You are on page 1of 9

Como fazer uma resenha Como um gnero textual, uma resenha nada mais do que um texto em forma de sntese

e que expressa a opinio do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peas teatrais, exposies, shows etc. O objetivo da resenha guiar o leitor pelo emaranhado da produo cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir at os mais familiarizados com todo esse contedo. Como uma sntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrio com momentos de crtica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos ter escrito a resenha ideal. No entanto, sendo um gnero necessariamente breve, perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais caractersticas do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expresses como Eu gostei ou Eu no gostei. Tipos de Resenha As resenhas apresentam algumas divises que vale destacar. A mais conhecida delas a resenha acadmica, que apresenta moldes bastante rgidos, responsveis pela padronizao dos textos cientficos. Ela, por sua vez, tambm se subdivide em resenha crtica, resenha descritiva e resenha temtica. Na resenha acadmica crtica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produo completa: 1. Identifique a obra: coloque os dados bibliogrficos essenciais do livro ou artigo que voc vai resenhar; 2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o contedo do texto a ser resenhado; 3. Descreva a estrutura: fale sobre a diviso em captulos, em sees, sobre o foco narrativo ou at, de forma sutil, o nmero de pginas do texto completo; 4. Descreva o contedo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 pargrafos para resumir claramente o texto resenhado; 5. Analise de forma crtica: Nessa parte, e apenas nessa parte, voc vai dar sua opinio. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparaes ou at mesmo utilizando-se de explicaes que foram dadas em aula. difcil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 pargrafos para isso, porm no h um limite estabelecido. D asas ao seu senso crtico. 6. Recomende a obra: Voc j leu, j resumiu e j deu sua opinio, agora hora de analisar para quem o texto realmente til (se for til para algum). Utilize elementos sociais ou pedaggicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

Identifique o autor: Cuidado! Aqui voc fala quem o autor da obra que foi resenhada e no do autor da resenha (no caso, voc). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador. 8. Assine e identifique-se: Agora sim. No ltimo pargrafo voc escreve seu nome e fala algo como Acadmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Na resenha acadmica descritiva, os passos so exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de nmero 5. Como o prprio nome j diz, a resenha descritiva apenas descreve, no expe a opinio o resenhista. Finalmente, na resenha temtica, voc fala de vrios textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos so um pouco mais simples: 1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual o assunto principal dos textos que sero tratados e o motivo por voc ter escolhido esse assunto; 2. Resuma os textos: Utilize um pargrafo para cada texto, diga logo no incio quem o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto; 3. Conclua: Voc acabou de explicar cada um dos textos, agora sua vez de opinar e tentar chegar a uma concluso sobre o tema tratado; 4. Mostre as fontes: Coloque as referncias Bibliogrficas de cada um dos textos que voc usou; 5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrio do tipo Acadmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
7.

Concluso Fazer uma resenha parece muito fcil primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso. As resenhas so ainda, alm de um timo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadmicos que precisam selecionar quantidades enormes de contedo em um tempo relativamente pequeno. REFERNCIA http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ Modelo de resenha de obra Resenha de obra o tipo de resenha mais solicitado nas escolas e universidades. Sua estrutura basicamente um resumo sobre o contedo a ser resenhado, seguido da opinio do autor da resenha.

