You are on page 1of 4

Principais programas de incentivo e financiamento para micro e pequenas empresas. Ligado ao BNDES.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES foi criado em 1952 para promover o desenvolvimento do pas. fundamental que o Brasil invista para viabilizar um futuro melhor, gerando produo. O BNDES usa uma rede de instituies financeiras credenciadas que cobre todo o territrio nacional para fazer com que os recursos estejam disponveis em todo o pas. Os financiamentos do BNDES se dividem em dois grupos: linhas e programas. As Linhas de Financiamento possuem carter permanente e so de aplicao generalizada, como o BNDES Automtico, FINAME Equipamentos, FINAME Agrcola, Carto BNDES e as de apoio exportao Pr-Embarque, Pr-Embarque Especial e Ps-Embarque , que tambm podero ter seu custo em dlar norte-americano. Os Programas de Financiamento so de vigncia transitria, fixada previamente, e possuem taxas de juros prefixadas. No caso dos Programas Agropecurios, sua vigncia estabelecida em funo do ano-safra, que vai de julho at junho do ano seguinte.

LINHA FINAME O que financia: a aquisio de nibus, chassis e carrocerias para nibus, caminhes, caminhes-tratores, cavalos-mecnicos, reboques, semirreboques, chassis e carrocerias para caminhes, a includos semi-reboques tipo dolly e afins, carros fortes e equipamentos especiais adaptveis a chassis, tais como plataformas, guindastes, betoneiras, compactadores de lixo e tanques, nacionais novos. LINHA FINAME AGRCOLA O que financia: para a aquisio das mquinas e implementos agrcolas. CARTO BNDES O que financia: a aquisio de veculos utilitrios credenciados no Portal de Operaes do Carto BNDES.

PROGRAMA PROINCO (apoio a investimentos individuais) O que financia: coletivamente aglomeraes produtivas, sejam associaes de pequenos empresrios ou cooperativas, cujo desempenho ser semelhante ao de uma grande empresa. um tipo de financiamento importante, que pode acrescentar valor s aglomeraes de pequenas empresas e j tem vrias operaes enquadradas. PROGRAMA MODERMAQ O que financia: a compra de mquinas e equipamentos.

PROGRAMA PROGEREN O que financia: capital de giro para as micro, pequenas e mdias empresas (MPMEs), localizadas em municpios selecionados. PROGRAMA BNDES CAMINHES O que financia: caminhes, caminhes-tratores, cavalos-mecnicos, reboques, semireboques, chassis e carrocerias novos, credenciados no BNDES; - caminhes e caminhes-tratores usados, de fabricao nacional, que, no ano de apresentao do pedido de financiamento ao BNDES, tenham completado at 7 (sete) anos contados a partir do ano de sua fabricao, com garantia de procedncia, adquiridos em fabricantes, distribuidoras ou concessionrias autorizadas. PROGRAMA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO AGRCOLA O que financia: a) aquisio, manuteno ou recuperao de: - sistemas de irrigao; - ordenhadeiras mecnicas, tanques de resfriamento e homogeneizao de leite; - mquinas e equipamentos para: - avicultura e suinocultura; - armazns agrcolas;

- beneficiamento de algodo; - beneficiamento e conservao de pescados oriundos da aqicultura; - beneficiamento ou industrializao e padronizao de legumes, verduras e frutas, inclusive para produo de sucos e vinhos, e de produtos apcolas; - unidades de beneficiamento de sementes; - beneficiamento ou industrializao de outros produtos agropecurios; b) a implantao ou modernizao de frigorficos com atuao em mbito municipal ou estadual e a implantao ou modernizao de abatedouros para pequenos animais; c) manuteno ou recuperao de tratores agrcolas e colheitadeiras; d) a aquisio de avies de uso agrcola.

MODERAGRO Programa de Modernizao da Agricultura e Conservao de Recursos Naturais O que financia: Aquisio, transporte, aplicao e incorporao de corretivos (calcrio, gesso e outros), gastos realizados com adubao verde e implantao de prticas conservacionistas do solo e de adequao ambiental de propriedades rurais; - no caso de recuperao de pastagens, tambm: operaes de destoca; implantao e recuperao de cercas nas reas que esto sendo recuperadas; aquisio de energizadores de cerca; aquisio e plantio de sementes e mudas de forrageiras; aquisio, construo ou reformas de pequenos bebedouros e de saleiros ou cochos de sal; - investimentos definidos em projetos tcnicos especficos como necessrios sistematizao de vrzeas. Nos estados da regio Sul tambm passvel de apoio a recuperao de reas de pastagens nativas.

PRODEFRUTA Programa de Desenvolvimento da Fruticultura O que financia: investimentos fixos e semifixos relacionados com: - implantao ou melhoramento de espcies de frutas; - atividades de substituio de copas de cajueiros, de novos plantios (em sequeiro e irrigado) e de produo de mudas, desde que sejam utilizadas variedades

de cajueiro-ano precoce, e de implantao de unidades de processamento de castanha e de pednculo; - projeto tcnico especfico da lavoura cacaueira, elaborado pela Comisso Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), como necessrios recuperao de reas degradadas e enxertia, recomposio do stand e melhorias em infraestrutura, assim entendidas como construo e recuperao de barcaas, secadores, casa-de- fermentao, resfriadores, armazns e depsitos; - instalao de unidade agroindustrial para beneficiamento e transformao de frutas em chocolates, sucos, vinhos, gelias, licores, vinagres, doces e outros; - instalao, ampliao e modernizao de unidades armazenadoras e de sistemas de preparo, limpeza, padronizao e acondicionamento de frutas e seus derivados. PRONAF Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar O que financia: as atividades agropecurias e no-agropecurias exploradas mediante emprego direto da fora de trabalho do produtor rural e sua famlia. Servios, atividades ou renda no-agropecurios so aqueles relacionados com turismo rural, produo artesanal, agronegcio familiar e com a prestao de servios no meio rural, que sejam compatveis com a natureza da explorao rural e com o melhor emprego da mo-de-obra familiar.

You might also like