You are on page 1of 15

Falcias informais

(Notas de aula) Cezar A. Mortari UFSC

Introduo

Falcias so erros de argumentao, ou, num sentido mais estrito, argumentos que do, enganosamente, a impresso de serem vlidos ou mesmo corretos, mas que no so. Aristteles, alm de ter criado a teoria do silogismo, tambm ocupou-se de vrios tipos de falcias em seu livro Das refutaes sofsticas. No h uma classicao aceita de falcias. (J dizia o lgico Augustus De Morgan, no sculo XIX, que difcil classicar todas as formas que o ser humano encontra para chegar ao erro . . . ) Uma primeira diviso costuma ser feita entre falcias formais e falcias informais. Falcias formais so argumentos cuja forma lembra alguma forma tradicional de argumento vlido. No trataremos delas agora, mas talvez um pequeno exemplo possa ilustrar isso. Considere a seguinte forma de argumento, em que P e Q so proposies quaisquer: Se P ento Q. P. Portanto, Q. Essa forma de argumento, que vlida, chamada de Modus ponens, ou Armao do antecedente. Essa forma vlida porque, como voc pode facilmente perceber, qualquer argumento que se enquadre nessa forma vlido (se voc tentar encontrar um exemplo de argumento, dessa forma, em que as premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa, no vai ter sucesso). Por outro lado, a forma a seguir, muito parecida com a anterior, no vlida: Se P ento Q. Q. Portanto, P. Temos aqui a conhecida Falcia de armao do conseqente. Ela classicada como uma falcia formal pois tem uma forma que lembra muito o modus ponens. Mas fcil de ver que no uma forma vlida: substitua P e Q por Pel catarinense e Pel brasileiro, que voc ter um argumento com premissas verdadeiras e concluso falsa. Invlido, portanto. No trataremos aqui de falcias formais; nosso objetivo discutir um pouco as falcias informais, e disso que vamos nos ocupar a partir de agora.

No h uma classicao nica de falcias informais; no h nem mesmo consenso sobre os tipos: alguns autores classicam como cometendo uma mesma falcia argumentos que outros autores separam em trs tipos diferentes. Sem querer entrar em uma controvrsia sobre qual classicao a mais adequada, vamos utilizar aqui a conhecida classicao do lgico norte-americano Irving Copi, apresentada em seu livro Introduo lgica (ver referncia completa na bibliograa ao nal). Copi separa as falcias informais em dois grandes grupos, as falcias de relevncia e as falcias de ambigidade. Cada um desses grupos, ento, engloba vrias formas de falcia.

Falcias de Relevncia

Tambm chamadas de non sequitur, as falcias de relevncia ocorrem quando as premissas de um argumento no tm relevncia lgica para a sua concluso. Essa falta de relevncia, deve-se dizer, lgica: as premissas podem muito bem estar psicologicamente associadas com a concluso, e em geral esto, o que d ao argumento uma aparncia, um efeito psicolgico, de validade ou correo. Ou seja, o argumento falacioso tem um bom efeito persuasivo, mas invlido do ponto de vista lgico. H muitos tipos de falcias de relevncia, apenas alguns dos quais, os mais conhecidos, esto expostos a seguir. Alguns desses tipos j haviam sido investigados pelo prprio Aristteles, e receberam posteriormente nomes em latim. E como falei anteriormente, h grande diversidade de opinies sobre os tipos. Vamos examinar ento somente alguns deles.

2.1

Argumento contra o homem (Argumentum ad hominem)

Como o nome da falcia sugere, ela ocorre quando algum, em vez de atacar alguma armao que algum faz, ataca o autor da armao. Dependendo do tipo de ataque, fala-se em ad hominem ofensivo, ou ad hominem circunstancial, ou argumento por hipocrisia etc. Aqui, vamos tratar todos esses subtipos indistintamente como casos de argumento contra o homem. Comecemos com um exemplo: Nietzsche morreu louco, portanto, podemos desconsiderar tudo o que ele disse sobre losoa. No h, obviamente, qualquer relevncia entre o fato de Nietzsche ter morrido louco e a validade ou no de sua losoa. Como ca claro no exemplo, procura-se atacar a pessoa que faz a armao, em vez daquilo que foi armado (no caso, as opinies loscas de Nietzsche). Procura-se, assim, estabelecer um vnculo psicolgico de conotao negativa entre o carter, digamos, de uma pessoa, e as armaes que ela faz. A pessoa tem alguma caracterstica ruim, reprovvel (seja l o que entender a por reprovvel: louco, ou catlico, ou no catlico, ou politicamente de esquerda, ou politicamente de direita, ou analfabeto etc.); assim, havendo alguma razo para desaprovar a pessoa, procura-se estender isso para o que ela diz, desaprovando suas armaes. Em geral, ento, esse tipo de falcia tem a seguinte estrutura: A pessoa X arma que P. 2

