You are on page 1of 31

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

ANOTAES
1

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Apresentao
Professor(a), O planejamento de 2011 que agora apresentamos est fundamentado nas relaes dirias entre ensino e aprendizagem vividas pelos nossos profissionais e pelos professores que selecionaram o sistema Microkids. Considerar que o conhecimento parte da ao fez que a equipe pedaggica Microkids pensasse em como propiciar ao aluno a compreenso da realidade a partir do uso e da produo de tecnologias como aparelhos, instrumentos e mquinas e dessa maneira, aqui so oferecidas propostas reais e sugestes viveis de aulas, facilitando e promovendo os objetivos pedaggicos que se quer atingir. No Planejamento Sugestivo 2011, alm das orientaes do MEC que constam nos Parmetros Curriculares Nacionais e na Diretrizes Curriculares Nacionais, buscamos referncias tericas atuais que foram estudadas criticamente, com a inteno de explorar e aprofundar o contexto que envolve as aes de ensinar e aprender na Educao bsica. Conhecedores da diversidade cultural que envolve nosso pas, temos aqui um material flexvel que pode e deve ser adequado a realidade de cada escola, e assim somado ao nosso suporte pedaggico conseguimos atender as necessidades e expectativas dos docentes que adotaram o Sistema Microkids para desenvolver a tecnologia educacional. As atividades e projetos encontrados na coleo Microkids orientam-se na valorizao da construo do conhecimento pelo aluno e em um mundo que vive transformaes profundas e velozes, observamos a necessidade de reformular alguns aspectos para o ano de 2011. Este material est voltado para atender professores que se contrapem a manuais, frmulas ultrapassadas de didtica e ensino e buscam a competncia em sua prtica e capacidade reflexiva integrando componentes curriculares numa abordagem interdisciplinar s tecnologias educacionais. Nossa disponibilidade para apoio e suporte aos docentes e discentes constante e estamos a disposio para compartilhar experincias do cotidiano encontrados nas escolas e assim enriquecer ainda mais o saber fazer de mbito educativo que envolve cada instituio. Juntos, acreditamos que podemos elevar a qualidade da educao bsica de nosso pas e assim contamos com cada um para o sucesso de 2011.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Projeto I - Aventuras na Histria dos Piratas

essencial que o aluno seja motivado a desvendar os mistrios que envolvem essa histria. Tempo estimado
Fevereiro / Abril - 10 aulas

Trabalhe em parceria com:


Histria - Estudo da histria dos piratas e da Era de Ouro da Pirataria. Artes Pintura, maquete de um navio. Geografia Estudo da rota do navio. Destaque para as caractersticas do litoral brasileiro. lngua Portuguesa Criao de texto jornalstico.

Objetivo Geral
Conhecer a histria dos piratas da antiguidade e sua relao com a pirataria hoje.

Aula 1 O comeo
Objetivos especficos
Conhecer a dinmica do projeto; Acessar a Internet; Realizar pesquisas para solucionar o mistrio.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula inicial, interessante apresentar a dinmica do projeto, destacando a ateno para as pistas que aparecero para solucionar o mistrio. Realize uma leitura coletiva do texto das pginas 6 e 7 e pea aos alunos que anotem os pontos que no entenderem. Destaque a pegada, que um smbolo visual de pista. importante ler e refletir sobre o primeiro enigma: Pelas guas mais cristalinas desta ptria ho de passar; antnimo de derrota a prxima beleza a apreciar. S depois, na terra do Descobrimento, ho de atracar.

ANOTAES
3

O projeto convida o aluno a participar de uma fantstica aventura a bordo de um navio pirata. Ele conhecer a histria de piratas famosos e descobrir as maravilhas de uma viagem de navio atravs da criao de um roteiro pela costa brasileira.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Durante a leitura, faa bastante mistrio para motivar os alunos. Ao trmino, convide-os a desvendar esse mistrio e fale sobre os dois piratas famosos citados no hipertexto. Caso seja necessrio e a curiosidade dos alunos esteja bem aguada, realize uma pesquisa sobre esses dois piratas, para que possam analisar os registros da grande saga desses piratas.

Incentive os alunos a desvendarem logo o mistrio. A atividade de nmero 3 decisiva, pois j definir lugares maravilhosos com praias fantsticas. Para realizar a atividade 5, sobre a rota que o aluno faz de casa at a escola, diga a eles que na prxima aula sabero a importncia das rotas e para o que elas servem.

Sugestes
possvel fazer a reproduo da rota no Paint. Voc pode pedir como atividade para casa.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, computador.

Respostas das atividades


Pgina 8 1. 2. Resposta pessoal. Resposta pessoal.

3. essencial ter as praias do sudeste do Brasil, principalmente Bsios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. 4. 5. (C). Resposta pessoal.

