You are on page 1of 9

1

Marco Antnio Lucini

CULTURA DO ALHO

Engenheiro Agronomo, Epagri. Av. Rotary, 469, Caixa Postal 202. CEP 89.520-000. Curitibanos, SC. Fone 49 245 06 80. E-mail epagrictb@baroni.com.br

ETAPAS NA CULTURA DO ALHO


1

Marco Antnio Lucini

1. SEMENTE
O sucesso da lavoura depende fundamentalmente do alho semente. Fatores como tamanho e sanidade so decisivos. Investimento bem feito com semente. a. Variedades : as variedades so escolhidas levando-se em considerao alm dos aspectos edafoclimticos e tecnolgicos os comerciais. O escalonamento do plantio, colheita e comercializao deve ser feito para diluir os riscos, principalmente por ocasio da colheita. Por isso podemos indicar variedades precoces como o Contestado e Jonas, variedades de ciclo mdio como o Caador e Chonan e os tardios Quitria e So Valentin ou Esmeralda. b. Tamanho da semente : o fator mais importante para o sucesso da atividade est no tamanho e qualidade do alho semente, por isso escolhe-se os melhores alhos das classes 5, 6 e 7; c. poca da escolha da semente: normalmente a escolha da semente j acontece na safra anterior quando se determinam as quadras ou lotes destinados a semente. Esses lotes so colocados em barraces separados.

2. PREPARO DO ALHO-SEMENTE PARA O PLANTIO


O preparo do alho semente deve ser de tal maneira que no se machuque os bulbilhos que sero plantados. A classificao do dente por peso, a eliminao dos bulbilhos com defeito e o tratamento dos mesmos fazem parte dessa etapa. O preparo da semente de alho todo manual, com ajuda de um debulhador semi mecanizado. Gasta-se na faixa dos 12 a 15 dias/homens por hectare, que so remunerados por dia. a. Debulha : o alho deve ser colocado ao sol para facilitar a debulha mecnica. Aps feita uma seleo manual para repassar o alho que no ficou totalmente debulhado e fazer a primeira seleo de qualidade quando se separam alm das tnicas externas, do disco, do pito os bulbilhos com problemas de danos mecnicos e afetados com fungos. Essa fase muito importante, j que no pode haver machucaduras nos bulbilhos por onde penetram fungos como o Penicillim sp e o Fusarium sp. Por isso a colocao do alho semente ao sol ou numa estufa com ar quente forado a 45-48 C importante. Alm disso agiliza a operao;
Engenheiro Agrnomo. Epagri. Av. Rotary 469. CEP 89.520-000, Curitibanos, Santa Catarina, Brasil. Telefone 049 245 06 80. E-mail epagrictb@baroni.com.br
1

b. Classificao: o bulbilho classificado por tamanho aps a debulha, j que se planta de maneira distinta cada grupo de peso de bulbilho. Essa classificao realizada no rolo de classificar com cilindro e malhas. Os bulbilhos que caem na primeira peneira so descartados (menores que 1,5 gramas/dente)e comercializados para a indstria. Os demais so plantados. Normalmente a segunda e terceira peneira repassada visando uma melhor classificao do dentinho (1,5 a 3,o gramas/dente). Sugere-se que se plante esses bulbilhos no espaameto de 4 fileiras duplas e as demais (4,o a 6,o gramas/dente) com 3 fileiras duplas; c. Tratamento da semente: depois de classificado o bulbilho o mesmo colocado em sacos de rfia de 20 Kg. Ento imerso numa soluo contendo nematicida, acaricida e fungicida. O bulbilho permanece a por 4 horas. Em seguida colocado em esteiras ou ripados para que seque antes do plantio, evitando assim possvel intoxicao do plantador por esses defensivos; d. Cronograma de plantio: a primeira variedade a ser plantada o Contestado. Os melhores resultados so de final de maio a incio de junho. Em seguido planta-se a variedade Jonas, em meados de junho. Na seqncia planta-se o Caador e o Chonan.Por fim as variedades tardias como o Quitria e o So Valentim ou Esmeralda.

