You are on page 1of 13

FRASES DE LIVROS

A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafn (maio/2009)


Cada vez que um livro troca de mos, cada vez que algum passa os olhos por suas pginas, seu esprito cresce e a pessoa se fortalece. (p. 9) Na loja, ns os vendemos e compramos, mas na verdade os livros no tm dono. (p. 9) ...poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu corao. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trs, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palcio em nossa memria ao qual mais cedo ou mais tarde no importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueamos iremos retornar. (p.10/11) Um segredo vale o quanto valem aqueles dos quais temos de guard-lo. (p. 14) Se algum dia tiver uma filha, felicidade que no desejo a ningum, porque a lei da vida que mais cedo ou mais tarde ela vai partir seu corao, enfim, se algum dia o senhor tiver uma filha, sem perceber vai comear a dividir os homens em duas categorias: os que o senhor suspeita que dormem com ela e os que no. Quem negar isso estar mentindo. (p. 54) Presentes so dados pelo prazer de quem presenteia, no pelo mrito de quem recebe. (p. 58). O que acontece que o homem, voltando a Freud e usando uma metfora, como uma lmpada: esquenta num instante e em seguida esfria num instante. A fmea, porm, e isso cincia pura, esquenta como um ferro de passar, entende? Pouco a pouco, a fogo lento, como a boa escudella. Mas depois, quando acumula calor, no h quem a detenha. (p. 97) A espera aumenta o desejo. Tem uns bobalhes por a que acham que, se pem a mo na bunda de uma mulher e ela no reclama, j est no papo. Aprendizes. O corao da mulher um labirinto de sutilezas que desafia a mente grosseira do homem trapaceiro. Para realmente possuir uma mulher, preciso pensar como ela, e a primeira coisa a fazer ganhar sua alma. ...mostre-me um mulherengo e eu lhe mostro um homossexual disfarado. (p. 98) O mal pressupe uma determinao moral, inteno e certa inteligncia. O imbecil ou selvagem no pra para pensar ou raciocinar. Age por instinto, como besta de estbulo, convencido de que est fazendo o bem, de que sempre tem razo e orgulhoso de sair fodendo, desculpe, tudo aquilo que lhe parece diferente dele prprio, seja em relao cor,

credo, idioma, nacionalidade ou, (...) pelos hbitos que tem nos momentos de cio. O que faz falta no mundo mais gente ruim de verdade e menos espertalhes limtrofes. (p. 112/113) Estou falando de barbrie. Ela vai embora e a gente pensa que est a salvo, mas ela volta sempre, sempre... e nos afoga. (...) Eu lhe garanto que Darwin era um sonhador. Nada de evoluo nem de criana morta. Para cada um que raciocina, tenho que lidar com nove orangotangos. (p. 113) ...ns existimos enquanto algum se lembra de ns. (p. 124) Algum disse uma vez que na hora em que se pra para pensar se gosta de algum, j se deixou de gostar da pessoa para sempre. (p. 127) ...mas s vezes a gente se sente mais livre para falar com um estranho do que com as pessoas que conhecemos. Por que ser? (...) Provavelmente porque um estranho nos v como somos, no como deseja achar que somos. (p. 127) ...como quem escapa pelas pginas de um romance porque aqueles que precisa amar so apenas sombras que moram na alma de um estranho. (p. 129) As mulheres, (...) so mais inteligentes do que ns, ou, pelo menos mais sinceras consigo mesmas sobre o que querem ou no. Mas dizer isso para ns ou para o mundo so outros quinhentos. (p. 137) H poucas razes para se dizer a verdade, mas para mentir o nmero infinito. (p.141) O dinheiro como qualquer outro vrus: uma vez que apodrece a alma de quem o hospeda, parte em busca de carne fresca. (p.143) O modo mais eficaz de tornar os pobres inofensivos ensin-los a querer imitar os ricos. Esse o veneno com que o capitalismo cega... (p. 143) Os livros so espelhos: neles s se v o que possumos dentro (p. 150) ... a vida deve saber de alguma coisa que ns prprios no sabemos. (p. 158) O destino costuma estar na curva de uma esquina. Como se fosse uma lingia, uma puta ou um vendedor de loteria: as trs encarnaes mais comuns. Mas uma coisa que ele no faz visitas em domiclio. preciso ir atrs dele. (p.162) Acho que nada acontece por acaso, sabe? Que no fundo as coisas tm seu plano secreto, embora ns no entendamos. (...) Tudo faz parte de alguma coisa que no podemos entender, mas que nos fascina. (p. 172) ... quem ama de verdade ama em silncio, com fatos, e no com palavras. (p. 188)

