You are on page 1of 5

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

OS PENSADORES DA EDUCAO
PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOTSKY & WALLON
01. De acordo com Paulo Freire quando trata da importncia do ato de ler, para a construo da viso crtica so indispensveis: (A) Trabalhar a alfabetizao espontnea, totalmente ligada aos setores poltico e social. (B) Trabalhar a alfabetizao, neutralizando a poltica e as classes sociais. (C) Trabalhar a alfabetizao, considerando a poltica com coerncia, vivenciando, na prtica, o reconhecimento bvio, sabendo ouvir, falar e assumindo a ingenuidade dos educandos para poder saber o que esto aprendendo. (D) Trabalhar a alfabetizao, assumindo a ingenuidade dos educandos, partindo do ensino da realidade social de seus alunos para, posteriormente, ensinar o desconhecido. 02. Paulo Freire afirma que a neutralidade da educao, de que resulta ser ela entendida como um quefazer puro, a servio da formao de um tipo ideal de ser humano virtuoso e bom, uma das conotaes fundamentais da viso (A) crtica da educao. (B) ingnua da educao. (C) reflexiva da educao. (D) humana da educao. (E) libertadora da educao. 03. No livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire enfatiza que ensinar pressupe algumas exigncias, exceto: (A) Conscincia do inacabado. (B) Apreenso da realidade. (C) Respeito autonomia do ser educando (D) Convico de que a mudana possvel. (E) Transferncia de conhecimento.

PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOSTSKY e WALLON

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.brM WWW.VCSIMULADOS.COM.BR 1

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

04. Um componente central da teoria de Vygotsky o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Segundo esse conceito, a(o) (A) aprendizagem e o desenvolvimento so independentes entre si, no havendo, pois, uma relao qualquer entre eles. (B) desenvolvimento um pr-requisito para a aprendizagem, portanto, se as crianas no estiverem prontas, nenhuma instruo lhes ser til. (C) aprendizagem progride antes e mais rapidamente que o desenvolvimento. (D) aprendizagem e o desenvolvimento so realizados em paralelo e em igual medida. (E) aprendizagem o desenvolvimento, configurando-se entre eles uma identidade. 05. De acordo com Vygotsky em Pensamento e Linguagem, assinale a alternativa verdadeira: (A) Um estudo profundo levou concluso de que a verdadeira comunicao requer significado, isto , generalizao, tanto quanto signos. (B) As formas mais elevadas da comunicao humana somente so possveis porque o pensamento do homem reflete uma realidade contextualizada. (C) A lingustica tradicional centrava-se na fisiologia e na acstica, mais do que na Psicologia da fala, pois considerava o som como um elemento independente da fala, usava o som isolado como unidade de anlise. (D) Apenas a alternativa B verdadeira. (E) Todas as alternativas so verdadeiras. 06. Para Vigotsky, a aprendizagem humana (A) a compreenso dos contedos formais e cientficos do currculo. (B) a maturao das capacidades inatas que leva expresso das caractersticas pessoais. (C) o efeito do ambiente sobre a pessoa que recebe as informaes elaboradas pela humanidade. (D) a possibilidade do desenvolvimento do ser humano como sujeito de determinada cultura. (E) o desenvolvimento dos esquemas motores e cognitivos a partir da idade prescolar.

PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOSTSKY e WALLON

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.brM WWW.VCSIMULADOS.COM.BR 2

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

07. Aos 6 anos, a criana entra no que Piaget considera a idade perguntadora. Os seus porqus podem ser agrupados em diferentes tipos, conforme o seu significado. Assim, se uma criana, nessa idade, pergunta Por que o cu azul?, sua pergunta se enquadra no tipo de porqu de (A) explicao causal. (B) motivao psicolgica. (C) justificao. (D) estruturao. (E) curiosidade. 08. Para Piaget, conforme estudos realizados sobre o desenvolvimento infantil, o jogo adotado nos perodos sensrio-motor e pr-operatrio tem a funo de: (A) divertir, passar o tempo e promover o ajustamento. (B) promover o ajustamento. (C) controlar a agressividade e valorar a auto-estima. (D) construir o conhecimento. (E) satisfazer desejos. 09. Wallon identifica dois momentos fundamentais na formao da identidade infantil: o do desenvolvimento do Eu corporal e o do desenvolvimento do Eu psquico. Sobre o Eu psquico, correto afirmar que ele se forma: (A) na interao da criana com os objetos de seu meio. (B) atravs do conflito Eu outro vivido pela criana. (C) a partir da imagem corporal que a criana tem de si. (D) independente do Eu corporal da criana. (E) durante o estgio categorial de desenvolvimento.

PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOSTSKY e WALLON

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.brM WWW.VCSIMULADOS.COM.BR 3

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

10. A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogentica a noo de Campos Funcionais. Tomando como referncia a psicogentica Walloniana, correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito : (A) afetividade, ao ato motor e inteligncia. (B) memria, ao pensamento e linguagem. (C) linguagem, ao pensamento e emoo. (D) anomia, heteronomia e autonomia. (E) emoo, ao meio social e cultura.

Confira suas respostas no gabarito!

GABARITO - PAULO FREIRE, PIAGET, VIGOSTHY & WALLON

01 C 11 E 21 D 31 A 41 C 02 B 12 C 22 B 32 D 42 A 03 E Compre a verso completa! 43 C 13 C 23 B 33 B 04 C cinquenta questes com B 14 A 24 D 34 gabarito,C 44 So 05 E 15 B 25 D 35 45 B em formato pdf, D 06 D 16 D 26 D 36 C 46 B 07 A 17 por R$:C C 27 37 A 47 C 08 Acesse 18 site: www.vcsimulados.com.br A D 28 C 38 D 48 o D 09 B 19 B 29 C 39 D 49 B 10 A 20 C 30 B 40 E 50 D

6,00

PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOSTSKY e WALLON

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.brM WWW.VCSIMULADOS.COM.BR 4

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

VCSIMULADOS
SIMULADOS EM FORMATO PDF POR APENAS R$: 6,00 CADA!
Caso esteja conectado internet, clique nas imagens para acessar os simulados no Youtube

10 QUESTES

40 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

10 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

20 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

20 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

ACESSE WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOSTSKY e WALLON

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.brM WWW.VCSIMULADOS.COM.BR 5

You might also like