You are on page 1of 45

130mm

130mm

90 mm

APN ref. no: A78254 Date: 13-01-09 Vendor ref: no. of color: Presentation Testing Production/Shipment 1C+1C

B&W artwork attached:

Prepared by: Verified by: Approvedby:

MORMAII PULSE A combinao perfeita para prtica de esportes

Leitor de MP3 com Monitor da Frequncia Cardaca

MANUAL DO USURIO

ndice:
A. Introduo O que o Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca Contedo da embalagem Avisos e precaues Manuteno Declarao de acordo da FCC B. Descrio geral do aparelho Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca Cinto peitoral com frequencmetro Indicadores no visor C. Configurao Como inserir a pilha no aparelho Como substituir a pilha da faixa peitoral Como inserir os fones Como inserir/retirar o carto Mini-SD Como ligar o leitor de MP3 com Medio da Freqncia Cardaca ao PC Como fixar o aparelho faixa para o brao Como fixar o aparelho ao brao Como usar a faixa para o peito Como emparelhar a faixa para o peito com o aparelho Ligao ao PC Requisitos do sistema Ligao ao PC Instalar o software Ligao ao PC Carregar msicas Ligao ao PC Carregar/descarregar o perfil do usurio Ligao ao PC Descarregar os dados da frequncia cardaca A-01 A-02 A-03 A-04 A-05 D. Utilizao O menu principal Reproduo de msica Estatsticas de frequncia cardaca e temporizador de exerccio Mensagens teis de frequncia cardaca adicionais Frequncia cardaca mxima estimada Alerta de intervalo de frequncia cardaca Como selecionar um intervalo para o alerta de intervalo de frequncia cardaca Apresentao e notificao sonora do alerta de intervalo de frequncia cardaca Causas potenciais para que NO seja medida qualquer frequncia cardaca e se verifique um tempo de resposta demasiado longo E. Configuraes Configuraes da medio da frequncia cardaca Perodo de relatrio e ativao do relatrio Configuraes do equalizador Configuraes do modo de reproduo Configuraes de contraste e poupana de energia Configuraes de hora, data e idioma F. Outros Apagar arquivo Informaes do sistema G. Especificaes Especificaes H. Responsabilidade legal e garantia Responsabilidade limitada Garantia limitada D-01 D-02 D-03 D-04 D-05 D-06 D-07 D-08 D-09

B-01 B-02 B-03

C-01 C-02 C-03 C-04 C-05 C-06 C-07 C-08 C-09 C-10 C-11 C-12 C-13 C-14

E-01 E-02 E-03 E-04 E-05 E-06

F-01 F-02 G-01 H-01 H-02

A. Introduo:

o que o Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

A-01

Frequncia cardaca

Msica

O MORMAII PULSE MP3 com Medio da Frequncia Cardaca combina um sistema de medio da frequncia cardaca com um leitor de MP3. Quando a faixa para o peito medidora da frequncia cardaca colocada no peito do usurio, este pode visualizar a medio da sua frequncia cardaca e obter informaes associadas no visor de LCD do aparelho ou ouvir a frequncia cardaca medida atravs de um relatrio de udio. Alm da funo de medio da frequncia cardaca, o MORMAII PULSE Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca compatvel com a reproduo de arquivos MP3, WMA e WAV e encontra-se equipado com 6 efeitos de reproduo (Jazz, Clssica, Rock, Graves, Pop e Normal). . Graas ranhura para cartes Mini-SD (compatvel com cartes de memria de at 2 GB), o usurio pode desfrutar de msica durante todo o exerccio sem qualquer interrupo e sem ter de carregar quaisquer arquivos. Agora, qualquer desportista pode monitorar a sua frequncia cardaca e desfrutar simultaneamente de msica durante as suas sesses de treino com MORMAII PULSE Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca!

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

Sinal de frequncia cardaca

Mensagem de frequncia cardaca (relatrio) e msica

A. Introduo:

contedo da embalagem

A-02

Guia de iniciao rpida

Braadeira

CD-ROM

Guia de iniciao rpida Cabo USB

Fone de ouvido

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

Fio para o pescoo

Tira elstica

Faixa peitoral

Esta embalagem inclui 9 itens Poder encontrar uma cpia do guia de iniciao rpida e deste manual do usurio no CD-ROM O software de gesto do Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca tambm se encontra no CD-ROM

A. Introduo: avisos e precaues

AVISO!
Certifique-se de que compreende completamente as funes e limitaes deste produto antes de o utilizar. Este aparelho no resistente gua. NO o utilize debaixo d gua. Este produto um dispositivo complementar para a medio da frequncia cardaca, NO se destinando a substituir a medio da frequncia cardaca realizada por um mdico. Consulte um mdico ou um treinador para configurar o alerta de intervalo de frequncia cardaca antes de efetuar qualquer treino de cardiofitness. Se tiver dvidas sobre a sua frequncia cardaca, consulte o seu mdico.

CUIDADO
NO coloque o volume num nvel muito alto, dado que a exposio prolongada a elevados nveis sonoros poder ter efeitos negativos na sua audio. NO conduza um automvel quando estiver ouvindo msica com fones de ouvido. NO coloque o volume num nvel muito alto quando estiver caminhando na rua, dado que tal poder resultar em acidentes devido sua incapacidade de ouvir plenamente os sons sua volta. TENHA ateno a si mesmo e aos outros desportistas durante o exerccio.

