piolhos sugadores de sangue, de corpo mais ou menos deprimido e pernas tipicamente escansoriais. So usualmente grandes chegam a medir 5 mm de comprimento quando adulto, mas h espcies pequenas (0,5 mm) e grandes (8 mm). So considerados os piolhos mais avanados. Parasitas, geralmente de alta especificidade em relao ao seu hospedeiro e restritos a mamferos euterianos (no parasitando marsupiais ou monotremados). Passam toda a vida agarrados ao hospedeiro. Os segmentos torcicos de Anoplura so, geralmente, fundidos e difceis de serem distinguveis. Possuem apenas um par de estigmas no mesotrax. Nove segmentos abdominais, visveis no adulto, ao longo do lado de cada segmento existem uma placa esclerotizada (placa paratergal). Possuem seis pares espirculos, no terceiro a oitavo segmentos abdominais. Patas grandes, robustas, tarsos com um segmento, nica garra voltada para frente (Fig. 54), contendo um esporo tibial. As fmeas possuem ao final do abdome bifurcado e com dois pares de gonopdios laterais e os machos possuem genitlia esclerotizada com extremidade posterior pontiaguda (Fig. 55). Figura 54 Pata do H. suis: 1- garra tarsal; 2goteira de deslizamento da placa esta; 3- disco protactil; 4- polex; 5- tendo do flexor tibial; 6msculo flexor; 7- tendo do longo flexor femoral da garra; 8- msculo flexor da tbia; 9tendo do abductor (extensor) da garra; 10 placa estriada; 11 tarso; 12- tendo do flexor da garra; 13- tbia; 14- msculo extensor da garra; 15 msculo extensor da tbia; 16- fmur.

A cabea pontiaguda e terminal, pequena, mais estreita que o protrax. E apresentam aparelho bucal picador-sugador, modificado para perfurar a pele dos hospedeiros, formado por conjunto de pequenas estruturas perfurantes: trs estiletes, situados numa bolsa ventral formando um conjunto de pequenas estruturas perfurantes. A verdadeira boca (prestmio) se abre na extremidade anterior da bolsa ventral. Esse revestido por finos dentes, que durante a alimentao so extrovertidos e ajudam o piolho a se fixar na pelo do hospedeiro. Os estiletes so para perfurar a pele
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 40 -

e o sangue sugado para dentro do prestmio atravs de bombas cibariais. Quando no est em uso, o aparelho bucal fica retrado dentro da cabea. Antenas curtas, com cinco artculos. Olhos reduzidos ou ausentes. Palpos ausentes.

Figura 55 - Aspecto dorsal: P. humanus, macho: a - clpeo; b- linha correspondente a sutura epicraneana; c- protrax; d- mesotorax; e- metatrax; f- anus; g- dilator; h- tarso; ipolex; j- tbia; k- fmur; l- trocanter; n coxa; m- estigma; o costela; p- cova external; qfaixas transversais; r- placa pleural; 1-6 estigmas abdominais. (Keilin & Nuttall, 1930)

Aspectos da morfologia interna podem ser observados no esquema abaixo (Fig. 56).

Figura 56 - Macho de Pediculus dissecado: 1esfago; 2 e 10 aorta; 3 divertculos anteriores; 4 mesentero; 5 disco ventral do mesentero: 6, 9 e 19 tubo de Malpighi; 7 e 8 testculos; 11 corao; 12 reto; 13 anus; 14 canal excretor da glndula salivar; 15 gnglios nervosos; 16- glndulas salivares anteriores; 17 - glndulas salivares posteriores; 18 e 21 canais deferentes; 20 canal ejaculador; 22 ampola retal; 23 placa basal, vescula do pnis. (De Keilin & Nuttall, 1930).

So de metamorfose gradual paurometabolicos (Ovo -Ninfa 1 - N2 - N3 Adulto; Fig. 58). Os ovos so colocados aderidos aos pelos ou s fibras e so conhecidos como lndeas (Fig. 57). Elas so operculadas, de colorao branco-amarelada, bem quitinizado.

Figura 57 Lndea, simulando a emergncia da Ninfa 1. Na subordem Anoplura, duas famlias so importantes na veterinria: HAEMATOPONIDAE (parasita de ungulados) e LINOGNATIDAE (parasita ces e ruminantes). A primeira apresenta apenas um gnero pinus e a segunda, dois gneros so de interesse Linognathus e Solenopotes. A famlia Pediculidae parasita primatas: Pediculus humanus e Pthirus pubis. HAEMATOPINIDAE

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 41 -

O nico gnero de interesse de importncia veterinria o Haematopinus, um dos mais devastadores de animais domsticos. Piolhos grandes, medindo de 4 a 6 mm de comprimento. O gnero Haematopinus (Fig. 58, 59) tem como caracterstica a ausncia dos olhos e as placas paratergais distintas, cabea alargada posteriormente, em forma de losango. De nariz curto, apresenta atrs das antenas um processo angular proeminente chamado de lbulo ps-antenal (tubrculo ocelar). Olhos ausentes. Antenas com cinco artculos. Placa external preta e desenvolvida. Placas paratergais bem definidas e quitinizadas nos segmentos abdominais. Cada segmento abdominal com uma s fileira de espinhos. Pernas de tamanhos semelhantes e com nica garra forte, oposta a um esporo tibial. Encontrado parasitando sunos (H. suis), bovinos (H. eurysternus e H. quadripertusus), bfalos (H. tuberculatus) e eqdeos (H. asini).

Figura 58- A H. suis, vista ventral; placa external: B H. asini; C H. suis (imagem do macho e da fmea, Ahid,2007); D - H. quadripertusus; E H. eurysternus; F. H. tuberculatus; G H. eurysternus, placa genital do macho; H - H. quadripertusus, placa genital do macho. Adaptado de Furman & Catts (1982).

A B Figura 59 A - Cabea de H. eurysternus (Nitzsch), vista de cima: 1- dentculos prestomais; 2- haustellum; 3 fonte; 4 lbulo post-antenal; 5-antena. B- H. suis: vista dorsal da fmea. Adaptado de Lima (1938).

Biologia: as fmeas produzem de 1 a 6 ovos por dia, colados ao plo dos animais. Os entre 12 a 20 dias dos ovos emergem as ninfas. As ninfas alcanam a maturidade em 15 a 22 dias. Os adultos vivem em mdia 2 a 3 semanas (Fig. 60).

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 42 -

A
B Figura 60 A: Ciclo biolgico do Anoplura: incubao do ovo oito a nove dias de ninfa 1 at adulto mais 15 dias. B: ciclo evolutivo de H. suis, sobre o hospedeiro. H. suis (Linnaeus): espcie cosmopolita. nica espcie parasita de sunos. A maior espcie de Anoplura e do gnero que infesta animais domsticos, chega a medir de 5 a 6,5 mm de comprimento. Cabea estreita e alongada, cnica e arredondada anteriormente. Trax mais largo e mais curto que a cabea. O local de preferncia no interior do pavilho auricular, pode localiza-se nos ombros, axilas, virilhas, quarto traseiro ou todo o corpo. No permanece preso a pele, se alimentam a intervalos e se dispersa rapidamente no animal. A fmea inicia a ovipostura aps 12 dias da copula. Chega a viver em torno de 35 dias. H. eurysternus: a menor espcie do gnero, os macho medem 2 mm e as fmeas 3 mm. Cosmopolita. comum nos bovinos do Brasil, mais abundante no clima frio. Parasita de bovinos europeu (Bos taurus), mas tambm zebunos (B. indicus). Pode haver infestaes mistas, com uma ou mais espcies de piolhos. Cabea muito curta, fronte curta e arredondada anteriormente, alargada ao nvel das antenas. Trax quadrangular e mais largo que a cabea. So encontrados no topo da cabea e ao redor dos olhos, nas partes superiores do pescoo e cauda. H. quadripertusus; semelhante espcie anterior, porm maiores, predominante nas regies tropicais e subtropicais, encontrados frequentemente ao redor da cauda e ainda em reas tenras do copo como perneo e vulva. A cabea mais alongada do que as dos outros Haematopinus encontrados em bovinos, as fmeas pem seus ovos quase que exclusivamente nos plos da cauda (vassoura). Os hospedeiros mais comuns so bovinos da raa zebuna. A espcie H. tuberculatus: parasita o corpo inteiro dos bfalos (Bubalus bubalis), espcie prxima ao H. eurysternus, macho menores que as fmeas. Cabea arredondada e alongada anteriormente, os tubrculos ps-antenais so alargados e dirigidos para frente. Antenas alojadas em sinos profundos. Trax pouco mais largo que longo. H. asini: parasita de cavalos, burros e jumentos. Em cavalos mais comumente encontrado na cabea, pescoo, dorso e superfcie interna superiores das pernas. Possui cabea longa e robusta, com os pontos oculares proeminentes. LINOGNATHIDAE No apresentam olhos ou pontos oculares; no possuem placas paratergais no abdome; o 2 e 3 par de patas com mesmo desenvolvimento, porm so maiores do que o primeiro e terminam em uma garra forte. Antenas com 5 artculos. Trax pequeno e alongado. Possuem abdome membranoso e arredondado, com 2 ou 3 fileiras transversais de plos, com plos longos na margem dos tergitos. Os dois gneros de interesse: Linognathus e Solenopotes. Linognathus o piolho de nariz longo, facilmente encontrado nos plos dos bovinos, caprinos e ces. Placa external ausente ou pouco desenvolvida. As fmeas colocam um ovo por dia. So comumente encontradas parasitando ruminantes.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 43 -

L. stenopsis parasita ovinos e caprinos (macho 1,5 mm e fmea 2 mm). Cabea estreita, cnica e arredondada anteriormente, alargando-se posteriormente s antenas at quase o trax, quando ento estreita dando aspecto abaulado. Trax curto (Fig. 61). L. setosus: parasita o co (macho com 1,5 mm e fmea com 2 mm). Cabea curta e quase to larga quanto longa. Regio frontal curta e arredondada. Antenas robustas. Trax pouco mais largo que a cabea (Fig. 61).

Figura 61 A: L. stenopsis de caprinos em Mossor (RN) (Suassuna;Ahid, 2007);B: L setosus:Vista ventral, adulto fmea; C- Ciclo evolutivo. L. vituli, parasita bovinos (macho com 2mm e fmea com 3 mm). Cabea regio anterior as anenas (frente) nitidamente apontada (Fig. 62).

Figura 62 L. vituli: vista dorsal, adulto fmea; Solenopotes capillatus Solenopotes comumente encontrados em bovinos. Placa external distinta.

