You are on page 1of 20

Nomes: Gilara de Andrade Letcia Rangel Turma: Md.

IV vespertino Professora: Kthia Matria: SMS

Histrico

Com evoluo da agricultura, houve a possibilidade de se alimentar um nmero maior de pessoas, comearam a surgir, assim, os primeiros aglomerados urbanos permanentes.

Histrico

Lentamente as civilizaes, imprios e, posteriormente, pases passaram a depender de suas reas agrcolas e, principalmente, de sua produtividade, a qual se encontra diretamente relacionada oferta de Nitrognio (N).Comeando a trajetria do meio ambiente.

Nitrognio

Toda vida depende Houve uma grande de nitrognio; ele o mudana de paradigma elemento essencial a com a descoberta do partir do qual a nitrognio sinttico, no natureza monta apenas para o sistema aminocidos, de produo de alimentos, mas tambm protenas e cido para a maneira como a nuclico; a vida se desenvolve na informao gentica Terra. que organiza perpetua a vida est inscrita no nitrognio. nitrognio

Ecologia: do grego OIKOS que significa casa, habitao + logos que significa tratados, estudo. Assim, pela etimologia da palavra, Ecologia significa estudo da casa. O termo ecologia foi proposto pelo o zologo alemo Reiter em 1855. Definio: segundo Ernst Haeckel( 1866), o conhecimento da soma das relaes dos organismos com o mundo a seu redor, incluindo todas as condies orgnicas e inorgnicas da existncia.

Podemos afirmar que a Ecologia existe porque os eclogos defendem a tese de que a natureza ordenada e no catica.

O uso de agrotxicos tem causado o debate sobre sustentabilidade econmica e ambiental, ou seja, questionamentos sobre a converso do cultivo agrcola de alimentos limpos de substancias qumicas.

Plantas doentes pelo uso de agrotxicos

Solo sem vida

Solo com vida

Dificuldades de controle, fracassos de tratamento ou, s vezes, ineficcia de produtos em geral significam apenas uma sensibilizao da planta s molstias, produzida pelo prprio agrotxico.

Poluio

Esse excesso, carregado para os rios, lagos e lenis de gua subterrneos tem provocado o fenmeno da eutrofizao, comprometendo a qualidade das guas.
O Nitrognio (N2) um elemento qumico que participa da constituio de cidos nuclicos, protenas e clorofilas. Compreende-se, portanto, a importncia do estudo do ciclo desse elemento na natureza, cujo reservatrio natural a atmosfera, onde perfaz cerca de 78% do ar.

Poluio ao solo

O maior problema atual, relacionado ao N, a grande ineficincia no seu uso. Decorrente disso, ocorrem vrios vazamentos ao longo dos sistemas de produo, tanto agrcola como pecurio, e seu destino o meio ambiente.

Porque a mudana o modelo agrcola tradicional?

xodo rural de mais de 30 milhes de campesinos nos ltimos 40 anos deixando muitas pessoas sem terras e sem rumo. O Brasil perde em mdia 25t/ha/ano de solo frtil, provocado por tcnicas de revolvimento do solo.

Esse modelo agrcola socialmente injusto, fundiariamente excludente, tecnologicamente insustentvel.

Mudanas e diversidades

Um novo comeo

A mudana para uma proposta agroecolgica pode atingir diferentes reas da produo e contribuir na formao de prticas positivas com possveis impactos no cotidiano das famlias envolvidas, gerando um novo aprendizado.

Agricultura orgnica

A base da Agricultura Orgnica Compostagem em pilhas Uso de plantas de razes profundas Atuao das micorrizas e nitrobacter.

Horta orgnica

Agricultura Natural/Orgnica

O avano da agricultura sustentvel orgnica vai contribuir para o crescimento do pas.

PAIS

PAIS- Produo Agroecolgica Integrada e Sustentvel uma tecnologia social que rene tcnicas simples de produo agroecologica e de promoo do desenvolvimento sustentvel. destinado, principalmente, a agricultores familiares de baixa renda, assentamentos em projetos de reforma agrria e produtores quilombolas e outros. Para facilitar sua vida, o homem criou instrumentos, tcnicas e processos.

Medidas adotadas por Marcos Palmeiras.(ator e dono de uma fazenda)a

Sustentabilidade
Desafios e Possibilidades

Pressupe um processo educativo, requerendo maior tempo para transio, do que a simples aquisio e substituio de insumos.

Exige maior conhecimento por parte de tcnicos e agricultores (interaes ecolgicas, caractersticas dos agroecossistemas locais, adaptao de pocas de plantio, cultivares, etc..)

Sustentabilidade

Pressupe a viabilizao e o fortalecimento da Agricultura Familiar; Exige sensibilidade social dos atores sociais envolvidos; Estratgias de Conservao dos Recursos Naturais;

Sustentabilidade

Exige o entendimento de toda a sociedade Fora scio-ambiental; Processo de Ecologizao no dispensa o progresso tcnico e o avano cientfico Diagnsticos e metodologias participativas como ferramentas indispensveis de trabalho, permitindo:

Para a sustentabilidade

Identificar a lgica de uso dos recursos naturais e os agroecossistemas resultantes. Identificar possveis intervenes que otimizem o uso desses recursos e permitam o seu manejo em bases sustentveis (econmica, social e ambientalmente) e culturalmente aceitas.

Bibliografia

http://www.fazendavaledaspalmeiras.com.br/p http://ramtun.ufro.cl/vertientesonline/2008/12/1 http://www.embrapa.br/kw_storage/keyword.2 http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambienta

You might also like