Quando todo mundo se empenha em pintar algum como um monstro, das duas uma: ou ele era um santo, ou as pessoas no esto bem informadas. (p. 211) A vida j tem carrascos suficientes para darmos uma de Torquemada com ns mesmos. (p. 228) ... a relao paterno-filial est baseada em milhares de mentiras bondosas. Os Reis Magos, a fadinha do dente, dizer a verdade etc. (p. 231) Os mortos nunca vo ao seu prprio enterro. (p. 251) curioso como julgamos os demais e no percebemos o quo miservel nosso desprezo at eles nos faltarem, at serem tirados de ns. So tirados de ns porque nunca foram nossos... (p. 252) s vezes ns pensamos que as pessoas so como dcimos de loteria: que esto a para concretizar nossas absurdas iluses. (p. 252) No existem segundas oportunidades, exceto para o remorso. (p. 256) O difcil no simplesmente ganhar dinheiro (...) Difcil ganh-lo fazendo algo que valha a pena dedicar a vida. (p. 263) Vocs, mulheres, escutam mais o corao e menos as bobagens (...) Por isso vivem mais. (p. 299) As lembranas so piores do que as balas. (p. 300) Deus nos d a vida, mas o zelador do mundo o demnio... (p. 300) ...nada provoca mais medo do que um heri que sobrevive para contar, para contar o que todos os que caram ao seu lado jamais podero contar. (p. 301) Quanto mais vazio est, mais rpido o tempo passa. As vidas sem significado passam ao largo como trens que no param na estao. (p. 302) ...acasos so as cicatrizes do destino. (p. 308) As pessoas esto dispostas a acreditar em qualquer coisa antes de acreditar na verdade. (p. 308) ... um relato era uma carta que o autor escreve a si mesmo para se contar coisas que, de outro modo, no poderia descobrir. (p. 311)

O Morro das Iluses Zibia M. Gasparetto (pelo esprito Lucius) (maio/2009)


Creio em Deus, (...) mas, por isso mesmo, recuso-me a admitir que ele se manifesta atravs de rituais e rezas de frases feitas. Recuso-me a crer que os homens que se dizem cristos o sejam realmente, pois a cada passo tomo conhecimento de novos crimes, de novas maldades, de calnias e de vergonhosas atitudes. Como acreditar na religiosidade humana? Ela no passa de utopia, de uma mscara com que os homens encobrem sua superstio, seu medo frente ao mistrio incomensurvel da morte! (p. 40) As confisses humanas dificilmente so completas e ainda que assim fosse, quem nos garante que valham alguma coisa? (...) No ser a confisso e a absolvio apenas um estmulo reincidncia uma vez que garante o perdo das faltas e o cu para o pecador? (p. 40) Aceitar uma doutrina de olhos fechados apenas porque outrem no-la indicou, seria uma ofensa nossa prpria inteligncia. (p. 42) O arrependimento um sentimento doloroso de desencanto. A verdadeira felicidade consiste em vencermos as lutas interiores. (p. 48) O silncio sempre fala. Ele pode ser opressivo, ofensivo, compreensivo, amigo confortante, piedoso, malvolo ou odioso. O silncio acusa, mente, perdoa, consola, conforme o momento e as criaturas. (p. 55) difcil fazermos companhia a outra criatura de maneira feliz. Existem pessoas que se julgam na obrigao de manter uma palestra, pensando assim serem amveis, outras ouvem com o mesmo fim, mas, o bom companheiro aquele que no tolhe com sua presena a liberdade de seu interlocutor. Fala o necessrio, ouve o necessrio e conhece o momento psicolgico do silncio. (p. 55) O perdo era barato (...) mas o esquecimento muito caro. (p. 62) A solido nossa melhor amiga. nela que costumamos nos aprofundar na compreenso de ns mesmos, atravs dela que restabelecemos o equilbrio do nosso esprito para podermos agir sempre com serenidade. (p. 79) Quando nos evadimos voluntariamente da realidade porque ela nos penosa, criamos a necessidade constante de um mundo ilusrio, palpitante, atordoante, que absorva os pensamentos, mas aos poucos esse viver nos esgota, o cansao nos atormenta e nos tornamos trpegos escravos: fugitivos de ns mesmos. Quando camos por fim sem foras, verificaremos que os velhos problemas ainda permanecem. (p. 79) O sofrimento ensina mais do que muitos sermes bem mastigados, porque egostas e desconfiados que somos, sabemos somente crer e sentir aquilo que nos atinge. (p. 81)

