You are on page 1of 56

Contedo

Noes bsicas sobre caldeiras Tipos de combustvel para caldeiras Carvo Fuel Gs Desperdcios como combustvel Que combustvel escolher ? Caldeiras flamo tubulares horizontais Caldeira "Lancashire" Caldeira econmica Caldeira compacta Caldeira de chama invertida Limites de presso e produo das caldeiras de corpo pressurizado Limites de presso Limites de produo Caldeiras de tubos de gua Variantes da caldeira de tubos de gua Caldeira de ebulidor longitudinal Caldeira de ebulidor cruzado Caldeira de tubos curvos ou caldeira "Stirling" Vapor sobreaquecido Produo das caldeiras Produo 'De ... at' ("from and at rating") Exemplo Produo em kW Potncia da caldeira em cavalos (BoHP) Eficincia da caldeira Eficincia e carga da caldeira Eficincia da combusto A eficincia comea no tanque de alimentao da caldeira 3 5 5 5 6 6 6 7 8 10 12 13 14 14 15 16 17 18 19 20 21 22 22 23 24 24 25 25 25 26

Acessrios da caldeira e sua montagem Chapa de identificao da caldeira Vlvulas de segurana Normas sobre vlvulas de segurana Vlvulas de passagem para caldeiras Vlvulas de reteno para caldeiras Vlvulas de purga de fundo Manmetro Visores de nvel e acessrios Proteco do visor de nvel Manuteno Cmaras de controlo de nvel Controlos de nvel internos Eliminadores de ar e quebra-vcuo Colectores de vapor Sadas de vapor Arrastamento de gua Aquecimento Evitar que uma caldeira pressurize outra Normas Garantir uma correcta distribuio de vapor Informaes adicionais Apendice 1 - Tabelas de vapor Apendice 2 - Tabelas de converso

27 27 28 29 29 30 31 32 34 34 35 36 38 39 40 43 43 43 45 46 47 48 49 52

Nota: Aconselhamos os leitores a seguirem a legislao local e a ter em considerao as normas internacionais.

Noes bsicas sobre caldeiras


As caldeiras so a pea mais importante do circuito de vapor pois nela que o vapor inicialmente produzido. Pode-se definir a caldeira como um recipiente no qual a energia de um combustvel transferida para um lquido. No caso do vapor saturado, a energia tambm usada para a mudana de estado lquido em vapor. A casa da caldeira sempre necessitou de grande superviso humana de forma a garantir um nvel de segurana aceitvel. Actualmente, para atender aos critrios de rentabilidade, exigese uma adaptao constante da produo s nessecidades. Isto pode significar em alguns casos o funcionamento contnuo da caldeira, ou noutros casos, ser desligada por longos ou curtos perodos. Em ambos os casos, a tecnologia contempornea permite que o tcnico escolha com confiana o regime para a caldeira que melhor se adapta sua aplicao, com sistemas de controlo que garantam um grau de eficincia, integridade e segurana adequados. A caldeira com frequncia o equipamento de maiores dimenses do circuito de vapor. Pode variar de tamanho conforme a aplicao a que se destina. Em instalaes de grandes dimenses em que existem cargas de vapor variveis, normalmente so utilizadas vrias caldeiras em paralelo.

Vlvula de segurana

Vlvula "crown"

Queimador Tubo da fornalha

Fig. 1 Uma caldeira tpica

Actualmente existem caldeiras de todos os tamanhos adequadas a grandes e pequenas aplicaes. Quando necessria mais de uma caldeira para satisfazer os consumos, torna-se economicamente mais vantajoso centralizar todas as caldeiras num s local, reduzindo assim significativamente os custos de instalao e de operao. Por exemplo, a centralizao tem os seguintes benefcios em comparao com as caldeiras dispersas: Escolha do combustvel e da tarifa. A duplicao de equipamentos reduz os custos com os sobressalentes. Facilidade em implementar a recuperao de calor para maior poupana. Reduo da superviso manual, libertando mo de obra para outras tarefas. Dimensionamento da casa da caldeira mais economico para satisfazer necessidades diversificadas. Facilidade de controlo e superviso das emisses de exausto. Regras de segurana e eficincia facilmente monitorizadas e controladas. H regras rigorosas que tm de ser seguidas ao operar uma caldeira. Lembre-se que uma caldeira de vapor um recipiente pressurizado que contem gua em ebulio a temperaturas superiores a 100C. Por este motivo, existem normas e dispositivos de segurana e so necessrias frequentes inspeces caldeira para averiguar o estado fsico da mesma. O tema da segurana da caldeira ser abordado noutra seco.

Tipos de combustvel para caldeiras


Carvo, fuel e gs so os trs tipos de combustvel mais utilizados em caldeiras de vapor. No entanto, tambm se utilizam desperdcios industriais, assim como electricidade. O fuel ainda o mais utilizado, dependendo normalmente a escolha do preo de cada combustvel. Carvo Carvo o termo genrico dado familia dos combustveis slidos com alto contedo de carbono. H vrios tipos de carvo dentro desta familia, dependendo do estdio de formao do carvo e da quantidade de carbono que contem. Este estadios so: Turfa. Lenhite ou carves castanhos. Betuminoso. Semi-betuminoso. Antracite. Como combustvel para caldeiras, o betuminoso e a antracite tendem a ser os mais utilizados. A queima de 1 kg de carvo pode produzir at cerca de 8 kg de vapor. Fuel O fuel para caldeiras criado a partir de resduos do crude aps ser destilado para produzir combustveis leves como leos lubrificantes, parafina, querosene, gasleo e gasolina. H vrias qualidades disponveis, cada um adequado para diferentes classes de caldeiras: Classe D: Gasolina. Classe E: Fuel leve. Classe F: Fuel mdio. Classe G: Fuel pesado. 1kg de fuel pode produzir at 15 kg de vapor e 1 litro de fuel at 14 kg de vapor. Em pequenas caldeiras aceitvel uma produo de 13.5 Kg de vapor por Kg de fuel.

Gs

O gs um tipo de combustvel onde se consegue uma boa combusto com pouco excesso de ar. Os gases combustveis esto disponveis sob duas formas: Gs natural. Produzido (naturalmente) no subsolo. Utiliza-se no seu estado natural, aps a remoo das impurezas e contm metano, na sua forma mais comum. Gases de petrleo liquefeitos (GPL). So gases produzidos a partir da refinao do petrleo e so depois armazenados no estado lquido, sob presso, at serem utilizados. As formas mais comuns de GPL so o propano e o butano. 1 Therm de gs produz aproximadamente 42 kg de vapor numa caldeira a uma presso de 10 bar m, com uma eficincia global de 80%.

Desperdcios como combustvel

Os desperdcios so muitas vezes uma fonte de energia econmica para caldeiras. As caldeiras alimentadas com desperdcios queimavam sub-produtos tais como aparas de madeira ou leo usado. Com a legislao actualmente em vigor torna-se mais difcil as caldeiras cumprirem as rigorosas normas sobre emisses. Hoje em dia mais frequente a queima de desperdcios como auxiliar de uma queima principal a gs. Um exemplo a incineradora de um hospital em que os gases quentes so utilizados como fonte de energia para produo de vapor, ou como parte de um processo de cogerao. A escolha do combustvel a utilizar para alimentar a caldeira depende em larga escala do preo de cada tipo de combustvel. Existem caldeiras que queimam apenas um dos combustveis acima indicados e outras que utilizam dois tipos de combustvel alternadamente (fuel ou gs). Este mtodo eficaz se o operador escolhe alternar dois combustveis de acordo com o preo actual. Hoje em dia, por razes ambientais, comum as ver caldeiras que trabalham normalmente a gs, sendo o fuel ou gasleo uma alternativa a uma eventual falha de abastecimento.

Que combustvel escolher?

Caldeiras flamo tubulares horizontais


As caldeiras flamo tubulares horizontais que funcionam pela passagem de calor atravs dos tubos no interior da caldeira, que por sua vez transferem o calor gua da caldeira que os rodeia. H vrias combinaes diferentes de disposio de tubos nas caldeiras flamo tubulares horizontais, nomeadamente em relao ao nmero de "passagens" que o calor do queimador da caldeira faz at ser descarregado. A Figura 2 mostra um modelo tpico de caldeira com uma configurao de duas passagens. A Figura 2 e a Figure 2a mostram tambm os dois mtodos em que o calor da fornalha revertido para fazer uma segunda passagem. A Figura 2 mostra uma caldeira seca na retaguarda em que o fluxo de calor revertido por uma cmara de reverso revestida a refractrio no altar da caldeira. Um mtodo mais eficiente de reverter o fluxo de calor com uma cmara de reverso submersa, como se v na Figura 2a. A cmara de reverso est inteiramente dentro da gua da caldeira, o que permite uma maior rea de transferncia de calor, transferindo o calor para a gua da caldeira no ponto em que a fornalha est mais quente - na extremidade da parede da cmara. importante ter em ateno que a combusto de gases deve ser arrefecida a pelo menos 420C nas caldeiras de ao de espelhos planos e a 470C nas caldeiras de ao aloi, antes da cmara de reverso. Se a temperatura for excessiva causar sobreaquecimento e pode fracturar os espelhos. Estas limitaes sero tidas em conta pelo fabricante da caldeira ao conceber a caldeira. H vrios modelos de caldeiras flamo tubulares horizontais que vamos agora analisar mais detalhadamente.

Sada de gases 2 passagem

Sada de gases 2 passagem

Tubo da fornalha

1 passagem

Tubo da fornalha

1 passagem

Cmara de reverso seca

Cmara de reverso submersa

Fig. 2 Caldeiras com cmara de reverso seca

Fig. 2a Caldeiras com cmara de reverso submersa 7

Caldeira Lancashire

A caldeira "Lancashire" concebida em 1844 por Sir William Fairbairn a partir da caldeira "Cornish" de uma passagem de Trevithick. Era uma caldeira de tubos de fumo. J no se utilizam h muito tempo e pensa-se que poucas existiro ainda, se que ainda existe alguma no mundo inteiro.

