You are on page 1of 46

VESTIBULAR UPE/2012

MANUAL DO VESTIBULAR 2012

ATENO
No perca seu Vestibular nem sua matrcula por falta de leitura cuidadosa deste Manual ou por desinformao. LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL!

Sob pena de ser excludo do Vestibular, no conduza telefones celulares ou outros aparelhos eletrnicos aos locais das provas.

Sob pena de perder sua matrcula, no preste informaes nem apresente documentos falsos; apresente todos os documentos exigidos neste Manual; apresente-se, sempre, nas datas fixadas no Calendrio Geral de Eventos, Anexo I, deste Manual
2

VESTIBULAR UPE/2012

MENSAGEM DO REITOR

Bem-vindo ao vestibular da Universidade de Pernambuco!

O vestibular da UPE um instrumento para oportunizar aos estudantes que apresentam conhecimentos, saberes, competncias e habilidades consideradas importantes para o seu ingresso na educao superior.

atravs deste processo que a UPE busca garantir a todos os concluintes do ensino mdio um caminho democrtico de acesso a universidade pblica.

Aqui, voc candidato ter a possibilidade concreta de avaliar seus conhecimentos em relao a contedos e habilidades fundamentais para o desempenho acadmico futuro e para a formao humana. Esteja atento s instrues contidas neste manual. Ele esclarece todos os passos que voc candidato precisar seguir para o ingresso no cenrio acadmico nesta Universidade.

Prof. Carlos Fernando de Arajo Calado REITOR

VESTIBULAR UPE/2012

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO Governador Eduardo Henrique Accioly Campos Vice-Governador Joo Soares Lyra Neto SECRETARIA DE CINCIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Secretrio Marcelino Granja de Menezes Secretrio Executivo de Tecnologia, Inovao e Ensino Superior Luciano Sergio Moura da Silva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE Reitor Prof. Carlos Fernando de Arajo Calado Vice-Reitor Prof. Rivaldo Mendes de Albuquerque Pr-Reitor Administrativo Prof. Jos Thomaz Medeiros Correia Pr-Reitor de Extenso e Cultura Prof. Gilberto Dias Alves Pr-Reitor de Graduao Profa. Izabel Christina de Avelar Silva Pr-Reitor de Planejamento Prof. Bda Barkokbas Jnior Pr-Reitor de Ps-Graduao e Pesquisa Profa. Viviane Colares S. de A. Amorim Pr-Reitor Pr-Tempore de Interiorizao Prof. Pedro Henrique de Barros Falco COMISSO PERMANENTE DE CONCURSOS ACADMICOS Profa. Izabel Christina de Avelar Silva (Presidente) Prof. Ernani Martins dos Santos Profa. Jacyra Salucy Antunes Ferreira Profa. Maria Vitria Ribas de Oliveira Lima Profa. Rosrio Antunes Fonseca Lima Prof. Aldo da Gama Branco Marluce Arantes Coelho SECRETRIA Jacira de Lima Pedrosa DISQUE INFORMAES (81) 3183.3660 3183.3791

F AX (81) 3183.3791 SITE http://www.upe.br/processodeingresso E-MAIL ssa.vestibular2012@upe.pe.gov.br


4

VESTIBULAR UPE/2012

SUMRIO

1 PARTE A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO E SEUS CAMPI AS REAS E OS CURSOS DE GRADUAO OFERECIDOS 06 08

2 PARTE NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 14

1. DOS CURSOS E DAS VAGAS 1.1. Das Disposies Preliminares 1.2. Do Sistema de Concorrncia 2. DAS INSCRIES 2.1. Informaes Gerais 2.2. Iseno da Taxa de Inscrio 2.3. Procedimentos para Inscrio 3. DA VALIDAO DAS INSCRIES E DO CARTO INFORMATIVO 4. DOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 5. DA ORGANIZAO DO EXAME 6. DAS PROVAS 7. DO CARTO-RESPOSTA E DA FOLHA DE REDAO (LEITURA TICA) 8. DOS RECURSOS 9. DA AVALIAO DAS PROVAS 10. DA CLASSIFICAO E DA DIVULGAO DOS RESULTADOS 10.6. DO DESEMPATE 11. DA MATRCULA 12. DO REMANEJAMENTO 13. DAS DISPOSIES FINAIS ANEXOS I CALENDRIO GERAL DE EVENTOS II SOLICITAO DE REGIME ESPECIAL PARA AS PROVAS III REGRAS DE ARREDONDAMENTO (MODELO) IV PROGRAMAS V MODELO DO FORMULRIO PARA RECURSO VI PROVA DE QUITAO DO SERVIO MILITAR

14 14 19 20 20 20 21 22 22 23 23 25 25 26 27 28 29 31 32

33 34 35 36 43 44

VESTIBULAR UPE/2012

1 PARTE A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO E SEUS CAMPI No contexto histrico da Universidade de Pernambuco UPE, est escrita boa parte da histria do ensino universitrio em nosso Estado. Com prazer, podemos afirmar que a UPE promove um dos principais programas universitrios de ensino, pesquisa e extenso da regio. A UPE tem a sua origem na Fundao de Ensino Superior de Pernambuco - FESP, criada em 1965, pelo Governo do Estado, para manter um complexo de instituies de ensino superior de tradio em Pernambuco e no Nordeste. Extinta a antiga FESP, foi criada, em seu lugar, a Fundao Universidade de Pernambuco - UPE, reconhecida pela Portaria n. 964, de 12 de junho de 1991, do Ministrio da Educao. A UPE tem por objetivo formar profissionais em nvel de graduao e de ps-graduao, "lato sensu" e "stricto sensu", nos campos do saber de sua abrangncia, estimular atividades de pesquisa e capacitar docentes bem como gerar tecnologias com vistas ao seu aproveitamento no processo produtivo, atuando na prestao de servios scio-tcnicoculturais comunidade. Esta Universidade est inserida e profundamente envolvida num contexto social amplo, com compromisso maior de promover o desenvolvimento social. A UPE possui uma estrutura de ensino concebida pioneiramente, no modelo multicampi, com caractersticas peculiares, tendo em vista a oferta de ensino superior nas diversas regies do Estado. So os seguintes os campi j implantados e suas Unidades: CAMPUS UNIVERSITRIO DE SANTO AMARO Reitoria - rgo Central de Administrao da UPE - sedia os rgos de Deliberao Superior: Conselho Social, Conselho Universitrio e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso, alm dos gabinetes do Reitor e Vice-Reitor, da Procuradoria Jurdica e das Pr-Reitorias de Administrao, de Graduao, de Planejamento, de Ps-Graduao e Pesquisa, PrReitoria Pr-Tempore de Interiorizao e de Extenso e Cultura.

Unidades de Sade Hospital Universitrio Oswaldo Cruz HUOC/UPE Centro Integrado de Sade Amaury de Medeiros CISAM/UPE Pronto Socorro Cardiolgico Professor Luiz Tavares da Silva PROCAPE/UPE

Cursos: Medicina; Enfermagem; Cincias Biolgicas; Educao Fsica (Bacharelado e Licenciatura). Odontologia (com prdio sede em Camaragibe)

CAMPUS BENFICA
6

VESTIBULAR UPE/2012

Cursos: Engenharias; Administrao

CAMPUS GARANHUNS Cursos: Licenciaturas em: Matemtica, Informtica, Histria Geografia, Letras - Portugus e suas literaturas, Cincias Biolgicas e Pedagogia; Psicologia; Medicina

CAMPUS CARUARU Cursos: Administrao com nfase em Marketing de Moda; Sistema de Informao

CAMPUS SALGUEIRO Curso: Administrao

CAMPUS ARCOVERDE Cursos: Direito; Odontologia

CAMPUS NAZAR DA MATA Cursos: Licenciaturas em: Matemtica, Histria Geografia, Letras - Portugus e suas literaturas, Ingls e suas Literaturas; Cincias Biolgicas e Pedagogia

CAMPUS PETROLINA Cursos: Licenciaturas em: Matemtica, Histria Geografia, Letras - Portugus e suas literaturas, Ingls e suas Literaturas; Cincias Biolgicas e Pedagogia; Nutrio; Enfermagem; Fisioterapia.

Alm dessas unidades, compem o complexo universitrio:

VESTIBULAR UPE/2012

Escolas de Educao Bsica e de Ensino Ps-Mdio, sendo a Escola do Recife instalada no campus Benfica e as trs Escolas de Aplicao, instaladas nos campi de Nazar da Mata, Garanhuns e Petrolina; Diretrio Central de Estudantes e Diretrios e Centros Acadmicos em cada Unidade de Educao.

REAS DE HUMANAS E APLICADAS E OS CURSOS DE GRADUAO OFERECIDOS

BACHARELADO EM ADMINISTRAO O Curso Oferecido no Campus Benfica o Curso de bacharelado em Administrao objetiva articular conhecimentos da Cincia da Administrao e Cincias afins, preparando profissionais para atuarem nas reas financeira, de produo, marketing, recursos humanos, patrimonial, logstica, planejamento e gesto estratgica de organizaes, alm de focar aspectos correlatos ao empreendedorismo e responsabilidade scio-ambiental.

O Profissional A formao profissional do bacharel em Administrao habilita-o a atuar em organizaes pblicas, privadas e do terceiro setor, nos segmentos industrial, comercial, de servios e agrcola, na condio de empreendedor; empregado ou empregador;dirigente ou assessor; consultor ou auditor.

BACHARELADO EM ADMINISTRAO COM NFASE EM MARKETING DE MODA O Curso Oferecido no Campus de Caruaru, o Curso de Bacharelado Em Administrao com nfase em Marketing de Moda visa formar profissionais para atuarem em processos de tomada de deciso e desenvolver o autogerenciamento no campo de Marketing de Moda.

O Profissional A formao profissional do bacharel em Administrao o capacitar a compreender as questes cientficas, tcnicas, sociais e econmicas do gerenciamento nos vrios segmentos do campo de Marketing de Moda.

BACHARELADO EM DIREITO O Curso Oferecido no Campus Arcoverde o Curso de Bacharelado em Direito visa formar profissionais aptos a exercer funes nas diversas reas jurdicas, alicerados por concepes cientficas e tico-humansticas e na viso crtica da realidade social na qual o ato jurdico esteja envolvido.

O Profissional A formao profissional no curso de Direito habilita o graduando para a compreenso e a interpretao de textos legais e das normas tcnico-jurdicas mediante as prticas da argumentao, do dilogo e do desenvolvimento da habilidade de analisar, indispensvel ao desenvolvimento da capacidade de avaliar e de discernir na aplicao do Direito. O curso prepara o profissional para atuar em diversas reas que exijam o conhecimento jurdico alm da Advocacia, a Magistratura, o Ministrio Pblico, a carreira de Delegado de Polcia (Civil ou Federal) e em outras funes pblicas ou privadas, as quais somente podero ser exercidas pelo bacharel em Direito.
8

VESTIBULAR UPE/2012

BACHARELADO EM PSICOLOGIA (FORMAO DE PSICLOGO) O Curso Oferecido no Campus Garanhuns, o Curso de Bacharelado em Psicologia tem como objetivo oferecer uma formao bsica no que se refere a conhecimentos e prticas imprescindveis tanto ao exerccio da profisso de Psiclogo como construo do conhecimento na rea de sua atuao.

O Profissional O profissional de Psicologia, por lidar com fenmenos psicolgicos, possui um campo de atuao abrangente, evidenciando-se, principalmente, nas reas de Sade, de Educao e organizacional, podendo atuar em setores pblico ou privado, desenvolvendo uma prtica voltada ao diagnstico e ao acompanhamento psicolgico de indivduos, grupos e instituies.

REAS DE FORMAO DE DOCENTES E OS CURSOS DE GRADUAO OFERECIDOS

LICENCIATURA EM CINCIAS BIOLGICAS O Curso Oferecido nos campi Nazar da Mata, Garanhuns e Petrolina, o Curso de Licenciatura em Cincias Biolgicas tem o objetivo de formar o profissional para a docncia na Educao Bsica, na rea de Biologia, valorizando e preservando a natureza atravs do estudo dos seres vivos em interao com o ambiente.

O Profissional A formao profissional do licenciado em Cincias Biolgicas habilita-o a lecionar Cincias Biolgicas no Ensino dos nveis Fundamental e Mdio da rede pblica e privada, podendo exercer, tambm, atividades de pesquisa educacional em diversos setores, alm de atividades de gesto nos estabelecimentos de ensino.

LICENCIATURA EM MATEMTICA O Curso Oferecido nos campi Nazar da Mata, Garanhuns e Petrolina o Curso de Licenciatura em Matemtica objetiva formar o profissional para atividades docentes na rea de Matemtica e Desenho dos Ensinos Fundamental e Mdio.

O Profissional A formao profissional do licenciado em Matemtica habilita-o a atuar como professor de disciplinas na rea de Matemtica, nas Escolas de Ensinos Fundamental e Mdio das redes pblica e privada, podendo exercer, tambm, atividades de pesquisa educacional em diversos setores, alm de atividades de gesto nos estabelecimentos de ensino.

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA O Curso Oferecido nos campi Nazar da Mata, Garanhuns e Petrolina o Curso de Licenciatura em Geografia objetiva a preparao de profissionais licenciados em Geografia com capacidade para promoverem o ensino do conhecimento do espao geogrfico e do planejamento de sua ocupao nos Ensinos Fundamental e Mdio.

VESTIBULAR UPE/2012

O Profissional A formao profissional do licenciado em Geografia habilita-o a ensinar, a compreender e a interpretar o papel da Geografia e a organizao espacial histrica da sociedade nas Escolas de Ensinos Fundamental e Mdio, podendo exercer, tambm, atividades de pesquisa educacional em diversos setores, alm de atividades de gesto nos estabelecimentos de ensino.

LICENCIATURA EM HISTRIA O Curso O Curso de Licenciatura em Histria, oferecido nos campi Nazar da Mata, Garanhuns e Petrolina, objetiva a preparao para profissionalizao na rea, visando a possibilitar reflexes sobre as relaes sociais, em diversos tempos e espaos, abordando questes vinculadas ao ofcio do historiador, que pode se desdobrar em aes de docncia, pesquisa e gesto de projetos, referentes a questes culturais e do patrimnio histrico, trabalhando noes que articulam o passado e a atualidade.

O Profissional A formao profissional do licenciado em Histria habilita-o a atuar como professor dessa disciplina nas Escolas de Ensinos Fundamental e Mdio, podendo exercer, tambm, atividades de consultorias de mbito empresarial ou pblico, atividades de pesquisa educacional e em diversos setores, alm de atividades de gesto nos estabelecimentos de ensino.

LICENCIATURA EM INFORMTICA O Curso Oferecido no campus Garanhuns o Curso de Licenciatura em Informtica objetiva formar o profissional para atividades docentes na rea de Informtica dos Ensinos Fundamental e Mdio.

O Profissional A formao profissional do licenciado em Informtica habilita-o a atuar como professor de disciplinas nessa rea, nas Escolas de Ensinos Fundamental e Mdio, podendo articular os conhecimentos relacionados rea de informtica e computao aos conhecimentos especficos de outras reas do saber escolar, podendo exercer, tambm, atividades de pesquisa educacional em diversos setores, alm de atividades de gesto nos estabelecimentos de ensino. . LICENCIATURA EM LETRAS O Curso Oferecido nos campi Nazar da Mata, Garanhuns e Petrolina objetiva formar profissionais licenciados em Letras, conhecedores das Lnguas Portuguesa e/ou Inglesa e das Literaturas Portuguesa, Brasileira e/ou Inglesa, alm de fornecer uma viso humanstica necessria docncia em escolas de Ensino Fundamental e Mdio.

