You are on page 1of 4

cidos Nuclicos Conceitos Gerais So as molculas com a funo de armazenamento e expresso da informao gentica.

Existem basicamente 2 tipos de cidos nuclicos: O cido Desoxirribonuclico - DNA O cido Ribonuclico - RNA Os cidos nuclicos so macromolculas formadas pela ligao tipo fosfodister entre 5 nucleotdeos diferentes, suas unidades fundamentais. Os Nucleotdeos So as unidades fundamentais dos cidos nuclicos Ligam-se uns aos outros atravs de ligaes fosfodister, formando cadeias muito longas com milhes de resduos de comprimento Alm de participarem da estrutura dos cidos nuclicos, os nucleotdeos atuam tambm como componentes na estrutura de coenzimas importantes no metabolismo oxidativo da clula, e como forma de energia qumica ATP, por exemplo. Atuam ainda como ativadores e inibidores importantes em vrias vias do metabolismo intermedirio da clula Estrutura dos Nucleotdeos Os nucleotdeos so molculas formadas por: Uma pentose Uma base nitrogenada Um ou mais radicais fosfato As Bases Nitrogenadas Pertencem a 2 famlias e compostos, e so 5 no total: Bases Pricas, ou Purinas: Adenina e Guanina Bases Pirimdicas, ou Pirimidinas: Citosina, Timina Uracila Tanto o DNA como o RNA possuem as mesmas bases pricas, e a citosina como base pirimdica. A timina existe apenas no DNA, e no RNA, substituda pela uracila - que possui um grupo metil a menos. Em alguns tipos de DNA virais e no RNA de transferncia podem aparecer bases incomuns As Pentoses A adio de uma pentose a uma base nitrogenada produz um nucleosdeo Os nucleosdeos de A, C, G, T e U so denominados, respectivamente, Adenosina, Citosina, Guanosina, Timidina e Uridina. Se o acar em questo a RIBOSE, temos um ribonucleosdeo, caracterstico do RNA Se o acar a desoxirribose - 1 hidroxila a menos em C2 - temos um desoxirribonucleosdeo, caracterstico do DNA. A ligao com a base nitrogenada ocorre sempre atravs da hidroxila do carbono anomrico da pentose. O Fosfato A adio de um ou mais radicais fosfato pentose, atravs de ligao tipo ster com a hidroxila do carbono 5 da mesma, d origem aos Nucleotdeos. Os grupos fosfato so responsveis pelas cargas negativas dos nucleotdeos e dos cidos nuclicos. A adio do segundo ou terceiro grupo fosfato ocorre em seqncia, dando origem aos nucleotdeos di e trifosfatados O DNA Est presente no ncleo das clulas eucariticas, nas mitocndrias e nos cloroplastos, e no citosol das clulas procariticas. Nas clulas germinativas e no ovo fertilizado, dirige todo o desenvolvimento do organismo, a partir da informao contida em sua estrutura. duplicado cada vez que a clula somtica se divide

Estrutura do DNA

O DNA um polidesoxirribonucleotdeo formado por milhares de nucleotdeos ligados entre si atravs de ligaes 3, 5-fosfodister. Sua molcula formada por uma fita dupla antiparalela, enrolada sobre si mesma formando uma dupla hlice A Ligao Fosfodister Ocorre entre o fosfato do carbono 5 da pentose de um nucleotdeo e a hidroxila do carbono 3 da pentose do nucleotdeo seguinte. A cadeia resultante bastante polar, e possui: Uma extremidade 5 --> Fosfato de carbono 5 da pentose livre Uma extremidade 3 --> Hidroxila de carbono 3 da pentose livre Por conveno, as bases de uma seqncia so sempre descritas da extremidade 5 para a extremidade 3 As ligaes fosfodister podem ser quebradas enzimaticamente por enzimas chamadas NUCLEASES, que se dividem em: Endonucleases --> Quebram ligaes no meio da molcula; Exonucleases --> Quebram ligaes nas extremidades da molcula

A Dupla Hlice Na dupla hlice do DNA, descrita pela primeira vez por Watson e Crick, as cadeias da molcula se dobram em torno de um eixo comum e de modo antiparalelo - a extremidade 5 de uma cadeia pareado com a extremidade 3 da outra cadeia. No tipo mais comum de hlice - "B" - o esqueleto hidroflico de fosfatos e pentoses fica na parte externa, enquanto que as bases hidrofbicas, fixadas este esqueleto, ficam no lado de dentro da estrutura. A estrutura lembra uma "escada em caracol"

H um PAREAMENTO DE BASES entre as fitas da molcula do DNA. Assim, temos sempre pareadas: Adenina com Timina --> A-T Citosina com Guanina --> C-G

As bases se mantm pareadas por pontes de hidrognio, 2 entre "A" e "T" e 3 entre "C" e "G".