Entre 5 - 10 metros de comprimento

Terceira passagem

Terceira passagem

Tubo da fornalha Passagem inferior

Primeira passagem Segunda passagem

Entre 2 - 3 metros de dimetro

Passagem inferior

Fig. 3 Caldeira Lancashire A caldeira consistia basicamente numa grande carcaa em ao com 5 - 10 m de comprimento, atravs da qual passavam dois tubos com um grande dimetro. Uma parte de cada tubo era corrugada para aguentar a expanso quando a caldeira aquecia, para evitar o colapso sob presso. Na entrada de cada tubo , na parte frontal da caldeira, localizava-se uma fornalha. A fornalha podia queimar gs, petrleo ou carvo. Os produtos gasosos provenientes da combusto passavam da fornalha atravs dos tubos corrugados de grande dimetro. A gua no interior da caldeira rodeava estes tubos e o calor dos gases era transferido para a gua. A caldeira era colocada sobre uma estrutura de tijolo refractrio para aumentar a eficincia trmica. Os gases quentes, j um pouco menos quentes, saiam da extremidade da caldeira e eram encaminhados para baixo, atravs das condutas de tijolo que eram parte da estrutura da caldeira, transferindo o calor atravs da parte inferior da carcaa. Na parte frontal da caldeira o gs quente era dividido em dois sectores que passavam nas partes laterais da carcaa da caldeira. Isto conseguia-se atravs de duas condutas localizadas ao longo paredes laterais da caldeira feitas na estrutura de tijolo. Estas duas condutas laterais encontravam-se na parte traseira da caldeira e desenbocavam na chamin. 8

Todas estas passagens eram uma tentativa de extrair a quantidade mxima de energia dos gases quentes produzidos antes de estes serem lanados para a atmosfera. O caudal de gs, aps a terceira passagem, passava pelo economisador em direco chamin. O economisador aquecia a gua de alimentao o que resultava num aumento da eficincia termica. Havia caldeiras Lancashire de vrias dimenses: As mais pequenas tinham uma carcaa de 5.5 m de comprimento por 2 m de dimetro. A maior tinha cerca de 10 m de comprimento por 3 m de dimetro. A capacidade de evaporao da caldeira depende da sua configurao, do tipo de combustvel, de fornalha e da qualidade do combustvel. Nas caldeiras Lancashire de maiores dimenses era possvel obter uma evaporao de cerca de 6 500 kg de vapor/h. Nas mais pequenas a evaporao era cerca de 1 500 - 2 000 kg de vapor/ h. A caldeira Lancashire podia operar a uma presso de cerca de 17 bar m. Havia um grande volume de gua e consequentemente uma grande quantidade de energia acumulada e portanto podia facilmente fazer face a necessidades sbitas de vapor (tais como arranque e paragem de motores a vapor). Este grande volume de gua facilitava o controlo de nvel e a qualidade da gua no sendo to crtico como nas caldeiras modernas. Uma das desvantagens da caldeira Lancashire era que o repetido aquecimento e arrefecimento da caldeira com a consequente expanso e contraco, danificava a estrutura de tijolo e as condutas. Isto resultava na infiltrao de ar que perturbava o funcionamento da fornalha. Actualmente seriam muito dispendiosas de produzir devido s grandes quantidades de material, espao e trabalho necessrio para construir a estrutura de tijolo. A introduo da caldeira flamo tubular horizontal de vrios tubos (mais pequena e mais eficiente) provocou o desaparecimento da caldeira Lancashire.

Caldeira econmica

Foi uma evoluo da caldeira Lancashire. Era composta por uma carcaa exterior cilindrica que continha dois tubos de grandes dimenses, onde se localizavam as fornalhas. Os gases quentes saiam das fornalhas na parte traseira da caldeira para a estrutura de tijolo (parte seca) e eram desviados por tubos de pequeno dimetro localizados por cima dos tubos fornalha. Estes tubos estreitos representavam uma grande superfcie de aquecimento da gua. Os gases saiam da caldeira pela parte da frente e com o auxlio de um ventilador eram introduzidos na chamin. A caldeira econmica de duas passagens tinha apenas cerca de metade do tamanho de uma caldeira Lancashire equivalente e possuia uma eficincia trmica superior.

Segunda passagem Chamin

Tubo fornalha

Primeira passagem

Cmara de reverso seca

Fig. 4 Caldeira econmica de duas passagens A caldeira econmica de duas passagens apresentava-se geralmente em dois tamanhos: cerca de 3 m de comprimento e 1.7 m de dimetro e 7 m de comprimento por 4 m de dimetro. A evaporao variava entre aproximadamente 1 000 kg / h de vapor e 15 000 kg / h de vapor. O aperfeioamento da caldeira econmica deu origem caldeira de trs passagens que o modelo que se utiliza actualmente. A Figura 5 mostra uma caldeira de trs passagens. 10

Terceira passagem

Chamin

Segunda passagem Cmara de reverso submersa

Tubo fornalha

Primeira passagem

Fig. 5 Caldeira econmica de trs passagens A Tabela 1 apresenta os valores tpicos da transferncia de calor numa caldeira econmica de trs passagens com cmara de reverso submersa na rectaguarda Tabela 1 Transferncia de calor numa caldeira de trs passagens com cmara de reverso submersa
1 passagem 2 passagem 3 passagem rea de tubos 11 m 43 m 46 m Temperatura 1600C 400C 350C Proporo da rea total de transferncia 65% 25% 10%

11

Tubos da 2 passagem

Cmara da rectaguarda

Tubos da 3 passagem Tubo fornalha

Fig. 6 Uma caldeira compacta tpica Caldeira compacta As melhorias nos materiais e nos processos de fabrico permitiram a acomodao de mais tubos dentro da caldeira. No incio do seu desenvolvimento, a caldeira era mais comprida e necessitava de mais espao dentro da casa da caldeira. Ao forar os gases quentes a andarem para a frente e para trs dentro de uma srie de tubos, as caldeiras passaram a ser mais pequenas e a taxa de tranferncia de calor aumentou. A actual caldeira compacta multi-tubos o estado actual deste processo evolutivo. A caldeira compacta assim denominada porque um pacote completo. Uma vez no local necessita apenas que sejam feitas as ligaes de alimentao de vapor, gua e tubagem de purga, alimentao de combustvel e ligaes elctricas para funcionar. Estas caldeiras classificam-se de acordo com o nmero de passagens - nmero de vezes que os gases quentes da combusto passam pela caldeira. A cmara de combusto considerada a primeira passagem. A caldeira mais comum a de trs passagens, mostrada na Figura 6, com dois conjuntos de tubos de fogo e a sada dos gases de exausto pela parte de trs da caldeira. 12

Caldeira de chama invertida

uma variao da caldeira convencional. A cmara de combusto em forma de dedal e o queimador localiza-se no centro. A chama dobra-se sobre si mesma dentro da cmara de combusto para vir at parte da frente da caldeira. Os tubos de fumo rodeiam o dedal e conduzem os gases para a parte traseira da caldeira e para a chamin. Estas caldeiras so muito usadas para produo de gua quente ou vapor a muito baixa presso.

Chamin

Chama do queimador

Fornalha em forma de dedal

Fig. 7 Tpica caldeira de chama invertida

13

Limites de presso e produo das caldeiras flamo-tubulares horizontais


Limites de presso A tenso imposta caldeira est limitada pela legislao. A tenso mxima localiza-se volta da circunferncia do corpo. Denomina-se tenso do "arco" ou "circunferncial". O valor desta tenso pode ser calculado utilizando a equao: Tenso do arco = Presso de operao x Dimetro interno 2 x espessura do material de construo

A partir daqui deduz-se que a tenso aumenta medida que aumenta o dimetro. Para compensar este facto, o fabricante da caldeira usar chapa mais grossa. No entanto, esta chapa mais grossa mais difcil de moldar em arco e pode necessitar de pontos de alvio da tenso. Uma das dificuldades de construo de uma caldeira fazer a chapa circular do corpo. Como se v nas Figuras 8 e 9, as calandras no conseguem curvar as extremidades da chapa e por isso deixam uma parte plana.
O rolo (A) faz fora para baixo para reduzir o raio da curvatura

Chapa

A B
Os rolos B e C fazem rolar a chapa .

Fig. 8 Calandragem Quando as extremidades so soldadas uma outra e a caldeira pressurizada, o corpo deve ficar com uma forma circular. Quando pronta a caldeira, as chapas originalmente planas formaro um tubo. Esta curvatura pode provocar fracturas por fadiga mesmo longe das zonas soldadas. Isto motivo de preocupao para os inspectores de caldeiras que por veses solicitam a remoo do isolamento para verificar a preciso da curvatura do corpo da caldeira com o auxlio de uma "bitola".

Pontos de fadiga

Fig. 9 Pontos de fadiga no corpo da caldeira 14

Este problema obviamente mais preocupante em caldeiras de funcionamento intermitente, tal como serem desligadas todas as noites e voltar a arrancar todas as manhs. Tenha em ateno que a transferncia de calor atravs da chapa dos tubos feita por conduo e que a chapa mais grossa no conduz da mesma maneira o calor que a chapa mais fina. Isto particularmente importante nos tubos fornalha em que a temperatura da chama podem subir at aos 1 800C, e o calor tem de ser rapidamente transferido para evitar o sobreaquecimento e o colapso do tubo fornalha com os consequentes efeitos desatrosos. O limite prtico da espessura do tubo fornalha situa-se entre os 18 mm e os 20 mm o que significa um limite de presso das caldeiras flamo-tubulares horizontais de cerca de 27 bar. Limite de sada Como j foi mencionado anteriormente, as caldeiras flamotubulares horizontais so fabricadas como unidades compactas, j equipadas com todos os acessrios. A caldeira necessita ento de ser transportada para o local e o tamanho mximo de caldeira que pode ser transportado por estrada de cerca de 27 000 kg / h. Se for necessria uma caldeira de mais de 27 000 kg / h, recorrese instalao de caldeiras mltiplas. Isto tambm tem a vantagem de proporcionar maior versatilidade e segurana na produo de vapor e maior eficcia do sistema. Caldeiras com presso e produo superiores a 27 bar m e 27 toneladas/ h respectivamente, costumam ser de outro modelo. Neste caso, a gua da caldeira circula dentro dos tubos ao contrrio do que se passa na caldeira flamo-tubular horizontal em que so os gases quentes que circulam no interior dos tubos. As caldeiras flamo-tubulares horizontais so frequentemente referidas como caldeiras de " tubos de fumo" enquanto as caldeiras de altas presses e produo so chamadas caldeiras de "tubos de gua".

15

Caldeiras de tubos de gua


As caldeiras de tubos de gua diferem das caldeiras flamotubulares horizontais. Nestas a gua circula no interior dos tubos, rodeada pela fonte de calor. Isto significa que podem ser utilizadas presses muito mais elevadas pois o dimetro do tubo significativamente mais pequeno que o tubo fornalha da caldeira flamo-tubular horizontal e por isso a tenso do arco tambm menor. As caldeiras de tubos de gua tendem a ser utilizadas para grandes produes de vapor, para altas presses ou para vapor sobreaquecido. Para a maioria das aplicaes industriais e comerciais, a caldeira flamo-tubular horizontal multi-tubos a mais adequada. S se for necessria uma produo superior a 27 000 kg / h ou presses superiores a 27 bar, ou vapor a temperaturas superiores a 340C que necessrio utilizar uma caldeira de tubos de gua. O motivo porque as caldeiras de tubos de gua para so de construo mais complexa que as caldeiras flamo-tubulares horizontais multi-tubos. No entanto, pelo mundo fora, as caldeiras de tubos de gua competem com as caldeiras flamo-tubulares horizontais em todos os tamanhos, mesmo abaixo dos 27 bar m. Para dar uma ideia da diversidade de caldeiras de tubos de gua que existem, elas comeam nos 2 000 kg / h e sobem at aos 3 500 000 kg / h ou mais. As unidades mais pequenas podem ser fabricadas entregues no local completamente montadas. As caldeiras maiores so geralmente fabricadas por partes e depois so transportadas at ao local onde so montadas. As caldeiras de tubos de gua funcionam segundo o princpio da circulao de gua. Este um tema que vale a pena analisar antes de passarmos aos diferentes tipos de caldeiras de tubos de gua que existem. O diagrama que se segue ajuda a explicar esta teoria.
Ebulidor ou barrilete de vapor Vapor

gua

Calor

Ascendente Descendente

Barrilete Inferior de gua

Fig. 10 Configurao de uma caldeira de tubos de gua 16

A gua fria de alimentao introduzida no barrilete de vapor e depois cai at ao barrilete inferior por ser mais densa que a gua quente. A sua densidade vai diminuindo medida que vai subindo pelos tubos ascendentes, onde aquecido, eventualmente criando bolhas de vapor. A gua quente e as bolhas de vapor passam outra vez para o barrilete de vapor onde o vapor se separa da gua e sai da caldeira. No entanto, medida que a presso no interior da caldeira de tubos de gua aumenta, reduz-se a diferena entre a densidade da gua e o vapor saturado, reduzindo-se a circulao. Para manter o nvel de produo de vapor, medida que aumenta a presso, tem de ser aumentada a distncia entre o barrilete inferior e o barrilete de vapor. Variantes da caldeira de tubos de gua Os esquemas que se seguem baseiam-se nos mesmos princpios que as outras caldeiras de tubos de gua e fabricam-se com capacidades a partir de 5 000 kg / h at 180 000 kg / h.

