You are on page 1of 6

As Caractersticas dos Seres Vivos

Os seres vivos e a matria bruta possuem propriedades diferentes. Os seres vivos so dotados de um conjunto de caractersticas que no existem na matria bruta (sem vida). Abaixo, comparados matria bruta, os seres vivos apresentam: Composio qumica mais complexa; Organizao celular, que vai muito alm da organizao dos tomos e das molculas constituintes de toda matria (viva ou bruta); Capacidade de nutrio, absorvendo matria e energia do ambiente para se desenvolver e manter suas funes vitais; Reaes a estmulos do ambiente; Capacidade de manter seu meio interno em condies adequadas, independente dos fatores externos, como calor e frio; Crescimento e reproduo, originando descendentes semelhantes; Capacidade de modificar-se ao longo do tempo, atravs do processo de evoluo, desenvolvendo adaptaes adequadas sobrevivncia. Esse conjunto de caractersticas depende da molcula de cido nuclico, mais particularmente do cido desoxirribonuclico ou DNA. ela que determina os pontos comuns e as diferenas entre os seres vivos que habitam nosso planeta.

Os tomos se ligam uns aos outros e formam as molculas. A molcula da gua, por exemplo, formado por dois tomos de hidrognio ligados a um tomo de oxignio. A fora que mantm os tomos unidos chamada ligao qumica. Na matria bruta, os tomos esto agrupados em compostos relativamente simples, formando as substncias inorgnicas (tambm chamadas substncias minerais), como a gua, vrios sais e gases e os cristais de rocha. Nos seres vivos, alm de substncias inorgnicas encontramos substncias orgnicas. As substncias orgnicas so formadas por tomos de carbono que se unem, podendo formar longas cadeias contendo outros tomos, como os de oxignio, nitrognio e, obrigatoriamente, de hidrognio. A matria viva apresenta composio qumica mais complexa do que a matria bruta: enquanto um gro de areia formado apenas por um tipo de substncia a slica , uma bactria, apesar de ser bem menor do que um gro de areia, possui gua, sais minerais e diversas substncias orgnicas, como protenas, aucares, gorduras, cidos nuclicos, entre outras.

2. Organizao Celular:
Nos seres vivos, uma enorme quantidade de molculas inorgnicas e orgnicas se rene, formando a clula. A clula a unidade fundamental dos seres vivos, sendo capaz, por exemplo, de se nutrir, crescer e reproduzir. Muito pequena possui aproximadamente a centsima parte de um milmetro , s pode ser vista pelo microscpio. As bactrias, os protozorios e alguns outros tipos de seres vivos so unicelulares; mas a maioria pluricelular. O corpo humano, por exemplo, contm mais ou menos 60 trilhes de clulas. As clulas semelhantes, nos seres pluricelulares, se renem, com o mesmo tipo de funo, formando um tecido.Tecidos semelhantes formam um rgo. rgos com funes semelhantes se organizam em sistemas ou aparelhos.O conjunto de sistemas forma um organismo.

1. Composio Qumica:
Toda matria existente no universo feita de tomos. No centro do tomo h partculas com carga eltrica positiva, os prtons, e partculas sem carga eltrica, os nutrons. Girando com rapidez ao redor dessa regio central, encontramos os eltrons, com carga eltrica negativa. Como o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons, o tomo eletricamente neutro. A principal diferena entre dois tomos est no nmero de prtons. Esse nmero chamado nmero atmico e identifica cada tipo de tomo. Assim, todos os tomos de hidrognio tm um prton em seu ncleo (nmero atmico 1); todos os tomos de carbono tm seis prtons (nmero atmico 6) e assim por diante.O nmero atmico explica as diferentes propriedades fsicas e qumicas de cada tomo

Viso simplificada de trs tomos: o tomo de hidrognio, o tomo de carbono e o tomo de oxignio. O tomo de hidrognio o mais simples: possui apenas um prton e um eltron. Lembrete : esquemas de tomos so sempre modelos, j que, devido ao seu minsculo tamanho, no se pode ver o interior do tomo.

Os diferentes nveis de organizao da matria. De um nvel para outro, a complexidade e a organizao aumentam.