O Profissional A formao profissional do licenciado em Letras habilita-o a lecionar, em escolas do Ensino Fundamental e Mdio, as Lnguas Portuguesa e/ou Inglesa e as Literaturas Portuguesa, Brasileira e/ou Inglesa, de acordo com a sua opo, podendo exercer, tambm, atividades de pesquisa educacional em diversos setores, alm de atividades de gesto nos estabelecimentos de ensino. .
10

VESTIBULAR UPE/2012

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA O Curso Oferecido nos campi Nazar da Mata, Garanhuns e Petrolina objetiva a formao de profissional capaz de refletir e contribuir para a melhoria das condies dos sistemas educacionais, seu comprometimento com projetos de transformao social e construo de um sistema de ensino de qualidade.

O Profissional A formao profissional habilita-o a atuar em instituies educacionais, exercendo as funes de magistrio na educao infantil, e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino mdio e de educao profissional, em planejamento em gesto, execuo e avaliao de programas em sistemas e unidades de ensino e em ambientes noescolares, podendo exercer, tambm, atividades de pesquisa educacional em diversos setores.

LICENCIATURA EM EDUCAO FSICA O Curso Oferecido no campus Santo Amaro o Curso de Licenciatura em Educao Fsica objetiva a formao de professores para atuarem na Educao Bsica, dotando-os de competncias que lhes permitam o desenvolvimento da atividade docente na rea especfica.

O Profissional O licenciado em Educao Fsica atuar como docente na educao bsica, em diferentes aes do projeto polticopedaggico da escola, no sistema educacional pblico e privado, podendo exercer, tambm, atividades de pesquisa educacional em diversos setores, alm de atividades de gesto nos estabelecimentos de ensino. .

REAS DE EXATAS E TECNOLGICAS E OS CURSOS DE GRADUAO OFERECIDOS

BACHARELADO EM ENGENHARIA Os Cursos Oferecidos no campus Benfica, os Cursos de Bacharelado em Engenharia objetivam formar profissionais em Engenharia Civil, Engenharia Mecnica Industrial, Engenharia Mecnica Mecatrnica, Engenharia Eltrica Eletrotcnica, Engenharia Eltrica Eletrnica, Engenharia Eltrica de Telecomunicaes, alm de Engenharia da Computao. Os Profissionais Engenharia Civil Este curso habilita o profissional a atuar num vasto campo de atividades: empresas de projetos, empresas prestadoras de servios em engenharia industrial, construtoras, empreiteiras, rgo pblico da administrao direta e indireta, autarquias, fundaes e instituies de ensino e pesquisa. Engenharia Mecnica Industrial Este curso habilita o profissional a desenvolver e executar projetos de automao industrial, operando e fazendo manuteno de equipamentos utilizados nos processos automatizados da indstria e do comrcio em geral. Em empresas j automatizadas, redimensiona, opera e mantm os sistemas e os equipamentos j instalados.

11

VESTIBULAR UPE/2012

Engenharia Mecnica Mecatrnica Este curso habilita o profissional a atuar nas reas de automao de controle e robtica, automao comercial e bioprocessos, a programar equipamentos automatizados, a projetar sistemas de informao e bancos de dados e a projetar e desenvolver sistemas. Engenharia Eltrica - Eletrotcnica Este curso habilita o profissional a atuar na rea de eletricidade, capacitando-o a elaborar, executar e dirigir projetos, garantindo o funcionamento de instalaes e equipamentos eltricos residenciais e industriais, sistemas eltricos de potncia e eletrnica de potncia dentro dos padres tcnicos exigidos. Engenharia Eltrica - Eletrnica Este curso habilita o profissional a atuar na rea de eletricidade, capacitando-o a elaborar, executar e dirigir projetos de Eletrnica para garantir o funcionamento de instalaes e equipamentos eltricos residenciais e industriais, alm de especializ-lo em equipamentos e instalao eletrnica na rea de conectividade, incluindo transmisso de dados, voz, transporte e vdeo. Engenharia Eltrica - Telecomunicaes Este curso habilita o profissional a elaborar, executar e desenvolver sistemas de transmisso de dados e servios de gerncia, garantindo o funcionamento de instalaes e equipamentos de telefonia (aparelhos sem fio), internet mvel. Engenharia da Computao Este curso habilita o profissional a projetar softwares e aplicativos, criar programas de computadores, novos sistemas operacionais e linguagem especfica, fabricao de hardware, planejar e coordenar aes para a comercializao de equipamento de informtica, gerenciar e dar assistncia a redes de computadores em empresas.

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAO O Curso Oferecido no Campus Caruaru, o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informao possui a computao como atividade, visando formao de recursos humanos para automao dos sistemas de informao das organizaes pblicas e privadas.

O Profissional O bacharel em Sistemas de informao ser habilitado a trabalhar gerenciando equipes, com perfil tcnico para identificar, analisar e propor solues alternativas de problemas, capacidade de empreendedorismo e apto a administrar empresas na rea de tecnologia da informao.

REAS DE SADE E OS CURSOS DE GRADUAO OFERECIDOS

BACHARELADO EM CINCIAS BIOLGICAS O Curso Oferecido no Campus Santo Amaro, o Curso de Bacharelado em Cincias Biolgicas objetiva formar profissionais em Cincias Biolgicas para desenvolverem atividades tcnico-cientficas, administrativas, polticas e sociais nas vrias reas de sua competncia, com nfase nas reas de Biotecnologia, Biologia Parasitria ou Biologia Ambiental.

O Profissional A formao profissional do bacharel em Cincias Biolgicas habilita-o a exercer funes que envolvem planejamento, superviso, coordenao, execuo de trabalhos de pesquisas, consultorias, percias, emisso de laudos e pareceres tcnicos em educao ambiental sob a perspectiva scio-ambiental.
12

VESTIBULAR UPE/2012

BACHARELADO EM EDUCAO FSICA O Curso Oferecido no Campus Santo Amaro o Curso de Bacharelado em Educao fsica objetiva formar profissionais bacharis em Educao Fsica para atuarem acadmico-profissionalmente nos contextos da sade, do esporte e do lazer, dotandoos de competncias que lhes garantam o desenvolvimento de uma prtica profissional competente.

O Profissional O bacharel em Educao Fsica atuar nos contextos do esporte, da sade e do lazer, em aes de planejamento, administrao, execuo e avaliao de programas relacionados s manifestaes da cultura de movimento e em espaos no-escolares, tais como clubes, academias, hotis, empresas e outros.

BACHARELADO EM ENFERMAGEM O Curso Oferecido no Campus Santo Amaro e Petrolina o Curso de Bacharelado em Enfermagem objetiva formar o profissional para atuar em nvel coletivo e individual, prestar assistncia de enfermagem ao ser humano, de acordo com as diretrizes do sistema de sade vigente e necessidades de sade da populao.

O Profissional A formao profissional do Enfermeiro habilita-o a atuar nas diversas reas de forma interdisciplinar na ateno sade individual e coletiva em diferentes nveis de complexidade do sistema de sade.

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA Curso Oferecido no Campus Petrolina, o Curso de Bacharelado em Fisioterapia objetiva formar o profissional qualificado para o exerccio da Fisioterapia, integrando equipes de assistncia sade em todos os nveis de ateno, integrando-se em programas de promoo, manuteno, preveno, proteo e recuperao da sade. O Profissional A formao profissional do fisioterapeuta habilita-o a atuar em atividades de natureza propeduticas e teraputicas especficas, administrativas e educativas, tanto em servios de sade individual como coletiva, de acordo com as especificidades dos vrios nveis de complexidade da assistncia.

BACHARELADO EM MEDICINA O Curso Oferecido nos Campi Santo Amaro e Garanhuns, o Curso de Bacharelado em Medicina objetiva formar o profissional com vistas assistncia sade em nvel individual e coletivo de acordo com as necessidades de sade da populao.

O Profissional A formao profissional do Mdico habilita-o a atuar na comunidade, em ambulatrios, emergncias, enfermarias, centros cirrgicos e obsttricos, nas cinco reas bsicas: Clnica Mdica, Clnica Cirrgica, Clnica Tocoginecolgica, Clnica Peditrica e Sade Coletiva.

13

VESTIBULAR UPE/2012

BACHARELADO EM NUTRIO O Curso Oferecido no Campus Petrolina, o Curso de Bacharelado em Nutrio objetiva formar profissional em Nutrio, visando segurana alimentar e ateno diettica em todas as reas do conhecimento em que a alimentao e a nutrio se apresentem fundamentais para a promoo, manuteno e recuperao da sade e para preveno de doenas, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.

O Profissional O Curso de Bacharelado em Nutrio habilita o profissional a atuar em hospitais, consultrios, SPAs, unidades de sade, escolas, creches, indstrias de alimentos, hotis de natureza publica ou privada que organizem programas de alimentao e nutrio contribuindo para o bem estar dos indivduos, de forma a promover, preservar e recuperar a sade.

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA O Curso Oferecido nos Campi Camaragibe e Arcoverde, o Curso de Bacharelado em Odontologia objetiva formar profissionais capazes de aplicar os conhecimentos biolgicos e estticos na soluo de problemas de sade bucal predominantes na populao, atuando em equipes de sade e influenciando, positivamente, na promoo preveno e recuperao da sade bucal.

O Profissional A formao profissional do Odontlogo habilita-o a prestar assistncia sade em diferentes instituies de acordo com as necessidades da populao.

2a PARTE

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL A Presidente da Comisso Permanente de Concursos Acadmicos da Universidade de Pernambuco - UPE, no uso das suas atribuies, torna de conhecimento pblico, por intermdio deste Manual, as normas complementares ao Edital do Concurso Vestibular 2012, publicado no Dirio Oficial do Estado de Pernambuco, no dia 01 de julho de 2011, para habilitao de candidatos aos Cursos de Graduao do ano letivo de 2012.

1. DOS CURSOS E DAS VAGAS 1.1. Das Disposies Preliminares 1.1.1. O Concurso Vestibular 2012 ser realizado em uma nica etapa e destina-se seleo pblica de candidatos para o preenchimento de 2.864 vagas aos cursos de graduao. 1.1.2 O preenchimento das vagas ser realizado pelo Sistema Universal de Concorrncia e pelo Sistema de Cotas. 1.1.3. Os quadros, a seguir, mostram os cursos oferecidos em cada Unidade de Ensino com seus respectivos Cdigos de Opo e o nmero de vagas por entradas e turnos de funcionamento (D = Manh e Tarde, M = Manh, T = Tarde, N = Noite).
14

VESTIBULAR UPE/2012

CAMPUS NAZARE DA MATA

CURSOS (LICENCIATURAS)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas


TOTAL

Universal

Letras

(Portugus

0101 0102 0103 0104 0105 0106

1 2 1 1 1 2 1 2 1

N T N N N T N T N

38 38 38 38 38 26 38 26 38 318

10 10 10 10 10 06 10 06 10 82

48 48 48 48 48 32 48 32 48 400

Ingls e suas literaturas) Geografia Historia Cincias Biolgicas

Matemtica

0107 0108

Pedagogia TOTAL

0109

CAMPUS GARANHUNS

CURSOS (LICENCIATURAS)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas


TOTAL

Letras (Portugus e suas literaturas) Geografia Historia Cincias Biolgicas Matemtica Pedagogia Informtica

0201 0202 0203 0204 0205 0206 0207 0208

1 2 1 1 1 1 1 1

N M N N N N N D

32 32 32 32 32 32 32 26

08 08 08 08 08 08 08 06

40 40 40 40 40 40 40 32

CURSOS (BACHARELADO) Psicologia Medicina TOTAL 0209 0210 1 2 D D 32 26 308 08 06 76 40 32 384

15

VESTIBULAR UPE/2012

CAMPUS PETROLINA

CURSOS (LICENCIATURAS

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas


TOTAL

Letras (Portugus e suas literaturas) Letras (Ingls e suas literaturas) Geografia

0301 0302 0303

1 2 1

N T N

32 32 26

08 08 06

40 40 32

0304 0305

1 2 1 2 1 2 1 2 1 2

N T N T N T N T N T

38 38 38 38 38 38 38 38 38 38

10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

48 48 48 48 48 48 48 48 48 48

Historia

0306 0307

Cincias Biolgicas

0308 0309

Matemtica

0310 0311

Pedagogia

0312 0313

CURSOS (BACHARELADO)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas


TOTAL

Enfermagem

0314 0315

1 2 1 2 2

-D -D D

-26 -26 32 554

-06 -06 08 142

-32 -32 40 696

Fisioterapia

0316 0317

Nutrio TOTAL

0318

CAMPUS BENFICA

CURSOS (BACHARELADO)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Administrao

0401 0402 0403 0404

1 1 2 2

M N M N

38 38 38 38 152

10 10 10 10 40

48 48 48 48 192
16

TOTAL

VESTIBULAR UPE/2012

CURSOS (BACHARELADO)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Engenharia Civil

0501 0502 0503 0504

1 1 2 2 1 2 1 2 1 2

M N M N N M/N N M/N M/N N

32 32 32 32 19 19 19 19 26 26

08 08 08 08 05 05 05 05 06 06

40 40 40 40 24 24 24 24 32 32

Engenharia Mecnica Industrial Engenharia Mecnica Mecatrnica Engenharia Eltrica Eletrotcnica

0505 0506 0507 0508 0509 0510

CURSOS (BACHARELADO)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Engenharia Eltrica Eletrnica Engenharia Eltrica Telecomunicaes Engenharia Computao TOTAL da

0511 0512 0513 0514 0515 0516

1 2 1 2 1 2

M/N N M/N N M M

13 13 13 13 26 26 360

03 03 03 03 06 06 88

16 16 16 16 32 32 448

Obs. Os Cursos de Engenharia, grafados com opes de turnos M/N, oferecem o ciclo bsico no horrio Manh e o ciclo profissionalizante no horrio Noturno.

CAMPUS SANTO AMARO

CURSOS

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Educao Fsica (LICENCIATURA) Educao Fsica (BACHARELADO)

0601 0602 0603 0604

1 2 1 2

D D D D

22 22 42 42 128

06 06 10 10 32

28 28 52 52 160

TOTAL

17

VESTIBULAR UPE/2012

CURSOS (Bacharelado)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Enfermagem

0701 0702

1 2

D D

38 38 76

10 10 20

48 48 96

TOTAL

CURSOS (Bacharelado)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Medicina

0801 0802

1 2

D D

48 48 96

12 12 24

60 60 120

TOTAL

CURSOS (Bacharelado)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Odontologia

0901 0902

1 2

D D

32 32 64

08 08 16

40 40 80

TOTAL

Obs. Apenas o ciclo bsico do curso de odontologia oferecido fisicamente no Campus Santo Amaro, sendo os demais oferecidos no edifcio sede de Camaragibe

CURSOS (Bacharelado)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Cincias Biolgicas TOTAL

1001

38

10

48

38

10

48

CAMPUS CARUARU
CURSOS (Bacharelado) CDIGO DE OPO ENTRADAS TURNOS
Sistema Universal VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Sistema de Informao

110 1 110 2

1 2 1 2

D D N N

26 26 32 32 116

06 06 08 08 28

32 32 40 40 144

Administrao com nfase em Marketing de Moda TOTAL

110 3 110 4

18

VESTIBULAR UPE/2012

CAMPUS SALGUEIRO

CURSOS (Bacharelado)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas TOTAL

Administrao TOTAL

1201

32 32

08 08

40 40

CAMPUS ARCOVERDE

CURSOS (Bacharelado)

CDIGO DE OPO

ENTRADAS

TURNOS
Sistema Universal

VAGAS PARA 2012 Sistema de Cotas

Direito Odontologia TOTAL

1301 1302

2 2

N D

32 13 45

08 03 11

40 16 56

1.1.4. O candidato s poder optar por um curso, podendo, no entanto, optar por todas as possibilidades de entradas e turnos do referido curso, oferecidas no Campus correspondente. 1.1.5. A ordem de preferncia pelas entradas e turnos, assinalada pelo candidato, no pode ser alterada aps a inscrio e em nenhum momento aps a realizao das avaliaes do vestibular.
1.1.6 O local de realizao das provas, indicado no Carto Informativo do Candidato, podendo ser realizadas no Recife,

regio metropolitana e em Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Nazar da Mata, Petrolina ou Salgueiro, ser distribudo conforme CEP de residncia indicado pelo candidato no ato de sua inscrio.