Tipo 'D'

Tipo 'A'

Tipo 'O'

Fig. 11 Diversos tipos de caldeiras de tubos de gua 17

Caldeira de ebulidor longitudinal

A caldeira de ebulidor longitudinal era o modelo original da caldeira de tubos de gua que funcionavam segundo o princpio da temperatura e densidade da gua (ver Figura 12). A gua fria de alimentao entra num barrilete que se localiza acima da fonte de calor. A gua fria cai atravs de uma coluna de circulao na retaguarda at ao conjunto de tubos aquecidos inclinados. medida que a temperatura da gua sobe e entra em ebulio, a sua densidade diminui fazendo circular a gua quente e o vapor pelos tubos inclinados e pela coluna de circulao frontal que alimenta o barrilete. No ebulidor as bolhas de vapor separam-se da gua e o vapor sai da caldeira. As capacidade tpicas das caldeiras de ebulidor longitudinal vo de 2 250 kg / h at 36 000 kg / h.

Vapor

gua fria de alimentao Chamin

gua

Queimador

Fig. 12 Caldeira de ebuludor longitudinal tpica

18

Caldeira de ebulidor cruzado

A caldeira de ebulidor cruzado uma variao da caldeira de ebulidor longitudinal na qual o ebulidor est na transversal em relao fonte de calor como mostra a Figura 13. O ebulidor cruzado funciona segundo o mesmo princpio que o ebulidor longitudinal com a diferena de que consegue uma temperatura mais uniforme ao longo do ebulidor. No entanto, quando h grandes picos de consumo pode danificar-se devido falta de circulao, em que pode aparecer forte deteriorao uma vez que os tubos superiores podem ficar secos. A caldeira de ebulidor cruzado tem tambm a vantagem de poder alimentar um grande nmero de tubos devido sua posio transversal. A caldeira de ebulidor cruzado tem geralmente uma capacidade entre os 700 kg / h e os 240 000 kg / h.

Sada de vapor

Entrada da gua de alimentao

Queimador

Sada de gases

Fig. 13 Uma tpica caldeira de ebulidor cruzado

19

Caldeira de tubos curvos ou caldeira Stirling

Outro desenvolvimento da caldeira de tubos de gua foi a caldeira de tubos curvos ou caldeira stirling representada na Figura 14. Tambm esta funciona segundo o princpio da temperatura e densidade da gua mas possui quatro ebulidor com a seguinte configurao.

Sada de vapor

gua de alimentao

Queimador

Barrilete de gua

Fig. 14 Caldeira de tubos curvos A gua fria de alimentao entra no barrilete superior esquerdo, de onde cai por ser mais densa, em direco ao barrilete inferior ou de gua. A gua contida no barrilete inferior e os tubos de ligao aos outros dois barriletes superiores aquecida e as bolhas de vapor produzidas sobem at aos dois ebulidores onde o vapor se junta num colector e sai da caldeira. A caldeira de tubos curvos ou caldeira Stirling possui uma grande superfcie de transferncia de calor, aumentando tambm a circulao natural da gua. 20

Vapor sobreaquecido

O vapor sada da caldeira flamo-tubular horizontal ou do ebulidor de uma caldeira de tubos de gua s pode ser vapor saturado. Utiliza-se frequentemente a caldeira de tubos de gua para produzir vapor sobreaquecido. O vapor saturado que sai do ebulidor passa atravs de outro conjunto de tubos dentro da zona da fornalha, onde aquecido para alm da temperatura de saturao at se tornar um gs (vapor sobreaquecido). Se necessitar de vapor sobreaquecido essencial uma caldeira que incorpore tubos de sobreaquecimento.

21

Classificao das caldeiras


Usam-se geralmente trs critrios para classificao de caldeiras, que so: Capacidade de produo "from and at" Potncia em kW Potncia em cavalos (BoHP) Classificao 'De ... at' A classificao de produo "from and at" amplamente usada pelos fabricantes de caldeiras flamo-tubulares para classificar uma caldeira de acordo com a quantidade de vapor em kg / h qua a caldeira produz 'de 100C e at 100C', presso atmosfrica. Cada kilograma de vapor recebeu ento 2 258 kJ. As caldeiras geralmente funcionam com a gua de alimentao a temperaturas inferiores a 100C. Consequentemente a caldeira tem de fornecer entalpia para aquecer a gua at ao ponto de ebulio. A maioria das caldeiras funciona a presses superiores atmosfrica, pelo que a temperatura da caldeira superior a 100C. Isto requer entalpia adicional de saturao da gua. medida que a presso da caldeira sobe, a temperatura de saturao aumenta, necessitando ainda mais entalpia antes da gua de alimentao atingir a temperatura de ebulio. Ambos estes efeitos reduzem a produo real de vapor da caldeira pois existe menos calor disponvel para produzir vapor. O grfico da Figura 15 mostra as temperaturas da gua de alimentao cruzadas com a percentagem de produo "from and at" para operao a presses de 0, 5, 10 e 15 bar m.
15 bar m 10 bar m 5 bar m 120 100 80 68 60 40 20 0 80 85 90 95 110 100 105 % produo "from and at" 0 bar m

Temperatura da gua de alimentao C

150 140

Fig. 15 Grfico de produo "from and at" 22

A utilizao do grfico de produo "from and at" da Figura 15 pode ser representado no exemplo que se segue para calcular a produo real de uma caldeira. Exemplo Uma caldeira tem uma capacidade de produo "from and at" de 2 000 kg / h e uma presso de operao de 15 bar m com a gua de alimentao a 68C. Utilizando o grfico, A percentagem 'From and at' rating = 90%

Da que a produo real seja = 2 000 kg / h x 90% Produo real da caldeira = 1 800 kg / h O uso da seguinte equao determinar um factor que dar o mesmo resultado ... A = Entalpia especfica de evaporao presso atmosfrica B = Entalpia especfica de vapor presso de operao C = Entalpia especfica da gua temperatura de alimentao Da que; Factor = A B-C

Utilizando a informao acima nesta equao, teremos o seguinte factor Factor = Factor = Da que a produo real da caldeira ser: 2 000kg/ h x 0.899 = 1799 kg/ h 2257 kJ / kg 2 794 kJ / kg - 284.6 kJ / kg 0.899

23

Classificao em KW

Alguns fabricantes classificam a caldeira em kW. Para determinar a produo real, necesrio saber o contedo de calor da gua de alimentao e a entalpia total do vapor produzido, para determinar a quantidade de energia adicionada a cada kg de gua. Por exemplo, uma caldeira tem uma potncia de 3 000 kW e opera a 10 bar m com a gua de alimentao a 50C. A gua de alimentao a 50C tem uma entalpia especfica da gua de 209.5 kJ / kg. Para produzir 1 Kg de vapor a 10 bar m necessria uma quantidade de calor de 2 781.7 kJ . Da que o combustvel da caldeira tem de transferir 2 781.7 - 209.5 = 2 572.2 kJ / kg gua para produzir este resultado. Capacidade de produo em kg / h de vapor: 3 600 s / m = 3 000 kW x 2 572.2 kJ hkg /
q q

m = 4 198.7 kg / h Potncia da caldeira em cavalos (HP) Esta medida utilizada apenas nos EUA, Australia e Nova Zelndia. A potncia da caldeira em cavalos no os normais 550 ft lbf / s e o factor de converso geralmente aceite de 746 Watts = 1 cavalo de potncia no se aplica. Na Nova Zelndia a potncia da caldeira em cavalos uma funo da rea de transferncia dentro da caldeira e a potncia de um cavalo corresponde a 17 ps de superfcie de aquecimento. Por exemplo, uma caldeira com uma rea de transferncia de calor de 2 500 ps quadrados ter a seguinte BoHP; 1 2 500 ps x 17 = 147 BoHP

Nos EUA e na Austrlia a definio mais comummente aceite a quantidade de energia necessria para evaporar 34.5 lb de gua a condies atmosfricas de 212F. Por exemplo, uma caldeira que produza 17 250 lb / h de vapor teria a seguinte potncia em BoHP; 1 17 250 lb / h x 34.5 = 500 BoHP Repare que isto idntico produo "from and at", pelo que se conclui que utilizando gua de alimentao a baixas temperaturas e vapor a altas presses se reduz a quantidade real de vapor produzido. Na prtica, um valor de 28 - 30 lb / h seria mais realista, tendo em conta a presso de vapor e a temperatura mdia da gua de alimentao. Um resultado mais prtico seria; 1 17 250 lb / h x 28 = 616 BoHP resultando numa caldeira de maior dimenso para produzir as mesmas 17 250 lb / h de vapor. 24

Eficincia da caldeira
As caldeiras e os seus acessrios devem ser concebidos para uma operao eficiente e estarem correctamente dimensionados. Uma caldeira que tenha de responder a um pico de carga acima da sua potncia mxima contnua, funcionar com uma eficincia reduzida. A presso pode cair com o consequente arrastamento de gua significando que a caldeira incapaz de fornecer vapor de boa qualidade quando necessrio. Eficincia e carga da caldeira Se uma caldeira tem de operar a uma baixa percentagem da sua capacidade, as perdas por radiao podem ser significativas e mais uma vez, h uma diminuio da eficincia. No fcil adequar a caldeira variao constante da carga de vapor. Duas ou mais caldeiras permitem maior flexibilidade que apenas uma, o que explica a opo por uma caldeira maior para o Inverno e uma menor para o Vero. A caldeira apenas uma pea da instalao. importante ter equipamento de queima que responda s variaes de carga mas que mantenha uma correcta relao combustvel/ar. Este tema muito vasto e se tiver dvidas, deve contactar o fabricante da caldeira e dos equipamentos acessrios de combusto. Em qualquer caldeira, as maiores perdas do-se pela descarga dos gases quentes pela chamin. Se a combusto for boa, haver apenas uma pequena quantidade de ar em excesso. Os gases de exausto contero uma percentagem relativamente grande de dixido de carbono e uma pequena quantidade de oxignio. Ao mesmo tempo, se as superfcies de aquecimento esto limpas, ser extraida uma grande percentagem de calor e a temperatura dos gases de exausto ser inferior. Se a combusto pobre, com muito ar, os gases de exausto sero em mais quantidade e contero uma percentagem reduzida de dixido de carbono e uma grande quantidade de oxignio. Se a taxa de combusto elevada ou as superfcies de aquecimento esto sujas, no ser possvel extrair uma to alta percentagem de calor e a temperatura dos gases de exausto ser mais elevada. A medio do dixido de carbono ou do oxignio nos gases, juntamente com a temperatura, permite calcular as perdas de calor na chamin. Este o mtodo normal de monitorizar a eficincia da combusto que deve ser feito correcta e regularmente em todas as condies de carga da caldeira. As instalaes de grandes dimenses geralmente necessitam de monitorizao e controlo contnuos para optimizar a eficincia. A funo da caldeira fornecer vapor seco de boa qualidade presso correcta. Ter uma combusto altamente eficiente no significa contudo ter bom rendimento na caldeira, se o resultado final fr a produo de vapor com muita gua e a consequente contaminao com slidos arrastados nessa gua. 25

