You are on page 1of 135

INICIAO AO COMANDO NUMRICO - ICN -

Comando numrico computadorizado

Iniciao ao Comando Numrico SENAI SP, 2006

Trabalho editorado pela Escola SENAI Hessel Horcio Cherkassky do Departamento Regional de So Paulo.

Coordenao Geral Coordenao

Antonio Carlos Lago Machado Eduardo dos Reis Cavalcante Pedro Roberto Gante

Elaborao e Organizao de Contedos

Cludio Luiz Carvalho

Escola SENAI Hessel Horcio Cherkassky Praa da Bblia n 1 Centro Cubato SP CEP 11.510-300 Tel.: (13) 3361-6633 Email: senaicubatao@sp.senai

SENAI

Comando numrico computadorizado

Sumrio
Apresentao Comando Numrico - Mquinas CNC Vantagens e desvantagens Sistema de Coordenadas Pontos de referncia Funes de Programao Funes Miscelneas Estrutura do Programa Funes Preparatrias Compensao de Raio de Ferramenta Ciclo Automtico em Torno G66 G67 G68 G74 G75 G80 G83 G37 Mquina e Ferramenta CNC Operao da Mquina Exerccios Bibliografia 03 04 08 16 23 32 36 38 39 57 62 66 68 71 73 75 76 78 90 98 134

SENAI

Comando numrico computadorizado

Apresentao

No desenvolvimento histrico das Mquinas e Ferramentas de usinagem, sempre se procurou solues que permitissem aumentar a produtividade com qualidade superior e a minimizao dos desgastes fsicos na operao das mquinas. Muitas solues surgiram, ms recentemente, nenhuma oferecia flexibilidade necessria para o uso de uma mesma mquina na usinagem de peas com diferentes configuraes e em lotes reduzidos.

Um exemplo desta situao o caso do TORNO. A evoluo do Torno Universal levou a criao do Torno revolver, do Torno Copiador e do Torno Automtico, com programao eltrica e mecnica, com emprego de cames, etc..Em paralelo ao desenvolvimento da mquina, visando o aumento dos recursos produtivos, outros fatores colaboraram com sua evoluo, que foi o desenvolvimento das ferramentas, desde as de ao rpido, metal duro s modernas ferramentas com insertos de cermica. A condio de corte imposta pelas novas ferramentas exigiu das mquinas novos conceitos de projetos, que permitissem a usinagem com rapidez e dentro destes novos parmetros. Ento, com esta descoberta e conseqente aplicao do Comando Numrico Mquina Ferramenta de Usinagem, esta preencheu as lacunas existentes nos sistemas de trabalho com peas complexas, reunindo as caractersticas de vrias destas mquinas.

SENAI

Comando numrico computadorizado

Comando Numrico Mquinas CNC

Ao trmino desta unidade, dada uma situao real ou tpica de usinagem mecnica, voc estar capacitado a analisar o processo e determinar o tipo de mquina, convencional ou CNC, mais adequado, considerando aspectos tecnolgicos e econmicos. Adicionalmente, voc ter conhecimento dos momentos que marcaram a evoluo da tecnologia CNC, e poder entender seu status atual.

Aspectos histricos O comando numrico computadorizado (CNC) uma tcnica que permite a operao automtica de uma mquina ou de um processo por meio de uma srie de instrues codificadas que contm nmeros, letras e outros smbolos. Esta nova tecnologia foi originalmente desenvolvida para controle automtico de mquinas-ferramentas, mas sua aplicao tem sido estendida para uma grande variedade de mquinas e processos. Uma das maiores contribuies desta nova tecnologia representada pela facilidade com que se modifica a forma como as mquinas so automatizadas. As mquinas CNC podem ser facilmente adaptadas a diferentes situaes de produo. Em combinao com a aplicao da tecnologia de computadores, o CNC abre as portas para a manufatura assistida por computador (CAM).

SENAI

Comando numrico computadorizado

Antes dos anos 50, existiam dois tipos diferentes de mtodos de produo usados na indstria da manufatura: Para pequenos e mdios volumes de produo, o mtodo se caracterizava por operaes manuais, baixa velocidade de produo e grande diversidade de partes ou produtos. Para grandes volumes de produo, o mtodo se caracterizava por operao automtica, e era usado em mquinas-ferramentas especialmente projetadas para fazer tipos simples de peas com qualidade consistente, em grandes quantidades e em altas velocidades de produo. Por exemplo : uma mquina automtica para fazer parafusos dificilmente poderia ser ajustada para fazer outros tipos de peas. Alm disso, a produo requeria um investimento considervel em mquinas, ferramentas, fixaes e equipamentos auxiliares. Portanto, seu uso se justificava somente quando a quantidade de partes a serem fabricadas era suficientemente grande para compensar o investimento e havia uma previso de demanda a longo prazo. A partir da segunda guerra mundial, as mudanas de demanda, o desenvolvimento tecnolgico e a concorrncia internacional conduziram produo de novos produtos em ritmo mais acelerado. Um produto no podia sobreviver durante um longo perodo sem melhoramentos na qualidade, nas suas propriedades e na sua eficincia; em outras palavras, sem mudanas no projeto. Na maioria dos casos, o antigo processo de produo automatizada, que somente aceitava pequenas mudanas no projeto, tornou-se invivel. As mquinas automticas, controladas por cames e limitadores mecnicos de difcil regulao, precisavam de um novo tipo de sistema de controle, baseado em novo princpio, de fcil adaptao s variaes no projeto das peas e s exigncias de produo. A primeira mquina CN Alm das consideraes anteriores, o fato que realmente impulsionou o desenvolvimento deste novo sistema de controle foi a necessidade que teve a Fora Area dos Estados Unidos de projetar uma nova aeronave. Um problema crtico na manufatura deste veculo era a exigncia de se obter um perfil muito preciso da pea usinada. Esta exigncia excedia a capacidade das fresadoras convencionais.

SENAI

Comando numrico computadorizado

Alguns anos antes, durante a segunda guerra mundial, a Corporao Parsons utilizava uma mesa de coordenadas para mover a mesa de uma fresadora nas direes longitudinal e transversal, simultaneamente (o que atualmente se conhece como interpolao em dois eixos), com o auxlio de dois operadores. Baseado nessa experincia, John Parsons props a gerao dos dados de posicionamento tridimensional da ferramenta a partir do perfil da pea, e estes dados seriam usados para controlar os movimentos da mquina-ferramenta. Para projetar esse novo sistema de controle da mquina, Parsons subcontratou o Laboratrio de Servomecanismos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A primeira fresadora com trs eixos de movimentos simultneos, controlados por um novo tipo de sistema de controle, foi construda pelo MIT em 1952. Fora reformada (retrofitting) uma fresadora vertical Cincinnati Hydrotel para receber a unidade de controle, que usava vlvulas de vcuo e era muito volumosa; como sistema de armazenamento do programa de usinagem, utilizava uma fita perfurada. Este programa consistia numa seqncia de instrues de mquina, elaborado em cdigo numrico. Por este motivo, foi chamada de mquina de controle numrico CN. Esta mquina demonstrou que as peas podiam ser feitas numa velocidade maior, com uma preciso e repetibilidade no posicionamento de 3 a 5 vezes maior que a obtida em mquinas convencionais. Deixaram de ser necessrios o uso de gabaritos e as trocas de elementos da mquina para usinar peas diferentes. Bastava alterar as instrues no programa e perfurar uma nova fita.

Difuso da nova tecnologia na indstria. Tomando como base essa experincia, a Fora Area dos Estados Unidos fez um contrato para a construo de 100 fresadoras CN com diversas empresas. O objetivo era reduzir o risco de adquirir um sistema deficiente. Entre 1958 e 1960, foram construdos diferentes tipos de sistemas de controle por quatro diferentes empresas (Bendix, GE, General Dynamics, EMI). Os comandos construdos eram do tipo digital e mostravam eficincia. Essa estratgia resultou numa diversidade de projetos de controles. Alm da Fora Area, diversas companhias do ramo aeronutico adotaram mquinas com esses novos comandos, fato que originou um problema na intercambiabilidade de programas, porque no existia uma padronizao de linguagem e cada fabricante adotava a sua. Esse problema permanece at hoje, embora em menor grau, devido normalizao.
SENAI 6

Comando numrico computadorizado

Evoluo das tendncias no ensino da tecnologia CNC Desde o aparecimento das primeiras mquinas-ferramentas de controle numrico CN, a tarefa de treinamento foi originalmente empreendida por instituies com capacidade para dispor de um laboratrio com essas mquinas-ferramentas. A ausncia deste recurso restringia a habilidade do estudante para entender as funes e operaes envolvidas. Ocorre que o equipamento CN e o material para usinagem e manuteno tm custo elevado e, mesmo que a instalao estivesse disponvel, o uso das mquinas era bastante restrito devido a problemas de quebra de ferramentas e de danos nos componentes mecnicos surgidos nos treinamentos. Como resultado, ficava difcil adquirir experincia de trabalho no laboratrio. Para tentar minimizar esses problemas, surgiu a idia da simulao do processo de usinagem como alternativa efetiva. Os primeiros simuladores desenvolvidos foram simuladores mecnicos. Umstattd, em 1970, desenvolveu um simulador para furadeira que consistia num dispositivo operado eletromecanicamente. Por sua vez, Rummell, em 1972, desenvolveu um simulador, modificando uma furadeira cuja mesa de posicionamento com dois eixos de movimento era operada manualmente. Ambos os pesquisadores da Universidade do Texas A&M comprovaram que no havia diferena significativa entre o uso da mquina CN e o simulador. Ambos foram igualmente eficientes no ensino da tcnica de programao. Nos dois casos, os simuladores consistiram em mquinas convencionais, modificadas para servirem como simuladores. A desvantagem do uso dos simuladores mecnicos era a de serem to caros quanto as prprias mquinas CN. A evoluo da microeletrnica levou ao aparecimento do comando numrico computadorizado (CNC). No era mais necessria a leitora de fitas perfuradas e os programas podiam ser armazenados na memria do CNC. Esta nova tecnologia possibilitou a implementao de simuladores grficos no prprio comando. Era possvel, agora, simular o processo de usinagem mediante a gerao do caminho da ferramenta na prpria mquina, antes do processo de usinagem. Isto era de grande ajuda no processo produtivo, mas, para a funo de treinamento, era necessrio dispor da mquina, o que nos leva novamente ao ponto de partida. Mesmo dispondo dela, ocorriam horas de mquina parada.

SENAI

Comando numrico computadorizado

Surgiram, ento, como alternativas para treinamento, os simuladores grficos, baseados em microcomputadores. Dessa maneira, j no seria mais necessria a disponibilidade de uma mquina CNC para treinamento. Uma segunda vantagem do uso de computadores para a gerao da simulao grfica em relao ao comando numrico que os recursos de memria, velocidade de processamento e gerao de grficos dos PCs (Personal Computers- Computadores pessoais) so superiores aos disponveis no comando numrico.