No corpo humano, por exemplo, o conjunto de clulas nervosas forma o tecido nervoso. O encfalo, a medula e os nervos formam o sistema nervoso, este responsvel pela coordenao entre diferentes partes do corpo e pela integrao do organismo com o ambiente. Tipos de clulas Os diferentes tipos de clulas podem ser classificadas em duas categorias quanto a sua organizao do ncleo. Clulas procariotas - no apresenta uma membrana envolvendo o ncleo, portanto o contedo nuclear permanece mistura com os outros componentes celulares. Os nicos pertencentes a esse grupo so as bactrias, as cianofitas e as micobacterias. Clulas Eucariotas - no ncleo da clula eucariota fica "guardado" o material gentico e, em volta do ncleo existe uma membrana que o separa do citoplasma. No citoplasma dessa clulas podem ser encontradas diversas

estruturas membranosas. Mas a organizao dos seres vivos no termina com a formao de um organismo. Sabemos que os seres vivos interagem com o ambiente, inclusive com os outros seres vivos. Organismos da mesma espcie agrupam-se numa determinada regio, formando uma populao. A populao mantm, relaes com populaes de outras espcies que habitam o mesmo local, formando uma comunidade. Uma comunidade representa o conjunto de todas as espcies vivas que habitam determinado ambiente, como uma floresta. A comunidade influi nos fatores fsicos e qumicos do ambiente como chuva, o solo e a temperatura e esse fatores tambm influi na comunidade. O conjunto constitudo por seres vivos, fatores fsicos e fatores qumicos, chamado de ecossistema, ex: uma floresta. E a soma de todos os ecossistemas do planeta formam a biosfera.

3. Nutrio, Crescimento, Respirao e Metabolismo:


Um organismo vivo instvel e frgil. As protenas e outras molculas orgnicas presentes no ser vivo se desgastam com o tempo. A estrutura do ser vivo s pode ser mantida custa de uma substituio permanente de suas molculas e de muitas de suas clulas. A nutrio no s garante ao ser vivo a reconstruo das partes desgastadas, mas tambm a formao de novas clulas, durante o perodo de crescimento. Esse crescimento, que se faz pela multiplicao de clulas no interior do corpo, chamado de crescimento por intuscepo. Outra forma de crescimento chamada de crescimento por decomposio ou aposio, um exemplo, o cristal (matria bruta) que pode crescer pela adio de novas molculas sua superfcie. Boa parte dos alimentos digeridos serve como fonte de energia para o organismo. Vrias molculas orgnicas de alimento podem ser utilizadas como combustvel, mas mais vantajoso para o ser vivo usar um acar, a glicose. A glicose (C6H12O6) uma molcula orgnica e reage com o oxignio do ar (O2), transformando-se em gs carbnico (CO2) e gua (H2O). Nessa transformao, a molcula de glicose quebrada, liberando energia. Esta, por sua vez, utilizada nas atividades do organismo, como o movimento, a produo de calor, a transmisso de impulso nervoso ou a construo de grandes molculas orgnicas durante o processo de reconstruo ou crescimento do corpo. Esse processo de quebra da glicose chama-se respirao celular. O organismo pode construir grandes molculas formadoras de partes de clulas esse processo chamado anabolismo (ana = erguer), que so transformaes de sntese ou construo.E quebrar molculas de alimento, obtendo energia processo denominado catabolismo (cata = para baixo), que so transformaes de anlise ou decomposio. O conjunto dos dois processos chamado metabolismo (metabole = transformar).

5. Homeostase:
A propriedade do ser vivo de manter relativamente constante seu meio interno chamada homeostase. O ser vivo no muda sua composio qumica e suas caractersticas fsicas. Com a homeostase conseguimos manter constantes, por exemplo, a temperatura, a quantidade de gua no organismo e a concentrao de diversas substncias presentes no corpo. A homeostase importante para a manuteno da vida. Se o nosso ambiente interno mudar muito, ficando, por exemplo, excessivamente quente ou muito frio ou demasiadamente cido, as reaes qumicas podem parar e o indivduo morre.
Uma parte do alimento usada pelo metabolismo, ou seja, na produo de novas molculas, no crescimento e na renovao das clulas do corpo. Outra parte utilizada pelo catabolismo, ou seja, destruda, tanto podendo produzir energia como ser eliminada. Ao conjunto de todas essas transformaes qumicas chamamos de metabolismo.