X tem alguma caracterstica reprovvel. Portanto, o que X diz no verdade. Ou seja, essa falcia ocorre quando alguma pessoa, X , faz uma armao P, e o interlocutor, em vez de refutar essa armao apresentando um argumento correto, passa a atacar a pessoa X que fez a armao. Essa falcia tambm chamada de falcia gentica, pois ataca-se a origem (gnese) de uma armao P (ou seja, a pessoa que a fez), e no a prpria armao. Um outro exemplo. Digamos que um advogado argumente num tribunal da seguinte maneira: Joo arma que meu cliente cometeu o crime. Ora, mas Joo um bbado inveterado, portanto, seu testemunho de Joo no tem valor algum. O argumento assim apresentado falacioso porque, mesmo sendo Joo um bbado inveterado, ele pode estar dizendo a verdade. Talvez no tivesse bebido justamente no dia em que aconteceu o crime, por exemplo. Temos ento um caso de argumento contra o homem. Note, porm, que isso no ocorreria se o advogado argumentasse da seguinte maneira: Joo arma que meu cliente cometeu o crime na noite de 30 de junho. Joo estava completamente bbado na noite de 30 de junho. Portanto, o testemunho de Joo sobre o que ocorreu na noite de 30 de junho no digno de conana. Nesse caso particular, h boas razes para desconsiderar o testemunho de Joo (mas que no so, obviamente, conclusivas). Uma outra variante de argumento contra o homem ocorre quando rejeita-se o que algum diz em virtude das circunstncias especiais em que essa pessoa se encontra. Ou seja: X arma que P. X tendencioso ou est inuenciado pelas circunstncias especiais em que se encontra. Portanto, no-P. Vejamos um exemplo disso: O lsofo X diz que apresentou uma prova da existncia de Deus. Mas X catlico (ou luterano, ou o que seja), ento claro que vai defender que Deus existe. Portanto, podemos ignorar essa prova que ele diz ter encontrado. A idia subjacente a essa variante da falcia de argumento contra o homem (tambm chamada de argumento contra o homem circunstancial ou s vezes de envenenar o poo) atacar uma pessoa que faz uma armao (X no exemplo acima) dizendo que ela faz tal armao somente por causa das circunstncias especiais em que se encontra (ter algum tipo de crena religiosa), e no por ter argumentos corretos. Ou seja, que a pessoa est sendo guiada apenas por preconceitos e/ou por interesse prprio nas armaes que faz. 3

Temos ainda a falcia de argumento contra o homem quando se aponta para alguma incoerncia entre o que uma pessoa X arma e como se comporta. Por exemplo: Joo arma que no devemos caar animais por esporte. Mas Joo no vegetariano, ele tambm come carne. Assim, o que ele diz pode ser desconsiderado. Ou ento: Voc diz que fumar faz mal para a sude mas voc fuma! Em ambos os casos, quem comete a falcia, em vez de apresentar razes para rejeitar o que algum arma, mais uma vez ataca-se a pessoa que arma no caso, de certa forma acusando a pessoa de hipocrisia. Ainda uma variante da verso circunstancial do argumento contra o homem , por exemplo num debate, tentar forar o adversrio a aceitar uma concluso por causa das circunstncias especiais em que se encontra. Por exemplo, que X deveria aceitar a armao P, pois tal armao faz parte do programa do partido a que X pertence.

2.2

Apelo autoridade (Argumentum ad verecundiam)

Esse tipo de falcia tem a seguinte forma geral: X arma que P. X uma autoridade. Portanto, P. A forma geral argumentar em favor da aceitao de alguma armao apenas porque certa pessoa, geralmente algum famoso ou muito conhecido (uma autoridade, algum digno de respeito ou admirao) disse tal coisa. Um exemplo comum Einstein disse que tudo relativo, portanto tudo relativo. Esse argumento, obviamente, no vlido. Mesmo que Einstein tivesse dito isso, no se segue que a armao verdadeira. claro que nem sempre um argumento que recorre a alguma autoridade falacioso. Se uma pessoa X que competente em certa rea (por exemplo, Einstein em fsica) zer alguma armao a respeito de fsica, isso d um certo peso a tal armao no que diz respeito aos no-fsicos. Para um outro exemplo, se voc vai ao mdico e ele diz que voc est com um certo problema de sade, voc tem boas razes para aceitar isso anal, o mdico especialista em medicina (isto , uma autoridade nesse campo do saber) e voc no. Ou seja: X arma que P. X uma autoridade reconhecida no assunto a que P diz respeito. Portanto, h boas razes para crer que P. Nesse caso, em que voc vai a um mdico especialista e ele diz que voc tem uma doena D qualquer, h boas razes para que se aceite a armao. Mas ter boas razes para aceitar uma proposio no signica que ela seja verdadeira, claro. Mesmo os especialistas se enganam. 4