O esquecimento no absoluto. apenas temporrio e mesmo existe em razo quase que direta do prprio desejo de cada um. Sendo o homem um constante fugitivo de si mesmo, no gosta de ver-se tal qual . Sua vaidade no lhe permite errar para aprender. Quando comete um deslize, mesmo insignificante, faz o que pode para esquecer. O pensamento fora criadora que age e materializa aquilo que se acredita. Ningum gosta de lembrar-se de coisas desagradveis. Logo elas se apagam da memria e com elas todas as outras. At que a vida as traga de volta para nova aprendizagem. (p. 141) As pessoas quando nos procuram para ouvir de ns um conselho, o fazem instintivamente com o desejo de encontrar em ns um apoio sua prpria forma de pensar, que justifique ainda mais aquilo que desejam realizar, contrrio prudncia. Quando, porm, nosso conselho refora ainda mais os reclamos de sua prpria conscincia, instintivamente, sentindo que estamos com a razo, vem em ns um inimigo dos seus desejos e sem poder repartir conosco a responsabilidade dos seus atos irrefletidos, voltamnos as costas. (p. 155/156) O que quer dizer milagre? O milagre apenas a extenso da nossa ignorncia. Um acontecimento cuja causa ignoramos e no podemos explicar se nos afigura sobrenatural. Entretanto, o fato de ignorarmos no significa que as causas naturais no existam! (p. 163) O maior engano em que se debate a humanidade atualmente o do separitivismo. Acreditam sinceramente que as diversas atividades, as diversas correntes de pensamento, obedecem a um fim determinado cujas conseqncias podem conduzir seus seguidores ao extremismo do cu ou do inferno, do nada ou do purgatrio. Assim, uns defendem teses materialistas, outros fanatizam-se pela religio, outros ainda permanecem acreditando na primeira e ao mesmo tempo temendo a segunda. A cincia, evoluindo a cada dia, olhada com desconfiana pelos religiosos que a julgam inimiga. Entretanto, o ambiente heterogneo do mundo em que vivemos no passa de um todo em busca de uma nica finalidade: evoluo. (p. 164) Se analisarmos bem, encontraremos estmulo para estudarmos ainda mais, frente lei da reencarnao, tendo-se em conta que o que nosso esprito aprende, seguir com ele aps a morte e embora no se recorde do passado quando nascer novamente na terra, esses conhecimentos adquiridos anteriormente ser-lhe-o muito teis. Da certa facilidade inata de certas criaturas para compreenderem diversos assuntos. Que o gnio seno um acumulado de experincias de vidas passadas em determinado setor? (p. 170) Interessante notar como o antagonismo e a m vontade criam barreiras entre as pessoas. Muitas vivem em comum, indiferentes, desperdiando momentos felizes de alegria e paz que juntas poderiam desfrutar. (p. 178) Ajudar muito difcil. Muitas vezes pensamos faz-lo e s conseguimos realmente prejudicar. Sabes por qu? Eu explico: porque estamos somente nos utilizando das circunstncias para conduzirmos a criatura onde nos convm e onde tiraremos melhor proveito alm de nos colocarmos em situao moral superior. (p. 221)

