You are on page 1of 33

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Neurose e Psicose

Por: Douglas Naegele Barbiratto Curso: Mestrado em Psicanlise Social Disciplina: Neurose e Psicose

RESUMO Discutir a categoria de estrutura para organizar os dados oriundos da clnica psicanaltica. Examinar a consistncia que resulta da aplicao dessa categoria no sentido de resumir a variada fenomenologia clnica em dois quadros bsicos: a neurose e a psicose. Especificao e detalhamento dos dois quadros clnicos e descrio da ao da estrutura que os determina.

Diferena entre neurose e psicose


Na neurose o indivduo alm de saber que um neurtico, ele tem plena conscincia dos seus atos, mas no consegue control-los, j os psicticos no tm essa conscincia, eles perdem a noo da realidade. Os sintomas mais freqentes de um neurtico so:

Insatisfao geral, excesso de mentiras, manias, problemas com o sexo, dentre outros. Exemplos deles o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) Depresso e a Sndrome do Pnico.

J a psicose marcada por fases de delrios e alucinaes. Podemos dar como exemplo de psicose a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e o Autismo.H cura para a neurose, j para a psicose no h cura definitiva.

Neuroses so distrbios leves com poucas distores da realidade tratada principalmente pelo psiclogo. a desordem na personalidade que gera angustia e inibe suas condutas, um conflito intra-psquico.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose Sintomas:


Mestrado em Psicanlise Social

Insatisfaes gerais Manias Problemas relacionados rea sexual Excesso de mentiras (mitomania)

Classificao: Angustia:

Crises de choro imotivado Depresso Pensamentos suicidas Doenas psicossomticas

Fbica:

Um objeto a razo da angustia Mania de perseguio Fixao pelo objeto

Obsessiva - Compulsiva:

Pessoa sistemtica e metdica Manias de limpeza No aceita ser o que

Histrica:

Pessoas emotivas ao extremo J as psicoses uma doena mental grave que afeta a personalidade na zona central do eu. Delrios: falsa realidade percebida (acredita em conspirao contra ele se v duas pessoas simplesmente conversando ou se julga Deus). Alucinaes: escuta vozes ou tem vises. Acredita que fontes externas controlam seus pensamentos. O escutar vozes o mais comum.

Nove pontos a serem considerados: 1. Autonomia psquica: neurose apresentaria perda parcial, pouco implicando a personalidade, psicose com maior perda de autonomia, interferindo mais na personalidade;

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

2. Gravidade do quadro: neurose seria menos grave que a psicose, o que faria o leigo pensar que ela devesse ser tratada por filsofos ou psiclogos clnicos, e psicose, mais grave, tratada por psiquiatras; 3. Causa presumida: neurose seria preferentemente psicgena ou funcional, e psicose preferentemente somatgena ou orgnica; 4. Setores da psique: neurose comprometeria a emoo, e psicose, a razo e a vontade + ao. 5. Conscincia da realidade: o neurtico no a perderia, o psictico, sim; 6. Conscincia da doena, estreitamente relacionado ao conceito anterior: o neurtico a teria, o psictico no; 7. Comportamento social: o neurtico permaneceria socialmente organizado, o psictico no; 8. Sensibilidade psicoterapia: os psicticos seriam refratrios a ela; 9. Sinais e sintomas: seriam distintos e caractersticos para a neurose, e, para a psicose.

Porm, esses critrios aparentemente to claros, so falhos, porque no resistem a uma crtica mais acurada.

A psicose no tem cura definitiva, a ingesto de remdios provocam a estabilizao da doena que, entretanto, pode voltar a se manifestar, em surtos de cada vez maior intensidade, marcada por fases de delrios e alucinaes,(estgios lcidos/crticos) durante os quais a pessoa pode desenvolver estados de dupla personalidade inconscientemente, ou seja, a prpria pessoa no sabe que tem esta dupla personalidade. Na neurose o indivduo sabe que neurtico e consegue distinguir seus desvios, ou seja, tem conscincia deles, mas no consegue evit-los. J o psictico no capaz de tal discernimento, confundindo-se quanto ele mesmo.

Um caso tpico de neurose o kleptomanaco, ou seja, a pessoa que no consegue controlar sua compulso por realizar furtos. Considera-se uma pessoa psictica quando seu funcionamento mental interfere consideravelmente em sua maneira de enfrentar a vida. Os problemas manifestam-se na forma de incapacidade de reconhecer a realidade, nas alteraes de humor e ou dficit intelectual.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Os neurticos podem agir de modo "normal", os psicticos so incapazes de cuidar de si. As neuroses tambm so classificadas da seguinte forma: 1) Distrbios de ansiedade (fobia, pnico e distrbios obsessivos compulsivos) : - Fobia : medo excessivo ou absurdo. O fbico se sente impotente para controlar seus sentimentos. - Pnico : surgem de repente sem prvio aviso, sendo comum se manifestar com um terror incontrolvel. Durante o ataque a respirao fica difcil, surgem tremores e tenso muscular. A ansiedade e irritabilidade podem levar a uma depresso. - Distrbios Obsessivos Compulsivos : So considerados como neurose quando no servem a nenhum propsito construtivo, so desgastantes e atrapalham a vida(relacionamentos).

2) Distrbios Psicossomticos:

Essa desordem caracteriza-se por problema fsico, mas seus sintomas no apresentam bases orgnicas. No entanto como o conhecimento mdico est longe de ser completo os sintomas de uma verdadeira doena podem ser erroneamente diagnosticados como converso somtica.

3) Distrbios Dissociativos:

So caracterizados por alteraes de conscincia. Amnsia, fuga e personalidade mltipla. Esses distrbios so raros. 4) Distrbios Afetivos: Depresso: Estado mais intenso e prolongado que a tristeza. tpico sentirse sem remdio e rejeitado, ocorre em alguns o sentimento de morte e pensamentos de suicdio. Distrbio Bipolar: Crises decorrentes de profunda depresso e mania (euforia e excitao), neste aspecto os indivduos ficam em xtase e com incrvel autoconfiana, ao mesmo tempo podem se irritar facilmente. O falar rpido, manifestam idias de grandeza, ao serem irritados ou zangados podem ficar extremamente violentos.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Os que tm o distrbio afetivo quase sempre pensam ilogicamente, transformam problemas sem importncia em verdadeiras catstrofes.

PSICOSES (Esquizofrenias):

So estados que ocorrem no mundo todo. No se tem um consenso sobre o que seja essa doena. Define pela perturbao do pensamento. Alguns sintomas dos distrbios esquizofrnicos: Alterao na percepo Desordem do pensamento Desordem emocional Delrios e alucinaes Afastamento da realidade Comportamento estranha e distrbios da fala

a) Esquizofrenia Paranide: Apresenta um certo grau de viso da realidade. A principal caracterstica e a mania de perseguio. b) Distrbios de Personalidade: Demonstrao de ser anti-social ou psicopatia: os psicopatas no manifestam a noo do que certo ou errado. No tem medo e podem cometer o mesmo erro muitas vezes, mesmo sofrendo severas punies.

A neurose a psicose e onde se d o seu conflito.

Freud descreve em sua obra os numerosos relacionamentos dependentes do ego. Sua posio intermediria entre o mundo externo e o id e seus esforos para comprazer a todos os seus senhores ao mesmo tempo.

