You are on page 1of 3

AMOR E DIO NO CASAMENTO

Segundo Freud, nem mesmo o relacionamento amoroso mais profundo pode evitar certa ambivalncia e nem o casamento mais feliz pode evitar uma certa poro de sentimento hostis. Escreve William Howells: "A textura matrimonial suporta uma teno qual nenhum outro relacionamento humano pode ser submetido sem ser lesado. E, as vezes, uma pessoa sem nenhuma inteno de ferir, apenas pela sua existncia, pode ser prejudicial a outra." Entretanto, s vezes, o elo entre marido e mulher mais forte que qualquer dano que se possam causar. Por outro lado nenhum casal de adultos consegue provocar mais dano ao outro do que marido e mulher. O psicanalista Israel Charny argumenta que "empiricamente a grande maioria dos casamentos est sujeito a profundas tenses destrutivas, visveis ou no." Ele sugere a seguinte definio para o casamento: " um relacionamento carregado de conflito e tenso, cujo sucesso exige um perfeito equilbrio entre amor e dio." Ao longo de minha vida profissional coligi histrias de males deliberadamente causados: deslealdades, tolerncia zero para falhas do companheiro, brigas com unhas e dentes sobre assuntos como dinheiro, religio e sexo. "Se eu tivesse de definir meu marido, disse-me uma paciente, baseada nos abusos e na dor infligida, acho que teria de consider-lo meu pior inimigo." Um outro psiclogo sugere que marido e mulher so "inimigos ntimos". Levamos para o casamento uma infinidade de expectativas romnticas. As tenses e conflitos comeam com a morte destas expectativas. A inimizade aparece porque as expectativas no realizadas tornam-se metforas para todas as falhas do companheiro. Isto porque levamos tambm para o casamento desejos inconscientes e sentimentos mal resolvidos da infncia, e, orientados pelo passado, fazemos exigncias no casamento sem perceber que as estamos fazendo. Nos braos do nosso grande amor, procuramos atender os anseios e objetivos de desejos do passado. E s vezes, odiamos nosso companheiro ou companheira por no satisfazer esses desejos antigos e impossveis. Expectativas impossveis, necessidades no satisfeitas e dspares so fontes continuas de tenso e desentendimento conjugal.

Produzem a parte infernal do casamento. E, embora grande parte do nosso objetivo de vida esteja em viver nessa instituio, ela aparentemente jamais foi inteiramente confortvel para nenhum dos sexos. Na verdade, tem sido sempre a fonte principal de sofrimento humano. A sensao de uma profunda tenso entre homem e mulher tem impregnado a vida da nossa espcie desde tempos imemoriais, at onde os estudos dos mitos e rituais nos permitam examinar o sentimento humano. Esse sofrimento nos dominar at que as mulheres se libertem do papel de bode expiatrio - dolo - mantenedora - devoradora. Esse sofrimento continuar a impregnar os relacionamentos entre homens e mulheres at que homens e mulheres criem juntos seus filhos. A guerra entre os sexos pode resultar do fato de as mulheres criarem os filhos? A psicologia, de certo modo, apia esse ponto de vista. Devemos lembrar que os meninos, no processo de formao de sua identidade sexual, precisam se desligar do elo que os une me. As meninas podem ser meninas continuando a se identificar com a figura materna, mas os meninos no podem. Assim a relao ntima torna-se uma coisa confortvel e valiosa para as mulheres, ao passo que uma intimidade muito grande torna-se uma ameaa para os homens. Essa diferena entre os sexos produz um distanciamento to grande que, diz a terapeuta Lilian Rubin, marido e mulher geralmente vivem como "estranhos ntimos". "Quero que ele fale comigo". "Quero que ele me diga o que sente". "Quero que ele tire a mscara e seja vulnervel". So queixas constantes das mulheres. A mulher precisa compartilhar sentimentos, ouvir os sentimentos dele, falar sobre os dela, e essa necessidade entra em choque com a relutncia masculina de tratar desse assunto. Os homens procuram autonomia, as mulheres desejam intimidade. Essa diferena talvez seja a principal responsvel pelas tenses conjugais. Os estudos revelam que mais mulheres do que homens esto insatisfeitos com o casamento. maior o nmero de mulheres que se queixam dos maridos. Mais mulheres do que homens falam de problemas conjugais. Mais mulheres do que homens consideram seus casamentos infelizes e se arrependem do casamento que fizeram. Mais mulheres do que homens j pensaram em separao.

A esses estudos podemos acrescentar os seguintes resultados: as mulheres correspondem mais s expectativas dos maridos que eles s delas. As mulheres fazem mais concesses e adaptaes. A psicloga Jessie Bernard chegou concluso de que o preo do casamento mais alto para as mulheres do que para os homens. Ela afirma que o mesmo casamento diferente para o homem e para a mulher. "Assim, em toda unio matrimonial existem dois casamentos: o dele e o dela. E o dele, quase sempre, melhor". Contudo, a despeito dos problemas conjugais e das avaliaes negativas, mais mulheres do que homens vem o casamento como uma fonte de felicidade. Com sua maior necessidade de amor, companheirismo e relacionamento duradouro, elas se agarram ao casamento por mais difcil que seja. Contemplando o futuro do casamento, Jessie Bernard acredita que ele sobreviver, embora as exigncias que os homens e mulheres fazem do casamento jamais possam ser plenamente satisfeitas. Ela diz que homem e mulher, no importa que tipo de unio seja, continuaro a desapontar-se e a dar prazer um ao outro. E o casamento, diz ela, continuar a ser um relacionamento "intrinsecamente trgico", no sentido de simbolizar um conflito insolvel entre desejos humanos incompatveis. E devemos nos lembrar sempre que no existe amor humano sem ambivalncia. JUDITH VIORST Do livro "Perdas Necessrias"

You might also like