You are on page 1of 23

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par IFPA. Diretoria de Pesquisa e Ps-graduao. Diretoria de Ensino Superior.

. Curso de Ps-graduao em Educao para as Relaes tnico-raciais.

Ttulo: Imagens de Negros no Livro Didtico de Histria uma anlise quanto estereotipia. Linha de Pesquisa: Ideologia do Recurso Didtico.

Autores:

Andr Luiz Ferreira Cozzi. Humberto Jardel Freitas de Melo.

Orientador: Prof. Msc. Jos Ricardo dos Santos.

Resumo: Este artigo busca compreender os valores polticos e ideolgicos implcitos nas imagens de negros
veiculadas em livros didticos de Histria do Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD/MEC) que abordam a prtica da escravido nos perodos colonial e imperial brasileiro. Por meio da metodologia de Anlise de Contedo, identificou-se como as imagens de negros submetidos a escravido so apresentadas em trs colees didticas e como as mesmas podem ser contextualizadas levando em conta a lei 10.639/2003 e as recentes pesquisas historiogrficas. Como resultado, constata-se nas obras pesquisadas a permanncia de explicaes que reforam esteretipos e atitudes discriminatrias, colocadas de forma a no permitir a elaborao de uma viso crtica em relao as imagens sobre a escravido, expondo o presente estado racista em nosso pas, que dificulta a educao para as relaes tnico raciais e a valorizao da cultura e histria africana e afro-brasileira.

Palavras Chaves: Livro Didtico, Educao, Esteretipos.

Introduo: A tradio educacional brasileira, alinhada aos padres da escola francesa, sempre concebeu o uso de imagens como recurso didtico nas aulas da disciplina Histria. Em tempos recentes muitos estudiosos dedicaram estudos sobre a importncia das imagens na construo de representaes e imaginrios sociais. O historiador ingls Peter Burke, por exemplo, em dois estimulantes ensaios dedicados ao tema das imagens - A fabricao do Rei. A construo da imagem pblica de Luis XIV e Testemunha Ocular: histria e imagem (BURKE 1994; 2004) chama a ateno sobre como por meio do uso planejado de pinturas, esculturas e fotografias, alguns governos consolidaram sua ideologia sobre as massas da populao, demonstrando que mais do que despretensiosos produtos de arte, tais trabalhos eram porta vozes de doutrinas que tanto serviam de motivao para as composies como para formar a opinio e os valores do pblico que os recebiam. Num estudo pioneiro sobre o uso de imagens em Livros Didticos de Histria, Circe Bittencourt destaca como a utilizao exaustiva de determinadas imagens acabou estereotipando os vrios grupos que compem a populao brasileira (BITTENCOURT, 1993). Sua pesquisa tratou especificamente da veiculao de imagens sobre os povos indgenas, e de como tais imagens tanto serviram para a formao de representaes sociais sobre eles: primitivismo selvagem e perodo colonial no sendo mencionados em outras pocas, como na expanso da cultura do caf ou outros momentos de tenso e conflito agrrio. Tais esteretipos concorreram de forma decisiva para a completa desconexo entre indgenas e as idias sobre progresso e civilizao, sendo at hoje difcil reconhecer um indgena fora da taba, sem pintura e penachos na cabea. Atravs de levantamentos e reflexes sobre a estereotipia das imagens possvel determinar algumas fronteiras que demarcam a posio e o tratamento dispensado a indgenas em nosso pas (BITTENCOURT, 2003). Seguindo a mesma lgica, podemos tambm considerar a situao de outros grupos sociais, como os negros. Sabe-se que sua histria sempre apresentada atravs do vnculo com a escravido. Mesmo quando tentam positivar sua presena na sociedade, quase sempre na opresso promovida durante a escravido colonial e imperial que buscam sua presena. Condur (CONDUR, 2009), ao comentar a escultura de zumbi erigida na dcada de 1980, na cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa do governo estadual, tendo a frente o renomado socilogo Darcy Ribeiro, chama a ateno as contradies ligadas tanto em relao origem da escultura como a forma de sua exposio em praa pblica, demonstrando como a utilizao das imagens de negros em nosso pas est

impregnada de esteretipos de carter inferiorizante e da dependncia destes grupos em relao cultura branca e europia. Mesmo amparados pela lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003), as estratgias de uma educao transformadora das relaes tnico-raciais esto cercadas de elementos secularmente construdos em sentido contrrio, que no podem ser simplesmente descartados ou negados. Dentre estes, destacamos as imagens retratando africanos e afro-brasileiros encontradas atualmente nos Livros Didticos de Histria, que mesmo estando talvez acompanhadas de textos renovados e contextualizados com as mais recentes pesquisas sobre relaes tnicas, no podem negar sua origem e historicidade. Tais iconografias acabam sendo muitas vezes, como enfatizou Condur (2009) ao falar do monumento em homenagem a Zumbi, recursos contraditrios no ensino do papel desempenhado pelos negros em nossa formao como povo. Mudar esta situao uma tarefa complexa, tanto pela falta de fontes materiais que as confrontem, como pela quase ausncia de pesquisas sobre o tema. Na esteira das lutas pela erradicao do marcante preconceito contra negros em nosso pas e no intuito de estimular a harmonia nas relaes tnico-raciais (como a lei 10.639/2003), consideramos tambm ser necessrio esmiuar os sutis instrumentos de reproduo da desvalorizao e inferiorizao de tudo que remete ao continente africano e sua populao, no intuito de subsidiar a construo de futuros trabalhos e metodologias de combate ao preconceito e a discriminao racial. Este estudo aborda as imagens de negros em Livros Didticos da disciplina Histria destinado aos alunos da sexta srie do ensino fundamental (antiga 6 srie) presente em trs colees: Histria, de Francisco de Assis Silva (SILVA, 2001), Link do Tempo (MARINO, 2005) e Saber e fazer Histria, de Gilberto Cotrim (COTRIM, 2002) e como as mesmas so apresentadas em seus contextos didticos, permitindo a inferncia sobre como so percebidas na atualidade por professores e alunos. Para tanto, a pesquisa utiliza o referencial epistemolgico da hermenutica, pois conforme Severino trata-se de uma interpretao que o sujeito faz a partir das expresses simblicas das produes humanas, dos signos culturais (SEVERINO, 2007, p. 115), considerando as imagens como recursos privilegiados que conduzem e induzem os indivduos nas relaes entre o simblico e o real, para a formao ou confirmao das representaes sociais feitas a partir das relaes entre negros e brancos na sociedade. Por meio de anlises das imagens em que figuram indivduos negros, durante o perodo colonial e imperial,