1.2. DOS SISTEMAS DE CONCORRNCIA 1.2.1. O preenchimento das vagas ser realizado pelo Sistema Universal de Concorrncia e pelo Sistema de Cotas. 1.2.2. Para o Sistema Universal de Concorrncia sero destinadas 80% (oitenta por cento) das vagas previstas por curso, entrada e turno. 1.2.3. De acordo com as Resolues CONSUN N 10/2004 e N 006/2007, alteradas pela Resoluo CEPE N 20/2009 e ratificada pela Resoluo CONSUN N 015/2010, em cada curso oferecido pela UPE em seu Processo de ingresso na Universidade, ser reservada 20% (vinte por cento) de suas vagas para serem ocupadas por estudantes que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente todo o Ensino Fundamental anos finais (antigas 5 a 8 sries - atuais 6 ao 9 ano) e Ensino Mdio em escolas da rede pblica estadual ou municipal, localizadas no Estado de Pernambuco. No se enquadram no Sistema de Cotas candidatos que tenham cursado os anos acima parcialmente em escolas privadas, mesmo que por curta durao ou como bolsistas e aqueles que prestaram exames supletivos. As condies supracitadas devero ser comprovadas no ato da matrcula. 1.2.3.1 Os 20% das vagas reservadas ao sistema de cotas destinam-se tambm a candidatos egressos de projetos pblicos de incluso de alunos para concluso do Ensino Fundamental, Ensino Mdio - incluindo o Projeto Travessia e a Educao de Jovens e Adultos EJA, exceto supletivo, desde que tenha tenham cursado integral, exclusiva e regularmente todo o Ensino Fundamental anos finais e Ensino Mdio em escolas da rede pblica estadual ou municipal, localizadas no Estado de Pernambuco.

19

VESTIBULAR UPE/2012

1.2.4. vedada a participao do candidato no sistema de cotas que tenha concludo curso de nvel superior ainda que pendente a colao de grau, e, ainda, seja oriundo de escolas da rede pblica estadual ou municipal localizada no Estado de Pernambuco, mas que no tenha cursado a totalidade dos anos do Ensino Mdio ou Fundamental (5 a 8 atuais) nas mesmas. Ou seja, tendo cursado parte em escola pblica e parte em privada, ainda que na condio de bolsistas, e os candidatos oriundos de estabelecimentos privados filantrpicos e da rede federal ou aqueles que prestaram exames supletivos. Dessa forma, a presente Norma Complementar esclarece que a condio de bolsista de rede privada, estudos parciais em escolas pblicas, estudos integrais ou parciais em escolas filantrpicas ou federais e candidatos egressos de Exames Supletivos NO DO DIREITO A INGRESSO ATRAVS DO SISTEMA DE COTAS. 1.2.5. O candidato classificado para assumir uma das vagas mencionadas no subitem 1.2.3 ter que comprovar, no ato da matrcula, o atendimento s condies ali estipuladas, sob pena de sua sumria excluso do vestibular. No haver em nenhuma hiptese a transferncia entre os sistemas de concorrncia a vagas universais e cotas aps a realizao das provas, sero apenas consideradas as solicitaes de mudanas realizadas nos prazos estipulados no manual do candidato. 1.2.6. de inteira responsabilidade do candidato a informao e comprovao de sua situao, enquanto estudante do Ensino Fundamental e Mdio oriundo integralmente de escola pblica. O no cumprimento desta norma implica em AUTOMTICA DESCLASSIFICAO, sendo sua vaga destinada ao processo de reclassificao e remanejamento para outros candidatos que concorreram ao sistema de cotas. 1.2.7. A qualquer tempo, poder ser anulada a inscrio e todos os atos dela decorrentes, caso seja verificada inexatido de afirmativas, omisso de informao, irregularidade ou falsidade nos documentos apresentados pelo candidato. Mesmo depois de realizado o concurso sero passiveis de anulao da matrcula, daqueles estudantes que deixaram de cumprir quaisquer normas constantes no manual do Candidato.

2. DAS INSCRIES 2.1. Informaes Gerais 2.1.1. As inscries sero efetuadas, exclusivamente, via Internet, atravs do endereo eletrnico

www.upe.br/processodeingresso 2.1.2. PERODO DE INSCRIO: o candidato poder efetuar a solicitao de inscrio no perodo estabelecido no Calendrio Geral de Eventos, Anexo I. 2.1.3. A Universidade de Pernambuco UPE, a partir do dia 01 de julho de 2011, disponibilizar informaes sobre o Vestibular/2012 atravs do endereo eletrnico www.upe.br/processodeingresso 2.1.4. O candidato que se inscrever mais de uma vez no Concurso Vestibular/2012 em um mesmo curso ou em cursos diferentes ter como vlida, apenas, a ltima inscrio efetuada, ficando cancelada(s) a(s) anterior(es). 2.1.4.1. No haver devoluo de taxa de inscrio sob hiptese alguma. 2.1.5. Para o candidato que no indicar, na solicitao de inscrio, a opo pela lngua estrangeira, automaticamente ser considerada como opo a Lngua Inglesa. 2.1.5.1. Os candidatos aos Cursos de Letras, oferecidos nos campi de Petrolina e Nazar da Mata tero obrigatoriamente, que fazer a Prova de Lngua Estrangeira Ingls, independente da opo que indicou na solicitao de inscrio: Letras Portugus e Ingls e suas Literaturas (Campus Nazar da Mata) e Letras Ingls e suas Literaturas (Campus Petrolina). 2.1.6. Os candidatos contemplados com a iseno da taxa de inscrio do Vestibular/2012 devero realizar sua inscrio obrigatoriamente, no perodo estabelecido no Calendrio Geral de Eventos, sob pena de perderem o Vestibular.
20

VESTIBULAR UPE/2012

2.2. ISENO DA TAXA DE INSCRIO: De acordo com a Lei n 14.016, de 23 de maro de 2010, Art. 1 Ficam isentas do pagamento de taxa de inscrio em concursos pblicos promovidos pelo Estado de Pernambuco, cujos editais sejam publicados a partir da vigncia desta Lei, as pessoas inscritas no Cadastro nico para Programas Sociais CADnico, de que se trata o Decreto Federal n 6.135, de 26 de junho de 2007, que possuam renda familiar per capita mensal de at meio salrio mnimo ou renda familiar mensal de at 03 (trs) salrios mnimos, o candidato deve preencher no momento da inscrio, no campo correspondente do formulrio eletrnico, exclusivamente o seu Nmero de Inscrio Social NIS. 2.2.1 Compem o CADnico os seguintes programas sociais: Programa Bolsa Famlia e os programas remanescentes nele vinculado, Programa de Erradicao do Trabalho Infantil, Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, Programa Nacional de Incluso do Jovem PR-JOVEM. Apenas os candidatos inscritos em algum desses programas faro jus a iseno da taxa de inscrio do Vestibular 2012.

2.3. Procedimentos para Inscrio 2.3.1 Para se inscrever, o candidato dever observar as instrues contidas neste manual e realizar os seguintes procedimentos: a) acessar o endereo eletrnico www.upe.br/processodeingresso; b) localizar o cone Vestibular/2012 c) acessar o link de inscrio e LER CUIDADOSAMENTE as instrues bsicas contidas na mensagem de boas vindas; d) de posse do nmero do CPF e de uma conta de e-mail vlida, cadastrar os dados de acesso (Nome Completo, data de nascimento, CPF, endereo vlido de e-mail), nesse momento o candidato criar uma senha de acesso e uma pergunta de segurana; e) O candidato receber um e-mail informando que solicitou o registro de acesso ao sistema de inscrio, que ir conter as informaes sobre a solicitao e apresentar um link para validar o registro. Atravs desse link o sistema confirmar a autenticidade da solicitao, confirmando o endereo de e-mail do candidato; f) Confirmado o endereo de e-mail do candidato sero solicitadas as seguintes questes: confirmao da sua inscrio como cotista e Nmero de Inscrio Social (NIS) para aqueles que solicitaro iseno da inscrio. Bem como, dados pessoais, contato, necessidades especiais e dados socioculturais; g) Devero ainda selecionar Campus, Curso, Entrada e Turno optados pelo candidato; h) Cadastradas as informaes o sistema ir gerar um resumo com seus dados para confirmao. Abra a sua conta de email, confira sua inscrio, se tudo estiver correto confirme os dados informados. Caso o candidato tenha optado pelo sistema de cotas, ser exibida uma segunda pgina solicitando reviso e reconfirmao de que o mesmo deseja concorrer como cotista. i) Aps a confirmao de seus dados de inscrio, o candidato dever clicar na opo Imprimir boleto para gerar o boleto de pagamento (caso no tenha solicitado a iseno da taxa de inscrio); j) ler cuidadosamente as informaes que aparecero na nova pgina (acessada a partir do link de confirmao enviado para o e-mail) e preencher todos os dados complementares solicitados na ficha de inscrio, para que sua solicitao de inscrio no vestibular/2012 seja aceita. de responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados cadastrais informados para a inscrio. O CPF a ser cadastrado pelo candidato no momento da solicitao de sua inscrio dever ser, OBRIGATORIAMENTE O SEU CPF. l) condio imprescindvel para realizao das inscries a utilizao de uma conta de e-mail vlida pelo candidato; m) A inscrio s ser efetivada aps o pagamento integral do valor da inscrio dentro do perodo de vencimento do mesmo pagvel em agente financeiro determinado pela Comisso Permanente de Concurso Acadmico.
21

VESTIBULAR UPE/2012

2.3.2. No ato da solicitao de inscrio via Internet, o Candidato imprimir o boleto bancrio necessrio a sua inscrio no valor de R$ 110 (cento e dez reais), pagvel ao agente financeiro determinado pela Comisso Permanente de Concurso Acadmico. 2.3.2.1. No ser permitido o pagamento do valor de inscrio via Internet, atravs de transferncias entre contas. 2.3.2.2. O pagamento de boleto bancrio, emitido no ltimo dia do perodo de inscrio, dever ser efetuado, impreterivelmente, at o segundo dia til subseqente, sob pena de a inscrio do candidato ao Concurso Vestibular 2012 no ser acatada. 2.3.3. A inscrio via Internet somente ser efetivada aps comprovao do pagamento do boleto bancrio ao agente financeiro operador. 2.3.4. No haver devoluo de taxa de inscrio, sob hiptese alguma. 2.3.5. O pagamento do boleto bancrio com valores inferiores a taxa de inscrio do vestibular/2012 implicar na sua anulao, sendo necessrio realizar uma nova inscrio e pagamento de um novo boleto de forma integral, dentro do prazo estipulado para a inscrio no vestibular 2012. 2.3.6. Aps o recebimento da inscrio via Internet, a confirmao da inscrio do candidato estar disponvel no endereo eletrnico www.upe.br/processodeingresso, 2.3.7. A Comisso Permanente de Concursos Acadmicos no se responsabilizar por solicitaes de inscrio no recebidas por motivos de ordem tcnica dos computadores dos candidatos, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao bem como outros fatores de natureza tecnolgica que impossibilitem a transferncia de dados. 2.3.8. Aqueles que solicitaram iseno do pagamento de inscrio tero seu Nmero de Inscrio Social (NIS) analisado no banco nacional de dados, se confirmada a validade do NIS, a inscrio ser efetivada. 2.3.9. Todo candidato que se submeter terceira fase do Sistema Seriado de Avaliao (SSA 3) poder se submeter ao Vestibular para o mesmo curso ou curso diferente, de sua escolha, sendo necessrio realizar outra inscrio no perodo estabelecido para o Vestibular. Neste caso, suas informaes registradas na inscrio do SSA 3 sero aproveitadas para a inscrio do Vestibular pelo sistema de inscrio, a partir do mesmo login e senha. 2.3.10. Observando a data constante no calendrio geral de eventos para o SSA/2012, ser divulgada lista, no endereo eletrnico www.upe.br/processodeingresso, de todos os candidatos inscritos na CONDIO DE COTISTAS e todos candidatos cuja solicitao NO FOI ACATADA. Em caso de erro de digitao, marcao errnea no formulrio, ou similar, o candidato que deseje concorrer como cotista ou cancelar sua solicitao dever procurara a Comisso Permanente de Concursos Acadmicos, no prazo estabelecido, sita na Av. Agamenon Magalhes, s/n, Santo Amaro, Recife e preencher o formulrio de correo levando a comprovao de sua condio de cotista ou no. Em caso de no comparecimento, para candidatos cuja solicitao no foi acatada, o mesmo ser automaticamente considerado concorrente ao Sistema Universal.

3. DA VALIDAO DAS INSCRIES E DO CARTO INFORMATIVO 3.1. Observando a data constante no calendrio geral de eventos estabelecido para o vestibular 2012, o candidato dever acessar o endereo eletrnico (www.upe.br/processodeingresso) e, atravs do cone vestibular, obter a confirmao da , inscrio, imprimindo o seu Carto Informativo, que contm um conjunto de dados necessrios a sua participao no vestibular 2012. 3.2. De posse do seu Carto Informativo, o candidato dever verificar, com o mximo de ateno, se todos os dados nele constantes esto de conformidade com os que foram informados na sua solicitao de inscrio. Havendo
22

VESTIBULAR UPE/2012

divergncia de dados, o candidato dever acessar o espao e formulrio destinados a alteraes de suas informaes, no site www.upe.br/processodeingresso, no prazo estabelecido, e realizar as alteraes necessrias, que sero validadas pela comisso e divulgadas posteriormente em prazo estipulado. de inteira responsabilidade do candidato as informaes constantes no formulrio de alterao. 3.2.1. S permitido ao candidato a alterao dos seus dados cadastrais UMA NICA VEZ dentro do prazo estabelecido. 3.2.2. Passado o perodo definido nos itens anteriores, o candidato que no se manifestar assumir, integralmente, os erros contidos no seu Carto Informativo, inclusive os referentes s suas opes de Curso e do local de provas. 3.2.3. de responsabilidade exclusiva do candidato a obteno da validao de sua inscrio e do Carto Informativo nas formas estabelecidas no presente manual.

4. DOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 4.1. O candidato com necessidades especiais, resguardadas as condies previstas no Decreto Federal N 3.298/99, particularmente em seu Art. 40, pargrafos 1 e 2, participar do Concurso em igualdade de condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo das provas, avaliao, aos critrios de aprovao e pontuao mnima exigida para todos os demais candidatos. 4.2. No perodo estabelecido no calendrio de atividades do Manual do vestibular/2012, o candidato, com deficincia ou no, que necessitar de qualquer tipo de condio especial durante a realizao das provas, dever requer-lo Comisso, de acordo com modelo especfico fornecido pela Comisso, indicando, obrigatoriamente, os recursos especiais necessrios (humanos, materiais, equipamentos etc.), anexando parecer mdico especializado que justifique sua solicitao. 4.2.1. O requerimento de que trata o subitem 4.2. dever ser entregue Secretaria de Concursos Acadmicos na PROGRAD, sita na Av. Agamenon Magalhes, s/n, Santo Amaro, Recife, CEP n 50.100-010, ou postado Via SEDEX, impreterivelmente at o dia estabelecido no calendrio de atividades deste manual, no horrio das 8 s 16 horas, sob pena de no ser atendida a solicitao nele contida. 4.2.2. Aps o perodo estabelecido no Calendrio de Atividades, o candidato acometido de acidente ou de doena sbita que impea a sua locomoo ao local designado para a realizao de suas provas, dever requerer Comisso, atravs do modelo especfico fornecido (Anexo II), que suas provas sejam aplicadas em local e regime especiais. O requerimento dever ser encaminhado acompanhado de laudo mdico. 4.2.3. O candidato, na hiptese acima, que no esteja hospitalizado, e no depender de qualquer tipo de equipamentos realizar suas provas no Hospital Universitrio Oswaldo Cruz - HUOC ou no Centro Integrado de Sade Amaury de Medeiros CISAM ou em outro local adequado, designado pela Comisso. 4.2.4. A Comisso, para a aplicao das provas em local e regime especiais, designar dois fiscais para permanecerem no local de realizao das provas, com a incumbncia de acompanhar o candidato em todos os momentos e etapas das provas, no permitindo qualquer contato isolado do candidato com a equipe mdica ou seus auxiliares. 4.2.5. Na ocasio da aplicao das provas, caso haja necessidade de qualquer procedimento mdico isolado que impea o acompanhamento pelo fiscal e a consequente continuidade da prova, compete aos fiscais o recolhimento do Caderno de Prova e do Carto-Resposta, dando por concluda a referida prova, independentemente do tempo previsto para sua durao. 4.2.6. Caso a ocorrncia prevista no subitem 4.2.2 seja de candidato que prestar exame no Interior do Estado, o procedimento dever ser na forma estabelecida no subitem anterior, sendo que suas provas sero realizadas em unidade de sade da rede pblica ou em outro local adequado, designado pela Comisso Permanente de Concursos Acadmicos.
23

VESTIBULAR UPE/2012

4.2.7. No que se refere aos subitens 4.2.2. e 4.2.5, o candidato assumir o nus e a inteira responsabilidade pelo deslocamento e por sua instalao no ambiente hospitalar nos dias de realizao das provas. 4.2.8. A solicitao de condies especiais ser atendida obedecendo-se a critrios de viabilidade. 4.2.9. A solicitao de atendimento especial pelo candidato fora dos prazos estabelecidos neste Manual impossibilita a Universidade de, em tempo hbil, viabilizar a concesso do benefcio, implicando a perda do direito ao regime especial pelo candidato, resguardando o previsto no item 4.2.

5. DA ORGANIZAO DO EXAME 5.1. O vestibular 2012 da Universidade de Pernambuco - UPE ser organizado considerando-se as reas curriculares definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. 5.2. O vestibular /2012 da UPE ser realizada em etapa nica, com 3 (trs) dias de provas consecutivos, com durao de 4 (quatro) horas cada, a serem aplicadas em dias e horrios determinados no Calendrio de Eventos e no Carto Informativo.

6. DAS PROVAS 6.1. Da Composio da Prova 6.1.1. Vestibular A prova do vestibular/2012, realizada em trs dias consecutivos, ser escrita e composta por redao e 140 (cento e quarenta) questes distribudas em blocos de 16 (dezesseis) questes para cada uma das disciplinas: Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira (Ingls ou Espanhol), Matemtica, Fsica, Qumica, Biologia, Geografia e Histria; 06 (seis) questes para cada uma das disciplinas: Filosofia e Sociologia. Cada bloco de questes por disciplina (Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira (Ingls ou Espanhol), Matemtica, Fsica, Qumica, Biologia, Geografia, Histria, Filosofia e Sociologia) ser composto de questes de mltipla escolha que tero 05 alternativas de A a E, das quais uma ser correta.

6.1.2. Da distribuio das questes por dia:

a)

Na prova do primeiro dia do vestibular 2012 constar a redao e mais prova escrita composta de 32 (trinta e duas) questes distribudas entre as disciplinas de Lngua Portuguesa e Lngua Estrangeira (Ingls ou Espanhol), sendo a distribuio de questes por bloco de disciplinas a mesma apresentada no item 6.1.1 deste manual.

b) No segundo dia os candidatos do vestibular 2012 respondero a 54 (cinquenta e quatro) questes distribudas entre as disciplinas de Matemtica, Biologia, Geografia e Filosofia, sendo a distribuio de questes por bloco de disciplinas a mesma apresentada no item 6.1.1 deste manual. c) No terceiro dia os candidatos do vestibular 2012 respondero a 54 (cinquenta e quatro) questes distribudas entre as disciplinas de Histria, Qumica, Fsica e Sociologia, sendo a distribuio de questes por bloco de disciplinas a mesma apresentada no item 6.1.1 deste manual. 6.1.3. As questes das Provas versaro sobre matrias e assuntos constantes dos programas inseridos no Anexo IV, que tambm parte integrante do Edital. 6.1.4. A redao, constante da prova do primeiro dia, dever ser desenvolvida sobre um dos temas propostos pela Comisso Permanente de Concursos Acadmicos, devendo o candidato optar por um deles. O texto de natureza dissertativo-argumentativa deve conter, no mnimo, trs pargrafos e ser desenvolvido entre 20 e 30 linhas.
24

VESTIBULAR UPE/2012

6.2. Prestao das Provas 6.2.1. As datas de realizao das provas so as constantes no calendrio de Eventos, sendo o local e o horrio de aplicao indicados no Carto Informativo do Candidato. 6.2.2. O local de realizao das provas poder ser no Recife, regio metropolitana e em Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Nazar da Mata, Petrolina ou Salgueiro conforme CEP de residncia do candidato informado no ato da inscrio. 6.2.3. Em hiptese alguma, o candidato dever realizar suas provas fora do local designado no seu Carto Informativo, salvo os casos especificados nos subitens 4.2.3. e 4.2.6 e nos termos estabelecidos neste manual. 6.2.4. O candidato dever comparecer ao local nos dias e horrios estabelecidos para a aplicao da prova com antecedncia mnima de uma hora do horrio fixado para seu incio, munido do Carto Informativo, Documento de Identidade e de caneta esferogrfica na cor azul ou preta. 6.2.5. Os portes sero fechados, impreterivelmente, no horrio que ser apresentado no Carto Informativo, no sendo admitido o ingresso de qualquer candidato nos prdios de realizao das provas, aps o horrio estabelecido. 6.2.6. No haver, em nenhuma hiptese, segunda chamada ou repetio de provas, sendo automaticamente excludo do vestibular 2012 o candidato que, por qualquer motivo, faltar ou chegar atrasado s provas. 6.2.7. No sero permitidas, durante a realizao da prova, consultas a anotaes ou a livros bem como portar, no recinto, qualquer espcie de aparelho de comunicao, aparelhos celulares, equipamentos auxiliares de memria ou outros de qualquer natureza, cujo porte excluir o candidato do vestibular 2012, sem prejuzo da adoo de medidas legais. Tambm no ser permitido o acesso s salas de candidato portando qualquer tipo de arma, mesmo que detenha o seu porte legal. 6.2.8. Caso algum problema de ordem tcnico ou provocado por fenmeno da natureza acarrete atraso no incio da Prova Escrita em alguma das salas onde ela ser realizada, haver a prorrogao da hora de trmino, de forma a compensar o atraso do seu incio. 6.2.9. A Comisso poder utilizar filmagens, recolhimento de impresso digital e detectores de metais para controle e identificao dos candidatos. O candidato que usar de qualquer expediente fraudulento ou ilegal ser, sumariamente, eliminado do Concurso, com a anulao de todos os atos, inclusive subsequentes, independentemente das implicaes penais, civis e administrativas. 6.2.10. Os candidatos s podero ausentar-se do recinto da prova depois de transcorridas, no mnimo, trs horas do seu incio. 7. DO CARTO-RESPOSTA E DA FOLHA DE REDAO (LEITURA TICA) 7.1. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes das provas, o candidato receber um Carto-Resposta de Leitura tica para o 1 dia, para o 2 dia e outro para o 3 dia de Provas. O candidato deve conferir cuidadosamente o seu nome e nmero de inscrio constante no carto-resposta. 7.2. Para escrever a Redao, o candidato receber, tambm, uma folha especfica com um campo de leitura tica, nela impresso o seu nmero de inscrio que deve ser cuidadosamente conferido. A Redao dever ser transcrita com letra legvel, sem rasuras, utilizando caneta esferogrfica na cor preta ou azul, no sendo permitida a utilizao de corretivos lquidos ou de qualquer natureza. 7.3. Os candidatos devero transcrever suas respostas s questes com caneta esferogrfica na cor azul ou preta, em um carto-resposta devidamente impresso, que ser identificado atravs do seu nmero de inscrio. 7.4. A Folha de Redao no dever ser assinada, rubricada ou conter qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de ser anulada.

25

VESTIBULAR UPE/2012

7.5 Os Cartes-Respostas e a Folha de Redao so os nicos documentos vlidos para o processamento dos resultados, sendo os cadernos de Provas utilizados apenas para rascunhos que, em nenhuma hiptese, sero utilizados para aferio das respostas dos candidatos.

8. DOS RECURSOS 8.1. O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos das provas poder faz-lo mediante instrumento escrito e protocolado a Secretaria de Concursos Acadmicos na PROGRAD, sita na Av. Agamenon Magalhes, s/n, Santo Amaro, Recife, CEP n 50.100-010, no primeiro dia til subsequente divulgao, em cada dia de prova, no horrio das 8 s 16 horas. Os candidatos que realizarem suas provas fora da Regio Metropolitana do Recife podero interpor seus Recursos nas Unidades da UPE da respectiva regio. 8.2. O recurso dever ser apresentado em instrumento prprio, modelo constante do Anexo V, em duas vias de igual teor, contendo as seguintes especificaes: a) capa nica, constando Nome, N de Inscrio, Curso de Opo do Candidato; b) um instrumento de recurso, devendo ser apresentado o nmero da questo, os questionamentos e a argumentao lgica e consistente que fundamente a solicitao. 8.3. Os recursos inconsistentes, em instrumento diferente do exigido ou sem atender as demais especificaes, sero indeferidos. 8.4. O recurso interposto ser analisado e respondido exclusivamente pela COMISSO PERMANENTE DE CONCURSOS ACADMICOS, sendo sua resposta disponibilizada ao candidato em cinco dias teis aps a data do protocolo de recebimento efetuado pela Comisso. 8.5. Se, da anlise do Recurso, resultar anulao de questo(es), a pontuao correspondente (s) questo(es) ser(o) atribuda a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. 8.6. Se houver alterao do(s) gabarito(s) oficial(is) divulgado(s), por fora de impugnaes, a(s) Prova(s) ser(o) avaliada(s) de acordo com o(s) gabarito(s) oficial(is) definitivo(s). 8.7. O recurso intempestivo ser indeferido.

9. DA AVALIAO DAS PROVAS 9.1. Todos os candidatos tero seus pontos apurados exclusivamente, por meio de processamento eletrnico, atravs da leitura tica dos seus cartes respostas. 9.2. As provas do vestibular/ 2012 sero avaliadas num somatrio de 0 a 100 pontos. 9.2.1. Na avaliao das questes de mltipla escolha do vestibular 2012, ser computado 0,625 (zero vrgula seiscentos e vinte e cinco) pontos seiscentos e vinte e cinco milsimos - para cada questo concordante com o gabarito para as provas compostas por blocos de 16 (dezesseis) questes e 1,67 (um vrgula sessenta e sete) pontos um ponto e sessenta e sete centsimos - para cada questo concordante com o gabarito para as provas compostas por blocos de 06 (seis) questes. 9.2.2. Automaticamente ser atribuda a nota 0 (zero), quando: - o Carto-Resposta das questes de mltipla escolha estiver em branco. - a folha de Redao estiver identificada por assinatura, rubrica ou qualquer sinal identificador. - a folha de Redao estiver em branco - houver fuga total ao tema proposto e ao gnero dissertativo.

9.2.3 A Redao ser avaliada isoladamente, valendo de 0 a 10 pontos


26

VESTIBULAR UPE/2012

9.3. A prova de Portugus ser avaliada pela mdia aritmtica das suas duas partes, sendo o peso de lngua portuguesa aplicado aps o clculo da mdia aritmtica. 9.3.1. 1 parte Redao avaliada de 0 a 10. NO sero corrigidas as REDAES dos CANDIDATOS que NO obtiverem a pontuao mnima exigida para aprovao, em qualquer uma das provas do seu respectivo Curso, incluindo a prova de Portugus. 9.3.1.1. Ser eliminado do Vestibular o candidato que, nessa parte da prova, no obtiver o mnimo de 2(dois) pontos. 9.3.1.2. Na avaliao do tema produzido, sero considerados os seguintes critrios: Manuteno do tema proposto. Progresso no desenvolvimento das idias e no-contradio entre os argumentos apresentados. Articulao entre as partes do texto

Fuga obviedade das ideias propostas Clareza e preciso; Formulao lingustica, segundo as regras (morfossintticas, ortogrficas e de pontuao) da norma padro do Portugus. 9.3.1.3. Em caso de fuga parcial, quando houver desvio do eixo temtico da proposta, a pontuao atribuda ao texto ser reduzida, conforme critrios de correo estabelecidos pela comisso de avaliao. 9.3.2. 2 Parte - Interpretao de Texto, Gramtica e Literatura questes de mltipla escolha, avaliadas de 0 a 10 pontos.