3. PREPARO DO SOLO
Alm de um alho-semente grado e sadio, a rotao de cultura fundamental ao sucesso dessa cultura. Alm da rotao de culturas o alho muito exigente em correo do solo, no tolera alumnio txico. Responde bem a adubaes com fsforo, nitrognio e esterco. O preparo antecipado do solo 35 a 45 dias antes do plantio importante, pois deixara o canteiro totalmente destorroado, facilitando dessa maneira o plantio. Nessa fase o tratorista tem uma importncia muito grande, j que o encanteiramento deve ser uniforme, com a mesma largara nos entre-canteiros e bem destorroado. a. Preparo do solo: depois da colheita dos cereais de vero o solo preparado de acordo com a cultura anterior; i. Feijo: colhe-se o feijo e em seguida coloca-se o calcrio, se necessrio, assim como o esterco. Com solo compactado passa-se o subsolador. No caso de plantar aveia, semeia-se a aveia. Antes do plantio do alho 30 dias o terreno lavrado para que pegue chuva e geada. No plantio, quando se passa a enxada rotativa para fazer o canteiro, o solo fica bem destorroado. Normalmente um conjunto trator X rotativa prepara de 1,0 a 1,5 ha por dia, dependendo do clima. ii. Milho : depois de colher o milho, deve-se passar uma roadeira e/ou grade pesada para picar a palha. Para apressar a decomposio da palha deve-se aplicar 2 sacos de uria por ha com o implemento Vicon. A adio de calcrio e esterco deve ser feita logo aps a colheita do milho. As reas onde for cultivado milho so mais difceis de preparar o canteiro, principalmente em anos chuvosos. Essas reas devem ser plantadas preferencialmente em julho.

b.

c.

d. e.

iii. rea nova de campo: a correo do solo deve ser no mnimo um ano antes do plantio, para evitar problemas srios de fitotoxicidez por alumnio. Deve-se corrigir tambm o fsforo. Por ocasio da correo com calcrio interessante a colocao do esterco de aves, para agilizar o processo. iv. Observaes: como o solo da regio argiloso, pesado, o preparo do mesmo sempre deve ser antecipado, para que o destorroamento seja perfeito. Com isso a uniformidade de plantio ser a desejada. Preparo do solo em cima da hora pode acarretar num baixo stand, j que sempre fica muito torro que dificulta o plantio. Encanteiramento : essa operao realizada com enxada rotativa de 1,58m de largura. Com isso se tem um canteiro de 1,30m de mesa. O intervalo entrecanteiros de 1,80 metros em mdia. Para o plantio de 1,0 por dia, necessrio 1 trator e 1 enxada rotativa. A altura do canteiro deve ser baixa em solos de lombadas e alto em solos baixos, onde acumula-se mais gua. Espaamento : todo o alho cultivado em cima de canteiros. O espaamento indicado o de 3 linhas duplas para os bulbilho de 4 a 6 gramas, com a distncia entre fileiras de 10 X 40 X 10 X 40 X 10 por 10 centmetros entre os bulbilhos. Os bulbilhos de 1,5 a 3,0 gramas devem ser cultivados num espaamento menor, para evitar problemas de superbrotamento. Sugere-se 4 fileiras duplas, de maneira que as mesmas fiquem bem distribudas no canteiro 10 X 20 X 10 X 20 X 10 X 20 X 10 entre fileiras e de 10 cm entre bulbilhos; Localizao - gleba : os bulbilhos grados devem ser plantados em glebas distintas dos midos j que a tecnologia e o ponto de colheita so distintos. Importncia: juntamente com o tamanho e qualidade do alho-semente, o preparo do solo fundamental para o sucesso da atividade, j que o stand decisivo na produo. Se houver muitas falhas haver muito alho superbrotado. Consideramos que 70% do sucesso da lavoura estar encaminhado se o plantio for feito com semente grada e de boa sanidade, rea nova, solo bem corrigido e adubado, stand desejado com irrigao e brotao inicial vigorosa.

4. PLANTIO
Todo o plantio manual. Ele realizado, dependendo da lavoura, desde final de maio at 10 de agosto. O sucesso da lavoura passa tambm pelo plantio bem realizado, com o nmero de plantas ( stand ) desejado e o pice dos bulbilhos virados para cima. Para que o plantio tenha essa uniformidade necessrio que o preparo do solo seja feito no tempo certo, s assim haver o destorroamento dos canteiros. A marcao onde ser feito o plantio deve ser bem visvel e sem torro. Com isso o rendimento da mo de obra ser superior. O rendimento mdio de plantio varia de 200 a 400 metros de canteiro por dia por trabalhador. A remunerao da mo de obra do plantio por metro de canteiro, em torno dos R$ 0,05/metro de canteiro com 3 linhas duplas. Em mdia pode-se considerar que so necessrios 20 trabalhadores rurais somente para o plantio de 1,0 hectare de alho. Como gasta-se 12 a 15 dias para o preparo da lavoura, logo com 35 pessoas em mdia planta-se 1,0 hectare por dia. O nmero de pessoas varia entre as regies produtoras de alho em funo da especializao da mo de obras.

