You are on page 1of 5

Plano Marketing - Wikipdia

Um plano de marketing um documento escrito que detalha as aces necessrias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planeamento para a marca, para um produto ou servio, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa slida estratgia de marketing, caso contrrio este ser de pouca utilidade. Normalmente composto das seguintes partes:

Resumo executivo e sumrio Situao atual de marketing Anlise de oportunidades e questes Objetivos Programas de ao Demonstrativo de resultados projetados Implementao Controles e Realimentao

O Plano de Marketing deve ser entendido como um complemento ao Plano de negcios e como um instrumento indispensvel ao desenvolvimento da empresa. Em sntese o planeamento de marketing divide-se em duas etapas: a Anlise de Mercado e a Planificao de Marketing. A primeira tem como principal objectivo sistematizar toda a informao necessria para o desenvolvimento dos objectivos. Para se obter uma estratgia correcta necessrio ter um correcto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrncia e das tendncias de evoluo. Dentro desta etapa encontram-se duas fases: o Desenvolvimento dos Objectivos e a Identificao das Oportunidades. Na primeira fase definido claramente as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratgias da concorrncia. o conjugar destes factores cria as condies para identificar as ameaas e as oportunidades, potenciais ou reais, que vo determinar toda a planificao de marketing. Dentro da Panificao de marketing (2 etapa) encontram-se tambm duas fases: A Formulao Estratgica de Marketing e o Desenvolvimento do Plano. Na primeira fase constri-se a estratgia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaas. S depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o prprio Plano de Marketing. ETAPAS para a CONSTRUO de UM PLANO de MARKETING

ANLISE EXTERNA, O MEIO ENVOLVENTE


Anlise do meio envolvente (Politica, econmica, Social, Tecnolgica, Ambiental e Legal). Anlise do mercado. Anlise dos clientes.

ANLISE EXTERNA, OS CONCORRENTES

Identificao dos concorrentes. Anlise dos concorrentes directos. Anlise detalhada dos concorrentes mais importantes. Anlise e medida da posio concorrencial.

ANLISE INTERNA

Performances quantitativas. Volume de vendas e quotas de mercado (global e por segmento). Perfil e caracterizao dos clientes comparativamente com os do mercado e dos principais concorrentes. Grau de penetrao dos produtos da empresa nos principais circuitos de Distribuio. Anlise dos custos e da rentabilidade dos diferentes produtos e ou modelos da gama da empresa. O estado e a evoluo recente da notoriedade e imagem da empresa e ou marca junto dos actuais clientes, clientes potenciais e nos distribuidores e prescritores. Os recursos que a empresa dispe.

ANLISE SWOT da EMPRESA


Pontos Fortes / Pontos Fracos. Oportunidades / Ameaas. Oportunidades do Negcio / Ameaas do Negcio.

FIXAO de OBJECTIVOS

Uma definio clara dos objectivos. Permite assegurar a coerncia da estratgia com a poltica global da empresa. Envolvimento global. Permite a avaliao da performance da estratgia escolhida e clarifica os critrios de avaliao a observar.

POSIO VISADA no MERCADO


Lder nico; Colider; Challenger; Especialista.

OPES ESTRATGICAS de MARKETING


Escolha de alvos Escolha do posicionamento adequado Definio de uma poltica de marca

PLANO de MANOBRA

Os principais tipos de prioridades que se podem fixar numa estratgia de marketing so os seguintes:

Escolha de produtos prioritrios; Escolha de segmentos de mercado prioritrios; Escolha de alvos prioritrios; Escolha de fontes de volume prioritrio; Ponderao dos meios de aco de marketing.

MARKETING MIX BASEADO NUMA POLITICA de PRODUTO


Inovao tecnolgica; Superioridade qualitativa; Especializao

MARKETING MIX BASEADO NUMA POLITICA de PREO


Preo preamium Preo agressivo

MARKETING MIX BASEADO NUMA POLITICA de DISTRIBUIO ou FORA de VENDAS


Fora de vendas mais numerosa ou mais qualificada; Presena mais alargada ou mais atractiva no ponto de venda; Estratgia push.

MARKETING MIX BASEADO NUMA POLITICA de COMUNICAO

Estratgia pull; Elevados investimentos em comunicao.

PLANO de ACO de MARKETING ELABORAO e FORMULAO do MARKETING MIX AVALIAO do PLANO de ACO

Avaliao qualitativa (adaptao ao mercado e empresa e coerncia com o posicionamento. Avaliao quantitativa (vendas, quota de mercado e resultados). Formulao de oramentos previsionais (margem bruta, resultados lquidos, cash flow, retorno do capital investido e pay-back do investimento). Mtodo do ponto crtico.

BIBLIOGRAFIA:

Administrao de Marketing 12 Edio - Philip Kotler Mercator XXI 11 edio - Denis Lindon, Jacques Lendrevie, Julien Lvy, Pedro Dionsio e Joaquim Rodrigues Estratgia Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, 1997 Adriano Freire Marketing Conceitos, tcnicas e Problemas de Gesto, Editorial Verbo, 1992 Anbal Pires

http://pt.wikipedia.org/wiki/IESF http://iesfbiblioteca.e-mpresa.com

[editar] Desenvolvimento do plano de marketing


1 Passo: A Estratgia de marketing Trata-se de explicar as aces necessrias para concretizar cada uma das orientaes estratgicas definidas durante o processo de anlise.

2 Passo: O Oramento de marketing preciso conjugar possveis variaes dos diversos dados oramentais at alcanar o equilbrio entre o resultado pretendido e o possvel para as condies de mercado. comum a tendncia por parte da estrutura comercial para subavaliar as potencialidades do mercado, derivada do hbito de premiar o excesso de objectivos. Assim, tm a garantia de alcanar os objectivos, podendo mesmo exced-los.

3 Passo: O Plano de Aco Por ltimo no plano de marketing tem de se assinar as responsabilidades para cada uma das actividades, bem como planear as suas datas de execuo. Contudo a planificao no pode ficar por aqui. Aps a definio da estratgia do marketing e planificada a sua implementao, h que ter em conta as restantes dimenses da empresa, a tecnologia (verificar se dispe da tecnologia adequada), recursos humanos(se os recursos humanos esto preparados), e processos (os mtodos e processos de trabalho so os mais indicados para a estratgia, a tecnologia e os recursos disponveis).

[editar] A Evoluo do Planeamento de Marketing


A evoluo do planeamento de marketing est directa e imediatamente relacionada com a evoluo do prprio marketing. Os sucessivos passos que o marketing deu, desde o seu aparecimento at aos dias de hoje, dependeram sempre das condies do mercado e da evoluo da economia, mas o seu aparecimento formal s ocorreu no momento em que as empresas e outras organizaes entenderam que o elemento fundamental da sua oferta o consumidor e no o produtor ou o distribuidor. Mas j anteriormente a empresa age e reage no mercado - h, portanto, uma pr-histria do marketing, que conveniente analisar, para se compreender toda a restante problemtica da evoluo. No se trata, contudo, de fazer histria pela histria, mas de compreendeer todo o processo de evoluo, por forma a conseguir antever o futuro do marketing e do seu planeamento.

[editar] Ver tambm

Balanced Scorecard

Estratgia competitiva Estratgias de marketing Estratgias de produto Gesto estratgica de empresas Marketing Planejamento estratgico Inteligncia organizacional

You might also like