You are on page 1of 7

SISTEMAS, TELEPROCESSAMENTO, REDES DE COMPUTADORES, INTERNET, INTRANET E EXTRANET

3. Programas e Sistemas
O que um programa O programa um conjunto de instrues para se desenvolverem tarefas ou se obter um resultado especfico, por meio de uma seqncia lgica de comandos e de uma linguagem de programao. Exemplos:
Programa para processar um balancete Programa para processar a declarao do Imposto de Renda Programa para processar a proviso de frias

Um programa pode ser dividido em vrios subprogramas, com instrues complementares para as rotinas contidas no programa principal. Exemplo:
Programa gerar o balancete Subprograma gerar balancete analtico Subprograma gerar balancete sinttico

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

Os programas so desenvolvidos por programadores e avaliados por analistas de sistemas, que verificam se as instrues contidas nos mesmos esto de acordo com seus objetivos ou suas finalidades. O que um sistema Sistema um conjunto de rotinas que contm vrios programas e subprogramas, rotinas essas que so desenvolvidas para aplicao em reas especficas da empresa, por meio do uso do computador, com o objetivo de gerar informaes e produzir relatrios de acompanhamento e controle interno.

Os sistemas obedecem a procedimentos organizados e complexos e devem ser desenvolvidos e acompanhados por programadores e analistas. Podem funcionar de forma integrada, por meio de mdulos com programas especficos, ou de maneira independente. Isto significa que a empresa pode ter vrios sistemas interligados ou no, dependendo da convenincia. As empresa devem dar preferncia aos sistemas integrados, mas que possam funcionar de forma independente. Sistema de Gesto Contbil e Financeira: Mdulo 01 Tesouraria (controle de caixa, bancos, fluxo de caixa). Mdulo 02 Contabilidade Gerencial (cont. empresarial e de custos) Mdulo 03 Contas a Pagar (controle de fornecedores e outros credores) Mdulo 04 Contas a Receber (controle dos clientes/credirios) Mdulo 05 Oramento (previso e fixao das receitas e despesas) Cada mdulo do sistema tem seus programas e relatrios especficos, funcionando separadamente ou de forma integrada. A quantidade de programas de um sistema varia de acordo com o porte e a necessidade da empresa.
3 Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 4

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

Sistemas existentes no mercado


Os sistemas existentes no mercado tem variados nomes e, em alguns casos, a mesma finalidade. Eles podem ser adquiridos diretamente dos fabricantes ou representantes, em lojas especficas de informtica, ou ainda, encomendados a um especialista ou uma empresa de informtica. Aplicao dos sistemas existentes no mercado, vinculados contabilidade: Sistema de Contabilidade Comercial/Sistema de Contabilidade Fiscal/Sistema de Contabilidade de Custos/Contabilidade Gerencial/Sistema de Administrao de Pessoal ou de Recursos Humanos/Sistema de Controle de Estoque/Sistema de Faturamento / Sistema de Contas a Pagar e Receber/Sistema de Controle do Imobilizado
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 5

Sistemas monousurios So sistemas que s permitem que um usurio trabalhe de cada vez. Para o mercado considerado como sistema simples, com poucos recursos e muitas limitaes. Sistemas multiusurios So sistemas mais complexos, que podem ser utilizados ou compartilhados simultaneamente por vrias pessoas, e so conectados em rede local ou remota. Permitem a agilizao das tarefas, principalmente quando se tratar de trabalhos atrasados, que precisem da participao simultnea de vrios usurios. Ex. sistemas de bancos. Sistemas abertos So sistemas que permitem que se faa alguma alterao nos relatrios por ele produzidos. Isto possvel, criando-se parmetros especficos em alguns programas j existentes no gerenciador de relatrios. Sistemas fechados So sistemas que no permitem que se faa alteraes em seu contedo, seno quando feitas por seu fabricante ou representante legal.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 6

Sistemas monoempresa So sistemas criados para atender a uma nica empresa. Eles podem ser adquiridos no mercado ou encomendados.

1. TELEPROCESSAMENTO
At o incio da dcada de 60, os computadores eletrnicos eram utilizados apenas de forma isolada, isto , sem oferecer oportunidade de explorao a qualquer usurio remotamente situado. Teleprocessamento, base da comunicao de dados, verdadeira associao entre tcnicas de processamento de dados e de telecomunicaes. O teleprocessamento e, conseqentemente, a comunicao de dados envolvem os meios e equipamentos especializados para transporte de qualquer informao que, originada em um local, deva ser processada ou utilizada em outro local.