As fitas do DNA podem ser separadas sob certas condies experimentais, sem rompimento das ligaes fosfodister, e a dupla hlice pode ser desnaturada em um processo controlado e dependente de temperatura. Existem 3 formas estruturais de DNA: A forma "B" --> descrita por Watson e Crick em 1953 e j citada acima, a forma mais comum; a hlice voltada para a direita e com 10 resduos por volta, com planos de bases perpendiculares ao eixo helical. A forma "A" --> Obtida pela desidratao moderada da forma "B", tambm voltada para a direita, mas possui 11 resduos por volta e as bases esto em um ngulo de 20 graus em relao ao eixo helical. A forma "Z" --> A hlice nesta forma voltada para a esquerda e contm cerca de 12 resduos por volta. A transio entre as formas de DNA pode desempenhar um papel importante na regulao da expresso gentica.

O RNA Atua como uma espcie de "cpia de trabalho", criada a partir do molde de DNA e utilizada na expresso da informao gentica. A sntese de uma molcula de RNA a partir de um molde de DNA chama-se "TRANSCRIO" Nesta transcrio, modificaes podem ocorrer sobre a molcula de RNA transcrita, convertendo-a de uma cpia fiel em uma cpia funcional do DNA. Estrutura do RNA Em relao ao DNA, 4 diferenas so importantes: O RNA possui uracila no lugar da timina na seqncia de bases. A pentose do RNA a ribose O RNA formado por uma fita nica, com eventual pareamento de bases intracadeia. A molcula do RNA muito menor que a do DNA. Existem 3 tipos de RNA, cada um com caractersticas estruturais e funcionais prprias: RNA Ribossmico Ou RNAr; encontrado, em associao com vrias protenas diferentes, na estrutura dos ribossomos, as organelas responsveis pela sntese protica. Corresponde a at 80% do total de RNA da clula RNA de Transferncia Ou RNA Transportador, ou ainda RNAt; a menor molcula dos 3 tipos de RNA; Est ligado de forma especfica a cada um dos 20 aminocidos encontrados nas protenas. Corresponde a 15% do RNA total da clula. Fazem extenso pareamento de bases intracadeia, e atua no posicionamento dos aminocidos na seqncia prevista pelo cdigo gentico, no momento da sntese protica.

RNA Mensageiro Corresponde a apenas 5% do total de RNA da clula. Atua transportando a informao gentica do ncleo da clula eucaritica ao citosol, onde ocorrer a biossntese protica. utilizado como molde nesta biossntese.

Organizao do Material Gentico Eucaritico O DNA total de uma clula mede em mdia 1 metro de comprimento!! Para que volume to grande de material gentico caiba dentro do ncleo da clula, o DNA interage com um grande nmero de protenas. Estas protenas exercem funes importantes na organizao e mobilizao deste material gentico

As Histonas As histonas so pequenas protenas bsicas, ricas em lisina e arginina, e carregadas positivamente em pH fisiolgico, s quais se associa a molcula do DNA. Suas cargas positivas, em associao com o ction Mg++, facilitam esta ligao com o esqueleto negativo do DNA e estabilizam o conjunto. Existem 5 classes de histonas: H1, H2, H2B, H3 e H4.

Os Nucleossomos So considerados as unidades estruturais dos cromossomos. So formados por 8 molculas de histonas: 2 H2, 2 H2B, 2 H3 e 2 H4, formando um octmero regular sobre o qual se enrola a fita dupla do DNA, a quase 2 voltas por nucleossomo. Os nucleossomos so ligados entre si por segmentos de DNA "ligante" de aproximadamente 50 nucleotdeos de comprimento, formando os polinucleossomos, ou nucleofilamentos. Aps vrios nveis de organizao espacial, ancorados por vrios tipos de protenas, chegamos estrutura final dos cromossomos. A histona H1 no participa da estrutura dos nucleossomos, mas sim liga-se ao DNA "ligante" e participa do processo de compactao das estruturas.

You might also like