Eficincia da combusto

As caldeiras so concebidas para operar a presses relativamente altas. Isto significa que sero libertadas pequenas bolhas de vapor superfcie da gua, originando vapor seco de boa qualidade. Se a presso cair por qualquer motivo, as bolhas sero maiores, provocando turbulncia, acelerao da mar e arrastamento. Por este motivo, as caldeiras devem ser operadas presso correcta. Um mtodo de aumentar a eficincia da caldeira utilizar um economizador. Este dispositivo instala-se na sada dos gases quentes da exausto (ver Figura 16). O calor destes gases pode ser utilizado para aquecer a gua de alimentao, antes desta entrar na caldeira. Os economizadores no podem trabalhar em caldeiras com controlos de nvel on-off. Precaues especiais devem ser tomadas quando o combustvel contm Enxofre para evitar a formao de cido Sulfrico. (T< 137C)

gua modulada para a caldeira Gases quentes Sada da caldeira

gua de alimentao Economizador

Fig. 16 Economizador A eficincia comea no tanque de alimentao da caldeira Uma vez que o tanque de alimentao est quente, devem ser tomadas medidas adequadas para minimizar as perdas de calor. As maiores perdas do-se pela superfcie da gua, pelo que, essencial colocar uma cobertura ou tampa. Outra alternativa cobrir a superfcie com uma cobertura flutuante com esferas de plstico. Para alm de economizar calor, testes demonstraram que este tipo de cobertura tem grande efeito na reduo da absoro de oxignio pela gua. Isolar o tanque tambm contribui para economizar e ajudar a reduzir a temperatura ambiente da casa da caldeira. O modelo mais eficaz de tanque de alimentao atmosfrico o tanque "semi-desgaseificador". Este possui vrios dispositivos que permitem conservar o calor, misturando eficientemente o condensado quente, o vapor flash e a gua fria de reposio. Assim reduz-se consideravelmente a estratificao da temperatura dentro do tanque. Outra maneira de aumentar a eficincia da casa da caldeira recuperar o calor que normalmente se perde nas purgas contnuas. Isto consegue-se instalando um vulgar sistema de recuperao e explicado detalhadamente no guia de referncia tcnico "Tratamento de gua, armazenamento e purga". 26

Acessrios da caldeira e sua montagem


H um nmero de acessrios que tm de ser instalados nas caldeiras de vapor, todos com o objectivo de melhorar A operao. A eficincia. A segurana. Este guia fornece indicaes sobre este tema mas no dispensa a consulta da respectva legislao. H vrios equipamentos adicionais caldeira que passamos a enumerar, juntamente com a legislao associada, sempre que se justifique. Chapa de identificao da caldeira Na segunda metade do sculo 19 a exploso das caldeiras era um acontecimento comum. Como consequncia, formaram-se empresas com o objectivo de reduzir o nmero de exploses, sujeitando cada caldeira de vapor a uma inspeco. Estas empresas, na verdade, eram o embrio dos organismos que inspeccionam e aprovam a construo, os controlos e acessrios das caldeiras. Em Inglaterra nessa poca, aps um perodo relativamente pequeno, apenas 8 das 11 000 caldeiras examinadas, explodiram. Isto comparado com 260 exploses de caldeiras no examinadas por este sistema. Este sucesso conduziu lei 1882 sobre exploses de caldeiras que incluia a necessidade da caldeira possuir uma chapa de identificao. A Figura 17 mostra um exemplo de uma chapa de identificao de caldeira.
Nmero de srie 32217 Modelo Shellbol Mk. II Produo 3,000 kg/h Presso 19 bar Presso mxima de operao 18 bar Ensaio hidrulico a frio 28.5 bar Data de teste 26/03/91 Design standard BS2790 (1989) Classe 1 Inspeccionado por British Engine

Fabricado por Boilermakers Ltd. Fig. 17 Uma tpica chapa de identificao de caldeira O nmero de srie e o modelo identificam individualmente a caldeira e utilizam-se ao encomendar sobressalentes ao fabricante e no dirio da caldeira. A produo da caldeira pode estar expresso de vrios modos, como vimos anteriormente. 27

Vlvulas de segurana

A vlvula de segurana um acessrio importante. A sua funo proteger a caldeira da sobre-pressurizao e consequente exploso. Na CE, a norma 12593, relativa especificao da concepo e fabrico de caldeiras flamo-tubulares horizontais soldadas, materiais e acessrios de controlo, inspeces, qualidade da gua etc. A Seco 8 diz respeito especificamente s vlvulas de segurana, e dispositivos de segurana contra excesso de presso. H muitos modelos de vlvulas de segurana para instalar na casa da caldeira mas todas tm de cumprir os seguintes requisitos: A capacidade total de descarga da(s) vlvula(s) de segurana tm de ser pelo menos igual produo "from and at" a 100C'. A capacidade mxima de descarga da(s) vlvula(s) de segurana tem de ser atingida dentro dos 110% da presso de concepo da caldeira. O orficio da vlvula de segurana ligada a uma caldeira tem de ser pelo menos de 20 mm. A presso mxima de regulao da vlvula de segurana deve ser igual presso de concepo da caldeira (ou a mxima presso de operao permitida). Tem de haver uma margem adequada entre a presso normal de operao da caldeira e a presso regulada da vlvula de segurana.

Fig. 18 Uma vlvula de segurana tpica 28

Normas sobre vlvulas de segurana

As caldeiras tm de possuir pelo menos uma vlvula de segurana dimensionada para a produo da caldeira. Na CE consulte a norma EN 12953. As caldeiras com capacidade de evaporao superior a 3 700 Kg/h tm de ter pelo menos duas vlvulas de segurana simples ou uma dupla. Na CE, consulte a EN 12953, Seco 8. O tubo de descarga da vlvula de segurana deve ser encaminhado para o exterior, no pode estar obstrudo e deve ser drenado na base para impedir a acumulao de condensado.

Vlvulas de passagem para caldeiras

A caldeira tem de possuir uma vlvula de passagem (tambm denominada crown valve) que seccione a caldeira do processo ou da instalao. Geralmente uma vlvula de globo em ngulo. A figura 19 mostra uma vlvula de passagem deste tipo.

Volante

Indicador

Fig. 19 Desenho esquemtico de uma vlvula de passagem tpica No passado estas vlvulas eram geralmente fabricadas em ferro fundido, ao ou bronze e utilizavam-se para aplicaes com altas presses. No Reino Unido, a norma BS 2790 impede a utilizao de vlvulas de ferro fundido para esta aplicao. No deve confundir ferro fundido cinzento com ferro nodular pois este possui caracteristicas mecnicas semelhantes ao ao. Por este motivo, muitos fabricantes de caldeiras utilizam por norma vlvulas de passagem em ferro nodular. A vlvula de passagem no uma vlvula de estrangulamento, pelo que deve estar completamente aberta ou fechada. Deve sempre ser aberta lentamente para evitar uma subida sbita da presso a jusante e consequentes martelos de gua. 29

A vlvula deve ser do tipo de volante com indicador de posio. Isto permite ao fogueiro ver facilmente a posio da vlvula, mesmo do cho. A vlvula mostrada possui um indicador que facilita ainda mais esta tarefa. Em aplicaes com vrias caldeiras deve ser instalada uma vlvula de seccionamento adicional em srie com a vlvula "crown". Esta geralmente uma vlvula de globo, anti-retorno que impede que uma caldeira pressurize outra. Em alternativa, alguns fabricantes preferem usar uma vlvula de globo com uma vlvula de reteno de disco instalada entre as flanges das duas vlvulas de passagem. Vlvulas de reteno na gua de alimentao A vlvula de reteno (como a das Figuras 20 e 21), instala-se na linha de alimentao de gua da caldeira, entre a bomba e a caldeira. Instala-se uma vlvula de passagem no corpo da caldeira.

Fig. 20 Vlvula de reteno A vlvula de reteno contem uma mola reforada que suporta a coluna de gua no tanque de alimentao elevado, evitando que a coluna esttica do tanque de alimentao alague a caldeira quando no h presso no seu interior. Em condies normais de produo de vapor a vlvula de reteno funciona de forma convencional evitando que o fluxo reverso da caldeira entre na linha de alimentao quando a bomba no est a funcionar. Quando a bomba est a funcionar, a sua presso ultrapassa a da mola, para alimentar a caldeira. 30

Vlvula de reteno

Fig. 21 Localizao da vlvula de reteno de alimentao Vlvulas de purga de fundo A caldeira deve possuir pelo menos uma vlvula de purga de fundo, o mais perto possvel do ponto em que a sujidade ou os sedimentos tendem a acumular. Estas vlvulas devem ser operadas com uma chave e concebidas de modo a impossibilitar a remoo do manpulo com a vlvula aberta. Hoje em dia existem vlvulas de purga automtica controladas por temporizadores que incorporam dispositivos electrnicos que garantem que apenas uma caldeira purgada de cada vez. As Figuras 22 e 23 mostram vlvulas de purga de fundo tpicas.
Manpulo

Da caldeira

Para o tanque de purga

Fig. 22 Uma vlvula de purga de fundo manual tpica 31

Com purga manual em instalaes com vrias caldeiras, apenas permitido um manpulo na casa da caldeira. Assim evita-se purgar o contedo de uma caldeira para outra que esteja desligada para manuteno. O tema da purga de fundo tambm abordado na norma CE 12953. Noutras partes do mundo, este assunto est em geral regulamentado, sendo estes acessrios considerados em geral de segurana.

Fig. 23 Uma vlvula de purga de fundo automtica Manmetro Todas as caldeiras devem possuir pelo menos um indicador de presso. O mais usual instalar um manmetro que ser calibrado e inspeccionado periodicamente de acordo com a mesma EN 12953.