buscaremos compreender os valores polticos e ideolgicos implcitos nestes meios, que so entendidos, aqui, como resultantes de processos histricos e interaes sociais. Como mtodo de pesquisa, optamos pela anlise de contedo, que privilegia, entre outros aspectos, o estudo das imagens, cujos significados necessitam ser analisados, compreendidos e problematizados Trata-se de compreender criticamente o sentido manifesto ou oculto das comunicaes (SEVERINO, 2007, p. 121). Os estudos marxistas j apontaram estes aspectos nas relaes classistas. Da mesma forma, numa abordagem sobre as relaes raciais, as imagens tendem tambm a imprimir valores a determinado fentipo, confirmando sua superioridade racialista. Atravs da anlise de contedo possvel desenvolver uma hermenutica controlada, baseada na deduo: a inferncia (BARDIN, 1977, p. 9) que garante estabilidade e seriedade cientfica a pesquisa. O livro didtico e o combate ao racismo. No Brasil, o Livro Didtico utilizado sistematicamente pelo governo desde 1929. Em tempos mais recentes, a distribuio de material didtico feito pelo governo sofreu significativas modificaes em relao a aquisio das obras, visando a correo e ampliao de questes de cunho social, como a heterogeneidade das diversas populaes que compem o territrio nacional. Assim, desde 1996 o Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD) passa a fazer uma avaliao pedaggica nas obras inscritas no programa, que entre outras atribuies normatiza e avalia a bibliografia ofertada rede pblica de educao, no sentido de garantir a ampla e correta abordagem dos diferentes aspectos dos regionalismos e constituio sociolgica da populao 1. Em 2009, o PNLD utilizou recursos da ordem de R$302.621.896,64 (sem contar as despesas de remessa) para adquirir 60.542.424 livros, destinados a 29.158.208 alunos em todo o Brasil, sendo destes 1.575.991 somente na regio Norte, conforme demonstra a tabela 1. o maior programa estatal de distribuio de livros didticos do mundo (CASSIANO, 2007, apud GARRIDO, 2008). Assim, numa aproximao com os estudos de Burke, mencionados anteriormente, conclui-se que o Livro Didtico, pelo pblico a quem se destina: estudantes, e pela ampla distribuio alcanando todo o territrio nacional , configura-se como um importante instrumento institucional para construo da imagem do Estado, bem como de manipulao e controle das massas (BURKE, 1994; 2004).

Histria do PNLD, texto eletrnico de:<http://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20082/mat0412/textos/ historiadopnld.doc>, acesso em abril 2010.

Estas peculiaridades acerca do Livro Didtico h muito tem chamado a ateno de especialistas de diversas reas do conhecimento, interessados por seus aspectos mercadolgicos, passando pela relao dos profissionais da educao com seus contedos e sua sistemtica utilizao, em detrimento da autonomia do professor em adequar e conduzir as competncias e contedos de sua disciplina de acordo com as circunstncias e as demandas de seus alunos (CASSIANO, 2004). Mesmo diante de amplas e variadas possibilidades de abordagens para pesquisa, a quantidade de trabalhos sobre o livro didtico em nvel de ps graduao ainda muito pequeno. A revista Educao e Pesquisa, da Faculdade de Educao da USP, informa que segundo a Associao Nacional de Ps-graduao em Educao (ANPEd), entre os anos de 1981 e 1998, do universo de 8 mil ttulos de teses e dissertaes defendidas em instituies a ela filiadas, apenas 114 tratavam do Livro Didtico, das quais apenas 44 faziam referencia ao racismo (ROSEMBERG; BRAZILLI; SILVA, 2003, p. 127).

Tabela 1 Quantidade de exemplares e valores de aquisio PNLD 2009, PNLEM 2009 e PNLA 2008 Fonte: ftp://ftp.fnde.gov.br/web/livro_didatico/quantidade_exemplares_e_aquisicao2008_2009.pdf

Por possurem aspectos ideolgicos e coercitivos, os Livros Didticos tambm so significativos veculos de reproduo esteretipos culturais e raciais, exaltando determinado

grupo regional, suas caractersticas sociais e fenotpicas. Sendo lamentvel que nos estudos sobre as relaes raciais no Brasil, patrocinadas pelo Movimento Negro, o Livro didtico seja includo na categoria sobre a representao do negro na mdia (ROSEMBERG; BRAZILLI;
SILVA, 2003).

O PNLD, desde sua implantao em 1996, demonstra preocupao em coibir a veiculao nas escolas de livros com contedo discriminatrio e/ou racista. O Guia de Livros Didticos PNLD 2008, para a disciplina Histria, no tpico sobre critrios de avaliao, veicula o seguinte texto:
8. Construo da cidadania. Este item considera se a coleo aborda a diversidade das experincias humanas com respeito e interesse, estimulando o convvio social, o respeito, a tolerncia e a liberdade, [...]. Se aborda as temticas das relaes tnicosociais e gnero, considerando o combate ao preconceito, discriminao racial e sexual e violncia contra a mulher, visando construo de uma sociedade antiracista, justa e igualitria [...] contribuindo para o desenvolvimento da tica necessria ao convvio social (BRASIL, 2007, p. 15).

Os critrios de avaliao quanto ao preconceito e o racismo, entretanto, levam em conta apenas as expresses diretas de hostilidade ou depreciao racial (ROSEMBERG;
BRAZILLI; SILVA, 2003, p. 140), desconsiderando as mais recentes pesquisas sobre relaes

raciais no Brasil, que apontam a peculiaridade de termos em nosso pas a prtica de um racismo velado, escamoteado pela falcia da democracia racial. Assim, mesmo reconhecendo os avanos no combate ao racismo na sociedade civil, na poltica e na legislao, preciso aprofundar as discusses, e o Livro Didtico, dada sua posio privilegiada de acesso e influncia na formao do cidado, precisa ser mais bem estudado, visando promoo de sua melhoria, garantindo o cumprimento de seu papel em promover uma educao justa e digna a todos os estudantes por ele atendidos. O livro didtico e o uso de imagens. Como recursos cognitivos privilegiados2, o uso de imagens tem recebido cada vez mais ateno como fontes documentais para os mais variados estudos. Seu uso na educao tem sido amplamente explorado, seja na forma esttica, com gravuras, pinturas e fotografias; ou em movimento, nos filmes. O Livro Didtico de Histria, que sempre fez uso delas primeiro por meio de gravuras de desenhos feitos a partir de pinturas consagradas pela crtica

Estudos no campo da neuropsicologia revelam que o pensamento feito de imagens. Sobre esta afirmao ver Damsio, Antonio R. O Erro de Descartes - Emoo, Razo e o Crebro Humano. So Paulo, Companhia das Letras, 1996.