O exemplo de resenha de obra que separei foi escrito por mim no primeiro semestre da faculdade (portanto bem simples) e sobre o conto A Causa Secreta, de Machado de Assis. ASSIS, Machado de. A causa secreta. In: Machado de Assis - obra completa v.II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. Este um conto que aborda um tema oculto da alma de todo ser humano: a crueldade. Machado de Assis cria um cenrio onde o recm formado mdico Garcia conhece o espirituoso Fortunato, dono de uma misteriosa compaixo pelos doentes e feridos, apesar de ser muito frio, at mesmo com sua prpria esposa. Atravs de uma linguagem bastante acessvel, que no encontramos em muitas obras de Assis, o texto mescla momentos de narrao que feita em terceira pessoa com momentos de dilogos diretos, que do maior realidade histria. Uma caracterstica marcante a tenso permanente que ambienta cada episdio. Desde as primeiras vezes em que Garcia v Fortunato - na Santa Casa, no teatro e quando o segue na volta para casa, no mesmo dia - percebemos o ar de mistrio que o envolve. Da mesma forma, quando ambos se conhecem devido ao caso do ferido que Fortunato ajuda, a simpatia que Garcia adquire exatamente por causa de seu estranho comportamento, velando por dias um pobre coitado que sequer conhece. A histria transcorre com Garcia e Fortunato tornando-se amigos, a apresentao de Maria Luiza, esposa de Fortunato e ainda com a abertura de uma casa de sade em sociedade. O clmax ento acontece quando Maria Luiza e Garcia flagram Fortunato torturando um pequeno rato, cortando-lhe pata por pata com uma tesoura e levando-lhe ao fogo, sem deixar que morresse. assim que percebe-se a causa secreta dos atos daquele homem: o sofrimento alheio lhe prazeiroso. Isso ocorre ainda quando sua esposa morre por uma doena aguda e quando v Garcia beijando o cadver daquela que amava secretamente. Fortunato aprecia at mesmo seu prprio sofrimento. possvel afirmar que este conto um expoente mximo da tcnica de Machado de Assis, deixando o leitor impressionado com um desfecho inesperado, mas que demonstra de forma exponencial, verdade - a natureza cruel do ser humano. uma obra excelente para os que gostam dos textos de Assis, mas acham cansativa a linguagem rebuscada usada em alguns deles. Joaquim Maria Machado de Assis considerado um dos maiores escritores brasileiros e entre seus livros encontram-se as coletneas de contos Histrias da meia-noite e Contos fluminenses. Andr A. Gazola aluno do curso de Licenciatura em Letras da UCS. REFERNCIA http://www.lendo.org/a-causa-secreta/

Modelo de resenha crtica Resenhas crticas so parecidas com resenhas de obras, a grande diferena que, como o nome j diz, ela tem um carter mais crtico, h muito mais a opinio do resenhista que qualquer outra coisa. Alm disso, resenhas crticas costumam ser ricas em interpretaes e conjecturas a respeito do enredo do livro. O modelo para download foi escrito por Leonardo da Silva, e sobre o livro Contos de Beedle, o bardo, de J.K. Rowling. Recentemente, J.K. Rowling, a criadora de Harry Potter, lanou Os Contos de Beedle, o Bardo (Rio de Janeiro: Rocco), mesmo aps ter declarado que Harry Potter e as Relquias da Morte, o stimo livro da srie, encerraria a saga do bruxo. De fato, neste livro no sabemos nada mais de Harry, j que nem mesmo ele citado na obra. Entretanto, Beedle nos leva de volta ao mundo dos bruxos, ao universo de Harry Potter; alm disso, seus contos, como se sabe, foram citados e lidos por seus colegas de escola. A propsito, segundo Rowling, o que a levou a publicar essa coletnea de histrias (j foram publicados Animais fantsticos e onde habitam e Quadribol atravs dos sculos) foi uma novssima traduo dos contos feita por Hermione Granger, a amiga sabida de Harry Potter. O livro de Rowling traz cinco histrias populares para jovens bruxos e bruxas, mas que, com as notas explicativas da autora, podem ser perfeitamente lidas pelos trouxas (como Rowling se refere s pessoas sem poderes mgicos, como ns). Nessas notas, Rowling esclarece alguns termos prprios do mundo dos bruxos como, por exemplo, inferi, que, so cadveres reanimados por magia. No mundo dos bruxos, Beedle, poder-se-ia dizer, tem a importncia do escritor dinamarqus Hans Christian Andersen e suas histrias se assemelham em muitos aspectos aos nossos contos de fada. Alis, seus contos tiveram o mesmo destino dos nossos contos de fadas, ou seja, caram no gosto das crianas e, como lemos no prefcio do livro, so usualmente contadas antes de dormir. Ademais, como afirma Rowling, nesses contos, assim como costuma acontecer nos contos de fadas, a virtude normalmente premiada e o vcio castigado. Nos contos de Beedle, no entanto, a magia nem sempre to poderosa quanto se pensa: seus personagens, apesar de serem dotados de poderes mgicos, no conseguem resolver seus problemas somente com magia. As histrias mostram, desse modo, que ao contrrio do que se pensa, a mgica pode tanto resolver quanto causar problemas ou pode tambm no ter efeito nenhum. Quanto s heronas do livro, elas so em geral bem diferentes daquelas dos contos de fada tradicionais, ou seja, ao invs de esperarem por um prncipe que as venham salvar, elas enfrentam o prprio destino. No conto A Fonte da Sorte, por exemplo, so as trs bruxas, Asha, Altheda e Amata, que procuram (juntas) a soluo para seus prprios problemas. Elas buscam amor, esperana e a cura para uma doena na chamada fonte da sorte. Ao final da estria,