5. IRRIGAO
Entre os fatores que afetam a produtividade est a irrigao. Ela importante para passar da barreira dos 8.000 Kg/ha. Logo aps o plantio deve ser feita a primeira irrigao para que a brotao do dente seja rpida e uniforme. Assim no haver problemas de falhas devido a incidncia do fungo Penicillim sp no bulbilho. Durante o ciclo da cultura a irrigao importante para o desenvolvimento da mesma, especialmente em veranicos. A maior resposta aps a diferenciao, quando o solo deve ficar sempre em capacidade de campo. O turno de rega deve ser de 3 a 4 dias, partir de incio de outubro, quando j houve a diferenciao e a evapotranspirao maior. Em anos de chuvas normais faz-se em torno de 8 irrigadas.

6. CONTROLE FITOSSANITRIO E DE PLANTAS DANINHAS


Logo aps o plantio, usando pulverizador de barra com bico leque, passa-se herbicida pr-emergente. Os produtos mais usados so o Ronstar (95%) e o Herbadox (5%). O solo deve estar mido para uma melhor ao desses produtos. No decorrer do ciclo o controle das plantas daninhas feito basicamente com herbicidas. O controle das folhas largas feito com o herbicida Totril de forma seqencial com meia dose, quando a invasora tiver de 2 a 4 folhas definitivas ou normal com a invasora com mais de 4 folhas definitivas. Para as gramnias usa-se tambm herbicida. Pode-se usar o Select, o Poast, Podium, etc. Quando h a incidncia de folhas largas e gramnias, deve-se controlar primeiro as plantas daninhas de folha larga latifoliadas. O herbicida Totril pode causar fitotoxicidade se usado em horas imprprias ( alta temperatura e baixa umidade relativa ) e/ou dosagens altas. Da mesma forma deve-se ter cuidado com o leo mineral dos graminicidas, j que o alho muito sensvel, podendo haver problemas de fitotoxicidade. O grande macete nessa fase fazer o controle das plantas daninhas quando as mesmas estiverem com 2 a 4 folhas definitivas. Dessa maneira usa-se menos produto por hectare, evita-se fitotoxicidade. Alm do mais pode-se repetir esse controle a cada 14-21 dias dependendo das plantas daninhas. Alm do controle das invasoras com herbicidas pr-emergente e ps-emergentes necessrio fazer o repasse com enxada, durante o ciclo todo da cultura.

7. CONTROLE FITOSSANITRIO
As condies favorveis ao desenvolvimento da cultura, especialmente partir de setembro, so tambm favorveis ao desenvolvimento das doenas foliares e ao tripes.

O controle eficiente o preventivo, que normalmente inicia-se em final de agosto em anos de inverno quente ou em meados de setembro em anos de inverno frios. O trmino dos tratamentos fitossanitrios vai at 15 dias antes da colheita. No controle das doenas ferrugem, alternria e bacteriose so usados vrios fungicidas especficos. A aplicao feita com trator X pulverizador de barra. O no controle das doenas acarreta no fracasso da lavoura. A tecnologia de aplicao muito importante, como a hora certa de entrar na lavoura, a qualidade da gua usada, a rapidez com que se faz a cobertura da rea, o destino das embalagens. No s o produto em si que controla as doenas e pragas. Para a maior eficincia do controle, deve-se fazer 3 vezes por semana o monitoramento da lavoura. Baseado no levantamento semanal, com o aparecimento e/ou evoluo das doenas, plantas daninhas e tripes que se toma a deciso de qual produto aplicar. Esse monitoramento fundamental no sucesso do controle fitossanitrio e de PD. Hoje j temos no mercado vrios produtos de contato e sistmico com ao sobre as principais doenas. Os produtos mais usados para o controle da ferrugem e alternria so: Dithane ou Manzate, Captan, Rovral, Daconil ou Clorotalonil, Folicur, Score, Tilt, Amstar. Existem outros produtos que controlam essas doenas, mas so usados em menor escala. Para o controle do tripes usa-se alternadamente um piretride (Decis) e um fosforado (Sumithion).

