You are on page 1of 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO

CONHECIMENTOS BSICOS
Leia o texto para responder as questes de 01 a 08:

No aeroporto
Viajou meu amigo Pedro. Fui lev-lo ao Galeo, onde esperamos trs horas o seu quadrimotor. Durante esse tempo, no faltou assunto para nos entretermos, embora no falssemos da v e numerosa matria atual. Sempre tivemos muito assunto, e no deixamos de explor-lo a fundo. Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, no se digne a pronunciar nenhuma. Quando muito, emite slabas; o mais conversa de gestos e expresses, pelos quais se faz entender admiravelmente. o seu sistema. Passou dois meses e meio na nossa casa, e foi hspede ameno. Sorria para os moradores, com ou sem motivo plausvel. Era a sua arma, no direi secreta, porque ostensiva. A vista da pessoa humana lhe d prazer. Seu sorriso foi logo considerado sorriso especial, revelador de boas intenes para com o mundo ocidental e o oriental, e em particular o nosso trecho de rua. Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso (encantador, apesar da falta de dentes), abonam a classificao. [...] Objeto que visse em nossa mo, requisitava-o. Gosta de culos alheios (e no os usa), relgios de pulso, copos, xcaras e vidros em geral, artigos de escritrio, botes simples ou de punho. No colecionado; gosta das coisas para peg-las, mirlas e ( seu costume ou sua mania, que se h de fazer) p-las na boca. Quem no o conhece diz que pssimo costume, porm duvido que mantenha este juzo diante de Pedro, de seu sorriso sem malcia e de suas pupilas azuis_ porque me esquecia dizer que tem olhos azuis, cor que afasta qualquer suspeita ou acusao apressada, sobre a razo ntima de seus atos. Poderia acus-lo de incontinncia, porque no sabia distinguir entre os cmodos, e o que lhe ocorria fazer, fazia em qualquer parte? Zangar-me com ele porque destruiu a lmpada do escritrio? No. Jamais me voltei para Pedro que ele no me sorrisse; tivesse eu um impulso de irritao e me sentiria desarmado com a sua azul maneira de olhar-me. Eu sabia que essas coisas eram indiferentes nossa amizade e, at que a nossa amizade lhes conferia carter necessrio, de prova; ou gratuito, de poesia e jogo. Viajou meu amigo Pedro. Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro j vivido e pudo. De repente o aeroporto ficou vazio.
Carlos Drummond de Andrade

QUESTO 01 - Sobre o texto, marque o item incorreto: A) O texto foi intencionalmente construdo de forma ambgua sobre a identidade da personagem Pedro para prender a ateno do leitor; B) Logo no primeiro pargrafo, o autor deixa clara a identidade da personagem Pedro; C) A identidade de Pedro s revelada no ltimo pargrafo; D) Ao longo do texto o autor fornece ao leitor pistas sobre a identidade de Pedro; E) Os comportamentos iniciais de Pedro induzem o leitor a erro quanto identidade dele.

QUESTO 02 - Em: Viajou meu amigo Pedro. O sujeito classifica-se como: A) Simples; B) Composto; C) Indeterminado; D) Oculto; E) Orao sem sujeito. QUESTO 03 - Na orao: ...embora no falssemos da v e numerosa matria atual. A conjuno que inicia a orao tem valor semntico de: A) Condio; B) Causa; C) Conseqncia; D) Concesso; E) Finalidade.