A. Introduo:

manuteno

A-04

MANUTENO

Este produto foi concebido e fabricado cuidadosamente. Para utilizar as suas funcionalidades, recomenda-se que utilize o aparelho e a faixa para o peito em acordo com as notas mencionadas abaixo: Evite expor o aparelho e a faixa para o peito a condies extremas durante um perodo de tempo excessivo, bem como sua utilizao demasiado intensa ou impactos fortes. Limpe o aparelho e a faixa para o peito ocasionalmente com um pano hmido suave. NO exponha o aparelho e a faixa para o peito a qumicos fortes, tais como gasolina e lcool, dado que estes iro danific-las. Guarde o aparelho e a faixa para o peito num local seco quando estas no estiverem sendo utilizadas. Retire a pilha do respectivo compartimento quando a unidade ou a faixa para o peito NO forem utilizadas durante um longo perodo de tempo.

A. Introduo: declarao de acordo da FCC

A-05

Declarao de acordo da FCC (para os E.U.A.)

Este aparelho encontra-se em acordo com a Seo 15 dos Regulamentos da FCC. A sua utilizao est sujeita s duas condies seguintes: (1) este dispositivo no pode causar interferncias nocivas e (2) este dispositivo tem de aceitar quaisquer interferncias recebidas, incluindo interferncias que possam causar um funcionamento incorreto do mesmo. AVISO: quaisquer alteraes ou modificaes a esta unidade no expressamente aprovadas pela entidade responsvel pela conformidade do dispositivo com os requisitos legais poder invalidar o direito do usurio de usar o equipamento. NOTA: este equipamento foi testado e certificado em conformidade com os limites estabelecidos para os dispositivos digitais da classe B, de acordo com a Seo 15 dos Regulamentos da FCC. Estes limites foram estabelecidos para proporcionar uma proteo razovel contra interferncias nocivas numa instalao residencial. Este equipamento gera, utiliza e pode emitir energia de radiofrequncia e, caso no seja instalado e utilizado de acordo com as instrues, poder causar interferncias nocivas nas comunicaes de rdio. No entanto, no existe qualquer garantia de que no possam ocorrer interferncias numa determinada instalao. Se este equipamento causar interferncias nocivas na recepo de rdio ou televiso, o que pode ser determinado ao desligar e voltar a ligar o equipamento, recomenda-se ao usurio que experimente corrigir as interferncias atravs de uma ou mais das seguintes medidas: Reoriente ou reposicione a antena receptora. Aumente a distncia de separao entre o equipamento e o receptor. Consulte o revendedor ou um tcnico de rdio/TV experiente para obter assistncia.

B. Descrio geral do aparelho:

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca


Boto Boto de de menu procura

Tampa posterior

LIGAR/DESLIG Ranhura para cartes Mini-SD Visor

Mantenha este boto pressionado para LIGAR/ DESLIGAR o aparelho

Parafuso de metal

AR (manter pressionado) Boto para iniciar/ parar/pausar Conector de fones Porta para o cabo USB

Ranhura da faixa para o brao

Traseira

Boto de volume

Boto de frequncia cardaca

Dianteira

Boto de procura Boto de menu Boto de volume Boto de frequncia cardaca -

Boto para iniciar/parar

para LIGAR/DESLIGAR o aparelho (mantendo o boto pressionado). para iniciar/parar/pausar a reproduo de msica. para mover a seleo para a frente/trs. para aumentar/diminuir o valor configurado. para confirmar/cancelar uma seleo. para aumentar/diminuir o volume. para bloquear/desbloquear os botes quando pressionados em conjunto. para LIGAR/DESLIGAR a funo de medio da frequncia cardaca e selecionar entre a visualizao da mesma, das estatsticas de frequncia cardaca e do temporizador de exerccio.

B. Descrio geral do aparelho: faixa para o peito para medio da frequncia cardaca
Faixa para o peito Porta do compartimento da pilha Conector

B-02

Dianteira

Tira elstica

Contato

Contato

Traseira

Conector Ranhura de libertao do conector Tira elstica Porta do compartimento da pilha Contato

para ligar a tira elstica faixa para o peito para libertar o conector da faixa para o peito para prender a faixa para o peito ao peito do utilizador para cobrir o compartimento da pilha para medir a frequncia cardaca atravs da pele do utilizador

B. Descrio geral do aparelho:


Indicador de A-B Indicador de reproduo aleatria Indicador de repetio Indicador do modo de reproduo Indicador do estado de reproduo Nvel de volume Indicador da funo de medio da frequncia cardaca

indicadores no visor
Indicador do equalizador Hora atual Indicador do carto de memria Estado do bloqueio das teclas Estado da pilha

Conjunto de reproduo Indicador de registro da frequncia cardaca

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

O diagrama acima ilustra os indicadores para a utilizao geral deste aparelho. Leia o captulo correspon dente aos diferentes modos para obter informaes detalhadas sobre a respectiva utilizao.

C. Configurao:

como inserir a pilha no aparelho


Coloque a tampa posterior de lado. Insira uma nova pilha LR3 de acordo com a polaridade indicada no aparelho.

Gire o parafuso de metal para a esquerda para desprender a tampa posterior e, em seguida, puxe-a para fora.

Verifique se o anel de borracha est encaixado corretamente na ranhura. anel de borracha

Volte a colocar a tampa posterior no aparelho.

Gire o parafuso de metal para a direita para prender a tampa posterior.

Traseira

Traseira

C. Configurao:

como substituir a pilha da faixa peitoral

Gire a tampa para a esquerda com uma moeda.

Gire a tampa para a direita at a seta apontar para o ponto.

Coloque a tampa do compartimento da pilha de lado e retire a pilha gasta.

Insira uma nova pilha com a polaridade negativa (-) encostada ao contato de metal e, em seguida, volte a colocar a tampa do compartimento da pilha.

Gire a tampa suavemente mais um pouco para esta ficar ao nvel da caixa do aparelho.

