You are on page 1of 10

Uma funo uma relao especial, que definida da seguinte maneira: sejam dois conjuntos A e B, tais que para

ra todo elemento x pertencente a A, haja uma correspondncia de um elemento y pertencente a B. Essa correspondncia a funo: a associao, definida de algum modo, entre todos os elementos de um conjunto e os elementos de outro conjunto. A funo que associa um elemento x a outro valor pode ser indicada por f(x). O aparecimento de x na simbologia da funo no ocorre por acaso, uma vez que o valor f(x) depende de x. Por isso mesmo, x chamada varivel independente e f(x) (ou y) chamada de varivel dependente. Matematicamente a funo definida: , ou mais simplificadamente, Um exemplo de funo: dado o conjunto dos nmeros naturais, uma funo pode associar cada nmero ao seu quadrado. Assim, essa funo assumiria os valores: { 1,4,9,16,... }. Uma funo pode, na verdade, associar mais de um conjunto a outro; podem haver diversas variveis independentes. Por exemplo: uma funo pode tomar dois valores inteiros e expressar sua soma: f(x,y) = x + y No entanto, neste livro ser dada mais ateno s funes de uma varivel, apenas. So duas caractersticas da funo enquanto relao:

h correspondncia unvoca entre um elemento e o valor associado a ele pela funo: isso significa que para cada valor assumido pela varivel independente (x), h um nico valor da varivel dependente (y) associado pela funo. Consequentemente, se t = f(x) e w = f(x), ento t = w. a correspondncia total, ou seja, um valor assumido pela varivel dependente estar associado para todo valor possvel de ser assumido pela varivel independente.

A tabela a seguir mostra dois exemplos de relaes que no so funes:

Nesse caso, um mesmo elemento (3) Aqui a correspondncia no total: do domnio X aparece associado a dois falta um valor associado a 1. elementos do contradomnio Y (c,d). J o diagrama a seguir representa uma funo:

Duas funes f(x) e g(x) so ditas iguais (f = g) se e somente se para cada valor de x no domnio D, f(x) e g(x) assumam o mesmo valor:

ndice
[esconder]

1 Introduo 2 Definio 3 Representaes 4 Condies de existncia 5 Nomenclaturas o 5.1 Domnio, Contradomnio e Imagem o 5.2 Grfico Cartesiano o 5.3 Funes Sobrejetoras, Injetoras e Bijetoras 5.3.1 Exemplos o 5.4 Funes Pares e mpares 6 Domnio, contradomnio e imagem 7 Propriedades das funes o 7.1 Continuidade o 7.2 Crescimento e decrescimento o 7.3 Paridade 8 Funes de primeiro e segundo grau 9 Operaes sobre funes o 9.1 Soma, produto e quociente o 9.2 Composio de funes 10 Ligaes

[editar] Introduo
Relaes que estabeleam dependncia entre os elementos de dois conjuntos so denominadas funes. Um exemplo clssico de funo a do salrio de vendedores que ganham por comisso: Existe um valor fixo que o vendedor ganha mesmo se no conseguir vender nada naquele ms e uma comisso, que depende da quantidade de vendas que o vendedor realizou. Por exemplo:

Grfico salrio X vendas Vendas 0 1 2 ... Comisso por venda 55 55 55 ... Valor Fixo 300 300 300 ... Salrio 300 355 410 ...

Da tabela acima podemos construir uma relao entre as vendas e o salrio do vendedor:

E com isso, construmos um grfico que relaciona vendas a salrio, onde verifica-se que:

O salrio depende das vendas. O salrio uma funo das vendas.

[editar] Definio
Ao aplicar uma funo em um dado conjunto , cada elemento deste dever ter como correspondente um elemento em um dado conjunto . Ao conjunto denomina-se domnio da funo, sendo seus elementos denominados abscissas, e ao conjunto denomina-se contra-domnio, sendo seus elementos denominados ordenadas ou imagens, quando estas se correlacionarem a um elemento de .