de arte ou pela poltica nacional, e mais recentemente, com os avanos na tecnologia digital e grfica, faz amplo uso de fotografias, mapas, grficos, produzidos em diferentes contextos de tempo e espao, correspondendo s atuais exigncias do mercado editorial e miditico. A utilizao sistemtica de um nmero cada vez maior de imagens sobre o passado colonial e imperial brasileiro no livro didtico da disciplina Histria permite que grande parte das informaes sobre aquele perodo seja apreendido pelos alunos de maneira rpida, e ao mesmo tempo impregnada de esteretipos sobre a sociedade daquele tempo. Provavelmente, a facilidade por parte dos educandos em identificar e associar determinada imagem apresentada no livro didtico com a histria brasileira ocorra devido grande repercusso de temas como o sistema escravista e as economias aucareira e cafeeira, o que de certo modo supre falta de bases tericas que orientem sua leitura. Aliado a este imaginrio sobre a colnia e o imprio brasileiro, podemos acrescentar a idia de que tais imagens comportam significados bem definidos, no necessitando, portanto, de descries e interpretaes apuradas. interessante destacar, tambm, que assim como os documentos verbais, as imagens no so neutras, pois como os primeiros tambm expressam relaes sociais, polticas e ideolgicas. necessrio compreender o contexto histrico em que elas foram produzidas e as escolhas e posies ideolgicas de quem as produziu e detalhar seus significados. H a necessidade, portanto, de valorizao desta importante fonte histrica nos livros didticos, pois ela carregada de simbolismos e significados que no poderiam ser comunicados por outra forma de expresso e interpretao da realidade. Diferentemente da idia de serem as imagens inseridas nos livros didticos de Histria meros recursos visuais para subsidiar os textos, pode-se demonstrar que na verdade muitas vezes so os textos quem confirmam as poderosas mensagens das imagens. Uma imagem vale mais que mil palavras as imagens de negros no livro didtico de Histria. A questo negra na educao brasileira tem recebido importantes contribuies das recentes revises na historiografia nacional. Ao assumirem posicionamentos questionadores em relao ao silncio das fontes tradicionalmente utilizadas para cartografar a evoluo do sistema educacional no Brasil, as pesquisas demonstram a existncia de lacunas ou contextos fragmentados que dificultam, e chegam mesmo a impedir o reconhecimento de determinados extratos da sociedade no processo de educao e conseqentemente de participao enquanto indivduos. Aos negros, em especial, observa-se a permanncia de

determinados esteretipos: escravo, iletrado, no apto ao trabalho assalariado, indolente, preguioso, de pouca inteligncia. Tais adjetivos em muito advm da crena de serem estes historicamente excludos da sociedade nacional, sendo por isso mesmo incapazes de qualquer participao efetiva na sociedade colonial, imperial e republicana brasileira. Num estudo sobre a escolarizao de negros entre o final do sculo XIX e incio do XX, Arajo & Silva (2005) defendem que a negao da presena negra no processo de escolarizao faz parte de uma incompatibilidade intrnseca entre as fontes oficiais e a histria dos oprimidos (ARAJO & SILVA, 2005, p. 67). Conforme destacam os autores mencionados, a superao desta incompatibilidade possvel atravs de novas metodologias e abordagens de fontes histricas no sentido de possibilitar a recuperao e valorizao do segmento negro e de sua conseqente participao no processo educacional brasileiro. Fonseca (2002) sustenta que o processo de socializao do indivduo negro, nascido em territrio nacional, mesmo estando submetido escravido, mediado a partir de um dispositivo educacional e no meramente atravs do adestramento, termo comumente utilizado por estudiosos ao referir-se a educao negra na colnia e depois, durante o imprio, para oporem-se as idias sociolgicas de uma relao de cordialidade entre senhores e escravos no Brasil, e que teve em Gilberto Freyre seu principal e mais conhecido defensor. No obstante os nobres objetivos dos trabalhos desenvolvidos nas dcadas de 60 e 70 do sculo XX para expor as falcias da chamada democracia racial brasileira, o uso corrente do termo adestramento acabou por reforar o esteretipo de serem os negros pessoas inferiores, com baixo nvel intelectual, quase como animais irracionais. Somente na dcada de 1980, foi possvel avanar no entendimento das relaes entre senhores/escravos/sociedade. Shalhoub (1989) e Mattoso (1982), citados por Fonseca (2002), inscrevem-se como pesquisadores que do novo flego ao entendimento do negro na sociedade, destacando a importncia dos acordos mantidos entre senhores e escravos, nos quais ambos (resguardadas as proporcionalidades) tiravam proveito. Tais acordos demonstram a capacidade e desenvoltura dos escravos brasileiros em suas relaes sociais. Sem entrar em detalhes acerca da escolarizao de negros no perodo imperial e republicano brasileiro, de suma importncia pontuar como o campo historiogrfico tradicionalmente aborda o indivduo negro na sociedade, pois acreditamos ter isso uma grande influncia nos processos de escolhas e usos das imagens encontradas nos livros didticos de Histria. Especialmente desde a chegada da famlia real portuguesa ao Brasil, em meados do sculo XIX, muitos intelectuais preocupados com o progresso civilizacional do imprio,

propuseram anlises que davam conta do potencial econmico das terras brasileiras. Para que isso ocorresse seria necessrio haver a disciplinarizao dos meios de produo s novas demandas do liberalismo industrial e iluminista europeu. Neste contexto, a mo-de-obra escrava e negra passa a ser amplamente criticada como sistema ultrapassado e desumano. Ora, na escalada da desumanizao do trabalho escravo, o negro acaba se tornando no apenas vtima, mas tambm culpado de disseminar o atraso e a incivilidade da nao brasileira, tendo como base dois argumentos ideolgicos: as teorias sociolgicas do positivismo Comteano (final do sculo XVIII) e as teorias cientficas do racialismo (final do sculo XIX), que pontuam a inferioridade dos negros africanos em relao aos brancos europeus. A pesquisadora Clia Maria Azevedo, no livro Onda negra e medo branco: o negro no imaginrio das elites sculo XIX, chama a ateno para o fato do negro na historiografia brasileira (numa tradio que remonta ao pensamento de Tavares Bastos sec. XIX) sempre estar associado s idias de: trabalho compulsrio / atraso / barbrie, enquanto ao indivduo branco seria creditado o trabalho livre / progresso / civilizao (AZEVEDO, 1987, p. 65). Recentemente, mesmo aps a promulgao da lei 10.639/2003 e da vasta evidncia documental e acadmica, as idias pr-concebidas sobre o negro na sociedade brasileira parecem prevalecer. O livro didtico, como recurso privilegiado na educao de crianas, jovens e adultos no Brasil, ainda estreita suas idias com base em antigos, mas persistentes, modelos sociolgicos de homogeneidade da sociedade brasileira. Warley da Costa, no artigo Imagens da escravido no livro didtico, percebe a persistente veiculao de ideologias sobre o negro no livro didtico. Em relao a escravido no perodo colonial, comumente abordado em livros didticos de sexta srie, Costa esclarece:
Essas anlises inserem a escravido num contexto mais abrangente, apresentando o escravo como uma simples pea da engrenagem: o escravo passivo e massacrado pelo sistema, reduzindo assim a escravido a um insignificante aspecto do sistema colonial a servio do capitalismo internacional, produzindo conceituaes tericas generalizantes. Nesta viso, aparece a imagem do escravo como objeto ou mercadoria, o escravo tratado como simples pea imvel e passiva. Ttulos de captulos tais como Escravo do nascimento morte3 ou Escravido: sofrimento que produz riqueza4 so comuns nos livros de histria analisados. O negro africano aparece ento vinculado ao latifndio e monocultura, estabelecendo uma relao direta com o mercado externo. (COSTA, 2005).

Em suma, as imagens de negros comumente utilizadas para facilitar o aprendizado da Histria colonial, imperial e republicana brasileira, sempre transmitem a idia do indivduo incompleto, subjugado, incapaz de modificar sua realidade. Tal realidade s mudaria a partir

3 4

FERREIRA, Jos Roberto Martins. Histria.Vol. 2. So Paulo: FTD,1991. MARQUES, Adhemar Martins: BERUTTI, Flvio Costa & FARIA, Ricardo de Moura. Os Caminhos do Homem, Volume 2. Belo Horizonte: Editora L, 1991.

