You are on page 1of 41

Oficina de expresso corporal

Facilitadora Claudia Pedral Junho/11

Bom Dia Xuxa O grande sentido da vida a gente vencer cada dia Como se fosse o maior de todos os prmios E quem pode dar a partida So todos que tem harmonia Pra gente cantar a cano do terceiro milnio A gente tem muita esperana Devemos plantar a semente Queremos colher o sorriso que tem a nossa gente Ningum vai mudar nossa idia E eu sei que voc vai sorrir Por isso cantamos bem alto pro mundo ouvir
Bom dia... (bom dia) Bom dia... (bom dia) Bom dia pro sol da manh Bom dia pros homens da Terra Bom dia irmo ou irm Bom dia pra quem no faz guerra Bom dia... (bom dia) Bom dia... (bom dia) Bom dia me natureza Bom dia pai salvador Bom dia pra toda criana Pra toda pessoa que planta o amor.

EXPRESSO CORPORAL

VAMOS PRTICAR!!

Musicas Utilizadas
MUSICA INSTRUMENTAL DE RELAX Enya

MUSICA INFANTIL COM ORDENS SIMPLES Chefinho


Mandou ( XUXA PARA BAIXINHOS 2)

MUSICA ROMANTICA - COMO UMA ONDA (LULU SANTOS) MUSICA POP- To nem ai LUKA MUSICA DE BALADA- I gotta feelings BLACK YEAD PEACE
MUSICA DE RELAX DE CA Feche os olhos ( XUXA SO PARA
BAIXINHOS 2)

MUSICA INSTRUMENTAL DE RELAX - Enya

EXPRESSO CORPORAL
O que EXPRESSO CORPORAL?
A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicao seja mais efetiva. A gesticulao foi a primeira forma de comunicao. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundrios, contudo eles constituem o complemento da expresso, devendo ser coerentes com o contedo da mensagem. A EXPRESSO CORPORAL fortemente ligada ao psicolgico, traos comportamentais so secundrios e auxiliares. Geralmente utilizada para auxiliar na comunicao verbal, porm, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.
WIKIPEDIA/11

EXPRESSO CORPORAL
uma linguagem atravs da qual o individuo expressa suas sensaes, emoes, sentimentos e pensamentos com seu corpo, integrando-o assim s suas outras linguagens expressivas como a fala, o desenho e a escrita.

EXPRESSO CORPORAL
INFANTIL

...Estimulao das potencialidades criativas e expressivas da criana... por meio da linguagem do corpo. No se limita a codificao de movimentos mas sim, permite a expresso de individualidades. A dicotomia entre corpo e aprendizagem cognitiva praticada na escola, coloca a criana em um mundo diferente, no qual ela no participa e no apreende de maneira integrada (GONALVES, 1994, P. 32). Conectar o aprendizado terico transmitido pela escola tradicional no processo de alfabetizao com a vivncia prtica concebida pela ao motora, possibilita criana um desenvolvimento mais integral de suas possibilidades.

EXPRESSO CORPORAL
INFANTIL Os contedos trabalhados tais como: conscincia corporal, noes rtmicas, relaes espaciais, relao com o outro e em grupo (coletividade) so aplicados de maneira ldica, associados brincadeiras, jogos e elementos presentes no cotidiano e aprendizado escolar das crianas. Utiliza-se ainda, recursos que estimulem os sentidos e a percepo como instrumentos musicais, histrias infantis, imagens e objetos. A criao por parte dos alunos um dos aspectos fundamentais, estimulado nos desenhos, pinturas e trabalhos com argila e materiais diversos.
Expresso Corporal - Desenvolvimento Infantil Educao www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xicongresso/cdrom/pdfN/7.pdf

EXPRESSO CORPORAL
METAS

Sensibilizao e conscientizao de si mesmo; Necessidade de exprimir-se;comunicar se; criar e compartilhar; Interao e socializao com a sociedade.

O desenho e a expresso corporal


O desenho, traz em seu contedo a expresso do sentir e pensar de um individuo. E na criana, tem o significado da expresso dos seu desenvolvimento motor e aquisies do seu relacionamento com o meio social. vamos ns, desenhar!

Entendendo o desenho da criana


1 ano -ritmos regulares , produo de seus primeiros traos grficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. Entre 1 e 3 ano a idade das garatujas: simples riscos feitos em razo do incipiente controle motor. As primeiras garatujas so linhas longitudinais que, com o tempo, vo se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes, que ficam soltas na pgina. No final dessa fase, possvel que surjam os primeiros indcios de figuras humanas, como cabeas com olhos.

Entre o 3 e o 4 ano J conquistou a forma e seus desenhos tm a inteno de reproduzir algo. Mas o grande salto ser capaz de desenhar um ser humano reconhecvel, com pernas, braos, pescoo e tronco.

Entendendo o desenho da criana


Entre o 4 e o 5 ano uma fase de temas como: paisagens, casinhas, flores, super-heris, veculos e animais, variando no uso das cores e buscando um certo realismo. As figuras humanas j dispem de novos detalhes, como cabelos, ps e mos, e a distribuio dos desenhos no papel obedece a uma certa lgica, do tipo cu no alto da folha.