Vantagens e desvantagens da mquina CNC Vejamos as principais vantagens dessas mquinas : Flexibilidade Esta a maior vantagem das mquinas CNC em relao s mquinas automticas, controladas por cames e dispositivos mecnicos. As mquinas CNC podem ser rapidamente reprogramadas para realizar outro tipo de operao. Nas mquinas automticas, a reprogramao muito mais demorada e muito limitada devido necessidade de se mudarem os elementos mecnicos; Usinagem de perfis complexos As mquinas CNC realizam operaes tridimensionais (3D) de usinagem, que antes eram impossveis de se obter; Preciso e repetibilidade Devido elevada repetibilidade das mquinas, possvel usinar muitas peas com as mesmas caractersticas dimensionais, sem desvios. Os componentes mecnicos (fusos de esferas recirculantes, guias lineares, rolamentos pr carregados, etc.) e o sistema de controle da mquina CNC possibilitam atingir preciso na faixa de milsimos de milmetro; Menor necessidade de controle de qualidade Os custos com inspeo de peas so menores, devido preciso e repetibilidade. importante que a primeira pea produzida seja verificada cuidadosamente. Durante o processo, necessrio somente verificar o desgaste das ferramentas, que pode ocasionar desvios nas medidas desejadas:
SENAI 8

Comando numrico computadorizado

Melhoria da qualidade da usinagem Estas mquinas possibilitam o controle da rotao e da velocidade de avano via programa, o que permite se obterem melhores acabamentos superficiais, especialmente no torneamento, em que o uso da velocidade de corte constante possvel;

Velocidade de produo elevada Devido possibilidade de utilizar velocidades de posicionamento em vazio muito elevadas (acima de 10 m/min) e de fazer trocas automticas de ferramentas, os tempos mortos so minimizados e o tempo de usinagem mais curto;

Custos reduzidos de armazenamento No passado, a economia de produo em massa requeria peas adicionais a serem produzidas e armazenadas como excedentes no armazm, para garantir peas de reposio. Isto porque era difcil reprogramar a produo de um tipo de pea quando o desenho era modificado. O armazenamento de material representa capital parado. As mquinas CNC so muito flexveis, tornando fcil e rpido reprogramar novo lote de produto, dispensando o armazenamento de grande quantidade de peas de reposio;

Custos reduzidos de ferramental As mquinas convencionais requerem gabaritos e fixaes especiais que so caros, levam muito tempo para serem fabricadas e so difceis de modificar. As mquinas CNC no precisam de gabaritos : o comando controla o percurso da ferramenta. As fixaes necessrias e as ferramentas de corte so simples. Modificaes no desenho da pea no implicam modificaes construtivas no ferramental, somente requerem alteraes no programa CNC. Apesar das vantagens descritas, as mquinas CNC apresentam algumas desvantagens:

SENAI

Comando numrico computadorizado

Elevado investimento inicial A fabricao com mquinas CNC requer investimentos considerveis de capital;

Elevados custos de manuteno Para garantir a preciso da usinagem, os elementos mecnicos devem ser mantidos em boas condies. O custo da manuteno mecnica preventiva dessas mquinas maior do que o das mquinas convencionais, por envolver elementos pneumticos e hidrulicos nos sistemas de troca de ferramentas e pallets, e os sistemas de lubrificao so especiais. Da mesma forma, o custo de manuteno dos componentes eletroeletrnicos tambm maior do que o das mquinas convencionais. Elevados custos de treinamento e salrios Devido s caractersticas das mquinas CNC, os custos de treinamento com programadores/operadores dessas mquinas bem como seus salrios so superiores aos custos envolvidos para mquinas convencionais. Inviabilidade para baixos nveis de produo A utilizao de mquinas CNC no se justifica, economicamente, para baixos nveis de produo. elevado o tempo investido na elaborao e depurao do programa, preajuste das ferramentas e try-out da mquina.

Situao atual da tecnologia CNC Aps mais de 30 anos de desenvolvimento, o projeto e a eficincia das mquinas CNC tm atingido novos nveis. Como se poder ver na figura a seguir, as primeiras mquinas fresadoras CN possuam uma unidade de controle to volumosa que:

SENAI

10

Comando numrico computadorizado

precisava ficar fora da mquina. S era possvel montar uma pea na mesa de trabalho e o cabeote s podia armazenar a ferramenta a ser usada.

Um dos primeiros modelos de mquina CN Atualmente, mquinas CNC, como o centro de usinagem mostrado na figura 2, possuem um comando numrico pequeno, normalmente embutido na prpria mquina. Estas modernas mquinas permitem trabalhar com mesas auxiliares ou pallets, nos quais o operador pode montar as peas em bruto a serem usinadas enquanto a mquina trabalha na mesa principal. Tambm possvel montar todas as ferramentas a serem utilizadas no magazine de ferramentas que vai fornecendo, automaticamente, ferramentas medida que o programa solicita suas trocas. Com estas duas caractersticas, os centros de usinagem permitem diminuir bastante os tempos improdutivos da mquina.

Centro de usinagem moderno


SENAI 11

Comando numrico computadorizado

Os comandos incorporam mais e mais recursos por meio de software, facilitando a tarefa de programao em vrios aspectos: compensao do desgaste da ferramenta de corte, ciclos fixos de usinagem, funes especiais (espelhamento, fator de escala, deslocamento e rotao de eixos, etc.). Alguns comandos incluem recursos de programao de usinagem de superfcies, especialmente utilizados na usinagem de moldes. Outro recurso avanado das mquinas CNC modernas a programao de macros, que so programas personalizados pelo usurio para aplicaes particulares. Funes programveis As mquinas quando equipadas com comando, estes so quase que exclusivamente comandos com sistema CNC. A diferena entre CN e CNC est no fato de que o comando CNC (Comando Numrico Computadorizado) poder memorizar o programa, processar os dados contidos nele e emitir os impulsos correspondentes a medida que forem necessrios para cada instante. O comando CN (Comando Numrico) no computadorizado e por isso no podendo memorizar os dados, necessita de leitura da fita a cada ciclo de trabalho, exigindo ainda que a ajustagem da mquina seja a mesma de quando foi elaborado o programa e a respectiva fita. Com este comando o operador no pode modificar o programa, podendo somente inici-lo e interrompe-lo. As medidas de fixao e os comprimentos das ferramentas so levados em conta no programa, sendo necessria a anotao do mesmo nas folhas de preparao da mquina. J o sistema CNC possibilita ao operador alm de iniciar e interromper o programa CN, programar, introduzir e corrigir diretamente no comando. Os comprimentos das ferramentas e da fixao podem ser introduzidos no comando CNC quando da preparao, independentemente do programa CN, sendo que durante a operao estes sero considerados automaticamente. O sistema CN e do CNC no diferem na linguagem de programao e nem no sistema de trabalho da mquina-ferramenta, por isso sempre falaremos de programas CN e tecnologia CN.

SENAI

12

Comando numrico computadorizado

Tipos de comando Os tipos de comando so basicamente trs: comando ponto a ponto, comando de percurso e comando de trajetria. O tipo de comando encontrado numa mquina depender da aplicao a que ela se destina e do grau de sofisticao desejado. O comando ponto a ponto recomendvel quando se exige somente posicionamento em pontos programados, com deslocamento em avano rpido. Embora este seja o tipo de comando mais simples, ele garante o posicionamento segundo os eixos geomtricos da mquina dentro do intervalo de preciso e repetibilidade previstas.

Comando ponto a ponto O comando ponto a ponto aplicado em furadeiras, madrilhadoras, puncionadeiras, etc. O comando de percurso representa uma evoluo no comando ponto a ponto, isso porque, alm do posicionamento dos eixos ele passa a garantir tambm a direo da ferramenta e o avano de corte. o comando que realiza separadamente, isto , um de cada vez, os deslocamentos longitudinal e transversal dos eixos de uma mquina. indicado apenas para usinagens paralelas aos eixos da mquina.

SENAI

13

Comando numrico computadorizado

Fig. 30 - Comandos de percurso O comando de trajetria o tipo mais completo de comando, pois realiza, instante por instante, o controle de posio de ferramenta na trajetria compreendida entre dois pontos. Garante o posicionamento exato e controla a trajetria e o avano da ferramenta, podendo os carros ter movimentos simultneos e perfeitamente conjugados, de modo que se obtenham quaisquer ngulos ou perfis circulares com qualquer raio.

Comandos de trajetria

SENAI

14

Comando numrico computadorizado

Comando de funes da mquina Assim como as funes geomtricas e deslocamentos, tambm devem ser comandadas as funes relativas mquina, tais com fludo refrigerante, troca de ferramentas, velocidades de corte etc. A quantidade e os tipos de funes dependem da mquina e do comando. Podem ser programadas como funes auxiliares as seguintes funes da mquina: Ligar rvore principal; Posicionar rvore principal; Ligar fludo refrigerante e programar a presso Manter a velocidade de corte constante; Manter a velocidade de avano de usinagem constante; Mudar estao de ferramenta; Comandar ou ligar dispositivos auxiliares, tais como: Dispositivo de troca automtica de peas, contraponta, luneta, dispositivo de medio automtica, calha separadora, transportador de cavacos.

Funes da mquina
SENAI 15

Comando numrico computadorizado

Sistema de Coordenadas

Ao trmino desta unidade voc conhecer os objetivos da Norma ISO 6983 e, conhecendo a nomenclatura dos eixos coordenados, poder realizar clculos de coordenadas cartesianas. Com esses conhecimentos, voc estar preparado para assimilar os conceitos especficos da estrutura da programao.

Norma ISO 6983 A Norma ISO 6983 descreve o formato das instrues do programa para mquinas de Controle Numrico. Trata-se de um formato geral de programao e no um formato para um tipo de mquina especfica. A flexibilidade desta norma no garante intercambiabilidade de programas entre mquinas. Os objetivos desta norma so : unificar os formatos-padres anteriores numa Norma Internacional para sistemas de controle de posicionamento, movimento linear e contorneamento; introduzir um formato-padro para novas funes, no descritas nas normas anteriores; reduzir a diferena de programao entre diferentes mquinas ou unidades de controle, uniformizando tcnicas de programao; desenvolver uma linha de ao que facilite a intercambiabilidade de programas entre mquinas de controle numrico de mesma classificao, por tipo, processo, funo, tamanho e preciso; incluir os cdigos das funes preparatrias e miscelneas.

SENAI

16

Comando numrico computadorizado

Nomenclatura dos eixos e sistemas de coordenadas A nomenclatura dos eixos e movimentos est definida na norma internacional ISO 841 (Numerical control of machines) e aplicvel a todo tipo de mquina-ferramenta. Os eixos rotativos so designados com as letras A, B e C; os eixos principais de avano com as letras X, Y e Z.

Nomenclatura e sentido dos eixos O sistema de eixos pode ser facilmente representado com auxlio da mo direita, onde o polegar aponta para o sentido positivo do eixo X, o indicador para o sentido positivo do Y, e o dedo mdio para o sentido positivo do Z. Este sistema denominado Sistema de Coordenadas Dextrgeno, pois possui trs eixos perpendiculares entre si, que podem ser representados com o auxlio dos dedos da mo direita.

Regra da mo direita

SENAI

17

Comando numrico computadorizado

Eixos coordenados no torno : Torre dianteira, Torre traseira A geometria da pea transmitida ao comando com auxlio de um sistema de coordenadas cartesianas.

Eixos cartesianos

Todo o movimento da ponta da ferramenta descrito neste plano XZ, em relao a uma origem preestabelecida (X0,Z0). Lembrar que X sempre a medida do raio ou dimetro, e que aumenta medida que o dimetro aumenta.

Torre dianteira versus traseira

Sistemas de coordenadas : Absolutas e Incrementais Define-se como sistema de coordenadas absolutas o sistema de coordenadas onde o ponto a ser atingido pela ferramenta dado tomando-se como referncia o zeropea.

SENAI

18

Comando numrico computadorizado

Define-se como sistema de coordenadas incrementais o sistema de coordenadas onde o ponto a ser atingido pela ferramenta dado tomando-se como referncia o ponto anterior. Para a utilizao deste tipo de sistema de coordenadas deve-se raciocinar da seguinte forma: da posio em que parou a ferramenta, quanto falta para chegar ao prximo ponto? A seguir apresentam-se dois exemplos de clculo de coordenadas nos sistemas absoluto e incremental :

Coordenadas Absolutas Movimento De A Para Coordenadas X 0 Z 30

A B C D

B C D E

30 50 80 80

30 20 20 0

Exemplo de programao em coordenadas absolutas

Coordenadas Incrementadas Movimento De A A B C D B C D E Para Coordenadas X 0 30 20 30 0 Z 0 0 -10 0 -20

Exemplo de programao em coordenadas incrementais


SENAI 19

Comando numrico computadorizado

Exerccios Calcular as coordenadas dos pontos indicados na figura abaixo.


F E D 100

10 x 45 C B O 50 10 10 60 A

20

Exerccio de coordenadas absolutas e incrementais Quadro: Exerccio de coordenadas absolutas e incrementais

Coordenadas Absolutas
Movimento Coordenadas De O A B C D E F Para O A B C D E F G X 0 Z 0

Coordenadas Incrementais
Movimento De O O A B C D E F A B C D E F G Para Coordenadas X 0 Z 0

SENAI

20

Comando numrico computadorizado

EXERCCIO DE FIXAO Objetivo: Preencher as coordenadas em branco.

COORDENADAS ABSOLUTAS
MOVIMENTO DE PARA A A B B C C D D E E F F G G H COORDENADAS X Z

COORDENADAS INCREMENTAIS
MOVIMENTO COORDENADAS DE PARA X Z A A B B C C D D E E F F G G H

SENAI

21

Comando numrico computadorizado

Objetivo: Preencher as coordenadas em branco.