8. TRATOS CULTURAS
1. Capina : alm do uso de herbicidas a capina deve ser realizada na rea toda, j que o mesmo no controla 100% as invasoras. A capina realizada baseada no acompanhamento da lavoura. Deve-se ter o cuidado nos encontros das barras, de 7 X 7 canteiros, onde normalmente h uma rea no coberta com herbicida, que necessita da repassada com a enxada. 2. Adubao de cobertura : o alho responde bem a adubaes de cobertura com nitrognio. So 2 a 4 coberturas realizadas com trator X Vicon, sendo a primeira aos 25 dias, a segunda aos 50 dias e a terceira aps a diferenciao. Se necessrio a adubao aps a diferenciao pode ser dividida. Deve-se ter muito cuidado com o uso de nitrognio, pois qualquer excesso induz a formao de alho superbrotado. 3. Irrigao : j comentada acima. 4. Corte da haste floral : a quebra da haste floral pito deve ser realizada em alhos que passaram pela cmara fria antes do plantio, quando o mesmo tiver em torno de 25 cm. A quebra do pito muito precoce faz com que se produza um bulbo com as tnicas externas frouxas. Em anos com invernos muito rigorosos essa prtica deve ser estendida para toda a lavoura. Essa prtica faz com que haja um aumento da produtividade de 10 a 15%. A quebra de pito bem realizada exige em torno de 40 dias homem por hectare, que podem ser remunerados por metro. As maiores respostas so ento com variedades que passaram em cmara fria e/ou que a haste floral aparece cedo. Em variedades em que o pito sai perto da colheita no h resposta na produo.

9. COLHEITA
A colheita inicia-se em meados de novembro, com as variedades Contestado. Em seguida o Jonas, o Caador, o Chonan, por fim os tardios das variedades Quitria e So Valentin ou Esmeralda, j na ltima semana de dezembro. Sem considerar os dias de chuva, o perodo da colheita de 50 dias. Para a determinao do ponto de colheita usam-se aspectos visuais como: nmero de folhas verdes, formao do bulbo achatamento, firmeza, marcao dos dentes - ciclo, variedades. Para evitar perdas no final da colheita alho passando do ponto procura-se antecipar um pouco a colheita dos primeiros lotes. A colheita manual em 99% das lavouras e apenas 1% mecnica. Na manual arrancase o alho, coloca-se em cima do canteiro de maneira que a folha de uma planta proteja o bulbo da outra, para fazer a pr-cura por 2 a 4 dias, dependendo do clima. Aps o alho amarrado, colocado em carretas agrcolas ou caminhes e transportado at o barraco onde ser estaleirado. O trabalhador rural com alguma prtica consegue arrancar em mdia 300 metros de canteiro por dia, logo menos de 20 dias homens por hectare so suficientes para essa tarefa. Da mesma forma, aps a pr-cura, menos de 20 homens so necessrios para o amarrio do alho. Em mdia gasta-se 35 dias homens s para arrancar e amarrar o alho. O pagamento da mo de obra nessa etapa tambm por rendimento, por metro de canteiro arrancado e amarrado. O cuidado nessa etapa que o alho no deva ser batido e to pouco pegue sol no bulbo. Na colheita mecnica, a mquina de colher arranca e amarra o alho. Sendo necessrio o acompanhamento da mesma para no haver falhas. Aps arrancado e amarrado o alho colocado em caminhes para ser levado ao barraco. Nesse caso no se faz a pr-cura campo. Esse alho deve ser destinado aos barraces mais ventilados, para evitar a mela no barraco. A mquina colhe 1,0 hectare por dia. So necessrios 8 a 10 pessoas para carregar o alho ao barraco de cura. A mquina de colher no deve ser usada em solos de ladeira, em solos muito compactados e em alhos com ataque severo de bacteriose, para evitar perdas nessa operao. Alm disso quem no tiver um barraco bem ventilado no deve guardar o alho colhido com a mquina. necessrio o repasse manual, aps a passagem da mquina de colher. Duas a quatro pessoas so necessrias para essa tarefa, dependo do estado do solo e do alho.

10. CURA NO BARRACO


A cura do alho realizada nos barraces destinados a esse fim. Aps a pr-cura, no caso do alho colhido a mo, ou da colheita com mquina o alho transportado at o barraco para fazer a cura. Caso o alho no tenha sido descanutado o mesmo deve ser feito antes do transporte para o barraco com faco ou foice cortada. No transporte e estaleiramento deve-se evitar danos nos bulbos, que podem acarretar o chochamento do mesmo.