10. DA CLASSIFICAO E DA DIVULGAO DOS RESULTADOS 10.1. A classificao do candidato ao vestibular/ 2012 ser feita atravs do seu Escore Final de Classificao, diante do somatrio dos pontos obtidos por ele em cada disciplina, e do somatrio geral de pontos no conjunto de disciplinas, calculado atravs dos pesos especficos por disciplina a seguir:
CURSO CURSO/DISCIPLINA ADMINISTRAO CINCIAS BIOLGICAS (Bacharelado) DIREITO EDUCAO FSICA (LICENCIATURA E BACHARELADO) PORT LING.EST. MAT MATRIA/PESO GEO BIO HIST FIS QUI SOC FIL

2,0 2,0

0,5 0,5

2,0 1,0

1,5 0,5

0,5 2,0

1,5 0,5

0,5 1,0

0,5 1,5

0,5 0,5

0,5 0,5

2,0 2,0

0,5 0,5

0,5 0,5

1,5 0,5

0,5 2,0

2,0 0,5

0,5 1,0

0,5 2,0

1,0 0,5

1,0 0,5

ENFERMAGEM ENGENHARIAS FISIOTERAPIA GEOGRAFIA HISTRIA LETRAS CINCIAS BIOLGICAS (LICENCIATURA)

2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

0,5 0,5 0,5 0,5 0,5 2,0 0,5

0,5 2,0 0,5 0,5 0,5 0,5 0,5

0,5 0,5 0,5 2,0 1,5 1,0 0,5

2,0 0,5 2,0 0,5 0,5 0,5 2,0

0,5 0,5 0,5 1,5 2,0 1,0 0,5

1,0 2,0 1,0 0,5 0,5 0,5 0,5

2,0 1,0 2,0 0,5 0,5 0,5 1,5

0,5 0,5 0,5 1,0 1,0 1,0 1,0

0,5 0,5 0,5 1,0 1,0 1,0 1,0

27

VESTIBULAR UPE/2012 MATEMATICA INFORMATICA (LICENCIATURA) MEDICINA NUTRIO ODONTOLOGIA PEDAGOGIA PSICOLOGIA SISTEMAS INFORMAO DE

2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

0,5 0,5 0,5 0,5 0,5 0,5 0,5 1,0

2,0 2,0 0,5 0,5 0,5 1,0 0,5 2,0

0,5 0,5 0,5 0,5 0,5 1,0 0,5 0,5

0,5 0,5 2,0 2,0 2,0 1,0 1,5 0,5

0,5 0,5 0,5 0,5 0,5 1,5 0,5 0,5

1,5 1,5 1,0 1,0 1,0 0,5 0,5 2,0

0,5 0,5 2,0 2,0 2,0 0,5 1,0 0,5

1,0 1,0 0,5 0,5 0,5 1,0 1,5 0,5

1,0 1,0 0,5 0,5 0,5 1,0 1,5 0,5

Vejamos o seguinte exemplo: a) No vestibular 2012 um candidato teve as seguintes notas nos blocos de disciplinas: Lngua Portuguesa = 8; Matemtica = 5; Qumica= 4; Geografia = 6; Fsica = 4; Histria = 5; Lngua Estrangeira = 5; Filosofia= 4; Sociologia = 5; Biologia = 4 e Redao = 6. b) Caso este candidato esteja concorrendo ao curso de Administrao sua nota no vestibular 2012 seria calculada da seguinte forma: (nota de cada bloco de disciplina x peso de cada disciplina) = {[(8 + 6) 2]* x 2 + 5 x 2 + 4 x 0,5 + 6 x 1,5 + 4 x0,5 + 5 x 1,5 + 5 x 0,5 + 4 x 0,5 + 5 x 0,5 + 4 x 0,5} = (14+ 10 + 2 + 9 + 2 + 7,5 + 2,5 + 2 + 2,5 + 2) = 53,50 (escore final de classificao do candidato). c) Caso este mesmo candidato, com a mesma pontuao nos blocos de disciplinas, concorra para o curso de Bacharelado em Cincias Biolgicas no vestibular 2012, sua nota seria calculada de maneira semelhante, porm com pesos diferentes como apresentado a seguir: (nota de cada bloco de disciplina x peso de cada disciplina) = {[(8 + 6) 2]* x 2 + 5 x 1 + 4 x 1,5 + 6 x 0,5 + 4 x1 + 5 x 0,5 + 5 x 0,5 + 4 x 0,5 + 5 x 0,5 + 4 x 2} = (14 + 5 + 6 + 3 + 4 + 2,5 + 2,5 + 2 + 2,5 + 8) = 49,50 (escore final de classificao do candidato). *Mdia aritmtica das provas de portugus e redao. 10.2. As vagas oferecidas no Curso de opo, apresentadas no item 1.1; subitem 1.1.3 deste manual, para ingresso no ano de 2012, considerando-se os seus turnos de funcionamento e as suas entradas, sero preenchidas por candidatos classificados pela ordem de preferncia indicada em seu formulrio de inscrio, respeitado o percentual de cotas por Curso, definido no item 1.2 e seus subitens. 10.3. Para a classificao do candidato, o escore final de classificao prevalece sobre a ordem de preferncia. 10.4. Ser considerado reprovado o candidato que: a) Em cada um dos blocos de disciplinas, componentes da prova do vestibular 2012, no alcanar o mnimo de 20% (vinte por cento) da maior pontuao obtida por algum dos concorrentes s vagas oferecidas no curso de opo. b) na redao no alcanar o mnimo de 2 (dois) pontos. c) para efeito de clculo de notas, da determinao da nota mnima para aprovao e da nota de reprovao dos candidatos sero utilizadas as regras de arredondamento aplicadas aos algarismos decimais (Anexo III) 10.5. No sero avaliadas as redaes dos candidatos que forem reprovados aps as correes das provas do primeiro dia, do segundo e do terceiro dia do vestibular/2012, na forma estabelecida na alnea (a) do subitem 11.4. 10.6. Para a classificao do Candidato, o escore final de classificao prevalece sobre a ordem de preferncia das opes.

Exemplo:

28

VESTIBULAR UPE/2012

O Curso de Enfermagem apresenta 120 vagas e, j tendo sido nele classificados 116 candidatos, restariam, portanto, 4 vagas. Supondo serem duas para o Cdigo 701 (1 Entrada) e duas para o Cdigo 702 (2 Entrada), vejamos como se processar o preenchimento dessas vagas pelos candidatos que apresentarem as condies abaixo.

CANDIDATOS

ORDEM DE PREFERNCIA 1 OPO 2 OPO 701 702

TOTAL DE PONTOS

B E C D A F

702 701 701 701 701 702

69,5 69,4 69,34 69,16

702 701

69,0 68,33

Classificao no Cdigo 701 E C

Classificao no Cdigo 702 B A

O candidato D, embora com argumento de classificao maior do que o candidato A, no foi classificado em virtude de no ter optado pela entrada do Cdigo 702 e de as vagas do Cdigo 701 j terem sido preenchidas. O candidato F, embora tenha optado pela entrada do Cdigo 702 como sua primeira preferncia, foi preterida, ainda, pelo candidato A, em virtude de seu argumento de classificao ter sido inferior. A classificao descrita anteriormente nos mostra que o Argumento de Classificao prevalece sobre a ordem de preferncias, dentro do Curso. 10.7. Os resultados sero divulgados atravs da publicao das seguintes listagens: a) dos candidatos classificados por ordem alfabtica, Curso, Entrada e Turno, constando a ordem de classificao e o escore final; b) dos candidatos remanejveis, por ordem alfabtica e Curso, com o escore final; c) dos candidatos reprovados por ordem alfabtica. 10.8. Os resultados sero afixados na Reitoria da UPE e nas Unidades de Ensino do Interior, nas datas estabelecidas no Calendrio Geral de Eventos e divulgados atravs do endereo eletrnico http://www.upe.br/processodeingresso 10.9. Candidatos que realizarem as avaliaes da 3 fase do SSA e do Vestibular e que forem aprovados e classificados, no mesmo curso, escolhido no ato da inscrio, ingressaro prioritariamente pelo Sistema Seriado de Avaliao - SSA, sendo a vaga do vestibular destinada ao processo de remanejamento e reclassificao. 10.10. Candidatos que realizarem as avaliaes da 3 fase do SSA e do Vestibular e que forem aprovados e classificados, em cursos diferentes, escolhidos no ato da inscrio, independente da escolha do curso no SSA ou no Vestibular, optaro por uma das vagas em um dos cursos de sua escolha, no ato da matrcula, sendo a outra vaga destinada ao processo de remanejamento e reclassificao.

11. DA MATRCULA 11.1. O candidato dever, sob pena de perder a vaga, efetuar sua matrcula nas datas estabelecidas pelo Calendrio de Eventos, nos locais abaixo discriminados.
29

VESTIBULAR UPE/2012

a) A matrcula dos Cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe ser realizada no horrio das 8h s 16h, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graas FENSG, Rua Arnbio Marques 310 Santo Amaro (Hospital Universitrio Oswaldo Cruz). b) A matrcula dos demais Cursos ser realizada nos endereos e horrios contidos na tabela abaixo: CONFIRMAR COMAS UNIDADES CURSO UNIDADE ENDEREO Rodovia 104 Km 62 Nova Caruaru / PE Plo Comercial de Caruaru Fone: (81) 3719 9444 HORRIOS

Sistemas de Informao Administrao com nfase em Marketing da Moda

Campus Caruaru

Das 8h s 16h

CURSO

UNIDADE

ENDEREO

HORRIOS

Cincias Matemtica, Histria, Letras, Psicologia Cincias Matemtica, Histria, Pedagogia Cincias Matemtica, Histria, Pedagogia,

Biolgicas, Geografia, Informtica, Pedagogia e

Campus Garanhuns

Rua

Capito

Pedro

Das 14 s 20h

Rodrigues, 105 So Jos Garanhuns / PE Fone: (87) 3761 8212 37618240

Biolgicas, Geografia, Letras e

Campus Nazar da Mata

Rua Prof. Amrico Brando, 43 Nazar da Mata / PE Fone: (81) 3633 4600

Das 8h s 16h

Biolgicas, Geografia, Letras, Nutrio,

Campus Petrolina

BR 203, Km 2 Petrolina / PE Fone: (87) 3866 6470

Das 15 s 20h

Enfermagem e Fisioterapia Administrao Campus Salgueiro Rua Antnio Figueira Das 8h s 16h

Sampaio, Augusto Sampaio Salgueiro/PE Fone: (87) 3871 0217 Direito e Odontologia Campus Arcoverde Rua Gumercindo Cavalcanti, 420, So Cristovo,

Das 8h s 16h

Arcoverde/PE Fone: (87) 3822 6624 3821 1579

11.2. Para efetuar a matrcula o candidato dever apresentar: a) 2 (duas) fotos 3 x 4 atualizadas;

30

VESTIBULAR UPE/2012

b) original do Certificado de Concluso do Ensino Mdio ou do antigo 2 grau com respectivo Histrico Escolar (denominada anteriormente ficha 19); c) Para o cotista, alm do certificado constante no item anterior, o candidato dever entregar o histrico escolar do Ensino Fundamental (6 ao 9- antiga 5 a 8 srie) comprovando que estudou nesse perodo e tambm o ensino mdio em escola pblica estadual ou municipal do estado de Pernambuco. d) Original e fotocpia da Cdula de Identidade; e) Original e fotocpia da prova de quitao do Servio Militar, se maior de 18 (dezoito) anos. Ver Quadro Demonstrativo (Anexo VI) deste Manual. d) Original e fotocpia do Ttulo de Eleitor e comprovante de quitao com a justia eleitoral, se maior de dezoito anos; aceitar-se-, tambm, a apresentao do protocolo do Cartrio Eleitoral como prova de que o vestibulando deu incio ao processo de obteno do Ttulo Eleitoral (Inciso VI - Pargrafo 1 - Art. 16 - Lei 6091/74); e) Original e fotocpia da Certido de Nascimento ou de Casamento; f) Original e fotocpia do CPF.

11.2.1. Dos candidatos classificados de origem estrangeira, exige-se: a) Passaporte em substituio aos documentos: Certido de Nascimento ou de Casamento, Identidade, Ttulo de Eleitor e Prova de Servio Militar (original e fotocpia ou fotocpia autenticada); b) Certificado de Concluso de Ensino Mdio ou equivalente e Histrico Escolar, com traduo por tradutor juramentado, com equivalncia de estudos certificados por escola brasileira que ministre ensino mdio ou por Conselho Estadual de Educao. 11.2.2. As fotocpias e os documentos exigidos devero estar bem legveis, sem rasuras e devidamente autenticadas por Cartrio ou pelo funcionrio que as receber no ato da matrcula e ficaro sob a guarda da UPE. 11.4. Ser eliminado, por desistncia tcita, o candidato classificado que: a) no efetuar sua matrcula nos dias, horrios e locais estabelecidos neste Manual. b) por ocasio da matrcula, no atender s exigncias contidas no subitem 13.2., conforme o caso. 11.5. Na impossibilidade de o candidato, uma vez classificado, efetuar sua matrcula na Universidade, ela poder ser realizada por seu procurador, desde que este: a) apresente Procurao Pblica ou Particular com firma reconhecida, contendo poderes especficos para efetuar a matrcula; b) apresente Documento de Identidade com fotocpia; c) cumpra todas as exigncias contidas no subitem 13.2. 11.6. O candidato, que no efetuar sua matrcula, obedecidas as exigncias estabelecidas no item 13 e seus subitens deste Manual, ser eliminado por desistncia tcita, deixando, definitiva e irrevogavelmente, livre a vaga para a qual foi classificado. 11.7. De conformidade com a Resoluo CEPE, N 81/2007, no ser permitido o trancamento de matrcula de candidatos que estejam cursando o primeiro ou segundo perodo de qualquer um dos Cursos oferecidos, exceto em casos de enfermidade grave, com tratamento prolongado, devidamente comprovado. 11.8. vedado a matrcula a uma pessoa que ocupe vaga na condio de estudante em um curso de graduao em uma ou mais Instituio de Ensino Superior Pblica simultaneamente de acordo com a Lei n 12089/09, DOU de 11/11/2009.

12. DO REMANEJAMENTO

31

VESTIBULAR UPE/2012

12.1. At que se completem 25% (vinte e cinco por cento) da carga horria de cada curso oferecido, o no comparecimento matrcula de candidatos classificados ou a desistncia de candidatos matriculados implicar a convocao de novos candidatos, sempre de acordo com a ordem decrescente de classificao. 12.2. Se, nos casos citados no subitem anterior, ficar mantida a proporo de cotas definidas no subitem 1.2, as vagas geradas sero preenchidas primeiramente por candidatos classificados fora de suas primeiras opes e em seguida por candidatos aprovados e ainda no classificados, independentemente de serem oriundos de escola publica ou privada. 12.3. Se as situaes referidas no subitem 14.1 redundarem no no atendimento proporo estipulada no subitem 1.2, as vagas geradas sero prioritariamente preenchidas por candidatos que atendam as condies definidas no mencionado subitem, at que se restabelea a proporo estabelecida. A partir da seguir-se- a ordem decrescente de classificao dos candidatos, independentemente de serem oriundos de escola publica ou privada. 12.4. Todo candidato classificado e matriculado em alternativa diferente da sua primeira opo estar sujeito a remanejamento, obrigando-se a acompanhar atentamente todos os remanejamentos regulares, com datas previstas no Calendrio Geral de Eventos, e os que venham a ser promovidos extraordinariamente. Somente aps a realizao do ltimo remanejamento e a conseqente matrcula dos remanejados, ficaro estabelecidos, em carter definitivo, a entrada e o turno que o aluno ir, obrigatoriamente, cursar. 12.5. Os candidatos com primeira opo para segunda entrada, que foram aprovados e classificados na primeira entrada, e que j estiverem cursando o primeiro semestre, aps completada 25% da carga horria de curso, no podero mais ser remanejados, bem como candidatos aprovados na segunda entrada que tenham como primeira opo a primeira. 12.6. Comisso Permanente de Concursos Acadmicos reserva-se o direito de promover tantos remanejamentos extraordinrios quantos forem necessrios ao preenchimento de vagas existentes para o 1o e 2o semestres letivos de 2012, publicando, para tanto, edital em jornal de grande circulao do Estado de Pernambuco e no endereo eletrnico www.upe.br/processodeingresso 12.7. O candidato que efetuar a matricula e depois for remanejado estar isento de efetuar uma nova matrcula, embora deva acompanhar o processo de remanejamento, para no ser surpreendido posteriormente, ao verificar mudanas em sua entrada ou turno. 12.8. O candidato matriculado que, por algum motivo, no venha a frequentar o curso na UPE dever encaminhar, o mais rpido possvel, requerimento a unidade de ensino a qual esta ligado, a fim de que a vaga seja ocupada por outro candidato atravs de remanejamento. 12.9. No ser permitida, em tempo algum a permuta de vagas entre candidatos classificados no concurso Vestibular 20 12.

13. DAS DISPOSIES FINAIS 13.1. O presente manual, contendo integralmente as Normas Complementares do vestibular 2012, os programas das provas, para todos os efeitos legais parte integrante do Edital publicado no Dirio Oficial do Estado de Pernambuco, do dia 01de julho de 2011. 13.2. A inscrio do candidato para o vestibular 2012 importar o conhecimento das Normas contidas no presente Manual e na aceitao tcita das condies estabelecidas para o processo de ingresso, tais como se encontram aqui definidas bem como de outras Normas Complementares que venham a ser publicadas e divulgadas pela COMISSO PERMANENTE DE CONCURSOS ACADMICOS. 13.3. Em hiptese alguma, haver reviso ou vistas de provas e/ou redao nem recontagem de pontos.

