You are on page 1of 5

artigo tcnico

Ativos antimicrobianos utilizados na indstria


Silvia Yuko Eguchi
ivemos num mundo dominado por microrganismos. Eles representam cerca de 50% da biomassa da Terra, onde a outra metade composta de 35% plantas e 15% de animais. Portanto, muito natural que os microrganismos estejam presentes em todos os locais imaginveis, desde o elemento gua, essencial vida quer seja na forma lquida, slida ou gasosa. Desde os ambientes mais inspitos possveis (como as geleiras, salinas e os giseres) h atividade microbiana comprovada, e portanto, o ambiente industrial jamais estar completamente imune invaso e ao crescimento microbiolgico. A palavra de ordem Gerenciamento Microbiolgico na realidade, a contaminao microbiana administrada, visando a sua minimizao. O controle da contaminao em ambiente industrial bastante complexo, pois acima de tudo necessria uma boa compreenso do ecossistema industrial, dos nichos que surgem e so criados continuamente, e dos fatores que colaboram para a seleo e disseminao de microrganismos. O controle de contaminao pode ser realizado utilizando vrios recursos, e a adoo de compostos qumicos para a eliminao, inibio e remoo seletiva de microrganismos uma destas ferramentas. Biocida um termo genrico, utilizado para se referir aos compostos qumicos, geralmente de amplo espectro, que utilizado para inativar os microrganismos. Devido a ampla gama de atividades dos biocidas, outros termos so utilizados para diferenci-los entre si (Mc Donnel, 1999): -sttico: para designar os antimicrobianos que inibem o crescimento (bacteriosttico, fungisttico e esporosttico). -cida: para designar os compostos que matam o microrganismo alvo (bactericida, fungicida, esporicida, virucida, algicida).

No Brasil, os diferentes tipos de antimicrobianos esto definidos tambm pelo Ministrio da Sade, na Portaria 15 de 1988.

Antibiticos:
So compostos orgnicos, naturais ou sintticos, que inibem ou destroem microrganismos especficos, apresentando uma seletividade quanto a seus alvos. A sua aplicao geralmente em dosagens muito baixas. Como os seus alvos so especficos, o uso de antibiticos para o controle de contaminao em indstrias no recomendado, pois induz a seleo de microrganismos resistentes.

Antisspticos:
So biocidas ou produtos formulados que destroem ou inibem o crescimento microbiano sobre tecidos vivos, como a pele. Produtos para a lavagem de mos, para manipulaes asspticas (cirurgias, alimentos, etc.) formam este grupo de biocidas.

Desinfetantes:
So os produtos aplicados sobre superfcies inanimadas, com o intuito de matar rapidamente os microrganismos. O tempo de contato entre o ativo e o microrganismo, para fins de teste adotado como 10 minutos (metodologia AOAC para a avaliao de ao desinfetante), porm pode ser requerido um tempo menor, conforme os objetivos propostos. Os desinfetantes devem ser esporostticos, no necessitando ser esporicida.

Conservantes e preservantes:
Visam o controle de crescimento do microrganismo para inibir a deteriorao biolgica. Estes antimicrobianos no necessitam matar o contaminante, bastando ser inibitrio (microbiosttico). A ao desejada a mais lenta e por perodos mais longos, pois sua ao est relacionada ao tempo de prateleira dos produtos.

Diretora de Microbiologia da Allergisa Pesquisa Dermato Cosmtica


contato: syeguchi@terra.com.br

artigo tcnico
Sanitizantes:
Reduzem a contaminao at nveis considerados seguros. Este nvel depende de cada segmento (farmacutico, hospitalar, sala limpa, alimentos), seguindo os critrios estabelecidos para cada uso especfico.
Tabela 1. Compostos germicidas e desinfetantes mais utilizados

lcoois

etanol, isopropanol, n-propanol

Ao rpida, mais utilizado como anti Reage com protenas DNA e RNA. Glutaraldedo tem atividade esporicida mais acentuada que o formaldedo. Agente antissptico. As guanidinas e biguanidas polimricas so usadas para a desinfeco de gua, especialmente de piscinas e sanitizao de superfcies.