10

de alteraes nas estruturas de produo, prevalecendo uma interpretao marxista dos fatos, fundamentada a partir dos estudos de Caio Prado Junior, Fernando Novaes e Fernando Henrique Cardoso (COSTA, 2005). Por certo, bem mais simples e didtico adotar modelos ou paradigmas explicativos que consigam resumir de forma lgica e linear os acontecimentos passados, permitindo que alunos e professores se reconheam atravs de uma histria h muito permeada pelo senso comum, de continuidades, sem estranhamentos ou constrangimentos. Assim, inmeras imagens destas pocas so veiculadas, permitindo uma visualidade inquestionvel dos fatos, e conseqentemente dos esteretipos que os acompanham. Mesmo numa anlise superficial dos livros didticos, possvel perceber como o MEC, atravs do Programa Nacional do Livro Didtico (PNDL), adere a lgica de uma historiografia de carter monoltico e sem sinuosidades, no conseguindo por isso evitar a promoo de ideias discriminatrias sobre os indivduos negros apresentados pelos livros didticos de Histria, especialmente quando estes abordam o perodo colonial e imperial. Neste respeito, o uso de imagens retratando negros acabam por reforar velhos esteretipos e ideologias, afetando a autoestima de crianas e jovens. Conforme informa Santos:
Ao apresentar a figura dos negros na condio de escravos, geralmente sendo castigados, a iconografia utilizada nos livros didticos acaba causando constrangimento e baixo-estima. As imagens falam por si s. Negativamente, elas podem fazer com que nosso inconsciente imagtico personifique os negros e negras na condio de subalternos. (SANTOS, 2009, p. 2).

Como exemplo desta sincronia entre texto e imagem na promoo de preconceitos, utilizamos uma coleo da editora Escala Educacional: Srie Link do Tempo (MARINO, 2005), destinado aos alunos de sexta srie do ensino fundamental. No Guia do PNDL de 2008: Histria, encontramos a seguinte descrio sobre a Srie Link do Tempo:
Os volumes esto estruturados em eixos temticos, sendo um para o 3 ciclo e outro para o 4 - Histria das relaes sociais, da cultura e do trabalho e Histria das representaes e das relaes de poder, respectivamente. Apresenta, em cada srie, quatro mdulos com sub-eixos inter-relacionados, contemplando a Histria Geral e a do Brasil. Volume 1 (136 pginas; 4 mdulos) - os mdulos tratam da expanso territorial, propriedade, trabalho; tecnologia e explorao; Volume 2 (160 pginas; 3 mdulos) - abordam a urbanizao, civilizao, desigualdades sociais, participao poltica e o corpo humano; Volume 3 (168 pginas; 4 mdulos) - estuda-se a ptria, o poder, dominao, nacionalismos, cultura, ideologia, autoritarismo, identidade e globalizao; Volume 4 (152 pginas; 4 mdulos) - os temas so sobre a vida em sociedade, relaes de trabalho e revolues. (BRASIL, PNLD 2008: Histria, 2007, p. 35).

Quanto aos critrios de avaliao das obras adotadas pelo PNLD, o MEC estabelece dez quesitos, que podem receber as seguintes classificaes: tima, boa, Suficiente,

11

e No (BRASIL, 2007, p. 16). Especificamente para o quesito de n 4 Imagens, o guia do MEC esclarece seus critrios:
As imagens devem levar o aluno a problematizar os conceitos histricos e ser de fcil compreenso, podendo intrigar, convidar a pensar, despertar a curiosidade. As legendas devem estar adequadas s finalidades para as quais foram elaboradas, contextualizando adequadamente a imagem com sua autoria e poca de produo. necessrio que faam parte dos objetivos do texto, constituindo-se no apenas em ilustraes mas em recursos intrnsecos compreenso dos contedos histricos e que a obra proporcione o uso de diferentes linguagens visuais (BRASIL, 2007, p. 14).

Em relao ao quesito n. 4 do PNLD, a coleo Link do Tempo recebeu a Classificao Boa (BRASIL, 2007, p. 17), demonstrando atender satisfatoriamente as necessidades as quais a coleo foi destinada. Em relao s imagens de negros e os textos que as acompanham, possvel abstrair importantes situaes que nos fazem refletir sobre a obra e a classificao que recebeu do MEC. No volume dois da coleo, destinado aos alunos da 6 srie, encontramos a seguinte citao relacionada escolarizao dos negros brasileiros:
Lembremos que os escravos eram quase todos analfabetos e com poucas habilidades profissionais numa sociedade que comeava a se industrializar. Para eles, restava continuar trabalhando nas fazendas ou procurar colocaes nas cidades prximas, concorrendo com os migrantes estrangeiros. Ou, ainda, quem sabe, voltar para a frica, tal como defendera um dos lderes da independncia americana, Thomas Jefferson (1743-1826) (MARINO, 2005, p. 73).

Na

mesma

pgina,

ao

lado

da

citao

mencionada acima, encontramos a tela de Hilda Campofiorito (figura 1): Operrios de fbrica Oleiros, que no livro Link do Tempo recebe a seguinte designao: Oleiros, leo sobre tela de Hilda Campofiorito, sem data (MARINO, 2005, p. 73). Provavelmente remontando o incio do sculo XX, a imagem aborda o interior de uma fbrica ceramista, e a utilizao de mo-deobra livre e assalariada, fora do contexto da escravido. A tela, mencionada como sem data no livro, pode ser vista pelo grande pblico em 1944, na exposio promovida pelo ento prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, considerada a mais importante mostra de artes plsticas aps a Semana de Arte Moderna de 1922 e do Salo Revolucionrio de 1931. Segundo a Revista Museu (1997), a tela de Campofiorito, ao contrrio do que lemos na referencia do livro, possui data e inscreve-se como uma importante obra das artes plsticas brasileiras do perodo.

12

[...] 30 das obras apresentadas estiveram na exposio original, a mais importante realizada no Brasil na primeira metade da dcada de 40. Entre os destaques esto [...] Operrios de fbrica: oleiros (1944), que daria no mesmo ano sua autora, Hilda Campofiorito, o primeiro prmio de viagem do Salo Nacional a uma mulher (REVISTA MUSEU, 1997).