32

VESTIBULAR UPE/2012

13.4. A inexatido de afirmativas, irregularidade ou falsidade documental, ainda que verificada(s) posteriormente realizao do Vestibular 2012 implicar a eliminao sumria do Candidato, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrio e todos os atos dela decorrentes, sem prejuzo de medidas administrativas e judiciais cabveis. 13.5. No ser permitida a permuta de vagas entre candidatos classificados no Vestibular 2012. 13.6. vedada a matrcula a uma pessoa que ocupe, na condio de estudante, um curso de graduao em uma ou mais Instituio(es) de Ensino Superior Pblica simultaneamente, de acordo com aLei n 12089/09, DOU de 11/11/2009. 13.7. Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Permanente de Concursos Acadmicos.

Recife, 06 de julho de 2011

Profa. Izabel Christina de Avelar Silva Presidente Comisso Permanente de Concursos Acadmicos

33

VESTIBULAR UPE/2012

ANEXO I

CALENDRIO GERAL DE EVENTOS EVENTO Publicao do Aviso de Edital da Abertura de Inscries do Vestibular 2012 - Dirio Oficial do Estado de Pernambuco Publicao do Edital nos Jornais de grande circulao do Estado de Pernambuco INSCRIES 01/07/2011 01/07/2011 01/08 a 30/08/2011 Solicitao de iseno da taxa de inscrio para os alunos que possuem NIS Divulgao dos candidatos isentos da taxa de inscrio Data limite para pagamento do boleto bancrio aps trmino das inscries Recebimento de Solicitao de Regime Especial para as provas Divulgao e Ratificao da condio de candidatos concorrentes ao Sistema de Cotas Divulgao do carto informativo contendo os locais de Provas Perodo correo do carto informativo REALIZAO DA PROVA Divulgao dos classificados Divulgao dos Remanejveis e dos Reprovados Matricula dos Classificados COTISTAS (1 e 2 Entradas) Matricula dos Classificados NO COTISTAS (1 Entrada) Matricula dos Classificados NO COTISTAS (2 Entrada) Matricula dos Classificados Retardatrios (1 e 2 entradas incluindo COTISTAS) Divulgao do 1o Remanejamento Matricula do1 Remanejamento Divulgao do 2o Remanejamento Matricula do 2 Remanejamento Divulgao do 3o Remanejamento Matricula do 3 Remanejamento Divulgao do 4 Remanejamento Matricula do 4 Remanejamento
o o o o o

DATA

01 a 05/08/2011 12/08/2011 02/09/2011 01 a 09/09/2011 19 a 23/09/2011 A PARTIR 10/10/2011 10/10/2011 A 21/10/2011 04, 05 E 06/12/2011 At 21/12/2011 23/12/2011 01/022012 02/02/2012 03/02/2012 04/02/2012 15/02/2012 18/02/2012 28/02/2012 03/03/2012 27/06/2012 30/06/2012 11/07/2012 14/07/2012

34

VESTIBULAR UPE/2012

ANEXO II

MODELO DE REQUERIMENTO

SOLICITAO DE REGIME ESPECIAL PARA A REALIZAO DAS PROVAS

Ilma. Sra. Presidente da Comisso Permanente de Concursos Acadmicos do Vestibular/2012 da UPE

______________________________________________________, ___________________, rgo

Documento

de

Identidade

Expedidor________, N____________, Telefone N

residente____________________________________________________________________, Bairro _______________________________________, Cidade ______________________,

__________________, inscrito Vestibular/2012 da UPE, no Curso de ___________________________________, com o N de Inscrio __________________, vem requerer que suas provas sejam realizadas em regime especial, conforme o estabelecido no item 4. do Manual do Candidato, na forma a seguir especificada.

Se voc precisa de atendimento especial para a realizao das suas Provas, assinale sua necessidade. Se for portador de Deficincia Visual. Se for portador de Deficincia Auditiva. 1. ( ) Prova Ampliada 1. ( 2. ( Se for portador de Deficincia Fsica. 1. ( 2. ( ) Ledor 3. ( ) Prova Braille

) Intrprete de linguagem de sinais ) No necessito de Intrprete ) Sala em andar trreo 2. ( ) Mobilirio Especial

Especifique: ____________________________________________ 3. ( Se necessitar de outros tipos de atendimento 1. ( em condies especiais, assinale ao lado a sua 3. ( necessidade. 5. ( ) Auxiliar para preenchimento do Carto-Resposta ) Gravidez de Risco ) Doena ) Outros 2. ( 4. ( ) Ps-operatrio/Acidente ) Amamentao ( )

Especifique ___________________________________________ ________________________________________________________ Obs: Anexar Laudo Mdico. Recife, ____ de ____________ de 2011 __________________________________ Assinatura do Candidato

35

VESTIBULAR UPE/2012

ANEXO III

REGRAS DE ARREDONDAMENTO

As regras de arredondamento aplicam-se aos algarismos decimais situados na posio seguinte ao nmero de algarismos decimais que se queira transformar, ou seja, se tivermos um nmero de 3 algarismos decimais e quisermos arredondar para 2, aplicar-se-o estas regras de arredondamento: Algarismo menor que 5: Se o algarismo decimal seguinte for menor que 5, o anterior no se modifica. o Exemplo: 12,652. Arredondando a 2 algarismos decimais deveremos ter em ateno o terceiro decimal: 12,652= 12,65. Algarismo maior ou igual a 5: Se o algarismo decimal seguinte for maior ou igual a 5, o anterior incrementa-se em uma unidade. o o Exemplo: 12,658. Arredondando a 2 algarismos decimais deveremos ter em ateno o terceiro decimal: 12,658= 12,66. Exemplo: 12,865. Arredondando a 2 algarismos decimais deveremos ter em ateno o terceiro decimal: 12,865= 12,87.

36

VESTIBULAR UPE/2012

ANEXO IV

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE VESTIBULAR UPE 2012 CONTEDOS PROGRAMTICOS PARA O VESTIBULAR UPE 2012

LINGUAGENS E CDIGOS
LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
I - ASPECTOS GERAIS De acordo com o Parecer CNE/CP n 95/99, o candidato a processo seletivo para o ingresso em curso superior deve demonstrar proficincia em Lngua Portuguesa como instrumento de comunicao, de organizao e expresso do pensamento. A prova de Lngua Portuguesa tem por objetivo avaliar a competncia comunicativa do candidato como usurio da lngua. Essa competncia deve manifestar-se no domnio das habilidades de leitura e compreenso de textos literrios e no literrios de diferentes tipos e gneros. Deve manifestar-se na capacidade de estabelecer relaes entre os textos e seus contextos de produo, sobretudo no que concerne ligao entre o acervo literrio nacional e os momentos histricos de sua criao. Deve manifestar-se tambm na capacidade para desenvolver aes reflexivas sobre a prpria linguagem. Portanto, a competncia esperada supe conhecimentos lingusticos da organizao estrutural da lngua, tomada em seu conjunto de variedades, conforme se discrimina no item 2 a seguir. Espera-se, tambm, que o candidato ultrapasse a simples memorizao dos contedos e demonstre habilidades para estabelecer relaes, encontrar nexos entre conceitos e dados, discernir sobre aproximaes e diferenas entre eles, elaborar concluses, levantar hipteses; enfim, posicionar-se, numa perspectiva crtica e global, diante das muitas informaes com as quais entrou em contato no percurso de sua escolaridade. A capacidade de reflexo e de anlise dos diferentes elementos envolvidos nas atividades pblicas e privadas da interao verbal ser abordada tendo em vista os diferentes usos sociais da Lngua Portuguesa. No devem ser diferentes os parmetros que orientam o ensino da lngua portuguesa e de lnguas estrangeiras, sobretudo no ensino mdio. A ideia de desenvolver competncias em leitura, anlise e produo de textos orais e escritos constitui, portanto, a referncia para cada prtica pedaggica. Na tentativa de organizar a distribuio dos contedos a serem explorados em razo do desenvolvimento daquelas competncias e habilidades ser apresentada a seguir a grade programtica para cada uma das trs sries do Ensino Mdio. fundamental se ter em conta que no existe uma discriminao rgida entre os contedos de cada srie. Um mesmo contedo pode repetir-se de uma srie para outra. O que muda deve ser a abordagem e a explorao mais aprofundada e mais complexa das questes. Evidentemente, as competncias em linguagem perpassam todas as reas do conhecimento e constituem forma de atuao dos grupos humanos em todo e qualquer contexto.

II - ASPECTOS ESPECFICOS A avaliao do conjunto de habilidades referido acima ter como eixo programtico: 1. LEITURA, PRODUO DE TEXTO E ANLISE LINGUSTICA - 1.1. Propriedades e modos de organizao de gneros textuais, de modalidade oral e/ou escrita, de esferas discursivas diversas como a escolar (por exemplo, resumo e seminrio), a publicitria, a jornalstica e a literria, vistas tambm quanto a especificidades relacionadas s tipologias narrativa, expositiva e argumentativa; 1.2. Gneros digitais: usos, impacto e funo social; 1.3. Interpretao de imagens, grficos, tabelas, mapas, entre outros; 1.4. Relaes do texto com seu contexto espao-temporal e cultural de produo e circulao. 1.5. Papis sociais dos interlocutores e sua repercusso na construo do texto; 1.6. Estratgias de manuteno da unidade temtica do texto, de sua progresso e de sua coerncia global; 1.7 Atribuio coerente de titulo, de diviso paragrfica de um texto e outras normas grficas de apresentao; 1.8. Princpio da intertextualidade (relaes entre diferentes textos), inclusive, o reconhecimento de snteses ou parfrases de textos ou pargrafos e o valor argumentativo da citao; 1.9. Relaes entre diferentes tipos de linguagem e seus respectivos recursos expressivos; 1.10. Efeitos de sentido provocados pelo uso da linguagem figurada (metforas, metonmias, entre outras); 1.11. Efeitos de sentido (surpresa, dvida, nfase, contraste, adeso, discordncia, ironia, humor etc.), provocados pelo uso de certas palavras e expresses ou de recursos grficos como emprego de parnteses, aspas, travesses, tipos de letras e outros recursos multimodais; 1.12. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de pontuao; 1.13. Aspectos semnticos do vocabulrio da lngua (noes de polissemia, sinonmia, antonmia, hiperonmia, partonmia, campo semntico); 1.14. Traos semnticos de radicais, prefixos e sufixos; 1.15. Recursos lexicais e gramaticais da coeso e da coerncia do texto, entre eles: os elementos da continuidade referencial do texto (substantivos e determinantes, pronomes e expresses de valor temporal ou espacial); recursos da coeso que promovem a sequncia ou a continuidade do texto (paralelismo, parfrase, repetio de palavras, substituio por pronomes, por advrbios ou pelo uso de
37

VESTIBULAR UPE/2012

palavras sinnimas ou hipernimas); relaes coesivas promovidas pelo lxico, evidenciadas pela repetio de palavra ou expresso ou pela associao de sentido entre palavras da mesma rea semntica; 1.16. Relaes semnticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, comparao, oposio, adio, concluso, explicao, restrio etc.), entre oraes, perodos ou pargrafos, sinalizadas pelos diferentes tipos de expresses conectivas ou sequenciadoras (conjunes, preposies, advrbios e respectivas locues); 1.17. Norma e preconceito lingustico; variao lingustica em decorrncia da diversidade de contextos socioculturais em que a lngua se insere; marcas dos vrios nveis de linguagem (do mais formal ao mais informal), nas modalidades oral e escrita da lngua; 1.18. Convenes ortogrficas; 1.19. Recursos de ampliao do vocabulrio da lngua (processos de formao de palavras, neologismos e estrangeirismos, atribuio de novos significados a palavras j existentes); 1.20. Normas da flexo dos verbos (regulares e irregulares); 1.21. Padres de concordncia verbal e nominal; 1.22. Padres de regncia verbal e nominal; 1.23. Colocao das palavras, com destaque para a produo de sentidos em decorrncia da posio da palavra no enunciado. 2. INTERPRETAO, ANLISE E EXPLORAO DE TEXTOS ARTSTICOS - 2.1. Funes da linguagem literria: funo especifica e funes adicionais; 2.2. Relaes entre literatura, outras artes e outros saberes. 2.3. Articulao entre os recursos expressivos e estruturais do texto literrio e o momento sociocultural de sua produo 2.4. Associao entre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio em seus gneros. LITERATURA BRASILEIRA 1. Natureza do texto potico e suas funes estticas. 2. Efeitos de sentido provocados, no texto potico, pelo uso de diferentes recursos (sonoros nmero de slabas, ritmo, rima ou grficos desenhos, imagens, fotos) e pelo emprego das diversas figuras de linguagem. 3. Estrutura do texto narrativo em prosa (narrador, personagens, foco narrativo, tempo, espao, conflito, clmax, desfecho). 4. Caractersticas gerais da dramaturgia. 5. Escolas, autores e obras do patrimnio literrio brasileiro do sculo XVII ao sculo XX e sua vinculao aos respectivos contextos histrico-sociais e estticos do perodo literrio em que se inserem. OBRAS LITERRIAS SUGERIDAS 1. GONZAGA, Toms Antnio. Cartas Chilenas. So Paulo: Martin Claret, 2007. 2. ALENCAR, Jos de. Senhora. So Paulo: tica, 1998. 3. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. So Paulo: tica, 1998. 4. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. 5. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia potica. Rio de Janeiro: Record, 2001. 6. RAMOS, Graciliano. So Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2003. 7. MELO NETO, Joo Cabral de. Morte e vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007. 8. ROSA, Joo Guimares. Primeiras estrias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. 9. SUASSUNA, Ariano. O casamento suspeitoso. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2002. 10. RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

LNGUAS ESTRANGEIRAS INGLS/ESPANHOL


A prova constar de 1. Fonologia, Ortografia e Morfossintaxe. 2. Vocabulrio - inclusive de idiomatismos mais frequentes. 3. Compreenso de Textos. Observao: Sero utilizados, para esse fim, textos de autores modernos e/ou contemporneos, artigos de jornais e revistas da atualidade e textos dos livros didticos mais utilizados no curso mdio.