Aula 2 - Rota do Navio


Objetivos Especficos
Entender o conceito de rotas e sua aplicao maritima; Saber usar e criar uma bssola; Aprender conceitos iniciais do PowerPoint.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Comentar a atividade da aula anterior: desenho da rota do caminho da casa do aluno at a escola. Deixar que os alunos comentem o que fizeram. A partir do comentrio deles, fazer uma leitura coletiva com o texto da pgina 9.

ANOTAES
4

Aps toda essa introduo, solicite que acessem a internet para realizar a pesquisa proposta na pgina 8.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

necessrio que os alunos j tenham um conhecimento prvio sobre essa matria, que dever ter sido trabalhado nas aulas de Geografia. importante o conhecimento das rotas martimas para que os alunos tenham base para o prximo trabalho.

Lembre-se que durante todo o tempo os alunos devem ficar atentos s pegadas, smbolo que marca as pistas. Comece ento a explicar sobre o trabalho no PowerPoint e pea que j iniciem com a capa. Em uma primeira aula explicando um software, interessante realizar uma reviso de seus comandos bsicos. Portanto, o ideal que, nesta primeira aula, voc explique como inserir plano de fundo, digitar e trabalhar com as formas para a criao de uma capa bem criativa.

Sugestes
Procure por filmes no Youtube sobre a bssola e passe para os alunos.

Aula 3 Continuao PowerPoint


Objetivos
Aprender novos recursos do PowerPoint; Desenvolver textos descritivos; Criar uma rota de viagem martima.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Iniciar a aula dizendo que ser a continuao do trabalho no PowerPoint. Apresentar novos recursos como Inserir Novo Slide, Inserir Data e Hora, Inserir Tabela. Nossa sugesto que voc faa uma roda com os alunos e explique todas essas funes. Em seguida, revise-as no quadro com eles e permita que sentem nos computadores. Com essa tcnica, eles j sabero o que fazer. Na aula passada, os alunos fizeram a capa. Nesta aula, deixe que avancem criando outros slides at a rota do navio.

ANOTAES
5

Em seguida, selecione dois alunos da sala para lerem o dilogo da pgina 10 e aproveite para falar da imensido de belezas existentes no litoral do Brasil. Motive-os ento a criarem uma viagem com uma rota para aproveitar e descobrir a rota do navio pirata perdido.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Obs.: necessrio que os alunos cheguem, nesta aula, com os textos a serem utilizados rascunhados. Se necessrio, marque uma outra aula para pesquisas na Internet.

Recursos/Materiais/Materiais

Aula 4 Animaes / pptPlex


Objetivos
Aprender as diversas animaes disponveis no PowerPoint; Identificar diferentes tipos de animao; Perceber a importncia de um trabalho editado corretamente.

Procedimentos metodolgicos
Inicie a aula falando sobre as animaes no PowerPoint. D exemplos de trabalhos com e sem animao para que observem como esse recurso faz a diferena em uma apresentao. Mostre como fazer o barquinho navegar. Deixe que faam esse procedimento e, em seguida, inicie as explicaes do pptPlex e algumas de suas funes. Os alunos devero utilizar todos os novos recursos aprendidos de acordo com as orientaes do Livro Microkids.

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 5 pptPlex
Objetivos
Aplicar recursos do pptPlex no trabalho; Identificar mais pistas; Reconhecer possibilidades de insero de arquivos dentro do PowerPoint.

Procedimentos metodolgicos
Relembrar o pptPlex e animaes. Explicar que possvel inserir um documento de outro programa dentro do PowerPoint.

ANOTAES
6

Livro Microkids, computador.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Nesse caso, faremos essa ao usando o pptPlex, mas haveria outra possibilidade utilizando apenas hiperlinks. Chamar a ateno dos alunos para mais uma pista na pgina 17, j que destaca apenas onde o navio pirata est passando.

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, computador.

Aula 6 Paint
Objetivos
Relembrar ferramentas do Paint; Conhecer a histria da bandeira dos piratas; Relacionar o pirata Barba Negra com os piratas atuais.

Procedimentos metodolgicos
Iniciar a aula falando do significado da bandeira dos piratas. Ler os textos da pgina 19 com bastante suspense. Sugira uma pesquisa na Internet para conhecerem mais imagens das bandeiras dos piratas. Em seguida, fale da oportunidade de cada um criar a sua bandeira, como se fosse uma marca. Ao final da pgina, os alunos vo poder juntar algumas pistas para encontrarem alguma soluo. Selecione 3 alunos para que leiam e interpretem a historinha da pgina 21. Ao final, tire as concluses de onde o navio ir passar.

Sugestes
Inserir a bandeira junto ao trabalho no PowerPoint; Caso haja necessidade, dar um tempo para que os alunos finalizem o trabalho no PowerPoint; Realizar leitura prvia e atividades as pginas 22 e 23 para a prxima aula.