Modo de ao de antimicrobianos
Uma vez que os metais pesados foram banidos (como os sais de mercrio), os antimicrobianos utilizados na indstria podem ser definidos como basicamente orgnicos. A prata e os sais de prata so os poucos biocidas inorgnicos em uso no momento. A ao dos antimicrobianos sobre os microrganismos ocorre atravs de: Reao qumica com os componentes celulares; os alvos principais so as enzimas e a parede ou membrana celular. Interferncia no metabolismo celular. A destruio do ciclo bioqumico dos microrganismos pode levar morte, ou disfuno celular. Este fenmeno ocorre mais comumente com os compostos de oxidao ou reduo, que atravs do fluxo de eltrons pode inviabilizar as reaes bioqumicas e bioenergticas. Os compostos antimicrobianos so geralmente biodegradveis, dependendo da concentrao. Aqui encontramos um paradoxo: queremos eliminar os microrganismos, mas ao mesmo tempo gostaramos que os biocidas no agredissem a natureza e fossem degradados completamente por microrganismos quando for descartado s guas residurias. Para que isto seja possvel, necessrio que o biocida esteja numa dosagem inferior ao MIC, ou seja, de sua Concentrao Inibitria Mnima. Portanto, qualquer que seja a molcula utilizada, os valores de seu MIC devem ser conhecidos para permitir que a dosagem correta seja inferida para as necessidades de seu uso, e para que seja diluda ou inativada adequadamente antes de seu descarte. Pelo mesmo motivo, no interessante que excesso de biocida seja utilizado, porm a dosagem no deve estar abaixo do MIC.

Aldedos

Glutaraldedo e formaldedo

Biguanidas e guanidinas

Clorhexidina, PHMG e PHMB

Perxidos

Perxidos e cido peractico

Agente fortemente oxidante. Agente de sanitizao potente.

Fenlicos

Halofenis: Cloroxilenol, Bisfenis, o-fenilfenol, etc.

Agentes desinfetantes por excelncia, Uma caracterstica a baixa solubilidade gua. possvel explorar esta caracterstica para a obteno de um efeito sinrgico com outros antimicrobianos Bom efeito antimicrobiano. Explorada a atividade tensoativa para facilitar a penetrao de outros ativos, trabalhando de forma sinrgica. A propriedade tensoativa ajuda na remoo de sujidade e exposio dos microrganismos aos tratamentos qumicos.

Compostos tensoativos

Quaternrios de amnio Tensoativos catinicos, aninicos e anfotricos

Uma nota sobre o Formol


O IARC (International Agency for Research on Cancer), rgo da WHO (World Health Organization ou OMS - Organizao Mundial de Sade) publicou recentemente, os resultados de um amplo estudo, realizado por 26 cientistas de 10 pases, onde concluiu que o formol cancergeno a humanos, atravs da deteco significativa de casos de cncer nasofarngeo. O grupo tambm

Ref: Block, 2001 encontrou casos significativos de cncer nas fossas nasais e paranasais. Este estudo conduzido pelo IARC alerta aos segmentos/profissionais que fazem uso do formaldedo, a necessidade de cuidados especiais quanto sade ocupacional dos funcionrios que o manuseiam, uma vez que os casos de cncer detectados so do trato respiratrio.

Doadores de formol
Vrios compostos doadores de formol tm sido usados para produtos de rpida ao e de ao mais lenta. Oximetilenotiouria, hexametilenotetraamina, complexos uria-formaldedo, derivados de imidazolonas, hidantonas, so alguns destes exemplos. o-Ftalaldedo (OPA, o-Phthalaldehyde) um composto aromtico com 2 radicais aldedos. um antimicrobiano relativamente recente, e pouco se sabe sobe o seu mecanismo de ao. Devido a sua estrutura dialdedica, o modo de ao deve ser muito similar ao do glutaraldedo. Alfa (1994) prope a substituio do glutaraldedo pelo OPA.

Liberadores de halognio (cloro e iodo)


Compostos liberadores de halognio, em especial clorados e iodados, so os compostos mais utilizados e estudados para as mais diferentes aplicaes (Dychdala, 2001 e Gottardi, 2001). O composto mais utilizado o hipoclorito e seus diferentes sais. O hipoclorito libera facilmente o cloro ativo, e desta forma possui uma ao muito rpida e eficaz. A mesma rapidez na reao, que lhe confere excelente eficcia antimicrobiana, tambm responsvel pela sua degradao e liberao ao ar. Desta forma, o efeito residual do cloro gerado pelo hipoclorito muito baixo, sendo estimado que em horas (2 a 4 horas) j no se tenha um nvel bactericida significativo. J os cloros orgnicos, como o Dicloroisocianurato e o Tricloroisocianurato, so liberadores de cloro mais lentos, e desta forma mantm-se em soluo por mais tempo, garantindo uma eficcia por perodo mais prolongado. Em 2001, a ANVISA permitiu a adio do sal sdico do cido dicloroisocianrico lista de compostos ativos antimicrobianos listados na Portaria DISAD n. 15 de 23 de agosto de 1988, como desinfetante para lactrios. O Dicloroisocianurato a concentraes elevadas um esporicida, que depende do pH e do cloro disponvel. Da mesma maneira que os compostos clorados, os iodos tambm apresentam rpida eficcia bactericida, fungicida, virucida e esporicida a baixas concentraes.

