You are on page 1of 4

EMBRIOLOGIA EMBRIOGNESE

A embriologia (estudo do embrio) ou embriognese (estudo da formao do embrio), pode ser resumida de forma geral, lembrando que cada tipo de ser vivo tem a sua prpria embriognese. Aqui veremos de forma resumida e geral... A embriologia geral segue trs fases distintas, em se tratando do ser humano, so as seguintes: a) Segmentao; b) Gastrulao; c) Organognese.

a) SEGMENTAO: Aps a fecundao (unio do vulo com o espermatozide, segue-se uma srie de fatos nesta fase conforme mostra a ilustrao:

A mrula consiste em um agregado de clulas, que resultam de sucessivas mitoses, logo aps a fecundao, isto ainda acontece nas trompas de falpio.

OBS.: Clivagens o nome especfico dado s mitoses na embriognese. A forma de blstula constitui-se em um nmero de clulas ainda maior, devido s clivagens. No interior da blstula encontramos uma cavidade (uma parte OCA), cujo nome blastocele. b) GASTRULAO: A fase de gastrulao onde acontecem fatos importantes, na prpria formao do embrio. Vejamos a ilustrao:

Observe que logo aps a formao da blstula, formase uma outra estrutura denominada gstrula, a qual sofre um invaginao (entrada), esta entrada um poro chamado blastporo. No interior da gstrula encontramos o arquntero (ou intestino primitivo). Podemos tambm notar que h a formao de trs folhetos embrionrios ou germinativos (camadas de clulas):

a) ectoderme: a mais externa; b) mesoderme: a intermediria (do meio); c) endoderme: a mais interna. preciso lembrar que estes folhetos tm, cada um uma funo futuramente, ora seja formar a pele, o sistema circulatrio, nervoso, etc...cada qual tem sua funo. Por exemplo:
Ectoderma: - Epiderme e anexos cutneos (plos e glndulas mucosas); - Todas as estruturas do sistema nervoso (encfalo, nervos, gnglios nervosos e medula espinhal); - epitlio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal. Mesoderma: - Forma a camada interna da pele (derme). - Msculos lisos e esquelticos; - Sistema circulatrio (corao, vasos sangneos, tecido linftico, tecido conjuntivo); - Sistema esqueltico (ossos e cartilagem); - Sistema excretor e reprodutor (rgos genitais, rins, uretra, bexiga e gnadas). Endoderma: - Epitlio de revestimento e glndulas do trato digestivo, com exceo da cavidade oral e anal; - Sistema respiratrio (pulmo); - Fgado e pncreas.

Obs1: Existem seres que so classificados conforme o nmero de folhetos: Diblsticos: apenas com dois folhetos embrionrios: b) Triblsticos: queles que apresentam os trs folhetos embrionrios.
a)

Obs 2: Conforme o tipo de ser vivo o blastporo pode ter dois destinos e tm denominaes especficas: a) Protostmios: cujo blastporo d origem a boca;

b) Deuterostmios: cujo blatporo d origem a abertura anal. c) ORGANOGNESE: nesta fase que todos os sistemas, aparelhos e rgos tm sua verdadeira formao, conforme visto acima, atravs dos folhetos embrionrios. Como o prprio nome diz a gnese (formao) dos rgos. Obs.: Vale lembrar que para o ser humano a embriognese dura trs meses, os iniciais da gestao, por isso o cuidado nesta deve etapa intenso para a gestante, uma vez que todos os sistemas esto sendo formados, logo aps ( os seis meses restantes) somente para ganho de peso e tamanho do bebe.

You might also like