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA


MATEMTICA
Ser matematicamente competente diz respeito, nos dias atuais, de forma integrada, apresentar um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos matemtica. Esta competncia matemtica que todos devemos desenvolver, no percurso ao longo da educao bsica, deve incluir: 1. Desenvolver a capacidade de usar a matemtica para analisar e resolver situaes-problema, para raciocinar e comunicar; 2. O gosto em realizar atividades intelectuais que envolvem raciocnio matemtico e a concepo de que a validade de uma afirmao est relacionada com a consistncia da argumentao lgica, e no com alguma autoridade exterior;
38

VESTIBULAR UPE/2012

3. A aptido para discutir com outros e comunicar descobertas e ideias matemticas por meio do uso de uma linguagem, escrita e oral, no ambgua e adequada situao; 4. A predisposio para procurar entender a estrutura de um problema e a aptido para desenvolver processos de resoluo, assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar estratgias alternativas; 5. A aptido para decidir sobre a razoabilidade de um resultado e de usar, consoante os casos, o clculo mental, os algoritmos de papel e lpis ou os instrumentos tecnolgicos; 6. A tendncia para procurar analisar a estrutura abstrata que est presente numa situao, seja ela relativa a problemas do dia a dia, natureza ou arte, envolvendo elementos numricos, geomtricos ou ambos; 7. A tendncia para usar a matemtica, em combinao com outros saberes, na compreenso de situaes da realidade, bem como o sentido crtico relativamente utilizao de procedimentos e resultados matemticos, dentre outros. Desta forma, a avaliao de Matemtica para os processos seletivos da UPE tem por objetivo verificar um conjunto de capacidades e de conhecimentos relativos ao que significa ser matematicamente competente para a sociedade atual, analisando a predisposio para raciocinar matematicamente, isto , explorar situaes-problema, procurar regularidades, testar conjecturas, formular generalizaes e pensar de maneira lgica. 1. ARITMTICA - 1.1 Nmeros naturais: operaes e ordem. 1.2 Nmeros primos e compostos. 1.3 Divisibilidade, o maior divisor comum e o menor mltiplo comum. 1.4 Decomposio em fatores primos e o Teorema Fundamental da Aritmtica. 1.5 Nmeros inteiros, racionais e irracionais: conceitos, representaes, operaes e ordem. 1.6 Porcentagens. 1.7 Proporcionalidade entre nmeros e entre grandezas, propores e escalas. 1.8 Regra de trs simples e composta. 1.9 Juros simples. 1.10 Mdia aritmtica simples e ponderada. 1.11 Potncia de expoente racional e real. 1.12 Correspondncia entre os nmeros reais e os pontos de uma reta. 2. CONJUNTOS - 2.1 Conjuntos numricos: naturais, inteiros, racionais e reais. 2.2 Intervalos. 2.3 Propriedades das desigualdades. 2.4 Mdulo de um nmero real. 3. FUNES - 3.1 Relaes entre grandezas. 3.2 Conceitos bsicos e representaes grficas. 3.3 Crescimento e decrescimento. 3.4 Relao entre os parmetros de uma funo e sua representao grfica. 3.5 Funo afim (polinomial do 1 grau). 3.6 Funo quadrtica (polinomial do 2 grau). 3.7 Funo inversa. 4. FUNO EXPONENCIAL E FUNO LOGARTMICA - 4.1 Conceitos, grficos e propriedades. 4.2 Compreenso da Funo logartmica como inversa da exponencial. 5. GEOMETRIA PLANA - 5.1 ngulos, Tringulos, Polgonos e Circunferncias: conceitos e propriedades. 5.2 Congruncia. 5.3 Semelhana. 5.4 Relaes mtricas e trigonomtricas nos tringulos retngulos. 5.5 Polgonos inscritos. 5.6 Lei dos senos e dos cossenos. 5.7 rea das figuras planas. 6. SEQUNCIAS NUMRICAS - 6.1 Conceito. 6.2 Tipos de sequncias. 6.3 Termo geral. 6.4 Progresses Aritmticas e Geomtricas e suas propriedades. 7. MATRIZES E DETERMINANTES - 7.1 Matrizes retangulares e quadradas. 7.2 Tipos de matrizes. 7.3 Operaes com matrizes. 7.4 Conceito e clculo de determinantes. 7.5 Regra de Sarrus. 7.6 Matriz inversa. 8. SISTEMA DE EQUAES LINEARES - 8.1 Equao linear. 8.2 Resoluo de sistemas de equaes lineares. 8.3 Sistemas equivalentes. 8.4 Escalonamento. 9. PRINCPIOS DE CONTAGEM - 9.1 Teorema Fundamental da Contagem. 9.2 Arranjos simples e com repeties. 9.3 Permutaes simples e com repeties. 9.4 Combinaes simples. 10. GEOMETRIA ESPACIAL - 10.1 Geometria de posio. 10.2 Poliedros. 10.3 Teorema de Euler. 10.4 Prismas, cilindros, pirmides e cones: conceitos; tipos; propriedades; reas e volumes. 10.5 Troncos de pirmides e de cones. 10.6 Esfera e suas partes: reas e volumes. 11. POLINMIOS E NMEROS COMPLEXOS - 11.1 Conceitos, propriedades e operaes. 12. PROBABILIDADE - 12.1 Noes bsicas de espao amostral. 12.2 Conceito de probabilidade. 12.3 Probabilidade condicional. 12.4 Eventos independentes. 13. TRIGONOMETRIA - 13.1 Arcos e ngulos. 13.2 Crculo trigonomtrico. 13.3 Arcos cngruos. 13.4 Funes trigonomtricas: domnio, imagem e grficos. 13.5 Reduo ao primeiro quadrante. 14. GEOMETRIA ANALTICA - 14.1 Pontos no plano. 14.2 Distncia entre dois pontos. 14.3 Estudo da reta. 14.4 Estudo da circunferncia.

BIOLOGIA
1. BIOQUMICA - 1.1 gua e os seres vivos estrutura e importncia da gua para a vida. 1.2 Glicdios Classificao e importncia dos glicdios 1.3 Lipdios Classificao e importncia dos lipdios. 1.4 Protenas composio molecular, arquitetura e funo das protenas. 1.5 Vitaminas - principais vitaminas e suas fontes naturais e avitaminoses. 1.6 cidos nuclicos - tipos de cidos nuclicos: DNA e RNA, componentes e estruturas dos cidos nuclicos. 2.

39

VESTIBULAR UPE/2012

ORIGEM DA VIDA - 2.1 Abiognese e Biognese. 2.2 Hipteses autotrfica e heterotrfica. 3. CITOLOGIA - 3.1 Clula procariota e eucariota. 3.2 Membranas e envoltrios externos membrana plasmtica. 3.3 Permeabilidade celular. 3.4 Endocitose e exocitose. 3.5 Organelas: organizao estrutural e funcional. 3.6 Metabolismo energtico: fotossntese, respirao e fermentao. 3.7 Ncleo celular. 3.8 Processo mittico e meitico. 3.9 Metabolismo de controle gnico celular: Replicao, Transcrio, Cdigo Gentico e Traduo. 4. REPRODUO E EMBRIOLOGIA ANIMAL - 4.1 Reproduo Assexuada e Sexuada. 4.2 Fecundao. 4.3 Segmentao, blastulao, gastrulao e organognese. 5. HISTOLOGIA - 5.1 Tecidos animais tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos propriamente ditos e de sustentao e transporte, tecidos musculares e tecido nervoso. 6. TAXONOMIA - 6.1 Sistemas de classificao biolgica. 6.2 Regras de nomenclatura. 6.3 Os reinos biolgicos: caractersticas gerais e importncia. 7. VRUS, BACTRIAS, PROTOZORIOS E FUNGOS - 7.1 Reproduo de vrus, bactrias e protozorios. 7.2 Higiene e Sade I: 7.2.1 Imunidade. 7.2.2 Viroses: principais viroses humanas. 7.2.3 Bacterioses: principais doenas humanas causadas por bactrias. 7.2.4 Agente causal, modo de transmisso, sintomatologia e profilaxia das bacterioses. 7.2.5 Principais parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de protozorios causadores de parasitoses. 7.2.6 Agente causal, modo de transmisso, sintomatologia e profilaxia das parasitoses. 8. BOTNICA - 8.1 Caractersticas gerais dos grandes grupos atuais. 8.2 Evoluo da reproduo nos grupos vegetais. 8.3 Tecidos vegetais - meristemas primrios e secundrios; fundamental, parnquima, esclernquima e colnquima; vascular, xilema e floema; drmico, epiderme e periderme. 8.4 Morfologia vegetal. 9. ZOOLOGIA - 9.1 Principais filos animais e suas caractersticas gerais. 9.2 Higiene e Sade II: 9.2.1 Principais parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de vermes causadores de parasitoses. Agente causal, modo de transmisso, sintomatologia e profilaxia das parasitoses. 10. FUNES VITAIS NOS ANIMAIS - 10.1 Nutrio e digesto. 10.2 Circulao e transporte. 10.3 Respirao. 10.4 Excreo. 10.5 Sistemas de proteo, sustentao e locomoo. 10.6 Sistemas integradores e regulao funcional. 10.7 Os sentidos. 11. ASPECTOS SOCIAIS DA BIOLOGIA - doenas sexualmente transmissveis, uso indevido de drogas, gravidez na adolescncia, obesidade. 12. GENTICA BSICA - 12.1 Hereditariedade e diversidade da vida: padres mendelianos e no-mendelianos, interao gnica, alelos mltiplos, penetrncia e expressividade. 12.2 Ligaes gnicas, recombinao e mapas genticos. 12.3 Herana e determinao do sexo e cromossomos sexuais. 12.4 Mutaes gnicas e alteraes cromossmicas. 13. GENTICA MODERNA - SUAS APLICAES E ASPECTOS TICOS - 13.1 Noes de clula tronco. 13.2 Clonagem. 13.3 Tecnologia do DNA recombinante. 13.4 Genoma humano. 14. EVOLUO - 14.1 Teorias evolutivas. 14.2 Evidncias da evoluo. 14.3 Formao e evoluo das espcies. 14.4 Fatores evolutivos. 14.5 Seleo artificial e seu impacto ambiental e populacional. 14.6 Noes de probabilidade e gentica de populaes. 15. ECOLOGIA - 15.1 Ecossistemas e seus componentes. 15.2 Dinmica de populaes. 15.3 Ciclos biogeoqumicos. 15.4 Biociclos: terrestre, de gua doce e marinho. 15.5 Relaes entre os seres vivos. 15.6 Sucesso ecolgica e Biomas. 15.7 Conservao da Biodiversidade. 15.8 Problemas ambientais: mudanas climticas; desmatamento; eroso; introduo de espcies exticas; poluio da gua, do solo e do ar.

FSICA
1. CONHECIMENTOS BSICOS E FUNDAMENTAIS - 1.1. Ordem de grandeza e notao cientfica; 1.2. Sistema Internacional de Unidades; 1.3. Escalas e grficos; 1.4. Grandezas escalares e vetoriais; 1.5. Operaes bsicas com vetores. 2. CINEMTICA - 2.1. Movimento e repouso: movimento com velocidade constante e movimento com acelerao constante; 2.2. Lanamento Vertical; 2.3. Movimento no plano: movimento relativo, movimento circular uniforme e movimento dos projteis (oblquos); 2.4. Velocidade tangencial e angular; 2.5. Acelerao centrpeta; 2.6. Movimento circular uniformemente acelerado: acelerao tangencial e acelerao resultante. 3. DINMICA - 3.1. As leis de Newton; 3.2. Noo de sistemas de referncia inerciais e no inerciais; 3.3. Gravitao universal; 3.4. Leis de Kepler; 3.5. Centro de massa; 3.6. Quantidade de movimento (momento linear); 3.7. Conservao da quantidade de movimento (momento linear); 3.8. Foras no movimento curvilneo: Fora centrpeta; 3.9. Fora de atrito, fora peso, fora normal de contato e trao; 3.10. Teorema do Impulso. 4. ENERGIA MECNICA - 4.1. Trabalho e Energia; 4.2. Potncia; 4.3. Energia cintica; 4.4. Energia potencial: elstica e gravitacional; 4.5 Foras conservativas e dissipativas; 4.6. Conservao da energia mecnica; 4.7. Dissipao de energia; 4.8. Choques mecnicos. 5. ESTTICA - 5.1. Condio de equilbrio esttico do ponto material; 5.2. Momento de uma fora (torque); 5.3. Condies de equilbrio esttico do corpo rgido. 6. HIDROSTTICA - 6.1. Princpio de Pascal, Arquimedes e Stevin; 6.2. Medida de presso: experincia de Torricelli, Manmetros; 6.3. Flutuao e estabilidade. 7. PTICA GEOMTRICA - 7.1. Princpios da ptica Geomtrica, raio de luz, formao de sombra e penumbra. 7.2. Reflexo da luz: reflexo regular e difusa, leis da reflexo, espelhos planos e esfricos, formao das imagens e equao dos pontos conjugados. 7.3. Refrao da Luz: Leis da refrao, reflexo total, posio aparente, lminas de faces paralelas e prismas. 7.4 Lentes esfricas: classificao geomtrica das lentes, elementos geomtricos, comportamento ptico, formao das imagens, equao dos pontos conjugados, vergncia de uma lente, ptica da viso e arranjos pticos simples. 7.5.
40

VESTIBULAR UPE/2012

ptica fsica: interferncia, difrao e polarizao. 8. TERMOLOGIA - 8.1. Conceitos bsicos: estados fsicos da matria, temperatura e de calor; 8.2. Termmetros e escalas de medidas da temperatura (Celsius, Fahrenheit e Kelvin); 8.3. Dilatao trmica: dilatao dos slidos, dilatao dos lquidos e comportamento trmico da gua. 8.4. Calorimetria: calor sensvel, calor latente, capacidade trmica, calor especfico, mudanas de estado fsico e diagrama de fase; 8.5. Propagao de calor: conduo, conveco e radiao. 8.6. Gases: variveis de estado, equao de Clapeyron, lei dos gases perfeitos, transformaes gasosas particulares: isotrmica, isobrica, isocrica e adiabtica e teoria cintica dos gases. 8.7. Termodinmica: trabalho realizado por um gs, energia interna, leis da termodinmica, transformaes cclicas e ciclo de Carnot. 9. FENMENOS OSCILATRIOS E ONDULATRIOS - 9.1. Oscilaes; 9.2. Movimento harmnico simples; 9.3. Consideraes sobre fora e energia no MHS; 9.4. Cinemtica e dinmica do movimento oscilatrio: pndulos; 9.5. Ondas: propagao de pulsos em um meio material. 9.6. Reflexo e refrao de pulsos no ponto de separao de dois meios; 9.7. Ondas Longitudinais; 9.8. Ondas Transversais; 9.9. Ondas Progressivas; 9.10. Ondas Estacionrias. 10. FENOMNOS ELTRICOS E MAGNTICOS - 10.1. Carga eltrica e corrente eltrica: Lei de Coulomb; 10.2. Condutores e isolantes; 10.3. Campo eltrico: Linhas de fora; 10.4. Energia potencial eltrica e potencial eltrico; 10.5. Superfcies equipotenciais; 10.6. Poder das pontas; 10.7. Blindagem; 10.8. Capacitores: associao de capacitores; 10.9. Resistores: associao de resistores; 10.10. Efeito Jaule; 10.11. Lei de Ohm; 10.12. Resistncia e resistividade; 10.13. Relaes entre grandezas eltricas: tenso, corrente, potencia e energia; 10.14. Circuitos eltricos simples; 10.15. Associao de geradores; Leis de Kirchhoff; 10.16. Corrente Continua e corrente alternada; 10.17. Medidores eltricos; 10.18. Representao grfica de circuitos; 10.19. Smbolos Convencionais; 10.20. Potencia e consumo de energia em dispositivos eltricos; 10.21. Campo magntico; 10.22. Ims permanentes; 10.23. Linhas de campo magntico; 10.24. Campo magntico terrestre. 11. RELATIVIDADE RESTRITA E FSICA QUNTICA - 11.1. Introduo Teoria da Relatividade Restrita; 11.2. Experincia de Michelson-Morley; 11.3. Postulados da Relatividade Restrita; 11.4. Dilatao Temporal; 11.5. Quantidade de Movimento, Energia e Massa Relativstica; 11.6. Origens da Mecnica Quntica; 11.7. Radiao Trmica; 11.8. Corpo Negro; 11.9. Quantizao da Energia (Hiptese de Planck); 11.10. Efeito Fotoeltrico; 11.11. Modelos Atmicos; 11.12. O tomo de Rutherford; 11.13. Modelo Atmico de Bohr; 11.14. Natureza Ondulatria da Matria; 11.15. Dualidade Onda-Partcula; 11.16. Princpio da Incerteza.