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, computador.

ANOTAES
7

O documento do Word com a descrio dos lugares por onde o navio passar deve ser feito durante as aulas de informtica. Ele pode ser costrudo ao longo do trabalho, aproveitando para estudar os lugares.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Aula 7
Objetivos
Relacionar as aes da Era da Pirataria com a pirataria nos dias atuais; Interpretar texto-imagem; Conhecer recursos do Word.

Procedimentos metodolgicos
Com uma prvia leitura do texto realizada em casa pelos alunos, oua a opinio de cada um e faa a correo das atividades da pgina 23. Um dos objetivos desta aula que os alunos criem um jornalzinho com todas as pesquisas realizadas sobre a pirataria. Destaque mais a guia Inserir e grupos Ilustraes e Texto. No livro, demos o exemplo de utilizao de SmartArts como dica para inserir no trabalho. Lembre aos alunos que textos jornalsticos costumam ser em colunas, portanto, utilize mais esse recurso.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Respostas das atividades


Pgina 23 1. 2. 3. (B) (A) Resposta Pessoal

Aula 8 Trmino do jornal


Objetivos
Continuar jornal da aula passada; Capturar imagens da Internet.

Procedimentos metodolgicos
Utilizar a aula para que os alunos finalizem o jornal.

Sugesto
Imprimir o jornal e distribuir por toda a escola.

ANOTAES
8

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 9
Objetivos
Alertar a escola sobre a ilegalidade da pirataria; Conhecer outros recursos do Word; Relembrar alguns conceitos do Cybermundo; Fixar o conceito de pirataria nos dias atuais.

Procedimentos metodolgicos
Com o objetivo de conscientizar o aluno acerca da ilegalidade da pirataria, para que ele leve isso at sua famlia, continuar esse assunto atravs da criao de cartazes que devem ser espalhados pela escola. Pense, com os alunos, sobre quais aes eles pensam e at fazem que podem ser consideradas pirataria. Atravs da realidade deles que este cartaz ser montado. Para isso, recursos do Word como Importar fontes, bordas, cores e tamanhos devem ser relembrados. Concomitante a isso relembre, com os alunos, alguns conceitos da Internet contidos nas pginas 27 e 28.

Sugesto
Explique, com riqueza de detalhes, como importar as fontes.

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 10
Objetivos
Apresentar trabalhos realizados no PowerPoint; Descobrir o final de todo o mistrio; Enviar o jornal feito no Word para os amigos atravs do endereo eletrnico.

Procedimentos metodolgicos
O ideal para esta aula iniciar com a leitura do texto das pginas 30 e 31 para solucionar o mistrio. Em seguida, os alunos devero

ANOTAES
9

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

apresentar os trabalhos realizados no PowerPoint. Se a escola possuir datashow, interessante utiliz-lo. Porm, caso haja necessidade, reserve uns minutos para que concluam o cartaz e comece as apresentaes.

Sugestes
Reserve um tempo maior para as apresentaes, afinal, o fechamento do projeto; Imprima todos os cartazes e, junto com a turma, cole-os pela escola.

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, Computador, Datashow.

PROJETO II - XADREZ: A ARTE DE PENSAR


Um projeto audacioso, marcado por mistrios e pensamentos rpidos. O aluno aprender a jogar xadrez e exercitar atividades da matemtica. Vamos jogar uma partida e contribuir com uma aprendizagem ldica e mais significativa? Tempo estimado
Abril / Julho.

Trabalhe em parceria com


matemtica - no desenvolvimento do raciocnio lgico, na compreenso de clculos para a vida cotidiana. lngua Portuguesa - Desenvolvimento de histria em quadrinhos, alm de interpretao e linguagem de jogos. Histria/Geografia - origem do jogo, campees mundiais, locais onde o Xadrez predomina. Artes - construo do jogo com materiais reciclveis. Educao Fsica - movimentos

Objetivo Geral
Desenvolver o raciocnio lgico atravs do jogo de xadrez, conhecimento do Excel e Scratch.

ANOTAES
10

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Aula 1 Introduo
Objetivos Especficos
Conhecer um pouco sobre a histria do Xadrez e o mistrio que envolve esse projeto; Realizar pesquisas na Internet; Observar o smbolo das pistas.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Iniciar a aula pedindo aos alunos que interpretem as imagens das pginas 32 e 33, em seguida, depois dos comentrios que surgirem, solicitar a alguns alunos que leiam o texto. Refletir sobre o enigma Desa at a frente de sua casa e ande como a pea de um cavalo. Os alunos podero achar esse enigma muito estranho, se no conhecem o jogo, mas a partir da, o professor inicia o conceito dos movimentos das peas do Jogo de Xadrez. Logo depois deste momento inicial, realize, junto com os alunos, uma pesquisa sobre o jogo. Veja o que podem descobrir a mais. Em seguida, faa coletivamente as atividades da pgina 34 e ensine alguns movimentos. A atividade numero 2 decisiva, pois sugere uma pista. Imagine que C1 de onde Enzo sai e F1 chegando ao supermercado. Solicite aos alunos que acessem o AlphaChess no restante da aula, para que tenham a primeira impresso e movimentem algumas peas.