elas alcanam aquilo que desejam, muito mais por mritos prprios do que pela magia das guas da fonte que, mesmo sem saberem, no possuam encanto algum. Na verdade, os heris dos contos no so aqueles com maiores poderes mgicos, mas sim aqueles que demonstram bom senso e que agem com gentileza. Um exemplo O conto dos trs irmos, onde o irmo mais novo, ao se confrontar com a Morte em pessoa no tenta trapace-la nem fazer mal a algum. Desse modo, ao contrrio dos seus irmos, ele tem um final feliz, pois acolheu, ento, a Morte como uma velha amiga e acompanhou-a de bom grado, e, iguais, partiram desta vida. Para aqueles que sentiam falta de Dumbledore, o poderoso mago Diretor de Hogwarts, J.K. Rowling mata um pouco da saudade: no final de cada conto, h explicaes e comentrios do bruxo, os quais foram encontrados aps sua morte. Suas explanaes so bem pertinentes: elas mostram, por exemplo, que no mundo dos bruxos existia um preconceito contra os no-bruxos (os trouxas), h ponto de exclulos dos contos, ou dar-lhes apenas o papel de viles, e tambm alertam para o fato de que alguns dos contos foram censurados ao longo da histria e adaptados para que se tornassem adequados para as crianas. Isso se assemelha muito quilo que aconteceu com os contos de fada de um modo geral, os quais sofreram mudanas no enredo para que pudessem se adequar melhor escola e ao mundo da criana. No entanto, os contos que nos so apresentados no livro so, segundo Dumbledore, os originais, ou seja, so os contos escritos por Beedle h muito tempo, sem adaptaes. Outras questes so trazidas tona nos contos: amor, tolerncia, sentimentos e, como se viu, at mesmo a morte. Isso porque as histrias mostram como a magia no pode resolver tudo e o quo intil lutar contra a morte. Sabe-se que a mgica no capaz de restituir o bem mais precioso: a vida. Os contos, traduzidos por Hermione Granger das runas, so inditos, com exceo de O conto dos trs irmos, uma histria contada para Harry, Rony e Hermione no stimo livro da srie de aventuras de Harry Potter (no captulo 21, que leva o mesmo ttulo do conto), que tem papel crucial no fim da saga do jovem bruxo. Quanto s ilustraes do livro, quem as assina a prpria J.K. Rowling, que doou parte do lucro obtido com a venda de Os Contos de Beedle, o Bardo para o Childrens High Level Group, uma organizao responsvel por ajudar cerca de um quarto de milho de crianas a cada ano. Em Os Contos de Beedle, o Bardo, sentimo-nos de volta ao mundo mgico de Harry Potter. Pena que as 103 pginas do livro acabem to rpido: para o leitor entusiasta do mago ingls e acostumado com as suas aventuras narradas ao longo de mais de 700 pginas fica um gostinho de quero mais. Depois de Beedle, resta aos fs da magia de Rowling esperar at julho de 2009, quando ser lanada a