COORDENADAS ABSOLUTAS
MOVIMENTO DE PARA A A B B C C D D E E F F G G H COORDENADAS X Z

COORDENADAS INCREMENTAIS
MOVIMENTO COORDENADAS DE PARA X Z A A B B C C D D E E F F G G H

SENAI

22

Comando numrico computadorizado

Pontos de referncia

Como foi visto anteriormente, o comando dos movimentos da ferramenta na usinagem de uma pea em mquina CNC auxiliado pelo sistema de coordenadas. A posio exata da ferramenta, da pea e do sistema de coordenadas, dentro da mquina, determinada pelos pontos-zero e pelos pontos de referncia.

Ponto-zero e de referncia em uma mquina CNC Os pontos-zero so: Pontos-zero da mquina M Pontos-zero da pea W

Os pontos de referncia so: Ponto de referncia da mquina R Ponto de ajustagem E da ferramenta Ponto de assento N da ferramenta.

SENAI

23

Comando numrico computadorizado

Ponto-zero M da mquina A posio do ponto-zero M da mquina, representado pelo smbolo da figura seguinte, definido pelo fabricante da mesma.

Smbolo de ponto-zero M da mquina

Ele o ponto-zero para o sistema de coordenadas da mquina e o ponto inicial para todos os demais sistemas de coordenadas e pontos de referncia. Em geral, nos tornos o ponto-zero da mquina se localiza no centro da superfcie de encosto do nariz da rvore. O eixo da rvore principal representa o eixo Z; a superfcie do encosto define o eixo X. Os sentidos positivos dos eixos X e Z apontam a rea de trabalho. A ferramenta tem percurso positivo, quando se afasta da pea.

SENAI

24

Comando numrico computadorizado

Posio do ponto-zero da mquina em torno Nas fresadoras a posio do ponto-zero da mquina pode ser no meio da mesa ou em um ponto externo ao campo de trabalho. Como esta posio varia de acordo com o fabricante, sua posio exata, assim como o sentido dos eixos, esto indicados nos manuais de cada mquina.

SENAI

25

Comando numrico computadorizado

Posio do ponto-zero da mquina em fresadoras

Ponto de referncia R O ponto de referncia R representado pelo smbolo da figura seguinte, serve para a aferio e para o controle do sistema de medio dos movimentos dos carros e das ferramentas.

Posio do ponto de referncia em uma fresadora


SENAI 26

Comando numrico computadorizado

Smbolo do ponto de referncia R A posio do ponto de referncia fixada em cada eixo atravs de chave-limite e came.

Chave-limite do ponto de referncia Quando o came aciona a chave-limite no ponto de referncia, o sistema de medio colocado em zero ou em um determinado valor. Atinge-se a alta preciso necessria na aferio do sistema de medio, sobre passando o ponto de referncia com velocidade reduzida e sempre no mesmo sentido. Em mquinas-ferramenta com sistema de medio absoluta, o ponto de referncia no necessrio, pois os valores das coordenadas dos eixos podem ser lidos a todo instante. Porm, a maioria das mquinas CNC existentes, trabalham com sistema de medio incremental, necessitando assim aferir o ponto de referncia toda vez que a mquina for ligada para incio do trabalho ou aps queda de energia no local. Ponto-zero W da pea O ponto-zero W da pea representado pelo smbolo da figura seguinte define o sistema de coordenadas da pea em relao ao ponto-zero da mquina.

SENAI

27

Comando numrico computadorizado

Smbolo de ponto-zero W da pea Este ponto definido pelo programador e introduzido no comando CNC na ajustagem da mquina.

Posio do ponto-zero da pea

SENAI

28

Comando numrico computadorizado

A posio do ponto-zero da pea pode ser escolhida pelo programador, dentro da rea de trabalho da mquina, com o objetivo de facilitar a transformao das medidas do desenho da pea em valores de coordenadas. Para peas torneadas o ponto-zero da pea dever ser determinado na linha de centro do eixo-rvore no lado direito ou esquerdo do contorno da pea acabada. Para peas fresadas recomenda-se, em geral, definir o ponto-zero da pea num canto externo da mesma. Na escolha da posio do ponto-zero, leva-se em conta que os valores das coordenadas possam ser tomadas de preferncia diretamente do desenho, e que a orientao na sujeio, preparao e controle do sistema de medio seja facilitada. Na figura a seguir temos um posicionamento onde os valores das coordenadas resultam diretamente das medidas do desenho.

Posicionamento favorvel

SENAI

29

Comando numrico computadorizado

Pontos de referncia E Na usinagem da pea, necessrio que a ponta da ferramenta, ou o gume da mesma, possa ser comandado para executar o percurso da usinagem. Como as ferramentas possuem diferentes formas e medidas, deve-se inicialmente tomar as exatas dimenses da ferramenta e introduzi-las no comando. Estas dimenses so obtidas na pr-ajustagem, as quais so tomadas entre a ponta til da ferramenta at o ponto de referncia E da mesma.

Smbolo de ponto de referncia E da ferramenta

Ponto de referncia da ferramenta Quando as ferramentas esto montadas na mquina, o ponto de referncia E d ferramenta coincide com o ponto de assento N, representado pelo smbolo da figura seguinte.

Smbolo de assento da ferramenta N

SENAI

30

Comando numrico computadorizado

Este ponto de assento N muito importante, pois se o comando no possuir os valores das medidas das ferramentas, o ponto N quem vai percorrer a trajetria programada do perfil da pea. Uma vez que as dimenses estiverem registradas no comando, o movimento do ponto N se d afastado do perfil da pea, exatamente na distncia das medidas dos comprimentos das ferramentas. Para ferramentas com comprimentos de haste diferentes, o ponto de assento N do revlver ou no carro deve movimentar-se em trajetrias diferentes em relao pea, com finalidade de realizar o mesmo contorno final da pea usinada.

Trajetria do suporte da ferramenta

SENAI

31

Comando numrico computadorizado

Funes de Programao

TIPOS DE FUNO FUNES DE POSICIONAMENTO Funo X: Eixo Transversal Formato: X+- 4.4 (milmetro) X+- 3.5 (Polegada) Funo Z: Eixo Longitudinal Formato: Z+- 4.4 (milmetro) Z+- 3.5 ( Polegada) Com o auxlio destas funes pode-se descrever a dimenso da pea a ser usinada, onde o dimetro estar definido pelo eixo X (transversal) e o comprimento pelo eixo Z (longitudinal).

FUNES ESPECIAIS Funo N: Aplicao: Nmero seqencial de blocos Cada bloco de informao identificado pela funo N, seguida de at 4 dgitos. As funes N so, geralmente, ignoradas pelo comando, exceto quando utilizadas para desvio incondicional (funo H) e procura de blocos. Se usada, esta funo deveria ser incrementada com o valor de 5 em 5 ou de 10 em 10, por exemplo, para deixar espaos para possveis modificaes no programa, e teria que ser programada no inicio do bloco. Ex: N50 G0 X130. Z140.#

SENAI

32

Comando numrico computadorizado

Funo: Barra(/) Aplicao: Eliminar a execuo de blocos. Utilizamos a funo barra (/) quando for necessrio inibir a execuo de blocos no programa, sem alterar a programao. Se o carter / for digitado na frente de alguns blocos, este sero ignorados pelo comando, desde que o operador tenha selecionado a opo INIBE BLOCOS, na pagina Referencia de Trabalho. Caso a opo Inibe blocos no seja selecionada, o comando executar os blocos normalmente, inclusive os que contiverem o carter /. Funo H Aplicao: Desvio incondicional A funo H executa desvios incondicionais no programa e deve ser programada em bloco separado. Esta funo deve ser usada em programas contendo nmeros seqenciais N, pois o desvio ocorre para um determinado bloco que contenha uma seqncia, onde N tem um valor exatamente igual ao valor de H. Este desvio deve ser executado somente no mesmo programa, no podendo utilizar-se de outro sub-programa. Ex: N00;...PEA EXERCICIO# N05 G99# H70# N30 T1111; BROCA# N35 G54# N40 G X160. Z150.# . . N70 T1212; DESB. INTERNO#

Funo: T Aplicao: Seleo de ferramentas e corretores A funo T usada para selecionar as ferramentas na torre informando para maquina o seu zeramento (PR-SET), raio do inserto sentido de corte e corretores. composta de 4 dgitos, onde os 2 primeiros definem a maquina qual ferramenta iremos trabalhar, e os 2 ltimos o corretor que ser utilizado para a correo das medidas e desgaste do inserto. No CNC ROMI temos possibilidade de utilizar at 28 ferramentas e 28 corretores, sendo o limite de ferramentas estipulado para cada modelo de maquina.

SENAI

33

Comando numrico computadorizado

Exemplo: T03 Dimenses Obs: O giro da torre e o movimento dos carros no podem estar em um mesmo bloco.Dois blocos sero necessrios, um para o movimento dos carros e outro para o giro da torre. 03 Corretores

Ferramentas para torneamento com CNC T = Ferramentas

Para trabalhos externos

Para trabalhos internos

T1 T3 T3 T5 T7

Desbastar Alisar Alisar Sangrar Roscar

T2 T4 T6 T8 T10

Tornear internamente Broca de centrar Broca ( 20mm) Broca ( 30mm) Broca ( 40mm)

SENAI

34

Comando numrico computadorizado

FUNES COMPLEMENTARES Introduo de dados tecnolgicos no programa: Endereos F e S F = Avano unidade: mm (mm/rot.) (G95) F0.3 s = 0,3mm

S = rotao constante Unidade: rotaes/min

G96* = Velocidade de corte constante Unidade: m/min

(G97) S200 n = 200 r/min

G96 S200 v = 200 m/min

20 = alta rotao Cone = alterao constante da rotao 50 = baixa rotao * Nos tornos com CNC, a velocidade de corte freqentemente indicada pelo endereo S (com G96).

SENAI

35

Comando numrico computadorizado

Funes Miscelneas

As funes Miscelneas formam um grupo de funes que abrangem os recursos da mquina no cobertos pelas funes preparatrias, ou seja, so funes que complementam. Apenas um cdigo M pode ser usado em cada bloco ou sentena.

Lista de cdigos das Funes M : M00 - Interrupo momentnea do programa. M02 - Fim de programa, sem voltar ao incio (sub) M03 - Rotao do eixo-rvore, sentido horrio. M04 - Rotao do eixo-rvore, sentido anti-horrio. M05 - Desliga o eixo-rvore. M06 Libera o giro da torre. M08 - Liga fluido de corte. M09 - Desliga fluido de corte. M10,M11,M12,M13 e M14 Troca faixa de rotao. M18 Liga manipulador de peas. M20 Liga aparelho alimentador de barras. M21 Desliga aparelho alimentador de barras. M24 Abrir placa. M25 Fechar placa. M26 Recuar mangote do contra-ponto. M27 Acionar mangote do contra-ponto. M28 Abrir luneta. M29 fechar luneta M30 Fim de programa retornando ao incio.