1 de 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO
QUESTO 04 - Em: A vista da pessoa humana lhe d prazer. O termo grifado exerce funo sinttica de: A) Sujeito; B) Objeto direto; C) Objeto indireto; D) Objeto direto preposicionado; E) Complemento nominal. QUESTO 05 - Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro j vivido e pudo. A palavra destacada classifica-se morfologicamente como: A) Adjetivo; B) Substantivo; C) Verbo; D) Advrbio; E) Pronome. QUESTO 06 - Marque o item em que h erro na separao de slabas das palavras do texto: A) Vi-a-jou, Ga-le-o, a-tu-al, dig-ne; B) Mais, quais, ad-mi-ra-vel-men-te, seu; C) Ru-a, plau-s-vel, e-ra, su-as; D) A-lhei-os, ju--zo, di-an-te, es-queci-a; E) O-cor-ria, qual-quer, des-tru-i-u, ja-mais. QUESTO 07 - Os verbos destacados das oraes do texto esto conjugados respectivamente nos tempos: I. embora no falssemos da v e numerosa matria atual; II. e me sentiria desarmado...; III. Objeto que visse em nossa mo, requisitava-o; IV. De repente o aeroporto ficou vazio. A) Pretrito perfeito do indicativo, pretrito imperfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo, futuro do presente; B) Pretrito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretrito, pretrito imperfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo; C) Pretrito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretrito, pretrito perfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo; D) Pretrito perfeito do indicativo, futuro do pretrito, pretrito Na charge o verbo fazer est no plural para concordar com o sujeito netos. Marque o item em que h desvio da norma padro quanto concordncia verbal: A) Aceitam-se encomendas de doces e salgados; B) Deve haver muitas pessoas concorrendo a uma vaga; C) Cada um dos concorrentes deve acreditar no que sabe; D) Acreditam-se em milagres e contos de fadas; E) Faz meses que no a vejo. perfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo; E) Pretrito imperfeito do subjuntivo, futuro do presente, pretrito imperfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo. QUESTO 08 - Em: Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, no se digne a pronunciar nenhuma. As vrgulas foram usadas para: A) Separar termos coordenados; B) Intercalar vocativo; C) Separar uma orao adjetiva de valor explicativo; D) Separar as partculas e expresses de explicao; E) Indicar elipse do verbo. QUESTO 09 - Marque o item em que h erro na regncia verbal: A) Costumo obedecer preceitos ticos; B) So essas as atitudes de que discordo; C) prefervel comprar sapato toda semana a abastecer o carro; D) O governo assistiu os desabrigados, dando-lhes comida e gua; E) Paguei-lhe o salrio do ms. QUESTO 10 - Observe a charge:

2 de 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO
Leia a tirinha e responda s questes 11 e 12:

QUESTO 11 - No segundo quadrinho, o uso do pronome oblquo me iniciando a orao me deixe colocar meu tnis de corrida foge norma padro. Marque o item em que h tambm erro na colocao pronominal: A) Quanto custa-nos dizer a verdade; B) No lhe pedirei nada; C) Por este processo, ter-se-iam obtido melhores resultados; D) Diga-me isto s, murmurou ele; E) Acaso lhe faltam recursos? QUESTO 12 - Assim como tnis e aceitvel, esto corretamente acentuados pela mesma regra as palavras: A) Heri B) Vlei C) Lpis D) Sbio E) Vnus
ANOTAES

e e e e e

retratvel; amvel; fcil; mvel; lbum.

3 de 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO
QUESTO 13 - Marque a opo em que a forma de tratamento no est adequada ao locutrio: A) Vossa Senhoria: pessoas de cerimnia, principalmente na correspondncia comercial, para funcionrios graduados; B) Vossa Reverendssima: para sacerdotes; C) Vossa Majestade: para reis e rainhas; D) Vossa Eminncia: para altas autoridades; E) Vossa Santidade: para o Papa. QUESTO 14 - No caracterstica redao oficial: A) Clareza; B) Conciso; C) Objetividade; D) Linguagem no padro; E) Adequao vocabular. QUESTO 15 - Relacione os textos a suas caractersticas: 1. Requerimento; 2. Carta Oficial; 3. Ofcio; 4. telegrama. ( ) Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da administrao pblica entre si ou com particulares. Contem as seguintes partes: tipo e nmero do expediente, local e data, destinatrio, texto, fecho, assinatura e identificao do signatrio; ) um tipo de correspondncia utilizada por alguns rgos pblicos em situaes no cerimoniosas com relao a pessoas estranhas ao servio pblico; ) um meio de comunicao rpida, empregada sobretudo em casos urgentes. A linguagem inteligvel e pode usar sinais. Deve ser mais objetivo possvel; ) um instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitaes s autoridades ou a rgos pblicos. composto por: nome e qualificao do requerente, exposio e solicitao, pedido de deferimento, localidade e data, assinatura. da A sequncia correta : A) 3, B) 3, C) 2, D) 2, E) 4, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 1, 4, 1, 2, 1; 4; 1; 4; 1.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 16 - O valor do pH sanguneo de um indivduo normal, em jejum, est compreendido entre: A) 6,50 B) 7,83 C) 7,35 D) 8,00 E) 7,01 e e e e e 6,55; 7,95; 7,45; 8,10; 7,02.

