You are on page 1of 7

Handmades

Pg. 1

25 de maro de 2008...

Incio

Artigos

Mtodos de confeco de placa de Circuito Impresso

Confeco de Placa de CI com Impressora Laser

pesquisar...

..

Menu Principal
Incio Notcias Apostilas Artigos Contatos FAQs Frum Links Galeria de Fotos Modificaes Procurar pelo site Projetos Samples Utilitrios

Confeco de Placa de CI com Impressora Laser


Por Mauricio Maia Clasta

Quem est online


admin plautz Beto Crazy marcosgs Barraca

Confeco de Placas de Circuito Impresso


Passo-a-passo
1. Impresso do Circuito Impresso 2. Limpeza e cuidados com a PCI (placa de circuito impresso) 3. Transferncia da imagem para a PCI

Logado Por:
Nome de Usurio Senha

4. Preparao do lquido para corroso do cobre da PCI Lembrar de mim


Entrar

5. Corroso da PCI 6. Limpeza Final da PCI 1. Impresso do Circuito Impresso Uma das partes mais crticas deste processo, e que sem dvida definir a qualidade final do seu trabalho, ser a escolha do papel ideal para a impresso do CI (circuito impresso), pois quanto mais spera for a rea de impresso, mais falha ter o desenho quando transpassado para a placa, ento escolha um papel bem liso, no meu caso, depois de tentar papel para transparncia, papel para fotografia (glossy), acabei obtendo melhor resultado com papel de etiquetas. Papel de etiquetas? Isso mesmo, o que fiz foi retirar todas as etiquetas do papel e utilizar aquela parte onde elas estavam coladas (legal n?), saiu bem barato. Este lado do papel bem lisinho, e obtive um trabalho muito bom usando ele. Voc poder tentar com vrios tipos de papel. A Impresso dever essencialmente ser feita por uma impressora a LASER, sem exceo, por tanto, no se pode usar impressoras jato de tinta, ou outro tipo de impressora, use laser. Obs: as impressoras de CD a base de tinta, imprimindo diretamente sobre a placa tambm no ser til, pois sua tinta base de gua, e nosso cido corrosivo (percloreto de ferro) tambm ser diludo em gua, assim sendo sair todo quando for corroer o cobre da placa. A imagem que dever ser impressa est abaixo, e j est no tamanho ideal para a impresso, alm de estar com as letras invertidas para que na transcrio tudo fique normalmente escrito.

Esqueceu sua senha? Sem conta? Crie uma Letras de Msica msica artista trecho buscar

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=46

25/03/2008 10:42:17

Handmades

Pg. 2

placa.

2. Limpeza e cuidados com a PCI (Placa de Circuito Impresso) A placa de cobre que voc comprou, dever estar sem gordura na sua superfcie, pois a gordura faz com que a aderncia do cobre diminua, assim sendo, o toner pode no passar no papel para o cobre se isto acontecer. Para que sua placa fique como deve, pegue uma palha de ao de sua preferncia (bombril), e um detergente qualquer, v a um tanque e lave toda a sua superfcie de cobre com a palha de ao e o bombril, lembrando que pode-se jogar gua sem problemas, lave normalmente, esfregando bastante o bombril, e com fora, para que o cobre tenha um aspecto bem uniforme e brilhante, tente fazer movimentos sempre no mesmo sentido para dar o brilho final, assim fica bem mais bonito. Depois da lavagem, seque muito bem ento a placa, tomando sempre o devido cuidado de no encostar mais, daqui para frente, na parte cobreada da placa, se preferir, recomendo o uso de uma luva cirrgica, aquelas que dentista usa, para evitar problemas de contato da pela com a superfcie.

3. Transferncia da imagem para a PCI


Bom, ento agora temos em uma mo a imagem do circuito impressa em um papel bem liso e na outra mo a placa ce circuito impresso virgem bem limpinha certo? Pois bem, chegou a hora ento de passar a imagem do papel para a PCI. Materiais necessrios para essa transferncia: 1 Ferro de passar em temperatura bem alta 2 uma toalha de rosto ou banho normal 4 a folha com o layout do circuito 5 a placa bem limpa e sem a presena de gordura

Estenda a toalha de rosto ou banho sobre uma superfcie bem plana, como uma mesa, por exemplo. Coloque a placa, com a parte de cobre virada para cima, sobre a toalha. Sobre a parte de cobre ento, voc dever cuidadosamente posicionar a folha com a parte impressa virada para baixo, de forma que o toner da impressora laser fique de frente para o cobre da placa. Seja metdico, posicione as linhas de forma que fiquem bem junto margem da placa, posicionando a impresso totalmente dentro da placa, se voc for deixar a placa todinha do tamanho dela mesmo, ento no se preocupe em racionalizar espao, no meu caso, eu coloquei a imagem bem junto s bordas, pois assim pude cortas as parte da placa que no fariam falta e que deixariam o gabinete onde coloquei meu circuito muito apertado. Ok, a folha impressa agora dever ficar bem quietinha ali, para que quando eu passar o ferro sobre as costas dela, o toner no grude um pedacinho aqui e outro pedacinho ali, pela movimentao do papel, se necessrio prenda tudo com durex, lembrando que se voc no tomar cuidado e passar o ferro de passar sobre o durex ele derreter e grudar no ferro, deixando sua esposa ou me muito felizes com voc, por isso no usei nada. Pronto, agora a hora H, pegue o ferro quente, bem quente, e passe um milho e meia de vezes sobre o circuito, passe devagarzinho da esquerda pra direita, depois inverta a direo, passe de cima para baixo, de baixo para cima, em crculos, em forma de listras, etc. Voc dever passar ferro ali sem d mesmo, se ficar algum pontinho sem passar ou aquecer o suficiente ali estar uma falha, que voc precisar corrigir com a caneta depois. Estipule um tempo, mais fcil e menos maante, tipo, acho que uns 8 minutos passando o ferro ali em cima j fica bem legal.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=46