Nesse esforo para atender ao mundo externo, ao id e ao superego, surgem tenses e conflitos. Assim, a neurose o resultado de um conflito entre o ego e o id, ao passo que

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

a psicose o desfecho anlogo de um distrbio semelhante nas relaes entre o ego e o mundo externo.

Freud explica que todas as neuroses transferenciais se originam de recusar-se o ego a aceitar um poderoso impulso pulsional do id, ao ajud-lo a encontrar um escoador ou motor, ou de o ego proibir quele impulso o objeto que visa. Em tal caso, o ego se defende contra o impulso pulsional mediante o mecanismo do recalque. O material reprimido luta contra esse destino. Cria para si prprio, ao logo de caminhos sobre os quais o ego no tem poder, uma representao substitutiva (que se impe ao ego mediante uma conciliao) o sintoma. O ego descobre a sua unidade ameaada e prejudicada por esse intruso e continua a lutar contra o sintoma. Tudo isso produz o quadro de uma neurose. O ego entrou em conflito com o id, a servio do superego e da realidade, e esse o estado de coisas em toda neurose de transferncia.

Na amncia de Meynert uma confuso alucinatria aguda que constitui talvez a forma mais extrema e notvel de psicose o mundo exterior no percebido de modo algum ou a percepo dele no possui qualquer efeito. Normalmente o mundo externo governa o ego por duas maneiras: em primeiro lugar, atravs de percepes atuais e presentes sempre renovveis; e, em segundo lugar, mediante o armazenamento de lembranas de percepes anteriores, as quais, sob a forma de um mundo interno, so uma possesso do ego e parte constituinte dele.

Na amncia, no apenas recusada a aceitao de novas percepes; tambm o mundo interno, que, como copia do mundo externo, at agora o representou , perde sua significao (sua catexia). O ego cria automaticamente um novo mundo externo e interno, e no pode haver dvida quanto a dois fatos: que esse novo mundo constitudo de acordo com os impulsos desejosos do id e que o motivo dessa dissociao do mundo externo alguma frustrao muito sria de um desejo, por parte da realidade frustrao que parece intolervel. A estreita afinidade dessa psicose com os sonhos normais inequvoca. Uma precondio de sonhar, alm do mais, o estado de sono, e uma das caractersticas do sono o completo afastamento da percepo e do mundo externo.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Sabemos que outras formas de psicose, as esquizofrenias, inclinam-se a acabar em uma hebetude afetiva isto , em uma perda de toda participao no mundo externo. Com referncia gnese dos delrios, inmeros analistas nos ensinam que o delrio se encontra aplicado como um remendo no lugar em que originalmente uma fenda apareceu na relao com o mundo externo.

Assim, as neuroses de transferncias correspondem a um conflito entre o ego e o id; as neuroses narcsicas, a um conflito entre o ego e o superego, e as psicoses, a um conflito entre o ego e o mundo externo.

A perverso.

Perverso - "Desvio em relao ao ato sexual "normal", definido este como coito que visa a obteno do orgasmo por penetrao genital, com uma pessoa do sexo oposto (hoje a psicologia tem outra concepo com relaao a este assunto).

Diz-se que existe perverso quando o orgasmo obtido com outros objetos sexuais (homossexualidade, pedofilia, bestialidade, etc.) ou por outras zonas corporais (coito anal, por exemplo) e quando o orgasmo subordinado de forma imperiosa a certas condies extrnsecas (fetichismo, sadomasoquismo); estas podem proporcionar por si ss o prazer sexual.

De forma mais englobante, designa-se por perverso o conjunto de comportamento psicossexual que acompanha tais atipias na obteno do prazer sexual.

No texto Fetichismo Freud narra que teve a oportunidade de estudar analiticamente certo nmero de homens cuja escolha objetal era dominada por um fetiche. No obstante seja reconhecido pelos seus adeptos como anormalidade, raramente sentido por eles como sintoma de uma doena que se faa acompanhar por sofrimento. Por via de regra, mostram-se inteiramente satisfeitos com ele, ou at mesmo louvam o modo pelo qual lhes facilita a vida ertica. Nesse sentido, portanto, o fetiche aparece na anlise como uma descoberta subsidiria. Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 7

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Um exemplo extraordinrio de uma escolha de um fetiche o caso de um jovem alemo, criando na Inglaterra, e que ao retornar Alemanha, j havia praticamente esquecido o idioma materno, o alemo. Ela havia escolhido certo brilho do nariz a uma precondio fetichista. O fetiche, originado na sua primeira infncia, tinha que ser entendido em ingls e no em alemo. O brilho do nariz, em alemo, Glanz auf der Nase era na realidade vislumbre (glance) do nariz. O nariz constitua assim o fetiche, que incidentalmente, ele dotara, sua vontade de um brilho luminoso que no era perceptvel a outros.

Assim, o fetiche um substituto do pnis. Mas no um substituto de qualquer pnis, mas de um pnis especfico. um substituto do pnis da mulher, da me, que o menininho outrora acreditou e que no deseja abandonar. Isso ocorre por que se a me havia sido castrada, havia perdido o pnis, ele mesmo, o menino, corria o risco de perder seu prprio pnis. A que ele se recusa a aceitar.

Qualquer objeto pode tomar este lugar: sapatos, roupas ntimas, p, veludo (que lembra os pelos pubianos da me), etc.

Em suma:

NEUROSE Recalque (Verdrngung). Conflito Ego X Id. Sintomas: Histeria, Neurose Obsessiva, Fobias. No sabe por que est acontecendo.

PSICOSE Rejeio (Verwergung). Conflito "Ego x Mundo Externo". Delrios e Alucinaes: Parania, Esquizofrenias, Transtorno Bipolar, Hipocondrias, Autismo. "Tem certeza absoluta por que est acontecendo".

PERVERSO Recusa (Verleugnung). Fetiche: Principio do gozo (Pedofilia, Voyerismo, Exibicionismo).

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

A perda da realidade na neurose e na psicose.


As caractersticas que diferenciam uma neurose de uma psicose, o fato de numa neurose o ego, em sua dependncia da realidade, suprimir um fragmento do Id (da vida pulsional), ao passo que, em uma psicose, esse mesmo ego, a servio do Id, afasta um fragmento da realidade. Assim, numa neurose o fator decisivo seria a predominncia da influncia da realidade, enquanto numa psicose esse fator seria a predominncia do Id. Na psicose a perda de realidade estaria necessariamente presente, ao passo que na neurose, segundo parece, essa perda seria evitada.

De qualquer maneira, temos que admitir que a neurose tambm perturba a relao do paciente com a realidade, na medida que ela, a neurose, o afasta de alguma maneira do contato com a realidade. E nos casos mais graves, significa concretamente uma fuga da vida real.

A contradio, pois, existe apenas enquanto mantemos os olhos fixados na situao no comeo da neurose, quando o ego, a servio da realidade, se dispe ao recalque de um impulso pulsional. Porm isso no ainda a prpria neurose. Ela consiste antes nos processos que fornecem uma compensao parte do Id danificada isto , na reao contra o recalque e no fracasso do recalque. O afrouxamento da relao com a realidade uma conseqncia desse segundo passo na formao de uma neurose, e no deveria surpreender-nos que um exame pormenorizado demonstre que a perda da realidade afeta exatamente aquele fragmento de realidade, cujas exigncias resultaram na represso pulsional ocorrida.