SENAI

36

Comando numrico computadorizado

As funes M02, M03, M04, M13, M14 e M30 M2 (= M02) Fim de programa *Neste caso, retrocesso na lista

M3 (=M03)

M4 (= M04)

Rotao da rvore direita

Rotao da rvore esquerda

M13

M14

Rotao da rvore direita + refrigerante

Rotao da rvore esquerda + refrigerante

M30

Fim de programa, com retrocesso ao incio do programa

SENAI

37

Comando numrico computadorizado

Estrutura do Programa
CABEALHO COM VC CONSTANTE
: NOME DO PROGRAMA # T00 # G99 # G54 # G00 X150. Z150. # T0101 # M06 # M13 # G96 # S 150. # G92 S2500 M03 M08 Define nome do programa Cancela referncia da ferramenta Estabelece ponto zero original Estabelece zero pea (ponto de referncia) Ponto de troca Define ferramenta de trabalho Libera giro da torre de ferramentas Define faixa de rotao Estabelece VC constante VC em m/min Limita a mxima rotao do eixo rvore Liga refrigerao

CABEALHO COM RPM CONSTANTE


T00 # G99 # G54 # G00 X150. Z150. # T0202 # M06 # M13 # G97 # S800 M03 # M08 # Cancela referncia da ferramenta Estabelece ponto zero original Estabelece zero pea (ponto de referncia) Ponto de troca Define ferramenta de trabalho Libera giro da torre de ferramentas Define faixa de rotao Estabelece rotao constante Liga o eixo rvore na rotao estabelecida Liga refrigerao

SENAI

38

Comando numrico computadorizado

Funes Preparatrias

Lista de cdigos das Funes G

G00 - Avano rpido. G01 - Interpolao linear - Avano de corte. G02 - Interpolao circular G03 - Interpolao circular G04 - Tempo de permanncia G20 Programao em dimetro G21 Programao em raio G30 Cancela imagem espelho G31 Ativa imagem espelho no eixo X G32 - Ativa imagem espelho no eixo Z G33 Ciclo bsico de roscamento G37 Ciclo automtico de roscamento G40 - Cancela compensao do raio da ponta da ferramenta. G41 - Compensao do raio da ponta da ferramenta, esquerda. G42 - Compensao do raio da ponta da ferramenta, direita. G53 Cancela todos os deslocamentos de ponto zero (DPZ) G54 Ativa o primeiro deslocamento de ponto zero (1 DPZ) G55 - Ativa o segundo deslocamento de ponto zero (2 DPZ) G60 Cancela rea de segurana G61 Ativa rea de segurana G66 - Ciclo automtico de desbaste longitudinal. G67 Ciclo automtico de desbaste transversal. G68 Ciclo automtico de desbaste paralelo ao perfil final.
SENAI 39

Comando numrico computadorizado

G70 Admite programao em polegadas G71 Admite programao em milmetros G73 Interpolao linear ponto a ponto G74 - Ciclo de furao com descarga de cavacos e de torneamento. G75 - Ciclo de canais com quebra de cavacos e de faceamento. G76 - Ciclo automtico de roscamento (profundidade) G80 Cancela ciclo automtico de furao G83 Ciclo automtico de furao com quebra de cavacos G90 Programao em coordenadas absolutas G91 - Programao em coordenadas incrementais G92 Estabelece origem do sistema de coordenadas e limite de rotao. G94 Estabelece a programao em avano por minuto G95 - Estabelece a programao em avano por rotao G96 Programao em velocidade de corte constante. G97 Programao em rotao constante. G99 Define a programao em funo do zero mquina cancelando G92.

SENAI

40

Comando numrico computadorizado

Instrues de deslocamento - G00, G01, G02 e G03

G0* (= G00) Avano rpido *G0 = simplificao de G00

G1 (= G01) Interpolao linear (avano controlado em linha reta)

G2 (= G02) Interpolao circular sentido horrio Sistemas de coordenadas conforme Din 66217 Orientao dos eixos para os tornos com CNC, com ferramenta frente do centro da pea a ser usinada.

Olhando a pea no torno por cima, G2 passar para G3, ou vice-versa, quando a ferramenta estiver frente do centro da pea. G3 (= G03) Interpolao circular sentido anti-horrio

SENAI

41

Comando numrico computadorizado

Determinao de X e Z para G02 e G03 Qualquer raio pode ser torneado com uma sentena com G2 ou G3 e com os endereos X, Z, I e K.

Formato da sentena: N.... G.... X....Z.... I.... K.... 1 passo: G2 ou G3

2 passo: Determinao dos valores de x e Z. X e Z so as coordenadas do ponto de chegada (E) do crculo (medida absoluta)

N.... G2 X 50Z - 30

N.... G3 X 46 Z - 34

SENAI

42

Comando numrico computadorizado

Determinao das dimenses I e K para G02 e G03 Com ajuda dos valores de I e K, o comando encontra o centro do crculo (M).

Formato da sentena:

1) I paralelo ao eixo X e K paralelo ao eixo Z como se tivssemos mais um sistema mvel de coordenadas. 2) Para I e para K, so interessantes apenas o ponto de partida A e o centro do crculo M.

Veja X e Z 3) As dimenses I e K so as coordenadas incrementais do centro do arco em relao ao ponto A, ou seja, ponto de incio do arco em questo

SENAI

43

Comando numrico computadorizado

Determinao do sinal de I e K para G02 e G03 As dimenses I e K podem ter um sinal negativo ou positivo. Passos para determinao dos sinais: 1) Fazer uma seta ligando os pontos A e M, na direo de A para M

2) Quando a reta AM no coincide com a vertical nem com a horizontal, preciso que seja decomposta. A seta indica para cima e esquerda: A seta indica para a esquerda. A seta indica para cima.

Direo dos eixos: No exemplo acima, tanto I como K so (-)

3) Comparar a direo das setas de I e K com a direo dos eixos X e Z respectivamente:


Mesma direo: sinal + (tanto para I como K) Direo contrria: sinal - (tanto para I como K)

N ..... G2 X 50Z-44 I 16 K-12

SENAI

44

Comando numrico computadorizado

Descrio das funes preparatrias de deslocamento

As funes responsveis pela movimentao da ferramenta so as seguintes:


Posicionamento Rpido : G00

Esta funo move os carros em linha reta para a meta programada com a mxima velocidade de avano disponvel. usada somente para posicionamento em vazio. Esta funo modal e cancela as funes G01, G02, e G03. Funo modal aquela que uma vez ativada permanecer vlida at o fim do programa ou at encontrar uma funo contrria. Exemplo de deslocamento rpido para o ponto X100. Z100. G00 X100. Z100. ;

Interpolao Linear : G01

Esta funo move os carros em linha reta para a meta programada em avano controlado. usada para usinagem de perfis retos. Esta funo executa uma interpolao linear em avano programado. Com esta funo obtm-se movimentos retilneos em qualquer direo, com um avano determinado. O valor ideal do avano pode ser obtido junto ao fabricante de ferramentas de corte, e em funo do material, da ferramenta e da operao a ser executada. Esta funo modal e cancela as funes G00, G02 e G03. Exemplo: G01 X75. Z54. F.3 ;
Exemplo de fixao No 1

Elaborar o programa de usinagem da pea cujas dimenses finais ( aps a usinagem ) so mostradas na Figura 1: Utilize as funes G00 e G01. Consideraes : O objetivo deste exemplo que voc aprenda a definir o contorno da pea, considerando que a usinagem ser feita em uma passada s.

SENAI

45

Comando numrico computadorizado

Logicamente, voc deve estar pensando que, se o material em bruto um bloco cilndrico macio, seria impossvel retirar todo o volume de material em uma passada s para obter o perfil mostrado. Ento, por que fazer o programa CNC, considerando um processo de usinagem que no correto ? A resposta que o comando numrico possui ciclos automticos para desbastar a pea, e voc no tem que se preocupar em programar cada passada. Mas o ciclo, para funcionar, precisa de que voc informe qual o perfil final que voc quer obter; baseado nisso, o comando calcula automaticamente a trajetria da ferramenta para cada passada. Por esse motivo, voc precisa saber programar o perfil final da pea, razo deste exerccio. Quando chegarmos ao captulo dos ciclos automticos de desbaste voc aprender a utilizar o perfil que programou para usinar corretamente a pea. Voc pode supor tambm que o material um fundido cujo sobremetal ser retirado numa passada. Para facilitar a sua familiarizao com o uso das funes de deslocamento G00 e G01, no se preocupe neste momento com as especificaes dos parmetros iniciais de operao (tais como rotao, troca de ferramenta, refrigerao, referenciamento da pea, etc.) e considere que a ferramenta, a qual chamaremos de T01, encontra-se no ponto de troca mostrado (Home ) na figura e est tudo pronto para fazer o primeiro movimento de aproximao da pea. O primeiro movimento deve levar a ferramenta em avano rpido at o ponto de aproximao (Ap) cujas coordenadas neste exerccio so (X0, Z3.); para fazer isso utilizaremos a funo G00. A seguir, levaremos a ferramenta ao primeiro ponto do perfil, portanto, utilizaremos a funo G01 com uma velocidade de avano F0.2 . Realizaremos o percurso definido pelos pontos 1 at 6 utilizando a mesma funo G01. Finalmente, voltaremos ao ponto de troca em avano rpido. Utilizando esse procedimento, foi elaborado o programa de usinagem mostrado no quadro a seguir. Acompanhe linha por linha do desenvolvimento, a partir do posicionamento rpido da ferramenta (linha N10).

SENAI

46

Comando numrico computadorizado

Quadro: Exemplo de utilizao de G00 e G01 Seqncia Funo preparatria Funo Eixo X Eixo Z auxiliar/ miscelnea Comentrios

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90


Exerccio

G00 G01 G01 G01 G01 G01 G01 G00

X0 X0 X20. X20. X40. X40. X44. X100.

Z3. Z0 Z0 Z-15. Z-15. Z-35. Z-35. Z100. M30 F0.2

posicionamento ponto de incio faceamento torneamento externo faceamento rebaixo torneamento externo recuo volta posio inicial fim do programa

O exerccio consiste em elaborar o programa de usinagem da pea cujas dimenses finais so mostradas na figura. Leve em considerao as seguintes recomendaes : O objetivo deste exerccio que voc aprenda a definir o contorno da pea, portanto, considere que a usinagem ser feita em uma passada s. Voc pode considerar que a pea foi previamente torneada ao dimetro de 65mm e comprimento de 76mm (sobremetal de 1mm no eixo Z) , portanto, o ltimo ponto do perfil de usinagem ser o dimetro maior do chanfro 5x45. Nesse exerccio, voc vai incluir o cabealho de incio de programa, antes das funes de deslocamento que definiro o perfil da pea usinada.

SENAI

47

Comando numrico computadorizado

Exerccio usando G00 e G01. : Quadro: Resoluo do exerccio 1 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 48

Comando numrico computadorizado

Interpolao circular : G02, G03

A interpolao circular utilizada para usinar contornos circulares com avano programado. O sentido da usinagem indicado pela funo G02 e G03. Com esta funo, programam-se arcos a partir de 3 pontos, usando-se o ponto de partida, o de chegada e o centro do arco. O ponto de partida a posio inicial da ferramenta. O ponto de chegada especificado com as coordenadas X e Z. O ponto central do arco pode ser programado com a especificao do raio R, ou com as coordenadas do centro do arco, usando-se neste caso I para se referir coordenada X do centro do arco, e K para a coordenada Z do centro do arco. O sentido horrio do arco definido pelo cdigo G02, e o sentido anti-horrio pelo cdigo G03. bom lembrar que, para visualizar o correto sentido do arco, o observador deve estar posicionado do lado positivo do eixo que no faz parte do plano de trabalho (Y), ou seja, o observador deve basear-se sempre no quadrante superior do desenho. As figuras a seguir so representativas da usinagem em torno de torre traseira e de torre dianteira. Nota-se que a parte frontal da pea sempre usinada com G03, e o segundo arco com G02, independentemente de ser torre traseira ou dianteira. Dessa forma, usaremos normalmente, nesta apostila, a representao grfica de torno com torre traseira.

Interpolao circular com torre traseira.

Interpolao circular com torre dianteira


SENAI 49

Comando numrico computadorizado

Exemplos:

1.

Considere que a ferramenta se encontra no ponto inicial P1 para usinar o arco,

tendo como ponto final P2, e que estamos percorrendo um arco no sentido anti-horrio; portanto, devemos usar a funo G03, de duas formas possveis : G03 123 X... Z... 4 4 Coordenadas de P2 X... Z... 4 4 ou: G03 123 Coordenada de P2 I... K... 1 3 2 Coordenada do centro cc R Raio do arco

As funes G02 e G03 so modais, e cancelam as funes G00 e G01. 2. G03. Material em bruto : 80 x 81 mm. Elaborar o programa de usinagem da pea fundida cujas dimenses finais

(aps a usinagem) so mostradas no desenho. Utilize as funes G00, G01, G02 ou

SENAI

50

Comando numrico computadorizado

Exerccio usando interpolao circular Quadro: Resoluo do exerccio Seqncia Funo preparatria Funo Eixo X Eixo Z auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300

SENAI

51

Comando numrico computadorizado

Exerccios

1.

Elaborar o programa de usinagem da pea fundida cujas dimenses finais ( aps a usinagem ) so mostradas na figura abaixo:

Usinagem externa usando interpolao circular

SENAI

52

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio Seqncia Funo preparatria Funo Eixo X Eixo Z auxiliar/ miscelnea Funo auxiliar/ miscelnea Comentrios

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 53

Comando numrico computadorizado

2.

Elaborar o programa de usinagem da pea fundida cujas dimenses finais

(aps a usinagem) so mostradas na figura a seguir.