25/03/2008 10:42:17

Handmades

Pg. 3

Agora, com muita calma e muita ansiedade, a qual voc dever controlar, espere esfriar. Demora mesmo, deixe estar fria a superfcie do papel. Depois de resfriado, com muita clame e lentido v levantando o papel para que ele se desgrude da placa deixando o toner dele no cobre.

A est seu circuito impresso sobre o cobre.

Se algo der errado e seu circuito ficar com muita falha, limpe toda a placa novamente com sua palha de ao e tente novamente, prestando mais ateno nos pontos onde voc possa ter cometido algum erro, se no tiver jeito, tente outros tipos de papel para imprimir, pois o que voc est utilizando pode no ser o mais adequado para isso. Ouvi, na poca que estava fazendo o meu, dizer sobre papel trnsfer, ele usado para passar imagens para camisetas com um processo similar, no testei, mas pode funcionar muito bem. isso, faa e refaa at que voc fique satisfeito com o grau de perfeio da transcrio que tenha obtido. Lembrando que alguns erros d pra corrigir usando a caneta especial para circuito impresso, encontrada tambm em qualquer lojas para artigos de eletrnica. Meu circuito, no caso, precisou de vrias pinceladas de caneta para que ficasse de forma satisfatria, observe se no h pontinhos de cobre no meio das trilhas de toner, se houver, cubra-os usando a caneta, retoque tudo com caneta at que fique bem pretinho tudo, sem falhas.

Lembro tambm que possvel fazer o circuito todinho a caneta, s que um pouquinho mais difcil, pra quem for bom desenhista, mo-a-obra, eu fico com a impresso mesmo.

4. Preparao do lquido para corroso do cobre da PCI Este processo consiste em mergulhar sua placa de cobre dentro de uma soluo de gua e percloreto de ferro, que um cido usado para este fim. O percloreto de ferro pode ser encontrado em diversas formas no mercado, existe percloreto lquido, que j vem diludo em gua, em p ou barra, que ainda devero ser diludos em gua por voc. Sempre leia o manual, bula, que acompanha o percloreto que voc comprou, se for percloreto lquido, mais simples, se for em p, ou barra, voc dever consultar a quantidade de percloreto a diluir em determinada quantidade de gua.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=46

25/03/2008 10:42:17

Handmades

Pg. 4

Os pontos importantes a se saber so: sempre coloque o percloreto na gua, nunca a gua no percloreto, pois sua dissoluo resulta em um processo qumico altamente exotrmico, isto , libera muito calor como resultado, outro ponto , quanto mais percloreto por ml de gua mais rpido ser o processo de corroso. Sempre armazene ou manipule solues ou o prprio percloreto em recipientes de plstico ou vidro, pois isto um cido, e tem o poder de corroer o metal. Na minha experincia eu utilizei um carrinho de mo do meu filho Lucas.

Lembre-se de que o recipiente a ser utilizado deve ser de tamanho suficiente pata caber a placa toda dentro, tambm no deve ser muito grande, pois se for voc precisar de mais gua e percloreto para que possa submergir toda a placa. O processo de corroso muito mais rpido quando a gua est aquecida, no disse a 100 graus ok, disse aquecida, tipo gua de chuveiro quente. Para isso coloque a gua antes de dissolver o percloreto, em uma panela e aquea, lembro tambm que no obrigatrio, mas isso acelera o processo em uns 30%, eu recomendo.

Aps o aquecimento, coloque a gua no recipiente plstico ou de vidro.

Misture ento o percloreto gua, e mecha at que esteja tudo bem dissolvido.

5. Corroso da PCI Depois de preparada a soluo, hora de colocar a placa dentro da soluo, simplesmente coloque-a virada com o cobre para cima, para no haver risco de que o fundo do recipiente risque a pintura.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=46

25/03/2008 10:42:17

Handmades

Pg. 5

Agora, voc dever ficar observando o que acontece, o processo de corroso, se voc estiver usando uma soluo com bastante percloreto, dever levar cerca de 20 minutos, podendo at quadruplicar este tempo se voc quiser economizar. Neste tempo, recomendo que voc no abandone a placa ali, e esteja sempre gerando ondinhas, para que a camada dissolvida de cobre, que fica sempre depositada sobre a placa, saia, e voc tenha uma soluo mais forte de percloreto diretamente sobre o cobre. Muitas pessoas, como eu, se enganam, pois, quando a soluo comea a corroer o cobre da placa, a deixa com uma cor bem mais clara e fosca, dando a impresso de que o cobre j saiu, porm, no se engane, voc com certeza saber quando o cobre estiver todo removido, a placa fica igual sua parte de traz, bem amarronzada, no d pra se confundir. 6. Limpeza Final da PCI Depois de ter feito toda a corroso, hora de retirar a tinta da caneta e o toner, que esto sobre as trilhas da sua placa, pegue novamente seu bombril e detergente e mande ver, sua placa estar linda e prontinha para a montagem do amplificador.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=46

25/03/2008 10:42:17

You might also like