You are on page 1of 30

tica Geral e Profissional

Prof Clara Brum

2. Pontos da Aula

Honorrios advocatcios: Art. 22 ao art. 26 do Estatuto; Art. 35 ao 43, CED.

2. Pontos da Aula
Segundo Paulo Lbo (2009, p. 138/139):
A remunerao do advogado, que no decorra de relao de emprego, continua sendo denominada honorrios, em homenagem a uma longa tradio. No h critrios definitivos que possam delimitar a fixao dos honorrios advocatcios, porque flutuam em funo de vrios fatores, alguns de forte densidade subjetiva.

2. Pontos da Aula

Smula 201 do Superior Tribunal de Justia:

Os honorrios advocatcios no podem ser fixados em salrios mnimos.

3. Honorrios: art. 22 a 26, Estatuto


Natureza jurdica: alimentcia (STJ, inf. 345/STF, RE 146.3180 - art. 649, IV do CPC.) - art. 649, IV do CPC. Tipos: 1. Convencionados/contratados: pactuado entre o cliente o advogado. Critrio mnimo: tabela da OAB;

3. Honorrios: art. 22 a 26, Estatuto


As tabelas de honorrios estabelecidas pelos Conselhos Seccionais so simples referenciais nas relaes entre cliente e advogado, como decidiu o rgo Especial do Conselho Federal da OAB (Proc. N.200/97/OEP), sendo apenas vinculante para o advogado que os cobrar do Estado quando prestar assistncia jurdica aos necessitados (LBO, 2009, p. 141).

3. Honorrios: art. 22 a 26, Estatuto

Honorrios advocatcios so, portanto, os vencimentos devidos ao advogado em decorrncia dos servios prestados ao seu cliente (LOPES, Bruno V. C. Honorrios advocatcios no
processo civil. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 8).

4. Honorrios: art. 22 a 26, Estatuto


Tipos: 2. Arbitrados judicialmente: ocorre na falta de estipulao ou acordo entre advogado e cliente, ou quando o advogado patrocina juridicamente necessitado na ausncia da defensoria pblica. (Sero fixados pelo Juiz tomando como critrio a tabela de honorrios e o art. 36 do CED. Sero pagos pelo Estado.)

6. Honorrios: art. 36, CED


O CED estabelece os elementos exemplificativos para a fixao dos honorrios: a) a relevncia, a complexidade da causa; b) o trabalho e o tempo necessrio; c) possveis impedimentos para atuar em outra causa; d) o valor da causa e a condio econmica do cliente; e) o carter da interveno: habitual ou permanente; f) lugar da prestao do servio; g) renome do profissional; h) a praxe do foro sobre trabalhos anlogos.

5. Honorrios Sucumbenciais: art. 23, Estatuto


3. Sucumbncia: concedidos por sentena, nas aes judiciais. Trata-se de direito autnomo do advogado. (art. 20, 3 do CPC)
Art. 35, CED........................................ 1 - Os honorrios da sucumbncia no excluem os contratados, porm devem ser levados em conta no acerto final com o cliente ou constituinte, tendo sempre presente o que foi ajustado na aceitao da causa.

7. Honorrios

Os honorrios de sucumbncia decorrem da condenao da parte vencida, em aes judiciais, e tambm so arbitrados nas execues de ttulos extrajudiciais. (MACEDO JUNIOR, A. S. e
COCCARO, C. tica Profissional e Estatuto da Advocacia. SP: Saraiva, 2009, p. 138.)

8. Honorrios Sucumbenciais: art. 20, 3, CPC


Art. 20, CPC. A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Essa verba honorria ser devida, tambm, nos casos em que o advogado funcionar em causa prpria.

9. Honorrios Sucumbenciais: art. 20, 3, CPC


3 Os honorrios sero fixados entre o mnimo de 10% (dez por cento) e o mximo de 20% ( vinte por cento) sobre o valor da condenao, atendidos: a) o grau de zelo do profissional; b) o lugar da prestao do servio; c) a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido pra o seu servio.

9. Honorrios Sucumbenciais: art. 20, 3, CPC


art. 20, 4 CPC -

Este pargrafo atribui ao Juzo a possibilidade de fixao do valor dos honorrios nas causas de pequeno valor, de valor inestimvel, nas causa em que no houver condenao ou for vencida a Fazenda Pblica. Em tais hipteses no h limites percentuais mximos ou mnimos, mas o Juiz deve motivar sua deciso, a partir dos mesmos critrio das alneas a, b e c ( LBO, 2009, p. 140).

9. Honorrios Sucumbenciais: art. 20, 3, CPC


Apesar de a Lei estabelecer que o recebimento dos honorrios de sucumbncia direito indisponvel, o STF decidiu na ADI 1.194-4 que: 1. Os honorrios de sucumbncia pertencem ao advogado (art. 23) ou ao advogado empregado ( art. 21), se no tiver havido expressa conveno em contrrio;

9. Honorrios Sucumbenciais: art. 20, 3, CPC


2. os honorrios de sucumbncia pertencem parte vencedora se houver contrato ou conveno individual ou coletiva que assim estabeleam. De qualquer forma, o direito do advogado aos honorrios de sucumbncia continua sendo regra, e a transferncia parte, a exceo, ao contrrio do entendimento anterior (LBO, 2009, p. 146).