de processamento, tubulaes, superfcies, evaporadores, e nos pontos de contato com os alimentos. A forte caracterstica oxidativa possibilita a remoo da sujidade e boa parte dos biofilmes. Em indstrias de alimento e de papel e celulose, um excelente auxiliar na deslignificao. Esta vantagem pode se tornar desvantagem se o produto (principalmente em concentraes muito elevadas) for colocado em contato com materiais sensveis oxidao como no caso de polmeros, resinas de troca inica e outros materiais. Outra vantagem apresentada pelo cido peractico a sua baixa toxicidade aps a aplicao e enxge. Esta vantagem pode se tornar uma desvantagem se cuidados devidos no forem tomados com reciclagem de antimicrobianos. Isto ocorre porque a desinfeco realizada principalmente pela ao do perxido, e a ao residual devido reduo de pH (pelo cido actico). Uma observao freqente que ambientes tratados seqencialmente com o cido peractico tendem a desenvolver surtos de contaminao por fungos filamentosos (principalmente Penicillium e Aspergillus spp.) e ocasionalmente por leveduras. Esta caracterstica indica que focos de desenvolvimento seletivo destes microrganismos esto sendo constitudos no ambiente, pois os fungos so aqueles que melhor se adaptam ao ambiente cido.

Ativos antimicrobianos utilizados para o controle do crescimento microbiano


Conservantes so antimicrobianos essenciais em uma frmula aquosa, como a prpria gua. Embora seja mais freqente encontrar literatura para os produtos cosmticos, todos os produtos que contm gua necessitam de algum sistema que controle a proliferao de microrganismos indesejvies. A designao conservante inclui, alm dos antimicrobianos, os compostos antioxidantes, absorventes de UV, quelantes, entre outros. Ou seja, nesta categoria se encaixam os ativos que de alguma forma auxiliam no processo de controlar a contaminao. O EDTA, por exemplo, j foi citado inmeras vezes como sendo um composto com propriedade antimicrobiana. O resultado depende da forma de avaliao. O EDTA sozinho no antimicrobiano. Porm, como capaz de deslocar os ons metlicos (Ca2+, Mg2+, etc.), pode agir como desacoplador das reaes vitais dos microrganismos, e abrir as portas para a reao de outros compostos com atividade antimicrobiana (Orth, 1993). Os ativos antimicrobianos utilizados como conservantes esto listados na Tabela 2. Segundo os levantamentos do FDA realizados em 1990, metilparabeno (MP) e propilparabeno (PP) representam mais que o dobro do uso dos demais biocidas na dcada de 80 a 90. Conservantes que apresentaram um crescimen-

Perxidos e cido peractico


O cido peractico uma formulao composta de perxido de hidrognio e cido actico, com caractersticas fortemente oxidantes. O modo de ao a disrupo das ligaes sulfidrila (SH) e ditilica (SS). A vantagem do produto que o resduo de sua aplicao a gua e cido actico, que no so txicos e no comprometem grande parte dos produtos, principalmente da indstria de alimentos. Portanto, amplamente usado na desinfeco de linhas