No caso da psicose, ocorre algo anlogo ao processo da neurose, embora, claro, em distintas instncias da mente. Assim, poderamos esperar que tambm na psicose duas etapas pudessem ser discernidas, das quais a primeira arrastaria o ego para longe, dessa vez para longe da realidade, enquanto a segunda tentaria reparar o dano causado e restabelecer as relaes do indivduo com a realidade, s expensas do Id. E isso se faz pela criao de uma nova realidade que no levanta mais as mesmas objees que a antiga, que foi abandonada. O segundo passo, portanto, na neurose como na psicose, apoiado pelas mesmas tendncias. Em ambos os casos serve ao desejo de poder do Id,

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

que no se deixar ditar pela realidade. Tanto a neurose como a psicose so, pois, expresso de uma rebelio por parte do Id contra o mundo externo, de sua indisposio ou, caso preferirem, de sua incapacidade a adaptar-se s exigncias da realidade. A neurose e a psicose diferem uma da outra muito mais em sua primeira reao introdutria do que na tentativa de reparao que a segue.

Na neurose, um fragmento da realidade evitado por uma espcie de fuga, ao passo que na psicose, a fuga inicial sucedida por uma fase ativa de remodelamento; na neurose, a obedincia inicial sucedida por uma tentativa adiada de fuga. Ou ainda: A neurose no repudia a realidade, apenas a ignora; A psicose a repudia e tenta substitu-la.

Existe, portanto outra analogia entre uma neurose e uma psicose no fato de em ambas a tarefa empreendida na segunda etapa ser parcialmente malsucedida, de vez que o instinto reprimido incapaz de conseguir um substituto completo (na neurose) e a representao da realidade no pode ser remodelada em formas satisfatrias (no pelo menos em todo tipo de doena mental).

Na psicose, ela incide inteiramente sobre a primeira etapa, que patolgica em si mesma e s pode conduzir enfermidade. Na neurose, ela recai na segunda, sobre o fracasso do recalque.

Em suma, depende se o ego rendeu-se sua lealdade perante o mundo real ou sua dependncia do Id.

Isso possibilitado pela existncia de um mundo de fantasia, de um domnio que ficou separado do mundo externo real na poca da introduo do princpio da realidade.

deste mundo de fantasia que a neurose haure o material para suas novas construes de desejos e geralmente A PERDA DA REALIDADE NA NEUROSE E NA PSICOSE encontra esse material pelo caminho da regresso a um passado real satisfatrio.

Dificilmente se pode duvidar que o mundo de fantasia desempenhe o mesmo papel na psicose, e de que a tambm ele seja o depsito do qual derivam os materiais ou o padro para construir a nova realidade. Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 10

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Vemos assim, que tanto na neurose como na psicose interessa a questo no apenas relativa a uma perda da realidade, mas tambm a um substituto para a realidade.

Como disse certa feita um professor da Faculdade de Psicologia: O psictico sabe que 2 + 2 igual a 5 e vive tranqilo com essa verdade. O neurtico sabe que 2 + 2 igual a 4, mas no concorda com isso de jeito nenhum e vive sofrendo por isso.

A 1 e 2 Tpicas.

TPICA Teoria ou ponto de vista que supe uma diferenciao do aparelho psquico em certo nmero de sistemas dotados de caractersticas ou funes diferentes e dispostos numa certa ordem uns com relao a outros, o que permite consider-los metaforicamente como lugares psquicos de que podemos fornecer uma representao figurada espacialmente.

Fala-se correntemente de duas tpicas freudianas, sendo a primeira aquela em a disposio principal feita entre Inconsciente, Pr-consciente e Consciente, e a segunda a que distingue trs instncias: o Id, o Ego e o Superego.

Inconsciente (das Unbewusst, unbewusst) - O adjetivo inconsciente por vezes usado para exprimir o conjunto dos contedos no presentes no campo efetivo da conscincia, isto num sentido descritivo e no tpico, quer dizer sem se fazer discriminao entre os contedos dos sistemas pr-consciente e inconsciente.

No sentido tpico, inconsciente designa um dos sistemas definidos por Freud no quadro da sua primeira teoria do aparelho psquico. constitudo por contedos recalcados aos quais foi recusado o acesso ao sistema pr-consciente-consciente pela ao do recalque.

Podemos resumir do seguinte modo as caractersticas essenciais do inconsciente como sistema (ou Ics):

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 11

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

a) Os seus contedos so representantes das pulses.

b) Estes contedos so regidos pelos mecanismos especficos do processo primrio, principalmente condensao e deslocamento.

c) Fortemente investidos pela energia pulsional, procuram retornar conscincia e ao (retorno do recalcado); mas s podem ter acesso ao sistema Pcs-Cs nas formaes de compromisso, depois de terem sido submetidos s deformaes da censura.

d) So, mais especialmente, desejos da infncia que conhecem uma fixao no inconsciente.

No quadro da 2 Tpica freudiana, o termo inconsciente usado, sobretudo na sua forma adjetiva; efetivamente, inconsciente deixa de ser o que prprio de uma instncia especial, visto que qualifica o id, e, em parte, o ego e o superego. Mas convm notar:

a) As caractersticas atribudas ao sistema Ics na primeira tpica so de um modo geral atribudas ao Id na Segunda.

b) A diferena entre pr-consciente e o inconsciente, embora j no esteja baseada numa distino intersistmica, persiste como distino intra-sistmica (o ego e o superego so em parte pr-conscientes e em parte inconscientes).

Pr-consciente (das Vorbewuste, vorbewusst) Como substantivo, designa um sistema do aparelho psquico nitidamente distinto do sistema inconsciente (Ics); como adjetivo, qualifica as operaes e contedos desse sistema pr-consciente (Pcs). Estes no esto presentes no campo atual da conscincia e, portanto, so inconscientes no sentido descritivo, mas distinguem-se dos contedos do sistema inconsciente na medida em que permanecem de direito acessveis conscincia (conhecimento e recordaes no atualizados, por exemplo).

Do ponto de vista metapsicolgico, o sistema pr-consciente rege-se pelo processo secundrio. Est separado do sistema inconsciente pela censura, que no permite que os Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 12

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

contedos e os processos inconscientes passem para o Pcs sem sofrerem transformaes.

No quadro da 2 Tpica freudiana, o termo pr-consciente sobretudo utilizado como adjetivo, para qualificar o que escapa conscincia atual sem ser inconsciente no sentido estrito. Do ponto de vista sistemtico, qualifica contedos e processos ligados ao ego quanto ao essencial, e tambm ao superego.

Consciente (Bewusst) No sentido descritivo: qualidade momentnea que caracteriza as percepes externas e internas no conjunto dos fenmenos psquicos.

Segundo a teoria metapissicolgica de Freud, o consciente seria funo de um sistema, o sistema percepo-consciente (Pc-Cs).

Do ponto de vista tpico, o sistema percepo-consciente est situado na periferia do aparelho psquico, recebendo ao mesmo tempo as informaes do mundo exterior e as provenientes do interior, isto , as sensaes que se inscrevem na srie desprazer-prazer e as revivescncias mnimsicas. Muitas vezes Freud ligo a funo percepo-c0nsciente ao sistema pr-consciente, ento designado como sistema pr-c90nsciente-consciente (Pcs-Cs).

Id (Es ou Isso) Uma das trs instncias diferenciadas por Freud na sua Segunda teoria do aparelho psquico. O Id constitui o plo pulsional da personalidade. Os seus contedos, expresso psquica das pulses, so inconscientes, por um lado hereditrias e inatos, e por outro, recalcados e adquiridos.