QUESTO 17 - Uma amostra sangnea submetida ao teste de eletroforese de hemoglobina em papel de celulose em pH 8,6 revelando 85% de hemoglobina do tipo S, 20% de hemoglobina HbF e 2 a 4,5% de HbA2. Este perfil eletrofortico caracterstico da hemoglobinopatia conhecida como: A) Anemia falciforme; B) Policitemia vera; C) Talassemia major; D) Talassemia minor; E) Anemia megaloblstica. QUESTO 18 - A principal hemoglobina presente em adulto normal apresenta duas cadeias idnticas e duas cadeias idnticas (22) na poro globina. Esta hemoglobina classificada como: A) HbC; B) HbSS; C) HbA2; D) HbJ; E) HbA . QUESTO 19 - O teste laboratorial que determina, em percentual, a concentrao de glbulos vermelhos em determinado volume de sangue, no coagulado, mediante centrifugao em condies apropriadas, o(a): A) Hemossedimentao; B) Floculao; C) Hematcrito; D) Eletroforese; E) Hemaglutinao.

4 de 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO
QUESTO 20 - Uma amostra sangnea de um paciente revelou, atravs da tipagem direta, que ele pertence ao grupo O fator Rh positivo. Normalmente, o soro deste paciente deve conter o seguinte perfil imunolgico: A) Ausncia de anti-A, anti-B e anti-D; B) Presena de anti-A, anti-B e ausncia de anti-D; C) Presena de anti-A e ausncia de anti-B; D) Presena de anti-A, anti-B e anti-D; E) Ausncia de anti-A e presena de anti-B. QUESTO 21 - Atravs da bacterioscopia pelo Mtodo de Gram observa-se cocos Gram positivos organizados em cachos indicando infeco estafilocccica. O teste rotineiramente utilizado para identificar a presena de Staphylococcus aureus o: A) Urease; B) Coagulase; C) Oxidase; D) Catalase; E) Gelatinase. QUESTO 22 - Um dos meios de cultura para crescimento de Micobacterium tuberculosis utilizado para o cultivo deste patgeno por quatro a seis semanas a 37 C o: A) Fontana-Tribondeau; B) Thayer-Martin; C) Sabouraud modificado; D) Lowestein-Jensen; E) Ziehl-Nielsen. QUESTO 23 - Paciente do sexo feminino com quadro de cervicite mucopurulenta e friabilidade do colo deve ser investigada laboratorialmente para o diagnstico de infeco por Chlamydia trachomatis. correto afirmar que, em relao ao procedimento de coleta da amostra: A) As amostras devem conter clulas epiteliais infectadas; B) As amostras no podem ser coletadas diretamente da superfcie contaminada; C) As secrees purulentas so amostras apropriadas; D) O Swab de alginato de clcio recomendado para este procedimento; E) O Swab com haste de madeira recomendado para este procedimento. QUESTO 24 - Em um processo infeccioso agudo, normalmente ocorre um quadro leucocitrio correspondente s fases de luta, defesa e cura. Observa-se em cada uma dessas etapas, respectivamente, o aumento das seguintes clulas: A) Neutrfilo, moncito e linfcito; B) Linfcito, moncito e neutrfilo; C) Neutrfilo, eosinfilo e neutrfilo; D) Linfcito, eosinfilo e neutrfilo; E) Eosinfilo, linfcito e moncito. QUESTO 25 Atravs do exame parasitolgico de fezes, pelo mtodo de sedimentao espontnea, so encontrados vrios ovos de colorao castanha bioperculados. Estas caractersticas indicam infeco causada pelo parasito: A) Enterobius vermicularis; B) Ascaris lumbricides; C) Necator americanus; D) Trichuris trichiuria; E) Ancylostoma duodenale. QUESTO 26 - A protena sintetizada pelos osteoblastos, determinada na circulao sangnea por imunoensaio, que constitui um dos marcadores bioqumicos para o diagnstico da osteoporose, a: A) Hidroxiapatita. B) Calcitonina. C) Hidroxiprolina. D) Calmudolina. E) Osteocalcina. QUESTO 27 - O componente do complemento cuja determinao srica utilizada no acompanhamento de doenas reumatolgicas, como o lupus eritematoso sistmico (LES), o: A) C1; B) C5b; C) C7; D) C20; E) C3. QUESTO 28 - O teste de coagulao sangnea que apresenta valores elevados na presena de anormalidades do fibrinognio o tempo de: A) Protrombina; B) Tromboplastina; C) Fibrinlise; D) Plasmina; E) Trombina.