Sugestes
Nesta aula inicial interessante que o gosto por jogar Xadrez seja instigado.

Respostas das atividades


Pgina 34 1. 2. (C) Enzo chegar ao supermercado.

Aula 2
Objetivos Especficos
Aprender o movimento das peas do Xadrez; Jogar o AlphaChess; Estimular o desenvolvimento do raciocnio lgico.

ANOTAES
11

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Leia com a turma o texto da pgina 35 e 36 e trabalhe os movimentos das peas de xadrez. O ideal para esta aula a realizao da atividade 3 da pgina 46, que pede para jogar xadrez com peas humanas. Assim, cada aluno poder fazer os movimentos das peas. Faa essa atividade na quadra da escola juntamente com o professor de Educao Fsica. Observe o smbolo de pista na pgina 36, que fala dos movimentos da pea Cavalo. Agora que os alunos j sabem os moimentos das peas, solicite que acessem o AlphaChess e joguem em duplas com os colegas. Se desejarem, podem alterar as configuraes de cores do software de acordo com a pgina 37.

Sugestes
interessante marcar um tempo maior para que a aula na quadra seja realizada.

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 3
Objetivos Especficos
Conhecer novos recursos do Excel; Criar um jogo no Excel; Desenvolver questes para o jogo.

Desevolvimento / Procedimentos metodolgicos


Como os alunos j esto integrados aos jogos, nada melhor do que eles mesmos criarem seu prprio jogo. Neste caso, eles aprendero a criar um quebra-cabea utilizando alguns recursos do Excel. Inicie a aula relembrando algumas funes bsicas do Excel e j solicite aos alunos que sigam os passos da pgina 39 para o jogo. Utilize o tempo que sobrar da aula para que os alunos criem as perguntas para o jogo.

Sugestes
Deixe que terminem as perguntas em casa e faam as correes nas aulas de Lngua Portuguesa.

ANOTAES
12

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 4
Objetivos
Continuar o jogo no Excel; Conhecer Formatao Condicional; Aprender a proteger o jogo.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Dar continuidade ao jogo explicando outros recursos necessrios.

Sugestes
Explique formatao condicional e como proteger o jogo e deixe que faam at o final da aula.

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 5
Objetivos
Concluir o jogo; Relembrar os mistrios; Jogar o jogo criado.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula, relembre os comandos da aula passada e deixe que concluam o jogo. Relembre o mistrio que envolve toda essa histria e ajude-os a descobrir o que Enzo encontrar no supermercado. Leia com a turma o texto da pgina 43 e desvende alguns mistrios. interessante deixar claro que o mistrio do supermercado levou Enzo a ter que ajudar a sua me a criar uma tabela com as despesas e, isso eles aprendero na prxima aula. Deixar um tempo para que joguem o jogo que criaram. Eles podem trocar de duplas.

Sugestes
Solicite aos alunos que levem para a prxima aula uma tabela com os gastos que os pais tm com o supermercado.

ANOTAES
13

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Objetivos
Trabalhar com funes e frmulas no Excel; Perceber o Excel como um importante software para o controle das despesas de uma casa; Controlar os gastos pessoais.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula, os alunos devero iniciar a digitao da planilha e format-la utilizando recursos de preenchimento, borda, mesclar clulas, de acordo com a pgina 44.

Sugestes
Deixe esta aula para que os alunos concluam esta primeira parte, assim, na prxima aula, apenas aplicaro as frmulas.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 7
Objetivos
Concluir planilha no Excel; Conhecer frmula de soma e subtrao; Refletir sobre a planilha criada.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Inicie a aula relembrando alguns conceitos e pea para que concluam a planilha. Passe em cada computador para verificar o andamento e dar dicas. Ao terminarem, solicite que troquem de duplas para que um jogue o jogo do outro. Em seguida, observem juntos os gastos de cada planilha e vejam o que poderia ser reduzido.

Sugestes
Caso sobre tempo da aula, mostre o jogo Sudoku para os alunos e leia sobre ele na pgina 46. Solicite que realizem as atividades desta pgina em casa.

ANOTAES
14

Aula 6 Despesas no Supermercado

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Recursos/Materiais/Materiais
Livro Microkids, computador.

Respostas das atividades


1. 2. 3. Responder o Sudoku. Caso haja aula extra, trabalhe com os alunos a criao do sudoku. Xadrez humano. Nossa sugesto foi trabalhar no comeo.