Nutrio Autotrfica e Heterotrfica: Nutrio Autotrfica (auto = prprio; trofo = alimento): Realizada apenas pelas plantas, algas e por certas bactrias. O organismo capaz de produzir todas as molculas orgnicas do seu corpo a partir de substncias inorgnicas que retiram do ambiente, como o gs carbnico, gua e sais minerais. O organismo vegetal usa a energia do Sol, que absorvida pela clorofila. Esse fenmeno, chamado fotossntese, produz substncias orgnicas para o organismo e libera oxignio na atmosfera. Nutrio Heterotrfica (hetero = diferente): Os animais, os protozorios, os fungos e a maioria das bactrias no so capazes de realizar fotossntese. Esses seres precisam ingerir molculas orgnicas prontas.

Se a temperatura do corpo comea a aumentar muito, uma mensagem do crebro estimula a produo de suor pelas glndulas sudorparas. Quando o suor evapora, perdemos calor. O crebro tambm promove a dilatao de vasos sanguneos da pele. Com isso, a superfcie do corpo recebe mais sangue e o calor pode sair mais facilmente.

4. Estmulos ao Ambiente:
Todos os seres vivos so capazes de reagir a estmulos ou modificaes do ambiente, ou seja, todos possuem irritabilidade. Nos vegetais, as reaes aos estmulos costumam ser mais lentas do que nos animais, por exemplo, pelo crescimento do caule em direo luz ou pelo crescimento das razes em direo ao solo. Esse fenmeno vegetal de irritabilidade chamado tropismo. Em algumas plantas, como a sensitiva ou dormideira, a reao pode ser mais rpida: um simples contato externo provoca o fechamento das folhas em segundos. Esse fechamento se deve diminuio na presso da gua existente numa dilatao na base das folhas. Mecanismos semelhantes ocorrem com plantas carnvoras, que capturam pequenos animais. Todos os seres vivos tm irritabilidade, mas s os animais possuem sensibilidade. Sensibilidade a capacidade de reagir de diferentes formas aos estmulos ambientais. As formas que os seres vivos tm de reagir ao ambiente so adaptativas, isto , so formas que contribuem para a sobrevivncia ou a reproduo da espcie.

6. Reproduo e Hereditariedade:

O ser vivo envelhece e morre, mas antes disso ele se reproduz. Os filhotes so semelhante aos pais, esse fenmeno chama-se hereditariedade. Quanto reproduo, ela pode ser assexuada ou sexuada. O gene e o Controle das Caractersticas Hereditrias: a reproduo e a hereditariedade dependem do DNA (cido desoxirribonuclico). O DNA se localiza em filamentos chamados cromossomos, no interior das clulas. A estrutura conhecida como gene corresponde a um segmento ou pedao da molcula de DNA. Os genes contm as informaes responsveis pelas caractersticas do indivduo. O organismo dos seres vivos trabalha de acordo com as ordens do DNA. As caractersticas de um organismo no dependem apenas do DNA, o meio ambiente tambm importante. As caractersticas so o resultado de um trabalho conjunto do gene e do meio ambiente. Outra propriedade do DNA da qual a hereditariedade depende da sua capacidade de se duplicar, formando cpias exatamente iguais.

Reproduo Assexuada: nessa reproduo um pedao do corpo do ser vivo se separa, cresce e origina um novo indivduo.Na reproduo assexuada, os decendentes recebem cpias iguais do DNA do indivduo original e, conseqentemente, possuem as mesmas caractersticas

ambiente determina quais os organismos com maior possibilidade de sobrevivncia chamado de seleo natural. A idia de seleo natural foi desenvolvida pelo cientista Charles Darwin. As mariposas de Manchester: essas mariposas so um caso clssico de seleo natural. Com o escurecimento do tronco das rvores, depois da instalao de fbricas prximas ao bosque, o nmero de mariposas escuras aumentou. Hoje, porm, com o controle da poluio na Inglaterra, os troncos voltaram a ficar claros e o nmero de mariposas brancas aumentou.

A reproduo assexuada muito comum nos seres mais simples, principalmente nos unicelulares, como podemos observar nessas figuras, a ameba e o paramcio se reproduzem por diviso simples, a hidra, um pequeno animal aqutico, apresenta reproduo por brotamento.

