You are on page 1of 5

Foi a terra ou o sol que parou?

"... E o Sol se deteve, a lua parou... O Sol, pois, se deteve no meio do cu, e no se apressou a pr-se, quase um dia inteiro...E no houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele..." (Js 10:13) Voc acreditaria se algum dissesse que a Terra ficou parada em seu movimento de rotao por quase 12 horas? Parece inacreditvel, no mesmo? Um fenmeno destes colocaria todo o Sistema Solar em Caos, pois com a suspenso da rotao terrestre, todo o equilbrio gravitacional dos demais planetas seria afetado. Pois bem, por mais incrvel que possa parecer, este fenmeno astronmico sem precedentes j ocorreu. De acordo com o que diz o texto Bblico, no foi s o Sol que parou, mas sim todo o Universo! A explicao est na crena antiga de que a Terra era o Centro do Sistema Solar (Geocentrismo). Por isto, o texto menciona a parada do Sol e da lua. Aps o surgimento do heliocentrismo (O Sol como o centro do Sistema Planetrio), estudiosos concluram que este evento no poderia ter ocorrido e que tal registro Bblico seria uma lenda. Milhares de anos se passaram, at que os cientistas pudessem desvendar mais este mistrio. Na dcada de 60, quando o Estados Unidos pretendiam colocar um homem em rbita terrestre, o assunto veio novamente tona. Cticos como sempre, os cientistas j haviam esquecido o relato de Josu e "esta histria absurda de um Dus que faz a Terra parar"... Mas afim de que nada pudesse falhar na corrida espacial, astrnomos precisaram calcular todo o movimento planetrio. rbitas da Terra, Lua, etc... Um erro nestes clculos, e os astronautas ficariam perdidos no espao por toda a eternidade... E foi justamente durante a realizao destas pesquisas, que o assunto voltou a ser discutido. Os mais avanados Computadores de ento, baseado no Goddard Space Flight Center da NASA (Greenbelt, Md) iniciaram o trabalho rduo de recalcular as rbitas planetrias. Entretanto, algo que nenhum cientistas esperava aconteceu: Em todos os clculos realizados havia um erro de aproximadamente 12 horas e 20 minutos. Ou seja, este tempo estava "faltando" no cronograma universal! Analistas de sistemas foram consultados, programas de informtica revisados, clculos revistos, porm o problema persistia. Uma equipe da IBM foi chamada para descobrir possveis defeitos no computador, mas nada foi detectado. A preocupao com a ida de Yuri Ggarin ao espao aumentou ainda mais a presso do governo norte-americano sobre o cientistas espaciais: Custasse o que custasse, mas a falha precisava ser descoberta. Para piorar a situao, Kennedy no queria mais um homem simplesmente no espao, mas sim na Lua !

Um dos astrnomos da equipe ( Harold Hill - ele relata o fato em seu livro "How to Live like a King`s Kid) lembrou-se de que na sua infncia havia ouvido contar uma histria desta na Escola Bblica de uma igreja que freqentava com sua av. O fato foi levado aos demais cientistas, que a princpio acharam um absurdo. Porm, qual melhor explicao sobre o assunto do que o relato do Velho Testamento?

O problema estava quase solucionado, mas ainda faltavam 40 minutos!