ORDEM SIPHONAPTERA
So as pulgas. Ectoparasitos de aves e mamferos, a maioria vive sobre a pele e plos de seus hospedeiros. Ectoparasitos obrigatrios peridicos, os adultos permanecem no corpo do hospedeiro para a suco do sangue, deixando-o aps o repasto. So insetos pequenos, pteros, mas visveis a olho nu, medem geralmente menos de 5 mm de comprimento e suas peas bucais so adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro. Corpo achatado lateralmente e de superfcie lisa, o que facilita seu movimento entre os plos ou penas do hospedeiro (Fig. 63). Possuem a colorao castanho-escuro, corpo endurecido (difcil de esmagar entre os dedos), revestido de espessa quitina escorregadia e plos e cerdas voltadas para trs que auxiliam a pulga a deslizar entre penas e plos dos hospedeiros no permitindo que voltem. Terceiro par de patas adaptadas para o salto fora e sobre o hospedeiro, muito mais longo que os demais.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 44 -

A cabea imvel e de forma variada. A parte inferior da cabea denominada gena. A anterior, fronte ou clpeo, separada da poro posterior (occipcio) por uma sutura antenal. Nas espcies, onde essa sutura no completa, representada por uma regio mais esclerotizada na sua parte superior chamada de falx. Os olhos quando presentes so simplesmente pontos escuros fotossensveis. As antenas so curtas situadas no sulco antenal. Figura 63 - Morfologia externa de uma pulga (macho): a- palpo labial; b mandbula; c palpo maxilar; d- maxila; e ctendeo genal; f- fronte; g olho; h antena; i occipcio; jesternopleura do trax; k- ctendeo pronotal recobrindo parcialmente o mesonoto; lsutura mesopleural entre o mesepisterno (adiante) e o mesepmero (atrs); m metanoto; n- tergito (urotergito) do primeiro segmento abdominal; o- cerda antipigidial, inserida no 7 tergito; p- senslio ou pigdio (no 9 tergito); q- pina ou forceps (clasper); r- 8 esternito; s- mesesterno; t- coxa; utrocanter; v- femur; x- tbia; y cinco segmentos tarsais; z- garra. Hematfago. As peas bucais so adaptadas para perfurar a pele e fazer a suco de sangue. Possuem palpos labiais. Na cabea pode se encontradas fileiras de dentes ou espinhos fortes em forma de pentes, dirigidos para trs, chamados de ctendeos (Fig. 64).

Figura 64 - Cabea de pulga com presena de ctendeos genais e detalhes das peas bucais. Trax: ausncia de asas. Os escleritos dorsais dos trs segmentos torcicos so distintos e diferenciados: pronoto, mesonoto e metanoto. Pode ter ctendeo no pronoto e no metanoto. As placas laterais, pleuras, podem ser simples ou divididas, a exemplo da mesopleura. Em cada um dos segmentos pleurais existe um par de estigma respiratrio. Em cada segmento torcico se insere a coxa do primeiro, segundo e terceiro par de patas, podem saltar verticalmente uma altura de aproximadamente 18 cm e horizontalmente 33 cm. As pernas so formadas pela coxa, trocnter, fmur, tbia e tarso (5 artculos), esse ltimo com um par de unhas. Abdome: formado claramente por 10 segmentos (urmeros) regularmente imbricados. Os trs ltimos altamente modificados constituindo a genitlia. Podem apresentar ctendeos abdominais. Os segmentos de 2 a 7 possuem de cada lado um estigma. O nono metmero apresenta, em ambos os sexos, uma placa sensorial chamada de senslio ou placa pigidial, cuja funo permitir o alinhamento direcional das genitlias durante a copula e emitir ultra-som para comunicao. Dorsalmente a essa regio localizam-se cerdas longas e robustas conhecidas como cerdas ante-

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 45 -

pigidiais. A forma abdominal pode ser usada para distinguir os sexos. Nas fmeas arredondado e no macho a face ventral voltada para cima (Fig. 65).

Figura 65 - Segmento terminal: da fmea mostrando espermatecas; do macho, as pinas (claspers) do edeago. Morfologia interna: o aparelho digestivo, seguida da cavidade bucal, a faringe onde se inserem msculos dilatadores que participam da suco. O sangue aspirado segue por um esfago delgado at o proventrculo, forrado de cutcula revestida por espinhos quitinosos orientados para a abertura do esfago, tendo funo valvular (Fig. 66). O intestino mdio (estmago), onde ocorre a digesto sangnea e absoro dos materiais nutritivos. O aparelho reprodutor feminino formado por 1 par de ovrios, na qual integram 4 a 8 ovarolos, ovidutos e vagina. Esta se comunica com uma estreita bolsa copuladora e por ltimo com a espermateca. Nos macho, h um par de testculos fusiformes ou ovides, os canais deferentes so finos e longos; a vescula seminal pequena. Segue o pnis, ou edeago, de complicada estrutura.

Figura 66 - A - Aparelho digestivo de uma pulga fmea: a- glndulas salivares; b palpos; c mandbula; d- epifaringe; e palpos maxilares; f- faringe; gesfago; h- proventrculo; i- intestino mdio (esfago); j- ovrio; k- intestino posterior (ampola retal); l- anus; m- bolsa copuladora; n orifcio genital; o- vagina; p espermateca; q- tubos de Malpighi. B - em destaque o bloqueio do proventrculo (h) quando a pulga est parasitada pela Yersinia pestis

Biologia e comportamento: as pulgas vivem parte da sua vida sobre o corpo do seu hospedeiro de que se alimentam de sangue e, outra parte , em seus ninhos, onde se d o desenvolvimento dos ovos. De metamorfose completa, seu ciclo passa por 4 estgios: ovo, larva (3 larvas), pupa e adulto. Completa-se em aproximadamente 25 a 30 dias (Fig. 67). A copula realiza-se poucos dias aps a sada do casulo pupal. Tanto machos quanto fmeas so hematfagos, mas suportam jejum prolongado. Realiza-se a copula com a fmea cavalgando o macho. Fmeas inseminadas e impedidas de se alimentar permanecem sem ovipor. A ovipostura parcelada. Os ovos so esbranquiados e ovais, depositados sobre o hospedeiro, em seu ninho, ou no cho. O nmero varia com a espcie, em geral chega a produzir centenas durante sua vida. A ecloso pode ocorrer de 1 a 3 dias. A larva L1 possui um espinho na cabea que auxilia no

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 46 -

rompimento da casca do ovo. Algumas espcies do preferncia a uma nica espcie de hospedeiro, porm, a maioria pode sugar vrias espcies de animais. As larvas so brancas, vermiformes, podas, corpo com 13 segmentos, com circulo de cerdas voltadas para trs. Cpsula ceflica bem desenvolvida, aparelho bucal diferencia do adulto por ser do tipo mastigador, possuem apndices locomotores, so cegas e evitam a luz. Seu alimento consiste de detritos orgnicos (fezes das pulgas adultas, pele, plo e penas). No sugam sangue. Sofrem 2 mudas, e ao 3 estagio tece um casulo, constituda de substncia aderente que permite que pequenas partculas do substrato se colem e camuflem o casulo.
A

Figura 67 -A - Larva de pulga: com a extremidade ceflica voltada para a direita. B- Ciclo biolgico. As pupas podem ficar aderidas aos plos de animais, poeira e outras sujeiras. Em aproximadamente 5 a 14 dias as pulgas adultas emergem ou permanecem em repouso dentro do casulo at a deteco de alguma vibrao, que pode ser ocasionada pelo movimento de um animal ou homem e quando um animal deita-se sobre ela. A emergncia pode ser ocasionada tambm pelo calor, barulho ou pela presena de dixido de carbono que significa que uma fonte potencial de alimento est presente. Poucos minutos aps a ecloso as pulgas buscam sua fonte alimentar, mas podem passar sem alimentao semanas. s vezes, famlias que viajam por um perodo razovel de tempo, quando voltam, encontram a residncia infestada por pulgas. Isto ocorre porque a casa fica fechada sem hospedeiros (ces e gatos). Assim que a famlia retorna, ela atacada pelas pulgas que nasceram no perodo. Aps a ecloso, a larva alimenta-se das fezes das pulgas adultas. Por esta razo, os adultos ingerem mais sangue do que necessitam. Uma pulga pode alimentar-se 2 a 3 vezes ao dia e cada repasto dura de 10 a 15 minutos. A longevidade dos adultos varia de espcie para espcie, pois, depende da temperatura, umidade e da freqncia com que a pulga se alimenta. Em condies de laboratrio, P. irritans pode viver at 513 dias e Xenopsylla cheopis 100 dias. As fmeas adultas no conseguem depositar ovos sem uma refeio, mas os adultos, tanto machos, quanto fmeas podem sobreviver de dois meses a um ano sem se alimentar. Perodos de sobrevivncia: Pulga do homem Pulga do co Pulga do rato Sem alimento 125 dias 58 dias 38 dias Com alimento 513 dias 234 dias 100 dias

Em relao ao tempo de associao da pulga com seu hospedeiro se distingue trs modalidades de parasitismo: 1- as que penetram na pele dos hospedeiros, a se alojam e se alimentam (Tunga); 2 as que vivem sobre o hospedeiro e se alimentam intermitentemente (Ctenocephalides); 3 - as que vivem fora do hospedeiro, s o procuram para se alimentar (Pulex). A importncia epidemiolgica das pulgas deve ser destacada em 3 nveis: como parasito podem provocar alergias infeces permitindo contaminao por fungos e bactrias e pela exanguinao provocada pela infestao intensa; como vetores atuam permitindo a multiplicao de

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 47 -

agentes patognicos a exemplo da riquetsia Bartonella e da bactria Yersinia; como hospedeiros intermedirios do Trypanosoma lewisi e do D. caninum. Das oito famlias de pulgas existentes no Brasil, apenas trs apresentam espcies de importncia medico veterinria. Algumas caractersticas morfolgicas que permitem a identificao dessas espcies esto na chave simplificada para a diferenciao entre as pulgas comuns (Fig. 68).

Figura 68 - Chave simplificada para a diferenciao das pulgas mais comuns de mamferos e aves. TUNGIDAE: T. penetrans.

