You are on page 1of 16

WEISZ e LERNER: Refletindo sobre a prtica pedaggica

O Dilogo entre o ensino e aprendizagem Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio

Os trabalhos de WEISZ e LERNER so decorrentes das pesquisas sobre a psicognese da lngua escrita, cujo grande marco foi considerar que h um processo de aquisio da lngua escrita no qual a criana vai construindo hipteses.

LERNER
BROSSEAU CHEVALLARD Conhecimento didtico. Pesquisa em MATEMTICA

WEISZ
PIAGET FERREIRO novo olhar sobre a aprendizagem. aprendizagem por resoluo de problemas.

O Dilogo entre o ensino e aprendizagem


O livro trata de aspectos fundamentais para a compreenso do processo de ensinoaprendizagem. Est organizado de forma a apresentar uma reflexo sobre os principais marcos tericos que orientam a prtica construtivista de alfabetizao articulados propostas de organizao da prtica pedaggica.

Conceitos fundamentais
Olhar sobre a aprendizagem ponto de vista adultocntrico. Todo ensino se apia numa concepo de aprendizagem. Toda criana sabe muita coisa. Aprendizagem por resoluo de problemas. Conhecimento prvio do aluno diferente de contedo ensinado pelo professor.

Conceitos fundamentais
Dois processos distintos: ensino e aprendizagem: sujeitos: professor e aluno. Papel do professor: organizar boas situaes de aprendizagem, observador cuidadoso do que o aluno diz,investigador. A correo deve incidir sobre o processo de aprendizagem no momento certo. Avaliao formativa e processual inclui a avaliao do trabalho do professor.

LERNER Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio


Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio. A escola atual enfrenta o desafio de incorporar todos os alunos no mundo da cultura escrita. Para tanto, necessrio preservar o sentido da leitura e escrita, a escola deve ser uma comunidade de leitores que recorram aos textos para resolver problemas.

O real que levar prtica o necessrio uma tarefa difcil


Escolarizar as prticas de leitura e escrita no simples: Tenso: propsitos escolares e extraescolares da leitura e escrita. Relao saber-durao versus preservao do sentido: aprendizagem no linear, tempo didtico. Tenso entre: ensinar e controlar a aprendizagem.

possvel:
Conciliar as necessidades institucionais com o objetivo de formar leitores e escritores:projetos. Articulao entre propsitos didticos e comunicativos. Criar um equilbrio entre o ensino e o controle da aprendizagem: ainda que no seja possvel, para o prof avaliar tudo o que os alunos lem, dar um grande valor para a leitura. Compartilhar a funo avaliadora com os alunos: auto-avaliao.

Qual o desafio?
Formar praticantes da leitura e escrita, pessoas que desejem entrar no mundo da literatura. Abandonar atividades desprovidas de significado. No deixar que a escrita seja apenas um objeto de avaliao e sim um instrumento de reflexo. Combater a discriminao operada pela escola quando cria o fracasso dos que no se alfabetizam.

As necessidades
A capacitao: condio necessria, mas no suficiente para a mudana: h que se estudar as condies institucionais necessrias para a mudana. Transposio didtica: inevitvel, mas deve ser controlada. necessrio manter uma vigilncia epistemolgica para garantir semelhana entre o que se ensina e as prticas sociais existentes.

O necessrio
Contrato didtico Brosseau contrato implcito compromete no apenas o professor e os alunos, mas o saber. Analisar os efeitos desse contrato didtico na formao dos leitores e escritores. Estudar quais as modificaes desejveis para romper com este contrato didtico informando os pais e alunos seus direitos.

As ferramentas para transformar o ensino


Introduzir modificaes no currculo. Evitar a fragmentao do conhecimento por meio de objetivos por ciclo. Superar dicotomia entre apropriao do sistema e desenvolvimento da leitura e escrita. Organizar o trabalho didtico a partir da idia de que no h diferena fundamental entre ler e aprender a ler e escrever e aprender a escrever.

O currculo
Objeto de referencia: as prticas sociais de leitura e escrita. Explicitar os contedos das prticas: comportamento leitor e escritor: contedos. Preservar o sentido dos contedos. Refletir sobre a gesto do tempo e apresentao dos contedos: modalidades organizativas dos contedos:

1.Projetos

2.Atividades habituais
3.Seqncias de atividades 4.Situaes independentes (ocasionais e de sistematizao)

Papel do conhecimento didtico na formao do professor


Saber didtico: ocupar lugar central na formao de professores.Ele foi construdo para resolver os problemas enfrentados na comunicaco dos conhecimentos. Reconhecer o papel do conhecimento didtico supe incluir a aula como objeto de anlise no processo de formao.

You might also like