ANOTAES

Pgina 46

4. Esta atividade pode ser trabalhada na aula de Artes e cada um pode fazer da maneira que melhor desejar.

3 7 9 4 9 4 1 6 8 1 3 5 7 9 1 2 2 8 4 3 7 9 7 8 5 8 5 6 3 4 6 4

8 1 3 9 4 6 5 7 1 6 9 2 8

6 3 8 4 1 5

Aula 8 Scratch
Objetivos
Conhecer o Scratch; Desenvolver o raciocnio lgico; Relacionar o Scratch com os mistrios que cercam o projeto.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Iniciar a aula apresentado o Scratch mostrando o nome e para que serve cada parte, conforme a pgina 49. interessante que o professor, primeiramente, mostre para os alunos no datashow ou utilizando o prprio monitor um pouco mais alto, para que, em seguida, os alunos executem em seus computadores. Mostre alguns comando bsicos conforme a pgina 50. Neste momento, os alunos j podem testar em seus computadores. Os comandos das pginas 51 e 52 tambm podem ser iniciados. Em seguida, j pode ser explicado aos alunos como ser o projeto e cada etapa que ser construda, a comear pela tela de apresentao, mas melhor deixar para a prxima aula.

Sugestes
Deixe a atividade da pgina 50 para quando acabar todo o projeto.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador, Datashow.

15

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Aula 9
Objetivos
Continuar o projeto no Scratch; Atentar-se para mais pistas que vo aparecer; Conhecer novas ferramentas do Scratch.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula, preciso dar continuidade ao projeto no Scratch. E preciso acelerar para que d tempo! Ento, continue o sprite com a tela de apresentao e solicite aos alunos que faam o sprite com a roda e com o personagem. Na prxima aula, dever ser a concluso deste projeto.

Sugestes
Solicite aos alunos que faam as atividades da pgina 58 em casa.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, computador.

Aula 10
Objetivos
Concluir o projeto no Scratch; Corrigir as atividades da pgina 58; Relembrar MKGibi; Solucionar o mistrio.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Deixar os primeiros minutos da aula para que os alunos concluam o projeto no Scratch. Inicie com os alunos a criao rpida de uns quadrinhos que ilustrem o final da histria, sem que leiam o texto final. Relembre algumas funes bsicas e deixe que criem. Em seguida, pea a alguns alunos para lerem o texto final e solucionarem o mistrio. Se desejar, marque uma outra aula para que os alunos faam a atividade 1 da pgina 58 no PowerPoint. Faa ento, a correo da atividade 2.

ANOTAES
16

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Sugestes
Imprimir todos os quadrinhos com diversos finais dos alunos e montar um painel com o texto inicial no meio.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, computador.

Respostas das atividades


Pgina 58 1. 2. Resposta Pessoal. Mapa.

ANOTAES
17

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

PROJETO III - OPERAO RESGATE


Esse projeto traz mais mistrios emocionantes que vo envolver o aluno. Desta vez, porm, valores to importantes para o ser humano, s vezes esquecidos, so relembrados de forma dinmica e interativa. Tempo Estimado
Julho / Outubro - 10 aulas

Trabalhe em parceria com:


lngua Portuguesa - criao e interpretao de textos;

Objetivo geral
Resgatar valores essenciais ao ser humano atravs de reflexo das atitudes dirias.

Aula 1
Objetivos Especficos
Interpretar texto proposto; Conhecer recursos iniciais do MovieMaker; Iniciar a tela de abertura.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Inicie a aula com a leitura do texto das pginas 60 e 61. Leia novamente, s que desta vez pedindo a alguns alunos que faam os personagens. necessrio fazer a interpretao do texto respondendo s questes da pgina 62. Cada etapa ajuda a solucionar o mistrio. Depois dessa introduo, inicie com a explicao do Movie Maker. Como, provavelmente, restar pouco tempo da aula, explique como colocar um ttulo na tela de abertura e deixe que faam. Lembre-se de solicitar que salvem os arquivos.

Sugestes
Fale a respeito da criao do vdeo. Estimule-os a criar vdeos bem interessantes para que possam ser publicados no Youtube posteriormente.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

ANOTAES
18

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Respostas das atividades


Pgina 62 1.

a) Diz respeito aos valores ticos e morais. Resposta pessoal com b) O Senhor Rolmes era um detetive e foi chamado porque era
um dos melhores para solucionar o caso.

c) [...] idoso em p em um nibus, enquanto jovens dormiam


nas cadeiras[...]. - Pode ser interpretado como sendo o RESPEITO. 2. Resposta pessoal.

Aula 2
Objetivos Especficos
Selecionar imagens de acordo com o tema do vdeo; Aplicar efeitos; Perceber outras situaes cotidianas em que fundamental ter respeito.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Pedir que abram os arquivos para verificar se a tela de abertura j est pronta. Iniciar a seleo de imagens para o vdeo. Aproveite cada imagem para refletir sobre o respeito e como us-lo. Explique como inserir as imagens e colocar alguns efeitos e animaes.