Por outro lado, se estivermos em uma discusso losca, e algum diz que uma certa armao em losoa deve ser verdadeira porque Plato disse isso, temos uma falcia de apelo autoridade. O recurso de recorrer ao nome de algum famoso para dar peso a alguma opinio muito utilizado na propaganda, onde guras conhecidas da msica, cinema, esportes cam advocando as vantagens e maravilhas de um certo produto. Nesses casos, poderamos ter tambm exemplos da falcia de apelo autoridade. Por exemplo: Pel arma que o refrigerante R timo. Logo, o refrigerante R timo e voc deve beb-lo. Isso claramente uma falcia de apelo autoridade, da mesma forma que beber a cerveja B porque algum msico famoso est cantando as virtudes da dita cuja.

2.3

Apelo piedade (Argumentum ad misericordiam)

Como diz o nome, essa falcia cometida quando se faz um apelo piedade, compaixo, para conseguir a aceitao de uma certa concluso. Exemplo: Voc precisa me dar um ponto a mais na mdia da disciplina, professor, pois se eu no passar no vou me formar, os convites para a festa j esto feitos, etc., etc. Acho que sobre esse tipo de falcia no preciso dizer mais, certo? :)

2.4

Apelo galeria (Argumentum ad populum)

Busca-se a aceitao de uma concluso apelando para o entusiasmo das pessoas, geralmente atravs de um discurso emotivamente carregado. Isso tambm acontece muito na propaganda. Por exemplo, voc deve comprar o automvel A e quais as razes apresentadas? Ora, veja s as moas de biquini que esto acompanhando o sujeito que est dirigindo o carro! Ou ento voc deve usar um certo sabonete, pois tomar banho com ele uma experincia emocionante. E por a vai. Alm disso, outras formas usuais de apelo galeria so: Todo mundo diz que/sabe que P. Portanto, P. Ou ento: A maioria das pessoas diz que/ de opinio de que P. Portanto, P. Esse tipo de argumento falacioso por que mesmo que todo mundo acredite em alguma proposio, que todo mundo arme alguma proposio, disso no se segue que ela verdadeira. (Poderamos chamar essa falcia de Maria-vai-com-asoutras, no?) Nove entre dez estrelas de cinema preferem o sabonete S (ou o creme de beleza C etc.); use voc tambm. 5

Ainda uma variante de apelo galeria ocorre quando se faz algum tipo de apelo ao esnobismo. Por exemplo: claro que voc deve colar na prova; todo mundo que cool faz isso. Por associao, ento, se voc colar na prova vai ser uma pessoa cool tambm, melhor que as demais.

2.5

Apelo ignorncia (Argumentum ad ignorantiam)

Esse tipo de falcia consiste em armar que alguma concluso deve ser verdadeira simplesmente porque no est demonstrado que falsa, ou que falsa simplesmente porque no se provou que verdadeira. Ou seja, temos as seguintes formas gerais: Ningum provou que P. Portanto, no-P. Ningum provou que no-P. Portanto, P. Para um exemplo, considere o argumento a seguir: Fantasmas existem, pois ningum mostrou que no existem. claro que, em geral, a falta de provas para alguma coisa no signica que o contrrio seja a verdade, e argumentar dessa maneira cometer a falcia de Apelo ignorncia. Note, porm, que em um tribunal, num julgamento, a situao diferente; a falta de provas deve levar concluso de que o acusado inocente. A pessoa acusada pode at ser culpada, mas, se no houver provas disso, ela deve, por um princpio legal, ser considerada inocente.

2.6

Petio de princpio (Petitio principii)

Tambm chamada de crculo vicioso, ou argumento circular. A forma mais simples seria (onde P uma proposio qualquer): P. Portanto, P. Ou seja, P porque P. Mas claro que as falcias de petio de princpio no so to bvias assim. Em geral acaba-se tendo algum tipo de crculo mais complexo, como: P porque Q; Q porque R; R porque P. Algo parecido ocorre no dilogo a seguir: A: rico Verssimo um escritor bem melhor que Jorge Amado. B: Por que voc diz isso? A: As pessoas de bom gosto literrio preferem rico Verssimo a Jorge Amado. B: E o que uma pessoa com bom gosto literrio? A: Uma pessoa que prefere rico Verssimo a Jorge Amado.