QUMICA
1. Transformaes Qumicas - Evidncias de transformaes qumicas. Interpretando transformaes qumicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equao geral dos gases ideais, Princpio de Avogadro, conceito de molcula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cintica dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matria. Modelo atmico de Dalton. Natureza eltrica da matria: Modelo Atmico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. tomos e sua estrutura. Nmero atmico, nmero de massa, istopos, massa atmica. Elementos qumicos e Tabela Peridica. Reaes qumicas. 2. Representao das transformaes qumicas - Frmulas qumicas. Balanceamento de equaes qumicas. Aspectos quantitativos das transformaes qumicas. Leis ponderais das reaes qumicas. Determinao de frmulas qumicas. Grandezas Qumicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Clculos estequiomtricos. 3. Materiais, suas propriedades e usos - Propriedades de materiais. Estados fsicos de materiais. Mudanas de estado. Misturas: tipos e mtodos de separao. Substncias qumicas: classificao e caractersticas gerais. Metais e Ligas metlicas. Ferro, cobre e alumnio. Ligaes metlicas. Substncias inicas: caractersticas e propriedades. Substncias inicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligao inica. Substncias moleculares: caractersticas e propriedades. Substncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligao Covalente. Polaridade de molculas. Foras intermoleculares. Relao entre estruturas, propriedade e aplicao das substncias. 4. gua - Ocorrncia e importncia na vida animal e vegetal. Ligao, estrutura e propriedades. Sistemas em Soluo Aquosa Solues verdadeiras solues coloidais e suspenses. Solubilidade. Concentrao das solues. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das solues. cidos, Bases, Sais e xidos: definio, classificao, propriedades, formulao e nomenclatura. Conceitos de cidos e base. Principais propriedades dos cidos e bases: indicadores, condutibilidade eltrica, reao com metais, reao de neutralizao. 5. Transformaes Qumicas e Energia - Transformaes qumicas e energia calorfica. Calor de reao. Entalpia. Equaes termoqumicas. Lei de Hess. Transformaes qumicas e energia eltrica. Reao de oxirreduo. Potenciais padro de reduo. Pilha. Eletrlise. Leis de Faraday. Transformaes nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reaes de fisso e fuso nuclear. Desintegrao radioativa e radioistopos. 6. Dinmica das Transformaes Qumicas - Transformaes Qumicas e velocidade. Velocidade de reao. Energia de ativao. Fatores que alteram a velocidade de reao: concentrao, presso, temperatura e catalisador. 7. Transformao Qumica e Equilbrio - Caracterizao do sistema em equilbrio. Constante de equilbrio. Produto inico da gua, equilbrio cido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrlise. Fatores que alteram o sistema em equilbrio. Aplicao da velocidade e do equilbrio qumico no cotidiano. 8. Compostos de Carbono - Caractersticas gerais dos compostos orgnicos.
41

VESTIBULAR UPE/2012

Principais funes orgnicas. Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de compostos orgnicos oxigenados. Fermentao. Estrutura e propriedades de compostos orgnicos nitrogenados. Macromolculas naturais e sintticas. Noes bsicas sobre polmeros. Amido, glicognio e celulose. Borracha natural e sinttica. Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, nilon. leos e gorduras, sabes e detergentes sintticos. Protenas e enzimas. 9. Relaes da Qumica com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente - Qumica no cotidiano. Qumica na agricultura e na sade. Qumica nos alimentos. Qumica e ambiente. Aspectos cientfico-tecnolgicos, socioeconmicos e ambientais associados obteno ou produo de substncias qumicas. Indstria Qumica: obteno e utilizao do cloro, hidrxido de sdio, cido sulfrico, amnia e cido ntrico. Minerao e Metalurgia. Poluio e tratamento de gua. Poluio atmosfrica. Contaminao e proteo do ambiente. 10. Energias Qumicas no Cotidiano Petrleo, gs natural e carvo. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustveis. Impactos ambientais de combustveis fsseis. Energia nuclear. Lixo atmico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

CINCIAS HUMANAS
HISTRIA 1. Cultura e Histria; a diversidade do fazer e do pensar humanos e sua relao com a Natureza. As relaes entre poder e saber na Antiguidade Oriental e Ocidental e a busca pela compreenso e superao das dificuldades histricas. 2. As relaes de poder na Idade Mdia Ocidental e Oriental e a importncia da Igreja Catlica na construo das suas concepes de mundo. Conceito de heresia. 3. A Modernidade com projeto histrico da sociedade europeia. A formao do mundo moderno: O Renascimento, A Reforma e a conquista e colonizao dos povos da Amrica. Violncia e dominao cultural nas relaes polticas entre colonizados e colonizadores. 4. A escravido e sua insero no mundo moderno. A luta contra o seu domnio e sua contribuio para o crescimento do poderio europeu na gesto das riquezas e das concepes culturais de mundo. 5. O capitalismo e as suas relaes histricas com a formao da burguesia. Novas formas de saber e poder e mudanas na Europa. A construo do liberalismo na poltica e na economia. 6. As resistncias contra a colonizao dos europeus e lutas polticas nas Amrica. A influncias das ideias liberais e as crises do antigo regime. 7. O Brasil e a formao do Estado Nacional. Autoritarismo e escravido, hierarquias socais e revoltas polticas no perodo de Imprio. 8. A modernizao da sociedade ocidental e sua expanso. O impacto das invenes modernas e a crtica s injustias do capitalismo. O poltico-cultural e suas renovaes: Romantismo, Socialismo e Anarquismo. 9. A expanso do mundo capitalista: o neocolonialismo e a opresso cultural. Os preconceitos cientficos e as contradies do progresso. As relaes entre saber e poder no sculo XIX. 10. As relaes histricas entre o abolicionismo e republicanismo no Brasil. A busca de alternativas polticas e os ensaios de modernizao nos centros urbanos. 11. As primeiras dcadas republicanas no Brasil. Oligarquias e resistncias. Insatisfaes e modernismos. O movimento operrio e suas primeiras organizaes e greves. 12. A I Guerra Mundial. A Revoluo Sovitica. O nazi-fascismo. A Crise do capitalismo. 13. A modernizao no Brasil e o autoritarismo poltico na primeira metade do sculo XX. As dificuldades de construo da democracia e lutas dos trabalhadores. 14. A II Guerra Mundial e o fim dos imprios. A descolonizao da frica e da sia. Guerra Fria. 15. O mundo depois das guerras mundiais: as dificuldades as utopias e as relaes internacionais. Resistncias culturais e o crescimento tecnolgico. A globalizao e a massificao cultural: o cotidiano e seu controle pelo poder hegemnico. 16. O regime militar no Brasil: violncia, censura e modernizao. A luta pela democracia e suas dificuldades. Organizao poltica e violncia social e urbana e a consolidao do capitalismo. O Brasil e a suas relaes com a Amrica Latina nos tempos atuais.

GEOGRAFIA
1. A Cincia Geogrfica. O objeto de estudo da Geografia. Os mtodos de anlise empregados Geografia. As aplicaes dos conhecimentos geogrficos ao cotidiano. Atualidades geogrficas. 2. A estrutura interna do planeta Terra. Os principais aspectos e a importncia da Litosfera para a sociedade. A gnese e a evoluo do relevo terrestre: agentes endgenos e exgenos. A compartimentao do relevo terrestre. O relevo e a ocupao humana do espao geogrfico. O relevo brasileiro. 3. A circulao geral da atmosfera terrestre. As relaes Terra-Sol. Alteraes climticas, efeito estufa, chuva cida e camada de oznio. As principais caractersticas climticas do territrio brasileiro. Os grandes domnios climato-botnicos do

42

VESTIBULAR UPE/2012

Brasil e do mundo. As aes humanas sobre a cobertura vegetal. Os solos: caractersticas e tipos. As aes antrpicas e os solos. A eroso dos solos. 4. Os domnios naturais e as relaes com o ser humano. Os principais aspectos dos grandes domnios naturais do Brasil. O impacto ambiental das atividades econmicas no Brasil. Os recursos minerais e energticos: explorao e impactos. Os recursos hdricos. O uso e a conservao dos recursos naturais. 5. Caractersticas e transformaes das estruturas produtivas do espao geogrfico. As diferentes formas de organizao da produo. O sistema econmico capitalista. O socialismo e as suas diferentes experincias nos diversos continentes. A economia agro-exportadora brasileira: complexo aucareiro, a minerao, a economia cafeeira, a borracha na Amaznia. A industrializao brasileira. 6. A formao territorial brasileira. A produo do espao no Brasil colonial. A dinmica populacional no territrio brasileiro. A populao brasileira: etnias, gnero e diversidade. A caracterizao geogrfica das grandes regies brasileiras. As polticas de reordenamento territorial. A urbanizao no Brasil. O Brasil e a questo agrria. 7. As formas de organizao social no espao geogrfico brasileiro. Os Direitos humanos, polticos e sociais do cidado brasileiro na Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Os deveres do cidado brasileiro. A Organizao do Estado brasileiro. A pobreza e a segregao espacial. 8. A Geopoltica e conflitos nos sculos XX e XXI. As principais reas de tenso no mundo atual. 9. A produo do espao geogrfico pernambucano. 10. A representao cartogrfica dos fatos geogrficos. As projees cartogrficas, as escalas e os principais tipos de mapas. Aplicaes das tecnologias modernas Cartografia e Geografia. A anlise geogrfica dos mapas temticos.

FILOSOFIA
1. A CONDIO HUMANA - 1.1 Traos caractersticos da humanidade; 1.2 A Cultura e os Modos de Vida; 1.3 A Linguagem Humana. 2. O PENSAMENTO MTICO - 2.1 Conceito de Mito; 2.2 Funes do Mito; 2.3 O Mito no Mundo Atual. 3. O CONHECIMENTO FILOSFICO - 3.1 A Gnese do pensamento filosfico; 3.2 O Pensamento grego; 3.3 A Filosofia como o mais alto grau de conhecimento. 4. A CONSCINCIA CRTICA E A FILOSOFIA - 4.1 Filosofia e Reflexo; 4.2 Reflexo e Sabedoria. 5. A CULTURA - a dimenso cultural do humano. 6. OS VALORES SOCIAIS - a natureza social do homem. 7. A MORAL E A TICA - 7.1 Reflexo sobre a Moral; 7.2 Conscincia Moral; 7.3 Natureza e Moralidade. 8. CONCEPES DE POLTICA - 8.1 Concepes da Vida Poltica; 8.2 O Homem, a sociedade e a poltica. 9. DEMOCRACIA - O Estado Democrtico. 10. O PARADIGMA DA MODERNIDADE. 11. A LIBERDADE HUMANA.

SOCIOLOGIA
1. A SOCIEDADE HUMANA - 1.1 Homem, Cultura e Sociedade; 1.2 A sociedade como objeto de estudo; 1.3 A sociedade e seus problemas. 2. SOCIABILIDADE E SOCIALIZAO - 2.1 Relaes Sociais; 2.2 Convvio Social; 2.3 Processos Sociais: competio, cooperao, conflito. 3. COMUNIDADE - comunidade, sociedade. 4. DESIGUALDADES SOCIAIS - 4.1 Formas de desigualdade; 4.2 Desigualdades sociais no Brasil.

43

VESTIBULAR UPE/2012

ANEXO V

CAPA DE CONJUNTO DE RECURSO 1. Identificao do candidato 1.1. Nome 1.2. N de Inscrio _____________ Assinatura PROTOCOLO _____/____/2010

Comisso Permanente de Concursos Acadmicos Como candidato ao concurso Vestibular/2012 UPE, solicito reviso do(s) gabarito(s) oficial(is) preliminar(es) da prova de ____________________________________________________, conforme as especificaes inclusas. Recife, ____________ de dezembro de 2011 ________________________________________________ Assinatura do Candidato

INSTRUES Para a interposio de recurso(s) contra o(s) gabarito(s) oficial(is) preliminar(es) das provas objetivas, o candidato dever entregar 02 conjunto(s) de recurso(s), idnticos entre si, com as seguintes especificaes: a) Capa de Conjunto de Recurso(s), devidamente preenchida, em que constem, obrigatoriamente, o nome, o nmero da inscrio, o Grupo/Curso e a assinatura do candidato e o formulrio Justificativa de Recurso, devidamente preenchido, exclusivo para cada Prova, cujo gabarito oficial preliminar esteja sendo questionado. b) Em cada formulrio Justificativa de Recurso, dever haver a indicao do nmero da questo cujo gabarito oficial preliminar esteja sendo questionado, da resposta marcada pelo candidato e do gabarito oficial preliminar divulgado pela UPE. c) Em cada formulrio da Justificativa de Recurso, dever conter argumentao lgica e consistente que fundamente seu questionamento.

44

VESTIBULAR UPE/2012

FORMULRIO DE JUSTIFICATIVA DE RECURSO PROVA Nmero da questo [ Gabarito divulgado [ Resposta do candidato [ Argumentao do Candidato ] ] ]

PROVA

Nmero da questo [ Gabarito divulgado [ Resposta do candidato [ Argumentao do Candidato

] ] ]

ANEXO VI

PROVA DE QUITAO DO SERVICO MILITAR Todo cidado brasileiro, dos 18 anos aos 45 deve estar em dia com o Servio Militar, Verifique tal situao pelo quadro seguinte. QUADRO DEMONSTRATIVO DA SITUAO EM DIA COM O SERVICO MILITAR Documentos Militares/Certificado Atendimento Militar Nos termos da Lei 4.375, de agosto de 1964, todos os brasileiros devem apresentar-se, obrigatoriamente, para fins de seleo ou de regularizao de sua situao militar, nos seis meses anteriores a data em que completarem 18 anos de idade. Certificado de Reservista de 1 e 2 categorias. Quem os possui Vestibulando que se alistaram. Etapa previa e obrigatria para o vestibular. Condies Verificar se o documento esta dentro do prazo de validade ou de prorrogao.

Vestibulandos que prestaram Servios Militares em Organizao Militar Ativa ou em rgo de Formao de Reserva. Vestibulandos dispensados Servio Militar. do

Certificado de dispensa de Incorporao (CDI) ou antigo Certificado de Reservista de 3 categoria.

Certificado de Iseno Certificado de Situao Militar

Vestibulandos incapazes para o Servio Militar. Vestibulandos que perderam o posto e a patente ou a graduao; aspirantes a oficial de GuardaMarinha que necessitem substituir seu certificado original, por

O documento devera conter anotaes peridicas no verso, referentes s datas das apresentaes anuais obrigatrias nos 5 anos imediatos do retorno a vida civil. O CDI dispensa qualquer anotao peridica, a no ser que contenha a expresso EM SITUAO ESPECIAL, quando devera conter as mesmas anotaes, como as do Certificado de Reservista de 1 e 2 Categorias. A apresentao do documento atesta que o portador esta EM DIA. A apresentao do documento atesta que o portador esta EM DIA.

45

VESTIBULAR UPE/2012

Carta-Patente

Proviso de Reforma Atestado de Situao Militar Atestado de Desobrigao

motivo de alterao, inutilizaro ou extravio. Oficiais da Ativa, da Reserva e Reformados das Forcas Armadas, corporaes consideradas suas reservas (Policia Militar, Corpo de Bombeiros e encarregados da Segurana Publica. Praas Reformados Vestibulandos que estejam prestando o Servio Militar. Vestibulandos cuja cidadania brasileira esteja dependendo de opo. Vestibulando que solicitaram tal documento aps 31 de dezembro do ano em que completaram 45 anos de idade.

A apresentao do documento atesta que o portador esta EM DIA.

A apresentao do documento atesta que o portador esta EM DIA. O documento s tem validade durante o ano em que foi expedido. O documento s tem validade ate 30 dias, aps a data de assinatura do termo de opo pela nacionalidade brasileira. Neste caso, a apresentao do documento j atesta que o portador esta EM DIA.

46

You might also like