Do ponto de vista econmico, o Id , para Freud, o reservatrio inicial da energia psquica; do ponto de vista dinmico, entra em conflito como o ego e o superego que, do ponto de vista gentico, so as suas diferenciaes. (Das ich o ego e Das Es o Id).

Ego ou Eu (Ich) Instncia que Freud na sua Segunda teoria do aparelho psquico, distingue do Id e do Superego. Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 13

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Do ponto de vista tpico, o ego est numa relao de dependncia tanto para com as reivindicaes do Id, como para com os imperativos do superego e exigncias da realidade. Embora se situe como mediador, encarregado dos interesses da totalidade da pessoa, a sua autonomia apenas relativa.

Do ponto de vista dinmico, o ego representa eminentemente, no conflito neurtico, o plo defensivo da personalidade; pe em jogo uma srie de mecanismos de defesa, estes motivados pela percepo de um afeto desagradvel (sinal de angstia).

Do ponto de vista econmico, o ego surge como um fator de legao dos processos psquicos; mas, nas operaes defensivistas, as tentativas de legao da energia pulsional so contaminadas pelas caractersticas que especificam o processo primrio: assumem um aspecto compulsivo, repetitivo, irreal.

A teoria Psicanaltica procura explicar a gnese do ego em dois registros relativamente heterogneos, quer vendo nele um aparelho adaptativo, diferenciado a partir do Id em contato com a realidade exterior, quer definindo-o como o produto de identificaes que levam formao no seio da pessoa de um objeto de amor investido pelo id.

Relativamente primeira teoria do aparelho psquico, o ego mais vasto do que o sistema pr-consciente-consciente, na medida em que as suas operaes defensivas so em grande parte inconscientes.

Do ponto de vista histrico, o conceito tpico dos ego o resultado de uma noo constantemente presente em Freud desde as origens do seu pensamento.

Superego Supereu (ber-Ich) Uma das instncias da personalidade tal como Freud a descreveu no quadro da sua Segunda teoria do aparelho psquico: o seu papel assimilvel ao de um juiz ou de um censor relativamente ao ego. Freud v na conscincia moral, na auto-observao, na formao de ideais, funes do superego.

Classicamente, o superego definido como o herdeiro do complexo de dipo; constituise por interiorizao das exigncias e das interdies parentais. Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 14

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Certos psicanalistas recuam para mais cedo a formao do superego, vendo esta instncia em ao desde as fases pr-edipianas (Melanie Klein) ou pelo menos procurando comportamentos e mecanismos psicolgicos muito precoces que seriam precursores do superego (Glover, Spitz, por exemplo).

Como rbitro moral internalizado o Superego se desenvolve em funo do sistema de recompensas e punies colocado pelos pais. Para obter recompensas e evitar punies a criana aprende a conduzir-0se de acordo com as normas ditadas pelos pais.

O Superego tem como que dois subsistemas: a conscincia onde esto as punies e o ideal do ego onde esto as aes merecedoras de aprovao.

O mecanismo de internalizao chama-se INTROJEO.

O Id o sistema original da personalidade psquica; a matriz a partir da qual o ego e o superego se diferenciam. O Id formado pelos aspectos psicolgicos herdados e presentes no nascimento, inclusive as pulses. o reservatrio da energia que pe em funcionamento os outros sistemas. Est em relao estreita com os processos corporais, dos quais retira sua prpria energia. Freud chamada o Id de a verdadeira personalidade psquica, por que ele representa o modo inteiro da experincia subjetiva e no tem conhecimento da realidade objetiva.

O Id no tolera aumentos de energia ...... Vide Princpio do Prazer .. Para isso ele dispe de:

Ao reflexa;

Processo Primrio (formao de imagens, por exemplo de comida para uma pulso de fome).

Realizao do desejo.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 15

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

As alucinaes e vises dos psicticos so tambm exemplos do processo primrio.

Como uma pessoa no pode viver de imagens, inicia-se o desenvolvimento do Processo Secundrio.

Quando isso acontece inicia-se a formao do segundo sistema da personalidade psquica: o Ego.

O Ego O Ego existe porque as necessidades do organismo requerem transaes apropriadas com o mundo objetivo da realidade. Assim uma pessoa faminta precisa aprender a diferenciar uma imagem mental do alimento, do alimento mesmo. A diferena bsica entre o Id e o Ego, que o Id s conhece a realidade subjetiva da mente, enquanto que o Ego faz a distino entre as coisas da mente e as do mundo exterior.

O Ego conhece o Principio da Realidade, e opera por meio do Processo Secundrio.

O principio da realidade suspende temporariamente o principio do prazer, porque este satisfeito quando o objeto encontrado e assim a tenso foi reduzida. O principio de realidade verifica se uma experincia real ou falsa, isto , se tem existncia externa ou no, ao passo que o principio do prazer interessa-se apenas em saber se uma experincia desagradvel ou agradvel.

Pelo Processo Secundrio o Ego formula um plano para a satisfao da necessidade e depois o testa geralmente por uma espcie de ao, para ver se funciona ou no.

O Ego o executivo da personalidade psquica porque controla as portas de entrada para a ao, seleciona os aspectos do meio aos quais reagir e decidem quais so as pulses a serem satisfeitas e de que modo. No desempenho dessas altas funes executivas o Ego tem que procurar integrar as exigncias muitas vezes antagnicas do Id, do superego e do Meio Externo. Esta uma tarefa difcil que pesa sobre o Ego.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 16

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Devemos levar em considerao, entretanto, que o ego a parte organizada do Id, que existe para realizar os desejos do Id e no para frustr-los e que toda a sua fora se origina do Id. Ele no tem existncia parte do Id, nunca se torna completamente independente dele. Seu papel principal o de intermedirio entre as exigncias pulsionais do organismo e as condies do ambiente. Seus objetivos constituem em manter a vida do indivduo e garantir a reproduo da espcie.

O Superego O terceiro e ltimo sistema da personalidade a desenvolver-se o superego. Ele e o representante interno dos valores e idias tradicionais da Sociedade, transmitidos pelos pais e reforados pelo sistema de recompensas e castigos imposto criana. O superego a arma moral da personalidade psquica; representa mais o ideal que o real e luta mais para a perfeio que para o prazer. Sua preocupao principal decidir se alguma coisa certa ou errada, de modo que o indivduo possa agir em harmonia com os padres autorizados pelos agentes da sociedade.

Como rbitro moral internalizado o Superego se desenvolve em funo do sistema de recompensas e punies colocado pelos pais. Para obter recompensas e evitar punies a criana aprende a conduzir-0se de acordo com as normas ditadas pelos pais.

O Superego tem como que dois subsistemas: a conscincia onde esto as punies e o ideal do ego onde esto as aes merecedoras de aprovao.

O mecanismo de internalizao chama-se INTROJEO.

PULSO uma representao psicolgica inata de uma fonte somtica de excitao. A representao psicolgica chama-se desejo, e a excitao corprea chama-se necessidade.

O ego serve a trs senhores.

O Ego o executivo da personalidade psquica porque controla os portas de entrada para a ao, seleciona os aspectos do meio aos quais reagir e decide quais so as pulses a serem satisfeitas e de que modo. No desempenho dessas altas funes

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 17

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

executivas o Ego tem que procurar integrar as exigncias muitas vezes antagnicas do Id, do superego e do Meio Externo. Esta uma tarefa difcil que pesa sobre o Ego.