So as pulgas penetrantes dos mamferos, caracterizadas pela aparncia no hospedeiro. So espcies pequenas, mal alcanam 1 mm de comprimento, porm, uma fmea grvida pode chegar a medir o tamanho de uma ervilha. Possuem palpos maxilares serrilhados, segmentos torcicos curtos e ausncia de cerdas ante-pigidiais e ctendeos. Olho com pigmento preto. O adulto possui colorao marrom avermelhada. O bicho-do-p ou bicho-do-porco uma pulga quando fecundadas tornam-se parasitos fixos, dentro da pele do hospedeiro ocasionando a tungase, caracterizada por inchaos dolorosos localizados principalmente ao redor de onde o inseto penetrou sob as unhas do p nas partes mais moles ou entre os dedos do p. No entanto, pode-se pegar o bicho-do-p em qualquer local do corpo, mas geralmente adquire-se andando descalo em reas infestadas, tais como currais, chiqueiros e praias. Nos sunos os locais preferidos so as patas e o escroto. Biologia e comportamento: a fmea adulta depois de fertilizada perfurar a derme do seu hospedeiro (homem, porco e outros mamferos), com suas partes bucais e aloja-se dentro do corpo do hospedeiro at que o ltimo segmento abdominal esteja paralelo com a superfcie da pele. Uma vez instalada inicia a suco de sangue para o desenvolvimento dos ovos. Provoca um intenso prurido. O abdome cheio de ovos inicia a eliminao pelo ovipositor, ficando estes na ponta de seu abdome. Uma fmea pode produzir de 150 a 200 ovos durante um perodo de 7 a 10 dias (Fig. 69).

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 48 -

Figura 69 T. penetrans: A Larva; B-macho; C- fmea penetrando na pele de seu hospedeiro; D fmea grvida, repleta de ovos; E leses no p causadas pela fmea grvida (bicho-do-p)

Aps a postura total a fmea, ento fica murcha, e expulsa do hospedeiro sobre o solo. Trs ou quatro dias depois eclodem as larvas (apenas dois estgios) que se alimentam de matria orgnica at puparem. As larvas so de vida livre, sendo encontradas em habitaes de cho de terra, em solos arenosos e praias, mas sempre em locais sombreados. O adulto emerge em um perodo de 3 semanas. Preveno e Controle: evitar andar descalo ou ter contato direto com locais comumente infestados por T. penetrans, tais como chiqueiros e currais. Trate as reas infestadas com inseticidas recomendados. Uma boa soluo para diminuir a infestao revolver aproximadamente 3 a 4 cm de terra dos locais infestados para possibilitar que o sol mate as larvas. Tratamento: o procedimento padro para o tratamento do bicho-do-p remov-lo com uma agulha ou alfinete previamente esterilizado. importante que o bicho-do-p seja totalmente retirado de dentro da pele. O ataque pelo bicho-do-p inicia com uma leve coceira, mas se no retirado pode ocasionar inflamao e lceras localizadas. Ttano e gangrena podem resultar de infeces secundrias e existem registros de auto-amputao dos dedos dos ps. Os bichos-do-p s copulam no solo quando existe um animal hospedeiro. PULICIDAE As Ctenocephalides so pulgas de carnvoros (Fig. 70), e podem ser encontrados parasitando indistintamente ces e gatos. Em certas regies do Brasil, a C. felis a principal espcie de pulga que parasita ces. Ambas podem parasitar o homem. As diferenas entre as espcies C. felis e C. canis so proporcionadas pela quetotaxia do metepisterno (metapleura) e da tbia posterior. Apresenta olho, ctendeo genal horizontal e ctendeo pronotal vertical. Pulga do co (Ctenocephalides canis) Fmea e macho possuem cabea mais arredondada. Sulco occipital mais acentuado no macho. Apresenta olho; ctendeo pronotal e genal. O primeiro dente do ctendeo genal bem mais curto do que a da espcie C. felis felis. Deve-se observar a seqncia das cerdas espiniformes na tbia para auxiliar na diferenciao entre as duas espcies. Pulga do co e gato (C. felis felis). Cabea mais alta no macho e mais baixa na fmea. O primeiro dente do ctendeo genal um pouco mais curto. capaz de transmitir doenas ao homem, alm de alergia. A pulga do gato serve como hospedeiro intermedirio da tnia do co (D. caninum), que transmitido ao animal quando este ingere uma pulga que contm o cisticercoide desse verme. Esta pulga ataca vrios hospedeiros, tais como, o homem, o rato, o gato e o co. Encontrado, eventualmente parasitando caprinos e ovinos (SUASSUNA, 2007)

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 49 -

Figura 70 - 1- C. felis, cabea em vista lateral, fortemente convexa anteriormente, com o primeiro espinho do ctendeo genal, quase to longo, quanto o segundo espinho. 2- C.canis, mostrando a cabea fortemente arredondada, anteriormente, com o primeiro espinho do ctendeo genal, cerca da metade do comprimento do segundo espinho. Quetotaxia da tbia posterior; 3- C.canis: mostrando as duas cerdas dorsais fortes (A e B) entre os entalhes mediano e apical (3.1.1.2.2.); 4 - C. felis: tbia posterior mostrando nica cerda dorsal forte, entre os entalhes mediano e apical (3.1.2.2.2), a cerda espiniforme A pode estar ausente. (Adaptao de Pratt & Stojanovic, 1960). Ciclo Biolgico: A oviposio feita tanto no hospedeiro como no ambiente e nesse eclodem as larvas que permanecem no ambiente se alimentando de detritos e fezes das pulgas adultas (as larvas no so hematfagas). As larvas produzem uma substncia gosmenta que formar o puprio e essa pupa o processo de transio de larva para adulto, mas no se alimenta (Fig. 71). Dela emergem os adultos (machos e fmeas) que so hematfagos. Quanto mais quente, mais acelerado o ciclo (pode ser de 21 a 150 dias). As pulgas tm uma grande resistncia inanio, durando cerca de 30 a 50 dias sem se alimentar e tm preferncias, mas no especificidade. Deve-se tratar no s o animal, mas tambm o ambiente.

Figura 71 - Ciclo biolgico da Ctenocephalides spp. Pulex irritans uma espcie cosmopolita. Apesar de possuir o nome comum de pulga do homem ataca tambm outros hospedeiros, como ces, gatos e porcos. Raramente encontrada no rato. Sua ocorrncia maior em casas muito velhas. Pode estar envolvida na transmisso do D. canimum e as vezes est envolvida na dermatite por picada de pulga. S fica no hospedeiro para se alimentar. No apresentam ctendeo genal e pronotal. Mesopleura sem espessamento interno. Fronte arredondada, sem tubrculos, com uma cerda procular colocada abaixo do olho e outra genal. Uma nica cerda longa na regio ps-antenal (Fig 72).

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 50 -

2 Figura 72 1; Cabea da pulga P. irritans. 2: Observar a diferenciao morfolgica entre Pulicidae e Tungidae; A P. irritans: t: trax; fa- 1segmento abdominal; B Tunga penetrans, p- tubrculo frontal; C- T. penetrans: cabea com peas bucais apresentando lacinias serrilhadas. As pulgas no causam somente desconforto ao homem e seus animais domsticos, mas tambm problemas de sade, tais como, dermatites alrgicas, transmitem viroses, vermes e doenas causadas por bactrias (peste bubnica, tularemia e salmonelose). Algumas pessoas sofrem uma reao severa resultante de infeces secundrias ocasionadas pelo ato de coar a rea irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor que podem durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivduo. A reao tpica da picada a formao de uma pequena mancha dura, avermelhada com um ponto em seu centro.

ORDEM HEMIPTERA
Compreende insetos geralmente grandes e providos de aparelho bucal picador sugador, so peas pungitivas, ficam guardadas na bainha ou probscida e, quando fora do uso, ficam dobradas ventralmente. Os hempteros so achatados dorsa-ventralmente. Todos tm o trax bem desenvolvido, destacando o pronoto e o escutelo, este ltimo como um tringulo dorsal situado entre a base das asas. O 1 par de asas caracterstico da ordem, pois tem a parte anterior dura por ser coricea e a parte posterior membranosa (hemlitro). Outra particularidade so as antenas com 3 a 5 artculos e esto implantadas em tubrculos antenferos, nas partes laterais da cabea. No trax esto implantadas as patas, com 5 segmentos cada uma, cujos tarsos nunca possuem mais de 3 segmentos. O abdome achatado dorsoventralmente pode distender-se durante a ingesto de volumes relativamente grande de sangue. Isto possvel graas s pores laterais do abdome, o conexivo, que pouco quitinizado (Fig. 73). O dimorfismo sexual facilmente confirmado, onde os machos so distinguidos das fmeas por possuir conexivo continuo na parte posterior e nas fmeas chanfrado, mostrando o ovipositor. Nessa ordem, encontram-se os percevejos do mato, os barbeiros, as baratas dgua e os percevejos de cama. A maioria das espcies terrestre, uns fitfagos (se alimentam de seivas de plantas e possuem probscida de 4 artculos), outros so entomfagos (sugam hemolinfa de outros insetos) e os hematfagos (que se alimentam de sangue de mamferos e aves). Estes ltimos, com 3 artculos na probscida, no entanto podem ser distinguidos dessa forma: a) entomfagos possuem a probscida em arco; b) hematfagos, possuem a probscida retilnea, onde se encontram todos os transmissores da doena de Chagas (Fig. 74, 75).
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 51 -

Figura 73 - Nomenclatura morfolgica para a sistemtica dos triatomneos. A- adulto; B- Aspecto dorsal da cabea; C- Aspecto lateral da cabea; D- asa anterior; E- Aspecto dorsal do trax;, em Triatoma; F- idem, em Eratylus. a- antena; b- clpeo; c- olhos compostos; d- regio ps-ocular; elobo anterior do pronoto; f- lobo posterior do pronoto; g- escutelo; h- conexivo: i- asa (hemlitro); jocelo; k- tubrculo antenifero; l- juga; m- gena; n, o,p, 1, 2 e 3 da probscida; q- coreo; rmembranosa; s- espinho anterior do pronoto; u- tubrculos pronotais anteriores; v- carena; x- ngulo pstero-lateral do pronoto espinhoso; y- processo apical do escutelo.

A- Fitfago, aparelho bucal B- Predador, aparelho bucal reto e ultrapassa o 1 par de curto e curvo patas

C- Hematfago, aparelho bucal reto e no ultrapassa o 1 par de patas

Figura 74 - Diferenciao dos tipos de hempteros segundo seu hbito alimentar: O ciclo de desenvolvimento destes insetos compreende a fase de ovo, ninfa (5 estgios) e adulto (Fig. 76). Na fase adulta aps a primeira alimentao estes insetos j esto aptos ao acasalamento. A fmea deposita seus ovos individualmente ou em grupos durante o seu perodo de vida, variando conforme a disponibilidade de alimento e condies ambientais.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 52 -

Rhodniusinsero das Panstrongylus- insero das Triatomainsero das antenas na parte mais extrema antenas bem prxima aos antenas entre os olhos e ponta da cabea olhos extrema da cabea Figura 75 - Diferenciao dos trs principais gneros de triatomneos. Algumas espcies esto bem adaptadas ao ambiente domiciliar humano sendo responsveis por muitos casos de transmisso da doena. So conhecidos cerca de 100 espcies destes percevejos e o protozorio T. cruzi responsvel pela doena de Chagas j foi encontrado infectando metade destas espcies, porm cerca de 12 espcies so epidemiologicamente importantes para o homem. Geralmente encontramos estes insetos em casas de "pau-a-pique" e de barro, as quais possuem muitas frestas para abrigarem estes insetos.