artigo tcnico
Tabela 2. Principais ativos utilizados como conservantes na indstria, nos mais diferentes produtos:
Bronopol Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Parabenos Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Fenoxietanol Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Imidazolidinil uria Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Diazolidinil uria Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao DMDM Hidantona Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Quaternium 15 Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Isothiazolinonas Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Triclosan Tipo de composto Caracterstica Aplicao Modo de ao Adamantano quaternrio p creme, higroscpico, inodoro. Estvel em ampla faixa de pH, com timo entre 4 e 10. Instvel acima de 60oC, amarela em algumas formulaes de creme, compatvel com tensoativos e protenas. 0,02 a 0,3% em shampoos e loes. Usado como conservante para tintas. um doador de formol, sem liberar formol gasoso. O formaldedo alquila os grupos amino e sulfidrila, assim como os anis de purina, resultando na denaturao de protena e DNA. (5-Cl-2-metil-4-isotiazolina e 2-metil-4-isotiazolin-3-ona) mistura de 2 tipos de isotiazolinonas e sais de Mg inorgnico Lquido no viscoso, mbar claro, altamente solvel em gua, lcoois e glicis, pH timo 4 a 8, estabilidade reduzida em sistemas mais alcalinos. Compatvel com tensoativos e emulsificantes, inativado por hipocloritos. 0,035% a 0,15% em shampoos e condicionadores, gis de cabelo e corpo, soluo de tintura, cremes de corpo e loes, mscara. Usado em leos de corte. Inibe o mecanismo de transporte ativo e oxidao de glicose nas membranas das clulas, pela reao com os grupos tilicos de protenas como a ATPase e Gliceraldeido-3-fosfato, denaturando-as. 2,4,4-tricloro-2-hidroxidifenileter Difenil ter clorado p cristalino branco, ligeiro odor aromtico, pouco solvel em gua, solvel em propileno glicol e lcool. timo de atividade a pH 4 a 8, termoestvel a 280oC, instvel na presena de cloro e alvejantes. Compatvel com a maioria das matrias primas, exceto no-inicos. 0,1 a 0,3% em desodorantes, shampoos. Em sabes como agente bactericida. Tambm usado na antissepsia de pele e como conservante. Assim como a maioria dos fenlicos clorados, ativo sobre as enzimas de fosforilao e oxidao, denaturando as protenas e inibindo o transporte ativo atravs da membrana. Imidazolidinyl uria heterocclica, doadora de formol P fino, branco, pouco odor, solvel em gua, estvel em ampla faixa de pH, decompe-se liberando formol. Efetivo contra bactrias gram-negativas, bolores e leveduras, apresentando um espectro mais amplo que Germall 115. 0,1 a 0,5% em combinao com parabenos e outros antifngicos. Muito usado em loes e cremes. Formaldedo denatura protenas reagindo com o grupo amina da parede celular, protenas da membrana e citoplasma. (Dimetilodimetilhidantona) doador de formol soluo clara, com ligeiro odor de formol. Solvel em gua, estvel em ampla faixa de pH, e temperatura (<90oC), pH timo de 3,5 a 10. compatvel com tensoativos aninicos, catinicos e protenas. Amplo espectro de ao sobre bactrias, devendo ser combinado com antifngicos (parabenos, cloretil e metil-isotiazolinas) para os produtos que necesitam de proteo contra fungos e leveduras. 0,15 a 0,4% em shampoos, condicionadores e cremes de mos. Usado como conservante em detergentes. Formaldedo denatura protenas reagindo com o grupo amina da parede celular, protenas da membrana e citoplasma. Uria heterocclica substituda, doadora de formol P estvel, inodoro, solvel em gua, estvel em ampla faixa de pH, decompe-se liberando formol. Efetivo contra bactrias gram-negativas 0,1 a 0,5% em combinao com parabenos e outros antifngicos. Usado em loes, cremes, condicionadores, shampoos e desodorantes. Formaldedo denatura protenas reagindo com o grupo amina da parede celular, protenas da membrana e citoplasma. (2-Bromo-2-nitropropano-1,3-diol) lcool pH 5 a 7, estvel a pH cido, adquire colorao amarelo/castanho a pH alcalinos. Solvel em gua (25%) Usado de 0,01% a 0,1% em cremes faciais e para mos, shampoos, mascaras, leos de banho, produtos farmacuticos e domissanitrios Forma ligaes dissulfeto com os grupos tilicos de protenas, denaturando-as. (ster de cido p-hidroxibenzico) ster solubilidade varivel em gua ou em leo varia, pH timo varia de 3 a 9,5, estvel, apresenta atividades contra bactria gram positivas, e em menor extenso para as gram-negativas e fungos. Conservante para produtos farmacuticos e alimentos Disrupo do potencial da membrana, interferindo com o mecanismo de tranporte da membrana celular e a bioenergtica. Algumas clulas perdem o contedo celular mas mostraram-se capaz de regenerar, indicando possvel atividade bacteriosttica. 2-fenoxietanol Fenlico lquido oleoso, pouco solvel em gua, solvel em lcool, amplo espectro de tolerncia de pH, estvel 0,5 a 2,0% em combinao com Parabenos, cido peractico, ou cido srbico. Usado como bactericida com amnio quaternrio. Disrupo da membrana pela solubilizao de lipdeos e possvel denaturao de protenas.

