You are on page 1of 4

DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E INOVAO NO BRASIL

Desafios na rea de biotecnologia


Maria Sueli Soares Felipe

RESUMO

preciso estimular aes de polticas pblicas bem planejadas,constantes e de longo prazo,realizadas em parceria com o setor privado industrial de modo a possibilitar o desenvolvimento tecnolgico. Aprovada em 2005, a Lei de Inovao estabeleceu regras para efetivar uma parceria produtiva entre os setores pblico e privado que pode beneficiar ambas as partes. PALAVRAS-CHAVE: cincia; tecnologia; biotecnologia; inovao.
SUMMARY

Its a priority to stimulate well planned public policies,made in partnership with the industrial private sector so as to improve technological development.Approved in 2005,the Innovation Law has established rules to consolidate a productive partnership between public and private sectors that might be of help to both parts. KEYWORDS: science; technology; biotechnology; innovation.

O desenvolvimento tecnolgico e a inovao de um pas dependem, em grande parte, da formao de recursos humanos capacitados, bem como de investimentos consistentes, contnuos, de longo prazo e de porte. O Brasil adotou a estratgia de que a pesquisa acadmica geraria conhecimento que naturalmente se transformaria em inovaes tecnolgicas, o que no est refletindo a realidade do setor no pas.
NOVOS ESTUDOS 78 JULHO 2007 11

O Brasil sempre investiu de forma inconstante e em quantidade insuficiente os recursos pblicos federais e estaduais no desenvolvimento de cincia e tecnologia (com exceo do estado de So Paulo),o que sempre preocupou a comunidade cientfica e empresarial do pas. Alm disso, o setor empresarial tambm investiu e ainda continua investindo muito timidamente, ao contrrio do que ocorreu nos modelos de pases como a Coria do Sul.Este ltimo pas investiu na formao de recursos humanos (em nvel de graduao),habilitando-os para atuar em vrios segmentos do desenvolvimento tecnolgico. As inovaes geradas produziram o retorno desejado e o setor produtivo assumiu o papel de executor das pesquisas e de seu financiamento, sustentando hoje cerca de 75% das pesquisas, nvel encontrado apenas nos pases desenvolvidos. Em resumo, no h investimento consistente de longo prazo e de porte em cincia,tecnologia e inovao no Brasil,seja pblico ou privado. Apesar disso,houve no Brasil um grande avano cientfico nos ltimos trinta anos.A iniciativa consistente para construir a competncia cientfica,atravs do treinamento de pessoal qualificado dentro e fora do pas, foi indiferente s oscilaes poltico-econmicas, tanto em nvel federal como estadual: hoje o Brasil responde por 1,3% dos artigos cientficos publicados em revistas indexadas internacionais.Estabeleceu-se ainda no pas uma forte estrutura de ps-graduao, responsvel pela formao de cerca de 10 mil doutores por ano e que, em trinta anos,levou o Brasil a triplicar sua contribuio cientfica relativa no mundo. sabido, contudo, que a produo cientfica no gera como conseqncia imediata a produo tecnolgica, o que pode ser comprovado pelo reduzido nmero de patentes depositadas por universidades e institutos de pesquisa brasileiros no exterior (cerca de cem patentes por ano, ao passo que a Coria chega a 2 mil patentes por ano). De fato, o desenvolvimento cientfico no gera automaticamente o desenvolvimento tecnolgico com inovao.Inovao ocorre na empresa ou com a empresa. H necessidade premente de alterar esse cenrio, atravs de aes de polticas pblicas bem planejadas,constantes e de longo prazo, realizadas em parceria com o setor privado industrial de modo a possibilitar o desenvolvimento tecnolgico.A aprovao e a regulamentao da Lei de Inovao em 2005 estabeleceram regras para efetivar uma parceria produtiva entre os setores pblico e privado que pode beneficiar ambas as partes,com conseqentes resultados positivos. Os Fruns de Competitividade so ferramentas estratgicas nesse contexto.Tm como foco principal elevar a competitividade industrial das principais cadeias produtivas do pas no mercado mundial, com aes relativas gerao de emprego,ocupao e renda,ao desenvolvimento e desconcentrao regional da produo, ao aumento das
12 DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E INOVAO NO BRASIL Maria Sueli Soares Felipe

