You are on page 1of 12

GRANDEZA FSICA : tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numrico e a uma unidade.

. Descreve qualitativa e quantitativamente as relaes entre as propriedades observadas no estudo da natureza. Ex: Tempo, Comprimento, Velocidade, Acelerao, Fora, Energia, Trabalho, Temperatura, Presso. CLASSIFICAO DAS GRANDEZAS FSICAS: Grandezas Escalares: So grandezas que ficam completamente compreendidas atravs de um valor numrico acompanhado de uma unidade conveniente. Ex: Massa, Comprimento, Tempo, etc. Grandezas Vetoriais: So as grandezas que necessitam de uma orientao para serem compreendidas, ou seja, para determinarmos uma grandeza vetorial, necessitamos de um valor numrico ( mdulo ), uma unidade conveniente e uma orientao ( direo e sentido ). Ex: Fora, Acelerao, deslocamento, etc. Grandezas Fundamentais: So as grandezas ditas primitivas de que no dependem de outras para serem definidas. Ex: Comprimento, Massa, Tempo. Grandezas Derivadas: So definidas por relao entre as grandezas fundamentais. Ex: Velocidade, Fora, Potncia.

MEDIR: Significa comparar quantitativamente uma grandeza fsica com uma unidade atravs de uma escala pr-definida. Nas medies, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. A medio de uma grandeza pode ser efectuada por comparao directa com um padro ou com um aparelho de medida (medio directa), ou ser calculada, atravs de uma expresso conhecida, custa das medies de outras grandezas ( medio indirecta ).

PRECISO NUMRICA: Depende de dois fatores. Dados Fornecidos Clculos Realizados

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS: So todos os algarismo que se obtm ao fazer uma medida , refletem a preciso com que se obteve um valor. Quando se efetua uma medio, atribui-se a cada leitura feita um intervalo de segurana. 7 mm? 7,1 mm? 7,15 mm?

O VALOR DE UMA MEDIDA: Depende do instrumento utilizado da escala em que ele est graduado e, s vezes, do prprio objeto a ser medida e da pessoa que faz a medida. REGRAS DE ARREDONDAMENTOS Ao efectuar clculos ou converses fundamental ter em conta que o nmero de algarismos significativos de um resultado no pode ser alterado nem por manipulaes matemticas nem por mudanas de unidades.

A NOTAO CIENTIFICA: No estudo da fsica e das demais cincias aparecem s vezes nmeros muito grandes ou muito pequenos. Em ambos os casos, o nmero de algarismos a escrever muito grande. Por exemplo, sabemos que a velocidade da luz no vcuo de aproximadamente 300.000 Km/s. Exprimindo este mesmo valor no SI, temos 300.000.000 m/s, e existem nmeros muito maiores. Existe um modo simples e prtico de escrever tais nmeros,sem ter que escrever muitos zeros. O mtodo consiste em desdobrar o nmero em dois fatores, um dos quais seja uma potncia de dez. Por exemplo: 300.000.000 = 3 x 100.000.000 Ora, o segundo fator pode ser escrito sob a forma 108, e ento o nmero passa a ser representado da seguinte maneira: 3 x 108 Analogamente,escreveramos: 70.000 = 7 x 10.000 = 7 x 104 500.000 = 5 x 100.000 = 5 x 105 O nmero a representar poder ter o segundo e mesmo o terceiro algarismo diferente de zero. Neste caso, procedemos da seguinte maneira: Vejamos uma regra prtica muito simples. Por exemplo, se quisermos representar 17.500.000.000. Escrevemos o nmero,colocando uma marca imediatamente direita do primeiro algarismo. Assim: 1 # 7.500.000.000 Agora, contemos quantos so os algarismos direita da marca. Em nosso exemplo so 10. Use o valor encontrado como expoente. Agora, escrevemos os algarismos iniciais do nmero, colocando uma vrgula no lugar assinalado, e escreva em seguida a potncia de dez. Assim: 1,75 x 1010 Analogamente, o nmero 83.000.000 seria reescrito da seguinte maneira: 8 # 3.000,000 8,3 x 107

