You are on page 1of 4

INSTRUES: Realizar os exerccios abaixo buscando integrar os conceitos sobre os esquemas de reforamento.

Esses exerccios foram preparados de maneira a voc fixar os conceitos apreendidos nas aulas tericas. Procure utilizar os termos tcnicos que favorecero a sua aprendizagem. Bom Trabalho!

ESQUEMAS DE REFORO SUMRIO E REVISO Tempo provvel para realizao dos exerccios: 20 minutos

1. Uma resposta mantida por reforo continuo quando ____________so reforadas 2. O reforo continua a ser importante depois de ter sido adquirido o comportamento. Certos esquemas de reforo continuam a ter efeito na ____________________da fora do comportamento. 3. A acessibilidade do reforo depende da passagem do tempo nos esquemas de ___________________. 4. A acessibilidade do reforo depende do nmero de resposta nos esquemas de __________________. 5. Em geral, os esquemas de intervalo geram uma frequencia ______________ que os esquemas de razo. 6. A extino mais rpida ocorre depois do reforo ______________. 7. Para produzir comportamentos persistentes estveis, mudamos de reforo continuo para o reforo ___________________ aumentando gradativamente o tamanho do intervalo ou da razo. 8. Nos primeiros passos de condicionamento de uma resposta preciso que o reforo seja bastante frequente (de preferncia continuo); se no acontecer assim a resposta poder se __________________ antes que o reforo seguinte seja acessvel. 9. O reforo intermitente pode tornar o comportamento muito persistente, isto , muito _______________ a ___________________. 10. Uma vez que a resposta esteja condicionada, pode torn-la muito _____________________________ atravs do reforo intermitente. 11. Afeio, ateno e aprovao servem algumas vezes de reforo generalizados. Fornecem estmulos to sutis que as vezes passam desapercebidos. Quando passam desapercebidos ( ou no )

provvel que sirvam como reforos. 12. Porque a afeio, a ateno e a aprovao no so muitas vezes percebidas por quem as recebe, o comportamento por elas reforado tende a ser reforado _______________. 13. Comportamentos muito persistentes so produzidos por reforo intermitente, isto , produz-se considervel ______________________ extino. 14. Respostas reforadas por generalizados como ateno, afeio, etc frequentemente se extinguem muito _____________ por que a sutileza dos estmulos fez o esquema intermitente. 15. Um vendedor pode realizar uma venda para cada 30 visitas em media. As vendas ocorrem em um esquema de razo ____________________. 16. Os vendedores esto frequentemente em um esquema de razo varivel por que as vendas dependem do _____________________ de visitas e porque ( ou no ) possvel predizer se uma determinada visita resultar ou no em venda. 17. O jogar patolgico ilustra a elevada frequencia de respostas produzidas por esquemas de _____________________________. 18. qual o tipo de esquema que gera as mais elevadas frequencias de respostas? (a) intervalo varivel; (b) intervalo fixo; (c) razo varivel; (d) reforo continuo. 19. Uma frequencia de resposta sem pausas longas gerada pelos esquemas de intervalo ____________________. 20. Uma pausa longa depois de um reforo, seguida de uma acelerao gradual, gerada por um esquema de __________________________. 21. O pagamento por tarefa na indstria um exemplo de esquema de ____________________________. 22. A menos que complicado por outras condies de trabalho, o pagamento por tarefa gera uma frequencia _________________ e uniforme de trabalho, exceto por algumas paradas depois de completar a unidade. 23. Se a unidade do trabalho pago por tarefa for grande, poder haver __________ depois de completada a unidade. 24. O estudante que acaba de terminar um trabalho de aproveitamento semestral pode achar difcil iniciar uma outra tarefa. A dificuldade em comear parece anloga a _______________ depois do reforo quando os reforos nunca esto prximos um do outro.

25. Um observador de radar procurando identificar avies deve emitir comportamento de olhar. Este reforado a over um avio. Desde que os avies aparecem de tempos em tempos, o olhar est em um esquema de _______________________________. 26. O observador de radar pode parar de olhar se o tempo mdio entre o aparecimento dos avies for muito grande, isto , o comportamento _________________________ se no for ocasionalmente reforado. 27. Em um esquema de intervalo varivel, quanto mais longo for o intervalo mdio, menor ser a frequencia. Assim um observador de radar em uma area com muitos avies exigir uma frequencia ______________ de olhar do que um em uma area com poucos avies. 28. Quando um marido algumas vezes atencioso mas algumas vezes indiferente, sua esposa pode continuar a tentar aproximaes afetuosas durante um longo tempo em que ele esteja indiferente. O comportamento deve mostrar forte _____________________________ porque foi mantido por reforo intermitente. 29. Quando um marido, que foi sempre receptivo s aproximaes afetuosas da esposa, torna-se de repente indiferente, os esforos da esposa em ser afetuosa podem _____________________ mais depressa do que se ele tivesse sido ocasionalmente indiferente no passado. 30. Quando um isqueiro que sempre trabalhou bem de repente falha, deixamos de tentar acende-lo depois de umas poucas tentativas. um exemplo de ____________________ rpida de uma resposta mantida em reforo __________________. 31. Quando um desses isqueiros em que no se pode confiar s acende depois de 5 tentativas em media, o comportamento de acende-lo reforado em um esquema de _____________________________. 32. As pausas depois de um reforo ocorrem nos esquemas de intervalo fixo, mas no nos esquemas de intervalo ___________________. Do mesmo modo, no esperamos pausas consistentemente depois do reforo em um esquema de razo ____________________. 33. Algumas vezes ocorrem pausas depois de um reforo nos esquemas de razo _______________, mas no nos esquemas de razo ______________________. 34. Para produzir uma elevada frequencia de respostas sem pausas apreciveis, poderamos usar um esquema de ____________________________. 35. Desde que um esquema de razo ______________ no produz

pausas depois de um reforo, a curva mais regular que a produzida por uma razo ___________ que frequentemente produz pausas. 36. Quando um operante resistente a extino_______________ respostas no reforadas so emitidas antes que a extino se complete. 37. Uma me que deseja parar com as birras pode no ceder sempre. Ocasionalmente, quando estiver especialmente cansada, poder ceder. Ela est reforando as birras ______________________. 38. Ao reforar intermitentemente as birras, a me est fazendo com que fiquem muito ____________________ a extino. 39. Respostas mantidas por reforo intermitente so ______________ resistentes a extino que respostas mantidas por reforo continuo. 40. Quando um operante s ocasionalmente seguido de reforo, diz-se que o esquema de reforo ________________________.

You might also like