exportaes, substituio competitiva das importaes e capacitao tecnolgica das empresas.Considerando o potencial promissor da rea de biotecnologia em diversos campos de aplicao,foi instaurado no fim de 2004 o Frum de Competitividade em Biotecnologia, que no curso de mais de cinqenta reunies teve por objetivo identificar as melhores estratgias para definio de uma poltica industrial voltada ao desenvolvimento do setor. Foram definidos como foco de trabalho os seguintes aspectos: marcos regulatrios; recursos humanos e infra-estrutura; investimentos; agropecuria; sade humana;biotecnologia industrial e a rea de biotecnologia ambiental. A poltica de desenvolvimento da biotecnologia, oficialmente lanada pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva em fevereiro de 2007, veio complementar os trabalhos do Frum. Com a previso de destinar R$ 10 bilhes ao setor ao longo dos prximos dez anos, a poltica traz uma proposta de como focar e viabilizar a interao entre governo,academia e setor empresarial,visando catalisar o processo de gerao de produtos,processos e patentes,especialmente nas reas de sade humana,agropecuria,indstria e ambiente. Todo o potencial de recursos humanos que mostrar interesse no desenvolvimento tecnolgico poder participar efetivamente na construo de uma nova realidade econmica, contribuindo na gerao de produtos e processos patenteveis com alto valor agregado, atuando na interao com a indstria biotecnolgica.Isso resultar no aumento da produo, das exportaes e, principalmente, permitir ampliar as fronteiras do pas para a realidade global.Nesse contexto,a Lei de Inovao veio a favorecer o mercado,rompendo as barreiras que dificultavam o acesso ao conhecimento cientfico necessrio para elevar a indstria brasileira a novos patamares de competitividade. Passados dois anos de sua aprovao,porm,so muitas as dificuldades que se encontram na divulgao e na implementao da lei pelas universidades, institutos de pesquisa e empresas com vistas a viabilizar e catalisar a interao universidade-empresa e conseqentemente a inovao. Isso ainda est por ser feito, com raras excees de algumas instituies que esto se adiantando no processo. O que aprendemos com a experincia que as leis no bastam: urgente sensibilizar os seus gestores de que existe a premncia de aes efetivas na sua rotina institucional. Alm disso,a inovao na rea da biotecnologia encontra desafios adicionais, tais como a adequao dos marcos regulatrios; investimento pblico e privado constantes e de porte;a formao de pessoal qualificado com foco na inovao, gesto, propriedade intelectual e voltado para as necessidades da bioindstria e em parceria com o setor empresarial pblico e privado;buscar uma estrutura empresarial produtiva na forma de uma pirmide, em que existam grandes empresas
NOVOS ESTUDOS 78 JULHO 2007 13

lderes na rea que alimentem e viabilizem a existncia de mdias e pequenas empresas; identificar o potencial do mercado brasileiro atraente para a rea, embora no se compare com mercados como ndia, China e Coria, o que conseqentemente impe que o desenvolvimento da biotecnologia brasileira deve estar atrelado busca de mercado externo. H grandes desafios a serem enfrentados e potencialidades a serem desenvolvidas e exploradas, relacionadas formao de recursos humanos para a inovao, legislao, infra-estrutura e a investimentos consistentes,contnuos e de longo prazo,pblicos e principalmente privados. preciso, enfim, criar um ambiente adequado, seguro e atrativo, capaz de estimular o desenvolvimento do setor. Se quisermos um pas produtivo, maduro na rea de biotecnologia e competitivo no desenvolvimento de tecnologias de fronteira,teremos de avanar nessa rea estratgica que hoje revoluciona o mundo, enfrentar os desafios e apostar nas suas potencialidades.
Maria Sueli Soares Felipe professora titular no Instituto de Cincias Biolgicas da Universidade de Braslia (UNB).

Recebido para publicao em 6 de julho de 2007.


NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

78,julho 2007 pp. 11-14

14 DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E INOVAO NO BRASIL Maria Sueli Soares Felipe

You might also like