Um segundo problema surgia (relatado no Swedish Goteborgs Tidningen de 5 de Maro de 1981) . Cientistas da Universidade de Estocolmo descobriram que a inclinao da Terra sofreu uma mudana brusca no dia 3 de Maio de 1371 A. C. Mesmo recusando-se aceitar a explicao Bblica, no houve outra soluo no ser continuar as pesquisas sobre relatos histricos que pudessem comprovar a ausncia deste tempo na histria do Universo. Em Isaas 38: vs. 8 encontraram: "Eis que farei voltar atrs dez graus a sombra do relgio de Acaz...". Nos tempos antigos eram usados relgios solares que mostravam as horas pela projeo da sombra sobre um haste. Estes relgios possuam um semicrculo de 180 destinados s 12 horas de exposio ao Sol. Cada hora era equivalente a 15, assim 10 seriam o mesmo que 40 minutos - Justamente o tempo que faltava ao fenmeno assistido por Josu para completar as 12 horas que milhares de anos depois os computadores da NASA descobriram estarem faltando! H vrios relatos bblicos sobre este fenmeno: E o sol se deteve, e a lua parou, at que o povo se vingou de seus inimigos. Isto no est escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do cu, e no se apressou a pr-se, quase um dia inteiro Josu 10:13 O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram luz das tuas flechas, ao resplendor do relmpago da tua lana. Habacuque 3:11 O que fala ao sol, e ele no nasce, e sela as estrelas. J 9:7 (Profecia e reconhecimento do poder de Dus, pois a poca de J anterior a de Josu). O grande problema que o Dia de Josu derruba a teoria do heliocentrismo e refora o geocentrismo. Biblicamente toda a escritura inspirada Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra ( 2Tm 3.16-17). Um "longo dia" para Josu significou que em outras partes do mundo existiram "longas tardes", "longas noites", "longos crepsculos"... Os hierglifos do Egito registram "um dia de confuso no movimento dos astros", Os registros chineses do conta que no tempo do 7 Imperador o Sol parou no horizonte ao entardecer e no quis permitir a chegada da noite, Na Amrica do Norte tribos como os Ojibaways, wyandot, Omahas, Dogrib possuem relatos que confirmam tanto o dia de Josu como o milagre de Ezequias.

Os anais de Chauhtitlan dos ndios mexicanos registram uma longa noite. No Peru, Montesinos acusou Yupanqui Pachacuti II de ser o culpado pela "grande noite" em virtudes dos seus pecados... Deus Criador, pelo seu poder, em uma nica e exclusiva oportunidade, fez com que Todo o Universo parasse por 11 horas e 40 minutos e depois, para um reequilbrio, girasse em sentido oposto durante 40 pequenos minutos. Tudo isto, para mostrar que acima das leis fsicas que regem o Universo, existe um Ser que Criou e coordenas estas leis. Milagres como estes so difceis de ser aceitos, mas at mesmo o mais ctico dos cientistas teve que acatar a veracidade dos fatos. Segundo o que nos diz o texto bblico, outro dia como este nunca existiu antes e nem haver depois. Foi um fenmeno nico. Entretanto, Deus continua o mesmo. No mudou. Continua fazendo com que coisas "impossveis" aos homens, continuem acontecendo. Afinal, Ele o Senhor dos Impossveis. Fonte: Web Site do Criacionismo Bblico Se a Bblia tivesse cado na armadilha dos crticos insensatos, a sim estaria incorrendo em flagrante erro, pois se tivesse dito que a terra tivesse parado, isso seria um tremendo disparate astronmico: a lua e todo o sistema solar sairiam em disparada a 500.000 milhas por hora, deixando a terra a "ver navios"! Se a Bblia tivesse cado na outra armadilha dos crticos insensatos, a sim estaria novamente incorrendo em outro flagrante erro, pois se tivesse dito apenas que a terra tivesse parado de girar, isso seria outro tremendo disparate astronmico: a lua teria continuado a sua rbita em torno da terra e o sol tambm no teria ficado imvel no cu de acordo com o ilustrado na figura acima. Se a Bblia tivesse cado na outra armadilha dos crticos insensatos, a sim estaria novamente incorrendo em outro flagrante erro, pois se tivesse dito apenas que a terra tivesse parado em relao sua rbita, isso seria outro tremendo disparate astronmico: a lua teria continuado a sua rbita em torno do sol e no teria ficado imvel no cu (como declarado no texto)e sairia a 66.000 milhas por hora em torno do sol de acordo com o ilustrado na figura acima. Se a Bblia tivesse cado nessa quarta armadilha dos crticos insensatos, a sim estaria novamente incorrendo em outro flagrante erro, pois se tivesse dito apenas que a terra e a lua tivessem parado em relao s suas rbitas, isso seria outro tremendo disparate astronmico: a lua poderia ter continuado a rotao em torno do seu eixo e a terra tambm, desacreditando completamente o milagre relatado no texto Bblico, ficando ento de acordo com o ilustrado na figura acima, fenmeno insuficiente para cessar o movimento do sol no cu. Se a Bblia tivesse cado nessa outra armadilha dos crticos insensatos, a sim estaria novamente incorrendo em outro flagrante erro, pois se tivesse dito qualquer conceito humano semelhante ao declarado acima estaria pecando pelo excesso de verborria.

