You are on page 1of 2

CNCER DE BOCA

A sade um direito de todos e dever do Estado. Em caso de dificuldade para marcao de consultas e exames em seu municpio, procure a Secretaria Municipal de Sade ou o Conselho Municipal de Sade para orientaes e providncias.

www.inca.gov.br

n 438

boca 2010.indd 1

Design Grfico: g-des

Converse com seu mdico ou dentista e informe-se sobre o exame clnico da boca.

Diagramao: Comunicao Social - INCA / 2010

18/02/2010 14:14:15

O que o cncer de boca? Como posso perceber um cncer de boca?

So tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lbios, lngua, cu da boca, gengiva, amgdala e glndulas salivares. O cncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lbio que no cicatrizam, caroos, inchaes, reas de dormncia, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que no melhora e manchas esbranquiadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lbio. Nas fases mais evoludas, o cncer da boca provoca mau hlito, dificuldade em falar e engolir, caroo no pescoo e perda de peso. O fumo e o lcool so os principais fatores de risco para o desenvolvimento do cncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcolicas excessivamente tm maior risco de desenvolver o cncer da boca. O risco aumenta quanto maior for o nmero de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Existem outros fatores de risco?

Sim, como a falta de higiene bucal e a alimentao pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposio excessiva ao sol tambm aumenta o risco de desenvolvimento do cncer do lbio.

O autoexame previne a doena?

possvel descobrir o cncer de boca no incio?

O que pode levar a pessoa ter cncer de boca?

Sim. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de sade pode diagnosticar leses no incio, antes de se transformarem em cncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de sade (dentista ou mdico) pelo menos uma vez ao ano. Profissionais de sade treinados dos Centros de Especialidades Odontolgicas, CEO, e de postos ou centros de sade podem realizar o exame.

O auto-exame da boca uma tcnica simples que a prpria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possveis anormalidades, como mudanas na aparncia dos lbios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroos, feridas, e inchaes. Entretanto, esse exame no substitui o exame clnico realizado por profissional de sade treinado. Para a realizao do auto-exame so necessrios um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que no encontre nenhuma alterao, importante a consulta regular ao dentista para o exame clnico da boca.

Onde pode ser realizado o exame da boca?

Como diminuir o risco de cncer de boca?

Evite ou reduza o consumo de fumo e de lcool; Mantenha uma boa higiene bucal; Faa uma alimentao rica em frutas, verduras e legumes; Visite o dentista regularmente.

Disque Sade: 0800-611997


boca 2010.indd 2 18/02/2010 14:14:15

You might also like