Sugestes
Verifique a questo do tempo dos efeitos, de acordo com a dica da pgina 64. Utilize o CD Microkids para selecionar as imagens.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, CD Microkids, Computador.

Aula 3
Objetivos
Aprender a inserir vdeos; Adicionar som; Finalizar o projeto.

ANOTAES
19

base na interpretao do texto.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula, os alunos j conseguem finalizar o projeto. Basta explicar como inserir sons e vdeos. Caso algum aluno possua algum vdeo caseiro, este pode ser utilizado tambm. Solicite que salvem seus arquivos.

Sugestes
Organize uma manh ou tarde de filmes dentro do laboratrio de informtica para que todos os alunos vejam os filmes dos colegas. Estimule-os a corrigirem possveis erros no vdeo e testarem para visualizarem se as animaes e efeitos esto corretos.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Aula 4
Objetivos
Perceber as diversas pistas espalhadas at este momento; Pesquisar na Internet; Conhecer o Estatuto do Idoso.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Ler com a turma o texto da pgina 67 sempre refletindo e observando as pistas. Ressaltar a necessidade de respeitarmos a todos, principalmente os idosos. Acessar a Internet para conhecer o Estatuto do Idoso e refletir sobre alguns artigos l escritos.

Sugestes
Caso sobre um tempinho, solicite aos alunos que abram seus projetos do vdeo para fazerem alteraes necessrias ou para acrescentarem novas telas, etc.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Aula 5
Objetivos
Identificar um outro valor; Identificar letras ocultas;

ANOTAES
20

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

ANOTAES
21

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

tiver sendo estudado no momento. Siga todos os passos da pgina 71 e salve o trabalho para continuar na prxima aula.

Sugestes

interessante que as palavras cruzadas e as atividades para o JCloze sejam criadas durante as aulas de Lngua Portuguesa, para que j sejam feitas as devidas correes.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Aula 7
Objetivos
Continuar a criao dos jogos; Aprender o JCloze; Desenvolver habilidades para criao de atividades.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula, voc dever estimular e orientar para a finalizao do JCross. Fique atento para o item Algumas Configuraes da pgina 72, em que muitas opes de aparncia e uso estaro disponveis. Salve o jogo e ensine a criao da pgina WEB. Neste momento, os alunos podero visualizar se est tudo correto, caso contrrio, podero alterar as configuraes no menu Opes - Configurar Sada. Se sobrar tempo, interessante que comecem logo o JCloze, j que bem simples o seu uso. Basta mostrar as telas e onde digitar as atividades.

Sugestes
vivel que comecem o JCloze para que, ao final da criao, todos troquem de computador para jogar o do colega.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 8
Objetivos
Finalizar os jogos;

ANOTAES
22

Em nosso projeto, utilizamos apenas duas ferramentas do HotPotatoes, mas nada impede que as outras opes sejam utilizadas tambm. Depender apenas, da questo tempo.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Jogar as criaes; Perceber a honestidade enquanto estiverem jogando.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos

Sugestes

No modelo do livro, foi criada apenas uma lacuna. O ideal que produzam outras mais. Solicite que faam as atividades da pgina 76 em casa para discutirem na prxima aula. Levar para a prxima aula vrias fotos. Voc pode decidir a melhor for-10(q.420)-1( 07)8(e)-10( )-15( 07)-4(e-4(o)(!20)(a)4( 07)-4(a)-2(ql)3(s)-5(o)2(a2)-5(c)2(u)-2(105o)-6(l)3(u)-4(z)-18(a)1( 07)8(e)-10(o)-10( )-12(a)4(sTdn[(q927.640( )-10( )-10(m)-1(052\b76a)4(sTf(6)-10(d)-40(a)-2(\04sTf( )-12(p)-8(a)1(r)-5(sTdn[(rql-10( )-12(O)-12(t)2(i)]TJn27.640Tdn(-)Tjn-27.64n3)(v)-5(a)1(872-0 )-12f8(a)1(l)-12(10( )r-12(a)4(872-06a)-4(d)-4(9023i)-1(t)7(82-1.Tdn[(d)-4(q0)-2(89r7e)-18(r)2(o)10(87b- )-12(c)-6(r)-10( )-15(87b026f)nJ)12f-8(a31(v)-5()1(-38r)2(o)10(87b-.2Tdn[(d)-4(q0)-1(d)-12( )-12a)1(872-0a)1(872-0 )-31(f)-2(o)1( )-15(87b2O)-1.2TDn[(p)-(d)-4(c)-6(a c90213s2vg-1(j)-9

ANOTAES

Explique os passos para finalizar o JCloze e deixe um tempo disponvel para que joguem.