O pessoal do transporte geralmente diarista e os trabalhadores que esto estaleirando recebem por tarefa por vara estaleirada. Na operao de pendurar o alho nos bambs o cuidado que as cabeas do mesmo fiquem para baixo. O barraco deve ser ventilado. Devem ser feitas janelas de ventilao, para evitar que o alho mofe ou mele no barraco. O alho colhido com a mquina e que no passou por pr-cura no campo deve ser destinado aos barraces mais ventilados. Cada vara de bamb de 2 metros rende de 12 a 20 Kg de alho toaletado, dependendo a maneira como foi colocado cavaleiro, nmero de maos, alho com e sem pr-cura. O alho fica no barraco por no mnimo 30 dias, para que a cura seja realizada. O alho com haste floral menor faz a cura mais rpida. Assim como na lavoura, nas quadras faz-se o monitoramento, no barraco esse acompanhamento tambm realizado. O objetivo acompanhar a cura e evitar a ocorrncia de mofos e alhos melados no barraco. Quando isso acontecer fazer imediatamente janelas colocando o alho melado ao sol.

11. PREPARO DO ALHO


1. Corte : aps a cura todo o alho cortado manualmente. O trabalhador rural usa tesoura de poda para essa operao. Paga-se por tarefa na faixa dos R$ 1,00/caixa de 20 Kg. Em geral o rendimento de 15 caixas de 20 Kg/dia/trabalhador. O alho aps cortado acondicionado em caixas de plstico de 20 Kg e transportado at o pakin house, para ser classificado. No momento do corte j feita uma primeira seleo de alhos industrias, sendo colocados em caixas separadas. Nesse perodo o cuidado maior com alhos com meia cura. Aps cortado esse alho deve necessariamente passar pelo sol ou por ventiladores. Em perodo de chuvas pode haver o amarelecimento das tnicas externas. O corte comea em meados de dezembro e prolonga-se at junho. 2. Classificao : aps o alho cortado o mesmo classificado por tamanho classe. Nessa mesma operao, o alho passa na mquina de classificar que na realidade um grande rolo com vrias malhas. Esse tipo de mquina est presente na maioria das propriedades produtoras de alho. Nos ltimos anos tem aparecida mquinas espanholas, argentinas com classificador de bulbos em malhas e esteiras. um sistema superior, classifica melhor com menos danos nos bulbos. J h mquinas nacionais desses modelos, porm em pequeno nmero ainda. 3. Limpeza : dependendo do destino do alho, o mesmo limpo. Essa operao consiste em tirar as tnicas externas sujas. Alm da limpeza essa operao faz tambm a seleo por qualidade, onde tira-se fora todo alho com defeito. O rendimento dessa operao muito baixo, j que o trabalhador deve pegar bulbo por bulbo para a limpeza do mesmo. Para melhorar o rendimento da limpeza, o alho deve ser colocado ao sol ou em ventilador com ar forado. Paga-se tambm por caixa preparada, na faixa dos R$ 0,75/caixa/10 Kg. O rendimento de 15 a 20 caixas de 10 Kg/dia/trabalhador. No caso de venda de alho somente classificado, o mesmo deve ser bancado para tirar fora os bulbos com defeitos, numa mesa especial. Essa operao geralmente feita por diaristas. 5. Embalagem : no caso de alho-semente o mesmo colocado em caixas de plstico fornecidas pelo comprador, no romaneio negociado previamente. Outro sistema

bastante usado a venda do alho classificado e ensacado em sacos de rfia de 10 ou 20 Kg. o preparo mais rpido de todos. No caso de alho consumo na caixa de madeira de 10 Kg, o alho limpo, selecionado e acondicionado em caixas de pinus. A caixa pregada, cintada, rotulada para a comercializao. Considerando a mo de obra para o preparo do produto, custo da caixa, quebra do produto essa operao s se justifica caso o preo final agregado seja maior que R$ 5,00 a caixa de 10 Kg. Nesse caso fica fcil de se comercializar j que h um padro e uma marca em jogo. Alm do mais, dificilmente h calote em alhos de qualidade, bem embalados com uma marca boa.

12. COMERCIALIZAO

Historicamente o preo do alho tem seus melhores preos no caso da safra do sul em dezembro (precoce) e incio de janeiro e aps partir de final de abril, maio, junho e julho. O plantio de alhos precoces como o Contestado, ou o uso da cmara fria em alhos como o Caador, visa a obteno de uma mercadoria para a venda em dezembro. No perodo em que h uma oferta muito grande no mercado partir de meados de janeiro at final de abril deve-se procurar vender alho-semente e sair do mercado. Em final de abril e incio de maio o mercado comea a ficar bom novamente. Nesse perodo vende-se o alho que no foi tratado com anti-brotante. De meados de maio at final de julho o mercado tradicional de entre-safra, com os melhores preos do mercado, ocasio onde devem ser comercializados os alhos tratados com anti-brotante.

You might also like