primeira parte do sexto filme baseado na saga de Harry Potter, Harry Potter e o Prncipe Mestio. No mundo dos livros, no entanto, parece que finalmente (e infelizmente), a saga de Potter ganhou seu ponto final. Ser? Leonardo da Silva graduando do curso de Letras da UFSC. REFERNCIA http://www.lendo.org/resenha-contos-beedle-bardo/ Modelo de resenha temtica Resenha temtica aquela que fala de vrios textos ao mesmo tempo, que tenham assuntos em comum. Basicamente, o objetivo fazer um paralelo entre suas ideias e expor uma opinio sobre elas. O exemplo que selecionei foi escrito por Reynaldo Damazio e intitula-se As roupas na histria. AS ROUPAS NA HISTRIA Reynaldo Damazio Com o advento da histria das mentalidades e do cotidiano, um novo enfoque tomou conta dos estudos historiogrficos. Os heris foram substitudos pelos cidados comuns e os "grandes ciclos" se pulverizaram nos movimentos oscilantes do dia a dia. O historiador abandonou o "plano geral" e passou a se dedicar aos detalhes, montando um quebra-cabeas com os micro-processos que do alento aos fatos histricos. Essa perspectiva terica se desdobrou na recente moda dos estudos culturais. Muita bobagem tem sido dita e impressa sob tal rubrica, mas s vezes um ou outro estudo realmente sensvel e pertinente merece ateno. o caso de O casaco de Marx - roupas, memria, dor; de Peter Stallybrass, professor de ingls da Universidade da Pennsylvania. O livro traz dois pequenos ensaios que tm como assunto central a questo da vestimenta nas relaes sociais, estabelecendo finas interligaes entre o universo do uso pessoal, da subjetividade, e o das complexas redes de sociabilidade. Numa abordagem original e curiosa, o autor explora o processo de humanizao das roupas, que se amoldam no apenas ao corpo, mas sensibilidade das pessoas, carregando marcas profundas de quem as usa. A histria social acaba impressa nos objetos que fazem parte da vida das pessoas. Roupas e objetos so preciosos depsitos da memria, material impregnado de informaes que esperam por uma interpretao acurada, capaz de resgatar os pedaos de uma histria perdida, ou menosprezada. Nesse resgate pode-se compreender os modos como a ideologia vai se infiltrando e metamorfoseando nas mnimas esferas dos sentimentos pessoais. Ou como os valores se traduzem no gestual, nos hbitos, nos rituais de comportamento. No segundo ensaio, Stallybrass demonstra a importncia do casaco de Karl Marx, em suas idas e vindas loja de penhores, num

momento crucial de sua vida de intelectual que mudaria a histria da humanidade. Justamente durante o duro inverno londrino em que estudava na biblioteca do Museu Britnico para a redao de sua obra mxima, O capital. Operando uma inverso ousada de conceitos, o autor rediscute a questo da mercadoria e do fetiche, termos centrais na filosofia marxista, a partir de relao sofrida do filsofo e economista com seu casaco, reflexos de suas crises financeiras. Stallybrass faz uma surpreendente reflexo sobre o valor de uso e o valor afetivo, demonstrando que os objetos que amamos e que transformamos em extenso de nossa sensibilidade assumem valores que muitas vezes transcendem a mera relao de mercado. O casaco de Marx - roupas, memria, dor, Peter Stallybrass, traduo de Tomaz Tadeu da Silva, Autntica, 1999, Belo Horizonte, 127 pp., tel. (0xx31) 318 6135, formato 11 x 15 cm.1 REFERNCIAS DAMAZIO, Reinaldo. As roupas na histria. Disponvel em: <http://www.weblivros.com.br/nao-ficcao/casacodemarx.shtml>. Acesso em: 9 jan. 2005. FIORIN, Jos Luiz: SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 1998. http://administracao.faccat.br/moodle/mod/resource/view.php?id=89 Modelo de resenha de filme Finalmente, a resenha de filme um modelo menos pedido na faculdade, mas tambm importante para algumas licenciaturas que costumam analisar muitos filmes. Geralmente o objetivo da resenha de filme destacar um aspecto terico e relacionar com o roteiro ou personagens. Selecionei um modelo de resenha do filme Conrack, escrita por mim no segundo semestre da faculdade, para a disciplina de Filosofia da Educao. CONRACK E A PEDAGOGIA DO HERI Andr A Gazola1 O objetivo deste trabalho analisar as aes pedaggicas, sociais e culturais no filme Conrack, produzido em 1974 com direo de Martin Ritt. A anlise ser feita com foco em trs personagens principais, que so: Pat Conroy (o professor, representado por Jon Voight), Sra. Scott (a diretora, representada por Madge Sinclair) e Sr. Skeffington (o superintendente, representado por Hume Cronyn). Alm disso, tambm ser feita uma abordagem em relao aos alunos da escola. Pat Conray um professor branco que passou boa parte de sua vida como racista. Tem a oportunidade de redimir-se, ensinando crianas