Figura 76 Ciclo: Ovo - Ninfa 1, N 2, N 3, N 4, N 5, Adulto (fmea ou macho). A cobertura destas casas tambm pode abrigar uma grande quantidade destes insetos hematfagos. O protozorio T. cruzi j foi constatado infectando naturalmente cerca de 200 espcies de mamferos, como por exemplo, os morcegos, gambs, ratos, pacas, tatus, tamandus, ces, gatos, raposas, cotias, pres, preguias, macacos e coelhos dentre outros. Estes so reservatrios naturais do protozorio T. cruzi.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 53 -

CLASSE ARACHNIDA: SUBCLASSE ACARI


Esta classe compreende os artrpodes que no possuem antenas nem mandbulas. Diferem da classe Insecta pelo fato do adulto ter quatro pares de patas e o corpo serem composto de cefalotrax e abdome. As peas bucais so modificadas e apresentam 2 pares de apndices: quelceras e palpos. A subclasse Acari, a qual pertence os carrapatos e outros caros, apresentando diversidade de hbitos e habitat. Os carrapatos so primariamente parasitos externos (ectoparasitas) e animais silvestres e a maioria dos vertebrados terrestres est sujeita ao seu ataque. Atualmente, so conhecidas cerca de 800 espcies de carrapatos em todo o mundo parasitando mamferos, aves, rpteis ou anfbios. Os caros ectoparasitas de mamferos e aves alimentam-se de sangue, linfa, resto de derme ou secrees sebceas que ingerem ao perfurar a pele. Causam grande irritao ao homem e a outros hospedeiros, devido dor produzida por suas picadas. A subordem Ixodides, dos carrapatos verdadeiros, compreende duas famlias: 1. IXODIDAE: os Ixoddeos, denominados "carrapatos duros", se caracterizam por possurem o capitulo (= falsa cabea), na extremidade anterior do corpo; pela presena do escudo dorsal e pela localizao dos estigmas respiratrios aps o IV par de patas. Neste grupo est includa a maioria dos carrapatos de interesse medico-veterinrio.

2. ARGASIDAE: os Argasdeos, tambm conhecidos como "carrapatos moles", recebem esta denominao porque no possuem escudo. Nesta famlia esto os carrapatos de aves.

Figura 77 Esquema do Argasdeo. Morfologia externa: os carrapatos so os maiores acarinos e seu corpo achatado dorsoventralmente, de contorno oval ou elptico, a superfcie dorsal ligeiramente convexa. revestido por tegumento coreceo e distensvel, a fmea aumenta consideravelmente de tamanho e peso. Em Ixodidae os machos so geralmente menores que as fmeas e, mesmo aps alimentao, aumentam pouco o peso; o dimorfismo sexual acentuado. Em Argasidae, os machos tm tamanho semelhante aos das fmeas e o dimorfismo sexual discreto. Algumas estruturas que constituem o conjunto das peas bucais bem quitinizadas reunidas em uma estrutura nica denominada captulo ou gnatossoma. O captulo estar inserido em uma depresso entalhada na borda anterior do corpo, no caso da famlia Ixodidae, porm localizado na face inferior do corpo, em adulto e ninfas da famlia Argasidae. Como no h um cefalotrax distinto, pois se funde ao abdome e aos demais segmentos em uma pea nica, o Idiossoma (Fig. 78). O captulo apresenta as seguintes partes: a base do captulo, o hipostmio, as quelceras e palpos (Figura 79). A base do capitulo apresenta contorno hexagonal ou quadrangular. E na face dorsal das fmeas de Ixodidae duas reas deprimidas, as reas porosas. O hipostmio situado abaixo das quelceras, um prolongamento da parede ventral do capitulo. Na poro apical do - 54 -

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

hipostmio pode ter forma espatulada ou lanceolada, apresentando dentes recorrentes para manter-se fixo a pele.

Figura 78 - Morfologia simplificada dos carrapatos: A- Vista dorsal; B- Vista ventral. O Nmero de dentes e nmero de fileiras permite a utilizao de uma frmula dentria como caracterstica taxonmica entre as espcies. Formam um sulco dorsal, para permitir o fluxo da saliva e do sangue do hospedeiro. As quelceras so duas lminas armadas com dgitos mveis adaptados para cortar. Cada quelcera protegida por uma bainha. Os palpos so apndices sensoriais com 4 artculos, situados lateralmente ao hipostmio (Fig. 79). Quando juntos, protegem a face posterior do hipostmio e quelceras. Nos Argasideos os palpos so pequenos e tm a forma das pernas, e os segmentos so livres. Nos Ixoddeos so visveis, os segmentos fusionados. Os carrapatos antes de se alimentarem caminham sobre o hospedeiro, e com auxlio dos palpos identificam a rea corprea onde cortam, dilaceram a pele com os dgitos das quelceras e introduzem as quelceras e o hipostmio. O hipostmio com auxlio dos dentes recorrentes, atua como rgo fixador do carrapato durante todo o tempo do ingurgitamento.

Figura 79 Morfologia do Gnatossoma: Rhipicephalus (Boophilus) microplus: A: Vista dorsal; BVista interna; C- Vista ventral. (Guimares et al, 2001). O Idiossoma (Fig 79b), de forma oval, achatado nos exemplares no alimentados e, globular nos ingurgitados. Face dorsal nas espcies da famlia Ixodidae, caracterizada pela presena de um escudo dorsal (Fig. 80), que recobre quase toda a superfcie dorsal nos machos, e nas fmeas, ninfas e larvas, suas dimenses so menores, e ocupar somente a poro anterior do corpo. So
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 55 -

observadas tambm, depresses puntiformes, desenhos ou manchas ornamentando a superfcie. No escudo dos Ixodidae encontram-se desenhos e ornamentaes de valor taxonmico.

Figura 79b Idiossoma: A - Vista dorsal de macho de Rhipicephalus microplus. Vista ventral de Amblyoma parvum: B com destaque para ao poro genital e orifcio anal; C- em destaque o peritrema estigmatico (Suaasuna; Ahid, 2007). Na famlia Argasidae no h escudo nos adultos e ninfas e vestigial nas larvas. Os olhos simples quando presentes situam-se, nos Ixodidae, na lateral marginal do escudo. Diversos sulcos podem ser observados na margem superior dorsal dando aspecto festonado a margem posterior do corpo de alguns gneros. Face ventral do idiossoma est implantada os pares de patas, prxima s bordas laterais; abertura genital, na linha mdia encontra-se a abertura anal, as placas estigmticas, situados anteriormente a coxa IV nos Argasidae e aps o IV coxa nos Ixodidae. O nus, apresenta-se com uma abertura em fenda longitudinal entre 2 valvas quitinosas. A forma do espirculo pode variar de redondo, oval, triangular, em vrgula, etc.

Figura 80 Diferenas bsicas entre captulos e escudos dos principais gneros de carrapatos. Nos machos dos gneros Rhipicephalus e Ixodes, possuem placas ventrais: mediana, de posio mediana anterior rodeando o orifcio anal; anal, de situao mediana posterior, de forma curva, podendo contornar o nus e adanais, situadas lateralmente ao nus. Pode haver os sulcos genitais, sulco anal, e sulco ano-marginal. So observados festes marginais dos Ixodidae (Fig. 81).

Figura 81 Fmea Ixodidae ingurgitada: C vista dorsal; D vista ventral.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 56 -

As pernas, em nmero de 4 nos adultos e na ninfa, reduzem para 3 pares quando na fase de larva. Cada um compreende: coxa, trocnter, fmur, gnu, tbia e tarso. Na extremidade de cada uma tem um pednculo curto ou longo no qual esto inseridas duas garras. Na base das garras principalmente dos Ixoddeos se ver uma expanso em forma de disco, o pulvilo. Na face dorsal dos tarsos do 1 par de patas dos Ixoddeos encontra-se uma depresso com cerdas sensoriais chamado de rgo de Haller, cuja funo de detectar umidade e como rgo olfativo. Entre o 1 e o 2 par de patas encontram-se as glndulas coxais, cuja secreo eliminada durante a alimentao e nos Argasideos tem a funo de eliminar gua e sais ingeridos com o sangue do hospedeiro. Morfologia Interna e Fisiologia: Sistema digestivo: a cavidade bucal limitada pelas peas bucais e sua cavidade, e continua com a faringe fusiforme que funciona como um rgo de suco do sangue durante a alimentao do carrapato. seguida por um curto e delgado esfago at o intestino mdio (estmago). Esta poro se caracteriza por apresentar vrios divertculos, terminando em fundo cego. Estes se distendem medida que os carrapatos se alimentam at ocuparem todo o espao interno do idiossoma. O intestino posterior retorna a situao de tubo delgado e mediano, dilatando-se apenas para constituir o reto. Ao reto desembocam dois tubos de Malpighi, longos e sinuosos. O sistema termina no nus, na face ventral ou na face dorsal. Os acessrios do sistema digestivo so as peas bucais e glndulas salivares em cachos (Fig. 82). O material ingerido diferente conforme a fase de vida. Quando larvas se alimentam mais de liquido intersticial que sangue e, proporcionalmente inverso quando na fase de ninfa e adulto.