Vantagens: Facilidade operacional; mais rapidez e menor custo.


Sistemas multiempresa So sistemas que permitem o cadastro ou implantao de vrias empresas ao mesmo tempo; definindo-se um cdigo de controle para se acessar cada uma delas. O limite de empresas que podem ser cadastradas depende da capacidade operacional do sistema, podendo ser superior a 200 estabelecimentos, incluindo matriz e filiais.

1.1. ELEMENTOS BSICOS EM UMA COMUNICAO DE DADOS So quatro os elementos fundamentais de qualquer processo de comunicao: A fonte da informao A informao O veculo pelo qual a informao transmitida O receptor da informao
8

Cliente alvo: escritrios de contabilidade e grandes empresas.


Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 7

1. 2. 3. 4.

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

A figura apresenta a esquematizao de um circuito de comunicao de dados, em que terminais remotos esto ligados a um computador central (host).

1.3 MEIOS DE TRANSMISSO


LNHAS FSICAS Par de fios. Dois condutores de cobre tranados revestidos de material isolante. Cabo de pares. Conjunto de pares de fios reunidos, isolados com papel ou polietileno (cabo mltiplo). Linhas abertas. Linhas areas onde se utilizam condutores sem isolamento. Linhas de alta tenso. Utilizadas para telecomunicaes pelas empresas geradoras. Fibras ticas. Condutor especial de altssima capacidade de transmisso, podendo transportar at um bilho de canais telefnicos ou cerca de 100.000 canais de TV. Cabo coaxial. Cabo constitudo por um condutor interno cilndrico, no qual injetado o sinal, envolvido por outro condutor, externo. Guias de ondas. Condutores ocos de seo reta, circular ou retangular, rgidos ou flexveis, que guiam as ondas de rdio de freqncias muito altas. Enlace rdio. Os sinais modulados so transmitidos pela antena de um equipamento de rdio na direo da antena do equipamento receptor.
9 Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 10

2 3
1. Sistema de computador dispondo de: - software para comunicao de dados - dispositivo de hardware, denominado controlador de comunicaes 2. Equipamento modem, transformando os sinais 3. Canal ou linha de comunicao 4. Equipamento modem, transformando os sinais 5. Equipamento controlador de perifricos 6. Terminais Ento: Nas duas extremidades do circuito esto o transmissor e o receptor, materializados por equipamentos que se podem alterar nessa funo; entre eles, um codificador, um meio e um decodificador. Como objeto da comunicao, as mensagens.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

5 6

LIGAO REMOTA

1.5 RUDOS
Em toda comunicao de dados os sinais transmitidos sofrem deteriorao, fruto de rudos e distoro. O rudo est diretamente ligado s propriedades cinticas da matria e, portanto, sempre aparecer, ainda que seja forada sua atenuao. No comunicao eltrica sem eltrons; no h movimento de eltrons sem rudo. A elevao de temperatura, por exemplo, fator para aumento da vibrao das partculas da matria e, portanto, de aumento da taxa de rudo.

1.6 MODENS
Linha Telefnica
Modens so equipamentos utilizados na converso dos dados digitais em sinais modulados e na operao inversa (moduladores/demoduladores). Faz-se necessrio o uso desse equipamento sempre que a distncia entre transmissor e receptor for maior que 300 metros.

Sinal Digital ------------- Sinal Analgico ------------- Sinal Digital

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

11

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

12

Convertendo tipos de sinais


Modem: recebe dados digitais e converte-os para a forma analgica, para transmisso sobre um meio, por exemplo, linha telefnica. MOdulator: digital para analgico. MO DEModulator: Analgico para digital. DEM

Esquema de um MoDem

Digital

Analgico

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

13

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

14

4.

Redes e Integrao de Sistemas O que uma rede Redes Locais e remotas Como funcionam as redes Vantagens e desvantagens das redes Topologia de rede Internet (www, servios, e-mail etc) Entendendo uma Intranet

O que uma rede


Rede a comunicao entre computadores, permitindo que estes operem em grupo, compartilhando o acesso a equipamentos perifricos e a informaes, por meio de estaes de trabalho ou terminais, conectados fisicamente e gerenciados por um software.