Entre o 5 e o 6 ano Os desenhos baseiam-se sempre em roteiros com comeo, meio e fim. As figuras humanas aparecem vestidas e a criana d grande ateno a detalhes como as cores.

Obs: AQUI NO CABEM INTERPRETAES!


http://canalpsirevista.blogspot.com/2008/02/evoluo-do-desenho-infantil.html

DNPM desenvolvimento neuropsicomotor


CONCEITO O aprimoramento motor o ponto de partida de todo o desenvolvimento motor da criana. A independncia adquirida com a locomoo e a manipulao de objetos ampliou a viso de mundo do ser humano, contribuindo e levando-o a progredir continuamente . O desenvolvimento motor o processo de mudana no comportamento motor, o qual est relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criana .

FASES DO DESENVILMENTO INFANTIL

DE 0 A 2 ANOS

DE 0 A 2 ANOS
O que desenvolver?
De acordo a PIAGET

Estgio sensorio-motor, mais ou menos de 0 a 2 anos: a atividade intelectual da criana de natureza sensorial e motora. A principal caracterstica desse perodo a ausncia da funo semitica, isto , a criana no representa mentalmente os objetos. Sua ao direta sobre eles. Essas atividades sero o fundamento da atividade intelectual futura. A estimulao ambiental interferir na passagem de um estgio para o outro.

DE 0 A 2 ANOS
De acordo a WALLON

De acordo com GALVO (op.cit.), no primeiro ano de vida, a criana interage com o meio regida pela afetividade, isto , o estgio impulsivoemocional, definido pela simbiose afetiva da criana em seu meio social. A criana comea a negociar, com seu mundo scio-afetivo, os significados prprios, via expresses tnicas. As emoes intermediam sua relao com o mundo. Do estgio sensrio-motor ao projetivo (1 a 3 anos), predominam as atividades de investigao, explorao e conhecimento do mundo social e fsico. No estgio sensrio-motor, permanece a subordinao a um sincretismo subjetivo (a lgica da criana ainda no est presente). Neste estgio predominam as relaes cognitivas da criana com o meio. Wallon identifica o sincretismo como sendo a principal caracterstica do pensamento infantil. Os fenmenos tpicos do pensamento sincrtico so: fabulao, contradio, tautologia e eliso.

Atividades!!

OFICINA
OFICINA PARA 0 A 2 ANOS ANILINA E PAPEL METRO MUSICAS INFANTIS TRABALHO DE CORPO
Mexa os dedinhos; Dedos das mos, dedo dos ps; Nosso rosto; Mexendo os braos com o Teddy; Agora eu vou andar devagarzinho.

MASSINHA - com receita


HISTORIAS INFANTIS CURTAS, COM EXPRESSO

RECEITA DE BOLO SALADA DE FRUTAS

Conhea um pouco mais!

Com 1 ano.

e para entender...

Desenvolvimento Neuropsicomotor de 3 a 6 anos

Funciona assim:
MOTRICIDADE
rea

NEUROPSICOMOTRICIDADE
Cincia

PSICOMOTRICIDADE
Tcnica

PSICOMOTRICIDADE
A psicomotricidade consiste na unidade dinmica das atividades, dos gestos, das atitudes e posturas, enquanto sistema expressivo , realizador e representativo do ser-em-ao e da coexistncia com outrem. (jacques Chazaud, 1976)

PSICOMOTRICIDADE
APRESENTA S REAS DE DESENVOLVIMENTO DOS 2 AOS 5 ANOS
Seriam elas:

Estgio global sincrtico; atingindo, no final a representao do corpo. 1 coordenao viso manual 2 coordenao dinmica geral 3 - controle do prprio corpo 4 - organizao perceptiva 5 - linguagem

PSICOMOTRICIDADE relacional
A Psicomotricidade Relacional um mtodo criado pelo eminente educador francs Andr Lapierre. Difundido no Brasil desde 1983, tem seu alicerce na comunicao no-verbal, enfatiza os aspectos relacionais, psicofsicos, socioemocionais, cognitivos e afetivos do ser humano.

PSICOMOTRICIDADE relacional
Apresenta fases de relacionamento no grupo que seriam: INIBIO
AGRESSIVIDADE DOMESTICAO FUSIONALIDADE AGRESSIVIDADE SIMBOLICA

PSICOMOTRICIDADE relacional
Usam recursos como:
COLCHONETES E COLCHES para ativs sensrio motoras e ativs simblicas: de cobrir, fazer desaparecer (morte simblica), como agresso, ou para regresso. BOLAS OU BALES sesses iniciais, integrao, livre expresso. Tambm influenciam na sensualidade, sexualidade, afetividade, e agressividade.
LENOIS, PANOS COLORIDOS atividades simblicas, momentos de regresso, mais afetivos ou fusionais, transmitem mais calor.