5 de 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO
QUESTO 29 - Em uma anlise do pH de uma amostra de urina coletada, revela moderada alcalinidade. Esta condio favorvel para o aparecimento de cristais do tipo: A) Urato amorfo; B) Urato cristalino; C) Oxalato de clcio; D) Fosfato triplo; E) cido rico. QUESTO 30 - A classe de imunoglobulina humana de estrutura pentamrica, que perfaz aproximandamente 10% do conjunto de imunoglobulinas e que tem nveis sricos elevados na fase inicial de uma resposta primria por anticorpos, a: A) IgM; B) IgG; C) IgE; D) IgD; E) IgA. QUESTO 31 - Em relao s anlises toxicolgicas, assinale a alternativa CORRETA: A) Com base nos valores da DL50, as substncias que necessitam de altas doses para produzir o efeito txico so classificados como altamente txicos; B) A DL50 possibilita saber se um toxicante absorvido com a mesma eficincia por diferentes vias de administrao; C) Um dos parmetros para expressar a o grau de toxicidade crnica das substncias qumicas a DL50; D) A natureza dos efeitos txicos produzidos por um certo agente qumico independe da freqncia e durao da exposio; E) O tetracloreto de carbono e o etanol so hepatotxicos, mas, juntos, um bloqueia a ao do outro, produzindo uma anulao do efeito txico. QUESTO 32 - Em relao Sade do Trabalhador, no processo de avaliao e monitoramento ambiental, devem ser considerados os seguintes fatores, EXCETO: A) Presena de outros agentes qumicos ou fsicos que possam interferir nas avaliaes ou na exposio; B) Que a avaliao biolgica seja realizada simultaneamente (mesmo dia) ambiental;
6 de 9

C) Condies de ventilao ou movimentao do ar, temperatura e presso atmosfrica no local de trabalho; D) Equipamentos a serem utilizados na coleta e anlise da substncia; E) Nmero de amostras a serem coletadas em cada trabalhador ou ponto fixo e tempo de coleta de cada uma. QUESTO 33 - Na avaliao de exposio ao chumbo, importante considerar, EXCETO: A) Idade do indivduo exposto; B) Susceptibilidade gentica; C) A anlise da especiao do metal; D) Ambiente de trabalho; E) Apenas as exposies agudas. QUESTO 34 - A intoxicao no reflexa de uma relao simples entre o produto e a pessoa exposta. Vrios fatores participam de sua determinao, EXCETO: A) A suscetibilidade individual (condio extrnseca do organismo reagir frente a uma agresso por um agente qumico); B) As caractersticas qumicas e toxicolgicas do produto; C) A concentrao ambiental e/ou a dose de exposio do agente qumico (principal fator de toxicidade em toda exposio profissional ou acidental); D) As vias de absoro; E) O tempo e freqncia de exposio.
ANOTAES