Neste exemplo, ca bvio o crculo vicioso que existe na argumentao da pessoa A. Outros exemplos so menos bvios; em geral o que temos que a razo apresentada para a concluso apenas a concluso dita de outra maneira, usando outras palavras. Por exemplo, o que acontece no trecho a seguir: Permitir a todas as pessoas uma liberdade ilimitade de expresso deve ser sempre vantajoso para a sociedade, pois altamente propcio aos interesses da sociedade que cada indivduo desfrute de liberdade, totalmente ilimitada, para expressar seus sentimentos. Como voc pode ver, a concluso apenas diz, de outra forma, o que j estava armado nas premissas. Uma observao nal sobre esse tipo de falcia. Em um argumento da forma P, portanto P, a premissa tem relevncia lgica para a concluso: anal, premissa e concluso so a mesma, e, formalmente, o argumento vlido. (Note que no possvel que P seja verdadeira e, ao mesmo tempo, falsa.) Contudo, a premissa logicamente irrelevante para demonstrar a concluso. Se a concluso for uma proposio auto-evidente, digamos, que no precisa de justicao, ento no necessrio apresentar um argumento para isso. E se no for auto-evidente, ento armar que P porque P no vai melhorar as coisas seria preciso ter razes independentes para aceitar P.

2.7

Acidente (Dicto simpliciter)

Consiste em tomar uma armao geral como se no tivesse excees; aplicar uma regra geral a um caso particular cujas circunstncias acidentais tornam a regra inaplicvel. A idia, que tem a ver com a distino entre essncia e acidente, vem de aplicar algo que vale para a essncia de alguma coisa tambm deve valer para seus acidentes, ou seja, suas propriedades acidentais. O que voc comprou hoje no supermercado para comer no almoo voc vai comer no almoo. Voc comprou carne crua, logo, vai comer carne crua. No exemplo acima, podemos aceitar a verdade de que, se voc comprou algo no supermercado para fazer no almoo, voc vai comer isso no almoo. Mas tal armao aplica-se somente substncia do que foi comprado (carne), no ao seu estado (crua). Um outro exemplo, que encontramos na Repblica de Plato, em uma discusso sobre como denir justia. Temos l mencionada uma regra geral de que devemos sempre pagar nossas dvidas. Lemos: Suponhamos que um amigo, quando em seu perfeito juzo, conou-me, em depsito, suas armas e me pediu que lhas devolvesse, quando seu esprito estivesse conturbado. Deveria devolver-lhas? Ningum diria que sim ou que eu faria a coisa certa, se assim procedesse . . . Nesse caso, bvio que a regra geral de sempre devemos pagar nossas dvidas, ou devolver o que nos foi emprestado, no pode ser aplicada irrestritamente a qualquer tipo de situao. Para um outro exemplo: O exerccio bom; logo, todos devem se exercitar. Embora a regra geral de que exerccio bom seja verdadeira, h certamente circunstncias especiais em que algum no deve se exercitar. Algum que acaba de 7

passar por uma cirurgia complicada, por exemplo. Tratar a regra de que o exerccio bom como se no tivesse exceo alguma cometer a falcia de acidente.

2.8

Generalizao apressada

Esta falcia tambm chamada de Estatstica insuciente ou Acidente convertido. Consiste em tirar uma concluso de carter geral a partir de um ou poucos casos. O nome acidente convertido vem do erro de converter algo acidental em uma regra geral, ou seja, algo como converter uma exceo em uma regra. Por exemplo, invertendo o exemplo anterior a respeito de exerccio ser bom: Correr faria mal para Joo, que acaba de passar por uma cirurgia cardaca. Logo, exerccio faz mal sade. claro que, num caso especial como o de algum que acaba de passar por uma cirurgia, exerccios fsicos pesados como correr so contra-indicados. Mas esse justamente um caso especial; no podemos inferir a partir disso uma regra geral. Ou ento: Conheci no vero uma pessoa da nacionalidade N , e era uma pessoa arrogante. Semana passada quei conhecendo outra pessoa da mesma nacionalidade, tambm arrogante. As pessoas de nacionalidade N so todas arrogantes! Esse um exemplo de estatstica insuciente. A pessoa que apresenta o argumento est tirando uma concluso geral a partir de apenas uns poucos exemplos. Naturalmente, h uma questo difcil de responder a respeito de argumentos estatsticos em geral: o que faz com que um argumento estatstico deixe de ser uma falcia de generalizao apressada e passe a ser um bom argumento indutivo? Por exemplo, suponhamos que haja 30 pessoas na sua sala de aula, voc pergunta a trs delas se falam alemo e elas respondem que no. Se voc concluir, a partir desses trs casos, que ningum em sua sala de aula fala alemo, voc estar cometendo a falcia de generalizao apressada. Por outro lado, se voc tiver perguntado a 27 colegas e nenhum deles fala alemo, sua concluso de que ningum em sua sala fala alemo tem um suporte muito maior, e no diramos que o argumento falacioso. Contudo, no muito claro onde ca o limite entre um bom e um mau argumento estatstico desse tipo.