Se a sua faixa para o peito deixar de transmitir o sinal de frequncia cardaca unidade (ou seja, se a medio da frequncia cardaca NO for apresentada na unidade), tal poder dever-se ao esgotamento da pilha (CR2032) da faixa para o peito. Siga os passos acima para substituir a pilha por uma nova. Sugestes: caso a faixa para o peito NO volte a funcionar corretamente (ou seja, se NO transmitir o sinal de frequncia cardaca), ligue os contatos positivo (+) e negativo (-) da pilha da faixa para o peito ao corpo de metal (+ ve) da pilha e volte a inserir a mesma para obter um funcionamento normal da unidade.

C. Configurao:

como inserir os fones

Retire a tampa de borracha do aparelho.

Insira a ficha dos fones no respectivo conector no aparelho.

Ficha dos fones

Conector de fones

Volte a colocar a tampa de borracha corretamente aps a ligao. Caso contrrio, poder entrar gua no aparelho.

C. Configurao:
Inserir

como inserir/retirar o carto Mini-SD


Utilize um instrumento auxiliar para inserir completamente o carto na ranhura at ouvir um estalido. Volte a colocar a tampa de borracha corretamente. Caso contrrio, poder entrar gua no aparelho.

Retire a tampa de borracha da unidade. Insira o carto Mini-SD (vendido em separado) na ranhura. NOTA: insira apenas cartes Mini-SD na ranhura; caso contrrio, a unidade e os cartes podero ficar danificados.

Retirar Retire a tampa de borracha do aparelho. Empurre o carto suavemente com um instrumento auxiliar para o desprender e ejetar.

Carto Mini-SD

Gancho de fones

Insira uma unha na ranhura do carto para o retirar.

Volte a colocar a tampa de borracha corretamente. Caso contrrio, poder entrar gua no aparelho.

C. Configurao:

como ligar o Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca a um PC


Insira a extremidade menor do cabo USB na respectiva porta na unidade.

Retire a tampa de borracha do aparelho.

Porta para o cabo USB

Extremidade menor

Insira a extremidade oposta do cabo USB na respectiva porta no computador.

Cabo USB Extremidade de ligao ao computador

Leia as instrues sobre como ligar um dispositivo USB no manual do seu computador. Volte a colocar a tampa de borracha corretamente na unidade aps a ligao. Caso contrrio, poder entrar gua no aparelho.

C. Configurao:

como fixar o aparelho faixa para o brao


Continue a fazer passar a faixa para o brao atravs das ranhuras restantes at a mesma passar por todas as ranhuras.

Faa passar a ponta da faixa para o brao atravs das ranhuras verticais com a face de Velcro virada para baixo. NOTA: Face de Velcro virada para baixo Ranhura vertical

Ponta

Anel de plstico

Certifique-se de que a faixa para o brao fica plana e lisa.

C. Configurao:

como fixar o aparelho ao brao

instvel Circulao sangunea bloqueada

Brao

Circulao sangunea bloqueada

instvel

A faixa para o brao est muito apertada

A faixa para o brao est muito solta

A faixa para o brao est colocada corretamente

Prenda o aparelho ao seu brao de acordo com os passos abaixo: 1. Faa passar a ponta da faixa para o brao atravs do anel de plstico para formar um lao largo. Em seguida, fixe o lao temporariamente com o Velcro. 2. Enfie o brao atravs do lao com a unidade virada corretamente para si. 3. Ajuste a faixa para o brao at o aparelho ficar fixo no seu brao corretamente. AVISO: NO aperte muito a faixa para o brao, uma vez que tal poder bloquear a circulao sangunea do mesmo.

C. Configurao:

como usar a faixa para o peito


Estique a tira elstica para permitir um ajuste fcil da faixa para o peito. Coloque a faixa para o peito no seu peito com uma mo.

Ligue um conector faixa para o peito. Certifique-se de que o conector est completamente inserido na faixa para o peito.

Ligue o conector oposto faixa para o peito com a outra mo.

Aperte a tira elstica at a mesma ficar ajustada confortavelmente ao seu peito.

Mova a faixa para o peito at os dois contatos ficarem devidamente em contato com a sua pele.

IMPORTANTE: NO use a faixa para o peito sobre a roupa; caso contrrio, a faixa NO ir conseguir medir a frequncia cardaca. NOTA: quando o tempo estiver seco, molhe os contatos com gua para melhorar a medio da frequncia cardaca.

C. Configurao:

como emparelhar a faixa para o peito com o aparelho

Emparelhar a faixa
Emparelhar a faixa Empregue o processo de emparelhamento da faixa para emparelhar a faixa para o peito com o aparelho antes de utilizar a faixa pela primeira vez. Siga os passos abaixo para emparelhar a faixa com o aparelho: 1) Coloque a faixa para o peito de acordo com as instrues no captulo Como usar uma faixa para o peito. 2) Acesse o Menu para emparelhar a faixa com o aparelho: Configuraes\Frequncia cardaca\Funcionamento\Emparelhar a faixa\ 3) Demora alguns segundos a emparelhar a faixa. Quando este procedimento for finalizado, ser apresentada a mensagem Emparelhamento concludo. 4) Caso seja apresentada a mensagem Erro ao emparelhar, consulte o captulo E-01 para obter informaes sobre como resolver este problema, e, em seguida, siga os passos acima para tentar emparelhar a faixa novamente.

C. Configurao: ligao ao PC Requisitos do sistema


Para carregar/descarregar arquivos de msica e registos de frequncia cardaca do/para o PC ou para gerir o perfil do usurio para a medio da frequncia cardaca, necessrio instalar o software de gesto do Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca (includo com o produto) no PC.
Computador pessoal

Os requisitos do sistema so os seguintes: Pentium II a 300 MHz ou superior 64 MB de memria ou mais 20 MB de espao livre no disco rgido ou mais Monitor de 256 cores ou mais Sistema operativo Windows ME/2000/XP Unidade de CD-ROM Porta USB

C. Configurao: ligao ao PC Instalar o software

Computador pessoal Insira o CD includo com o produto no aparelho de CD-ROM do PC. Ser apresentada uma janela automaticamente.