Entretanto, precisamos lembrar que alm da imagem (e dos problemas relativos sua utilizao), o texto que acompanha esta imagem fala da insero dos ex-escravos no mundo do trabalho. Assim, somos levados a imaginar os trabalhadores (oleiros) como mo de obra que veio possivelmente da escravido. Esta mo de obra era, segundo o texto de referncia, pouco preparada, portanto sujeita aos ofcios mais degradantes e pesados. Diferente, por certo, da mo de obra estrangeira, que quando comparada aos ex-escravos parecem ser melhor preparados. Note que aos negros so atribudas as expresses analfabetos e poucas habilidades, mas ao mencionar o migrante estrangeiro o livro silencia e omite informaes sobre a escolarizao e aptides destes, permitindo aos alunos supor com base em suas prprias idias sobre os migrantes, qual era seu nvel educacional e competncia tcnica, e ainda como estes estariam em relao aos negros (analfabetos, com poucas habilidades, e ex-escravos), seus possveis concorrentes as vagas nas fbricas. A imagem e o texto da pgina 73 corroboram e aparecem como uma continuao da pgina 52, onde encontramos o ttulo Coisas de trabalhar, junto com a imagem de uma aquarela, pintada por Hercules Florense de 1844 (figura 2). As imagens retratando moendas de cana so freqentes em livros didticos de Histria para falar do perodo colonial brasileiro: Gilberto Cotrim, em seu Saber e fazer Histria (COTRIM, 2002), utiliza a mesma imagem de Florense na pgina 156, que traz o tema Acar e Engenho (figura 3). J Francisco de Assis Silva (SILVA, 2001), opta pelo consagrado Rugendas, com a tela Moenda, de 1835 (figura 4), para descrever o quotidiano dos engenhos de acar. Analisando as imagens de Hercules Florence e Hilda Campofiorito, pode-se observar que a representao do negro acontece de forma em que ele aparece em posio de

13

subalterno, na condio de escravo e, mais que isso, como prolongamento da maquinaria a sua volta. Vale lembrar tambm, que, para Cruz:
(...) A escravido africana instituda em solo brasileiro, mesmo sendo justificada por preceitos de ordem religiosa, perpetuou uma idia corrente de que as tarefas braais e subalternas so de responsabilidade dos negros. O branco, europeu e civilizado, tinha como papel no ambiente colonial, liderar e conduzir as aes a serem desenvolvidas. Em outras palavras, ficou diludo no imaginrio social brasileiro que uns (brancos) nasceram para o mando, e outros (negros), para a obedincia. (CRUZ, 2007-2008, p. 8).

Todos os livros que utilizam as imagens citadas (figuras 2, 3 e 4) buscam igualmente apoio em textos de poca para descrever as atividades desenvolvidas em um engenho. Andr Antonil, padre jesuta que por aqui esteve na poca colonial, com a obra Cultura e opulncia do Brasil figura em todos estes livros, permitindo com isso uma viso bem prxima da realidade. Sempre so destacados a dureza do trabalho, e a condio subjugada do negro escravizado, permitindo ao aluno perceber o negro como aquele indivduo mecanizado, e animalizado, bem descrito nas imagens pintadas, como observamos na tela de Florense. Porm, um outro olhar pode ser lanado sobre a imagem, permitindo perceber o negro como um sujeito atuante, capaz de interferir na realidade a sua volta. A chegada de imigrantes no Brasil, por volta de 1840, demonstra a preocupao da classe dirigente em promover a modernizao e o progresso civilizacional do sistema de produo nacional, sendo o trabalho livre e assalariado essencial para esse fim. Para os intelectuais e lderes polticos, ainda no perodo monrquico, somente com a disciplinarizao e valorizao do trabalho livre e assalariado haveria progresso econmico e social, sendo a escravido incompatvel com as vigentes idias liberais e burguesas fortemente influenciadas pelo positivismo Comteano, para quem a escravido era um empecilho a civilizao e a evoluo dos povos, como demonstrado pela anlise dos povos que a promoviam, como os africanos. A idia de transio entre o sistema escravistas e o trabalho livre assalariado, foi portanto muito mais que uma conseqncia das presses inglesas, ou das mudanas advindas do progresso tcnico-cientfico do perodo. Havia antes uma opo ideolgica pautada especialmente no racismo, que via no indivduo negro e escravo um fator de atraso para o progresso brasileiro. Isso fica bem claro na anlise dos manifestos abolicionistas, que reivindicavam investimentos institucionais para a disciplinarizao do escravo, como Ribeiro da Rocha e Jos Bonifcio, visando sua civilizao e no o aprimoramento de suas tcnicas e organizao para o trabalho fabril. Outros, como Tavares Bastos, defendiam abertamente o repatriamento dos negros frica (AZEVEDO, 1987).

14

Podemos at reforar este argumento recorrendo outra particularidade referida pelo Livro Didtico, ora analisado: a questo do imigrante. Como destacado anteriormente, o imigrante europeu j aparece como o indivduo apto ao trabalho dito civilizado, apesar de pouco falar-se como isso ocorreu. Entretanto, ao aprofundar a discusso acerca da formao da classe operria no Brasil, Batalha (2003) levanta algumas controvrsias no discurso sobre o imigrante, visto comumente como trabalhador organizado e imbudo das modernas idias sobre organizao sindical o mito do imigrante militante.
Na medida, porm, em que os estudos sobre a imigrao se aprofundaram, essa relao passou a ser vista com crescente reserva. Afinal, o que esses estudos mostraram que a imensa maioria dos imigrantes provinha do campo e, na maioria das vezes, no tinha qualquer experincia prvia de engajamento sindical ou poltico (BATALHA, 2003, p. 166).

Da, podemos tambm subentender que este imigrante to pouco estava preparado tecnicamente para o trabalho fabril e tcnico. O filme Novecento, de Bernardo Bertolluci5, abordando a histria italiana durante os cinqenta primeiros anos do sculo XX, retrata as miserveis condies a que eram submetidos os camponeses, considerados pela burguesia rural italiana como incivilizados e brutos, intelectualmente inferiores e pouco produtivos. Os aristocratas os isolavam e os fascistas queriam elimin-los e substitu-los pelas mquinas agrcolas. Estes mesmos camponeses, explorados e perseguidos, acabaram vindo para o Brasil em busca de melhores condies de vida e na esperana de enriquecer para poder voltar a sua ptria de origem. Para a intelligentsia brasileira, a questo da imigrao por certo ultrapassava a mera perspectiva de progresso econmico. Muitos so os relatos de polticos parlamentares discursando acerca do imigrante estrangeiro como o agente promotor do melhoramento racial nas terras nacionais. Maria Tereza Schorer Petrone 6, em pesquisa publicada em 1982 pela editora brasiliense, mostra que a imprensa jornalstica, ainda nos primeiros anos do sculo XIX, tambm difundia idias racistas.
Entre os primeiros escritores que argumentaram em favor da vinda de imigrantes a fim de aumentar o povoamento e melhorar a populao est Hiplito da Costa, em seu Correio Brasiliense. Em vrias passagens deixou claro que a existncia de escravos no era propcia ao desenvolvimento econmico e social do pas. Fiados nesta fictcia e estranha populao, descuidam-se os brasileiros de fomentar a populao de pessoas infinitamente mais teis do que jamais podem ser os negros da frica, afirmava o jornalista em novembro de 1815 (PETRONE, 1982, p. 38).

5 6

1900 (Novecento, ALE/FRA/ITA 1976), Direo: Bernardo Bertolucci, 243 min, Paramount filmes. Professora adjunta do departamento de Histria do Brasil da Faculdade de Cincias e Letras da USP. Seus principais trabalhos refletem preocupao com a histria econmica e social de So Paulo: A lavoura canavieira em So Paulo Expanso e declnio 1765-1851, Difel, So Paulo, 1968; O Baro de Iguape Um empresrio da poca da independncia, Cia. Editora Nacional, So Paulo, 1976.