32

O mostrador deve ter pelo menos 150 mm de dimetro e o mecanismo de tipo bourdon, deve indicar a presso normal de operao (indicada por uma linha vermelha no visor) e a presso mxima de operao permitida/presso de concepo (indicada por uma linha purpura no visor). Os manmetros esto ligados ao espao de vapor da caldeira e geralmente possuem um sifo em anel que se enche de condensado e protege o mecanismo do manmetro das altas temperaturas. A vlvula deve ter uma flange de teste. Os manmetros podem ser instalados noutros recipientes pressurizados tais como tanques de purga e geralmente possuem o mostrador mais pequeno, como se mostra na Figura 24.
Presso normal de operao

Presso mxima de operao permitida.

Fig. 24 Manmetro com sifo em anel tpico 33

Visores de nvel e acessrios

Todas as caldeiras possuem pelo menos um indicador do nvel da gua mas as caldeiras com produo superior a 145 kg / h, devem possuir dois indicadores. Os indicadores so geralmente referidos como visores de nvel, de acordo com a norma BS 3463. Um indicador de nvel mostra o nvel de gua actual da caldeira, independentemente das condies de operao. Os indicadores de nvel devem ser instalados de modo a que o seu valor mais baixo indique o nvel de gua a 50 mm acima do ponto em que ocorre sobreaquecimento. Devem tambm ser instalados com uma proteco mas de modo a no impedir a visibilidade do nvel de gua. A Figura 25 mostra um indicador de nvel tpico. Os indicadores de nvel esto sujeitos a vrios danos tais como corroso provocada por quimicos da gua da caldeira, variao cclica do PH, e eroso durante a purga, particularmente na extremidade do vapor. Qualquer sinal de corroso ou eroso exige a substituio do indicador. Para testar um indicador de nvel siga o seguinte procedimento; 1. Feche a torneira da gua e abra a torneira de purga durante cerca de 5 segundos. 2. Feche a torneira de purga e abra a torneira da gua - a gua deve voltar ao seu nvel normal de operao relativamente depressa. Se isto no acontecer, pode existir um bloqueio na torneira da gua e tem de ser resolvido o mais breve possvel. 3. Feche a torneira do vapor e abra a torneira de purga durante cerca de 5 segundos. 4. Feche a torneira de purga e abra a torneira do vapor. A gua deve voltar ao seu nvel normal de operao relativamente depressa. Se isto no acontecer, pode existir um bloqueio na torneira da gua e tem de ser resolvido o mais breve possvel. O funcionrio autorizado deve testar sistematicamente os indicadores de nvel de gua, pelo menos uma vez por dia e deve proteger a cara e as mo com equipamento adequado, assim como deve existir um dispositivo de segurana contra queimaduras, no caso dos vidros se partirem. Tenha em ateno que todos os manpulos das vlvulas do visor devem apontar para baixo em condies de funcionamento.

Protector do indicador de nvel

O protector do indicador de nvel deve ser mantido limpo. Quando limpar o protector no local ou o retirar para limpeza, o indicador deve ser temporariamente fechado. Assegure-se de que existe um nvel de gua satisfatrio antes de fechar o indicador e no toque ou bata nele. Aps a limpeza, e aps voltar a montar o indicador, este deve ser testado e as torneiras colocadas na posio correcta.

34

Indicador de nvel

Torneira de vapor

Nvel da gua

Protectores

Torneira de purga Torneira da gua

Fig. 25 Indicador de nvel e acessrios Manuteno O indicador de nvel deve ser cuidadosamente inspeccionado em cada reviso anual. Falta de manuteno pode danificar o vedante e gripar as torneiras. Se o manpulo da torneira se curvar ou distorcer preciso especial cuidado para garantir que fica completamente aberto. Um acessrio danificado deve ser substituido ou reparado imediatamente. Os indicadores de nvel sofrem frequentemente uma descolorao devido s condies da gua, tornando-se tambm mais finos e deterioram-se devido eroso. Por este motivo, os vidros devem ser substituidos a intervalos regulares. Deve sempre possuir em armazem conjuntos de vidro e vedantes sobressalentes. Lembre-se que: Se as passagens de vapor estiverem obstrudas, o indicador de nvel pode apresentar um falso nvel de gua alto. Depois do indicador ser testado pode continuar a indicar um falso nvel de gua alto. Se as passagens de gua estiverem obstrudas, o indicador pode apresentar um falso nvel de gua alto ou baixo. Depois de testar o indicador, este permanecer vazio durante algum tempo, excepto se o nvel de gua actual for perigosamente alto. Ao testar as ligaes de vapor do indicador de nvel, deve fechar qualquer torneira existente no tubo de gua, utilizando a torneira de gua do indicador de nvel. Ao testar as ligaes de gua do indicador de nvel, deve fechar qualquer torneira existente no tubo de vapor, utilizando a torneira de vapor do indicador de nvel. 35

Cmaras de controlo de nvel

As cmaras de controlo de nvel para instalao de controlos ou alarmes de nvel, so instaladas no exterior da caldeira, como mostra a Figura 26. O funcionamento dos controlos ou alarmes de nvel verificado diariamente atravs das vlvulas de purga sequencial. Com o volante rodado completamente no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio, a vlvula est na posio de "funcionamento normal" e a sede traseira fecha a ligao de drenagem. A face do volante pode ser semelhante ao mostrado na Figura 27. Alguns volantes no possuem face com indicaes e regulam-se atravs do mecanismo.

Sonda de controlo de nvel

Cmara de controlo de nvel Nvel da gua

Vlvula de purga em sequncia

Fig. 26 Cmara de controlo de nvel

U PA
W THROUGH LO B

SE

TO NOR URN MA ET L

BLO

W
R TH
H OUG

PA U
N OP EN

WA

TER

SHU

SE

DR

AI

Fig. 27 Volante da vlvula de purga 36

NORMAL WORKING

Para testar os controlos quando a caldeira est pressurizada, com o queimador ligado proceda da seguinte forma: Rode lentamente o volante no sentido dos ponteiros do relgio at o ponteiro indicador estar na primeira posio de "pausa". A ligao de flutuador da cmara interrompida, a ligao de drenagem abre e a ligao da gua soprada. Pausa de 5 a 8 segundos Lentamente rode o volante no sentido dos ponteiros do relgio at ao fim. A ligao da gua est fechada, a vlvula de purga permanece aberta e a cmara do flutuador e as ligaes de vapor so sopradas. Os controlos da caldeira devem indicar nvel de gua baixo na caldeira, isto , bomba a funcionar e/ou alarme audvel a soar e o queimador desliga-se. Em alternativa, se a cmara de controlo de nvel possuir um segundo ou extra alarme de nvel de gua baixo, a caldeira deve bloquear. Pausa de 5 a 8 segundos. Lentamente rode completamente o volante no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para a sede traseira vedar e ficar na posio de "operao normal". H vrios modelos de vlvulas de purga em sequncia. Estas podem diferir no modo de funcionamento, pelo que, essencial seguir as instrues do fabricante.

37

Controlos de nvel internos

Existem sistemas de controlo de nvel que proporcionam maior segurana que os mencionados anteriormente. Os sensores so montados directamente no interior da caldeira (ou no evaporador) e proporcionam uma funo de auto-monitorizao da integridade do sistema. Uma vez que so montados internamente, no esto sujeitos aos procedimentos necessrios para purgar as cmaras exteriores. O funcionamento testado atravs de um teste de purga e/ou evaporao. Possuem tubos de proteco para amortecer as ondulaes da gua volta do sensor.

Sensor

Tubo protector

Linha de alimentao de gua

Fig. 28 Sensor de nvel de montagem interior em tubo de proteco

38

Eliminadores de ar e vlvulas quebravcuo

Quando feito o arranque de uma caldeira fria, o espao do vapor est cheio de ar. Este ar deve ser removido; na verdade ele afecta negativamente o desempenho da instalao devido sua presso parcial, como demonstrado pela Lei de Dalton e tambm dificulta a transferncia de calor pelas superfcies. Alm disso, pode provocar corroso no sistema de condensado se no for removido adequadamente. O ar pode ser drenado do espao do vapor utilizando uma simples torneira que geralmente deixada aberta at o manmetro indicar uma presso volta de 0.5 bar. Em alternativa, pode instalar um eleiminador de ar de presso balanceada que para alm de libertar o operador da caldeira da tarefa de purgar o ar manualmente (assegurando que ele de facto purgado), muito mais preciso e eliminar os gases que se podem acumular na caldeira. A Figura 29 mostra eliminadores de ar tpicos.

Eliminador de ar de presso balanceada Eliminador de ar manual

Vlvula quebra-vcuo Fig. 29 Eliminadores de ar e vlvulas quebra-vcuo (no escala) Quando a caldeira desligada, o vapor no seu interior condensa e forma-se vcuo. Este vcuo faz com que a presso fora da caldeira seja maior que no seu interior, e pode provocar fugas juntas, danificar os bastidores da caldeira e o perigo sugar gua enchendo em excesso uma caldeira parada. Para evitar isto, necessrio instalar uma vlvula quebra-vcuo no corpo da caldeira. A Figura 29 apresenta uma vlvula quebra-vcuo.

39

Colectores de vapor
As caldeiras flamo-tubulares horizontais tm capacidade at aproximadamente 27 000 kg / h de vapor. Quando so necessrias produes superiores, instalam-se duas ou mais caldeiras em paralelo, sendo vulgar encontrar instalaes com quatro caldeiras ou mais. A concepo do colector de vapor que as liga de extrema importncia. A Figura 30 mostra um mtodo vulgar de ligar quatro caldeiras, um mtodo que frequentemente fonte de problemas.

Para a instalao

Caldeira1

Caldeira 2

Caldeira 3

Caldeira 4

Fig. 30 Esquema vulgar de instalao de quatro caldeiras - no recomendado Como se v na Figura 30, com todas as caldeiras a operar mesma presso, a presso no ponto 'A' tem de ser inferior do ponto 'B' para o vapor sair da caldeira 3. Consequentemente, quanto mais longe est a caldeira do ponto "A", mais dificuldade ela ter em debitar o vapor. O caudal depende da perda de carga, portanto a caldeira 4 descarregar vapor mais fcilmente que a caldeira 3. Do mesmo modo, a caldeira 3descarregar mais fcilmente que a caldeira 2 e assim por diante. Isto origina que se a caldeira 1 opera com a carga mxima, as outras caldeiras esto sujeitas a excesso de carga e o efeito piora em geral na caldeira 4. Pode ser demonstrado, que se a caldeira 1 est a operar com a carga mxima, a caldeira 2 ter cerca de 1% de excesso de carga, a caldeira 3 cerca de 6%, e a caldeira 4 cerca de 15%. Enquanto as caldeiras flamo-tubulares horizontais conseguem dar resposta a situaes de excesso de carga ocasional de 5%, um excesso de carga de 15% altamente indesejvel. O aumento da velocidade de sada do vapor da caldeira faz com que a superfcie da gua se torne extremamente instvel e o sistema de controlo de nvel pode indicar falta de gua.

40

Com grandes cargas, neste exemplo, a caldeira 4 bloquear, ficando o sistema, j instvel, a operar com as restantes trs caldeiras que progressivamente sofrero o mesmo efeito. A principal concluso que o modelo de colector de distribuio no permite que a carga seja igualmente distribuida por todas as caldeiras. Um dos objectivos do colector de vapor igualizar a perda de carga entre as caldeiras ligadas com uma diferena mxima de 0.1 bar. Assim minimiza-se a ocorrncia de arrastamento e previne-se o excesso de carga e bloqueio das caldeiras. O esquema da instalao mostrado na Figura 31 mostra um traado melhorado de um colector. O colector descarrega pela parte central, em vez de na extremidade. Deste modo, nenhuma caldeira sofrer de excesso de carga pela coluna mais do que 1%, desde que a tubagem da coluna esteja adequadamente dimensionada.