Reproduo Sexuada: o tipo de reproduo realizada pela unio de clulas especializadas, o gameta. Na maioria dos casos, a produo de gametas est ligada a uma diferena de sexo nos indivduos adultos: o sexo feminino, produz o gameta feminino chamado vulo; o sexo masculino, produz o gameta masculino denominado espermatozide. Nos vegetais os nomes so diferentes: o gameta feminino o oosfera, e o masculino o anterozide. Quando ocorre a fecundao unio do espermatozide com o vulo forma-se o zigoto ou clula-ovo. O zigoto se divide vrias vezes formando assim um novo indivduo. Esse indivduo possuir genes da me e do pai; suas caractersticas sero resultado de uma combinao das caractersticas paternas e maternas.

O fssil de arquepterix (ave com caractersticas de rptil) mostra um esqueleto parecido como o de um dinossauro, mas com marcas de penas e asas. Esse um dos muitos vestgios de seres vivos que no existem mais e que servem como prova da evoluo em nosso planeta.

7. Evoluo:
o processo pelo qual os seres vivos se transformam ao longo do tempo. Mutao: o mecanismo de hereditariedade garante que os filhos sejam semelhantes aos pais. Mas se esse mecanismo fosse infalvel, as espcies no se modificariam ao longo do tempo. As espcies hoje existentes so resultantes de espcies que existiram no passado e que sofreram transformaes.Isso se deve, porque, s vezes, o DNA produz cpias com erro, que pode ser causado tanto por uma falha durante a duplicao, como pela exposio do organismo radiatividade ou a certos produtos qumicos. Surge assim, uma molcula-filha, diferente da original. Isto se chama Mutao; Seleo Natural: quando a mutao vantajosa ela tende a se espalhar pela populao. Mas quando ela prejudicial ela fica rara e pode desaparecer. O processo pelo qual o

Adaptaes de animais e plantas: Os vegetais so organismos que se originaram de seres que no passado tinham nutrio autotrfica. O corpo ramificado das plantas, principalmente rvores, com a grande superfcie de folhas funcionando como coletores de energia solas, uma adaptao ao modo autotrfico de vida. J os animais so provenientes de seres que tinham nutrio heterotrfica. O corpo compacto, os msculos e o sistema nervoso e sensorial so adaptaes que facilitam a busca de alimento e o deslocamento do animal. Existem muitos organismos que no podem ser representados como animais ou vegetais, pois se mantiveram parecidos com os seres iniciais e no chegaram a desenvolver estruturas tpicas de animais e vegetais. Esses organismos esto representados pelas bactrias, pelos protozorios, por algumas algas e pelos fungos.

01. Por metabolismo entende-se: a) Conjunto de processos responsveis pela eliminao de substncias txicas no corpo. b) O conjunto de processos atravs dos quais diferentes materiais so incorporados ao organismo ou usados como fonte de energia c) O processo pela qual o alimento ingerido preparado para absoro. d) A capacidade de os organismos reagirem a um estmulo do meio. e) O aumento da massa e crescimento do organismo.

02. Assinale a afirmao que no faz parte da teoria celular: a) Os seres vivos so formados por clulas. b) Os fenmenos fundamentais da vida ocorrem em nvel celular. c) Toda clula resulta da diviso ou fuso de clulas prexistentes. d) Em todos os seres vivos as clulas realizam o mesmo tipo de ciclo celular. e) As clulas-me transmitem suas caractersticas s clulasfilhas. 03. So organismos procariontes: a) vrus e bactrias; b) vrus e cianofceas; c) bactrias e cianofceas; d) bactrias e fungos; e) todos os unicelulares. 04- Quanto maneira de obteno de alimento, Os seres vivos podem ser basicamente classificados em dois grandes grupos: auttrofos e hetertrofos. Diferencie esses dois tipos de seres vivos. 05- O que so rgos e sistemas? 06- Na natureza, existem organismos capazes de apresentar duas formas diferentes de reproduo: quando em situaes favorveis, reproduzem-se assexuadamente, mas, sob condies ambientais estressantes, a reproduo torna-se sexuada. Com base nessas afirmaes,responda s questes: a) Quais so as diferenas entre a reproduo assexuada e a reproduo sexuada? b) Qual a vantagem da reproduo sexuada para a reproduo assexuada? 07- Na aula de biologia, da Escola Cnego Calado, um aluno apresentou duas afirmaes a respeito do tipo de reproduo assexuada; podendo a segunda ser uma razo para a primeira.
1 AFIRMAO Numa populao de indivduos que se reproduzem de forma assexuadamente ocorre, normalmente, uma grande variabilidade de caractersticas genticas, favorvel evoluo.
por que