Ou seja: Dados dois conjuntos e funo se, e somente se, no vazios, dizemos que a relao f de em ser

.
(Para qualquer x pertencente a D existe um y pertencente a C tal que o par ordenado (x,y) pertence funo f)

Obs: Para cada

, deve haver apenas um

[editar] Representaes
Existem vrias maneiras de se representar funes. Abaixo voc pode ver as trs mais comumente utilizadas, sendo a primeira a predominante. As representaes abaixo so de uma funo em relao a seu domnio e contradomnio.

H tambm as representaes por sua frmula algbrica em relao a sua imagem, como a seguir:

[editar] Condies de existncia


As condies bsicas de existncia so: 1. Todo e qualquer elemento do domnio deve possuir uma nica imagem no contra-Domnio. 2. Caso a equao algbrica da funo contenha uma frao, seu denominador deve ser diferente a 0 (zero). 3. Caso a equao algbrica da funo possua uma raz de ndice par, para que seu resultado pertena aos Reais, o radicando deve ser maior ou igual a 0 (zero). 1. Caso essa mesma raz esteja no denominador de uma frao, o radicando deve ser estritamente maior que 0 (zero). 2. Caso o ndice dessa raz seja um nmero mpar, a nica restrio que o radicando seja diferente de 0 (zero).

Com isso, cada funo dever ter suas restries particulares, mas sempre obedecendo as gerais acima. Algumas regras no so aplicveis a funes com contradomnio Complexo.

[editar] Nomenclaturas

Abaixo voc confere o que significa cada nome utilizado ao se falar sobre funes:

[editar] Domnio, Contradomnio e Imagem


Domnio Conjunto ao qual ser aplicada a funo. Contra-Domnio Conjunto que contm os elementos que faro o papel de imagem dos elementos do domnio. Imagem Subconjunto do contra-domnio. Contm apenas os elementos que so realmente imagens das abscissas.

[editar] Grfico Cartesiano


Abscissa Todo e qualquer elemento do domnio. Ordenada Todo e qualquer elemento do conjunto imagem. Grfico em Plano Cartesiano da funo Representao de todos os pontos que compem uma funo atravs de dois eixos perpendiculares.

[editar] Funes Sobrejetoras, Injetoras e Bijetoras


Tomemos dois conjuntos e . Digamos que o primeiro seja um conjunto de mulheres e o segundo de homens. Ento estabelecemos a relao " casada com" de para .

Se houver ao menos uma mulher no conjunto que no seja casada com um homem do conjunto , ento esta relao no consiste em uma funo.

Se houver ao menos uma mulher no conjunto casada com mais de um homem do conjunto , ento esta relao tambm no consiste em uma funo. Se toda mulher de for casada com apenas um homem de , ento a funo injetora, independentemente de haver ou no algum homem em que no seja casado com alguma mulher de . Se no h um homem de que no casado com uma mulher de (ou seja, a imagem igual ao contra-domnio), ento a funo sobrejetora, independentemente de duas mulheres de serem casadas com o mesmo homem de . No caso em que a funo tanto injetora quanto sobrejetora, ou seja, cada mulher de casada com um nico homem de , e cada homem de casado com uma nica mulher de , ento a funo bijetora.

Funo Injetora e no sobrejetora

Funo Sobrejetora e no injetora

Funo Bijetora

Resumindo:

o o

Funo Injetora aquela na qual cada elemento do domnio corresponde a um nico do contra-domnio. Funo sobrejetora aquela na qual o contra-domnio igual imagem, ou seja, cada elemento do contradomnio correspondido por ao menos um do domnio. Funo bijetora aquela na qual para cada elemento no domnio corresponde a um nico elemento no contradomnio, e cada elemento no contradomnio corresponde a um nico do domnio.

[editar] Exemplos

Funes bijetoras o Funes do primeiro grau so bijetoras. Funes estritamente sobrejetoras

Funes estritamente injetoras

[editar] Funes Pares e mpares


Uma funo f denominada par quando f(x) = f( x), para todo (domnio de f). Uma funo f denominada mpar quando f(x) = f( x), para todo .

[editar] Domnio, contradomnio e imagem

Funo x2, definida para { -3,-2,-1,0 }. Observar o conjunto domnio (D), contradomnio (CD) e imagem (delineado pela linha tracejada). So trs conjuntos especiais associados funo. O domnio o conjunto A do exemplo dado no incio deste captulo: contm todos os elementos x para os quais a funo deve ser definida. J o conjunto B do exemplo o contradomnio: o conjunto que contm os elementos que podem ser relacionados a elementos do domnio.