Para a instalao

Caldeira 1

Caldeira 2

Caldeira 3

Caldeira 4

Fig. 31 Esquema de colector com quatro caldeiras - traado melhorado

41

Para a instalao

Caldeira 1

Caldeira 2

Caldeira 3

Caldeira 4

Fig. 32 Esquema de coluna com quatro caldeiras - traado recomendado A Figura 32 mostra a soluo ideal para a instalao de quatro ou mais caldeiras, num esquema em pirmide, em que a carga de cada caldeira igualmente distribuida. Este sistema est mais apto a fazer face a grandes cargas, com controlo sequncial em que uma ou mais caldeiras esto regularmente desligadas. Tenha em mente que um correcto esquema de colector evitar muitos problemas e poupar dinheiro. Em aplicaes com vrias caldeiras, em especial se as tubagens so de grandes dimenses, por vezes impraticvel este tipo de colector, pelo que a soluo ser a colocao de sistemas de controlo do caudal de vapor em cada caldeira.

42

Sadas de vapor
Aps uma anlise geral ao traado do colector de vapor, tm de ser asseguradas as seguintes condies: A instalao receber vapor seco. O arranque ser controlado por um processo automtico. Uma caldeira no pode pressurizar outra. Arrastamento de gua Quando uma caldeira bem concebida produz vapor em condies de caudal estvel, o vapor bastante seco, aproximadante 96% a 99%. Alteraes repentinas da carga afectaro negativamente a qualidade deste vapor, originando vapor hmido. A ausncia de controlo do TDS da gua da caldeira ou a contaminao da gua da caldeira podem tambm dar origem produo de vapor hmido. O vapor hmido est associado a alguns problemas: A presena de gua no sistema de vapor provoca potenciais martelos de gua. A vapor hmido tende a erodir a tubagem, os acessrios e as vlvulas de controlo. Tambm reduz a capacidade dos permutadores de calor. Arrastamento de gua juntamente com o vapor da caldeira tambm conter slidos dissolvidos e em suspenso que podem contaminar os controlos, as superfcies de troca de calor, os purgadores e qualquer produto aquecido por injeco directa de vapor. Por estes motivos, recomenda-se a instalao de um separador, Na sada da caldeira. Os separadores fazem com que o vapor hmido mude rapidamente de direco dentro do seu corpo. Isto resulta na separao do vapor de partculas de gua muito mais densas e a serem empurradas pela gravidade para a parte inferior do corpo do separador, onde se acumulam e so drenadas com o auxlio de um purgador. fundamental que quando a caldeira ligada, este procedimento seja feito de modo lento seguro e controlado para evitar o seguinte: Arranque Martelos de gua. Acumulao de grandes quantidades de gua no interior da tubagem que so depois arrastadas velocidade do vapor, provocando danos quando a gua colide com uma obstruo na tubagem, por exemplo, uma vlvula de controlo. Choque trmico. A tubagem aquecida to rapidamente que a expanso descontrolada, provocando tenso na tubagem e provocando movimentos violentos nos suportes da tubagem. Acelerao da mar. Uma reduo sbita da presso da caldeira pode fazer com que a gua da caldeira seja arrastada para a tubagem. Isto no s nefasto para a instalao como a caldeira pode bloquear e demorar algum tempo at retomar a sua operao normal. A gua descarregada tambm provocar martelos de gua na tubagem.

43

O perodo de arranque diferente para cada instalao e depende de factores tais como a presso, o tamanho da caldeira, o comprimento dos troos de tubagem, etc. Uma caldeira de pequenas dimenses para presses baixas em instalaes compactas como por exemplo as lavandarias, pode atingir a presso normal de operao em menos de 15 minutos. Um grande complexo industrial pode demorar algumas horas. O primeiro passo para um arranque seguro, no caso de uma caldeira pequena a vlvula de sada que deve ser aberta lentamente. No entanto, em instalaes de grandes dimenses, difcil controlar o arranque com uma vlvula de globo. Isto deve-se ao facto de esta vlvula ter sido concebida para fornecer um bom isolamento pois possui uma sede plana em que toda a fora produzida ao rodar o volante actua directamente na sede, assegurando assim uma boa vedao. Significa tambm que tendo caractersticas de abertura rpida ir debitar 80% da capacidade total nos primeiros 10% da abertura. Por este motivo, deve instalar-se uma vlvula de controlo depois da vlvula de globo. Uma vlvula de controlo tem um obturador com salincias que lhe conferem uma relao entre o caudal e o movimento da haste muito menos severo. Consequentemente, o caudal e por sua vez o arranque podem ser melhor controlados. A Figura 33 mostra um exemplo com uma a vlvula de controlo instalada aps a vlvula "crown".

Vlvula de controlo Controlador Vlvula "crown"

Caldeira

Fig. 33 Vlvula de controlo instalada aps a vlvula "crown" Uma soluo tpica para o arranque aquela em que a vlvula de controlo est fechada at ser ligada a caldeira. A partir de uma certa presso, um sistema de impulsos abre lentamente, em patamares, a vlvula de controlo. Esta soluo tem tambm a vantagem de no necessitar de interveno humana durante o perodo de arranque, que pode ser por exemplo, de madrugada. Se a caldeira est fora de servio, e for posta em marcha, a presena de operador ser ento necessria. 44

Para instalaes ainda maiores, a vlvula de controlo continua a no ser adequada para garantir um arranque correcto. Nestas circunstncias, pode ser instalada uma pequena vlvula de controlo em "by-pass" vlvula de seccionamento. Esta soluo tem tambm a vantagem de igualizar a presso em ambos os lados da vlvula de seccionamento antes da abertura. Evitar que uma caldeira pressurize outra Quando duas ou mais caldeiras esto ligadas a um colector, deve tomar precaues no sentido de que cada caldeira possa ser isolada do colector. Assim no haver possibilidade do vapor do colector pressurizar uma caldeira que est parada para manuteno ou inspeco. A vlvula "crown" muito til nestas circunstncias e uma exigncia de algumas normas. Geralmente prefervel instalar uma vlvula de seccionamento na linha de distribuio para proporcionar maior segurana com duplo isolamento. Nunca confie numa vlvula anti-retorno para proporcionar seccionamento total seguro. No entanto, uma vlvula anti-retorno em separado til para evitar o fluxo reverso do vapor durante a operao normal entre caldeiras em linha e caldeiras quentes em stand-by. As vlvulas anti-retorno simples de charneira no so adequadas para esta aplicao pois podem oscilar com as pequenas variaes de presso da caldeira, direccionando a carga para uma caldeira ou para outra alternadamente. Em condies severas isto pode provocar sobrecargas ciclicas alternadas das caldeiras. Muitos casos de instabilidade em instalaes com duas caldeiras so provocadas deste modo. As vlvulas "crown" com vlvulas anti-retorno incorporadas tendem a ser mais adequadas, tendo em conta este fenmeno. Em alternativa, as vlvulas de reteno de disco com retorno por mola ao modularem um pouco, tendem a reduzir o problema (Figura 34). Algumas normas exgem a instalao deste tipo de vlvulas. Elas podem fazer parte da vlvula de seccionamento ou ser instaladas a jusante daquelas.

Vapor

Vapor

Fig. 34 Exemplo de uma vlvula anti-retorno de disco 45

Normas (Portugal /CE)

Dec Lei n 211/99 (transposio para a ordem juridica nacional da Directva 76/767/CE Dec. Lei 97/2000 Desp. 22 332/2001 e anexo Instruo tcnica complementar para geradores de vapor e equiparados EN 12953, partes 1 a 14

46

Garantir uma correcta distribuio de vapor

O ponto de partida do sistema de distribuio a casa da caldeira, onde em geral conveniente que as linhas de vapor descarreguem para um distribuidor de vapor, geralmente referido como colector de distribuio. A medida do colector depende do nmero e tamanho das caldeiras e da configurao do sistema de distribuio. Numa instalao de grandes dimenses, provavelmente a soluo mais vivel a distribuio de vapor ser feita atravs de uma linha de alta presso que percorre a instalao. prefervel uma distribuio a alta presso pois reduz a medida da tubagem de acordo com as capacidades e as velocidades. As perdas de calor e montagem e isolamento tambm so reduzidos devido s menores dimenses da tubagem. Isto permite que as tomadas de vapor da linha de distribuio sejam feitas tanto directamente para as aplicaes de alta presso como para os conjuntos redutores de presso que depois fornecem vapor a aplicaes de presso reduzida. Um distribuidor de vapor na casa da caldeira representa um ponto de partida centralizado. Permite uma zona de transio entre as caldeiras e o sistema, com grande possibilidade da carga do sistema ser partilhada por todas as caldeiras. Presso de operao. O colector de distribuio deve ser adequado para a presso de operao e estar de acordo com as normas de presso. Lembre-se que as normas para as flanges so baseadas na temperatura e na presso, ou seja, a presso admissvel diminui medida que a temperatura aumenta; PN16 quer dizer 16 bar a 120C, mas adequado para vapor saturado a apenas 13.8 bar (198C). Dimetro. O dimetro deve ser calculado para uma velocidade do vapor no superior a 15 m / s em condies de carga mxima. A velocidade baixa importante pois facilita a separao das gotas de gua. Sadas. Estas devem sempre localizar-se na parte superior do colector de distribuio. Deste modo, apenas sai vapor seco. A gravidade e a baixa velocidade fazem com que o condensado se dirija para o fundo do colector. Drenagem de condensado. importante que o condensado seja removido do colector o mais rpido possvel medida que se forma. Por esta razo, a melhor escolha um purgador mecnico, por ex. um purgador de flutuador. Se o colector o primeiro ponto de drenagem aps as sadas da caldeira, o condensado pode conter partculas arrastadas e pode ser conveniente drenar este condensado contaminado para o tanque de purga da caldeira, em vez de para o tanque de alimentao da caldeira. Mais informaes sobre a drenagem de condensado pode ser encontrada no guia de referncia tcnica "Drenagem de condensado e eliminao de ar".

47

Informaes adicionais
Este guia de referncia tcnica foi concebido para fornecer uma introduo ao tema das caldeiras, acessrios para caldeira e sadas de vapor aos engenheiros de manuteno e gestores de energia. Seria impossvel cobrir todos os aspectos deste tema neste guia pois cada instalao nica. Por vezes h vrias alternativas e a melhor soluo nem sempre bvia. Tentmos cobrir as alternativas mais comuns mas podemos no ter mencionado todas as opes possveis num caso particular de uma instalao. Nestes casos, pode consultar a Spirax Sarco ou o tcnico Spirax Sarco da sua rea.