Computador pessoal Clique duas vezes em Gestor do Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca para executar o assistente de instalao.

Computador pessoal Siga as instrues para instalar o programa no PC

C. Configurao: ligao ao PC Carregar msicas para o aparelho/ carto Mini-SD

Computador pessoal

Ligue o cabo USB ao PC de acordo com o captulo C05, Como ligar o Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca a um PC. Clique na opo Gerir o Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca no menu Iniciar do Windows para executar o programa.

Clique duas vezes no boto Explorador de msicas internas para abrir a pasta onde esto guardadas as msicas na memria interna ou clique duas vezes no boto Explorador do carto Mini-SD para abrir a pasta onde esto guardadas as msicas no carto Mini-SD. Nota: se no estiver inserido nenhum carto Mini-SD, a pasta no pode ser aberta.

Copie as msicas do seu PC para a pasta. Nota: o tamanho da pasta do carto Mini-SD depende do tamanho da memria do carto inserido.

C. Configurao: ligao ao PC Carregar/descarregar o perfil do usurio para o aparelho

Computador pessoal

Com o Gestor do Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca, o usurio pode gerir e configurar o seu perfil pessoal num PC: a) Faa uma cpia de segurana dos dados no aparelho, guardando-os no PC. b) Carregue os dados geridos no PC para o aparelho. Clique na opo Gerir o Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca no menu Iniciar do Windows para executar o programa. Selecione o separador Perfil do usurio.

Para descarregar o perfil pessoal do aparelho para o PC: clique no boto Carregar do dispositivo. Para carregar o perfil pessoal do PC para o aparelho: clique no boto Guardar no dispositivo.

Para guardar o arquivo de perfil pessoal no PC (no formato upf): clique no boto Guardar no PC, selecione um nome de arquivo para o perfil e clique no boto Guardar. Para abrir o arquivo de perfil pessoal do PC: clique no boto Carregar do PC, selecione o arquivo (no formato upf) no navegador e clique no boto Abrir.

C. Configurao: ligao ao PC Descarregar dados de frequncia cardaca do aparelho

Computador pessoal

Com o Gestor do Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca, o usurio pode gerir os dados de frequncia cardaca na memria do aparelho com um PC: a) Descarregue/guarde os dados de frequncia cardaca da unidade no PC. Desta forma, poder analisar mais detalhadamente o seu padro de frequncia cardaca no PC. b) Apague os dados de frequncia cardaca no aparelho.

Clique na opo Gerir o Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca no menu Iniciar do Windows para executar o programa. Selecione o separador Frequncia cardaca. Para descarregar os dados de frequncia cardaca da memria do aparelho para o PC: clique no boto Descarregar dados.

Para guardar os dados de frequncia cardaca da memria do aparelho no PC (no formato csv): clique no boto Guardar no PC, selecione um nome de arquivo para o perfil e clique no boto Guardar. Para apagar os dados de frequncia cardaca da memria do aparelho: clique no boto Apagar dados no dispositivo.

D. Utilizao:

o menu principal

Menu de eliminao de arquivos

Menu de configuraes

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/parar/pausar

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

Menu de informaes do sistema Menu de funes manter pressionado

Menu de msica

Confirmar Cancelar Mover a seleo para a frente Aumentar o valor configurado

Manter pressionado

Alimentao DESLIGADA
manter pressionado manter pressionado

Menu de reproduo de msica

Mover a seleo para trs Diminuir o valor configurado

Alimentao LIGADA
Apresentao da frequncia cardaca

Ajustar o volume Manter pressionado em conjunto para bloquear /desbloquear os botes

NOTA:

Aperte para mover a seleo para trs. Consulte o captulo Medio da frequncia cardaca para obter informaes sobre como medir a frequncia cardaca.

D. Utilizao:

reproduo de msica

Intrprete Tempo da msica


Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca Msica

Nome da msica lbum

cano a ser reproduzida

N. total de msicas

ndice de msicas

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/parar/pausar

Confirmar Cancelar

Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado

Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/ desbloquear os botes

Inicie a reproduo de msica com um nvel de volume baixo antes de colocar os fones nos ouvidos e, em seguida, aumente gradualmente o volume at alcanar um nvel de audio confortvel. Este procedimento evita choques sonoros sbitos que podem danificar a sua audio. O aparelho ir atualizar automaticamente o ndice de msicas quando for inserido um carto Mini-SD. Acesse este menu para configurar o modo de reproduo: Configuraes\Modo de reproduo. Acesse este menu para configurar o efeito de reproduo (equalizador): Configuraes\Equalizador.

D. Utilizao:

estatsticas de frequncia cardaca e temporizador de exerccio

FC

frequncia cardaca mdia Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca Mensagem Sinal de de frequncia frequncia cardaca e cardaca msica
FC

FC

% da frequncia cardaca mxima estimada

tempo de exerccio total

FC

tempo de exerccio dentro do intervalo

Frequncia Frequncia cardaca cardaca mnima mxima

frequncia cardaca mdia

*Manter FC pressionado ir DESLIGAR a funo de medio da frequncia cardaca e o temporizador de exerccio. Coloque a faixa para o peito antes da medio da frequncia cardaca. O aparelho pode ler a medio da frequncia cardaca ao usurio em voz alta em perodos pr-definidos. Acesse este menu para LIGAR/DESLIGAR o relatrio de frequncia cardaca e configurar os respectivos perodos de notificao: Configurao\Frequncia cardaca\Relatrio do intervalo\ O temporizador de exerccio ir comear a contar o tempo automaticamente aps a ativao da funo de medio da frequncia cardaca, de forma a calcular o tempo de exerccio total do usurio e o tempo de exerccio dentro do intervalo. Caso NO seja medida qualquer frequncia cardaca ou se verificar um tempo de resposta muito longo, consulte o captulo E-01 para obter informaes sobre como resolver estes problemas.