HISTRICO: Os sistemas de pesagem apareceram por volta de 5000 A.C. onde os indcios mais antigos mostram que os pesos padro eram feitos de pedra ou cobre, geralmente com o formato de animais ou pssaros. Seus valores eram mltiplos de uma unidade comum,que representava a massa de um gro de trigo. Os primeiros modelos de balana no passavam de uma barra com um eixo suspenso por cordes em cada uma das extremidades. A medio uma operao antiqussima e de fundamental importncia para diversas atividades do ser humano. A intercambialidade desejada entre peas elementos de uma mquina s possvel atravs da expresso das propriedades geomtricas e mecnicas destes elementos atravs de operaes de medio. Medir uma forma de descrever o mundo. A medio continua presente no desenvolvimento tecnolgico. Medir fcil Cometer erros de medio ainda mais fcil.

MEDIR VERSOS COLECIONAR NMEROS:

atravs de um sistema de medio (SM) que a operao medir efetuada. Para o leigo, o resultado da aplicao deste SM ao mensurando um nmero acompanhado de uma unidade de indicao. O resultado de uma medio sria deve exprimir o grau de confiana a que depositado pelo experimentador. Como impossvel obter uma indicao exata,o erro provvel envolvido deve sempre ser informado atravs de um parmetro denominado Incerteza.

UNIDADES LEGAIS DE MEDIDA: O Sistema Internacional de Unidades SI As informaes aqui representadas iro ajudar voc a compreender melhor e a escrever corretamente as unidades de medida adotadas no Brasil. Por longo tempo cada pas, cada regio, teve o seu prprio sistemas de medidas, baseado em unidades arbitrrias e imprecisas, como por exemplo,aquelas baseadas em unidades arbitrrias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, p, polegada, braa, cvado. Em 1789, numa tentativa de resolver o problema,o Governo Republicano Francs pediu Academia de Cincias da Frana que criasse um sistema de medidas baseado numa constante natural. Assim foi criado o Sistema Mtrico Decimal. Posteriormente,muitos outros pases adotaram o sistema,inclusive o Brasil,aderindo Conveno do Metro. O Sistema Mtrico Decimal adotou, inicialmente, trs unidades bsicas de medida: o metro,o litro e o quilograma. Entretanto, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico passou a exigir medies cada vez mais precisas e diversificadas. Por isso, em 1960, o sistema mtrico decimal foi Substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI , mais complexo e sofisticado, adotado tambm pelo Brasil em 1962 e ratificado pela Resoluo n. 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Conmetro, tornando-se de uso obrigatrio em todo o Territrio Nacional. As unidades de massa a serem utilizadas nos pesos padro so: o quilograma (kg),o grama (g), e o miligrama (mg) de acordo com o Sistema.

As unidades SI podem ser escritas por seus nomes ou representadas por meio de smbolos. Exemplos: Unidade de comprimento Nome:metro Smbolo:m Unidade de tempo Nome:segundo Smbolo:s Os nomes das unidades SI so escritos sempre em letra minscula. Exemplos: quilograma, newton, metro cbico Exceo: no incio da frase e Grau Celsius Smbolo no abreviatura. O smbolo um sinal convencional e invarivel utilizado para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades SI. Por isso mesmo no seguido de ponto. Certo Segundo s s.; Metro m m . ; Quilograma kg kg . ; Hora h h . ; Errado seg. mtr. kgr. hr.