23

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

suas prprias fotos. Ressalte a importncia de salvar cada foto.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Aula 10
Objetivos
Finalizar a edio das fotos; Montar o lbum; Descobrir o final desta histria.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula, os alunos devero terminar a edio das fotos. Em seguida, explique como fazer a montagem do lbum, conforme passos da pgina 82. Incentive a verem este lbum com a famlia em casa. Leia, com a turma, os quadrinhos da pgina 84 e o texto de encerramento da pgina 85. Comente todo o projeto, veja se conseguiram assimilar os pontos principais.

Sugestes
Grave um CD com o lbum de cada um e entregue para que vejam com suas famlias. Com o auxlio de um datashow, deixe que cada aluno apresente o seu lbum contando os momentos vivenciados de acordo com cada foto.

ANOTAES
24

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Este projeto carregado de problemas reais de nosso planeta, levando o aluno a encontrar solues. Para isso, ele vai se sentir um super-heri de verdade e ter que aprender muito sobre o nosso planeta para desvendar os mistrios mais alucinantes. Tempo estimado
Outubro / Dezembro

Trabalhe em parceria com


lngua Portuguesa - criao, leitura e interpretao de textos. matemtica - leitura de grficos; Escalas. Histria / Geografia - origem/estudo dos locais com maior incidncia de desastres naturais trabalhados no livro. Cincias - Estudo dos desastres naturais. Artes - Criao do vulco.

Objetivo Geral
Conhecer alguns desastres naturais que assolam o planeta Terra, percebendo que podemos ser super-heris de verdade quando contribumos com a reduo desses desastres, garantindo assim, um futuro melhor para as prximas geraes.

Aula 1
Objetivos especficos
Conhecer o projeto e seu primeiro desafio; Realizar pesquisas na Internet; Diferenciar os continentes e localiz-los no mapa-mundi.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Esta primeira aula deve ser emocionante. No texto que lero, os alunos devem perceber que tudo acontece em 2020, em uma histria de fico que a Turma criou. preciso pensar na primeira pista: mingau quente, cuidado! Am-

ANOTAES
25

PROJETO IV - DESAFIOS NO CU E NA TERRA

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

rica do Sul. (p.87) As atividades da pgina 88 so para auxiliar na construo de uma opinio sobre o assunto. Deixe que utilizem a Internet para encontrarem as respostas.

Para a prxima aula, interessante que as explicaes sobre o terremoto sejam realizadas na aula de Geografia, para que os alunos j tenham um pr-conceito formado sobre o assunto.

Recursos/Materiais
Computador , Livro Microkids.

Respostas das atividades


Pgina 88 1. a) Enchentes. b) Terremotos. c) Tsunamis. d) Furaces.

Aula 2
Objetivos Especficos
Revisar o contedo Terremoto; Conhecer o software EQuake 3D; Aprender sobre a Escala Richter.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Iniciar a aula revisando a pgina 89 que o professor j deve ter trabalhado em sala de aula. Passe um vdeo sobre os movimentos ssmicos; so fceis de ser encontrados no Youtube. Apresente o EQuake 3D e como funciona. Fale da profisso de Sismlogo e revise a Escala Richter. No software possvel visualizar as ltimas informaes diretamente do Servio Geolgico dos Estados Unidos. Relembre sempre que eles precisam ajudar a Liga dos Defensores a descobrir sobre o mingau quente, portanto, leia com ateno a pista da pgina 90.

Sugestes
Pea para que pesquisem na Internet sobre os terremotos e a destruio que causam. Utilizar vdeos.

ANOTAES
26

Sugestes

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Aula 3
Objetivos Especficos
Conhecer como um vulco se forma; Aprender como colocar Proteo de Tela diferente das disponveis no Windows; Criar um vulco para visualizar o processo de erupo.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


ideal que o processo de formao e erupo seja explicado pelo professor da rea para que, em seguida, o professor de informtica faa a leitura coletiva do texto da pgina 93. Em seguida, os alunos podem pesquisar sobre os vulces na Internet e para ver um vulco em erupo de verdade, a proteo de tela Active Volcano mostra com bastante perfeio. Aproveite para explicar como alterar e configurar protees de tela no Windows. Essa prteo de tela do vulco, os alunos podem fazer o download diretamente do site Microkids.

Sugestes
Observe a dica da pgina 93 e solicite aos alunos que acessem o site sugerido. A atividade 1 da pgina 94 pode ser realizada de forma paralela, em casa ou em uma aula extra de informtica, sempre com a mediao do professor. A experincia do vulco pode ser realizada durante as aulas de Artes e Cincias.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Respostas das atividades


Pgina 94 2. Resposta Pessoal.