Utilize as funes G00, G01, G02 ou G03 .

Usinagem interna usando interpolao circular

SENAI

54

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 2


Seqncia N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330 N340 SENAI 55 Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ miscelnea miscelnea Comentrios

Comando numrico computadorizado

FUNO: G4

Aplicao: Tempo de permanncia

Entre um deslocamento e outro da ferramenta, pode-se programar um determinado tempo de permanncia da mesma. A funo G4 executa uma permanncia, cuja durao definida por um valor D associado, que define o tempo em segundos. Na primeira que um bloco com G4 aparece no programa, a funo D deve ser includa no bloco. Os novos tempos usados nos blocos seguintes que tiverem o mesmo valor da Funo D, podem ser requeridos apenas com a programao da funo G4. Durante o tempo de parada, o comando mostra ao operador na pgina de status, o tempo decrescente.

Nota:

Quando o parmetro D usado para outro propsito, como por exemplo G37, ser modificado qualquer tempo de permanncia armazenado anteriormente. Por esta razo ser necessrio restabelecer o tempo cancelado.

SENAI

56

Comando numrico computadorizado

Compensao de Raio de Ferramenta

Ao trmino desta unidade voc saber utilizar o recurso de compensao do raio da ponta da ferramenta disponvel no comando e ser capaz de elaborar programas de acabamento da pea, vendo que o importante atingir com preciso e com boa qualidade superficial o perfil desejado na usinagem.

Conceito de compensao

Nos tornos CNC, o ponto comandado para realizar a trajetria descrita no programa o ponto terico que se encontra no cruzamento das linhas X e Z, as quais tangenciam o raio do inserto, como mostrado na figura ao lado
Ponto terico comandado

Na verdade, a ferramenta no corta com esse ponto comandado e sim com a tangncia do raio do inserto. Isso no interfere nas dimenses finais da pea, somente nos casos de faceamento e torneamento cilndricos. Nesses casos, o ponto terico realiza a mesma trajetria que o ponto de tangncia do raio do inserto.

SENAI

57

Comando numrico computadorizado

Ponto terico e de tangncia no faceamento e torneamento externo.

Nos casos de usinagem de superfcies cnicas ou curvas , acontecer uma distoro nas dimenses da pea, pois o ponto terico no realiza a mesma trajetria do ponto de tangncia da ponta do inserto. Observe na figuraabaixo que a pea ficar com um sobremetal.

Torneamento cnico

Mediante a compensao do raio da ferramenta, o comando calcula as coordenadas do ponto tangencial, em funo do perfil da pea e do valor do raio do inserto: dessa forma a pea usinada ter as dimenses corretas.
Funes de compensao de raio Funes G41 e G42

Para entender como funciona a compensao, consideremos que estamos trabalhando com um torno de torre traseira. A funo G41 seleciona a compensao de raio quando a ferramenta se posicionar esquerda da pea usinada, tendo como referncia a direo do percurso. A funo G42 utilizada quando a ferramenta se posiciona direita da pea usinada, como mostrado na figura. G41 e G42 so modais e so canceladas pela funo G40.
SENAI 58

Comando numrico computadorizado

Compensao de raio no torno de torre traseira.

No caso do torno ser do tipo torre dianteira, os cdigos da funo de compensao so os mostrados na figura abaixo, o que permite que um programa feito num torno de torre traseira seja o mesmo de um torno de torre dianteira, garantindo dessa forma a intercambiabilidade de programas. Observando a figura anterior e a seguinte, podemos deduzir que, quando a usinagem externa, devemos utilizar a compensao G42 e, quando a usinagem interna, devemos utilizar a compensao G41, independentemente de ser o torno de torre traseira ou dianteira.

Compensao de raio no torno de torre dianteira Cancelamento da compensao de raio G40

Este comando cancela a compensao de raio da ferramenta, ou seja, cancela os comandos G41 e G42. importante que, para realizar a descompensao do raio da ferramenta, seja efetuado um movimento nos dois eixos X e Z usando a funo G01.

SENAI

59

Comando numrico computadorizado

Exerccio

Elaborar o programa de acabamento da pea mostrada. Lembre-se de que, nesse exerccio, voc vai elaborar o programa de usinagem considerando somente o processo de desbaste e que, como explicado anteriormente, os trechos cnicos ou circulares ficaro com um sobremetal. Neste exerccio, considere que o material fundido vem com as medidas to prximas que voc realizar somente a passada de acabamento, utilizando as funes de compensao para atingir as medidas finais da pea. Utilize uma ferramenta adequada para tal funo. Voc deve aproximar a ferramenta no incio do contorno, em avano rpido. Deve ativar a funo de compensao correspondente (G41 ou G42) antes de entrar no primeiro ponto do perfil e, uma vez programado o ltimo ponto dele, cancelar a compensao, utilizando a funo G40. Finalmente, faa o movimento de descompensao, recuando alguns milmetros para afastar a ponta do perfil, e leve a ferramenta para o ponto de troca. Uma vez elaborado o seu programa, faa a simulao verificando o percurso da ferramenta.

SENAI

60

Comando numrico computadorizado

Programa:

Seqncia

Funo preparatria

Eixo X

Eixo Z

Funo auxiliar/ miscelnea

Funo auxiliar/ miscelnea Comentrios

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200

SENAI

61

Comando numrico computadorizado

Ciclo Automtico em Torno


FUNO: G66 Aplicao: Ciclo automtico de desbaste longitudinal.

Este ciclo permite a usinagem de desbaste completa de uma pea utilizando-se apenas de um bloco de programao. A funo G66 requer um sub-programa com as dimenses de acabamento da pea. A funo G66 no Modal e requer:
G66 X Z I K (U1) W P F #

Onde:
X= Dimetro de referncia para incio de torneamento. Z= Comprimento de referncia para incio de torneamento. I= Sobremetal para acabamento do eixo X (dimetro). K= Sobremetal para acabamento no eixo Z. W= Incremento por passada (dimetro). P= Sub-programa que contm as dimenses de acabamento do perfil da pea. F= Avano programado para desbaste. U1= Pr-acabamento paralelo ao perfil final, mantendo as dimenses prestabelecidas (opcional). Importante: Deve-se sempre observar as medidas do material em bruto nos posicionamentos de X e Z do ciclo G66 e na definio do perfil da pea no sub-programa. O ciclo G66 no permite a execuo de mergulhos nas peas (inverses de cotas).

SENAI

62

Comando numrico computadorizado

DESBASTE EXTERNO PARALELO AO EIXO Z:

A regra para posicionamento inicial do ciclo de desbaste externo dever ser as seguintes condies:
X= Maior dimetro da pea em bruto + 4 Z= Comprimento da pea em bruto + 2 EXEMPLO DE PROGRAMAO:

Posicionamento inicial: X= Maior dimetro da pea em bruto + 4 X= 80 + 4 X= 84 Z= Comprimento da pea em bruto + 2 Z= 70 + 2 Z= 72

SENAI

63

Comando numrico computadorizado

Programa principal: N70 G66 X84. Z72. I1. K.3 U1 W4. P10 F.3 # Sub-programa 10 (P10) N05 G01 X16. Z70. F.2 # N10 X20. Z68. # N15 Z55. # N20 G02 X30. Z50. R5. # N25 X50. # N30 Z40. # N35 X80. Z25. # N40 M2 # Observaes:

Funes preparatrias G admissveis no sub-programa so: G01, G02, G03, G04 e G73. No sub-programa, observar que o primeiro ponto em Z deve ser igual ao comprimento da pea acabada e o ltimo ponto em X deve ser igual ao dimetro da pea em bruto. Aps executar o ciclo de desbaste, a ferramenta retornar automaticamente ao ponto inicial programado no bloco G66.
Nota: Querendo-se utilizar o sub-programa P10, para o acabamento da pea com a mesma ferramenta, teremos:

Programa Principal: N70 G66 X84. Z72. I1. K.3 U1 W4. P10 F.3 # N75 G00 X14. # N80 G42 # N85 P10 # N90 G40 # N95 X83. # Importante: Para utilizarmos o mesmo sub-programa de desbaste, no acabamento da pea, utilizando-se ferramentas diferentes, ser necessrio que ambas estejam no mesmo quadrante.

SENAI

64

Comando numrico computadorizado

DESBASTE INTERNO PARALELO AO EIXO Z:

A regra para posicionamento inicial do ciclo de desbaste interno dever seguir as seguintes condies:
X= Menor dimetro da pea em bruto 4 Z= Comprimento da pea em bruto + 2 EXEMPLO DE PROGRAMAO:

Posicionamento inicial:

X= Menor dimetro da pea em bruto 4 X= 30 4 X= 26 Z= Comprimento da pea em bruto + 2 Z= 70 + 2 Z= 72

SENAI

65

Comando numrico computadorizado

FUNO: G67 Aplicao: Ciclo automtico de desbaste transversal.

Este ciclo permite a usinagem de desbaste completo de uma pea utilizando-se apenas de um bloco de programao. A funo G67 requer um sub-programa com as dimenses de acabamento da pea. A funo G67 no Modal e requer: G67 X Z I K (U1) W P F # Onde:
X= Dimetro de referencia para incio de torneamento. Z= Comprimento de referencias para inicio de torneamento. I= Sobremetal para acabamento do eixo X (Dimetro). K= Sobremetal para acabamento do eixo Z. W= Profundidade por passada do comprimento. P= Sub-programa que contem as dimenses de acabamento do perfil da pea. F= Avano programado para desbaste. U1= Pr-acabamento paralelo ao perfil final, mantendo as dimenses prestabelecidas (opcional).

Importante:

Deve-se sempre observar as medidas do material em bruto nos posicionamentos de X e Z do ciclo G67 e na definio do perfil da pea no sub-programa. O Ciclo G67 no permite a execuo de mergulhos nas peas (Inverses de cotas).

SENAI

66

Comando numrico computadorizado

DESBASTE EXTERNO PARALELO AO EIXO X:

A regra para posicionamento inicial para o ciclo de desbaste externo dever seguir as seguintes condies:

X= Maios dimetro da pea em bruto + 4 Z= Comprimento da pea em bruto + 2

EXEMPLO DE PROGRAMAO:

Posicionamento inicial:

X= Maior dimetro da pea em bruto + 4 X= 80 + 4 X= 84 Z= Comprimento da pea em bruto + 2 Z= 70 + 2 Z= 72

SENAI

67

Comando numrico computadorizado

FUNO: G68 Aplicao: Ciclo automtico de desbaste paralelo ao perfil final.

O ciclo G68 permite a usinagem de desbaste completa de uma pea, utilizando-se apenas de um bloco de programao. Este ciclo especifico para materiais fundidos e forjados, pois a ferramenta segue sempre o percurso paralelo ao perfil definido. O ciclo G68 pode ser utilizado de duas maneiras:
Torneamento (no externo - ascendente e no interno - descendente) Faceamento (no externo descendente e no interno ascendente)

A Funo G68 requer um sub-programa com as dimenses de acabamento da pea. A funo G68 no Modal e requer: G68 X Z I K E W P F # Onde:
X= Dimetro de referencia para incio de torneamento. Z= Comprimento de referencia para incio de torneamento. I= Sobremetal para acabamento no eixo X (dimetro). K= Sobremetal para acabamento do eixo Z. W= Incremento por passada no eixo programado. P= Sub-programa que contem as dimenses de acabamento do perfil da pea. F= Avano programado para desbaste. E= Espessura total do material a ser removido.

Importante: O ciclo G68 no permite execuo de mergulho nas peas (inverses de cortas).

SENAI

68

Comando numrico computadorizado

TORNEAMENTO

Posicionamento em X: X= Maior dimetro + E + I + 4 (usinagem externa) X= Maior dimetro - E - I - 4 (usinagem externa) Posicionamento em Z
Z= Comprimento da pea E/2 + K + 2

Calculo do W (profundidade): W= [(E I) : nmero de passes ] : 2 Os valores de E e W, dentro do torneamento devero se programado em raio EXEMPLO DE PROGRAMAO
USINAGEM EXTERNA:

No exemplo, foi considerado: E= 4mm (dimetro) Desbaste em duas passadas Sobremetal no eixo X= 0.5mm (dimetro) Sobremetal no eixo Z= 0.2mm

SENAI

69

Comando numrico computadorizado

Clculos:

X= Maior dimetro + E + I + 4 X= 80 + 4 + 0.5 + 4 X= 88.5 W= [(E I) : nmero de passes ] : 2 W= [(4 0.5) : 2] : 2 W= 0.875
Programa Principal:

Z= Comprimento da pea + E/2 +K + 2 Z= 75 + 2 + 0.2 + 2 Z= 79.2

N70 G68 X88.5 Z79.2 I.5 K.2 E2. W.875 P50 F.3 #
Sub-programa 50 (P50) N05 G1 X25. Z75. F.2 # N10 Z66. # N15 X50. Z50. # N20 Z30. # N25 X80. Z20. # N30 M2 # Observaes: - Funes preparatrias G admissveis no sub-programa so: G1, G2, G3, G4 e G73.

