You are on page 1of 15

ESTRATGIA NACIONAL PARA ALIMENTAO

COMPLEMENTAR SAUDVEL (ENPACS): AVALIAO DA RODA DE CONVERSA POR

PROFISSIONAIS DE SADE DA ATENO BSICA.

ESTRATGIA NACIONAL PARA ALIMENTAO COMPLEMENTAR SAUDVEL (ENPACS):

AVALIAO DA RODA DE CONVERSA POR


PROFISSIONAIS DE SADE DA ATENO BSICA.
Autores: Jeanine Salve, IBFAN Brasil Jundia/SP Kleyde Ventura de Souza, IBFAN Brasil Belo Horizonte/MG Rosana De Divitiis, IBFAN Brasil Jundia/SP. Tereza S. Toma, Instituto de Sade So Paulo/SP Ana Beatriz Vasconcellos, CGPAN/Ministrio da Sade Braslia/DF Gisele Bortolini, CGPAN/Ministrio da Sade Braslia/DF Helen Duar, CGPAN/Ministrio da Sade Braslia/DF Patrcia Gentil, CGPAN/Ministrio da Sade Braslia/DF

O que ?
uma estratgia necessria para fortalecer as aes de apoio e promoo alimentao complementar saudvel no Sistema nico de Sade.

Ncleo Operacional - ENPACS

Ncleo Operacional - ENPACS

O que se pretende?

Incentivar a orientao alimentar como atividade de rotina nos servios de sade, contemplando a formao de hbitos alimentares saudveis desde a infncia, com a introduo da alimentao complementar em tempo oportuno e de qualidade, respeitando a identidade cultural e alimentar das diversas regies brasileiras.

Por que importante?


Pesquisas recentes mostram que apesar de alguns avanos, os dados de amamentao esto distantes das metas preconizadas pela OMS e MS. A promoo da alimentao complementar no avanou e preocupante o consumo de alimentos no saudveis em crianas pequenas.

Materiais da ENPACS

Objetivo do trabalho

Apresentar o resultado da avaliao da roda de conversa nas unidades bsicas de sade (UBS), uma das atividades prticas das oficinas para formao de tutores estaduais da ENPACS.

Mtodo
Profissionais de sade foram capacitados como tutores da ENPACS, em oficinas estaduais, utilizando-se o enfoque

problematizador. Nas oficinas, uma roda de conversa com durao de seis horas foi realizada junto s equipes de UBS.

Oficina de tutores Jundia - SP

Roteiro da Roda de conversa


Dinmica de acolhimento
Apresentao da ENPACS Discusso sobre habilidades de comunicao

Leitura, Dramatizao e Discusso do contedo tcnico dos


Dez Passos para uma Alimentao Saudvel Guia Alimentar para Crianas Menores de 2 anos Monitoramento das aes por meio do SISVAN Elaborao de planos de ao

Avaliao qualitativa da oficina

Avaliao Qualitativa
- De modo geral, voc acha que o contedo desta oficina pode auxiliar a implementao de aes para a prtica de alimentao saudvel de crianas menores de 2 anos de idade, em sua Unidade de Sade?

- O que voc mais gostou na oficina?


- O que voc menos gostou na Oficina? - Voc tem sugestes para melhorar as futuras oficinas? - Pela sua experincia, comente as dificuldades que voc acha que vai encontrar para implementar a ENPACS em sua Unidade de Sade?

Resultados
09 oficinas em 2009. Estados: Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal, Par, Cear, Piau, Mato Grosso e Amazonas. Foram capacitados: 778 trabalhadores de sade, dentre eles mdicos, enfermeiros, odontlogos, agentes comunitrios de sade, tcnicos e auxiliares de enfermagem, tcnicos de higiene dental, auxiliares administrativos e auxiliares de servios gerais de 52 unidades de sade.

Brasilia - DF

Rondonpolis - MT

Belm - PA

Resultados
PONTOS POSITIVOS
Contedo tcnico relevante. Metodologia crtico-reflexiva - atividade ldica, troca de experincias, a

integrao e a construo do conhecimento a partir da realidade e do


conhecimento prvio dos participantes. Habilidades de comunicao - permitir uma reflexo sobre a atuao da

equipe de sade junto comunidade.

Resultados
PONTOS NEGATIVOS
Carga horria (6h). Falta de material didtico para todos.

Dificuldade para o fechamento de algumas unidades de sade.


Quanto s dificuldades para implementao da ENPACS, ressaltaram a sobrecarga de trabalho, a necessidade de envolvimento da equipe, falta

de espao fsico adequado em algumas unidades e questes culturais e


socioeconmicas das famlias.

Concluso

As rodas de conversa foram importantes para a reflexo e atualizao do conhecimento, motivando os profissionais para a identificao de aes, visando a incorporao da ENPACS, na ateno bsica, considerando cada contexto, em particular.

Contatos

Jeanine Maria Salve - jeanine.salve@terra.com.br Nutricionista CRN 5369 Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar IBFAN BRASIL Rua Carlos Gomes, 1513, sala 02 CEP 13.215-021 Jundia SP Telefax: (11) 4522-5658 Email ibfanbrasil@terra.com.br www.ibfan.org.br

You might also like