48

Apndice 1 Tabelas de vapor


Entalpia especfica Presso bar kPa 0.3 30.0 0.5 50.0 absoluta 0.75 75.0 0.95 95.0 1.00 100.0 1.013 101.3 0 0.00 manomtrica 0.10 10.0 0.20 20.0 0.30 30.0 0.40 40.0 0.50 50.0 0.60 60.0 0.70 70.0 0.80 80.0 0.90 90.0 1.00 100.0 1.10 110.0 1.20 120.0 1.30 130.0 1.40 140.0 1.50 150.0 1.60 160.0 1.70 170.0 1.80 180.0 1.90 190.0 2.00 200.0 2.20 220.0 2.40 240.0 2.60 260.0 2.80 280.0 3.00 300.0 3.20 320.0 3.40 340.0 3.60 360.0 3.80 380.0 4.00 400.0 4.50 450.0 5.00 500.0 5.50 550.0 6.00 600.0 6.50 650.0 7.00 700.0 7.50 750.0 8.00 800.0 8.50 850.0 9.00 900.0 9.50 950.0 10.00 1 000.0 10.50 1 050.0 Temperatura C 69.10 81.33 91.78 98.20 99.63 100.00 100.00 102.66 105.10 107.39 109.55 111.61 113.56 115.40 117.14 118.80 120.42 121.96 123.46 124.90 126.28 127.62 128.89 130.13 131.37 132.54 133.69 135.88 138.01 140.00 141.92 143.75 145.46 147.20 148.84 150.44 151.96 155.55 158.92 162.08 165.04 167.83 170.50 173.02 175.43 177.75 179.97 182.10 184.13 186.05 gua (hf) kJ / kg 289.23 340.49 384.39 411.43 417.51 419.06 419.06 430.2 440.8 450.4 459.7 468.3 476.4 484.1 491.6 498.9 505.6 512.2 518.7 524.6 530.5 536.1 541.6 547.1 552.3 557.3 562.2 571.7 580.7 589.2 597.4 605.3 612.9 620.0 627.1 634.0 640.7 656.3 670.9 684.6 697.5 709.7 721.4 732.5 743.1 753.3 763.0 772.5 781.6 790.1 Evaporao (hfg) kJ / kg 2 336.1 2 305.4 2 278.6 2 261.8 2 257.9 2 257.0 2 257.0 2 250.2 2 243.4 2 237.2 2 231.3 2 225.6 2 220.4 2 215.4 2 210.5 2 205.6 2 201.1 2 197.0 2 192.8 2 188.7 2 184.8 2 181.0 2 177.3 2 173.7 2 170.1 2 166.7 2 163.3 2 156.9 2 150.7 2 144.7 2 139.0 2 133.4 2 128.1 2 122.9 2 117.8 2 112.9 2 108.1 2 096.7 2 086.0 2 075.7 2 066.0 2 056.8 2 047.7 2 039.2 2 030.9 2 022.9 2 015.1 2 007.5 2 000.1 1 993.0 Vapor (hg) kJ / kg 2 625.3 2 645.9 2 663.0 2 673.2 2 675.4 2 676.0 2 676.0 2 680.2 2 684.2 2 687.6 2 691.0 2 693.9 2 696.8 2 699.5 2 702.1 2 704.5 2 706.7 2 709.2 2 711.5 2 713.3 2 715.3 2 717.1 2 718.9 2 720.8 2 722.4 2 724.0 2 725.5 2 728.6 2 731.4 2 733.9 2 736.4 2 738.7 2 741.0 2 742.9 2 744.9 2 746.9 2 748.8 2 753.0 2 756.9 2 760.3 2 763.5 2 766.5 2 769.1 2 771.7 2 774.0 2 776.2 2 778.1 2 780.0 2 781.7 2 783.3 Volume especfico de vapor m 3 / kg 5.229 3.240 2.217 1.777 1.694 1.673 1.673 1.533 1.414 1.312 1.225 1.149 1.088 1.024 0.971 0.923 0.881 0.841 0.806 0.773 0.743 0.714 0.689 0.665 0.643 0.622 0.603 0.568 0.536 0.509 0.483 0.461 0.440 0.422 0.405 0.389 0.374 0.342 0.315 0.292 0.272 0.255 0.240 0.227 0.215 0.204 0.194 0.185 0.177 0.171

49

Entalpia especfica Presso manomtrica bar 11.00 11.50 12.00 12.50 13.00 13.50 14.00 14.50 15.00 15.50 16.00 17.00 18.00 19.00 20.00 21.00 22.00 23.00 24.00 25.00 26.00 27.00 28.00 29.00 30.00 31.00 32.00 33.00 34.00 35.00 36.00 37.00 38.00 39.00 40.00 41.00 42.00 43.00 44.00 45.00 46.00 47.00 48.00 49.00 50.00 51.00 52.00 53.00 54.00 55.00 kPa 1 100.0 1 150.0 1 200.0 1 250.0 1 300.0 1 350.0 1 400.0 1 450.0 1 500.0 1 550.0 1 600.0 1 700.0 1 800.0 1 900.0 2 000.0 2 100.0 2 200.0 2 300.0 2 400.0 2 500.0 2 600.0 2 700.0 2 800.0 2 900.0 3 000.0 3 100.0 3 200.0 3 300.0 3 400.0 3 500.0 3 600.0 3 700.0 3 800.0 3 900.0 4 000.0 4 100.0 4 200.0 4 300.0 4 400.0 4 500.0 4 600.0 4 700.0 4 800.0 4 900.0 5 000.0 5 100.0 5 200.0 5 300.0 5 400.0 5 500.0 Temperatura C 188.02 189.82 191.68 193.43 195.10 196.62 198.35 199.92 201.45 202.92 204.38 207.17 209.90 212.47 214.96 217.35 219.65 221.85 224.02 226.12 228.15 230.14 232.05 233.93 235.78 237.55 239.28 240.97 242.63 244.26 245.86 247.42 248.95 250.42 251.94 253.34 254.74 256.12 257.50 258.82 260.13 261.43 262.73 264.00 265.26 266.45 267.67 268.84 270.02 271.20 gua (hf) kJ / kg 798.8 807.1 815.1 822.9 830.4 837.9 845.1 852.1 859.0 865.7 872.3 885.0 897.2 909.0 920.3 931.3 941.9 952.2 962.2 972.1 981.6 990.7 999.7 1 008.6 1 017.0 1 025.6 1 033.9 1 041.9 1 049.7 1 057.7 1 065.7 1 072.9 1 080.3 1 087.4 1 094.6 1 101.6 1 108.6 1 115.4 1 122.1 1 228.7 1 135.3 1 142.2 1 148.1 1 154.5 1 160.8 1 166.6 1 172.6 1 178.7 1 184.6 1 190.5 Evaporao (hfg) kJ / kg 1 986.0 1 979.1 1 972.5 1 965.4 1 959.6 1 953.2 1 947.1 1 941.0 1 935.0 1 928.8 1 923.4 1 912.1 1 901.3 1 890.5 1 880.2 1 870.1 1 860.1 1 850.4 1 840.9 1 831.4 1 822.2 1 818.3 1 804.4 1 795.6 1 787.0 1 778.5 1 770.0 1 761.8 1 753.8 1 745.5 1 737.2 1 729.5 1 721.6 1 714.1 1 706.3 1 698.3 1 691.2 1 683.7 1 676.2 1 668.9 1 666.6 1 654.5 1 647.1 1 639.9 1 632.8 1 626.9 1 619.0 1 612.0 1 605.1 1 598.2 Vapor (hg) kJ / kg 2 784.8 2 786.3 2 787.6 2 788.8 2 790.0 2 791.1 2 792.2 2 793.1 2 794.0 2 794.9 2 795.7 2 797.1 2 798.5 2 799.5 2 800.5 2 801.4 2 802.0 2 802.6 2 803.1 2 803.5 2 803.8 2 804.0 2 804.1 2 804.2 2 804.1 2 804.1 2 803.9 2 803.7 2 803.5 2 803.2 2 802.9 2 802.4 2 801.9 2 801.5 2 800.9 2 799.9 2 799.8 2 799.1 2 798.3 2 797.6 2 796.9 2 796.6 2 795.2 2 794.4 2 793.6 2 792.6 2 791.6 2 790.7 2 789.7 2 788.7

Volume especfico de vapor m 3 / kg 0.163 0.157 0.151 0.148 0.141 0.136 0.132 0.128 0.124 0.119 0.117 0.110 0.105 0.100 0.099 4 0.090 6 0.086 8 0.083 2 0.079 7 0.076 8 0.074 0 0.071 4 0.068 9 0.066 6 0.064 5 0.062 5 0.060 5 0.058 7 0.057 1 0.055 4 0.053 9 0.052 4 0.051 0 0.049 8 0.048 5 0.047 3 0.046 1 0.045 1 0.044 1 0.043 1 0.042 1 0.041 2 0.040 3 0.039 4 0.038 6 0.037 8 0.037 1 0.036 4 0.035 7 0.035 0

50

Entalpia especfica Presso manomtrica bar 56.00 57.00 58.00 59.00 60.00 61.00 62.00 63.00 64.00 65.00 66.00 67.00 68.00 69.00 70.00 71.00 72.00 73.00 74.00 75.00 76.00 77.00 78.00 79.00 80.00 81.00 82.00 83.00 84.00 85.00 86.00 87.00 88.00 89.00 90.00 92.00 94.00 96.00 98.00 100.00 102.00 104.00 106.00 108.00 110.00 112.00 114.00 116.00 118.00 120.00 kPa 5 600.0 5 700.0 5 800.0 5 900.0 6 000.0 6 100.0 6 200.0 6 300.0 6 400.0 6 500.0 6 600.0 6 700.0 6 800.0 6 900.0 7 000.0 7 100.0 7 200.0 7 300.0 7 400.0 7 500.0 7 600.0 7 700.0 7 800.0 7 900.0 8 000.0 8 100.0 8 200.0 8 300.0 8 400.0 8 500.0 8 600.0 8 700.0 8 800.0 8 900.0 9 000.0 9 200.0 9 400.0 9 600.0 9 800.0 10 000.0 10 200.0 10 400.0 10 600.0 10 800.0 11 000.0 11 200.0 11 400.0 11 600.0 11 800.0 12 000.0 Temperatura C 272.33 273.45 274.55 275.65 276.73 277.80 278.85 279.89 280.92 281.95 282.95 283.95 284.93 285.90 286.85 287.80 288.75 289.69 290.60 291.51 292.41 293.91 294.20 295.10 295.96 296.81 297.66 298.50 299.35 300.20 301.00 301.81 302.61 303.41 304.20 305.77 307.24 308.83 310.32 311.79 313.24 314.67 316.08 317.46 318.83 320.17 321.50 322.81 324.10 325.38 gua (hf) kJ / kg 1 196.3 1 202.1 1 207.8 1 213.4 1 218.9 1 224.5 1 230.0 1 235.4 1 240.8 1 246.1 1 251.4 1 256.7 1 261.9 1 267.0 1 272.1 1 277.3 1 282.3 1 287.3 1 292.3 1 297.2 1 302.3 1 307.0 1 311.9 1 316.7 1 312.5 1 326.2 1 330.9 1 335.7 1 340.3 1 345.0 1 349.6 1 354.2 1 358.8 1 363.3 1 367.8 1 376.8 1 385.7 1 394.5 1 403.2 1 411.9 1 420.5 1 429.0 1 437.5 1 445.9 1 454.3 1 462.6 1 470.8 1 479.0 1 487.2 1 495.4 Evaporao (hfg) kJ / kg 1 591.3 1 584.5 1 577.7 1 571.0 1 564.4 1 557.6 1 550.9 1 544.3 1 537.3 1 531.2 1 524.7 1 518.1 1 511.6 1 501.1 1 498.7 1 492.2 1 485.8 1 479.4 1 473.0 1 466.6 1 460.2 1 453.9 1 447.6 1 441.3 1 435.0 1 428.7 1 422.5 1 416.2 1 410.0 1 403.8 1 397.6 1 391.3 1 385.2 1 379.0 1 372.7 1 360.3 1 348.0 1 335.7 1 323.3 1 310.9 1 298.7 1 286.3 1 274.0 1 261.7 1 249.3 1 237.0 1 224.6 1 212.2 1 199.8 1 187.3 Vapor (hg) kJ / kg 2 787.6 2 786.6 2 785.5 2 784.4 2 783.3 2 782.1 2 780.9 2 779.7 2 778.5 2 777.3 2 776.1 2 774.8 2 773.5 2 772.1 2 770.8 2 769.5 2 768.1 2 766.7 2 765.3 2 763.8 2 762.5 2 760.9 2 759.9 2 758.0 2 756.5 2 754.9 2 753.4 2 751.9 2 750.3 2 748.8 2 747.2 2 745.5 2 744.0 2 742.3 2 740.5 2 737.1 2 733.7 2 730.2 2 726.5 2 722.8 2 719.2 2 715.3 2 711.5 2 707.6 2 703.6 2 699.6 2 695.4 2 691.2 2 687.0 2 682.7