Figura 82 - Aparelho digestivo de um carrapato: a- divertculos intestinais anteriores, b- tubo de Malpighi, c- divertculos laterais; d- divertculos posteriores, e- faringe; f- glndula salivar; gesfago; h- intestino mdio; i- intestino posterior; j- reto; k- divertculo retal. Sistema circulatrio dos carrapatos no difere dos demais artrpodes, compreende um corao rudimentar e pequeno, cuja hemolinfa banha todos os rgos. O excretor onde ocorre a eliminao dos lquidos, de acordo com acarino realizado pelas glndulas cutneas ou pelas glndulas coxais. O sistema respiratrio dos acarinos de vida parasitaria temporrio do tipo traqueal, onde parte uma rede de traquias ramificadas que se abre para o exterior atravs de 1 par de aberturas espiraculares situadas ventralmente em duas placas estigmticas localizadas aps o IV par de patas nos Ixoddeos e entre o III e IV par de patas nos Argasdeos, como dito anteriormente. Nos acarinos parasitas permanentes, a respirao cutnea. Sistema reprodutor (Fig.83, 84): so diicos, sexos separados, cada um com um par de gnadas, os respectivos dutos ejaculadores e glndulas anexas. Existem varias espcies que possuem a capacidade partenogenticas, como ocorre com o gnero Amblyomma. Durante a copula, o macho e a fmea se juntam atravs de suas respectivas faces ventrais. Como o macho no possui rgo copulador, e os espermatozides ficam em massas envolvidas por uma delicada membrana, o espermatforo, este coloca seu hipostmio e quelceras na abertura genital da fmea para permitir a entrada dos espermatozides. Somente no interior do aparelho genital feminino que os espermatozides adquirem mobilidade e fertilizam os vulos. Aps a fecundao, o ovrio aumenta de volume considervel, e a medida que os ovos evoluem vo sendo eliminados. O tempo de oviposio varia com a quantidade de alimento ingerido
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 57 -

pela fmea. Essa por sua vez possui uma glndula situada acima do capitulo, rgo de Gen, que se desenvagina no momento da ovipostura e produz uma substncia aglutinante que impermeabiliza os ovos e os mantm prximos. A ecloso depende das condies do ambiente, mas em torno de 40 dias emergem as larvas, que aps alimentar-se mudam para ninfas, que embora parecidas com os adultos, no possuem os rgo reprodutores. De acordo com a espcie o nmero de ninfas pode alterar.

Figura 83 Aparelho genital: Feminino: l- vagina; m- glndula acessria; n- ovidutos; o- orifcio genital; p- tero; q- ovrios. Masculino: T- testculos, Cd- canal deferente; Spr, espermioduto.

(Ahid, 2008) Figura 84 Estrutura de uma evoluo de um carrapato Ixoddeo. Imagem: Telegina em ovipostura FAMLIA IXODIDAE O gnero Amblyomma, um ixoddeo de rostro longo e com o segundo segmento do palpo pelo menos duas vezes mais longo do que largo; possuem um par de olhos simples; festes marginais presentes e escudo ornamentado. Constitudo por 102 espcies no mundo, no Brasil h 33 espcies. Neste gnero, contem os carrapatos maiores e mais ornamentados. A. cajennense Carrapato de olhos brilhantes (Fig. 85). Escudo do macho com ornamento prateado. Rostro longo. Gnatossoma com base retangular. Hipostmio com trs fileiras de dentes de cada lado. Peritremas com aspecto triangular com ngulos arredondados. Festes marginais presentes. Machos desprovidos de placas anais. O escudo da fmea triangular, arredondado anteriormente e apresenta desenhos de cor castanho-avermelhado sobre um fundo mais claro. Coxa I com dois espinhos desiguais. a espcie de Amblyomma mais importante, por sua distribuio geogrfica e por parasitar grande nmero de animais domsticos e silvestres. O hospedeiro preferido da fase adulta o cavalo e o boi. Esta espcie comumente ataca o homem em enormes quantidades nas estaes secas e frias, em qualquer fase de sua evoluo. No Brasil conhecido como Carrapato do Cavalo ou "Carrapato Estrela", devido a mancha prateada que os machos trazem no escudo. o vetor da Babesiose eqina no Brasil e da Febre Maculosa no homem, na Amrica Central, Colmbia e Brasil, causada pelo Rickettsia rickettsi, uma zoonose que circula entre carrapatos e hospedeiros vertebrados.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 58 -

Figura 85 A. cajennense. Vista dorsal de macho; fmea; vista ventral do macho. Ap rea porosa; Es- escudo; OI olhos; Fe festes marginais.

Amblyomma O carrapato A. cajennense necessita de trs hospedeiros de espcies iguais ou diferentes para completar seu ciclo de vida, que pode variar de um a trs anos, dependendo das condies climticas. Todas as mudas ocorrem no solo. Aps a fixao das larvas no hospedeiro, estas iniciam o repasto, durando esta fase de parasitismo aproximadamente 5 dias. Aps este perodo, as larvas desprendem-se do hospedeiro, caem no cho e buscam abrigo no solo, para realizar uma muda para o estgio ninfal, que ocorre em um perodo mdio de 25 dias. As larvas ou as ninfas desses carrapatos so denominadas de "micuins", "carrapato plvora" e "carrapatinho. As larvas podem permanecer no ambiente at 6 meses sem se alimentar (Fig. 86).

Figura 86 - Ciclo evolutivo de um carrapato de trs hospedeiros. A ninfa pode aguardar em jejum pelo hospedeiro por um perodo estimado de at um ano. Seu perodo mximo de atividade observado durante os meses de julho a outubro podendo tambm ocorrer durante o ano todo dependendo das condies ambientais do local onde est ocorrendo. Encontrando o segundo hospedeiro, a ninfa se fixa e inicia um perodo de alimentao de aproximadamente 5 a 7 dias quando, completamente ingurgitada, se solta do hospedeiro, cai no cho e realiza a segunda muda.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 59 -

Aps um perodo de aproximadamente 25 dias emergem um macho ou uma fmea jovem que, em 7 dias, encontram-se aptos a realizarem seu terceiro estdio parasitrio. Neste ambiente, pode permanecer sem se alimentar, por um perodo de at 24 meses, aguardando o hospedeiro. Quando isto acontece, machos e fmeas fixam-se, fazem um repasto tissular e sanguneo, acasalam-se e a fmea fertilizada inicia um processo de ingurgitamento que finda num prazo aproximado de 10 dias. Aps este perodo, a fmea se solta da pele e cai no solo onde inicia uma nova gerao. Esta fase, observada durante os meses de outubro a maro no sudeste brasileiro, completa o ciclo biolgico da espcie e indica a ocorrncia de uma gerao anual da espcie. Os ovos so avermelhados. Dermacentor (Anocentor) nitens: Carrapato da Orelha dos Eqinos . a nica espcie conhecida do gnero. Parasita cavalos, asnos e mulas, tambm registrado em bovinos, ovelhas, cabras, ona pintada, cervdeos e co. O local preferido de infestao a orelha e divertculo nasal, podendo, em fortes infestaes, ser encontrado em qualquer parte do corpo. Supuraes predispem ao parasitismo por miases. um dos principais vetores da B. caballi e B. equi, agentes da babesiose eqina. Tem contorno arredondado nas fmeas, de colorao castanho-avermelhada. Base do capitulo retangular. Hipostmio com 4 fileiras de dentes recorrente de cada lado. Palpos curtos, moderados em largura (Fig. 87). Escudo sem ornamentao, no macho de cor castanha escura; olhos presentes; Coxa I bfida em ambos os sexos; Peritremas ovais salientes bem caractersticas, com presena de clulas caliciformes, lembrando dial de telefone (Fig. 87); coxas de tamanho crescente do primeiro ao quarto par de patas. Sulcos marginais ausentes nas fmeas (Fig. 88).

Figura 87 Gnatossoma: A do macho, vista dorsal; B da fmea, vista dorsal; C placa estigmtica do macho, mostrando clulas caliciformes. De Lopes & Macedo (1950).

Figura 88 A. nitens (Neumann): macho. De Diamant & Strickland, (1965). Imagem de fmea recm emergida (Ahid, 2008). Carrapato de nico hospedeiro. As transformaes de larva a adulto ocorrem sobre o mesmo hospedeiro. Os adultos copulam dois dias depois de sua emergncia e assim permanecem (in cotu) at o desprendimento da fmea. Esta ingurgita entre 9 a 23 dias e inicia a postura de 3 a 15 dias aps a queda. Rhipicephalus sanguineus - Carrapatos em ces no Brasil

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 60 -

Carrapato marrom do co (Fig. 89); "Carrapato vermelho do co", encontrado com freqncia na orelha, pescoo e patas, so transmissores da Babesia e Erlichia. No ambiente visto nas frestas e buracos das instalaes. Espcie de grande importncia veterinria. Com escudo sem ornamentao. Borda posterior com festes marginais. Base do gnatossoma hexagonal. Hipostmio com trs fileiras de dentes de cada lado. Peritremas em forma de vrgula. Machos com duas placas adanais triangulares e duas vezes mais longas que largas. Coxas I armadas de espinhos. Escudo dorsal de cor castanha com margens esbranquiadas.

Figura 89- R. sanguineus, macho, vista dorsal; vista ventral. cx - coxa; tr trocanter; fe fmur; ge genu; ti tbia; ts tarso. De Pinto (1938). Esse um carrapato tpico de trs hospedeiros (larvas, ninfas e adultos vivendo em hospedeiros separados), comumente encontrado parasitando o co e outros mamferos e aves. Os adultos preferem instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do co. Seu ataque causa grande irritao e desconforto nos animais, com perdas de sangue. Os adultos tm uma forte tendncia para escalar muros e cercas, freqentemente abrigando-se em frestas e forro dos canis, em grande nmero, debaixo de mveis e outros locais. Eles desprendem-se dos ces, em qualquer fase de desenvolvimento, espalhando-se pelas habitaes, encontrados s vezes em grandes nmeros, sendo de difcil controle. O gnero Rhipicephalus abrange aproximadamente 70 espcies de carrapatos, quase todas com origem na regio Afrotropical. Destas, apenas R. sanguineus, nica espcie do gnero nas Amricas, encontra-se amplamente distribudo em todas as regies zoogeogrficas do mundo. Tanto os adultos como as formas imaturas so altamente especficas ao seu hospedeiro natural, o co. Uma caracterstica a ausncia de resistncia de ces ao carrapato, mesmo aps diversas infestaes. O fato de apresentarem de 2 a 3 geraes por ano e de poderem completar seu ciclo de vida tanto em ambiente domiciliar como peridomiciliar, faz com que as populaes do parasito, no ambiente, tambm possam atingir nveis insuportveis em pouco tempo. Na fase parasitria, larvas e ninfas so encontradas notadamente no pescoo e outras regies anatmicas do co e as fases adultas, no pavilho auricular e nos espaos interdigitais. Todavia, em altas infestaes, as trs fases evolutivas do carrapato podem estar presentes em quase todo o corpo do hospedeiro. O R. sanguineus vetor de diversos patgenos de importncia para os ces, incluindo os agentes da babesiose, da hemobartolenose, da hepatozoonose e da erliquiose. Particularmente no que diz respeito a babesiose e erliquiose, comuns em ces no nosso pas, o nico vetor, comprovado cientificamente, o R. sanguineus. Sabendo-se que 95% da populao de R. sanguineus encontra-se no ambiente e apenas 5% no animal, h duas formas de se atingir essa populao. Uma seria atravs de tratamentos carrapaticidas diretamente no ambiente. Isto vivel para ces confinados em pequenas reas. Quando no existem outras reas infestadas por perto, trs a quatro aplicaes com intervalo de 14 dias so suficientes. Estes produtos devem ser reaplicados com base nos perodos de eficcia
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 61 -

preconizados. Por exemplo, se o produto apresenta um perodo de eficcia maior que 95% sobre o hospedeiro por 15 dias, ento deve ser reaplicado a cada 15 dias. Quando as infestaes por R. sanguineus abrangem casas vizinhas medidas de controle entre os vizinhos devem ser tomadas em conjunto Rhipicephalus (Boophilus) microplus - Carrapato de Bovinos Tem corpo pequeno, sem ornamentaes (Fig. 90). Capitulo hexagonal. Aparelho bucal curto. Hipostmio mais logo do que os palpos. Placas peritrematicas circulares. Sulco anal e festes marginais, ausentes. Machos com 4 placas adanais longas; o corpo termina em ponta aguda.