15

Ao observarmos as imagens veiculadas nos livros didticos de Histria da 6 srie do ensino fundamental, e os textos que as circundam, percebemos uma continuidade das palavras de Hiplito da Costa (citado acima por Petrone). Isto deveria ser inadmissvel no contexto da lei 10.639/2003, mas a falta de critrios adequados na avaliao do PNLD no que diz respeito a coibir a veiculao de esteretipos e discriminao contra os negros brasileiros permite a continuidade dos antigos preconceitos novecentistas. Quando a coleo Link do Tempo, na pgina 52 (tpico Coisas de Trabalhar), utiliza a aquarela de Hercules Florence, datada de 1844, deveramos perceber o trabalho de fabricao do acar o produto de maior valor comercial daquele perodo (algo como a valorizada produo de tecnologia informacional da atualidade, atravs da qual muitos jovens procuram sua insero no mercado de trabalho neste sculo XXI) como um espao para pessoas intelectualmente bem preparadas, pois o canavial estaria para o acar como o vale do cilcio estaria para o computador. A fabricao do acar era, portanto, um trabalho especializado e que corretamente pode ser associado com a produo fabril. O escritor Andr Joo Antonil, mencionado pelo Link do Tempo na pgina 52, um importante referencial do perodo para o entendimento da complexidade da produo do acar brasileiro 7. O conhecimento e uso corrente de tal saber acerca do engenho de cana parece, infelizmente, contribuir pouco para uma possvel valorizao do trabalhador negro. O estigma da escravido parece anuviar qualquer perspectiva positiva sobre o negro, at quando isso parece ser vivel. Na aquarela de Hercules Florence o negro quem est na linha de produo, mas a referncia encontrada na imagem impede a visibilidade disso, pois contrariando tudo o que se sabe sobre aquele espao de produo o comentrio dirigido aos animais que movimentam a moenda. Por analogia, conclui-se que a imagem retrata todos os que movimentam a moenda (bois e negros) como animais. Isso reforado quando logo em seguida, na pgina 53, ganham destaque duas imagens contendo mulheres e homens negros amarrados ou aprisionados como animais. Mais adiante (pgina 55), ganha destaque outra imagem, acompanhada do seguinte comentrio: [...] Os compradores de escravos olhavam as pessoas expostas venda como se estivessem comprando animais: examinavam os dentes, os msculos e a condio ssea, procurando adivinhar se tinham sade e fora (MARINO, 2005, p. 73).
7

Vrios outros Livros Didticos tem se preocupado em destacar a importncia e complexidade dos engenhos de acar brasileiro. Ver, p. ex., MONTELLATO, Andrea Rodrigues Dias. Histria Temtica: diversidade cultural e conflitos, 6 srie/Montellato, Cabrini, Cateli. So Paulo: Scipione, 2002. (Coleo Histria Temtica), p. 121-125. SILVA, Francisco de Assis. Histria. So Paulo: Moderna, 2001, p. 159,160. COTRIM, Gilberto. Saber e fazer Histria, 6 srie. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2002, p. 156-158.

16

A outra meno a obra de Hercules Florence no livro Saber e fazer Histria (COTRIM, 2002, p. 156) apesar de enfatizar o trabalho especializado realizado nestes espaos, destacando serem os mesmos desempenhados por trabalhadores livres e assalariados, esquiva-se de qualquer comentrio a respeito da imagem, onde todos os indivduos so negros. Assim, no sabemos quem so os livres e assalariados, to pouco aparecem brancos na pintura. Isto por certo deveria provocar um mnimo de estranhamento, afinal numa sociedade que valorizava o homem branco como detentor no apenas do capital monetrio, mas tambm do capital intelectual e tcnico (lembremos que o negro intelectualmente inferior cf. lemos na pgina 72 da coleo Link do Tempo), seria de esperar que ele, como especialista em determinadas etapas do processo de fabricao do acar, figurasse nas imagens retratando a moenda de cana.

Por fim, temos ainda que discutir as imagens largamente empregadas para falar da resistncia negra a escravido. Mesmo fazendo meno sobre quilombos na pgina 54 o reino dos quilombolas , no identificamos na coleo link do Tempo nenhuma imagem sobre o tema. Estranhamente, associado ao texto que fala sobre resistncia escrava, encontramos a imagem de Paul Harro-Harring, mostrando uma inspeo de escravos colocados venda (figura 5), e logo abaixo uma fotografia do filme Gladiador, de Ridley Escott (EUA, 2000), retratando escravos romanos numa arena de lutas (figura 6). Tudo isso parece deslocar a ateno do assunto (quilombos) para devaneios que nada tem haver com quilombolas. O texto da pgina 55: Em geral, as formas de resistncia dos negros contra a opresso eram predominantemente individuais: fugas, suicdios, abortos, assassinatos de feitores e de senhores, parece conduzir os leitores a associar os negros com a barbrie. Da, ao dirigirmos o olhar para o quadro de Harro-Harring (figura 5), com mulheres negras sendo escrutinadas como animais, conforme destaca a legenda inserida ao

17

lado da imagem, fica fcil entender a falta de unio e organizao entre os escravos: eram animais, sem intelecto, sem sociabilidade. Suas nicas formas de resistncia contra o opressor era por meio de aes extremadas: assassnio, fugas desesperadas e sem destino. Como os brbaros do tempo romano (figura 6), seu nico recurso era a violncia. Ocasionalmente, at podia ocorrer unio, mas apenas para lutar contra inimigos comuns (p. 54). Analisando outros Livros Didticos que abordam a resistncia escrava e mencionam os Quilombos, encontramos uma tendncia similar ao da coleo Link do Tempo: espaos constitudos para ser esconderijo, que congregavam indivduos revoltados e, portanto inclinados violncia contra qualquer um que cruzasse seu territrio. (SILVA, 2001, p. 176180; COTRIM, 2002, p. 169-171). Na sociedade ocidental contempornea, que cultua a prtica da violncia como forma de demonstrar o poder, as idias de serem os quilombos lugares militarizados at pode contagiar muitos. A realidade, por outro lado, acaba imprimindo a estes lugares uma noo de passado longnquo restrito ao perodo escravista. Sabendo das atuais reivindicaes dos remanescentes de quilombos pelo direito a posse da terra, ancestralmente ocupada e utilizada por comunidades tradicionais, que tem no extrativismo e na agricultura comunal seu modo de vida, as representaes dos antigos e belicosos quilombos (como o de Palmares) acabam servindo como desculpa para a no associao da idia quilombola da atualidade. Em artigo publicado no ano de 2006, Lourdes Carril percebe como problemtico o reconhecimento legal (artigo 68 da constituio brasileira de 1988) das comunidades autoidentificadas como quilombolas. Em grande parte isso decorre da idia muito comum, como apresentada no livro didtico, de o quilombo ser um termo preso a determinado tempo (colonial e imperial) e espao (matas fechadas, de difcil acesso) e no como um termo que designa o reconhecimento identitrio de determinados grupos com uma cultura e tradio por muito tempo, e ainda, segregada na sociedade.
Os quilombos desenvolveram uma relao especfica com a natureza, de escravos eles se transformaram em camponeses. O relacionamento humano com a terra tornou-se fundamental como meio de sobrevivncia na sociedade escravista. Viver nos quilombos equivalia a arar e cultivar a terra para dela extrair os recursos necessrios vida e tambm dela fazer sua moradia e nela construir seu suporte cultural, numa perspectiva de auto-sobrevivncia (CARRIL, 2006, p. 160-161).