Volume especfico de vapor m 3 / kg 0.034 3 0.033 7 0.033 1 0.032 5 0.031 9 0.031 4 0.030 8 0.030 3 0.029 8 0.029 3 0.028 8 0.028 3 0.027 8 0.027 4 0.027 0 0.026 6 0.026 2 0.025 8 0.025 4 0.025 0 0.024 6 0.024 2 0.023 9 0.023 6 0.023 3 0.022 9 0.022 6 0.022 3 0.022 0 0.021 7 0.021 4 0.021 1 0.020 8 0.020 5 0.020 2 0.019 7 0.019 2 0.018 7 0.018 3 0.017 8 0.017 4 0.017 0 0.016 6 0.016 2 0.015 8 0.015 4 0.015 0 0.014 7 0.014 4 0.014 1

51

Apndice 2 Tabelas de converso


Tabela 3 Comprimento
De - Para milmetro centmetro metro kilmetro polegada p jarda milha milmetro 1 10 1 000 25.4 304.8 914.4 centmetro 0.1 1 100 2.54 30.48 91.44 metro 0.001 0.01 1 1 000 0.304 8 0.914 4 1 609.344 kilmetro 0.001 1 0.000 914 1.609 344 polegada 0.0393 7 0.393 701 39.370 1 1 12 36 p 0.032 808 3.280 84 3 280.84 0.083 333 1 3 5 280 jarda 1.093 61 1 093.61 0.027 778 0.333 33 1 1 760 milha 0.621 371 0.000 568 1

Tabela 4 rea
De - Para cm m km pl p jd acre milha cm 1 10 000 6.4516 929.03 8 361.27 m km 0.000 1 1 0.000 001 1 000 000 1 0.000 645 0.092 903 0.836 127 404.86 0.004 040 7 2.589 987 pl 0.155 1 550 1 144 1 296 p jd acre milha 0.001 076 0.000 119 6 10.763 9 1.195 99 0.000 247 1 247.105 0.386 102 0.006 944 0.000 772 1 0.111 111 0.000 023 9 1 0.000 206 6 43 560 4 840 1 0.001 562 640 1

Tabela 5 Massa
De - Para kg tonne lb UK cwt UK ton US cwt US ton kg 1 1 000 0.453 592 50.802 3 1 016.05 45.359 2 907.185 tonelada 0.001 1 0.000 454 0.050 802 1.016 05 0.045 359 0.907 185 lb 2.204 62 2 204.62 1 112 2 240 100 2 000 UK cwt 0.019 684 19.684 1 0.008 929 1 20 0.892 857 17.857 1 UK ton 0.000 984 0.984 207 0.000 446 0.05 1 0.044 643 0.892 857 US cwt 0.022 046 22.046 2 0.01 1.12 22.4 1 20 US ton 0.001 102 1.102 31 0.000 5 0.056 1.12 0.05 1

Tabela 6 Volume e capacidade


De - Para cm m litro (dm) pl p jd UK quartilho UK galo UK quartilho US galo cm m litro (dm) pl p jd UK quartilho UK galo US quartilho US galo 1 0.001 0.061 0240.000 035 3 0.001 760 0.000 22 0.002 113 0.000 264 1 1 000 61 023.7 35.314 7 1.307 95 1 759.75 219.969 2 113.38 264.172 1 000 0.001 1 61.0237 0.035 315 0.001 308 1.759 75 0.219 969 2.113 38 0.264 172 16.387 1 - 0.016 387 1 0.000 578 70.000 02140.028 8370.003 6050.034 6320.004 329 28 316.8 0.028 317 28.316 8 1 728 1 0.0370 37 49.830 7 6.228 83 59.844 2 7.480 52 764 555 0.764 555 764.555 46 656 27 1 1 345.429 168.178 4 1 615.793 201.974 568.261 0.000 568 30.568 261 34.677 4 0.020 068 0.000 743 1 0.125 1.200 95 0.150 119 4 546.090.004 546 14.546 09 277.42 0.160 544 0.005 946 8 1 9.607 6 1.200 95 473.176 0.000 473 20.473 176 28.875 0.016 71 0.000 619 0.8326 74 0.104 084 1 0.125 3 785.410.003 785 43.785 411 231 0.133 681 0.004 951 6.661 392 0.832 674 8 1

52

Table 7 Presso
From - To atmos mm Hg m bar br a psa acl in H 0 2 H g in Hg pi s atmos 1 0.001 315 8 0.000 986 9 0 9 69 .8 0.000 009 9 0.002 458 3 0 0 34 1 .3 2 0 0 80 6 .6 4 mm Hg 70 6 1 0 7 00 2 .5 6 7002 5.6 0 0 75 1 .0 0 1 8 83 .6 2 2. 54 5.1 9 174 m bar 10 3 2 1.5 1 3 32 .3 2 1 1 000 00 .1 2 4 08 .9 9 3.6 9 383 6.4 6 897 br a 103 .12 0 0 13 3 .0 3 001 .0 1 0 0 00 .0 1 0 0 24 1 .0 9 0.033 863 9 0 0 89 8 .6 4 psa acl 101 325 1332 3.2 10 0 100 000 1 2909 4.8 33 6 3 8.9 68 4 7 9.6 in H2O 4671 0.8 0 5 52 .3 4 0 4 14 3 .0 6 4143 0.6 0 0 4 015 .0 1 1.9 1 355 2.7 9 769 i H n g 2.2 3 991 0 0 93 .3 7 0 0 95 .2 3 2.3 95 0.000 295 3 0 0 35 6 .7 5 1 2 0 60 .3 2 pi s 1.9 9 465 0 0 93 7 .1 3 0 0 45 4 .1 0 1.0 454 0 0 01 5 .0 4 0 0 61 7 .3 2 0 4 11 4 .9 5 1 Pascal = 1 Nm U g l /h S al 9109 5.1 0 2 41 2 .6 7 951 019 2 4 1 18 6.7 4881 4.3 7 4 05 7 .8 1 7.5 207 1 2 09 .0 5 6 0 1

Table 8 Caudal
From - To l/s( m / ) ds l/h m /s m /h cfm f/h t UK gall / m U g l /h K al US gall / m U g l /h S al l/s( m / ) ds 1 0 0 02 8 .0 7 1 000 0 2 77 8 .7 7 0 4 19 7 .7 4 0 0 78 6 .0 6 0 0 57 8 .7 6 0 0 12 3 .0 6 0 0 30 .6 9 0 0 10 2 .0 5 m /s l/h 3600 001 .0 1 3 600 000 1 10 0 0 0 0 02 8 .0 7 16 9 0 7 0 0 04 2 9.1 .0 7 2.1 8 836 2 2 7 6 0 0 0 075 8 7.6 .0 4 5 60 .4 9 2 7 1 5 0 0 0 063 1 2.2 .0 3 7 54 1 .8 1 m /h 36 . 001 .0 3 600 1 1 6 90 7 .9 1 0 0 83 7 .2 1 0 2 27 6 .7 6 0 0 45 6 .0 4 0 2 71 5 .2 2 0 0 37 5 .0 8 cfm 2 1 88 2 .1 8 0 0 05 8 .0 8 21 8 8 1.8 0 5 85 8 .8 7 1 0 0 66 7 .1 6 0 1 05 4 .6 4 0 0 26 6 .0 7 0 1 36 1 .3 8 0 0 22 8 .0 2 f/h t UK gall / m 1713 1.9 1 2.3 318 4 0 0 53 5 0 0 36 6 .3 1 .0 6 127 133 1 181 3 9. 3.1 7 534 3 6 61 .6 5 6 0 6 2 88 3 .2 3 1 0 1 38 4 .0 1 9 6 26 .3 2 1 0 1 05 4 0 0 66 7 .6 4 .1 6 8 0 08 2 0 8 26 4 .2 3 .3 7 0 1 36 1 0 0 38 8 .3 8 .1 7 U g l /h K al 7 1 8 84 9.8 0 2 99 9 .1 6 791 889 2999 1.6 337 7.3 6 2 88 3 .2 3 6 0 1 4.6 4 990 5 0 8 26 4 .3 7 S al U g l /m 1.5 3 580 2 0 0 44 3 .0 0 1 803 5 5. 4 4 28 3 .0 6 7 4 05 7 .8 1 0 1 46 5 .2 7 1 2 09 .0 5 0 0 00 6 .2 1 1 0 0 66 7 .1 6

Table 9 Potncia
From - To B u/h t W k a /h cl kW t B u/h 1 3 4 21 .1 4 3 9 83 .6 2 34 2 1 1.4 W 0 2 30 1 .9 7 1 113 .6 1 000 k a /h cl 0 2 19 6 .5 9 0 8 98 5 .5 4 1 8985 5.4 kW 0 0 02 3 .0 9 001 .0 0 0 11 3 .0 6 1

Table 10 Energia
From - To B u/h t Therm J k J Cl a t B u/h 1 100 000 0 0 09 .0 4 0 9 78 .4 0.003 968 3 Therm 0 0 00 .0 1 1 0.000 009 478 0.003 968 3 x 10 5 J 10 5 0 5.6 1 1 000 4 1 68 .8 k J 105 .5 105 500 001 .0 1 Cl a 2196 5.9 25 199 600 0 2 88 .3 288 3.5 1

Table 11 Calor especfico


From - To B u/l t bF J/k gC B U/l T bF 1 0 0 02 .0 3 J/k gC 41 6 8 8. 1

53

54

55

56

You might also like