PSICOMOTRICIDADE relacional
CORDAS despertam desejo de agresso, dominao e unio, tambm como mediador de contato. Facilitador de jogo e permitem manipulao e criao de novas formas de relao. CAIXAS DE PAPELO espao de entrar e sair, dentro, fora, suscita afetividade e regresso ARCOS, BAMBOLS dinmica e aes de jogos espontneos. Trazem a tona agressividade, afetividade, incluso, seduo do envolver. E TANTOS OUTROS... Musica, sucata, argila, blocos de espuma, tubos de papelo, papel, espaguetes, bancos e cadeiras.

Uma sesso de relacional...

Vamos?SESSO.

Crianas de 03 a 06 anos
De acordo a Piaget
ESTGIO PR-OPERACIONAL, mais ou menos de 2 a 6 anos: a criana desenvolve a capacidade simblica; "j no depende unicamente de suas sensaes, de seus movimentos, mas j distingue um significador(imagem, palavra ou smbolo) daquilo que ele significa(o objeto ausente), o significado". Para a educao importante ressaltar o carter ldico do pensamento simblico. Este perodo caracteriza-se: pelo egocentrismo: isto , a criana ainda no se mostra capaz de colocar-se na perspectiva do outro, o pensamento properacional esttico e rgido, a criana capta estados momentneos, sem juntlos em um todo; pelo desequilbrio: h uma predominncia de acomodaes e no das assimilaes; pela irreversibilidade: a criana parece incapaz de compreender a existncia de fenmenos reversveis, isto , que se fizermos certas transformaes, somos capazes de restaur-las, fazendo voltar ao estgio original, como por exemplo, a gua que se transforma em gelo e aquecendo-se volta forma original.

Crianas de 03 a 06 anos
de acordo a wallon
Dos 3 aos 6 anos, no ESTGIO PERSONALSTICO, aparece a imitao inteligente, a qual constri os significados diferenciados que a criana d para a prpria ao. Nessa fase, a criana est voltada novamente para si prpria. Para isso, a criana coloca-se em oposio ao outro num mecanismo de diferenciarse. A criana, mediada pela fala e pelo domnio do meu/minha, faz com que as idias atinjam o sentimento de propriedade das coisas. A tarefa central o processo de formao da personalidade. Aos 6 anos a criana passa ao ESTGIO CATEGORIAL trazendo avanos na inteligncia.

atividades

OFICINA
OFICINA PARA 03 ANOS E 04 ANOS USO DE BOLA
MUSICAS INFANTIS, COM MAIS ORDENS Adoleta; A voz dos animais; Bate a mo, bate o p; Palavrinhas Mgicas; Abecedario da Xuxa, Estatua, Aquecendo com bila bil. ATIVIDADES NO CHO DENTRO/FORA Toca do coelhinho; Vivo e Morto. HISTRIAS INFANTIS CURTAS E EXPRESSIVAS USO DE TINTA PARA EXPLORAO DO CORPO, MO E PS. CORDA PARA ATIVIDADES DE PULAR COM OBSTACULOS E TUNEIS ( com lenol)

E para completar.

Com 03 anos

ATIVIDADES

OFICINA
OFICINA PARA 05 E 06 ANOS Dividir em 2 ou 3 sub grupos, fazer o contorno de corpos, e trabalhar em cada um. usar criatividade. Circuito de historia, com musiquinha. usando recursos de psicomotricidade o indiozinho, passa pela caverna, pula a cobra, anda pela ponte estreita, pula pedras do rio e chega na oca.

ASSIM...

BIBLIOGRAFIA.
BSICA:
BUENO, Jacian PSICOMOTRICIDADE SNCHEZ Pilar Arnaiz e outros. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAAO INFANTIL Ed. ARTMED.2003 ALMEIDA, Geraldo Peanha de, TEORIA E PRTICA NA PSICOMOTRICIDADE. Ed Wak. 2006 ALMEIDA, Geraldo Peanha e GUIMARES Marcelo.PRTICAS PARA SALA DE AULA. Ed. Pr infantil. 2009 CABRAL, Suzana Veloso. PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL - PRATICA CLINICA E ESCOLAR. DE Vrios, JOGOS DE MSICA E DE EXPRESSO CORPORAL. ncora Ed. 2002 Stokoe, EXPRESSO ESCOLAR na pr escola. Summu Ed. MOLCHO Samy. A Linguagem Corporal Da Criana COMPLEMENTARES: -LAPIERRE A,AUCOUTURIER B. Fantasmas Corporais e Prtica Psicomotora. Porto Alegre:Ed. Manole, 1984. -CABRAL, Suzana Veloso. Psicomotricidade Relacional:Prtica Clinica e Escolar. Rio de Janeiro: REVINTER, 2001. -KUPFER, Maria Cristina. Educao Para o Futuro: Psicanlise e Educao.So Paulo: ESCUTA, 2001.

FELIZ
J O O

E divirtam-se com as crianas...

D A E D I

PARA FALAR COMIGO ACESSEM: www.cpedral.com.br

You might also like