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

15

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

16

REDES LOCAIS E REMOTAS


A rede pode est ligada a um servidor instalado dentro ou fora da empresa. Quando esta ligao com um computador instalado fora da empresa, chama-se rede remota ou distncia(WAN). Quando o computador servidor est instalado dentro da empresa, chama-se rede local(LAN). Componentes:Micros; placas de rede onboard ou off-board; cabos e softwares de comunicao.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 17

Como funcionam as redes As redes funcionam de acordo com o que foi planejado pela empresa ou pela rea especfica. Assim , possvel ter-se uma rede ampla ou restrita. A rede ampla deve abranger todas s areas da empresa, mesmo que ainda no estejam interligados ou conectados todos os pontos.

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

18

Vantagens e desvantagens das redes


As vantagens da rede em uma empresa so:

Disponibilizao imediata da informao para todas s areas interligadas com ponto de rede; Utilizao de sistemas gerenciais integrados; Aumento da capacidade de acompanhamento e gerenciamento; Facilidade na distribuio e descentralizao de tarefas; Facilidade de acesso s informaes e atualizaes de programas.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 19 Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 20

Vantagens e desvantagens das redes As desvantagens da rede so:

Por que utilizar uma rede?


Atualmente, comum encontrarmos redes de computadores em empresas e s vezes at mesmo em residncias. As redes trouxeram vrios benefcios para as empresas: Diminuio do custo na aquisio de hardware. Aumento na produtividade dos funcionrios. Segurana no armazenamento dos dados. Facilidade de gerenciamento dos computadores da empresa.

Vulnerabilidade das informaes; Necessidade de rgido controle de acesso, pela utilizao de senhas; Possibilidade de contaminao com vrus; Possibilidade de uso indevido por funcionrios despreparados.

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

21

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

22

Do ponto de vista de acesso e compartilhamento das informaes, as redes se classificam em dois tipos: as ponto a ponto (peer te peer) e as baseadas em servidor (Cliente/Servidor).

Rede ponto a ponto: Tambm chamada de no hierrquica ou homognea, pois parte-se do princpio de que todos os computadores podem ter a mesma configurao, igual (sem hierarquia), ou seja, no existe a necessidade de um computador mais potente que o outro para gerenciar a rede, como e o caso das redes baseadas em servidor. So exemplos de redes ponto a ponto: o Windows para Workgroups, o Windows 95 e o Windows 98.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 23

Baseada em Servidor: Uma rede mais sofisticada, aconselhada para ambientes com mais de 15 computadores. A sua instalao e a configurao so mais complexas. E necessrio que se possua uma mquina mais potente na rede, que ser o computador servidor. Esse computador (o servidor) dever ser dedicado exclusivamente ao gerenciamento e compartilhamento de recursos, ou seja, o usurio no poder trabalhar no computador servidor, como o faz em uma rede ponto a ponto. So exemplos de redes baseadas em servidor: o Novell Netware, o Microsoft Windows NT, a Banyan Vines e a Lan Server da IBM. Em uma rede baseada em servidor, pode haver vrios servidores. Tais como: Servidor de Logon/Autenticao;

Servidor de Impresso; Servidor de Fax; Servidor de Correio; Servidor de Arquivos; Servidor de Aplicao, etc.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 24

Rede mista: Em vrias empresas, comum manter um ambiente de rede misto, ou seja, redes ponto a ponto misturadas com redes baseadas em servidor. Essa situao possvel, pois na maioria dos sistemas operacionais de rede, o computador pode ser cliente de vrias redes ao mesmo tempo. O Windows 98 pode ser cliente de vrias redes ao mesmo tempo. Por exemplo, ele pode ser cliente de uma rede s com computadores Windows 98, ao mesmo tempo que cliente de uma rede Novell Netware.

Topologia da rede
A topologia refere-se ao layout fsico da rede. Ela descreve por onde os cabos passam e onde as estaes, ns, roteadores e gateways se localizam. As redes costumam ser configuradas em topologia de barramento, anel ou estrela. Barramento: Em uma topologia do tipo barramento, todas as estaes de trabalho esto conectadas a um cabo centrar ou barramento. As topologias de barramento so fceis de instalar e exigem menos cabo do que os outros esquemas. Isto as torna prticas para redes pequenas e pequenos aglomerados de estaes de trabalho. A dependncia de um nico cabo estabelece um risco em que, se houver uma falha, todas as estaes de trabalho no barramento sero desativadas.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 26

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

25

Estrela: Na topologia em forma de estrela, cada estao de trabalho est ligada diretamente a um dispositivo central chamado HUB, que por sua vez est ligado ao servidor de arquivos. Esta disposio utiliza mais cabo do que os outros esquemas, porque um lance de cabo individual ser necessrio para cada estao de trabalho. ESTRELA Anel: A topologia em Anel muito parecida com a barramento, exceto que no existe fim da linha; o ltimo n da linha est conectado ao primeiro, formando um anel. O trfego pela rede caminha em um nico sentido pelo anel. Da mesma forma que a topologia em barramento, as redes em anel dependem de um nico cabo, o que dificulta a sua instalao e manuteno quando uma estao de trabalho falha.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 27