O Superego o herdeiro do complexo de dipo.

por que podemos assegurar que a instalao do Superego pode ser classificada como exemplo bem-sucedido de identificao com a instncia parental. O fato que fala decisivamente a favor desse ponto de vista que essa nova criao de uma instncia superior dentro do Ego est muito intimamente ligada ao destino do complexo de dipo, de modo que o superego surge como o herdeiro dessa vinculao afetiva to importante para a infncia. Abandonando o complexo de dipo, uma criana deve renunciar s intensas catexias objetais que depositou em seus pais e como compensao por essa perda de objetos que excite uma intensificao to grande das identificaes com seus pais, as quais provavelmente h muito estiveram presentes em seu Ego.

Uma investigao atenta mostra que o superego tolhido em sua fora e crescimento se a superao do complexo de dipo tem xito apenas parcial. No decurso do desenvolvimento, o superego tambm assimila as influncias que tomaram lugar dos pais educadores e professores, pessoas escolhidas como modelos ideais. Normalmente o Superego se afasta mais e mais das figuras parentais originais; torna-se digamos assim mais impessoal. E no se deve esquecer que uma criana tem conceitos diferentes sobre seus pais, em diferentes perodos de sua vida. poca que o complexo de dipo do lugar ao superego, eles so algo de muito extraordinrio; depois, porm, perdem muito desse atributo.

O Funcionamento da 2 Tpica, ou seja, a dinmica entre o Ego, o Id e o Superego.

Id (Es ou Isso) Uma das trs instncias diferenciadas por Freud na sua Segunda teoria do aparelho psquico. O Id constitui o plo pulsional da personalidade. Os seus contedos, expresso psquica das pulses, so inconscientes, por um lado hereditrias e inatas, e por outro, recalcados e adquiridos.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 18

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Do ponto de vista econmico, o Id , para Freud, o reservatrio inicial da energia psquica; do ponto de vista dinmico, entra em conflito como o ego e o superego que, do ponto de vista gentico, so as suas diferenciaes. (Das ich o Ego e Das Es o Id).

Ego ou Eu (Ich) Instncia que Freud na sua Segunda teoria do aparelho psquico, distingue do Id e do Superego.

Do ponto de vista tpico, o ego est numa relao de dependncia tanto para com as reivindicaes do Id, como para com os imperativos do superego e exigncias da realidade. Embora se situe como mediador, encarregado dos interesses da totalidade da pessoa, a sua autonomia apenas relativa.

Do ponto de vista dinmico, o Ego representa eminentemente, no conflito neurtico, o plo defensivo da personalidade; pe em jogo uma srie de mecanismos de defesa, estes motivados pela percepo de um afeto desagradvel (sinal de angstia).

Do ponto de vista econmico, o Ego surge como um fator de legao dos processos psquicos; mas, nas operaes defensivistas, as tentativas de legao da energia pulsional so contaminadas pelas caractersticas que especificam o processo primrio: assumem um aspecto compulsivo, repetitivo, irreal.

A teoria Psicanaltica procura explicar a gnese do ego em dois registros relativamente heterogneos, quer vendo nele um aparelho adaptativo, diferenciado a partir do Id em contato com a realidade exterior, quer definindo-o como o produto de identificaes que levam formao no seio da pessoa de um objeto de amor investido pelo Id.

Relativamente primeira teoria do aparelho psquico, o Ego mais vasto do que o sistema pr-consciente-consciente, na medida em que as suas operaes defensivas so em grande parte inconscientes.

Do ponto de vista histrico, o conceito tpico do Ego o resultado de uma noo constantemente presente em Freud desde as origens do seu pensamento.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 19

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Superego Supereu (ber-Ich) Uma das instncias da personalidade tal como Freud a descreveu no quadro da sua Segunda teoria do aparelho psquico: o seu papel assimilvel ao de um juiz ou de um censor relativamente ao ego. Freud v na conscincia moral, na auto-observao, na formao de ideais, funes do superego.

Classicamente, o superego definido como o herdeiro do complexo de dipo; constituise por interiorizao das exigncias e das interdies parentais.

Certos psicanalistas recuam para mais cedo a formao do superego, vendo esta instncia em ao desde as fases pr-edipianas (Melanie Klein) ou pelo menos procurando comportamentos e mecanismos psicolgicos muito precoces que seriam precursores do superego (Glover, Spitz, por exemplo).

A constituio do Ego, do Superego, etc...

O Id o sistema original da personalidade psquica; a matriz a partir da qual o ego e o superego se diferenciam. O Id formado pelos aspectos psicolgicos herdados e presentes no nascimento, inclusive as pulses. o reservatrio da energia que pe em funcionamento os outros sistemas. Est em relao estreita com os processos corporais, dos quais retira sua prpria energia. Freud chamada o Id de a verdadeira personalidade psquica, por que ele representa o modo inteiro da experincia subjetiva e no tem conhecimento da realidade objetiva.

O Id no tolera aumentos de energia ... Vide Princpio do Prazer... Para isso ele dispe de:

Ao reflexa;

Processo Primrio (formao de imagens, por exemplo de comida para uma pulso de fome).

Realizao do desejo.

As alucinaes e vises dos psicticos so tambm exemplos do processo primrio. Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 20

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Como uma pessoa no pode viver de imagens, inicia-se o desenvolvimento do Processo Secundrio.

Quando isso acontece inicia-se a formao do segundo sistema da personalidade psquica: o Ego.

O Ego O Ego existe porque as necessidades do organismo requerem transaes apropriadas com o mundo objetivo da realidade. Assim uma pessoa faminta precisa aprender a diferenciar uma imagem mental do alimento, do alimento mesmo. A diferena bsica entre o Id e o Ego, que o Id s conhece o realidade subjetiva da mente, enquanto que o Ego faz a distino entre as coisas da mente e as do mundo exterior.

O Ego conhece o Principio da Realidade, e opera por meio do Processo Secundrio.

O principio da realidade suspende temporariamente o principio do prazer, porque este satisfeito quando o objeto encontrado e assim a tenso foi reduzida. O principio de realidade verifica se uma experincia real ou falsa, isto , se tem existncia externa ou no, ao passo que o principio do prazer interessa-se apenas em saber se uma experincia desagradvel ou agradvel.

Pelo Processo Secundrio o Ego formula um plano para a satisfao da necessidade e depois o testa geralmente por uma espcie de ao, para ver se funciona ou no.

O Ego o executivo da personalidade psquica porque controla os portas de entrada para a ao, seleciona os aspectos do meio aos quais reagir e decide quais so as pulses a serem satisfeitas e de que modo. No desempenho dessas altas funes executivas o Ego tem que procurar integrar as exigncias muitas vezes antagnicas do Id, do superego e do Meio Externo. Esta uma tarefa difcil que pesa sobre o Ego.

Devemos levar em considerao, entretanto, que o ego a parte organizada do Id, que existe para realizar os desejos do Id e no para frustr-los e que toda a sua fora se Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 21

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

origina do Id. Ele no tem existncia parte do Id, nunca se torna completamente independente dele. Seu papel principal o de intermedirio entre as exigncias pulsionais do organismo e as condies do ambiente. Seus objetivos constituem em manter a vida do indivduo e garantir a reproduo da espcie.