10. Honorrios
O advogado tem direito autnomo para executar seus honorrios, podendo o precatrio ser expedido em seu favor art. 23, Estatuto;
A revogao, renncia ou substabelecimento sem reservas garantem honorrios proporcionais art. 14, CED; No falecimento ou incapacidade civil do advogado, os sucessores ou representantes legais recebem os honorrios inclusive os sucumbenciais art. 24, 2, Estatuto;

11. Honorrios
Sugesto: na ausncia de estipulao em contrato escrito - um tero no incio, outro at deciso em 1 instncia e o restante o final; Desistncia ou transao no prejudica os honorrios; A execuo poder ser promovida nos mesmos autos ou em ao autnoma; Os honorrios da sucumbncia no excluem os contratados.

12. Honorrios na Lei 11.101/2005


O contrato escrito e a sentena que fixar honorrios so ttulos executivos(art. 585, CPC) e constituem crdito privilegiado geral na forma do art. 83, inciso V, alnea C da Lei 11.101/2005. O advogado recebe sucumbncia ainda que atue em causa prpria.

12. Honorrios na Lei 11.101/2005

Verbete n 306 do STJ os honorrios advocatcios devem ser compensados quando houver sucumbncia recproca, assegurado o direito autnomo do advogado execuo do saldo sem excluir a legitimidade da prpria parte.

13. Gratuidade de Justia e Assistncia Jurdica Gratuita


Smula 40 do TJRJ:

"No obrigatria a atuao da Defensoria Pblica em favor do beneficirio da gratuidade de Justia, facultada a escolha de advogado particular para represent-lo em Juzo, sem a obrigao de firmar declarao de que no cobra honorrios"

14. Gratuidade de Justia e Assistncia Jurdica Gratuita


Smula 40 do TJRJ:

Gratuidade de Justia

Ass. Jurdica Gratuita

15. Clusula quota litis: art. 38, CED


Art. 38, CED - Na hiptese da adoo de clusula quota litis, os honorrios devem ser necessariamente representados por pecnia e, quando acrescidos dos de honorrios da sucumbncia, no podem ser superiores s vantagens advindas em favor do constituinte ou do cliente.

Pargrafo nico - A participao do advogado em bens particulares de cliente, comprovadamente sem condies pecunirias, s tolerada em carter excepcional, e desde que contratada por escrito.

16. Clusula quota litis: art. 38, CED


O estatuto silencia quanto ao pacto de quota litis (participao proporcional no resultado ou ganho obtido na demanda). O Cdigo de tica e Disciplina (art. 38), ao contrrio da maioria dos cdigos deontolgicos, admite em princpio o pacto de quota litis, observados os seguintes limites: Excepcionalidade; Contrato escrito; Pecnia; Cliente sem condies pecunirias.

17. Prescrio para ao de cobrana de honorrios: art. 25, Estatuto


Prescreve em 05 (cinco) anos a contar do: 1. Vencimento do contrato; 2. Trnsito em julgado quando arbitrado judicialmente; 3. Ultimao da atividade extrajudicial; 4. Desistncia, transao, renncia ou revogao do mandato.
(o termo inicial o dia til seguinte)

18. Ateno para o art. 25-A, Estatuto


Art. 25-A.
Prescreve em cinco anos a ao de prestao de contas pelas quantias recebidas pelo advogado de seu cliente, ou de terceiros por conta dele (art. 34, XXI). (Includo pela Lei n 11.902, de 2009)

19. Ateno: cobrana de honorrios


Contrato escrito: Execuo por quantia certa art. 24, Estatuto c/c art. 585, CPC. Contrato verbal: ao de cobrana pelo rito sumrio art. 275, II, alnea F, CPC - qualquer que seja o valor.

19. Ateno: cobrana de honorrios


O Estatuto prev uma nica hiptese de gratuidade no exerccio da advocacia: quando o advogado receber mandato de um colega para defend-lo em processo oriundo de ato ou omisso praticado profissionalmente. Presume-se, nesse caso, que os direitos e garantias do advogado, em geral estejam em discusso e h interesse transubjetivo da classe (LBO, 2009, p.141)

20. Ateno: Jurisprudncia


HONORRIOS ADVOCATCIOS. SUCUMBNCIA RECPROCA.
A Turma decidiu que, constatada nos autos a sucumbncia recproca, os honorrios de advogado e as demais despesas processuais so distribudos conforme o art. 21, caput, do CPC e o teor da Sm. n 306-STJ, assegurado o direito autnomo do advogado execuo do saldo sem excluir a legitimidade da prpria parte. REsp 661.023-ES, Rel. Min. Paulo Furtado (Desembargador convocado do TJ-BA), julgado em 18/2/2010.

21. Ateno: Jurisprudncia


HONORRIOS ADVOCATCIOS. NATUREZA ALIMENTAR.
A Corte Especial, ao prosseguir o julgamento, por maioria, acolheu os embargos, declarando a natureza alimentar dos honorrios advocatcios, inclusive daqueles provenientes da sucumbncia. EREsp 706.331-PR, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros, julgados em 20/2/2008. Informativo N: 0345 STJ Perodo: 18 a 22 de fevereiro de 2008.

You might also like