Aula 4
Objetivos Especficos

ANOTAES
27

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Aprender um software de animao; Criar um vulco virtual; Aprender conceitos iniciais de animao.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos

Os alunos podem desenhar vrias partes da animao do vulco, ou utilizar a imagem do livro, que est disponvel no CD Microkids. Explique como importar as imagens e organizar as camadas. Salve o arquivo para que seja finalizado na prxima aula.

Sugestes
Mostre algumas animaes feitas no Pencil para que os alunos se sintam estimulados.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 5
Objetivos Especficos
Finalizar projeto no Pencil; Aprender a exportar o arquivo; Refletir a charge.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Iniciar a aula relembrando algumas funes do Pencil e finalizar as animaes. Explique sobre a necessidade de exportar os arquivos do Pencil. Discuta com os alunos sobre a charge da pgina 98 e relacione-a com desastres ambientais.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Aula 6
Objetivos Especficos

ANOTAES
28

Iniciar a aula dizendo que vo construir um vulco virtual usando o Pencil, que um programa de fcil manipulao para animaes simples.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Saber da existncia de outro mistrio; Realizar pesquisas na Internet; Aprender sobre os Gadgets.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos

Utilizar a Internet para realizar as atividades da pgina 100. Em seguida, aproveitar o assunto sobre o tempo no nosso planeta e explicar sobre a utilidade dos Gadgets na pgina 101.

Sugestes
Solicite que, em casa, naveguem pelo site sugerido na dica da p. 101.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Respostas das atividades


Pgina 100 1. Resposta pessoal. Deve contemplar o efeito estufa, buraco na camada de oznio, dentre outras causas. 2. As letras so I D A, que completaria a palavra Flrida.

Aula 7
Objetivos especficos
Descobrir outro mistrio; Estudar sobre os furaces; Relembrar ferramentas do PowerPoint.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Inicie a aula solicitando que 4 alunos faam os dilogos da paina 102 e observe a soluo dos mistrios. Explique como os furaces se formam e busque vdeos que possam ilustrar o poder devastador de um furaco. O ideal para esta aula que gaam uma pequena apresentao no PowerPoint contando o que estava acontecendo com o Planeta Terra em 2020. Esta atividade como se fosse um resumo de todo o projeto, em que os alunos podem colocar a prpria opinio sobre os acontecimentos.

ANOTAES
29

Iniciar a aula lendo com os alunos o texto da pgina 99 com os alunos. Deve-se ter bastante ateno para as pistas.

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Sugestes
Solicite, na aula anterior, que j reparem um rascunho em casa d que dever ter a apresentao, no mximo 3 slides, para que consigam finalizar em uma nica aula.

Livro Microkids, Computador.

Aula 8
Objetivos especficos
Finalizar a apresentao no PowerPoint, se houver necessidade; Criar uma roupa de super-heri no Gimp; Aprender recursos do Gimp.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Inicie a aula refletindo sobre as pistas e diga a importncia de ser super-heri na vida real. Quais as aes de um super-heri na vida real? Relacione ser um super-heri com fazer boas aes, cite exemplos de super-heris de verdade. Faa com que se sintam super-heris e explique que vo criar uma roupa de super-heris para eles no Gimp. Cada um deve ter uma foto digitalizada para isso. Inicie mostrando a tela inicial do Gimp e algumas de suas funes iniciais. Deixe um tempo para trabalharem nas fotos.

Sugestes
Se houver necessidade, reserve um tempo desta aula para que possam finalizar a apresentao no PowerPoint.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

Aula 9
Objetivos especficos
Continuar o tratamento da foto no Gimp; Aprender novos recursos que vo dar origem roupa de super-heri.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos

ANOTAES
30

Recursos/Materiais

SEXTO AnO - PlAnEjAmEnTO

sistema tecnologia educacional

Continuar o trabalho apresentando novos recursos, como retirar o fundo branco das imagens, alterar a cor da roupa e colocar uma estampa. Em toda esta aula os alunos devero dar continuidade a seus trabalhos para que sejam finalizados na prxima aula.

O ideal que a foto utilizada no tenha um fundo com muitos elementos.

Recursos/Materiais
Livro Microkids, Computador.

Aula 10
Objetivos Especficos
Finalizar o projeo no Gimp; Perceber que somos responsveis pelo futuro do planeta; Aprende sobre Tsunamis.

Desenvolvimento / Procedimentos metodolgicos


Nesta aula os alunos devem finalizar o projeto no Gimp realizando os ltimos acertos. Em seguida, ler o texto da pgina 100 com os alunos e pesquisar vdeos sobre os Tsunamis na Internet. Finalizar a aula e o projeto com a leitura da pgina 111 e comentrios reflexivos sobre ser super-heri.

Sugestes
Separe os trabalhos construdos ao longo deste projeto e monte uma apresentao para que, na ltima aula, seja exibida para toda a turma.

Recursos/Materiais
Computador, Livro Microkids.

ANOTAES
31

Sugestes

You might also like