2.9

Falsa causa

Essa falcia consiste em tomar como causa de algum evento algo que no a causa, ou inverter a relao de causa e efeito. Por isso tambm chamada de Non causa pro causa. Um outro nome Post hoc, em virtude da expresso latina post hoc, ergo propter hoc (depois disso, logo, por causa disso). Essa verso particular tem a forma: X ocorreu antes de Y . Portanto, X causa de Y . Por exemplo, h indivduos que pertencem a uma certa tribo e que, por ocasio de um eclipse solar, comeam a bater tambores. A razo pela qual fazem isso que,

toda vez que tocam tambores por ocasio de um eclipse, o sol volta a aparecer. Mas isso certamente no a causa do reaparecimento do sol. Ou ento: H mais pessoas dirigindo carros agora do que h 20 anos atrs, mas tambm h mais pessoas morrendo de cncer agora do que h 20 anos atrs. Portanto, dirigir carros causa cncer. Naturalmente, o problema de identicar as causas corretas de um determinado efeito no simples, e h bastante discusso losca a respeito, como voc ver em disciplinas como teoria do conhecimento e losoa da cincia. Exerccio 1. Identique nos trechos abaixo as falcias de relevncia cometidas:
1. Voc no pode levar a srio o que aquele professor diz sobre a importncia de salrios mais elevados para os professores. Como professor, ele naturalmente favorvel a um aumento dos salrios dos professores. Os estudantes que obtm nota 10 estudam muito. Portanto, se quer que eu estude muito, professor, o melhor que o senhor tem a fazer me dar nota 10 em todas as provas. Mas voc pode duvidar de que o ar tenha peso, quando voc tem o claro testemunho de Aristteles armando que todos os elementos tm peso, incluindo o ar, e excetuando apenas o fogo? Sou a favor de que mulheres tenham direitos iguais, disse o presidente da Associao de Toureiros. Mas, repito, as mulheres no devem tourear porque s os homens podem ser toureiros. Estou absolutamente certo de quo rpido eu estava dirigindo, seu guarda, e era bem abaixo do limite de velocidade. Olhe, eu j tive algumas multas antes, e se o senhor me der mais uma, isso vai me custar mais de duzentos reais. E seu eu tiver que pagar uma tal multa no vou ser capaz de nanciar a operao da minha mulher ela est doente faz tempo e e precisa muito de uma operao. Durante a Segunda Guerra, redes de espionagem inimigas foram expostas atravs da gravao de telefonemas de suspeitos. Portanto, as autoridades devem adotar a escuta dos telefones de todas as pessoas suspeitas. Nenhum matemtico foi capaz, at hoje, de demonstrar a verdade da Conjectura de Goldbach. Portanto, ela deve ser falsa. O Vio Z jura que viu um disco voador pousar no stio dele. Mas o Vio Z nunca passou da segunda srie do primeiro grau, e mal sabe ler ou escrever. Ele no tem a menor idia do que os cientistas escreveram sobre o assunto. Portanto, o relato que ele fez no tem possibilidade alguma de ser verdadeiro. Toda pessoa que agride, deliberadamente, uma outra pessoa deve ser punida. Portanto, um lutador de boxe deve ser punido com severidade, porque agride, deliberadamente, seus adversrios. As esposas de homens bem-sucedidos na vida vestem roupas caras, de modo que a melhor maneira de uma mulher ajudar seu marido a triunfar comprar um guardaroupa caro. A Inquisio deve ter sido justicada e benca, se povos inteiros a invocaram e defenderam, e se at seus prprios adversrios a aplicaram por conta prpria. O Congresso no deveria se preocupar em consultar o Estado-Maior das Foras Armadas a respeito de verbas para as corporaes militares. claro que eles desejaro tanto dinheiro para ns militares quanto julgarem que lhes ser possvel obter.

2.

3.

4.

5.

6.

7. 8.

9.

10.

11. 12.

13. 14. 15. 16. 17. 18.