ANEL

BARRAMENTO
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 28

REDES LOCAIS SEM FIO

Uma rede wireless ou Wi-Fi significa uma rede interligada sem fios, isto , por canais de comunicao alternativos (como rdio-frequncia, infravermelho ou laser). O termo comeou a ser usado no Reino Unido, logo depois que uma rdio comeou a transmitir atravs dessa estratgia. Este tipo de redes, quando locais, tambm se designa por Wlan, wireless LAN. O termo WiFi vem da abreviao de Wireless Fidelity (=uma noo no nvel abstrato que implica uma conexo confivel a uma fonte), um conjunto de padres de compatibilidade para wireless local area networks (WLAN) baseado nas especificaes IEEE 802.11.
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 29 Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 30

INTERNET

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

31

O que a internet?
A internet uma rede mundial de computadores, englobando redes menores distribudas por vrios pases, estados e cidades. Ao contrrio do que muitos pensam, no uma empresa ou um grande computador. formada por milhes de computadores de empresas, pessoas fsicas, instituies, rgos governamentais, dentre outros. Funciona similarmente ao sistema telefnico internacional: ningum dono ou controla o sistema como um todo, mas as conexes so feitas de tal forma que permitem que ele funcione como uma grande unidade.

Histria: Quando a internet surgiu


A internet tem suas origens no projeto do Pentgono americano denominado ARPA (ARPA significa Advanced Research Agency, que quer dizer Agncia de Projetos de Pesquisa Avanada). A idia era criar uma rede descentralizada de informaes que possibilitasse a comunicao entre pases aps uma guerra nuclear. Uma estratgia dos tempos da guerra fria. Iniciada em 1969, com 4 supercomputadores, a ARPA cresceu nos anos 70 com a adio de mais algumas dessas mquinas. Logo ela passou a ser usada tambm como meio de cooperao entre os participantes do projeto, possibilitando o uso de correio eletrnico, dentre outros servios. Em 1980, essa rede experimental foi dividida em outras duas: a ARPANET, pra pesquisa civil com fins militares, e a MILNET, com fins exclusivamente militares. Posteriormente elas voltaram a se interligar passando a chamar-se Defense Advanced Research Agency Internetwork, nome que foi abreviado logo aps para INTERNET.

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

33

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

34

Organizao da Internet
No Mundo. Por ser um conjunto de redes independentes, a Internet no tem dono. Por outro lado, entidades como a Internet Society, sediada na Virgnia (EUA) e InterNIC tem auxiliado e sugerido normas de conduta e utilizao de protocolos. No Brasil. Desde 1990 Comit gestor, subordinado ao Ministrio da Cincia e Tecnologia, cumpre o papel maior de dar diretrizes implantao desse tipo de redes no pas. A Apartir de 1995, surge a oportunidade para que usurios fora das instituies acadmicas, tambm obtenham acesso a Internet e que a iniciativa privada venha o fornecer esse servio (provedores).

Provedores de Servios
Provedor de Backbone. Entidade mantenedora de rede de longa distncia (WAN), de mbito regional ou nacional, com o objetivo bsico de repassar conectividade rede atravs de vrios pontos distribudos pela regio a ser coberta. Provedor de Acesso. aquele que se conecta a um provedor de backbone atravs de uma linha de boa qualidade e revende conectividade na sua rea de atuao a outros provedores (usualmente menores), instituies e usurios individuais, atravs de linhas dedicadas ou discadas. Provedor de Informao. Disponibilizao de informaes na rede. O empreendedor seria dono de uma base de dados e estabeleceria contas para os usurios, que acessariam o sistema mediante o uso de senhas.
35 Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 36

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

Como conectar-se Internet


A conexo de computadores Internet feita atravs dos provedores que, oferecem, em geral, vrias modalidades de ligaes e servios de acesso, visando a atender aos diferentes tipos de usurios (indivduos, pequenas empresas, grandes empresas com redes corporativas, etc). O modo mais simples de estabelecer uma ligao entre o seu computador e um provedor atravs de uma chamada telefnica comum.