negras em uma ilha em que essa raa a predominante. Em sua primeira aula, depara-se com alunos que no sabem absolutamente nada, que desenvolveram sua prpria linguagem e cujos recursos pedaggicos utilizados at ento eram baseados em castigos fsicos e psicolgicos: Sete de meus alunos no conhecem o alfabeto, trs crianas no sabem escrever o nome, dezoito crianas no sabem que estamos em guerra no sudeste da sia. Nunca ouviram falar em sia. Uma criana pensa que a terra chata e dezoito concordam com ela. Cinco crianas no sabem a data do nascimento. Quatro no sabem contar at dez, os quatro mais velhos pensam que a guerra civil foi entre os alemes e japoneses. Nenhum deles sabe quem foi George Washington ou Sidney Poitier, nenhum, jamais foi ao cinema, nem subiu no morro, nem andou de nibus, esses meninos no sabem de nada. Dessa forma, Conroy desenvolve sua prtica de ensino revolucionria, focando-se nas necessidades dos alunos, interpretadas por ele como a falta de oportunidades de participarem da cultura branca americana. Apesar de todo o esforo do professor, a pedagogia que ele desenvolve parte do ponto de vista branco, pois era um branco numa ilha da Carolina do Sul, ensinando cultura branca aos seus alunos. Contudo, os tempos e espaos foram, sem dvida, diferentes daqueles vivenciados sob a tutela da diretora negra, que, embora representasse o mesmo grupo de representao dos alunos e alunas como pertencente mesma raa e, com os quais dividia o mesmo espao 1 Aluno do curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul cultural, fora colonizada pela cultura branca, e investida de um lugar de representao na comunidade branca, agia com seus alunos a partir desta poltica cultural, onde o negro precisava ser duro e saber enfrentar a vida como um ser inferior. Segundo Fabris (2001): Outras experincias foram oportunizadas por Pat Conroy em outros espaos pedaggicos alm dos escolares, ampliando assim o conceito de pedagogia. Quando ensinava na praia, na floresta, no cho da escola, na festa de Halloween, na viagem de barco, nas ruas de Beaufort, esse professor fazia deslocamentos no tempo e espao, e sua tentativa era de incluso dessas crianas na vida americana. Quando leva seus alunos e alunas a participar da festa de Halloween, ensina a nadar, convive com os habitantes da ilha e ensina a seus alunos e alunas a convivncia na ilha, Pat Conroy produz deslocamentos de tempos e espaos escolares. A pedagogia do heri se caracteriza por esse desbravamento, por essa conquista de novos lugares, desse ultrapassar fronteiras, dessa luta e competio. A autora ento, afirma que Parece que Hollywood nos mostra com sua pedagogia do heri que boas aulas s podem se dar nos espaos fora da escola. Sem dvida o sistema deve ser enfrentado, e um professor como Conroy algo louvvel, mas no seria um tanto utpico? O sistema

nos mostra isso, at mesmo nesses filmes que idealizam professores heris. Em Conrack, o sistema representado pelo superintendente Skeffington que, diferentemente da diretora, no um simples alvo da colonizao branca, mas um branco impregnado pelo racismo e autoritarismo no sistema escolar: Este o meu latifndio!, diz ele em uma cena do filme. E o sistema vence no final. Conroy demitido e, por mais que seus esforos tenham sido extremamente produtivos e gratificantes, o prximo professor, quem sabe, no ter a mesma fora de disposio que Conroy teve ao lidar com aqueles alunos que tanto precisavam da ateno que lhes foi dada. Por isso, o mais importante exatamente o resultado obtido com os alunos. No importando o quanto utpico ele possa ser. O filme nos mostra dezenas e caminhos a seguir na prtica docente, sem haver a exigncia de uma prtica totalmente igual e, TALVEZ, inatingvel. FABRIS, El Terezinha Henn . As marcas culturais da Pedagogia do heri. In: 24 Reunio Anual da Associao de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (ANPEd): intelectuais, conhecimento e espao pblico, 2001, Caxambu (MG). 24 Reunio Anual da Associao de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (ANPEd): intelectuais, conhecimento e espao pblico. REFERNCIAS http://www.lendo.org/resenha-do-filme-conrack/

You might also like