D. Utilizao:

mensagens teis de frequncia cardaca adicionais

Frequncia cardaca a ser medida Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca Sinal de frequncia cardaca Mensagem de frequncia cardaca e msica Faixa para o peito Mensagem de pilha fraca

Mensagem de memria cheia

Mensagem de SEM sinal

Tempo de exerccio configurado total Mensagem Alcanado

Tempo de exerccio configurado dentro do intervalo Mensagem Alcanado

Se for apresentada a mensagem Memria cheia, apague a memria para realizar um novo registo aps o descarregamento da mesma. Consulte o captulo D-04 para obter informaes detalhadas sobre como apagar/descarregar a memria. Se for apresentada a mensagem Pilha fraca, substitua a pilha da faixa para o peito. Se for apresentada a mensagem SEM sinal, consulte o manual do usurio no CD-ROM para obter mais informaes sobre como resolver este problema. Se o usurio tiver configurado um tempo (tempo de exerccio total ou tempo de exerccio dentro do intervalo) para o seu exerccio, o aparelho ir apresentar a mensagem Alcanado se um destes tempos for alcanado. Acesse este menu para LIGAR/DESLIGAR o temporizador de exerccio e configurar o tempo: Configuraes\Frequncia cardaca\Funcionamento\Temporizador de exerccio\

D. Utilizao: frequncia cardaca mxima estimada


A frequncia cardaca mxima estimada (FCME) calculada utilizando a frmula abaixo: FCME (usurio masculino) = 220 - idade do usurio. FCME (usurio feminino) = (220 - idade do usurio) x 0,7. Exemplo: qual a FCME do Antnio, se ele tiver 53 anos? FCME (usurio masculino) = 220 - 53 = 167. A percentagem da frequncia cardaca mxima estimada (% da FCME) calculada utilizando a frmula abaixo: % da FCME = Frequncia cardaca medida FCME x 100% Exemplo: qual a % da FCME do Antnio se lhe for medida uma frequncia cardaca de 100? % da FCME = 100 167 x 100% = 60% Frequncia cardaca e frequncia cardaca mxima estimada Durante a prtica de exerccio ou desporto, o seu corao acelera naturalmente, bombeando sangue pelo corpo de forma a fornecer energia para suportar a sua atividade fsica mais intensa. Este aparelho mede a frequncia cardaca em termos de: Nmero de batimentos do corao por minuto (bpm), como, por exemplo, 100 bpm; e Percentagem da frequncia cardaca medida em relao frequncia cardaca mxima estimada para o usurio (FCME), como, por exemplo, 60%. Percentagem da frequncia cardaca mxima estimada (% da FCME) Este valor varia de acordo com a idade do usurio. Acesse este menu para configurar a idade e o sexo do mesmo: Configurao\Frequncia cardaca\Perfil\. A % da FCME do usurio pode ser determinada aps a medio da frequncia cardaca. Este um valor til para analisar a condio cardaca de uma pessoa e pode ser aplicado posteriormente na configurao do alerta de intervalo de frequncia cardaca. Consulte o captulo seguinte, Alerta de intervalo de frequncia cardaca, para obter informaes detalhadas.

D. Utilizao: alerta de intervalo de frequncia cardaca


% da FCME 100% limite superior limite inferior Acima do intervalo mximo Abaixo do intervalo Dentro do intervalo (dentro do intervalo configurado para um determinado fim) Acima do intervalo Intervalo de frequncia cardaca

Alerta de intervalo de frequncia cardaca De uma forma geral, um determinado objetivo de treino requer que os praticantes mantenham a respectiva frequncia cardaca (ritmo de exerccio) dentro de um intervalo de frequncia cardaca especfico durante o exerccio. Este aparelho destina-se a auxiliar este grupo de utilizadores a manter facilmente o respectivo intervalo de frequncia cardaca ao proporcionar-lhes 3 alertas de intervalo de frequncia cardaca diferentes: 1) Acima do intervalo mximo, 2) Acima do intervalo e 3) Abaixo do intervalo. Cada alerta PODE ser ativado de forma independente. Consulte o captulo correspondente para obter informaes detalhadas. Notificao visual e sonora dos diferentes alertas Se a opo de alerta estiver LIGADA e a frequncia cardaca medida cumprir as condies de alerta, este aparelho ir alertar o usurio atravs da emisso sonora de uma mensagem de alerta e da apresentao da notificao correspondente no visor.

D. Utilizao:

como seleccionar um intervalo para o alerta de intervalo de frequncia cardaca

% da FCME
Intervalo (opo) Aplicao geral Manuteno Limite superior 80% da FCME Limite inferior 65% da FCME Observaes NO PODE ser alterado pelo usurio PODE ser alterado pelo usurio

Acima do intervalo mximo Acima do intervalo


limite superior limite inferior

Queimar gordura 75% da FCME 55% da FCME Sade 65% da FCME 50% da FCME Definido pelo usurio 50-200 bpm 50-200 bpm

Dentro do intervalo (dentro do intervalo configurado para uma determinada aplicao) Abaixo do intervalo