Mesmo quando nos remetemos ao passado colonial e imperial questionvel a idia simplista do quilombo como terra de refgio aquartelado. Azevedo (1987), refletindo sobre a heterogeneidade scio-racial brasileira, lembra que o positivista Francisco Antonio Brando Jr., no livro A escravatura no Brasil, de 1865, sugeria que o estado imperial ao

18

invs de destruir os quilombos fizesse de seus habitantes colonos para prestar servios aos fazendeiros da regio.
Defendendo uma posio sem dvida ousada para a poca, Brando acreditava que os quilombolas no cometiam outro crime ao no ser o de querer melhorar a sorte. Por isso ele propunha o aproveitamento destes homens como colonos ao invs de seu assassinato pelas foras de represso. Em seu favor ele lembrava ainda que os quilombolas no eram inimigos do trabalho, conforme se afirmava, pois eles eram freqentemente empregados pelos prprios fazendeiros nas suas lavouras conhecemos aqueles que o fazem , sendo solcitos no cumprimento de seus deveres desde que bem tratados (p. 89) (AZEVEDO, 1987, p. 46).

Apesar de haver uma renovao nos estudos sobre a organizao poltica e social das comunidades quilombolas, os livros didticos de Histria continuam associando os quilombos como lugares para fugas, suicdios, abortos, assassinato de feitores e senhores (MARINO, 2005, p. 55), numa clara opo por explicaes etnocntricas e preconceituosas, que no refletem os fatos histricos, apenas privilegiam a verso dos vencedores. O reflexo no espelho. A utilizao das imagens de negros no Livro Didtico de Histria nos faz refletir acerca dos objetos colocados diante de um espelho. A imagem no muda, mas fica invertida, mostrando uma imagem enganadora. Apesar de corresponder ao objeto ela pode confundir o observador e induzi-lo ao erro interpretativo, que no caso brasileiro diz respeito maneira como encaramos a diversidade dos grupos que compem a nao e sua trajetria histrica. Como na histria de Alice do outro lado do Espelho (CARROL, 2000), escrita em 1872 por Lewis Carroll (pseudnimo de Charles Lutwidge Dodgson), do outro lado do espelho tudo ao contrrio, inclusive a leitura de livros. A mensagem do livro de Carroll bem que pode nos ajudar a entender as atuais circunstncias envolvendo a utilizao de imagens de negros em livros didticos de Histria, quando o combate ao racismo e ao preconceito uma premissa. Atualmente, os educadores vivem como Alice, a personagem de Carroll, quando transportada ao outro lado do espelho e percebe que tudo est pelo avesso. Nossa prxis educativa muito dependente do que Huizinga chamou de antropomorfismo (HUIZINGA, 1973, p. 293, 294), a tendncia de sempre querer interpretar os agentes histricos como parte de um universo macro, determinados por classe, religio, ou cor de pele, esquecendo a vida humana sempre dependeu da capacidade adaptativa e de superao das adversidades. Como Alice, precisamos ter a capacidade de enfrentar o novo com coragem e determinao. Para corrigir as distores interpretativas em relao utilizao de imagens sobre a colnia e o imprio brasileiro, tendo o indivduo negro como tema, necessrio um esforo

19

no sentido de rever os paradigmas que norteiam a feitura dos Livros Didticos de Histria luz das mais recentes produes no campo da historia social, expondo a professores e alunos outras possibilidades de abordagem documental. A promoo de um clamor generalizado por mudanas, talvez seja capaz de sensibilizar o poder pblico e as companhias editoriais a uma reviso de fato de seus materiais, garantido desta forma uma efetiva aplicao da lei 10.639/03. Neste respeito, vale lembrar que a pesquisa que deu origem a este artigo originouse das inquietaes surgidas a partir de leituras de imagens realizadas com alunos da 6 srie do ensino fundamental, quando algumas imagens presentes em livros didticos, geravam atitudes discriminatrias entre os alunos, relacionadas raa, atravs de comparaes pejorativas de colegas negros com personagens representados em reprodues de pintura. Alm disso, determinadas imagens, apresentando relaes desiguais de poder, podem parecer documentos incontestveis aos alunos por estarem presentes em livros didticos que trazem consigo forte carga institucional e legitimadora. necessrio, pois, problematizar estas questes, visando formao de cidados capazes de analisar criticamente estes documentos. A valorizao das fontes visuais na compreenso de eventos e conjunturas da historia brasileira no perodo colonial e imperial, especialmente no tocante a discriminao racial quando o reconhecimento do outro (o negro) na condio servil e inferiorizada, ocorre sem nenhum tipo de estranhamento, como se naquele longnquo passado e nos tempos atuais nada tivesse mudado evidncia inquestionvel da urgente e pontual necessidade de mudanas nos critrios de avaliao utilizados pelo PNLD em relao s possveis veiculaes de esteretipos e discriminaes contra negros e outros grupos sociais. Mesmo aps a aprovao da lei 10.639/2003 ainda precisamos avanar muito para que a educao em nosso pas consiga promover a construo de uma sociedade anti-racista, justa e igualitria [...] contribuindo para o desenvolvimento da tica necessria ao convvio social (BRASIL, 2007, p. 15). Assim, imprescindvel uma ao efetiva, quotidiana, e no permitir que a lei seja tomada apenas como mais uma oportunidade para reforar o trio feijoada, futebol e samba (ROSEMBERG; BRAZILLI; SILVA, 2003, p. 142).

20

A imagem situada na mesma pgina em que se encontra a reproduo da pintura de Campofiorito (p. 73) mencionada no incio deste artigo mostra uma manifestao cultural da qual participam negros, acompanhada do seguinte comentrio (Figura 7):
Os movimentos negros buscam suas razes culturais como forma de recuperar a identidade dos povos afro-brasileiros e elevar a auto-estima dos cidados negros. Na foto, cena de congada em So Sebastio do Paraso (MG), em 1989. Essa dana folclrica de origem crist fortemente influenciada pelas tradies africanas (MARINHO, 2005, p. 73).

Esta fotografia pode reforar no aluno o pensamento comum de que a contribuio do negro para a construo do pas se deu somente no mbito cultural, de festividade, sem nenhuma relevncia poltica ou econmica, o que para a ideologia positivista segundo a qual a nao brasileira construda pelo lema de ordem e progresso pouca relevncia teria para o progresso do pas, estando portanto esta cultura relegada a idia do extico ou folclrico (OLIVEIRA, 2004). Tudo isso vem demonstrar o fato de que, mesmo aps sete anos da aprovao da lei 10639/03, ainda no houve mudanas significativas na maneira como os Livros Didticos de Histria que abordam as questes colonial e imperial brasileira so produzidos. Carecem de mudanas no que tange o trato com as questes tnico-raciais e o uso de imagens, havendo a necessidade de se buscar nas imagens presentes nos Livros Didticos aspectos outros que no apenas os j consagrados pela histria tradicional.