Figura 90 - Face dorsal do macho e da fmea. Face ventral do macho: Og- orificiogenital; Peperitrema; Na -nus; Pa - placas adanais; As - sulco anal; Pc prolongamento caudal. Imagem do macho (AHID, 2008), com destaque das placas adanais. Espcie muito abundante, parasitando predominantemente os bovinos, podendo infestar tambm bfalos, cervos, camelos, cavalos, ovelhas, burros, cabras, gatos, veados campeiros, capivaras, coelhos, preguias, ces e porcos. Apesar de ser encontrado com freqncia e em altas infestaes em determinados locais, excepcionalmente ataca o homem. O carrapato do bovino um ectoparasita de enorme importncia na pecuria nacional, em virtude das perdas econmicas que causa aos produtores. Em infestaes pesadas, podem acarretar a morte de bezerros e mesmo de animais adultos. Os prejuzos pecuria brasileira, superam a um bilho de dlares anualmente. Tais prejuzos, nos bovinos, so evidenciados, principalmente, pela: a) ingesto de sangue (uma fmea pode ingerir at 2 mililitros de sangue durante sua alimentao sobre o hospedeiro) que, dependendo do nmero de infestaes, pode comprometer a produo de carne e leite; b) pela inoculao de toxinas nos hospedeiros, promovendo diversas alteraes e conseqncias fisiolgicas, como a inapetncia alimentar; c) pela transmisso de agentes infecciosos, principalmente da Tristeza Parasitria Bovina (TPB) causada pelos protozorios Babesia bigemina e B. bovis (babesiose) e Anaplasma marginale (anaplasmose); d) pela reduo da qualidade do couro do animal, por causa das cicatrizes irreversveis ocasionadas durante a alimentao, verificadas por ocasio de seu beneficiamento no curtume. Ciclo biolgico: s utiliza um hospedeiro em seu ciclo evolutivo, e apresenta duas fases: a de vida livre, que se realiza no solo e na vegetao, e a parasitria, realizada no corpo do hospedeiro. A fase no parasitria comea com a fmea fecundada e alimentada, caindo ao solo para realizar a postura, e termina em uma das alternativas: a) quando a fmea morre antes da postura ou produz ovos infrteis, ou ainda, suas larvas morrem sem alcanar um hospedeiro adequado; e b) quando as larvas oriundas de ovos dessa fmea conseguem alcanar um hospedeiro suscetvel.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 62 -

A fase parasitria, com durao mdia de 23 dias, inicia-se com a fixao das larvas em hospedeiro susceptvel e termina quando os adultos includas as fmeas fecundadas e alimentadas, desprendem-se desse hospedeiro. Biologia e Comportamento dos carrapatos. A maioria das espcies de carrapatos silvestre e habita florestas e pastagens, parasitando vrias espcies de animais hospedeiros. Poucas espcies so encontradas em ambientes restritos, como ninhos e tocas de seus hospedeiros. A fase parasitria compreende menos de 10% da vida do carrapato e adaptada para alimentao sangnea no hospedeiro. So necessrios um ou mais hospedeiros para completar seu ciclo de vida que consiste em trs fases: larva, ninfa e adulto (estgios mveis e hematfagos). Aps o acasalamento, as fmeas ingurgitam, desprendem-se do hospedeiro, e procuram locais abrigados no solo dando incio fase de vida livre do ciclo biolgico. O tempo de durao deste perodo, dentro de cada espcie, depende da temperatura, podendo se alongar quando essas se tornam baixas. A quantidade de ovos postos por fmea, dentro de cada grupo de carrapato, est relacionada com o seu respectivo peso. Em mdia, a quantidade de ovos desovados pelas fmeas dos carrapatos, em torno de: Rhipicephalus (Boophilus) microplus 2000 a 3000 Amblyomma cajennense Cerca de 5000 Rhipicephalus sanguineus Cerca de 3000 Dermacentos (Anocentor) nitens Cerca de 3500 As larvas ao sarem do ovo j possuem um aspecto semelhante ao do carrapato adulto, permanecem inativas na vegetao do solo por vrios dias enquanto sua cutcula endurece e ento quando esto aptas a infestar os animais, iniciam o processo de subida e descida em direo ao pice das plantas ao redor do local onde nasceu. As larvas podem detectar odor, calor, CO2 e vibrao do ar devido ao movimento dos animais hospedeiros. Na vegetao, fica agrupada evitando, desse modo, a perda de umidade e protegendo-se da incidncia direta dos raios solares, aguardando a passagem dos hospedeiros, geralmente pequenos mamferos e aves que habitam no solo. Aps uma muda, d origem s ninfas, so imaturas sexualmente. Aps a ltima muda, originam-se os adultos. As fmeas s se ingurgitam completamente aps o acasalamento. Os machos permanecem no hospedeiro por vrias semanas ou meses, algumas vezes acasalando-se com vrias fmeas. Exceto para Ixodes, a cpula dos ixoddeos ocorre sempre no hospedeiro. Ao contrrio dos insetos, os carrapatos dispersam-se muito pouco percorrendo distncias muito curtas. Apesar de poderem detectar a proximidade do hospedeiro na vegetao, necessrio que haja contato fsico com o mesmo para que eles sejam transferidos e iniciem a fase parasitria. Muitos morrem antes mesmo de encontrar seus hospedeiros, estando sujeitos a predao e a condies climticas adversas. Para compensar a restrio imposta fase de vida livre do seu ciclo biolgico, as fmeas depositam no ambiente, milhares de ovos dos quais, em geral, eclode a grande maioria das larvas. As larvas, por sua vez, tambm so muito resistentes e so capazes de passar longos perodos em jejum, at encontrar condies favorveis ao parasitismo. O tempo necessrio para que o carrapato complete o seu ciclo biolgico depende do tipo de ciclo e das condies climticas, podendo variar de alguns meses, em pases tropicais, at anos, em pases de clima frio. Em funo do ciclo biolgico, existem duas alternativas para o controle: fora do hospedeiro e sobre o hospedeiro. Controle fora do hospedeiro. Ainda que pouco utilizado, pode ser realizados por meio de rotao de pastejo, introduo de espcies de gramneas com poder de repelncia e ou ao letal ao carrapato, alterao de microclima, implantao de lavouras, uso de agentes biolgicos etc. Algumas espcies de forrageiras tm influncia na sobrevivncia das larvas nas pastagens, porque, em funo da forma de crescimento e caractersticas especficas de cada uma, h
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 63 -

formao de um microambiente, que resulta em repelncia ou morte das larvas. Dentre estas, destacam-se o capim-gordura, o andropgon, o capim-elefante, os estilosantes (Stylosanthes spp.). A implantao de lavoura, com o objetivo de recuperao de pastagens, uma prtica que indiretamente auxilia o controle do carrapato, pela ausncia de animais na rea. Controle sobre o hospedeiro feito pelo uso de raas resistentes, de uma vacina biolgica Gavac, disponvel no mercado, e de qumicos (carrapaticidas). Outras formas de controle, como o uso de feromnios associados a substncias txicas, machos e fmeas estreis, mecanismos genticos, esto em fase de experimentao e ainda no constituem alternativas viveis ao controle desse parasito. A utilizao da resistncia natural do bovino ao carrapato tem por base as raas resistentes, o cruzamento entre raas e a seleo entre e dentro de raas. Assim, o produtor, ao explorar raas taurinas, pode selecionar a mais resistente e/ou os animais mais resistentes dentro da mesma raa. A vacina disponvel no mercado (Gavac ) um antgeno recombinante, com resultados satisfatrios na reduo de at 65% do nmero de teleginas dos animais, nas condies brasileiras em campo. A utilizao dessa prtica uma alternativa vivel no combate ao carrapato, garantindo ainda a obteno de alimentos saudveis, livres de resduos e a preservao do ambiente. Os produtos carrapaticidas constituem uma opo que melhor resultado oferece ao produtor no combate ao carrapato. A escolha e o uso correto, tanto nas concentraes e na dose por animal, quanto na freqncia de aplicao, assim como a mudana de produto quando necessria, so fatores preponderantes para a obteno de resultados esperados. Vrios so os grupos qumicos de carrapaticidas, hoje disponveis, como os organofosforados, as formamidinas, os piretrides e as avermectinas. A aplicao desses produtos feita por meio de pulverizao, imerso, dorsal (pour-on e spot-on) ou injetvel, no caso das avermectinas. Cada mtodo apresenta suas vantagens e desvantagens e a escolha depende da regio geogrfica, tipo de criao, manejo, nmero de animais, entre outros fatores. Para cada produto, devem-se respeitar as recomendaes do fabricante, como a concentrao, a dose por animal, a carncia para o abate e ordenha. Recomendam-se aplicaes com intervalos de 14 a 21 dias para os produtos convencionais (piretrides). O primeiro sinal do aparecimento da resistncia quando um produto, aplicado de forma correta, no causa a morte dos carrapatos. Nesse caso, deve-se proceder o teste de sensibilidade dos carrapatos aos carrapaticidas, denominado de "biocarrapaticidograma", para a indicao correta de qual produto usar. FAMLIA ARGASIDAE Famlia Argasidae (Fig. 91); Este gnero mais abundante nas regies ridas que apresentam longas estaes secas. A maioria das espcies est associada s aves. Em geral, os habitats dos argasdeos esto intimamente associados queles relacionados ao homem e animais domsticos: pocilgas, galinheiros, pombais, ou cabanas rsticas, Os argasdeos que vivem em um habitat relativamente estvel, podem alimentar-se no mesmo animal vrias vezes ou em vrios animais (da mesma espcie ou no) durante seu ciclo de vida e se reproduzem continuamente ao longo do ano. Os adultos acasalam-se fora do hospedeiro e a fmea realiza postura aps cada repasto sanguneo. O ciclo de vida compreende ovo, larva, ninfas (vrios estgios) e adultos. A maioria das espcies, ninfas e adultos alimenta-se muito rapidamente (cerca de 30 a 40 minutos), enquanto as larvas fixam-se em seus hospedeiros por aproximadamente 7 a 10 dias. Antes de cada muda ocorre um repasto sangneo salvo raras excees em que pode ocorrer duas refeies em ninfas antes da ecdise. Carrapato de Galinha Argas miniatus a espcie brasileira de carrapato de aves. Alm de parasitando galinhas, sendo tambm encontrada em pombos, patos e pssaros silvestres. O Argas tem hbitos noturnos. Vive nas frestas e buracos dos galinheiros e nos troncos de rvores, saindo noite para sugar os hospedeiros, voltando

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 64 -

aos esconderijos assim que ingurgitados. Este carrapato o vetor da Borrelia anserina e Aegyptanella pullorum entre as aves. Infestaes pesadas podem matar as aves por exanguinao. Podem atacar o homem e sua picada causa intensa dor. A cpula ocorre fora do hospedeiro, e a fmea pode realizar vrias posturas sem nova cpula, mas antes, cada postura precedida de nova suco. Aps o acasalamento, a fmea realiza de 8 a 10 posturas, num total de 700 ovos por fmea, intercaladas com repastos sanguneos. O ciclo (Fig. 92) envolve um estdio larval e pelo menos dois estdios ninfais. Os adultos podem viver por vrios anos, mesmo na ausncia do seu hospedeiro ideal.