Ningum conseguiu mostrar que o cigarro causa de fato doenas pulmonares. Portanto, no h perigo algum em continuar fumando. Todos esto dizendo que aquele jogador de futebol aceitou dinheiro para deixar o adversrio fazer mais gols. Portanto, deve ser verdade. impossvel, para o homem educado de hoje, ter alguma crena religiosa. O prprio Dr. Freud, um dos grandes tericos europeus, armou isso. Os narcticos criam dependncia. Portanto, se permitir que seu mdico lhe alivie as dores com um narctico, voc se converter num viciado. Meus pais no me deixaram ir ao cinema noite passada, nem me deixaram car at mais tarde vendo televiso. Eles nunca permitem que eu me divirta! Meu cliente o nico amparo de seus idosos pais. Se for enviado para a priso, eles tero seus coraes despedaados e caram sem casa e sem dinheiro. Certamente no podereis encontrar em vosso ntimo, senhores do jri, outro veredito que no o de inocente. Aquele novo estudante diz que sou seu professor favorito. E deve estar dizendo a verdade, pois nenhum estudante mentiria a seu professor favorito. A Regra de Ouro bsica para todo sistema tico at hoje criado, e todos a aceitam sob uma forma ou outra. Portanto, um princpio moral inegavelmente slido. Pessoalmente, Nietzsche era mais losco do que sua losoa. Suas consideraes sobre o poder, a severidade e a soberba imoralidade eram o passa- tempo de um jovem escolar inofensivo e um invlido constitucional. (George Santayana, Egotism in German Philosophy) Enquanto o General Grant estava ganhando batalhas no Oeste, o Presidente Lincoln recebia muitas queixas a respeito de Grant ser um bbado. Quando uma delegao lhe disse, um dia, que Grant estava irremediavelmente viciado no usque, o Presidente teria replicado: Eu bem que gostaria que o General Grant enviasse um barril do seu usque para cada um de meus outros generais! necessrio connar os criminosos e encerrar os manacos perigosos. Portanto, nada existe de errado em privar as pessoas de sua liberdade. Deus existe, porque a Bblia assim nos diz, e sabemos que deve ser verdade o que a Bblia nos diz, porque a palavra revelada de Deus. Quando chegamos a este ponto da discusso, e todos viram que a denio de justia tinha sido completamente deturpada, Trasmaco, em vez de me responder, perguntou: Dizei-me uma coisa, Scrates: Tiveste ama? Por que me fazeis semelhante pergunta disse eu , quando devereis estar respondendo? Porque vos vejo to ranhoso e nunca assoais o nariz. Ela, certamente, no vos ter ensinado, sequer, a distinguir um pastor de uma ovelha. (Plato, Repblica) Mais jovens freqentam hoje ginsios e colgios do que em qualquer outra poca da histria de nosso pas. Mas existe hoje mais delinqncia juvenil do que em qualquer outro tempo. Isso torna evidente que para eliminar a delinqncia entre os jovens devemos abolir as escolas. No h prova alguma de que o secretrio vazou a notcia para os jornais. Portanto, no pode t-lo feito. Devemos rejeitar as sugestes do sr. Silva para aumentar a ecincia de nossos colgios. Como industrial, no se pode esperar que compreenda que nossa nalidade educar a juventude, no a de obter lucro. Suas recomendaes no podem ter valor para ns.

19. 20. 21.

22.

23. 24. 25.

26.

27. 28.

10

29.

Nosso time o mais destacado do torneio, porque tem os melhores jogadores e o melhor treinador. Sabemos que possui os melhores jogadores e o melhor treinador, por conseguinte, bvio que vai ganhar o ttulo. E ganhar o ttulo, pois merece conquist-lo. E merece conquist-lo porque , de h muito, a melhor equipe do torneio. Contudo, pouco interessa agora o que o rei da Inglaterra diga ou faa; violou, perversamente, todas as obrigaes morais e humanas, calcou aos ps a natureza e a conscincia e, por um pertinaz e constitucional esprito de insolncia e crueldade, granjeou para si prprio uma averso universal. (Thomas Paine, Common Sense) Benjamin Fernandez, candidato nomeao como candidato republicano presidncia, nasceu num vago de carga em Kansas City, de imigrantes mexicanos, 53 anos atrs. Quando lhe perguntaram por que ele um republicano, ele disse que, quando estava na Universidade da Califrnia, algum lhe disse que o partido republicano era o partido dos ricos. E eu disse: Filiem-me! Tenho pobreza que chega! Na segunda-feira passada eu bati meu carro. Na segunda anterior, meu televisor quebrou. Logo, coisas ms acontecem comigo sempre s segundas-feiras. Como voc se atreve a criticar minha lgica? Voc comete uma falcia cada vez que escreve um artigo! Os alarmistas no conseguiram provar que as chuvas radioativas so nocivas vida humana. Portanto, perfeitamente seguro continuar nosso programa de provas com armas termonucleares. Em seu trabalho, um advogado sempre livre para consultar os livros de direito que quiser, e um mdico, freqentemente, estuda casos em seus manuais de medicina. A todos permitida uma liberdade semelhante de referncia e consulta. Portanto, aos estudantes deveria ser consentido usarem seus compndios, durante os exames. Mas para que no pensem que minha religiosidade, neste ponto, levou a me- lhor sobre minha losoa, apoiarei minha opinio, se porventura necessita de algum apoio, numa grande autoridade. Poderia citar quase todos os telogos, desde a fundao do Cristianismo, que trataram deste ou de outro tema teolgico, mas limitar-me-ei, no momento, a algum igualmente famoso por sua religiosidade e sua losoa. o Padre Malebranche . . . (David Hume, Dilogos sobre a Religio Natural) O que o agricultor semeia na primavera, colhe no outono. Na primavera, semeia feijo que custa cinco reais por saca. Portanto, no outono, o agricultor colhe feijo que custa cinco reais por saca. Mas observo, disse Cleanthes, a respeito de voc, Philo, e de todos os cticos especulativos, que sua doutrina e sua prtica esto tanto em discordncia nos mais confusos pontos da teoria como na conduta da vida comum. (David Hume, Dilogos sobre a religio natural) Em So Paulo, mais pessoas bebem leite, e mais pessoas morrem de cncer, do que em qualquer outro estado do Brasil. Portanto, podemos concluir que o consumo de leite provoca cncer. No Senado, em 1950, Joe McCarthy anunciou que havia penetrado a cortina de segredo de Truman. Ele tinha arquivos sobre 81 pessoas do Departamento de Estado que ele considerava que fossem comunistas. Sobre a pessoa do arquivo nmero 40, ele disse: No tenho muita informao a respeito deste, exceto a armao geral da agncia de que no h nada nos arquivos que prove que ele no comunista. Durante os perodos Colonial e Revolucionrio da Histria Americana, Thomas Paine ops-se, veementemente, reconciliao com a Inglaterra. Em seu livro Common Sense, ele argumentou assim:

30.

31.

32. 33. 34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

11

Embora eu seja partidrio de que se evitem afrontas desnecessrias, sou propenso a acreditar, entretanto, que todos os que favo- recem e propem a doutrina de reconciliao podem ser includos nas seguintes descries. Homens interesseiros, em quem no se pode conar; homens pusilnimes, que no podem ver; homens tendenciosos que no que- rem ver, e um certo grupo de homens moderados que tm sobre o mundo europeu uma opinio melhor do que ele merece; e esta ltima categoria, por uma deliberao mal interpretada, ser a causa de mais calamidades para este Continente do que todas as outras trs reunidas. 42. Voc no pode provar que ele foi o culpado daquele acidente, portanto, o responsvel deve ter sido outra pessoa.

Falcias de ambigidade (ou falcias semnticas)

Passemos agora a um segundo grande grupo de falcias informais, as chamadas falcias de ambigidade. Esse tipo de falcia ocorre em argumentos que contm palavras ou frases ambguas, expresses que mudam de signicado da o nome de falcias de ambigidade, ou falcias semnticas. Veremos trs falcias desse tipo.

3.1

Equvoco

O primeiro tipo de falcia de um simples equvoco: uma palavra ou expresso ocorre com signicados diferentes em um mesmo argumento. Grande parte, se no a maioria, das palavras de uma lngua tem diferentes sentidos lexicais. Um exemplo clssico em portugus o da palavra pena, que pode estar se referindo pena de uma ave, ou a uma punio para algum crime, ou mesmo compaixo. Assim, se um argumento tiver a palavra pena em uma premissa com um certo signcado, e a mesma palavra em outra premissa, ou na concluso, com um signicado diferente, estar cometendo a falcia de equvoco. Por exemplo: O m de uma coisa sua perfeio. A morte o m da vida. Portanto, a morte a perfeio da vida. Nesse exemplo, a palavra m est sendo usada com dois sentidos diferentes: objetivo e ltimo acontecimento. Para um outro exemplo humorstico: Nada melhor do que uma vida tranqila e feliz. Um misto quente melhor do que nada. Portanto, um misto quente melhor do que uma vida tranqila e feliz. Ou ainda: bobagem discutir por meras palavras. Racismo uma palavra. Portanto, bobagem discutir por causa de racismo. Ou ento: 12

Somente os homens so racionais. Mulheres no so homens. Logo, mulheres no so racionais. Nesse caso a palavra homem ambgua entre ser humano e ser humano do sexo masculino. O argumento, claro, no poderia ser mais falacioso. Uma outra verso da falcia de equvoco pode ocorrer quando do uso de termos relativos. Por exemplo, parece no haver nada de errado com o seguinte argumento: Uma formiga um animal. Logo, uma formiga que nasceu em Florianpolis um animal que nasceu em Florianpolis. Por outro lado, o argumento a seguir comete uma falcia de equvoco: Uma formiga um animal. Logo, uma formiga grande um animal grande. Termos como grande, pequeno, bom, mau, etc., so termos relativos. Para uma formiga, grande uma coisa; para um elefante, uma outra. Um outro exemplo: X um bom cientista. Logo, X um bom professor. Da mesma forma, a palavra bom um termo relativo. Ser um bom cientista uma coisa; ser um bom professor outra.

3.2

Composio

Este tipo de falcia cometido quando se aplica a propriedade de partes de um todo ao prprio todo, ou quando se aplica uma propriedade que tm os elementos de um conjunto ou coleo ao prprio conjunto. Por exemplo: Todas as peas deste computador so baratas. Logo, este computador barato. Ainda que cada pea do computador seja barata, no se segue que o computador como um todo seja barato. A falcia, ento, aplica uma caracterstica que vale para cada parte como se devesse valer tambm para o todo. Ainda uma variante da falcia de composio consiste em aplicar uma propriedade que tm, distributivamente, os elementos de uma coleo, e aplic-la coletivamente. Um nibus gasta mais combustvel que um carro; logo, todos os nibus gastam mais combustvel que todos os carros. A concluso no decorre da premissa, visto haver mais carros que os demais carros. Assim, distributivamente, isoladamente, um nibus de fato gasta mais combustvel que um carro mas no se considerarmos a totalidade dos nibus e a totalidade dos carros.