Por mais que as classes se nivelem, sempre haver ricos e pobres, dirigentes e dirigidos. No ver essa verdade atirar-se de olhos fechados no abismo. (p. 236) O que verdadeiro no se anula pela experincia, mas se afirma sempre mais. (p. 260)

Por que os homens mentem e as mulheres choram? Allan & Brbara Pease (junho/2009)
O homem moderno pode chegar sem dificuldades a um bar distante, porm incapaz de encontrar as coisas na geladeira ou no armrio. (p.19) As mulheres mentem para fazer com que os outros se sintam melhor, e os homens, para se exibir ou evitar discusses. (p. 21) Um arquelogo estava fazendo uma escavao na rocha quando se deparou com uma lmpada antiga e empoeirada. Ao esfreg-la, surgiu um gnio, que exclamou: - Voc me libertou! Vou lhe conceder um desejo. - Quero uma ponte com uma auto-estrada ligando a Inglaterra Frana! respondeu o arquelogo depois de pensar um pouco. O gnio fez cara de quem no gostou. - Olhe, eu acabei de sair da lmpada e estou exausto. Voc tem idia de qual a distncia entre a Inglaterra e a Frana? Isso impossvel de construir! Pea outra coisa. - Eu queria saber como me comunicar com as mulheres pediu ento o homem. O gnio empalideceu. - Pista nica ou mo dupla? (p. 32) Todo homem detesta ouvir : Precisamos discutir a relao. Essas quatro palavras deixariam at o Super-Homem com medo. (p. 41) Os homens odeiam crticas por isso que gostam de se casar com virgens. (p.70) Homens estressados bebem e invadem pases. Mulheres estressadas comem chocolate e invadem shoppings. (p. 72) Para o homem, o paraso um lugar onde h trs controles remotos. (p. 75) DIVERSO s. MULHER= Um bom filme, show, livro ou uma pea de teatro. HOMEM = Qualquer coisa que possa ser feita enquanto se bebe. FAZER AMOR. s. MULHER= A maior expresso de intimidade que um casal pode alcanar. HOMEM= Aquilo que a mulher faz enquanto ele trepa com ela. (p. 80) O que TPM? Tendncia para matar (p. 82) A andropausa bem mais divertida do que a menopausa. A mulher na menopausa engorda e tem ondas de calor. O homem na andropausa sai com garotinhas e dirige motos. (p.85) As mulheres acham o computador parecido com o homem porque: 1. Para conseguir sua ateno preciso lig-lo. 2. Tem muitas informaes e mesmo assim no sabe o que fazer. 3. Devia ajudar a resolver problemas, porm na metade das vezes ele o problema. 4. Assim que voc escolhe um, percebe que, se estivesse esperado mais um pouco, podia ter encontrado outro melhor.

Os homens acham que o computador se parece com a mulher porque: 1. S Deus para entender sua lgica interna. 2. A linguagem que utiliza para se comunicar com outros computadores incompreensvel. 3. At os erros mais bobos que voc comete ficam armazenados numa memria que pode ser acessada a qualquer momento. 4. Assim que voc se compromete, se descobre gastando metade do seu salrio em acessrios para ele. (p.104) O sexo preo que as mulheres pagam pelo casamento. O casamento o preo que os homens pagam pelo sexo. (p. 106)

REVISTA Super Interessante Deus: o que existe acima de ns? Ed. Maro de 2009 (junho/2009)
Acaso talvez seja o pseudnimo usado por Deus quando Ele no quer assinar suas obras. Thophile Gautier (p.64) Para os crentes, Deus est no princpio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexo. Max Planck (p. 65) Deus um comediante atuando diante de uma platia assustada demais para rir. Voltaire (p.65) Aprendi que deveramos ser gratos a Deus por no nos dar tudo que Lhe pedimos. William Shakespeare (p.65) O homem, em seu orgulho, criou Deus sua imagem e semelhana. Friedrich Nietzsche (p.65)

Os 7 minutos Irving Wallace (junho/2009)