Figura 91 - Argas miniatus (Koch). Fmea; A vista dorsal; B vista ventral. De Pinto (1938).

Figura 92- Ciclo de biolgico: Argas sp. Otobius megnini: carrapato espinhoso da orelha (Fig. 93). Tem o tegumento verrugoso quando adulto e espinhoso quando ninfa. Hipostmio bem desenvolvido e apical no estdio de larva e a medida que vai evoluindo vai regredindo e migra para a face ventral, assim no adulto passa ser vestigial. O estdio adulto possui uma constrio ao nvel do IV par de patas dando-lhe um aspecto de violino. No possuem olhos. Parasita de ruminantes, eqinos, sunos, caninos, felinos, animais silvestres e o homem. Quando na fase de larva e de ninfa parasitam a orelha permanecendo fixos nas reas livres de plos. O adulto no parasito e vive em esconderijos, onde ocorre a copula. Estes no se alimentam e a aps a copula, a fmea inicia postura parcelada, no solo, por mais ou menos 6 meses. O perodo de incubao dos ovos em torno de 20 dias. Possuem dois estdios ninfas que permanecem na orelha e se transformam em adultos fora do hospedeiro. As toxinas desses carrapatos podem determinar paralisia nos animais.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 65 -

Figura 93- A O. megnini (Dugs). Vista dorsal; B Ornithodorus sp. Vista dorsal. O Ornithodorus brasiliensis uma espcie desprovida de olhos, caracteriza-se principalmente pela ausncia de dentes no tarso do primeiro par de patas. Corpo oval. Tegumento mamilonado. Parasita mamferos. Hipostmio de varias formas, mas nunca escavado. Idiossoma sem a face dorsal nitidamente separado da face ventral. Os adultos esto sempre no solo. As ninfas e larvas so hematfagas. Possuem cinco estdios ninfas. Geralmente se alimento na rea corprea que est em contato com o solo.

CAROS CAUSADORES DE SARNAS

Ahid, 2008

SUBORDEM ASTIGMATA (ACARIFORMES) SARCOPTIDAE Sarcoptes scabiei: caro causador da escabiose, popularmente conhecida como sarna (Fig. 94). Suas dimenses variam de 0,2 a 0,4 mm, quatro pares de pernas em forma cnica. Possui corpo circular e curto, com cutcula estriada contendo cerdas especializadas; pernas curtas, espessas e cnicas, possuem anus terminal. Na extremidade dos dois primeiros pares de pernas existem ventosas que esto fixas os apndices pedunculados. Todos os mamferos domsticos e o homem. O caro cosmopolita; algumas dezenas deles, podem gerar um milho em 2 a 3 meses; nunca ocorre eliminao dos parasitos sem tratamento.

Figura 94 - S. scabiei: A - vista dorsal da fmea; B vista ventral do Macho. Ciclo biolgico. Ciclo biolgico: O ciclo deste parasito autoxnico. A ovipostura dura de 1 a 2 meses, ecloso dos ovos ocorre em trs dias, as larvas desenvolvem-se por 3 dias e ninfas por 8 dias. Nos adultos, a maturidade sexual se d em 2 dias. A escabiose desenvolve-se em 15 a 17 dias aps a
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 66 -

infestao. Os adultos perfuram galerias ou tneis na epiderme. A doena causada pelo caro decorre da perfurao da epiderme, dos produtos do metabolismo dos parasitos a depositados e da presena dos ovos, levando reao inflamatria, escoriaes, vesculas, urticria, prurido intenso, disseminao e linfadenomegalia. Notoedres cati Tem o gato como principal hospedeiro, mas ocasionalmente o co, coelho e rato; esquilos selvagens. Distribuio Mundial. Tamanho menor; cutcula circular; pernas curtas, espessas e cnicas; estrias concntricas; nus subterminal em posio dorsal e ausncia de espinhos (Fig. 95). Ciclo evolutivo: Semelhante ao Sarcoptes, cujas fmeas encontradas em aglomerados (ninhos). Transmisso por contato direto.
C

Figura 95- N. cati: A face ventral do macho; B face dorsal da fmea; C- Ciclo biolgico. Patogenia: Causa leses escamosas secas (espessada), na cabea de felinos, em coelhos: lbios, em volta dos olhos, ponta do nariz regio submaxilar, crostas nas bordas das orelhas e patas. Em ratos domsticos e silvestres costuma localizar-se no pavilho auricular. Sinais clnicos: Prurido intenso; escoriaes por arranhadura na cabea e pescoo; dissemina-se para cauda e patas por contato quando o gato se limpa e dorme. No diagnstico deve ser considerado o hospedeiro envolvido, o prurido intenso; caractersticas e localizao das leses. KNEMIDOKOPTIDAE Knemidokoptes mutans: so caros escavadores, com corpo de formato circular, patas curtas e grossas, hospedeiro avirio (Fig. 96), apdemas em forma de H. Tem como hospedeiros as galinhas, pombos, angolas, perus, faises, com localizao nas patas. A biologia semelhante ao S. scabiei (Fig. 96), proliferao epidrmica com aumento de crneo, formao de tecido alveolar com cmaras repletas de caros. Causam eriamento e descamao da pele; crostas brancoacinzentadas farinceas e aderentes, de evoluo lenta e pouco pruriginosa.

Figura 96 - Aspecto dorsal do acaro de aves Knemidokoptes . Ciclo do K. mutans K. gallinae

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 67 -

Hospedeiros: Galinceos, pombos, faises e gansos. Localizao na pele prximo base das penas, dorso, base da asa, ao redor do ventre e peito. Produz escavao nas hastes das penas, prurido dor e irritao intensos, aves arrancam as penas, pele nua, conservam-se grandes penas das asas e cauda, galos so mais susceptveis. K. pilae Hospedeiros: Periquito australiano, papagaio, cacatua. Localizao na base do bico, cabea, pescoo, parte interna das asas e pernas e nas patas. Tratamento para aves de criao comercial: tratar o lote com aplicao de acaricidas (p ou spray). Ex: piretride. Limpeza e pulverizao do avirio, puleiros e ninhos. Para aves domsticas ou ornamentais o tratamento individual, com remoo das crostas com leo mineral, aplicao de gotas de ivermectina a 1% sobre a leso, aplicao de ivermectina sistmica e limpeza de gaiolas e puleiros. PSOROPTIDAE Psoroptes sp: acaro no escavador possui peas bucais pontiagudas, formato oval; patas projetadas alm da margem corpo; patas com ventosas na extremidade (Fig. 97). Parasito de ovinos, bovinos e eqinos. De distribuio Mundial. Os sinais clnicos: pequenas vesculas com exsudato seroso; prurido, trechos de ls mais claras, perda da l em grandes reas e perda de peso.

Figura 97- P. equi: esquerda, vista ventral da fmea; direita, vista ventral do macho (FORTES). Imagem esquerda: exemplares de Psoroptes. cuniculli (imagens de AHID, 2008) Chorioptes bovis: tem como hospedeiros os ovinos, bovinos, caprinos e eqinos. caro no escavador, peas bucais pontiagudas, porm mais arredondadas, formato oval, patas com ventosas na extremidade em forma de taas (Fig. 98). Os sinais clnicos so pequenas vesculas com exsudato seroso, prurido, trechos de l (ovelhas) mais clara e em grandes reas. Veja o ciclo na Figura 99.

Figura 98- C. bovis: Vista ventral, A - da fmea, B- do macho. Tarso: A- de Chorioptes no penduculado; B de Psoroptes sp., tri segmentada. De Hirst (1922). Figura 99 - Ciclo biolgico do Chorioptes sp. Otodectes cyanotis: o acaro da sarna otodcica de ces e gatos, ocasionalmente fures e raposa vermelha. Corpo oval; Patas salientes e alongadas; Pedicelos no articulados (Fig. 100).
Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 68 -

Produz exsudato com cerume acastanhado, que se torna crostoso; Balano freqente da cabea; Arranhaduras nas orelhas (prurido); Massas ftidas no canal auditivo e pus (infeco).