Limite superior e inferior das diferentes opes

Intervalo de frequncia cardaca


Como selecionar um intervalo para o alerta de inter valo de frequncia cardaca Selecione um intervalo de frequncia cardaca para orientar o seu treino de acordo com os seus objetivos e a sua condio fsica. Para obter conselhos sobre o treino de cardiofitness, o usurio poder consultar os sites na internet de organizaes reputadas, tais como: http://www.americanheart.org/presselect.jhtml?identifier=4736, da American Heart Association, e http://en.wikipedia.org/wiki/Heart_rate#Training_zones, da Wikipedia. AVISO: consulte um mdico ou um treinador para conf igurar o intervalo antes de efetuar qualquer treino srio. Com o auxlio dos conselhos, os usurios podem selecionar o seu prprio intervalo de frequncia cardaca para os orientar no respectivo treino com esta unidade. Esta unidade proporciona 3 intervalos de frequncia cardaca predefinidos (Intervalo 1, 2 e 3) e um intervalo de frequncia cardaca definido pelo usurio (Intervalo 4) para uma fcil configurao dos mesmos. Acesse este menu para configurar os intervalos: Configurao\Frequncia cardaca\Intervalo configurado\

D. Utilizao:

apresentao e notificao sonora do alerta de intervalo de frequncia cardaca

Acima da frequncia cardaca mxima Reduza o ritmo


Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

% da FCME

Acima do intervalo A sua frequncia cardaca

Alerta LIGADO Cabealho LIGADO

Acima do intervalo mximo Acima do intervalo


limite superior
Sinal de frequncia cardaca Mensagem de frequncia cardaca (relatrio) e msica

limite

Dentro do intervalo (dentro do intervalo configurado para uma determinada aplicao) Abaixo do intervalo

Relatrio de udio de frequncia cardaca


Cabealho LIGADO

inferior

A sua frequncia cardaca

Relatrio de udio de frequncia


Alerta LIGADO Cabealho LIGADO

Intervalo de frequncia cardaca

Abaixo do intervalo A sua frequncia cardaca

Relatrio de udio de frequncia cardaca

Notificao visual

Relatrio de udio de intervalo

Configuraes de relatrio

Se a frequncia cardaca medida cumprir uma das condies acima, a unidade ir apresentar o alerta correspondente no visor e ler a frequncia cardaca ou a mensagem de alerta em voz alta ao usurio em perodos pr-definidos. Acesse este menu para LIGAR/DESLIGAR o alerta de intervalo de frequncia cardaca, o cabealho e o relatrio de udio de frequncia cardaca dos diferentes intervalos: Configurao\Frequncia cardaca\Relatrio do intervalo\

D. Utilizao: frequncia cardaca; causas potenciais para que NO seja medida qualquer frequncia cardaca ou se verifique um tempo de resposta muito longo
1) Causa: pele seca. Soluo: aplique gel condutor ou saliva de forma abrangente na zona do peito (poder tambm utilizar gua se no tiver disponvel gel condutor). 2) Causa: a faixa para o peito no est colocada corretamente. Soluo: certifique-se de que a faixa para o peito colocada corretamente. 3) Causa: tremores nos msculos causados por um aperto excessivo da faixa para o peito. Soluo: os contatos devem estar colados pele do usurio durante a medio. Isto ir assegurar medies corretas e consistentes, mesmo ao andar ou correr balanando os braos. 4) Causa: pele morta no pulso. Soluo: normalmente, bastar esfregar a pele com uma toalha. 5) Causa: uma fina camada de gordura corporal pode isolar o sinal de ECG, impedindo que o sensor posterior na faixa para o peito detecte e mea a frequncia cardaca do usurio. Soluo: limpe o peito e os contactos na parte posterior da faixa para o peito com um leno ou uma toalha suave. 6) Causa: peito peludo. Soluo: aplique gel condutor na zona do peito. 7) Causa: batimentos cardacos irregulares. Soluo: N/D. difcil efetuar a medio da frequncia cardaca de forma consistente em pessoas com batimentos cardacos irregulares. So de esperar tempos de resposta inconsistentes em pessoas com arritmia. 8) Causa: pilha fraca. Soluo: se o nvel de carga da pilha da faixa para o peito estiver fraco, substitua a pilha.

E. Configuraes:
vel 1 Msica Configuraes Apagar arquivo Informaes do sistema N Sair

configuraes da medio da frequncia cardaca


Nvel 3
Sair Perfil Intervalo configurado Relatrio do intervalo Estatsticas Funcionamento

Nvel 2
Frequncia cardaca Equalizador Modo de reproduo Contraste Poupana de energia Hora e data Configurar hora Configurar data Idioma

Nvel 4
Sair e guardar Dentro do intervalo Abaixo do intervalo Acima do intervalo Perodo de relatrio: 10 s - 60 min Ativao do relatrio: Desativar, 10 - 100 bpm (Ativar)

Nvel 5
Sair e guardar Activar:LIGADO/DESLIGADO Cabealho:
LIGADO/DESLIGADO

Sair e guardar Alerta: LIGADO/DESLIGADO Leitor: LIGADO/DESLIGADO Cabealho:


LIGADO/DESLIGADO

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

Nivel 1

Nivel 2

Nivel 3

Sair e guardar Activar: LIGADO/DESLIGADO*1 Temporizador de exerccio Configurao de registo*2 Alerta invlido*3 Emparelhar a faixa Mostrar faixa e

Sair e guardar Tempo de exerccio: Horas-Minutos Alerta: LIGADO/DESLIGADO Tempo dentro do intervalo: Horas-Minutos Alerta: LIGADO/DESLIGADO Sair e guardar Activar: LIGADO/DESLIGAD O Intervalo: 5 - 250 segundos (em incrementos de 10 s) Sair e guardar Activar: LIGADO/DESLIGAD O Contagem de alertas: 1-10 (em incrementos de 1)

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/ parar/pausar

Confirmar Cancelar

Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado

Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/desbloquear os botes

*1 O usurio pode LIGAR a funo de medio da frequncia cardaca atravs desta configurao. *2 O usurio pode configurar o intervalo de registro atravs desta configurao. O registro PODE ser carregado para o PC para uma anlise mais detalhada. *3 Se for medida uma frequncia cardaca invlidA, o aparelho ir efetuar vrias tentativas para voltar a estabelecer uma ligao antes de DESLIGAR a funo de medio da frequncia cardaca. O usurio pode definir o nmero de tentativas efetuadas atravs desta configurao.