A Sra. Digby me disse que, quando morava em Londres com sua irm, a Sra. Brooke, de vez em quando elas eram honradas pelas visitas do Dr. Johnson. Ele foi visit-las um dia logo depois da publicao de seu dicionrio imortal. Na ocasio, as duas damas fizeram os elogios devidos. Dentre outros tpicos elogiados as duas louvaram muito a omisso de todas as palavras feias. Ora, minhas caras! Ento vocs estiveram procurando por elas? perguntou o moralista. (R. D. Best, Personal and Literary Memorials, Londres, 1829) H mais gente lendo livros do que nunca, graas televiso (...) No h nada como a experincia de um bom livro... (p.14) ... eu aprendi que os benfeitores no iro fazer o bem se tiverem de lutar contra uma das fontes do dinheiro que recebem. (p. 53) Voc se deu bem quando j ganhou o dinheiro do foda-se. isso a. Quando voc tem dinheiro suficiente para dizer foda-se, seu babaca para qualquer sacana da terra. Ento, e s ento, voc dono de si mesmo. (p. 54) ... os livros policiais so populares, e todo mundo se fascina com eles, porque o assassinato o nico crime irrevogvel. O assassinato definitivo. Voc pode conseguir de volta as jias, mas nunca uma vida humana. (p.76- ditado hollywoodiano) Se um homem no mantm o mesmo passo dos companheiros, talvez seja porque ele ouviu um tambor diferente. (p. 98 Thoureau) Se voc cutucar qualquer santo o bastante, vai encostar no interesse pessoal. (p.109) L em cima, em algum lugar, era onde nasciam todos os pedaos de conscincia. Sua jornada para baixo at esse hbitat dos homens os tornava frgeis, e a armadura protetora que assumiam era to fraca e frgil na carne, e eles eram to suscetveis extino, que era um milagre qualquer pedacinho de conscincia humana sobreviver na terra. (p. 129) Uma sociedade que recatadamente cobria as pernas dos pianos aprenderia com Freud que a inocncia da infncia e a pureza das mulheres, duas de suas iluses prediletas, eram puro mito. Esse conceito foi to chocante quanto a agresso de Darwin ao Jardim do den. (p.130 H. R. Hays)

Um livro deve ficar de p por si mesmo, independentemente dos motivos pelos quais foi
escrito ou das intenes ao vend-lo. (p.147) A maioria dos homens, aqueles mesmos que levam vidas de desespero silencioso, recebe o reconhecimento apenas duas vezes na vida, com a notcia de nascimento e o obiturio, e nenhum dos dois eles podem ler. (p. 166) Os sbios, os idosos, que afirmam ter a resposta para o que certo e o que errado, e chamam isso de bom senso. E o que bom senso? Um conglomerado de folclore, fbulas