FARMACUTICO - BIOQUMICO
QUESTO 35 - Sobre CORRETO afirmar: intoxicao, QUESTO 37 - A deteriorao dos lipdios dos alimentos, alm de provocar perda do seu valor nutricional, pode produzir sabores e odores estranhos conhecidos como rano. A rancidez hidroltica caracterstica dos produtos formados na reao de: A) Termlise. B) Radilise. C) Autooxidao. D) Liplise. E) Polimerizao. QUESTO 38 - Sacarose, quando submetida pirlise direta, produz uma srie de reaes muito complexas com formao de compostos aromticos e produtos com cor caracterstica. Esta srie de reaes conhecida como: A) Caramelizao; B) Ao enzimtica; C) Ao no enzimtica; D) Reduo; E) Condensao. QUESTO 39 - O laudo da gua de consumo usada em um hospital da rede particular veio com os seguintes resultados: coliformes totais 35,5 x10 /100 mL e coliformes termotolerantes 2,5x10 /100 mL. Ao avaliar esses resultados, conclui-se que a gua : A) Prpria para o consumo humano, embora com contaminao por bactrias de origem saprfitas; B) Prpria para consumo humano, embora com contaminao de origem fecal; C) Imprpria para consumo humano, pois h contaminao por bactrias saprfitas; D) Imprpria para consumo humano, pois h contaminao de origem fecal; E) Imprpria para consumo humano, pois h contaminao de origem hospitalar. QUESTO 40 - De acordo com a bioqumica respiratria, os microorganismos so classificados em: A) Mesfilos e termfilos; B) Aerbios e anaerbios; C) Fototrpicos e quimiotrficos; D) Autotrficos e heterotrficos; E) Psicotrficos e termfilos.

A) Na intoxicao aguda, os sintomas surgem rapidamente, no mximo algumas horas aps um curto perodo de exposio aos produtos txicos. Pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, dependendo da quantidade de substncia absorvida e da sensibilidade do organismo; B) A intoxicao subcrnica ocorre por exposio moderada ou pequena a produtos altamente txicos ou medianamente txicos e tem aparecimento mais lento. Os sintomas so subjetivos e vagos, tais como dor de cabea, fraqueza, mal-estar, dor de estmago, sonolncia, entre outros; C) A intoxicao crnica caracteriza-se por surgimento tardio, aps meses ou anos, por exposio pequena ou moderada a um ou mltiplos produtos txicos acarretando danos irreversveis, do tipo paralisias e cncer, entre outros; D) A interao de um agente txico com o organismo provoca diversos sinais ou sintomas especficos e denominada intoxicao; E) Todas as alternativas esto corretas. QUESTO 36 - Uma importante via de intoxicao de seres humanos com mercrio pode ser verificada atravs do consumo de pescados, principalmente os predadores, contaminados com este metal. O efeito cumulativo do mercrio no organismo humano pode ocorrer at mesmo antes de sintomas e alteraes funcionais serem percebidas nas populaes expostas. Este problema uma grande ameaa para a populao, a comear pela ribeirinha, j que o pescado representa a sua principal fonte de protenas. A forma qumica na qual o mercrio se apresenta acumulado em pescado o: A) Amlgama; B) Calomelano; C) on mercuroso; D) Metilmercrio; E) xido mercrico.