Smbolo no tem plural. O smbolo invarivel; no seguido de s. Certo Cinco metros 5m Dois quilogramas 2kg Oito horas 8h Errado 5ms 2kgs 8hs

Toda vez que voc se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, voc realizou uma medio. O que voc expressa , portanto, o resultado da medio, que apresenta as seguintes caractersticas bsicas: Unidade Composta Ao escrever uma unidade composta, no misture nome com smbolo. Certo Errado quilmetro ou km/hora metro/s ou m/segundo

Quilmetro por hora ou km/h Metro por segundo ou m/s

O Grama O grama pertence ao gnero masculino. Por isso, ao escrever e pronunciar essa unidade, seus mltiplos e submltiplos, faa a concordncia corretamente. Exemplos: dois quilogramas quinhentos miligramas duzentos e dez gramas oitocentos e um gramas O Prefixo Quilo O prefixo quilo (smbolo k) indica que a unidade est multiplicada por mil. Portanto,no pode ser usado sozinho. Certo Quilograma; kg Errado quilo,k

Use o prefixo quilo da maneira correta. Certo Quilmetro Quilograma Quilolitro Errado Kilmetro kilograma kilolitro

OBS: Os smbolos e representam minuto e segundo em unidades de ngulo plano e no de tempo.

TERMOFSICA OU TERMOLOGIA: parte da fsica que estuda o calor, aquecimento, resfriamento, mudanas de estados fsicos, mudanas de temperaturas. Os fenmenos so interpretados a partir de modelos estruturas da matria, sob dois pontos de vista distintos, porm complementares: o macroscpico (temperatura, energia interna e presso) e o microscpio (velocidade e energia cintica de tomos e molculas). Obs: A sensao trmica varivel de individuo para individuo, ela no se presta como medida da temperatura de um sistema. dividida em: - TERMOMETRIA: Ser definida a temperatura, conhecendo o termmetro e relacionaremos algumas escala termomtricas. ENERGIA INTERNA: TERMOMETRIA DILATAO TERMICA. CALORIMETRIA TERMODINMICA. ENTROPIA.

Todos os corpos so constitudos por partculas que esto sempre em movimento. Esse movimento denominado energia interna. O nvel de energia interna de um corpo depende da velocidade com que suas partculas se movimentam. O estado de aquecimento de um corpo influi no estado de agitao de suas partculas, tornandose mais acentuada medida que o corpo vai ficando quente.

foto
TEMPERATURA: uma grandeza fsica (um nmero) que mede o estado de agitao das partculas de um corpo, caracterizando o seu estado trmico nos permitindo dizer se dois ou mais sistemas esto ou no em equilbrio trmico. Obs: >Grau de Agitao > Temperatura. < Grau de Agitao < Temperatura. 8

Diversas propriedades fsicas de um corpo variam com a temperatura: Ex.: 1. 2. 3. 4. O comprimento de uma barra de metal. O volume de um liquido. A presso de um gs a volume constante. A resistncia de um condutor eltrico.

EQUILBRIO TRMICO:

Conforme o fluxo de energia trmica passa do corpo de maior para o corpo de menor temperatura, o corpo mais quente vai se esfriando, e o corpo mais frio vai se aquecendo, at que suas temperaturas atinjam o mesmo valor. Esta temperatura denominada temperatura de equilbrio trmico. Foto livro pg 13 vestibular digital NOTA IMPORTANTE; So grandezas fsicas diferentes: Temperatura a medida do nvel de energia interna de um corpo; calor a passagem de energia de um corpo para outro, devido diferena de temperatura entre eles. Calor a energia trmica em trnsito, entre dois corpos ou sistemas, decorrente apenas da existncia de uma diferena de temperatura entre eles. TERMOMETRO:

Aparelho que permite medir temperatura de um corpo. O mais comum o de mercrio que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar. Quando a temperatura do termmetro aumenta, as molculas de mercrio aumentam sua agitao fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Foto pg. 12 vestibular digital. ESCALA TERMOMTRICAS:

Uma escala termomtrica corresponde a um conjunto de valores numricos, onde cada um desses valores est associado a uma temperatura.