- No sub-programa, observar que o primeiro ponto em Z deve ser igual ao comprimento da pea acabada e o ltimo ponto em X deve ser igual ao dimetro da pea em bruto. - No final de cada passe a ferramenta retrai ao ponto de incio, prosseguindo ento para o passe posterior de forma continua at que o perfil final seja atingido.
Nota: Querendo-se utilizar o sub-programa para o acabamento da pea, com a mesma ferramenta, teremos: Programa Principal:

N70 G68 X88.5 Z79.2 I.5 K.2 E2. W.875 P50 F.3 # N75 G X23. # N80 G42 # N85 P50 # N90 G40 # N95 X84. #

Importante: Para utilizarmos o mesmo sub-programa de desbaste no acabamento da pea, utilizando-se ferramentas diferentes, ser necessrio que ambas estejam no mesmo quadrante.

SENAI

70

Comando numrico computadorizado

FUNO:G74 Aplicao: Ciclo de torneamento e de furao com descarga de cavacos FURAO

A funo G74, como ciclo de furao requer: G74 Z (W) F # , onde: Z = Posio final (absoluto) W = Distncia para quebra de cavaco (incremental) F = Avano programado para furao.
Observaes:

Na ausncia da funo W , o eixo Z avana para o ponto final, em movimento continuo. A funo G74 no Modal.
EXEMPLO DE PROGRAMAO

Comprimento da pea 35mm

N50 G X Z40.# N55 G74 Z-10. W15. F.15#

SENAI

71

Comando numrico computadorizado

TORNEAMENTO

A funo G74 pode ser utilizada como ciclo de torneamento paralelo ao eixo a Z, ao qual torneia com sucessivos passes, at o dimetro desejado. A funo G74, como ciclo de torneamento, requer: G74 X Z I (U1) F #. onde: X= Dimetro final ( absoluto) Z= Posio final (absoluto) I= Incremento por passada no dimetro (incremental) U1= Recuo angular da ferramenta (incremental) Observaes: - Posicionar a ferramenta no dimetro da primeira passada. - Se houver a funo U1 num ciclo de torneamento, e no a cada passada o comando far um retorno no eixo, contrrio penetrao e com valor da funo I at a posio inicial Z.
Exemplos de Programao

N70 G X84. Z83.# N75 G74 X30. Z28. I6. U1 F.2#

N30 G X30. Z73.# N35 G74 X50. Z25. I5. U1 F.25#

SENAI

72

Comando numrico computadorizado

FUNO: G75
Aplicao: Ciclo de canais e de faceamento. FACEAMENTO

A Funo G75 descreve seu ciclo paralelo ao eixo X , auxiliando nos trabalhos de desbaste como ciclo de faceamento. A funo G75 como ciclo de faceamento requer : G75 X Z K (U1) F#, onde: X = Dimetro final (absoluto) Z = posio final (absoluto) K = Incremento por passada em Z (incremental) U1 = Recuo angular da ferramenta (incremental) F = Avano
Observaes: - Posicionar a ferramenta no comprimento da primeira passada. - Se houver a funo U1 no ciclo de faceamento, ento a cada passada o comando far um retorno no eixo Z, no sentido contrrio penetrao, com valor da funo K at a posio inicial X. EXEMPLOS DE PROGRAMAO:

N20 G X65. Z88.# N25 G75 X25. Z60. K2. U1 F.2#

N80 G X28. Z92.# N85 Z88.5.# N90 G75 X45. Z70. K 1.5 U1 F.15# N95 Z92.#

SENAI

73

Comando numrico computadorizado

CANAIS

O ciclo G75 pode ser usado tambm como ciclo de canais, podendo-se programar a quebra de cavacos. Neste ciclo, os canais devem ser equidistantes sendo que o ltimo canal ser executado na opo Z programada, independentemente de estar ou no na mesma distncia dos demais. A funo G75, como ciclo de canais, requer: G75 X (Z) (W) (K) (D) F#, onde: X = Dimetro final (absoluto) Z = Posio final (absoluto) W = Distncia para quebra cavacos (incremental) K = Incremento por passada em Z (incremental) D = Tempo de permanncia (segundos) F = Avano
Observaes: Na ausncia da funo W, o eixo X avana para o dimetro final com movimento contnuo. A funo G75 no Modal.

EXEMPLO DE PROGRAMAO:

N60 G X75. Z67. N65 G75 X60. Z25. K14. F.1#

SENAI

74

Comando numrico computadorizado

FUNO: G80 Aplicao: Cancela o ciclo automtico de furao G83.

Essa funo dever ser programada aps o uso do cdigo G83, cancelando o ciclo.
FUNO: G83 Aplicao: Ciclo automtico de furao com quebra de cavaco.

Este ciclo executa operaes de furar automaticamente com movimentos de retrao ou tempo de parada para quebra de cavaco em um nico bloco de programao. G83 Z I (J) (K) (U) (W) (R) (D) (P1) F # Z = Coordenada da profundidade do furo, em relao ao zero-pea. I = Valor do primeiro incremento de profundidade, sempre com retorno. J = Valor a ser subtrado no ltimo incremento de profundidade, para determinar o valor do prximo, sendo J um incremento menor que o valor de I. Exemplo: Primeiro Incremento = I Segundo Incremento = I J Terceiro Incremento = (I - J) J Obs.: Se J no for programada o valor de I ser utilizada para todos os incrementos.
K = Valor mnimo determinado para o incremento. Quando I-J atingir o valor de K, este passar a ser o valor permanente de I. U = Determina a mxima profundidade com ou sem quebra cavacos e retorno ao plano R. Se U no programado ou programado menor que I, a ferramenta retornar ao plano R, depois de cada incremento. Se U maior que R-Z, no ocorrer a retrao ao plano R, at que a profundidade final seja atingida. Cada vez que a profundidade de corte for igual ou maior que o valor de U, ocorrer uma retrao ao plano R. W = Determina um incremento de retrao para quebra ou alvio de cavaco, que ocorrer aps cada incremento de profundidade. Obs.: Se W no for programado o comando assume o valor W = 2mm. R = Determina o plano de referncia para o incio de usinagem ou seja, a coordenada no eixo Z do ponto inicial da furao. Obs.: Se R no for programado o comando assume o valor de Z utilizado para aproximao como referncia. D = tempo de parada da ferramenta aps cada incremento de profundidade. P1 = Determina a retrao da ferramenta no final do ciclo, para posio do plano de aproximao. Obs: Se P1 no for programado, a ferramenta retornar at o plano R. F = Programa a velocidade de avano de usinagem. Se no for programada no ciclo, o comando ir seguir o ltimo avano estabelecido.
SENAI 75

Comando numrico computadorizado

Funo: G37 Aplicao: Ciclo de roscamento automtico

Com esta funo poderemos abrir roscas em dimetros externos e internos, roscas paralelas e cnicas, simples ou de mltiplas entradas com apenas um bloco de informao. A funo G37 no e modal e requer: G37 X Z (I) K D E (A) (B) (W) (U) (L) onde:
X = Profundidade final do roscamento (dimetro) Z = Posio final do comprimento da rosca I = Conicidade incremental no eixo X para rosca cnica (dimetro) K = Passo da rosca (incremental) A = Abertura angular entre as entradas da rosca (graus) B = ngulo de alimentao para roscamento (graus) (ngulo do inserto) D = Profundidade para primeira passada

D=

H Numero de passes

H = altura do filete
E = Distncia de aproximao para o incio do roscamento (incremental) W = Parmetro para o ngulo de sada da rosca

W 0 ---- 0 graus W 1 ---- 30 graus W 2 ---- 45 graus W 3 ---- 60 graus


U = Profundidade do ultimo passe da rosca (incremental) L = Nmero de repeties do ultimo passe da rosca (acabamento)

SENAI

76

Comando numrico computadorizado

Exemplo de programao:

H = (0,65 x passo) x 2 H = (0,65 x 2,5) x 2 H = 3,25 Dimetro final = dimetro inicial Altura do filete Dimetro final = 20 3,25 Dimetro final = 16,75 Clculo da profundidade da 1 passada D D= D = 0,98 E = Dimetro posicionado dimetro externo E = 25 20 E=5 . . . N60 G X25. Z88. # N70 G37 X16.75 Z51.5 K2.5 E5. D.98 # . . .
SENAI 77

3,25 11

Comando numrico computadorizado

Mquina e Ferramenta CNC

Particularidades de uma mquina CNC


Fuso com esferas recirculantes

Durante a usinagem de peas nas mquinas operatrizes so realizados movimentos de peas, ferramentas e carros. O sistema de transmisso muito usado para este movimento o sistema de fuso e porca. O sistema fuso-porca convencional tem o inconveniente dos atritos significativos entre as roscas do parafuso e da porca que provocam uma toro do parafuso, incompatvel com as precises de usinagem requeridas, assim como um avano repentino (solavanco) a pequena velocidade (perodo de partida e parada dos carros). A folga entre a rosca do parafuso e da porca tambm deve ser levada em conta quando se inverte o sentido de deslocamento, sob pena de impreciso de cota e at ruptura de ferramentas. Numa mquina convencional corrige-se essa folga manualmente, mas numa mquina automtica, isso no possvel. As mquinas automticas devem poder realizar aceleraes e desaceleraes considerveis e rpidas, bem como deslocamentos regulares velocidades lentas, por isso os sistemas parafuso-porca clssicos (folga e atrito) so excludos dos sistemas de comando das mquinas CNC. Pelo motivo exposto acima, mesmo sendo onerosos, os sistemas parfuso-porca de esferas recirculantes so os usados. Isso permite transformar o atrito das roscas parafuso-porca num rolamento.

Parafuso de esferas recirculantes 1. goteira de reciclagem das esferas; 2. porca 3. parafuso 4. esferas

SENAI

78

Comando numrico computadorizado

A folga retirada utilizando-se porcas duplas reconciliveis por sistema de anis roscados e de calos espessura, podendo-se atingir assim uma alta e repetitiva preciso nos movimentos dos carros.

Parafuso de esferas recirculantes 1. parafuso; 2. porca de duas partes; 3. calo de espessura; 4. esferas

Motor de acionamento dos fusos Em geral so utilizados motores de corrente contnua para o acionamento dos avanos, que so regulados por um circuito de potncia e podem acionar ou frear em ambas as direes de movimento.

Acionamento do avano para a mesa

Os movimentos de avano devem ser realizados sem interferncia de foras atuantes, por exemplo fora de corte, atrito esttico e etc. Para isso os acionamentos desses movimentos devem ser rgidos. Os acionamentos do avano atendem as exigncias sobre uniformidade dos movimentos e da rapidez de reao na alterao das velocidades. So adotadas medidas de segurana eletrnicas adicionais para evitar a sobrecarga do motor decorrente de: Gume de corte da ferramenta gasto; Picos de carga durante a acelerao e a freagem; Bloqueio do movimento do carro.

Em mquinas CNC de concepo simples e menores exigncias de preciso tambm so utilizados motores passo a passo nos acionamentos de avano. Para usinagem em altas velocidades necessrio um elevado torque de partida e de freagem, no sendo possvel segurana no nmero exato de passos. Portanto sua aplicao restrita a pequenos torques.
SENAI 79

Comando numrico computadorizado

Motor de acionamento da rvore

A rotao da pea nos tornos e a rotao da ferramenta nas fresadoras so realizadas pela rvore principal. O acionamento da rvore realizado atravs de motor de corrente alternada ou corrente contnua.

rvore principal

Quando o acionamento feito por motor de corrente alternada, a seleo de rotaes feita por uma caixa de engrenagens. A gama de rotaes disponveis neste caso fica na dependncia do nmero de escalonamentos da caixa de engrenagens. As rvores principais das mquinas CNC so geralmente acionadas por motores de corrente contnua, onde as rotaes podem ser realizadas sem escalonamentos e controladas atravs de um tacmetro. Neste caso pode-se utilizar qualquer rotao desejada dentro do campo de rotaes da mquina. Em alguns tipos de usinagem, quando necessrio atingir um torque favorvel ou modificar o campo de rotaes, pode existir no acionamento com motor de corrente contnua uma caixa de engrenagens com 2, 3 ou 4 escalonamentos.