e preconceitos repassados pelos seus pais e avs, e um punhado de experincias, observaes e pensamentos limitados e semidigeridos. (p.173) A maioria dos livros verdadeiramente grandes se tornaram grandes porque um dia desafiaram ou ultrapassaram a frmula, as banalidades, a tradio da comunidade. Eram livros que ousavam dizer alguma coisa nova, ou dizer de um novo mundo. (p.174) A seleo (...) comea com uma suposio a favor da liberdade de pensamento; a censura, com uma suposio a favor do controle de pensamento. (p.174) Talvez com o tempo o que chamado de Idade das Trevas acabe incluindo a nossa. (p. 184 Georg Lichtenberg) Ah, cus, que quantidade de virtudes voc me faz odiar. (p. 247 Corneille) Segundo alguns psicanalistas, as carreiras que os homens escolhiam eram guiadas por desejos sombrios e escondidos. O cirurgio que curava em pblico era subconscientemente o sdico buscando uma vlvula de escape com o bisturi. A dedicada assistente social, a mulher caridosa e a santa da igreja estavam subconscientemente compensando seus sentimentos neurticos de inferioridade ganhando a dependncia dos outros, e assim obtendo sentimentos de superioridade. O prprio analista, como um sbio ouvindo o paciente no sof, em algum recesso de seu prprio ego era um voyeur, e nada mais. (p. 278/279) ... a integridade elogiada, e passa fome. (p.295) A honra, sem dinheiro, no passa de uma doena. (p. 386 Jean-Baptiste Racine) Talvez os sbrios sejam os bbados do mundo, e vive-versa. (p. 459) ... uma vez um editor francs escreveu que a coisa mais interessante sobre o erotismo no era as mais de 32 posies do coito, e sim o que acontece dentro da cabea das pessoas, o modo como os amantes reagem um ao outro. (p. 523) Frias sexuais num mundo vazio enquanto as pessoas usam umas s outras como suportes ou vasos annimos, desprovidos de amor e de dio, pensamento e sentimento, reduzidas a sensaes nuas de dor e prazer, existindo apenas em (e para) cpulas incessantes sem receio, conflito ou relacionamento. (p. 559/560 Ernest van der Haag) O ato sexual padronizado para uso literrio comea com uma conversa breve, move-se para um sof ou uma cama, faz com que um homem dispa uma mulher ou a mulher se dispa, d ateno a algum detalhe fsico do corpo dela e depois se dedica cpula numa velocidade militar. Na maioria dos casos, o empreendimento bem-sucedido, apesar da falta de preliminares, como as obras da teoria consideram imperativo; na maioria dos casos nenhum pensamento dirigido s conseqncias, e na maioria dos casos no h repetio do ato, nem mesmo qualquer tipo de concluso artstica, a no ser que o orgasmo em si e um esboo da recolocao das roupas seja visto como tal... o moderno ato sexual impresso

apenas uma fbula, um instrumento para corrigir esta ou aquela deficincia de nossa criao e cultura. (p. 560 Jacques Barzum) ... a paisagem do mundo consiste em dois imensos morros nevados e brancos.... l em baixo, a cena se estreita e muda de perspectiva. direita e esquerda apenas duas encostas lisas e cobertas de neve. Entre elas, no ponto de juno, h uma floresta escura essa floresta escura algumas vezes ela chamada de bosque tem forma triangular. Tambm se parece com uma cobertura de cedros, e no meio existe um precipcio escuro e romntico. Nesse precipcio abundam as maravilhas da natureza... este o centro da terra e o lar do homem. A natureza da pornotopia a imensa forma feminina deitada... quanto ao homem neste cenrio, ele realmente no faz parte da natureza. Em primeiro lugar, na realidade ele no um homem. Ele um enorme pnis ereto, ao qual, por acaso, est ligada uma figura humana. (p. 560 Steven Marcus) Quase como matar um homem matar um livro; quem mata um homem mata uma criatura racional, Imagem de Deus; mas quem destri um bom livro mata a prpria razo, mata a Imagem de Deus. (p. 623 John Milton) As palavras que tanto chocam a princpio no chocam nem um pouco depois de algum tempo. Ser porque a mente se deprava com o hbito? Nem um pouco. que as palavras meramente chocam o olho, nunca chocam a mente. As pessoas sem mente podem continuar chocadas, mas elas no importam. As pessoas com mente percebem que no esto chocadas, e que nunca estiveram de fato: e experimentam um sentimento de alvio. E esse o ponto. Hoje em dia, como seres humanos, ns evolumos e nos aculturamos muito alm dos tabus inerentes nossa cultura. (p. 641 D. H. Lawrence) Um dia voc um heri, e no outro um mendigo, ento, que diabo! (p. 645) Os livros proporcionam um veculo para a transmisso de pensamento que no tem similar em qualquer outra forma de expresso... outras formas de expresso podem ser igualmente boas ou melhores para divertir, empolgar ou provocar reao emocional. Mas a palavra impressa continua sendo o meio mais importante para a comunicao entre duas mentes, sobre a qual se baseia nossa civilizao. (p. 653 Associao dos Escritores da Amrica) ... no fim, no a arte que deve ser mudada ou melhorada, e sim as pessoas. Tratava-se sempre das pessoas. Ter pessoas educadas era ter ar, ar puro. (p. 653)

You might also like