O Superego O terceiro e ltimo sistema da personalidade a desenvolver-se o superego. Ele e o representante interno dos valores e idias tradicionais da Sociedade, transmitidos pelos pais e reforados pelo sistema de recompensas e castigos impostas criana. O superego a arma moral da personalidade psquica; representa mais o ideal que o real e luta mais para a perfeio que para o prazer. Sua preocupao principal decidir se alguma coisa certa ou errada, de modo que o indivduo possa agir em harmonia com os padres autorizados pelos agentes da sociedade.

Estrutura da Personalidade de Jung.

A personalidade total ou psique, como chamada por Jung, consiste de vrios sistemas isolados, mas que atuam uns sobre os outros. Os principais so o ego, o inconsciente individual e seus complexos, o inconsciente coletivo e seus arqutipos, a persona, a anima ou animus, e a sombra. A estes sistemas interdependentes acrescentou as atitudes de introverso e extroverso, e as funes do pensamento, do sentimento, da sensao e da intuio. Finalmente, h o self, que personalidade plenamente desenvolvida e unificada.

O Inconsciente Individual.

O Incs. Individual uma regio adjacente ao ego. Consiste de experincias que foram reprimidas, suprimidas, esquecidas ou ignoradas, e de experincias inicialmente muito fracas para impressionar conscientemente o indivduo. Os contedos do inconsciente individual, assim semelhana do material pr-consciente de Freud, so acessveis conscincia, e h muitas permutas entre o inconsciente individual e o ego.

Complexos.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 22

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

O complexo um grupo organizado ou constelao de sentimentos, pensamentos, percepes e memrias que existem no inconsciente individual. Ele tem um ncleo que age como uma espcie de magneto, atraindo ou fazendo girar em tono de si vrias experincias.

Por exemplo, o complexo maternal. O ncleo procede, em parte, das experincias raciais com mes e, em parte, da experincia da criana com sua me. Idias,

sentimentos e memrias relacionadas me so atrados para o ncleo e formam um complexo. Quanto mais possante for fora que emana do ncleo, mais experincias atrair para si. Assim, algum cuja personalidade dominada por pensamentos acerca de me tido como tendo um forte complexo relacionado com a figura materna...

Um complexo pode comportar-se como uma personalidade autnoma, que tem vida mental e dinamismo prprio. Pode apoderar-se do controle da personalidade, utilizar a psique para seus prprios fins, como Tolstoi, do qual se diz ter sido dominado pela idia da simplificao, e Hitler pela ambio do poder.

O ncleo e muitos dos elementos a ele associados so sempre inconscientes, mas qualquer das associaes e mesmo o prprio ncleo podem tornar-se conscientes, o que ocorre muitas vezes.

O Inconsciente Coletivo.

O conceito de inconsciente coletivo, ou transpessoal, um dos mais originais e controvertidos aspectos da teoria da personalidade de Jung. o mais poderoso e influente sistema da psique e, em casos patolgicos, eclipsa o ego e o inconsciente individual.

O inconsciente coletivo parece ser o depsito de traos de memria herdados do passado ancestral do homem, um passado que inclui no somente a histria racial do homem e de uma espcie separada, mas tambm seus ancestrais pr-humanos e animais. O inconsciente coletivo o resduo psquico do desenvolvimento evolutivo do homem, um resduo que se acumulou em conseqncia de experincias repetidas durante vrias Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 23

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

geraes. quase inteiramente destacado de qualquer coisa individual e , aparentemente, universal. Todos os seres humanos tm, mais ou menos, o mesmo inconsciente coletivo. Jung atribui a universalidade do inconsciente coletivo semelhana da estrutura do crebro em todas as raas humanas, semelhana esta que devida, por sua vez, evoluo humana.

Memrias ou representaes sociais no so herdadas como tais; o que herdamos a possibilidade de reviver experincias das geraes passadas. So predisposies que nos pe em situao de reagir para com o mundo de um modo seletivo. Essas predisposies so projetadas no mundo. Por exemplo, j que os seres humanos sempre tiveram mes, cada criana nasce com a predisposio para perceber a me e reagir frente a ela. O conhecimento da me, adquirido individualmente, a realizao de uma potencialidade herdada, que foi construda no crebro humano pelas experincias passadas da raa.

Assim como o homem nasce com a capacidade de ver o mundo em trs dimenses e desenvolve esta capacidade atravs da experincia e de treino, de igual modo nasce com muitas predisposies para pensar, sentir e perceber de acordo com padres e contedos definidos, que se caracterizam, atravs de experincias individuais. Assim, temos predisposies para sentirmos medo do escuro e de cobras, porque no passado os primitivos encontraram muitos perigos no escuro e foram vtimas de cobras venenosas.

O inconsciente coletivo o alicerce racial herdado de toda a estrutura da personalidade. Sobre ele esto erigidos o ego, o inconsciente individual e todas as outras aquisies individuais.

Assim, a forma do mundo, no qual nascemos, j inata como imagem virtual. Essa imagem virtual torna-se uma idia, ou percepo concreta, por sua identificao com objetos no mundo que a ela correspondem. Nossa experincia do mundo est moldada em larga escala, pelo inconsciente coletivo, embora no completamente, pois, se assim fosse, no poderia haver variao e desenvolvimento.

As duas regies inconscientes da mente, a individual e a coletiva, podem ser de grande auxlio para o homem. Ele (o inconsciente) contm possibilidades que so impedidas de penetrar na mente consciente, porque tem sua disposio Douglas Naegele Barbiratto todos os contedos

donabitto@hotmail.com 24

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

subliminais, todas aquelas coisas que foram esquecidas ou desprezadas, como tambm a sabedoria e a experincia de sculos incontveis, que repousam em sues rgos arquetpicos. De outro lado, a sabedoria do inconsciente ignorada pelo ego, o inconsciente pode romper o processo racional consciente, apoderar-se fortemente dele, distorcendo-o. Sintomas, fobias, iluses e outras manifestaes irracionais resultam de processos inconscientes negligenciados.

A Persona.

Os componentes estruturais do inconsciente coletivo so chamados por vrios nomes: arqutipos, dominantes, imagens primordiais, imagos, imagens mitolgicas e padres comportamento. Um arqutipo uma forma de pensamento universal (idia) que contm uma grande parte de emoo. Essa forma de pensamento cria imagens ou vises que correspondem, na vida normal de viglia, a alguns aspectos da situao consciente. Por exemplo, o arqutipo de me produz uma imagem materna, que est identificada com a me atual. Em outras palavras, o beb herda uma concepo prformada de uma me genrica, que determina em parte como perceber sua me.

Assim, a experincia do beb o produto conjugado, de uma lado, de uma predisposio interna para perceber o mundo de certo modo e, de outro, da natureza real desse mundo. Os dois determinantes completam-se porque o prprio arqutipo um produto de experincias da raa com o mundo, e estas experincias, em grande parte, so as mesmas para qualquer indivduo, vivendo em qualquer poca e em qualquer parte. Isto significa que a natureza das mes o que elas fazem permaneceu quase a mesma atravs da histria da raa e, portanto, o arqutipo me que o beb herda coincide com a me real.