SENAI

80

Comando numrico computadorizado

Sistema de medio A medio das posies dos carros pode ser direta ou indireta.

Quando a medio for direta utiliza-se uma escala e um receptor/emissor que so fixados um no carro e outro no corpo da mquina. Imperfeies nos eixos e nos acionamentos no influenciam nos resultados das medies. O sistema ptico de medio faz a leitura das divises da escala de medio e transforma esta informao em sinal eltrico que enviada ao comando.

Medio direta de posicionamento

Na medio indireta de posicionamento o curso do carro tomado pelo giro de um eixo de esferas recirculantes. Um sistema de medio rotativo registra o movimento de giro de um disco de impulso, que est montado em um eixo de esferas recirculantes.

Medio indireta de posicionamento


SENAI 81

Comando numrico computadorizado

O comando, levando em conta o passo do eixo de esferas recirculantes, transforma os impulsos de giro em deslocamento do carro. Ainda em funo dos tipos de escala adotada, diferencia-se a medio de posicionamento em absoluta ou incremental. Na medio absoluta, utilizada uma escala de medio codificada, que a cada momento mostra a exata posio do carro com referncia ao ponto-zero da mquina (o ponto-zero da mquina um ponto de referncia fixo na mesma).

Sistema absoluto de medio

Importante que o campo de leitura da escala de medio estende-se pelo campo total de trabalho. A codificao da escala de medio realizada em forma binria. Com isto, o comando pode em cada posio determinar um valor numrico correspondente. Na medio de posio incremental utilizada uma escala de medio com uma simples rgua graduada. Esta rgua composta de campos claros-escuros, que se movimentam pelo sistema de medio atravs do movimento de avano.

SENAI

82

Comando numrico computadorizado

Sistema incremental de medio

O sistema de medio conta cada nmero de campos claros-escuros, calculando assim a posio atual do carro pela diferena em relao sua posio anterior. Para este procedimento de medio funcionar, aps se ligar o comando, o carro deve ser conduzido a uma posio cuja distncia do ponto-zero da mquina conhecida. Esta posio chamada de ponto de referncia. Aps este procedimento, o sistema de medio pode utilizar a escala da rgua graduada para realizar as medies de posicionamento. A palavra absoluto em correspondncia medio de posicionamento significa que os dados da posio so sempre mensurveis independentemente da condio da mquina e do comando, pois eles sempre se baseiam em um ponto-zero fixo. A palavra incremental (incremento = comprimentos iguais, pequenos percursos) significa, na medio de posicionamento, que so mensurveis os aumentos e diminuies dos comprimentos dos cursos de movimento. O comando conta para cada movimento o nmero dos incrementos (por exemplo, traos divisrios), sendo que cada nova posio se diferencia da ltima. Esses sistemas de medio, normalmente eletro-indutivo ou tico, so de alta preciso, capazes de resistir ao ambiente industrial e s vibraes.

SENAI

83

Comando numrico computadorizado

Guias e barramento

So elementos de vital importncia em uma mquina operatriz, pois determinam toda a preciso geomtrica da mquina. Cabe a eles a responsabilidade de deslocar os carros porta-ferramenta de forma precisa. Vrias formas de guias e barramentos foram utilizados, sempre visando reduzir o atrito e o desgaste. Com o evento das mquinas CNC, o problema complicou-se pois, alm de reduzir o desgaste, o problema da inrcia tornou-se ponto crtico pelo efeito stickslip que a tendncia a saltos que ocorrem em baixa velocidade de escorregamento, tanto em movimentos translatrios como rotatrios. Em velocidades pequenas (5 a 20mm / min), a pelcula de leo lubrificante rompida e ocorre alto atrito esttico. Os elementos de transmisso so deformados elasticamente at que o atrito esttico seja superado. O carro avana ento rapidamente sob a ao das foras elsticas, restabelecendo-se o atrito cinemtico. O jogo pode repetir-se, tornando-se especialmente incomodo em baixas velocidades de posicionamento final ou em pontos de inverso de contornos. A escolha de materiais adequados, guias de plstico, ou aditivos no leo (bisulfeto de molibdnio) podem ajudar na soluo do problema. Outra soluo de guias de baixo atrito e reduzido desgaste, so as guias de rolamento e guias hidrostticas.

Exemplo de guias com plstico

Exemplo de guia com rolete

Para o amortecimento de vibraes so adotados barramentos de alta rigidez com enchimento de concreto ou areia do macho de fundio. No caso de tornos, muitos modelos foram projetados com barramento inclinado para facilitar a rpida eliminao dos cavacos, produzidos em elevado volume e altas temperaturas.

SENAI

84

Comando numrico computadorizado

Torno CN de barramento inclinado Meios de fixao da pea de trabalho

Os meios de fixao de peas nas mquinas operatrizes CNC podem ser acionados para abertura e fechamento atravs do programa CNC contido no comando da mquina, o qual ser estudado adiante. Nos tornos CNC em geral, possvel programar os movimentos de abertura e fechamento das castanhas, assim como as diferentes presses de fixao.

Fixao da pea Torno

A escolha da presso deve ser feita de acordo com a rotao da rvore devido fora centrfuga nas castanhas. Essa compensao feita com aumento da presso a medida que aumenta-se a rotao, pois nas mquinas CNC trabalham frequentemente com rotaes muito altas. Devido a problemas de deformao das peas, nem sempre possvel aumentar-se a presso a qualquer valor, por isso so utilizadas placas com compensao de fora inercial. Estas so construdas de tal forma que a fora de fixao hidrulica resultante permanece constante nas castanhas para as altas rotaes da placa, no se alterando atravs da influncia da fora centrfuga. Quando necessrio podem ser programados posicionamentos da contra-ponta, avano e retrocesso do mangote e luneta.

SENAI

85

Comando numrico computadorizado

Contra ponta, luneta

Nas fresadoras os processos de fixao devem atender a necessidade de rapidez e posicionamento correto da pea na mesa de trabalho. A forma da fixao da pea deve levar em considerao uma fcil troca, mantendo a repetibilidade nas medidas de usinagem. Para peas muito complexas, isto nem sempre possvel, sendo necessrio adoo de montagens especiais.

Fixao da pea - Fresadora

Em muitos casos pode ser vantajosa a utilizao de fresadoras equipadas com duas mesas de trabalho.

SENAI

86

Comando numrico computadorizado

Neste caso, a troca das mesas feita atravs do programa CN. Durante a usinagem de uma pea feita na outra mesa a retirada e fixao da prxima pea.

Dispositivos de troca de ferramentas


Nos processos de usinagem so poucas as peas que podem ser usinadas sem a troca de ferramentas, como procura-se realizar o maior nmero de operaes possveis numa nica sujeio, o sistema de troca de ferramentas em mquinas CNC, por causa disso, vem cada vez mais sendo otimizado pelos fabricantes de mquinas. Nas mquinas CNC atuais a troca de ferramentas pode ser realizada manualmente ou automaticamente. Como nas fresadoras e nas furadeiras os assentos das ferramentas na rvore so de fcil acesso, a troca pode ser realizada manualmente. Os tornos e centros de usinagem possuem dispositivos de troca automtica de ferramentas, de concepes que se diferenciam em funo da quantidade de ferramentas a serem usadas. Na troca automtica de ferramentas temos o revlver-ferramenta ou o magazine de ferramentas.

Revlver-ferramenta

Magazine de ferramentas

No sistema revolver, a troca realizada com o giro do mesmo, que comandado pelo programa CNC, at que a ferramenta desejada fique na posio de trabalho.

SENAI

87

Comando numrico computadorizado

No sistema magazine, de modo geral, a troca de ferramentas realizada por um brao com duas garras. O programa posiciona a prxima ferramenta do magazine que entrar em ao e interrompe a usinagem. Um brao com duas garras entra em ao tirando de um lado a nova ferramenta do magazine e do outro lado a ferramenta que estava operando na rvore principal da mquina. As posies das ferramentas se invertem pelo giro de 180 (graus) do brao de garras o qual logo aps introduz as ferramentas em seus lugares. Na troca de ferramentas automticas esses sistemas so de modo geral comandados com lgica direcional, ou seja, para o posicionamento da ferramenta percorrido o caminho mais curto de giro.

Revlver com lgica direcional

A chamada da ferramenta para a posio desejada no momento necessrio organizada no programa inserido no comando. As ferramentas numeradas sero chamadas pela identificao de cada uma delas, pois a cada ferramenta identificada corresponde um alojamento no magazine ou revlver. Os magazines de ferramenta podem ser projetados pelo fabricante da mquina de vrias maneiras para atender as necessidades do processo de usinagem, visando a maior flexibilidade possvel.

SENAI

88

Comando numrico computadorizado

Exemplos de magazines

SENAI

89

Comando numrico computadorizado

Operao da Mquina
PAINEL

PALKEYS

SOFTKEYS

MACH 8
F1 F3 F4

A F F2 K P U F6 F7 F8 F9 / EXIT
SPACE

B G L K V Y

C H M R W Z

D I N S
INS
ERROR MSGS

E J O T
DEL

VDEO

F5

HELP

SHIFT 7 4 1 > . ( 8 % 5 2 ; 0

ZOOM IN

ZOOM OUT

) 9 & 6 ! 3 < ,

X + =

EOB

ENTER

+
CYCLE STOP BLK BLK CYCLE START

Boto de Emergncia Seletores de variao Volante eletrnico

SENAI

90

Comando numrico computadorizado

FUNES DO PAINEL
CYCLE START (INCIO DE CICLO): Esta tecla possui vrias funes, todas relacionadas com o incio de execuo. Quando pressionada executa de forma contnua o programa, desde que tenha sido pr-selecionada a opo AUTOMTICO na PGINA DE MODO. Quando estivermos atuando via MDI teremos que acion-la para cada bloco de informao. Tambm usamos esta funo para iniciar a rotina de Referncia da Mquina. BLK/BLK: Quando pressionada a execuo BLOCO A BLOCO do programa feita, sendo necessria acion-la uma vez para cada bloco de informao.

CYCLE START

BLK BLK

CYCLE STOP

CYCLE STOP (BLOQUEIO DE AVANO): Quando pressionada causar a parada do movimento dos eixos e da execuo do programa, que podero ser reiniciados atravs da tecla CYCLE START (AUTOMTICO) ou BLK/BLK (bloco a bloco).

SELETOR DE VARIAO DE AVANO:

Serve para modificar os avanos (F) programados dentro de uma faixa de 0 a 150%.

SELETOR DE VARIAO DE ROTAO:

Funo manual que permite a variao da rotao do eixo rvore dentro de uma faixa de 50 a 125%.

PARADA DE EMERGNCIA:

Quando pressionada causar a parada imediata dos movimentos dos eixos e da rotao da placa (eixo rvore).

SENAI

91

Comando numrico computadorizado

TECLADO

A F K P U X
SPACE

B G L K V Y

C H M R W Z

D I N S INS
ERROR MSGS ZOOM IN

E J O T DEL
HELP ZOOM OUT

SHIFT ( 8 % 5 2 ; 0 EOB

7 4 1 > .