Figura 100- O. cyanotis: esquerda vista dorsal do macho; direita, vista ventral da fmea. LISTROPHORIDAE Lynxacarus radovskyi: caro da pelagem de felinos. Encontra-se aderidos a parte externa da haste. So fortemente estriados, arqueado dorsalmente; achatado lateralmente; com escudo dorsal anterior distinto, em funo da placa de quitina no propodossoma; possui boca modificada. Determina prurido; urticria; descamao epitelial em forma de caspa; plos quebradios, secos e sem brilho; reas de alopecia. So caros transmitidos por contato e por fomites, altamente contagiosos; em pelagens claras destacam-se como pontos castanhos, proporcionando aspecto de sal e pimenta na pelagem, de forma irregular e descuidada (Ahid et al, 2005). SUBORDEM PROSTIGMATA (TROMBIDIFORME) Acarinos de corpo alongado; tegumento mole; quelceras em estiletes; palpos bem desenvolvidos. Os trombiformes que possuem um par de estigmas prximos ao gnatossoma. DEMODICIDAE: Corpo vermiforme, abdome alongado e estriado transversalmente; adultos com quatro pares de patas rudimentares (Fig. 101). Orifcio genital feminino ventral em fenda longitudinal, situado ao nvel da coxa IV; Orifcio genital masculino dorsal, localizado entre as coxas I e II. nico gnero descrito Demodex, com variedades que parasitam o homem e vrios mamferos. Localizao nos folculos pilosos e glndulas sebceas (Fig. 102). Ciclo: ovo larva hexapoda dois estdios ninfais octpodes adultos. O contgio discutido. Foi observado que ces sadios em contato com infestados no contraram a sarna. H quem discuta que seja induzido o contgio por queda de resistncia, mau alimentao, outras doenas que predispem a sarna demodcica. Banhos freqentes com sabonetes alcalinos. Os gatos so muitos resistentes. Nos sunos geralmente no grave.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 69 -

Figura 101 - A: D. ovis (ventral); B: capitulo do mesmo vista dorsal; C e D D. phylloides (hospedeiro suno), aspecto dorsal e ventral; E: D. cati, vista dorsal. Segundo Hirst (1919). Imagens: exemplar fmea e ninfa de D. canis (AHID, 2007). H trs momentos clnicos distintos nesse tipo de sarna: o primeiro onde ocorre depilaes e pequenas ppulas no cotovelo, no jarrete e ao redor dos olhos; o segundo, surge depois de alguns meses com o aumento das reas afetadas que se tornam vermelhas e inflamadas, acompanhadas de prurido. A pele torna-se rugosa e descamada. H tumefao e blefarite; o terceiro momento caracterizado pela generalizao dos sintomas e a forma pustular. Ocorre invaso bacteriana surgindo pstulas e grandes abscessos no abdome, na face interna das coxas e no focinho. O co exala odor repulsivo tpico (imagem abaixo).

Figura 102 - Esquema do habitat de demodicdeos (Demodex spp.) de importncia veterinria. Co com demodicose (imagem cedida por Kilder Dantas, 2007) A transmisso se dar pelo contato prolongado da me com a ninhada. Mais freqente nos de pelame curto (ex. Doberman), mas tambm de pelame longo (ex. Pastor). O tratamento tpico: preparo do animal - banho prvio c/ POB 2,5% e aplicar Amitraz (4mL/L gua), 14/14 dias. O Sistmico: Ivermectina; Milbemicina ou Moxidectina. Antibioticoterapia.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

- 70 -

CHAVE SIMPLIFICADA PARA IDENTIFICAO DOS GNEROS DE SARCOPTIFORMES (FORTES, 1997)


FAMLIA Sarcoptidae - Corpo globoso; - Rostro curto e largo; - Patas posteriores encaixadas total ou parcialmente no Notoedres idiossoma; Curtas e espessas; - Ventosas ambulacrrias com pedicelo simples e longo; - nus terminal com exceo do gnero Notoedres, no qual dorsal; - Macho sem ventosas copuladoras adanais; - Margem posterior do idiossoma do macho desprovido de lobos abdominais (lobos opistossomais) Psoroptidae - Corpo oval; - Rostro longo e cnico; - Patas posteriores, pelo menos as do terceiro par, salientes ao lado do idiossoma. Longas e espessas; Chorioptes - Ventosas ambulacrrias com pedicelo longo e triarticulado ou curto e simples; - nus terminal; - Macho com ventosas copuladoras adanais para receber os Otodectes rgos copuladores das fmeas (tubrculos); - Margem posterior do macho com lobos abdominais: lobos opistossomais em Psoroptes e Chorioptes, e pouco acentuado em Otodectes. Ventosas ambulacrrias em pedicelo curto e Machos 1, 2, 3, 4 simples; Fmeas 1, 2 Machos sem lobos opistossomais. Psoroptes Ventosas ambulacrrias em pedicelo longo Machos 1, 2, 3 e triarticulado; Fmeas 1, 2, 4 Machos com lobos opistossomais. Ventosas ambulacrrias em pedicelo curto e Machos 1, 2, 3. 4 simples; Fmeas 1, 2, 4 Machos com lobos opistossomais. Knemidokoptes CARACTERIZAO GNEROS Sarcoptes CARACTERIZAO Face dorsal com muitos espinhos. LOCALIZAO DAS VENTOSAS AMBULACRRIAS NAS PATAS Machos 1, 2, 4 Fmeas 1, 2 Face dorsal com poucos espinhos. nus Machos 1, 2, 4 dorsal. Fmeas 1, 2 Face dorsal sem espinhos. Machos 1, 2,3, 4 Fmeas ------

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

71

REFERENCIAS
1. AHID, SMM et al. 2005. Ocorrncia de Lynxacarus radovskyi (Tenrio, 1974) em gatos domsticos no municpio de Mossor-RN, NossoClnico, SP, 48: 56-60. 2. AHID, SMM; VASCONCELOS, PS; LOURENO-DE-OLIVEIRA, R 2000. Vector Competence of Culex quinquefasciatus Say from Different Regions of Brazil to Dirofilaria immitis. Mem Inst Oswaldo Cruz, RJ, 95(6): 769-775. 3. 4. CARRERA, M. 1991. Insetos de Interesse Mdico-veterinrio. UFPR. 228p. CORVOVS, CO. 1996. Carrapato: controle ou erradicao. 2. ed. Guaba: Agropecuria, 176p.

5. DARCI, L. 2003. Textos publicados - Laboratrio de Parasitologia Animal do Instituto Biolgico de So Paulo. 6. 7. FOREYT, WJ. 2005. Parasitologia Veterinria: manual de referncia. 5 ed. SP, ROCA, 240p FORTES, E. 1997. Parasitologia Veterinria. 3a ed. SP, Ed. cone, 153p.

8. GUIMARES, JH; PAPAVERO, N; PRADO, AP. 1983. As Miases na Regio Neotropical (Identificao, Biologia, Bibliografia). Rev. Bras. Zool. So Paulo, 1(4): 239-416p. 9. GUIMARAES et al. 2001. Ectoparasitas de Importncia Veterinria. S P, Pleide/FAPESP, 218p. 10. HOPLA, CELAD.; KEIRANS, JE.1994. Ectoparasites and Classification. Rev.Sci. Off. Int. Epiz.13 (4): 985-1017. 11. LIMA, PM.; AHID, SMM. 2004. Vetor natural da Dirofilaria immitis (Nematoda) em MossorRN, Revista Caatinga, 17 (2): 109-114. 12. 13. 14. 15. LARA, FM. 1992. Princpios de Entomologia. 3 ed., SP, cone, 331p. NEVES, DP. 2000. Parasitologia Humana. 3 ed., RJ, Atheneu. 501p. NELSON, W. et al. 1975. Host-ectoparasite Relationships. Journal Med. Entomol.,12: 143-166. PESSA S. B; MARTINS, A. 1982. Parasitologia Mdica. 10 ed. RJ, Guanabarakoogan, 872p.

16. REBLO, JMM. 2000. Bioecologia dos Triatomneos Vetores da Doena de Chagas. UFMA, SLMA, 84p. 17. REY, L. 2001. Parasitologia. 3.ed. RJ, Guanabarakoogan, 856p. 18. ROCHA, GS. 2003. caros causadores de sarna superficiais e profundas em ces (Canis familiaris) e gatos (Felis domestica) no municpio de Mossor RN, monografia de concluso do Curso de Medicina Veterinria da ESAM, 51p. 19. SIQUEIRA, TCGO; AMARANTE, AFT. 2002. Parasitologia Animal: Animais de Produo. SP, EPUB, 149p. 20. SLOSS, MW; ZAJAC, AM.; KEMP, RL. 1999. Parasitologia Clinica Veterinria. 6 ed., Manole. SP, 198p. 21. SUASSUNA ACD. 2007. Ectoparasitos em caprinos e ovinos na regio Semi-Arida do Rio Grande do Norte. Dissertao de mestrado. Mestrado de Cincias Animais da UFERSA.. 22. URQUAHART, GM; ARMOUR, J; DUCAN, JL et al. 1998. Parasitologia veterinria. 2. ed. RJ, Guanabarakoogan, 273p. 23. VALRIO, JR.; GUIMARAES, JH. 1983. Sobre a ocorrncia de uma nova praga, Haematobia irritans no Brasil. Rev. Bras. Zool. SP, 1(4): 417-418.

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

72

PRANCHAS
Prancha 1 Fig. 1: Morfologia interna de dptero. Fig. 2: Esquema do sistema circulatrio. Fig. 3: Sistema ganglionar. Fig. 4: Sistema respiratrio. Fig. 5: Cabea: destaque aos olhos simples e compostos. Fig. 6: Estruturas das peas bucais. Fig. 1 e 2: Co e gato com demodicose. Fig. 3 e 4: Aves com sarnas por Knemidokoptes mutans. Fig. 5: Argasdeo: Argas persicus. Fig. 6: Ixodidae: Amblyomma sp. Fig. 1: Pseudolynchia canariensis Fig. 2: Diptera Stomoxys calcitrans. Fig. 3 Estigma de larva de mosca varejeira Fig. 5: Nematocera (mosquito) fmea. Fig. 6: Brachycera (mutuca) fmea. Fig. 1: Demodex canis Fig. 2: Casal de Sarcoptes scabiei; Fig. 3: Ovos e Ninfas de S. scabiei; Fig. 4: Foco da abertura anal do Notoedres cati; Fig. 5: Adultos de Psoroptes sp em copula; Fig. 6: Lynxacarus radovskyi Fig. 1:Exemplar de Struthiolipeurus rheae. Fig. 2: larva L3 de C. hominivorax, demonstrando os troncos traqueais. Fig. 4: Colpocephalum turbinatum Fig. 5: Exemplar de Hemiptera Fig. 6: Alimentao e digesto em um dptero hematfago Fig. 1: Phthiraptera: Ischnocera: Damalinia caprae. Fig. 2: Linognathus stenopsis, de caprino. Fig. 3: Fmea de Ctenocephalides felis. Fig. 4: Lipeurus caponis. Fig. 5: Menacanthus stramineus. Fig. 6: Felicola subrostratus. Fig. 7: Macho de Pulex irritans. Chave pictrica para identificao de carrapatos.

Prancha 2

Prancha 3

Prancha 4

Prancha 5

Prancha 6

Prancha 7

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

73

PRANCHA 1

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

74

PRANCHA 2

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

75

PRANCHA 3

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

76

PRANCHA 4

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

77

PRANCHA 5

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

78

PRANCHA 6

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

79

PRANCHA 7
CHAVE PICTRICA PARA IDENTIFICAO DE CARRAPATOS

Ahid, S.M.M., 2009, Apostila Didtica em Entomologia Veterinria.

80

You might also like