You are on page 1of 2

Conceitos de processos e sincronizao

Introduo A computao como a conhecemos hoje em dia, multimdia e multi-usurio, depende das implementaes de segurana para acesso a dados compartilhados por diversos programas ou usurios. Nesse contexto se inserem os conceitos da sincronizao de processos e dos deadlocks, os quais constituem a base do tratamento da concorrncia de processos pelos sistemas operacionais.

Desenvolvimento Sincronismo de processos Os sistemas operacionais modernos permitem a execuo concorrente de vrios processos. Para evitar incoerncias na manipulao dos dados compartilhados por esses ltimos, torna-se necessria a implementao de mecanismos que garantam um retorno correto ao acessar determinado endereo lgico. Para isso, deve-se evitar que dois processos acessem ao mesmo tempo algum dado compartilhado, sendo que no caso disso acontecer, um resultado incorreto e aleatrio seria designado no espao da memria em questo. A sincronizao de processos visa gerenciar o acesso a dados compartilhados, implementando solues que satisfaam os seguintes requisitos 1. Introduo Conforme a demanda por sistemas de processamento concorrente aumentou na rea da computao, surgiram diferentes metodologias para dar suporte adequado execuo simultnea de diversos programas. O sincronismo de processos computacionais diz respeito s solues adotadas pelos desenvolvedores de software para evitar erros na manipulao de dados que se encontram em um espao lgico compartilhado. Neste artigo veremos os conceitos essenciais que constituem o sincronismo de processos, algumas de suas implementaes e certas falhas em potencial dos cdigos sincronizados, tais como so os deadlocks.

Excluso mtua: Se uma thread ou processo est executando uma parte de seu cdigo que lida com dados compartilhados (seo crtica), nenhuma outra thread ou processo pode executar partes do cdigo que lidem com seus prprios dados compartilhados. Progresso: A seleo das threads ou processos que iro executar suas sees crticas em seguida, designada s threads ou processos que j esto executando suas sees crticas.

Espera limitada: Uma thread ou processo no pode esperar indefinidamente para executar uma seo crtica, uma vez que a mesma tenha realizado um pedido de permisso para essa execuo. Concluso

Considerando o rumo que a computao est tomando atualmente, tornando-se cada vez mais porttil, mvel e conectada, dando nfase a servidores e sistemas multi-usurio, o gerenciamento de processos torna-se mais relevante do que nunca, sendo que problemas como deadlocks tendem a tornarem-se mais comuns com o crescimento da quantidade de processos e nmero de recursos em um sistema. Referncias [1] Silberschatz, Abraham; Gagne, Greg; Galvin, Peter Baer Sistemas Operacionais com Java Editora Campus, 2004.

You might also like