3.3

Diviso

a falcia inversa: consiste em aplicar uma propriedade do todo s partes, ou propriedade do conjunto aos elementos.

13

A rma F conhecida internacionalmente, e Joo trabalha na rma F ; logo, Joo conhecido internacionalmente. Ou ento: Este automvel caro, logo, todas as peas deste automvel so caras. Para nalizar, um exemplo humorstico que no enganaria ningum, mas que comete essa falcia: Os chineses so numerosos. Fu Manchu chins. Portanto, Fu Manchu numeroso. Exerccio 2. Identique nos trechos abaixo as falcias de ambiguidade cometidas:
1. Estabelecer o mais rapidamente possvel uma estrutura salarial adequada em cada indstria a primeira condio para controlar uma barganha competitiva, mas no h razo para que esse processo pare por a. O que bom para cada indstria dicilmente pode ser mau para a economia como um todo. Os acidentes de trnsito esto aumentando. As batidas entre calhambeques so acidentes de trnsito. Logo, as batidas entre calhambeques esto aumentando. A felicidade de cada pessoa um bem para esta pessoa, e a felicidade geral, portanto, um bem para o conjunto de todas as pessoas. Como em cada trs crianas nascidas em Nova York a terceira catlica, as famlias protestantes a residentes no deviam ter mais do que dois lhos. O pai dela tem uma aparncia muito distinta; deve, portanto, ser um homem distinto. Todos os fenmenos do universo esto saturados de valores morais. Portanto, podemos chegar concluso de que o universo um universo moral. O mico-leo dourado est praticamente extinto. Este animal um mico-leo dourado, portanto, deve estar praticamente extinto. Voc uma m jornalista, porque uma mulher m. Como todos os seres humanos so mortais, nossa espcie deve, mais dia menos dia, chegar ao m. Cada fabricante est perfeitamente livre para xar seu prprio preo no artigo que produz. Assim, no h nada de errado se todos os fabricantes se reunirem para xar o preo dos artigos produzidos por todos eles. Acontecimentos improvveis do-se quase todos os dias, mas o que acontece quase todos os dias um acontecimento muito provvel. Portanto, os acontecimentos improvveis so acontecimentos muito provveis. Os cozinheiros vm preparando comida h geraes e geraes, de modo que nosso cozinheiro deve ser um autntico especialista. O bfalo americano est praticamente extinto. Este animal um bfalo americano; portanto, deve estar praticamente extinto. A polcia notoriamente ineciente, de modo que no podemos esperar que o Capito Nascimento faa um trabalho eciente. Toda sentena neste livro est bem escrita. Portanto, este um livro bem escrito. Os sorvetes so doces, portanto, todos os ingredientes usados na fabricao de sorvetes so doces.

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

11.

12. 13. 14. 15. 16.

14

17. 18. 19.

O universo tem uma forma esfrica, porque todas as partes constituintes do universo, isto , o sol, a lua, e os planetas, aparecem com esta forma. Joo da Silva um homem mau, e ele perde sempre que joga pquer. Logo, ele um mau perdedor. Se quisermos saber se uma nao corajosa, devemos observar seu exrcito, no porque os soldados sejam as nicas pessoas corajosas na comunidade, mas porque , unicamente, atravs da conduta deles que a coragem ou covardia da comunidade pode manifestar-se. nosso dever fazer o que direito. Temos o direito de ignorar bons conselhos. Logo, nosso dever ignorar os bons conselhos. raro encontrar diamantes nesta regio; portanto, voc deve ter cuidado em no perder seu anel de noivado. Se as partes do universo no so acidentais, como pode o universo inteiro ser considerado o resultado do acaso? Assim, a existncia do universo no devida ao acaso. Temos certeza que Hillary Clinton ser uma boa presidente para os EUA, pois tem sido uma boa senadora.

20. 21. 22. 23.

Referncias
O acima exposto so apenas algumas notas de aula para o tpico sobre falcias. Se voc estiver interessado no tema, pode encontrar mais a respeito, e bem mais exerccios, em vrios livros de introduo lgica. Por exemplo, nos livros seguintes: Carney, J. D. Fundamentals of logic. Nova York: Macmillan, 1980. Copi, I. M. Introduo Lgica. Rio: Zahar, 1972. Nolt, J. & Rohatyn, D. Lgica. So Paulo: McGraw-Hill, 1991. Salmon, W. C. Lgica. Rio: Zahar, 1973.

15

You might also like