- DILATAO TRMICA: o aumento de tamanho de um objeto, quando ele aquecido (> Energia Interna / > Energia Cintica Media), em conseqncia do aumento da distncia mdia entre os tomos que o formam. Tendo mais energia os tomos tendem a se afastar um dos outros aumentando o volume do corpo. No ocorre s quando aquecemos um corpo, mas tambm quando o resfriamos. Microscopicamente explica-se pela modificao dos espaos intermoleculares e macroscopicamente, por um aumento nas dimenses do corpo. Obs: Expanso trmica (dilatao) > dimenses > temperatura. Contrao trmica < dimenses < temperatura. Obs: a dilatao nem sempre um fenmeno visvel, variando de acordo com o material e a temperatura. NOTA Importante; Nem sempre o volume de um corpo aumenta quando sua temperatura aumenta. A gua, por exemplo, presso atmosfrica, diminui seu volume quando passa de 0C para 4C. Mas esse um caso raro. Grfico livro vestibular fsica pg. 49 TIPOS DE DILATAO: Quanto dilatao dos corpos no ocorre somente nos corpos slidos, nos lquidos e gasosos tambm; esta dividida em trs tipos, uma vez que existem trs estados fsicos da matria (slido, lquido e gasoso). - DILATAO DOS SOLIDOS: DILATAO LINEAR UNIDIMENSIONAL (L) DILATAO SUPERFICIAL OU BIDIMENSIONAL (S) DILATAO VOLUMTRICA OU CBICA OU TRIDIMENSIONAL (V) DILATAO DE CAVIDADES

- DILATAO DE LQUIDOS.

- DILATAO DOS GASES.

10

- DILATAO DOS SOLIDOS: Com o aumento de temperatura ocorre o aumento da energia trmica aumentam as vibraes dos tomos e molculas que formam o corpo, fazendo que passem para posio de equilbrio mais afastado que os originais. Esse afastamento dos tomos e das molculas do slido produz sua dilatao em todas as direes. Mas pode ocorrer em apenas uma ou em duas direes. Por isso dividida em: DILATAO LINEAR UNIDIMENSIONAL (L): Ocorre em uma direo. A dilatao linear mede o aumento do comprimento do corpo e tem duas definies. 1 - A diferena entre os comprimentos final e inicial. L = Variao de Comprimento. L0 = Comprimento Inicial. L = Comprimento Final. = Variao de Temperatura. 0 = Temperatura Inicial. = Temperatura Final.

Foto pg 169 juninho 2 - a Dilatao Linear diretamente proporcional ao comprimento inicial do corpo e a variao de temperatura sofrida por ele. L = Variao de Comprimento. = Variao de Temperatura. L0 = Comprimento Inicial. L = Comprimento Final = Coeficiente de Dilatao linear ou Constante de proporcionalidade.

Foto pg. 17 telecurso 2000

11

COEFICIENTE DE DILATAO LINEAR ( ) Para cada material, h um coeficiente de dilatao linear ( ) que transforma essa proporcionalidade em uma equao, isto porque a dilatao tambm leva em considerao as propriedades do material com que o objeto feito. Seu valor pode ser calculado para cada tipo de material. Foto pg 17 telecurso 2000

Tabela livro Juninho pg 170

DILATAO SUPERFICIAL OU BIDIMENSIONAL (S) Ocorre em duas direo. A Dilatao Superficial aquela que predomina a dilatao linear em duas dimenses (superfcie = rea: comprimento e a largura). A = Variao da rea. A0 = rea Inicial. A = rea Final. Livro Juninho pg. 171 = Variao de Temperatura. 0 = Temperatura Inicial. = Temperatura Final.

COEFICIENTE DE DILATAO SUPERFICIAL ( ) Seu valor igual ao dobro do Coeficiente Linear.

=2x
Ex: O Coeficiente de Dilatao Superficial do Alumnio : Coeficiente de Dilatao Linear ( ) = 22.10-6 C -1

= 2 x = 2 . 22.10-6 = 44.10-6 C -1

12

You might also like