7 de 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO
QUESTO 41 Concluiu-se que uma bactria causou surto de intoxicao alimentar, mesmo sem terem sido encontradas clulas viveis suficientes para o ocorrido. Esta bactria tem como caractersticas: morfo-tintoriais cocos Gram positivos; habilidade para crescer em uma cultura contendo 10% de NaCl; capacidade de reduzir o telurito de potssio e atividade de coagulase. Que espcie bacteriana apresenta essas caractersticas? A) Bacillus cereus. B) Clostridium perfringens. C) Streptococcus faecalis. D) Staphylococcus aureus. E) Yersinia enterocolitica. QUESTO 42 - Medicamento um produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico. Sobre eles, assinale a opo CORRETA: A) O excipiente uma substncia lquida que no possui ao teraputica e que tem por funo dar forma e volume ao medicamento; B) Medicamento ou frmaco uma substncia que tem finalidade medicamentosa ou sanitria; C) Os medicamentos fitoterpicos so obtidos a partir de plantas medicinais e empregando-se derivados de droga vegetal (extrato, tintura, leo, cera, exsudato, suco, e outros) ou de droga de origem animal e tambm mineral; D) Medicamento de Referncia aquele inovador, registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado no Pas, cuja eficcia, segurana e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao rgo federal competente, por ocasio do registro; E) Medicamento o mesmo que remdio. QUESTO 43 Sobre as vias de administrao das drogas, CORRETO afirmar: A) A maior parte das frmulas orais de drogas confeccionada para permitir que a droga ativa se dissolva e seja absorvida na boca; B) Os xaropes so classificados como medicamentos de uso tpico; C) Comprimido o mesmo que cpsula; D) A liberao tpica de drogas a aplicao em reas especficas da superfcie corporal, onde elas exercero sempre efeitos sistmicos; E) Os supositrios so preparaes farmacuticas para administrao da substncia ativa por via retal. QUESTO 44 - Os seguintes medicamentos foram prescritos por um mdico, de uma Policlnica do Estado do Cear, a um paciente: azitromicina, enalapril, clonazepan e metoclopramida. Estes frmacos so classificados respectivamente como: A) Antifngico, ansioltico, antihipertensivo, e antiemtico; B) Antibitico, antihipertensivo, ansioltico e antiemtico; C) Antiinflamatrio, antiemtico, ansioltico e antihipertensivo; D) Antifngico, antihipertensivo, ansioltico e antiinflamatrio; E) Antibitico, antihipertensivo, ansioltico e antiinflamatrio. QUESTO 45 Em relao aos antagonistas, NO correto afirmar que: A) Os antagonistas reversveis no so competitivos quando ligados ao local de atividade do agonista; B) Ligam-se aos receptores de maneira exclusivamente irreversvel; C) Ligam-se aos receptores ou aos componentes do mecanismo efetor para inibir a ao de um agonista; D) Um antagonista no competitivo permite ao parcial do agonista em um determinado receptor; E) Podem ser classificados como de ao reversvel, semi-reversvel ou irreversvel. QUESTO 46 - Com relao eliminao de frmacos em nosso organismo, pode-se afirmar que: A) A excreo de drogas pela saliva de importncia quantitativa; B) A conjugao com cido glicurnico diminui a eliminao; C) Os compostos polarizados geralmente so mais eficientemente eliminados; D) A excreo renal de gases importante; E) A maioria dos frmacos lipossolveis eliminada.

8 de 9

FARMACUTICO - BIOQUMICO
QUESTO 47 - Em relao ao principal mecanismo de ao das drogas anticonvulsivantes, assinale a alternativa CORRETA: A) Aumento de gaba com reduo de cloro e sdio; B) Reduo de gaba com reduo de clcio; C) Reduo de gaba com aumento de clcio e sdio; D) Aumento de gaba com reduo dos canais de sdio e clcio; E) Nenhuma das respostas anteriores est correta. QUESTO 48 - Assinale a alternativa CORRETA em relao a qual dos medicamentos seguintes hipntico de ao curta? A) Diazepam; B) Secobarbital; C) Tiopental; D) Fenobarbital; E) Propanolol. QUESTO 49 - tica profissional pode ser entendida como: A) Conjunto de princpios bsicos que regulam os costumes, a moral e a conduta das pessoas na sociedade; B) Normas de conduta moral que norteiam as aes do homem no exerccio da cidadania; C) Conjunto de princpios que estabelecem as regras de conduta do indivduo no desempenho de suas atividades dirias e em seu relacionamento com clientes, fornecedores e demais profissionais; D) Normas de conduta das organizaes e empresas de sade para a prestao de bens e servios; E) Princpios que orientam e indicam a conduta pessoal de um profissional. QUESTO 50 - Segundo o Cdigo de tica da Profisso, permitido ao Farmacutico: A) Participar de qualquer experincia em ser humano com fins blicos; B) Recusar-se a exercer a profisso em instituio pblica ou privada onde inexistam condies dignas de trabalho; C) Promover pesquisa na comunidade sem o consentimento livre e esclarecido da mesma;
9 de 9

D) Delegar a outros profissionais atos ou atribuies exclusivos da profisso farmacutica; E) Exercer simultaneamente a Farmcia e a Medicina.
ANOTAES

You might also like