) 9 & 6 ! 3 < , ENTER

X + =

O teclado consiste em 57 teclas de posio vertical, sendo 43 alfa-numricas e 14 especiais

SENAI

92

Comando numrico computadorizado

OPERAO DA MQUINA
1. LIGAR A MQUINA: 1.1. Ligar a chave geral: 1.2. Puxar o boto de emergncia 1.3. O CNC far um check-up geral e fornecera ao operador informaes sobre o funcionamento da mquina: 1.4. pressione EXIT 1.5. Pressionar a PALKEY PAGE DOWN at aparecer LIGA COMANDO 1.6. Pressionar LIGA COMANDO 2. REFERENCIAR A MQUINA: 2.1. Acessar a PAGINA DE MODO 2.2. Acessar MANUAL 2.3. Acessar REFERENCIAR MQUINA; 2.4. Ajustar o seletor de avano em 60 %; 2.5. Afastar o contra-ponto (cabeote mvel); 2.6. Pressionar a tecla CYCLE START 3. MOVIMENTAR OS EIXOS: 3.1 Acessar PAGINA DE MODO 3.2 Acessar MANUAL: 3.3 Acessar JOG: 3.4 Acessar JOG CONTINUO: 3.5 Ajustar o seletor de avano 3.6 Selecionar o sentido de movimento: X+, X- , Z+ ou Z4. EDITAR UM PROGRAMA 4.1 Acessar PAGINA DE MODO: 4.2 Acessar EDITOR: (selecionar programa j existente ou acessar PROGRAMA NOVO) 4.3 Acessar EDITOR: 4.4 Acessar LISTA: TESTAR PROGRAMA Acessar GRAFICO: Acessar STATUS; Acessar CYCLE START 5. UTILIZAR OS RECURSOS GRAFICOS: 5.1 Editar o programa: 5.2 Acessar GRAFICO: 5.3 Acessar RAPIDO: 5.4 Acessar JANELA: 5.5 Acessar LIMITES SOFTWARE: 5.6 Acessar ZERAR: 5.7 Acessar CYCLE START: 5.8 Acessar EXIT: 5.9 Acessar APAGAR: 5.10 Acessar CYCLE START:

SENAI

93

Comando numrico computadorizado

6. MOVIMENTAR EIXOS COM O RVORE LIGADO: 6.1 Acessar pagina de modo: 6.2 Entrar em manual: 6.3 Acessar MDI: 6.4 Acessar STATUS: 6.5 Posicionar o cursor ate o campo de entrada de dados (parte inferior da pagina) e digitar: 6.5.1 Faixa de rotao: M13 # 6.5.2 Rotao + ligar eixo arvore: S600 M3 # 6.6 Acionar ENTER 6.7 Acionar CYCLE START por duas vezes: 6.8 Acionar CYCLE STOP: 6.9 Acionar EXIT: 6.10 Acessar JOG: 6.11 Acessar manivela em x ou em z 6.12 Acertar o manivela multiplicador em 1 ou 10 ou 100 mm/rot.para executar a usinagem desejada: 6.13 Afastara ferramenta 6.14 Desligar o eixo arvore acionando <shift+cycle stop>: 7. CARREGAR UM PROGRAMA: 7.1. Acessar pagina de modo: 7.2. Acessar carregar/salvar 7.3. Acessar carregar 7.4. Acessar prog. novo 7.5. Acessar Programa(Aparecer mensagem carregando programa) 7.6. Ao final do carregamento aparecer a mensagem: Carregamento completo 8. SALVAR UM PROGRAMA 8.1 Acessar Pagina de modo 8.2 Acessar carregar salvar: 8.3 Acessar Salvar 8.4 Acessar diretrio 8.5 Digitar o nmero do Programa a ser salvo 8.6 Tecle Enter 8.7 Acessar Prog 9. CONTROLE DE ACESSO 9.1 Acessar pagina de modo 9.2 Acessar suporte 9.3 Opo Acesso 9.4 Digitar a senha 9.5 Teclar Enter

SENAI

94

Comando numrico computadorizado

REFERENCIAMENTO DE FERRAMNETAS BALANO SENTIDO X 10. PREPARAO DO BALANO SENTIDO X

10.1 Acessar Pgina de Modo; 10.2 Entra em Manual; 10.3 Acessar MDI; 10.4 Acessar Status; 10.5 Posicionar o cursor at o campo de entrada de dados (parte inferior da pgina) e digitar: 10.5.1 Cancelar a origem temporria: G99#; 10.5.2 Faixa de rotao: M12#; 10.5.3 Rotao + Ligar eixo rvore: S600 M03#. 10.6 Acionar Enter; 10.7 Acionar Cycle Start por 3 vezes; 10.8 Acionar Cycle Stop; 10.9 Acionar Exit; 10.10 Acessar Jog; 10.11 Usando uma ferramenta adequada posicionar e usinar um dimetro para referncia, somente limpando; para isto utilizar a Manivela Eletrnica ou Jog Contnuo; 10.12 Afastar a ferramenta; 10.13 Desligar o eixo rvore, acionando <Shift + Cycle Stop>; 10.14 Medir e registrar o dimetro encontrado.
11. EXECUO DO BALANO SENTIDO X:

11.1 Preparar a ferramenta a ser referenciada; 11.2 Acessar Pgina de Modo; 11.3 Entrar em Manual; 11.4 Acessar Jog; 11.5 Tocar a ponta da ferramenta no dimetro usinado; para isto utilizar a Manivela Eletrnica ou Jog Contnuo; 11.6 Afastar a ferramenta somente no eixo Z at um ponto fora da pea; 11.7 Acessar Jog Incremental; 11.8 Fazer um deslocamento em X- igual ao dimetro encontrado (a ponta da ferramenta dever ficar na linha de centro da mquina); para isto: 11.8.1 Posicione o cursor no campo incremento; 11.8.2 Digite o valor do dimetro; 11.8.3 Tecle Enter; 11.8.4 Tecle X-. 11.9 Acessar Pgina de Modo; 11.10 Acessar Referncia de Trabalho; 11.11 Acessar Dimenses de Ferramentas; 11.12 Coloque o cursor em Compr X; 11.13 Tecle Enter 11.14 Coloque o cursor em T; 11.15 Digite o nmero da ferramenta; 11.16 Tecle Enter (automaticamente o balano da ferramenta ser registrado no campo X-Raio).
SENAI 95

Comando numrico computadorizado

BALANO SENTIDO Z

12.

PREPARAO DO BALANO SENTIDO Z;

12.1 Acessar Pgina de Modo; 12.2 Entrar em Manual; 12.3 Acessar Jog; 12.4 Encostar a face de referncia da torre/gang num ponto qualquer de fcil acesso (castanhas ou face da pea por exemplo); para isto utilizar a Manivela Eletrnica em X e Z; 12.5 Configurar este ponto como referncia Z zero. Para isto: 12.5.1 Acessar Pgina de Modo; 12.5.2 Entrar em Manual; 12.5.3 Acessar MDI; 12.5.4 Acessar Status; 12.5.5 Posicionar o cursor at o campo de entrada de dados (parte inferior da pgina) e digitar: 12.5.5.1 Deslocar a origem temporria: G92 Z0#; 12.5.5.2 Acionar Enter; 12.5.5.3 Acionar Cycle Start; 12.5.6 Acionar <Shift + Cycle Stop>;

13.

EXECUO DO BALANO SENTIDO Z":

13.1 Preparar a ferramenta a ser referenciada; 13.2 Acessar Pgina de Modo; 13.3 Entrar em Manual; 13.4 Acessar Jog; 13.5 Posicionar a ferramenta encostando a sua ponta na face de referncia adotada; para isto utilizar a Manivela Eletrnica; 13.6 Acessar Pgina de Modo; 13.7 Acessar Referncia de Trabalho; 13.8 Acessar Dimenses de Ferramentas; 13.9 Coloque o cursor em Compr Z; 13.10 Tecle Enter; 13.11 Coloque o cursor em T; 13.12 Digite o nmero da ferramenta; 13.13 Tecle Enter (automaticamente o balano da ferramenta ser registrado no campo Z);

SENAI

96

Comando numrico computadorizado

14.

REFERENCIAMENTO DO ZERO PEA

14.1 Preparar uma ferramenta j referenciada; 14.2 Acessar Pgina de Modo; 14.3 Acessar Editor; 14.3.1 Acessar Prog. Novo; 14.3.2 Acessar Editor; 14.3.3 Digitar G99 #; 14.3.4 Digitar T01 #; 14.3.5 Digitar M06 #; 14.3.6 Digitar M30 #; 14.4 Acessar Pgina de Modo; 14.5 Acessar Operao Auto; 14.5.1 Acessar Status; 14.5.2 Digitar Cycle Start; 14.5.3 Verificar se o nmero da ferramenta selecionada registrado nos campos TC e TP; 14.5.4 Digitar Exit; 14.6 Acessar Jog; 14.6.1 Acessar Manivela em X e Z; para encostar a ferramenta na face da pea; 14.7 Acessar Pgina de Modo; 14.7.1 Acessar Referncia de Trabalho; 14.7.2 Acessar Referncia de Ferramenta;
(para zero pea na face da frente) 14.7.3 Posicione o cursor no campo G54 ou G55; 14.7.4 Teclar Enter (automaticamente o zero-pea referenciado). (para zero pea na face traseira) 14.7.3 Posicione o cursor no campo zoffset; 14.7.4 Digitar comprimento da pea com valor (-)negativo; 14.7.5 Teclar Enter; 14.7.6 Posicione o cursor no campo G54 ou G55; 14.7.7 Teclar Enter (automaticamente o zero-pea referenciado).

SENAI

97

Comando numrico computadorizado

Exerccios
1.Exerccio de Fixao Aplicar G00 e G01, somente como acabamento.

SENAI

98

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 1 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 99

Comando numrico computadorizado

2.Exerccios com aplicao de; G0, G1, G2 e G3

SENAI

100

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 2 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 101

Comando numrico computadorizado

3.Exerccio de Fixao

Aplicar Aplicao G0, G01 G2 e G03

SENAI

102

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 3 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 103

Comando numrico computadorizado

4.Exerccio de Fixao Objetivo: Aplicar as Funes G00, G01 G2 e G03, ( usando as funes R e IK ) somente com acabamento.

SENAI

104

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 4 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 105

Comando numrico computadorizado

5.Exerccio de Fixao Objetivo:

Aplicar as Funes G00, G01 G2 e G03 somente como acabamento e G04 no fundo do carro com tempo de 2 segundos

SENAI

106

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 5 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 107

Comando numrico computadorizado

6.Exerccio de Fixao

Objetivo:

Usar G37 ciclo de roscamento com 9 passadas

SENAI

108

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 6 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 109

Comando numrico computadorizado

7.Exerccio de Fixao Objetivo:

Programar utilizando a compensao do raio da ferramenta.

SENAI

110

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 7 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 111

Comando numrico computadorizado

8.Exerccio com Ciclo G66 ( Desbaste Interno Paralelo ao Eixo 2 )

SENAI

112

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 8 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 113

Comando numrico computadorizado

9.Exerccio com Ciclo G66 ( Desbaste Externo Paralelo ao Eixo 2 )

SENAI

114

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 9 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 115

Comando numrico computadorizado

10.Exerccio com Ciclo G67 ( Desbaste Externo Paralelo ao Eixo X )

SENAI

116

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 10 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 117

Comando numrico computadorizado

11.Exerccios com Ciclo G68 (Sub Programa de acabamento distanciando-se da linha de centro).

SENAI

118

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 11 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 119

Comando numrico computadorizado

12.Exerccios com Ciclo de Furao : G74

SENAI

120

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 12 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 121

Comando numrico computadorizado

12A Exerccios com Ciclo de Torneamento: G74

SENAI

122

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 12 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 123

Comando numrico computadorizado

13. Exerccios Com Ciclo de Canal: G75

SENAI

124

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 13 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 125

Comando numrico computadorizado

13a. Exerccios com Ciclo de Faceamento: G75

SENAI

126

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 13 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 127

Comando numrico computadorizado

14. Exerccios com Ciclo G83 ( com quebra de cavaco sem retorno ao Plano R )

SENAI

128

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 14 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 129

Comando numrico computadorizado

15. Pea Exerccio n 1

SENAI

130

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 15 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 131

Comando numrico computadorizado

16. Exerccio Proposto n 2

SENAI

132

Comando numrico computadorizado

Quadro: Resoluo do exerccio 16 Seqncia Funo preparatria Eixo X Eixo Z Funo auxiliar/ Funo auxiliar/ Comentrios

miscelnea miscelnea

N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 N150 N160 N170 N180 N190 N200 N210 N220 N230 N240 N250 N260 N270 N280 N290 N300 N310 N320 N330
SENAI 133

Comando numrico computadorizado

Bibliografia

Manual ROMI de Programao e Operao CNC Mach8. Senai SP Mecnica Geral Princpios de automao, hidrulica e por CNC. Senai SP Tcnico em Mecnica Comando Numrico Computadorizado.

Trabalho editorado pela Escola SENAI Hessel Horcio Cherkassky de Cubato CFP. 2.02 do DR SP. ( Departamento Regional de So Paulo)

SENAI

134

You might also like