b) Mencione qual das clulas procaritica e qual eucaritica? 07- No incio do sculo XIX, atravs de experimentos com MEROTOMIA (tcnica que consiste na efetuao de cortes em seres unicelulares, como as amebas e algas do gnero Acetabularia, para obter fragmentos para serem estudados); demonstrou-se, claramente, que o ncleo da clula responsvel por programar a atividade celular, isto , regular as atividades e transmitir as informaes de natureza hereditria da Clula. No desenho, abaixo, observamos esses experimentos: Se um Aluno da escola Cnego Calado afirmasse: que os fragmentos anucleados- obtidos a partir dos cortes da ameba e da Acetabularia recuperariam suas atividades celulares e se

desenvolviriam normalmente. Voc concordaria? Justifique. 08- Observe a gravura abaixo:

2 AFIRMAO A reproduo assexuada se caracteriza por uma diviso desigual do material entre descendentes, dando origem a linhagens-filhoscom caractersticas combinadas a dos pais.

Essa gravura, do sculo XIX, retratou uma exibio pblica intitulada as maravilhas do mundo microscpico, em Paris. Graa ao microscpio e a ousadia de homens como Hooke, Schleiden, Schwann e Virchow descobriu-se a unidade vital da vida: A clula. a) luz da teoria celular, o que vem a ser a clula?

As duas afirmaes, levantadas pelo aluno, esto corretas? Justifique.

b) Para teoria celular o vrus um grande problema, pois ele no forma uma clula tpica. Cite as principais caractersticas dos vrus? c) O que um tecido?

08-Considere os desenhos das clulas A e B e a tabela ao ladoque especifica que o sinal (+) indica presena e o sinal (-) ausncia de alguns componentes-, e responda:
Clula A B

Parede celular + -

COMPONENTES CELULARES Envoltrio Ribossomos Complexo nuclear de Golgi + + + +

Mitocndrias +

Clula A

Clula B

a)

Quais so as diferenas entre as clulas A e B quanto ao ncleo e citoplasma?

09- Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras caractersticas: a) No possuem material gentico.

b) Possuem material gentico como os eucariontes, mas so anucleados. c) Possuem ncleo, mas o material gentico encontra-se disperso no citoplasma. d) Possuem material gentico disperso no ncleo, mas no em estruturas organizadas denominadas de cromossomos. e) Possuem ncleo e material gentico organizado nos cromossomos. 10- Em 1838, o zologo Schwann e, em 1839, o botnico Schleiden, com base observaes e experimentaes que investigavam a organizao dos seres vivos e desenvolvidas por diferentes pesquisadores a partir da histria da descoberta de Hooke, formularam, independentemente, uma teoria, cujos princpios deveriam subsidiar todas as reas do conhecimento que se relacionavam com o estudo da vida. Qual das afirmativas sintetiza a contribuio fundamental dessa teoria para a evoluo das cincias? a) A vida, em qualquer de suas manifestaes, a expresso da organizao e dinmica da clula. b) Os organismos mais simples, como as bactrias e as leveduras, so desprovidos de organizao celular. c) Em organismos unicelulares e pluricelulares, os planos bsicos de organizao so, entre si, profundamente diferenciados. d) A constituio qumica elementar da clula qualitativamente diferenciada da composio elementar do ambiente no-vivo. e) O ncleo a unidade morfolgica e funcional da clula. 11- Nas experincias de merotomia da ameba e da Acetabularia ( Alga verde, unicelular e grande, podemos esperar que:

12- Nos organismos, as diversas clulas sofrem diferenciao, dando origem a grupos de clulas com forma e funo semelhantes. Esses grupos so chamados: a) Sistemas b) Organismos c) rgos d) Aparelhos e) tecidos

a)

Ambas as partes cortadas da ameba e da acetabulria se desenvolvam normalmente. b) S a parte da ameba que apresenta ncleo se desenvolva. c) Cortando parte do citoplasma de ambos os organismos, nenhum dos fragmentos se desenvolva, tanto na ameba e quanto na acetabularia. d) A parte da ameba que possui ncleo se desenvolva normalmente e a da Acetabularia que possui ncleo se desenvolva anormalmente. e) Ambas as partes nucleadas da ameba e da acetabulria se desenvolvam normalmente, enquanto as anucleadas morram.

You might also like