Tambm define-se o conjunto imagem como o conjunto de valores que efetivamente f(x) assume. O conjunto imagem , pois, sempre um subconjunto do contradomnio. Por exemplo, suponha a funo que associa um elemento do domnio D = { 1,2,3,4,5 } a uma vogal ordenada no alfabeto. O domnio, j especificado, D = {1,2,3,4,5} O contradomnio CD = {a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,w,x,y,z} A imagem Im = {a,e,i,o,u}

[editar] Propriedades das funes


[editar] Continuidade
Uma funo dita contnua sobre um intervalo dado, [a,b], se possui um valor definido para todos os nmeros contidos nesse intervalo. Por exemplo, a funo: , definida para o contradomnio , no contnua no intervalo , uma vez que no est definida para x < 0.

[editar] Crescimento e decrescimento


Uma funo dita crescente, sobre um intervalo [A,B], se para cada valor de x + ( sendo qualquer valor positivo), f(x) < f(x + ).

[editar] Paridade
A paridade de uma funo uma propriedade relacionada a simetria da mesma, e portanto s pode ser definida para funes cujo domnio simtrico (veja a definio de conjunto simtrico). Sendo um elemento pertencente a um conjunto simtrico , uma funo dita:

par, se para todo , ; ou seja, o valor da funo definido apenas de acordo com o mdulo da varivel independente; mpar, se para todo , ; sem paridade, se no corresponder a nenhum dos dois casos anteriores.

Exemplo de funo par: -5x2 + 120. Exemplo de funo mpar: x3. Observe Observe que para qualquer valor de x, que para qualquer valor de x, f(x) = f(x) = f(-x); por exemplo: f(-x); por exemplo:

f(2) = -5*(22) + 120 = -5*4 + 120 = 100, f(-2) = -5*(-22) + 120 = -5*4 + 120 = 100 f(2) = f(-2)

f(2) = 23 = 8 f(-2) = -23 = -8 f(2) = -f(-2)

[editar] Funes de primeiro e segundo grau


Existem dois tipos especiais de funes a respeito das quais cabe fazer comentrios aqui. Uma funo dita do primeiro grau quando pode ser expressa na forma:

Funo de primeiro grau, definida por y = 6x + 5. A funo do primeiro grau sempre toma no grfico a forma de pontos colineares. Se o domnio da funo for o conjunto R, tem-se uma reta. O valor da constante a, na funo y = ax + b e que tem domnio igual a R, chamado coeficiente angular da reta que define a funo. Ele pode ser obtido a partir da relao entre quaisquer dois pontos da reta (ou valores associados da varivel independente e dependente), conforme a equao:

Para o caso especfico da constante b ser igual a zero, a funo y = ax chamada funo linear.

Funo do segundo grau: y = x2.

J a funo do segundo grau toma a forma: y = ax2 + bx + c

Graficamente, a funo do segundo grau sempre uma parbola, cuja concavidade depende unicamente do sinal da constante a. Se a for negativo, a parbola tem o vrtice voltado "para cima"; se a for positivo, a parbola tem o vrtice voltado "para baixo". (Considerando a representao usual do plano cartesiano.)

[editar] Operaes sobre funes


[editar] Soma, produto e quociente [editar] Composio de funes
O conceito de uma funo uma generalizao da noo comum de "frmula matemtica". Funes descrevem relaes matemticas entre dois objetos, x e y = f(x). O objeto x chamado o argumento da funo f, e o objeto y, que depende de x, chamado imagem de x pela f. Intuitivamente, uma funo uma maneira de associar a cada valor do argumento x um nico valor da funo f(x). Isto pode ser feito especificando atravs de uma frmula ou regra de associao, um grfico, ou uma simples tabela de correspondncia.

1. Grficos, Funo par e funo mpar, Funes crescentes e funes decrescentes, Mximos e mnimos 2. Funo mdulo, funes lineares, funes afins e funes quadrticas, Equaes e inequaes envolvendo estas funes 3. Composio e inverso de funes 4. Funes exponenciais e funes logartmicas -

You might also like