Internet Protocol (IP)


Com o crescimento da ARPANET, foi necessria a criao de um protocolo de comunicao que definisse um padro para que computadores de redes menores tambm pudessem ser conectados. Em 1977 foi criado, ento, o protocolo TCP/IP, utilizado at hoje. Quando voc se conecta a um provedor, atravs de seu modem, ele designa para voc um endereo IP (Internet Protocol) na rede. O endereo IP um nmero que identifica cada computador que esteja conectado Internet. Atravs dele possvel especificar com qual computador se quer comunicar dentro da rede. Ex: 200.252.249.2 A cada vez que voc se conecta rede por acesso discado, designado um novo nmero. Ao finalizar a conexo, o seu endereo IP liberado e pode ser utilizado por seu provedor para outro usurio.
37 Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 38

Tipos de Acesso
Acesso
Discado

Conceito
O usurio disca p/ o n do telefone do provedor e conectar-se ao computador Linha exclusiva para acesso. Esse servio prestado por uma empresa como a Oi.Ex.: Velox

Aplicao
Indivduos (acesso casa) e pequenas empresas Grandes empresas

O que necessrio
Linha telefnica; computador PC; modem (interno/externo) e um software. LPCD Linha Privativa para Comunicao de Dados.

Dedicado

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

O que so domnios?
Os domnios foram criados para facilitar a vida dos usurios dentro da rede. um modo mais fcil de especificar o computador com o qual queremos nos comunicar, sem ter que saber ou mesmo decorar seu endereo IP. Desta forma, ao invs de acessar um computador pelo seu nmero, basta digitar o seu Nome de Domnio, onde o Servidor que possuir um servio de DNS (Domain Name Service ou servio de nome de domnio) ir localizar o endereo IP, e assim conectando-o a rede. Nomes de Domnio. Ao contrrio dos endereos IP, os Nomes de Domnio no possuem formato padro. Geralmente os Nomes de Domnio seguem a seguinte estrutura:
[Nome do Servio].[Nome de Organizao].[Tipo de Organizao].[Pas]

Outros Servios
Browsers. Uma vez dentro da Internet, voc estar apto a navegar pelos bilhes de caracteres e imagens grficas escondidos dentro da estrada virtual. Para que isso seja possvel, preciso utilizar algun programa capaz de visualizar essas informaes. Essses programas so chamados de Browsers ou navegador de WWW (do ingls, World Wide Web, que significa teia de alcance mundial). Os programas Browsers mais famosos so: Netscape e Internet Explorer (Microsoft). Home-Pages. Na Internet, convencionou-se adotar endereos para melhor localizao de sites (lugares) ou home-pages espalhados pela Internet. Home-pages so pginas pessoais ou de empresas com a finalidade de mostrar algum trabalho ou algum tipo de servio. As homepages so formadas por textos, fotos, figuras e links (palavras sublinhadas), que ao serem acessadas, levam o navegante a outrso sites ou arquivos. A partir de agora, sempre que voc vir o seguinte conjunto de letras iniciado por http://www., tambm chamado URL, saber que isto significa um endereo de algum site na Internet.

www.fijba.com.br
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 39

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

40

Correio Eletrnico (E-mail)


O E-mail (Eletronic Mail) mais um dos servios que esto disponveis na Internet. Com programas como o Eudora, possvel enviar mails em formato de texto ou anexar arquivos a esse mail, por exemplo, uma foto. Todo mail adota o padro ASCII, ou seja, formato de texto puro. Os Browsers da Netscape e Microsoft j incorporam um programa de e-mail, bastando configur-los de acordo com os seus dados e os da provedora para poder utiliz-los. OBS: Qualquer pessoa pode possuir um e-mail. Veja abaixo, o formato de endereo de e-mail:
[Nome Usurio] [em ingls at (em)] [Nome Provedor].[Tipo de Organizao].[Pas]

Recursos da Internet
So muitos os servios disposio dentro da rede. A cada dia novas idias e conceitos so disponibilizados. Na Internet voc pode: Conhecer pessoas de quase todo mundo atravs do Chat (conversao escrita ou falada) e do Correio Eletrnico; Participar de listas de discusses que envolvam assuntos de seu interesse; Obter informaes sobre qualquer assunto que voc possa imaginar; Carregar arquivos de qualquer espcie para o seu computador atravs de ferramentas como clientes FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferncia de Arquivos); Participar de jogos envolvendo pessoas de vrias partes do mundo; E muitas outras opes.

fij@fij.com.br
Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com 41

Informtica - Prof. Gilberto V Silva - E-mail: gilbertvieira@hotmail.com

42

You might also like