Persona A persona a mscara usada pelo indivduo em resposta s solicitaes da conveno e da tradio sociais e s suas prprias necessidades arquetpicas internas. o papel que a sociedade lhe atribui, a parte que a sociedade espera que ele presente na vida. O propsito da mscara produzir uma impresso definida nos outros e, muitas vezes, embora no obrigatoriamente, dissimula a natureza real do indivduo. A persona a personalidade pblica, aqueles aspectos que ostentamos ao mundo ou que a opinio pblica fixa por trs da fachada social. Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 25

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Se o ego se identifica com a pessoa, como freqentemente o faz, o indivduo torna-se mais consciente da parte que est representando do que de seus sentimentos genunos. Torna-se alienado de si mesmo e toda a sua personalidade toma um aspecto superficial ou bidimensional. Ele torna-se a mera aparncia de um homem, um reflexo da sociedade, em vez de um ser humano autnomo.

O ncleo do qual se desenvolve a pessoa um arqutipo. Como todos os outros, origina-se de experincia da raa; nesse caso, as experincias consistem de interaes sociais, nas quais a afirmao de um o papel social serviu ao homem para um fim atravs de sua histria com animal social.

A importncia do SELF.

O Self Em seus primeiros escritos, Jung considerou o self como equivalente psique ou personalidade total. Entretanto, quando ele comeou a explorar os fundamentos raciais da personalidade e descobriu os arqutipos, encontrou um que representava luta do homem pela unidade. Esse arqutipo expressa-se atravs de vrios smbolos, sendo o principal deles a mandala, ou circulo mgico. Em seu livro Psychology and Alchemy, Jung desenvolve uma psicologia da totalidade baseada no smbolo da mandala. O principal conceito dessa psicologia de unidade total o self.

O self o ponto central da personalidade, em torno do qual todos os outros sistemas se organizam, formando constelaes. Ele sustenta a unio desses sistemas, e fornece unidade, equilbrio e estabilidade personalidade.

Se imaginarmos a mente consciente tendo o ego como centro, opondo-se ao inconsciente, e se ns agora acrescentarmos nossa imagem mental o processo de assimilar o inconsciente, podemos julgar esse assimilao como um tipo de aproximao entre consciente inconsciente, onde o centro total da personalidade no mais coincide com o ego, mas com um ponto a meio caminho entre consciente e inconsciente. Esse ser um novo equilbrio, um novo centro da personalidade total, um centro virtual, que, tomando em conta sua posio focal entre consciente e inconsciente, assegura para a personalidade um alicerce novo e mais slido. Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 26

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

O self o alvo da vida, um alvo pelo qual as pessoas sempre lutam, mas raramente o atingem. Como todos os arqutipos, motivam comportamento do homem, e fazem com que ele procure a integrao, especialmente pelos caminhos fornecidos pela religio. As verdadeiras experincias religiosas so as que mais se aproximam da natureza do self, e as figuras do Cristo e Buda so as mais altas expresses do arqutipo do self. No surpreendente constatar que Jung descobriu o self em seus estudos e observaes acerca das religies orientais, nas quais o esforo pela unidade e identidade com o mundo, atravs das vrias prticas ritualsticas, como a ioga, mais adiantado do que nas religies ocidentais.

Antes de o self emergir, necessrio que os vrios componentes da personalidade se desenvolvam plenamente. Por essa razo, o arqutipo do self no se torna evidente at que o indivduo tenha atingido a idade madura. Nessa poca, ele comea a fazer um srio esforo para mudar o centro da personalidade, de ego consciente para aquele que est a meio caminho entre o consciente e o inconsciente. Essa regio a meio caminho entre o consciente e o inconsciente o domnio do self.

O conceito de self , provavelmente, a mais importante descoberta psicolgica de Jung, e representa a culminncia de seus estudos intensivos dos arqutipos.

Anima, Animus e Sombra.

geralmente aceito que o homem essencialmente bissexual. No plano fisiolgico, o macho e a fmea produzem ambos os hormnios sexuais masculinos e femininos. No plano psicolgico, encontra-se em ambos os sexos caractersticas masculinas e femininas. A homossexualidade apenas uma das condies, talvez a mais bvia de todas, que deu origem concepo da bissexualidade humana.

Jung atribui a arqutipos o lado feminino da personalidade do homem e o lado masculino da personalidade da mulher. O arqutipo feminino no homem chamado anima, o arqutipo masculino na mulher, animus. Esses arqutipos, embora possam ser condicionados pelos cromossomos e glndulas sexuais, o produto de experincias Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 27

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

raciais do homem com a mulher, e da mulher com o homem. Em outras palavras, vivendo com mulheres, atravs do tempo o homem adquiriu caractersticas femininas; vivendo com o homem, a mulher tornou-se masculinizada.

Os arqutipos, alm de levar um sexo a revelar caractersticas do sexo oposto, atuam como imagens coletivas que ajudam cada sexo a compreender os membros do sexo oposto. O homem apreende a natureza da mulher em virtude de sua anima, e a mulher, a natureza masculina em virtude de seu animus. Mas a anima e o animus podem tambm induzir a incompreenso e discrdias, se a imagem idealizada de mulher com uma mulher real, mas, se no levar em conta as discrepncias entre o ideal e o real, pode sofrer um amargo desapontamento quando perceber que as duas no so idnticas. Deve haver um compromisso entre as necessidades do inconsciente coletivo e as realidades do mundo externo, a fim de que o indivduo se ajuste razoavelmente bem.

A Sombra O arqutipo da sombra formado pelos instintos animais que o homem herdou em sua evoluo atravs das formas mais primitivas de vida. Conseqentemente, a sombra, em primeiro lugar, caracteriza o lado animal da natureza humana. Como arqutipo, a sombra responsvel pela concepo do homem acerca do pecado original; quando projetada externamente, torna-se o diabo ou um inimigo.

O arqutipo sombra tambm responsvel pelo aparecimento, na conscincia e no comportamento, de pensamentos, sentimentos e aes desagradveis e socialmente reprovveis. Estes podem ser ocultos do pblico pela persona ou reprimidos no inconsciente individual. Portanto, o lado obscuro da personalidade, que deve sua origem a um arqutipo, penetra nos aspectos particulares do ego, bem como, em grande parte, nos contedos do inconsciente individual. um arqutipo, penetra nos aspectos particulares do ego, bem como, em grande parte, nos contedos do inconsciente individual.

A sombra, com seus instintos animais vitais e impetuosos, d personalidade uma forma ampla ou uma qualidade tridimensional. Ela ajuda a aperfeioar a pessoa.

Causalidade e Teleologia.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 28

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

A idia de um alvo que guia o destino do homem , essencialmente, uma explanao teleolgica ou finalista. O ponto de vista teleolgico explica o presente em termos de futuro. De acordo com esse ponto de vista, a personalidade compreendida em termos do seu destino, e no de sua origem. De outro lado, o presente pode ser explicado pelo passado. Este o ponto de vista da causalidade, que assegura que os acontecimentos presentes so a conseqncia ou efeito de condies ou causas antecedentes. Olhamos o passado do homem com o fito de avaliar seu comportamento presente.

Assim, o presente no apenas determinado pelo passado (causalidade), mas tambm pelo futuro (teleologia). No seu esforo de compreenso, o psiclogo tem que ter duas faces.

Com uma, olha o passado e com outra, o futuro do homem. As duas perspectivas combinadas do um quadro completo do homem. De uma lado, ela (a mente) oferece um quadro do patrimnio do passado e, de outro, um quadro do conhecimento criador de tudo o que est para vir, na medida em que a psique cria seu prprio futuro.

Progresso e Regresso; Sublimao e Recalque e Funo Transcendente.