Tabela adaptada a partir das informaes de Block (2001) e Brannan (1997)

to dramtico no uso entre 80 e 90 foram Butilparabenos (BP), Clorometil isotiazolinona (CIT), DMDM-Hidantona (DMDMH), etilparabenos (EP), imidazolidinil uria e metilisotiazolinona (MIT). Neste mesmo perodo, o uso de formaldedo como conservante decresceu drasticamente, primeiramente devido a preocupao com a saude ocupacional, pois os trabalhadores ficavam constantemente expostos aos vapores de formol (Orth, 1993). Deste o incio dos estudos das propriedades antimicrobianas dos steres do cido p-hidroxibenzico (Parabenos) em meados de 1920, e o seu uso comercial em 1929, a lista de ativos aumentou consideravelmente at o levantamento do FDA. As isotiazolinonas (tanto a clorometil- como a metil-isotiazolinona) so compostos muito efetivos para a utilizao como conservantes. Porm apresenta reaes alrgicas e intolerncias por serem compostos muito irritantes. O seu uso permitido nos produtos que so enxaguados, e a dosagem est restrita pela ANVISA. A fuso de uma pequena parte destes compostos com outros de atividades distintas permite estabelecer os chamados Sistemas Preservantes. Hoje no se espera que um nmero grande de novas molculas seja criada ou descoberta. A abordagem mais provvel que associaes de molculas existentes sejam compostas, criando-se frmulas multifuncionais, mais efetivas a baixa dosagem, visando obter produtos seguros tanto para o usurio final quanto para os trabalhadores que manipulam estes produtos diariamente. u

editor. Disinfection, sterilization, and preservation. 5th ed. Philadelphia, Pa: Lippincott Williams and Wilkins; 2001. pp. 159183. HUGO, W. B., Russell, A. D. Types of antimicrobial agents. In A. D. Russell, W. B. Hugo, and G. A. J. Ayliffe (ed.), Principles and practice of disinfection, preservation and sterilization, 3rd ed., in press. Blackwell Science, Oxford, England. IARC - IARC classifies formaldehyde as carcinogenic to humans. International Agency for Research on Cancer Press Release No. 153 - 15 June 2004. LARSON, E.L.; Morton, H.E. Alcohols. In: Block SS. , editor. Disinfection, sterilization, and preservation. 4th ed. Philadelphia, Pa: Lea & Febiger; 1991. pp. 191203. Mc DONNEL, G. and Russell, A. D, Antiseptics and Disinfectants: Activity, Action, and Resistance, Clinical Microbiology Reviews, American Society for Microbiology, 1999, 12(1): 147179. Ministrio da Sade, Portaria n 15, de 23 de agosto de 1988 Determina que o registro de produtos saneantes domissanitrios com finalidade antimicrobiana seja procedido de acordo com as normas regulamentares anexas presente ORTH, D.S. Preservation of cosmetic producs in Handbook of Cosmetic Microbiology, Cosmetic Science and Technology, Vol 12, Marcel Dekker, New York, 1993, pp 72-102.

Referncias Bibliogrficas
ANVISA. Resoluo RDC n 115, de 08 de junho de 2001 Dispe sobre atualizao de normas e procedimentos referentes registro de produtos Saneantes Domissanitrios com ao antimicrobiana. D.O.U. - Dirio Oficial da Unio; Poder Executivo, de 11 de junho de 2000 BLOOMFIELD, S.F.. Chlorine and iodine formulations. In: Ascenzi J.M. , editor. Handbook of disinfectants and antiseptics. New York, N.Y: Marcel Dekker, Inc.; 1996. pp. 133158. BRANNAN, D.K. Editor Cosmetic Microbiology - a practical Handbook, CRS Press, 2000: Appendix 2, pp.227 - 305. BLOCK, S.S. Editor Disinfection, Sterilization, And Preservation. Sth. ed. Philadelphia, Pa: Lippincatt Williams and Wilkins; 2001. DYCHDALA, G.R. Chlorine and chlorine compounds. In: Block SS. , editor. Disinfection, sterilization, and preservation. 5th ed. Philadelphia, Pa: Lippincott Williams and Wilkins; 2001. pp. 135157. GOTTARDI, W. Iodine and iodine compounds. In: Block SS.,

You might also like