E. Configuraes:
frequncia cardaca (bpm)

perodo de relatrio e ativao do relatrio


O aparelho ir ler o relatrio de frequncia cardaca em (o) e (r) antecipadamente quando a frequncia cardaca medida for superior/inferior, de acordo com o valor definido (ativao do relatrio), frequncia cardaca do ltimo relatrio.

As medies da frequncia cardaca efetuadas entre os dois relatrios podem ser visualizadas no visor.

frequncia cardaca (bpm)

tempo (s) Observao: t1: perodo de relatrio normal (ou seja, 20 segundos)

tempo (s) Observao: t1: perodo de relatrio normal (ou seja, 20 segundos) t2: perodo de relatrio abreviado (ou seja, menos de 20 segundos)

Perodo de relatrio

Ativao do relatrio

Perodo de relatrio Exemplo: o perodo de relatrio foi configurado para 20 segundos. O aparelho ir ler o relatrio de frequncia cardaca em (a), (b), (c), (d) e, posteriormente, de 20 em 20 segundos. Acesse o este menu para configurar o perodo de relatrio: Configurao\Frequncia cardaca\Relatrio de intervalo\Perodo de relatrio\ Ativao do relatrio Exemplo: o perodo de relatrio foi configurado para 20 segundos e a ativao do relatrio foi configurada para 30 bpm. O aparelho ir ler o relatrio de frequncia cardaca em (o) e (r) antecipadamente quando a frequncia cardaca medida de 140 bpm em (o)/50 bpm em (r) for superior/inferior, de acordo com o valor definido (ativao do relatrio), frequncia cardaca do ltimo relatrio de 80 bpm em (n)/130 bpm em (q). A unidade ir retomar o perodo de relatrio normal aps um relatrio antecipado. Acesse este menu para configurar a ativao do relatrio: Configurao\Frequncia cardaca\Relatrio de intervalo\Ativao do relatrio\

E. Configuraes: configuraes do equalizador

Nvel 1 Msica Configuraes Apagar arquivo Informaes do sistema

Nvel 2 Sair Frequncia cardaca Equalizador Modo de reproduo Contraste Poupana de energia Hora e data Configurar hora Configurar data Idioma

Nvel 3 Rock Jazz Clssica Pop Personalizado - 80 Hz Personalizado - 250 Hz Personalizado - 1000Hz Personalizado - 4000 Hz Personalizado - 12000 Hz

Nvel 1

Nvel 2

Nvel 3

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/ parar/pausar

Confirmar Cancelar

Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado

Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/ desbloquear os botes

E. Configuraes: configuraes do modo de reproduo

Nvel 1 Msica Configuraes Apagar arquivo Informaes do sistema

Nvel 2 Sair Frequncia cardaca Equalizador Modo de reproduo Contraste Poupana de energia Hora e data Configurar hora Configurar data Idioma

Nvel 3 Normal Repetir faixa Repetir tudo Reproduo aleatria Repetir reproduo aleatria

Normal Repetir faixa Repetir tudo Reproduo aleatria

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca Nvel 1 Nvel 2 Nvel 3

Repetir reproduo aleatria Indicador do modo de reproduo

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/ parar/pausar

Confirmar Cancelar

Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado

Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/desbloquear os botes

E. Configuraes:

configuraes de contraste e poupana de energia

Nvel 1
Msica Configuraes Apagar arquivo Informaes do sistema

Nvel 2
Sair Frequncia cardaca Equalizador Modo de reproduo Contraste Poupana de energia Hora e data Configurar hora Configurar data Idioma

Nvel 3 - Contraste
Nvel 1 Nvel 2 Nvel 3 Nvel 4 Nvel 5 Nvel 6 Nvel 7 Nvel 8 Nvel 9 Nvel 10

Nvel 3 - Poupana de energia


Desativar 1 minuto 2 minutos 5 minutos 10 minutos

Nvel 1

Nvel 3 - Contraste

Nvel 3 - Poupana de energia

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca LIGAR/DESLIGAR (manter pressioando) Reproduzir/ parar/pausar Confirmar Cancelar Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/desbloquear os botes

E. Configuraes:

configuraes de hora, data e idioma

Nvel 1
Msica Configuraes Apagar arquivo Informaes do sistema

Nvel 2
Sair Frequncia cardaca Equalizador Modo de reproduo Contraste Poupana de energia Hora e data Configurar hora Configurar data Idioma

Nvel 3 - Hora e data


Hora e data

Nvel 3 - Configurar data


Sair Ms Dia Ano Formato da data

Nvel 3 - Configurar idioma


English Francais Deutsch Espanol Italiano

Nvel 3 - Configurar hora


Sair Horas minutos Formato de 12/24 horas

Nvel 3 - Hora e data

Nvel 3 - Configurar hora

Nvel 3 - Configurar data

Nvel 3 - Configurar idioma

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/ parar/pausar

Confirmar Cancelar

Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado

Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/desbloquear os botes

F. Outros:

apagar arquivo

Nvel 1
Msica Configuraes Apagar arquivo Informaes do sistema

Nvel 2
Sair Msica Todas as msicas

Nvel 3 - Msica
No Sim

Nvel 3 - Todas as msicas


No Sim

Nvel 1

Nvel 2

Nvel 3 - Msica

Nvel 3 - Todas as msicas

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/ parar/pausar

Confirmar Cancelar

Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado

Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/desbloquear os botes

F. Outros: Informaes do sistema

Nvel 1 Msica Configuraes Apagar arquivo Informaes do sistema

Nvel 2 Informaes do sistema Verso do software Tamanho da memria interna Tamanho da memria externa