Progresso e Regresso O desenvolvimento pode seguir um movimento progressivo ou regressivo. Por progresso Jung quer dizer que o ego consciente est se ajustando satisfatoriamente s exigncias do mundo externo e s necessidades do inconsciente. Na progresso normal, foras opostas esto unidas em um fluxo coordenado e harmonioso de processos psquicos.

Quando o movimento de avano interrompido por uma circunstncia frustradora, a libido impedida de ser investida em valores extrovertidos ou orientados para o meio externo. Como conseqncia, a libido regressa ao inconsciente e investida em valores introvertidos. Assim, valores objetivos do ego so transformados em valores subjetivos. A regresso a anttese da progresso.

Entretanto, Jung acredita que um deslocamento regressivo de energia no tem, necessariamente, um mau efeito permanente sobre o ajustamento. Na verdade, pode at Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 29

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

ajudar o ego a achar um modo de contornar o obstculo. Isso possvel porque o inconsciente, tanto o individual quanto o coletivo, contm o conhecimento e a sabedoria do passado individual e racial que havia sido reprimido ou ignorado. Realizando uma regresso, o ego pode descobrir conhecimentos teis no inconsciente, que o habilitaro a superar a frustrao. O homem deve dar ateno particular aos seus sonhos, pois revelam material inconsciente. Na psicologia Junguiana, o sonho considerado como um sinal a apontar o caminho para a compensao por uma condio frustrada.

A interao entre progresso e regresso no desenvolvimento pode se compreendia atravs do seguinte exemplo. Um jovem, que se libertou da dependncia familiar, encontrou-se diante de um obstculo insupervel. Voltou-se para os pais procura de conselho e encorajamento. Esse retorno pode no ser fsico, mas sua libido pode regredir ao inconsciente e reativar ali as imagens dos pais. Essas imagens podem proporcionar-lhe o conhecimento e o encorajamento de que necessita para superar a frustrao.

Sublimao e Recalque A energia psquica deslocvel. Isto significa que pode ser transferida de um processo num sistema particular a outro processo no mesmo ou num diferente sistema. Essa transferncia feita de acordo com os princpios dinmicos bsicos de equivalncia e entropia. Se o deslocamento governado pelo processo de individuao e pela funo transcendente, ele chamado sublimao. A sublimao descreve o deslocamento de energia dos processos mais primitivos, instintivos e menos diferenciados para processos cultural e espiritualmente mais elevados. Por exemplo, quando a energia retirada do impulso sexual e investida em valores religiosos, diz-se que a energia foi sublimada. Sua forma foi mudada no sentido de que um novo tipo de trabalho est sendo realizado; nesse caso, o trabalho religioso substituiu o trabalho sexual.

Quando a descarga de energia, atravs de canais pulsionais ou sublimados, bloqueada, diz-se que foi reprimida (recalcada). A energia recalcada no pode desaparecer logo; tem de ir para algum lugar, de acordo com o principio de conservao da energia. Conseqentemente, passa a residir no inconsciente. Acrescentando-se energia ao material inconsciente, o inconsciente pode tornar-se mais carregado do que o ego consciente. Quando isso acontece, a energia do inconsciente tender a fluir para o ego, Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 30

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

de acordo com o principio da entropia, e a romper o processo racional. Em outras palavras, o processo inconsciente, intensamente carregado de energia, tentar quebrar a represso e, se for bem sucedido, o indivduo se comportar de modo irracional e impulsivo.

A sublimao e a represso so opostas quanto ao carter. A sublimao progressiva, a represso regressiva. A sublimao faz com que a psique se mova para diante, a represso faz com que se mova para trs. A sublimao serve racionalidade, a represso produz a irracionalidade. A sublimao integradora, a represso desintegradora. A represso regressiva, adverte Jung, e, portanto, ela deve habilitar o indivduo a encontrar respostas para sues problemas em seu inconsciente e, assim, continuar.

Funo Transcendente Quando a diversidade tiver sido alcanada pela ao do processo da individuao, os sistemas diferenciados sero integrados pela funo transcendente.

Essa funo dotada da capacidade de unir todas as tendncias opostas dos diversos sistemas e de trabalhar para a meta ideal de totalidade perfeita (individualidade). O alvo da funo transcendente a revelao do homem essencial e a realizao, em todos os seus aspectos, da personalidade originariamente oculta no plasma germinal do embrio; a produo e o desdobramento da totalidade potencial original.

Outras foras na personalidade, sobretudo o recalque, podem opor-se ao da funo transcendente; porm, a despeito de qualquer oposio, o impulso de desenvolvimento unificador e empreendedor ocorrer, ou no nvel consciente, ou no inconsciente. A expresso inconsciente de um desejo de integrao encontrada em sonhos, mitos e outras representaes simblicas. Um dos smbolos que est sempre aflorando em mitos, sonhos arquitetura, religio e artes o smbolo da mandala. A mandala uma palavra snscrita que significa circulo. Jung fez estudos exaustivos da mandala, pois o perfeito emblema da unidade e da totalidade nas religies orientais e ocidentais.

Individuao.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 31

Neurose e Psicose

Mestrado em Psicanlise Social

Processo de Individuao A tendncia da personalidade no sentido de uma unidade estvel constitui um aspecto central da psicologia de Jung. O desenvolvimento um desdobramento da totalidade indiferenciada original com a qual o homem nasce. O objetivo final desse desdobramento a realizao da individualidade.

Para atingir esse objetivo, necessrio que os vrios sistemas da personalidade se tornem completamente diferenciados e plenamente desenvolvidos. Se algum aspecto da personalidade negligenciado, os sistemas mal desenvolvidos e negligenciados agiro como centros de resistncia, que procuraro captar a energia dos sistemas mais desenvolvidos.

Se forem desenvolvidas demasiadas resistncias, o indivduo se tornar neurtico. Isto pode acontecer quando os arqutipos no se expressam atravs do ego consciente, ou quando os envoltrios da pessoa se tornam to espessos que sufocam o resto da personalidade. Um homem que no providencie alguma sada para seus impulsos femininos ou uma mulher que abafe suas inclinaes masculinas est armazenando perturbaes, porque a anima ou o animus, sob estas condies, tendero a encontrar meios indiretos e irracionais de se expressarem.

Para ter-se uma personalidade saudvel e integrada, deve-se permitir a cada sistema que alcance o grau mais intenso de diferenciao e desenvolvimento. O processo pelo qual isto se realiza chama-se processo de individuao.

Algumas discordncias entre FREUD e JUNG.

Jung: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Sonhos interpretao em srie. Libido energia da vida. Incs, Coletivo. Teleologia e Causalidade. Self, Individuao, Equilbrio. Instinto Simblico ARQUTIPOS.

Freud: Douglas Naegele Barbiratto donabitto@hotmail.com 32

Neurose e Psicose 1. 2. 3. 4. 5. 6. Sonhos interpretao, um de cada vez. Libido sexual. Incs. dif. (Pr.Cs + Cs) = Ego Causa. Mal-Estar (Principio do Prazer) Simblico.

Mestrado em Psicanlise Social

Bibliografia: Freud, S. Neuropsicoses de defesa [1884]. ESB. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1982. ________ Novas Observaes sobre as neuropsicoses de defesa [1896]. ESB. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1982. ________ Neurose & Psicose [1924]. ESB. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1982. ________ Perda de Realidade na neurose e na psicose [1924]. ESB. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1982. Lacan, J. De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose [1966]. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1998.

Douglas Naegele Barbiratto

donabitto@hotmail.com 33

You might also like