21

Lista de Figuras: Figura 1: CAMPOFIORITO, Hilda. Operrios de Fbrica: Oleiros, 1943. In: Revista Museu, So Paulo: 17.01.2007, Caderno: Em Foco. ISSN: 1981-6332. Texto eletrnico: <http://www.revista museu.com.br/emfoco/emfoco.asp?id=11306>. FLORENSE, Hercules. Moenda de cana-de-acar movida por trao animal, 1844. In: MARINO, Denise Mattos. Srie Link do tempo: histria, 6 srie: livro do professor. 2 ed. So Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 52 FLORENSE, Hercules. Moagem de cana no engenho (1804-1879). In: COTRIM, Gilberto. Saber e fazer histria, 6 srie. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2002, p. 156. RUGENDAS, Moenda, 1835. In: SILVA, Francisco de Assis. Histria. So Paulo: Moderna, 2001, p. 160. HARRO-HARRING, Paul Inspeo de negras recentemente chegadas da frica, 1840. In: MARINO, Denise Mattos. Srie Link do tempo: histria, 6 srie: livro do professor. 2 ed. So Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 55. SCOTT, Ridley. Gladiador (foto). E.U.A., 2000. In: MARINO, Denise Mattos. Srie Link do tempo: histria, 6 srie: livro do professor. 2 ed. So Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 55. BRITO, Cinthya. Pulsar. S.d. In: MARINO, Denise Mattos. Srie Link do tempo: histria, 6 srie: livro do professor. 2 ed. So Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 73.

Figura 2:

Figura 3:

Figura 4: Figura 5:

Figura 6:

Figura 7:

22

Referencias: ARAJO, Mrcia; SILVA, Geraldo (Geraldo da Silva). Da Interdio Escola s Aes Educacionais de Sucesso: Escolas dos Movimentos Negros e Escolas Profissionais. In: ROMO. Jeruse. (Org.). Histria da Educao do Negro e outras Histrias. 3 ed. Braslia: MEC - Ministrio da Educao e Cultura, 2005, v. 02, p. 65-85. AZEVEDO, Clia Maria M. Em busca de um povo. In: Onda negra e medo branco: o negro no imaginrio das elites Sculo XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, pp. 33-104. BARDIN, Laurence. Anlise de Contedo. Lisboa: Edies 70, 1977. BATALHA, Cludio. Formao da classe operria e projetos de identidade coletiva. In FERREIRA, Jorge e DELGADO, Luclia de Almeida Neves (orgs.). O tempo do liberalismo excludente: da Proclamao da Repblica Revoluo de 1930. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. Pp. 161-189. BITTENCOURT, Circe M. Fernandes. Livro didtico e conhecimento histrico: uma histria do saber escolar. Tese de Doutorado. So Paulo: FFLCH/USP, 1993. _____. Livros didticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histrico na sala de aula. 8 ed. So Paulo: Contexto, 2003. BRASIL. Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica "Histria e Cultura Afro-Brasileira", e d outras providncias. D.O.U. 10/01/2003. BRASIL, Ministrio da Educao. Guia de livros didticos PNLD 2008 : Histria / Ministrio da Educao. Braslia : MEC, 2007. 124 p. (Anos Finais do Ensino Fundamental). BURKE, Peter. A fabricao do rei. A construo da imagem pblica de Luis XIV. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994. _____. Testemunha ocular: histria e imagem. Traduo Vera Maria Xavier dos Santos; reviso tcnica Daniel Aaro Reis. Bauru, SP: EDUSC, 2004. CARROLL, Lewis, As Aventuras de Alice e Alice do Outro lado do Espelho, Lisboa, Relgio dgua, 2000. CASSIANO, Clia Cristina de Figueiredo. Aspectos polticos e econmicos da circulao do livro didtico de Histria e suas implicaes curriculares. Histria, So Paulo, 23 (1-2), p. 33-48, 2004. CARRIL, Lourdes de Ftima Bezerra. Quilombo, Territrio e geografia. AGRRIA, So Paulo, n 3, pp. 156-171, 2006. CONDUR, Roberto. Zumbi reinventado. In: FIGUEIREDO, Luciano (org.). Imagens de uma nao. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. COSTA, Warley da. A leitura das imagens da esravido nos livros didticos de Histria. Anais do 15 Congresso de Leitura do Brasil, 5-8 julho de 2005. II Seminrio sobre Leitura, Escola, Histria. Texto eletrnico: <http://www.alb.com.br/anais15/Sem08/warleycosta.htm> acesso em: 18/03/2010. COTRIM, Gilberto. Saber e fazer histria, 6 srie. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

23

CRUZ, Vera Lucia dal Santos. Refletindo sobre gnero e etnia no ensino de Histria. Pitanga, PR. Artigo. 2007-2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/727-4.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2010. FONSECA. Marcus Vincius. Educao e escravido: um desafio para a anlise historiogrfica. Revista Brasileira de Histria da Educao, So Paulo: Sociedade Brasileira de Histria da Educao, n 4, 2002b (Dossi Negros e Educao). GARRIDO, Mrian Cristina de Moura. Livro Didtico, Movimento Negro e PNLD: uma proposta de pesquisa. Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. HUIZINGA,J., The Idea of History. In: Fritz Stern (Ed.), The Varieties of History, from Voltaire to the Present, Nova York, Vintage Books, 1973. MARINO, Denise Mattos. Srie Link do tempo: histria, 6 srie: livro do professor. 2 ed. So Paulo: Escala Educacional, 2005. OLIVEIRA, Alaor Gregrio de. O silenciamento do livro didtico sobre a questo tnicocultural na primeira etapa do Ensino fundamental. Revista Espao Acadmico. n 40. ano IV. Set. 2004. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/040/40coliveira.htm>. acessado em 20/03/2010. PETRONE, Maria Thereza Schorer. O imigrante e a pequena propriedade (1824-1930). So Paulo: brasiliense, 1982. (coleo tudo histria, n. 38). REVISTA MUSEU, 17/01/2007. Texto eletrnico de: <http://www.revistamuseu.com.br /emfoco/emfoco.asp?id =11306> acessado em 20/03/2010. ROSEMBERG, Flvia; BRAZILLI, Shirley; SILVA, Paulo Vincius Baptista da. Racismo em livros didticos brasileiros: uma reviso da literatura. In: Educao e Pesquisa, So Paulo, v.29, n.1, p. 125-146, jan./jun. 2003. SANTOS, Klber Rodrigues. A representao do negro nos livros didticos de Histria do Brasil (1922-1996). Seminrio de Estudos Culturais, Identidades e Relaes Intertnicas. Universidade Federal de Sergipe So Cristovo, dias 05, 06 E 07 de Agosto 2009. Texto eletrnico: <http://www.pos.ufs.br/antropologia/seciri/down/GT_05/Kleber_Rodrigues_ Santos.pdf>. Acesso em: 18/12/2009. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico, 23 ed. So Paulo, Corts, 2007. p. 99 223. SILVA, Francisco de Assis. Histria. So Paulo: Moderna, 2001.

You might also like