Nvel 1

Nvel 2

Leitor de MP3 com Medio da Frequncia Cardaca

LIGAR/DESLIGAR (manter pressionado) Reproduzir/ parar/pausar

Confirmar Cancelar

Mover a seleo para a frente/trs Aumentar/diminuir o valor configurado

Ajustar o volume Manter pressionados em conjunto para bloquear/desbloquear os botes

G. Especificaes:
1. Sistema de medio da frequncia cardaca Intervalo de medio da frequncia cardaca de 35 a 250 bpm Ligao sem fios faixa para o peito Emparelhamento da faixa para o peito, evitando que sejam recebidos sinais de faixas de outros usurios Apresentao e/ou leitura em voz alta da frequncia cardaca atual (em intervalos predefinidos ou a pedido) Apresentao e/ou leitura em voz alta de mensagens de alerta (em intervalos predefinidos ou a pedido) Apresentao do resumo das estatsticas de frequncia cardaca Temporizador de exerccio e temporizador dentro do intervalo para o controlo do exerccio Registro dos dados de frequncia cardaca em intervalos definidos pelo usurio Perfil pessoal configurado no Leitor de MP3 ou no PC Ligao ao PC atravs de USB 2. Relgio em tempo real Apresentao e configurao do relgio em tempo real no formato de 12/24 horas Pilha de segurana independente para assegurar uma alimentao ininterrupta do relgio 3. Sistema de udio do Leitor de MP3 Compatvel com a reproduo de arquivos MP3, WMA e WAV Compatvel com a tecnologia DRM9 (Digital Right Management 9 Gesto de Direitos Digitais, verso 9) 6 efeitos de reproduo incorporados no equalizador (Jazz, Clssica, Rock, Graves, Pop e Normal) Memria Flash incorporada de 64 MB/128 MB/512 MB/1 GB/2 GB Ranhura incorporada para cartes Mini-SD, compatvel com cartes de at 2 GB Interface USB para a gesto de arquivos 4. Comunicao sem fios Comunicao sem fios (RF) utilizando a frequncia de 2,4 GHz. Em conformidade com as normas EN300440 e EN301489 e com a Seco 15 dos Regulamentos da FCC. 5. Outros Visor de duas cores com uma resoluo de 128 x 64 At 8 horas de funcionamento contnuo com uma pilha LR3 Norma de proteo: IPX3.

H. Responsabilidade legal e garantia: responsabilidade limitada


A Empresa no responsvel por quaisquer danos causados pelo produto ou por qualquer insuficincia de desempenho do mesmo, incluindo qualquer perda de lucros ou poupanas, danos acidentais e danos indiretos. A Empresa renuncia a toda e qualquer responsabilidade em relao a qualquer reivindicao apresentada por um terceiro ou efetuada pelo usurio em nome de um terceiro. Mesmo que tenha alertado a Empresa ou um representante autorizado da mesma sobre a possibilidade de tais danos, esta limitao ir continuar a ser vlida. Esta limitao de responsabilidade no pode ser anulada ou alterada por qualquer pessoa. Esta limitao aplicvel no caso de ser exigida qualquer indenizao por danos ou de ser apresentada uma reivindicao no mbito da garantia limitada, tal como mencionado neste manual, ou no caso de uma reivindicao por dolo (incluindo negligncia e responsabilidade legal estritamente sobre o produto), quebra de contrato, ou qualquer outra reivindicao. A Empresa renuncia a quaisquer garantias que no sejam especificadas nas garantias limitadas explcitas mencionadas neste manual. No fornecemos quaisquer outras garantias explcitas ou implcitas, incluindo quaisquer garantias implcitas de comerciabilidade e adequao para um fim especfico. Todas as garantias implcitas que possam ser impostas pela lei esto limitadas aos termos desta limitao e da garantia limitada. Alguns pases no permitem a excluso de danos acidentais ou indiretos, ou a limitao da durao de uma garantia implcita. Como resultado, algumas das excluses ou limitaes desta garantia limitada podero no se aplicar a si. Esta garantia limitada fornece-lhe direitos legais especficos, podendo tambm deter outros direitos que variam de pas para pas.

H. Responsabilidade legal e garantia: garantia limitada


A Empresa garante que esta unidade ir permanecer isenta de defeitos de material e/ou de fbrica durante o perodo de 1 ano a partir da respectiva data de compra. Esta garantia apenas vlida para o proprietrio inicial do produto e no abrange produtos adquiridos para venda ou aluguel a terceiros. Esta garantia no cobre danos resultantes de fora maior, acidentes eltricos, utilizao abusiva, instalao ou utilizao inadequadas, ou reparao ou alterao no autorizadas. Se esta unidade se mostrar defeituosa dentro do perodo de um ano aps a respectiva compra, devolva-a ao revendedor onde a adquiriu (com todos os materiais de embalagem e acessrios originais) para reparao ou substituio. A substituio ou reparao da unidade ser decidida pelo revendedor. A unidade substituda/reparada ter uma garantia vlida durante 90 dias ou durante o perodo restante da garantia original de um ano, sendo aplicvel o maior perodo de garantia. Para recorrer ao servio de assistncia fornecido pela garantia da sua unidade, ter de fornecer uma prova da data de compra. altamente recomendado que guarde a fatura de compra e todos os materiais de embalagem em boas condies para tirar partido da garantia limitada do seu produto. Inclua todos os acessrios e o manual de instrues ao devolver a unidade ao revendedor, bem como uma breve descrio do defeito e uma fotocpia da fatura de compra.

You might also like