Deus no precisaria incluir na Sua Palavra infindveis frmulas matemticas de mecnica celeste de todos os astros, s para convencer os mpios blasfemos. Milhes mais estariam no inferno antes de chegarem concluso de que tudo estaria correto e a Bblia seria uma enciclopdia de milhares de volumes! A linguagem de aparncia como usada em Josu e em outros textos como "o pr-do-sol" ou "o nascer-do-sol" uma linguagem plenamente cientfica. J que ningum sabe onde o centro do universo e TODOS os movimentos conhecidos pelo homem, so movimentos RELATIVOS e como tal, a declarao Bblica est em perfeita harmonia com a lgica, o bom senso, pois o ponto de referncia da linguagem de aparncia deve ser o mais CONVENIENTE para o observador! Obrigado Senhor! Veja a genialidade e simplicidade da cientfica e infalvel Palavra de Deus: " E o sol deteve-se e a lua parou..."( Js 10.13) A cincia diz que o sol no gira e que a terra que gira e agora crer em quem, na Bblia ou na cincia? Cremos na Bblia e no contestaremos a cincia porque Josu no era cientista, mas um humilde e fiel servo de Deus. Ele estava preocupado com a luz solar e nada mais. Os combatentes os ateus e incrdulos aproveitam esse texto para dizerem que a h uma contradio entre a cincia e a Bblia eles se esquecem que Josu no era um cientista, mas servo do Deus Altssimo, por quem tudo fora criado. Veja o que diz em (Gnesis 1:14) E disse Deus: Haja luminares na expanso dos cus, para haver separao entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. obvio que Deus tem poder sobre obra que criara. A cincia estando certo, o milagre fora maior. Deus atendendo a orao de Josu parou todo sistema solar. Temos na Bblia outros exemplos de interferncia de Deus na natureza, exemplos: O mar Vermelho abriu para o povo passar. Dizem os combatentes que de certo em certo tempo um forte vento abria o mar e que Moises aproveitou uma dessas oportunidades, todavia certo que Deus usou um forte vento para abrir passagem. Pergunto; e a ventania que aparecia de certo em certo tempo acabou? Outros dizem que Moises conhecia bem o mar e sabia que existia um lugar raso, mas a Bblia diz que entraram pelo mar em seco, (x 14:22) E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as guas lhes foram como muro sua direita e sua esquerda. E o lugar raso desapareceu? Ou ainda existe? Houve tambm interveno de Deus no rio Jordo, esse rio parou para Israel passar, (Js 3:15 e 16). No versculo 17 do mesmo capitulo diz; Porm os sacerdotes que levavam a arca do concerto do SENHOR pararam firmes em seco no meio do Jordo; e todo o Israel passou em seco, at que todo o povo acabou de passar o Jordo. Havia ali tambm lugar raso ou ventania? Diante do exposto sabemos e cremos que Deus interfere e interferir na natureza quando bem Lhe aprouve, aps o arrebatamento haver uma mui grande interferncia de Deus na natureza em toda terra para o julgamento das naes. Mas no caso de Josu o sol parou ou no? Sim, para ns que no somos cientistas e cremos na Bblia o sol parou, no importa como, sua luminosidade se deteve conforme a necessidade do homem de Deus. Assim sendo, todo o sistema solar parou diante do

pedido de Josu. O que difcil, mas no impossvel para Deus Ele interferir na natureza do ateu, incrdulo e dos combatentes para curar-lhes a cegueira espiritual que os domina e os impedem de crerem nas verdades bblicas. Vejamos o que a Bblia diz em (1 Co 2.14) Ora, o homem natural no compreende as coisas do Esprito de Deus, porque lhe parece loucura... Pare irredutvel e incrdulo combatente, pense; melhor crer em Deus, porque voc creia ou no, a Palavra de Deus verdadeira, soberana e seu cumprimento certo, escapa-te do juzo final crendo em Cristo. Creia em Jesus Cristo e leia a Bblia. Que Deus ilumine os nossos coraes a ponto de pela f acreditarmos na sua Palavra com ela , e no como gostaramos que ela fosse. Para isso precisamos alm de ter nascidos de novo crer pela f naquilo que Ele falou; sem contudo tentar utilizar da falsa cincia pois esta apenas incha o homem de orgulho. Fique Com Deus e que Ele ilumine os nossos coraes para a glria de Deus. Amm! Autor: Jnio Santos de Oliveira

You might also like