You are on page 1of 2

A MORTE NAS CULTURAS TRADICIONAIS

O objectivo deste foco reflectir sobre a morte; um dos problemas mais difceis de ser enfrentado, pois a morte foi sempre vista como mistrio, superstio e fascinao dentro das culturas tradicionais. Por esta razo procuremos delinear a problemtica desde o ponto de vista de algumas culturas de maior realce, mormente a cultura africana, qui angolana. Como j nos referimos, o termo morte vem do lat. mortem que significa cessao da vida e a mesma se manifesta pela extino das actividades vitais: crescimento, assimilao e reproduo no domnio vegetativo; apetites sensoriais no domnio sensitivo.

Na Cultura Tradicional Ocidental: Os poemas de Homero e Hesiodo, constituiem de certa maneira o ponto de partida para se compreender tal problema. Embora hoje, depois da revoluo industrial e com o desenvolvimento do consumismo, vemos que a morte comea ser interdita ou seja proibida. Apesar disto, importa mesmo salientar que no passado mais longnquo o ocidente admitiu uma vida depois da morte e no a ressurreio, mas uma continuao da vida de um modo diferente numa sociedade dos mortos com possibilidade de se comunicarem com os vivos. Por isso, a morte no deve, como dir Epicuro, abalar os espritos dos homens porque a morte no existe para ns enquanto vivemos, assim como no existimos para ele quando surge, uma vez que j no existe a capacidade de sofrimento. A morte aparece como realidade co-natural ao homem. Mas numa era de baixas expectativas verifica-se uma perda generalizada de f no futuro. Como resultado, o sentido da vida no ocidente reduz-se ao nmero de anos da sua durao. A morte surge assim com algo percebido como anti-natural. Isto , um desastre para a condio humana. Em suma o ocidente v a morte como o lado negativo da vida. Na Cultura Oriental: a Morte uma figura orgnica que representa a transformao e a mudana. Nas Religies: a) Para os hinduistas, na morte a alma (atman) do indivduo eterna. Como tal, no atingida pelas vrias alteraes no estado de existncia com o qual passa o fenomenal (ser existente) eu ou ego (jiva) em cada perodo de vida. b) Para o Budistas, a vida depois da morte um problema sobre o qual nada pode ser dito. No nega nem afirma a vida aps a morte. Deixa essa questo em aberto.

c) Para o Catolicistas, a vida depois da morte est inserida na crena de um Cu, de um Inferno e de um Purgatrio. Dependendo de seus actos, a alma se dirige para cada um desses lugares circunscritos. Trata-se neste caso de uma dimenso escatolgica que engloba a segunda vinda de Cristo ou parusia, a ressurreio da morte, o juzo final, a imortalidade da alma, a ideia de cu e do inferno e a instaurao definitiva do reino de Deus.

Na Cultura Tradicional Africana: Diz o provrbio africano: a esteira da morte est estendida na frente de todos os mortais. Isto de certo modo elucida at que ponto a morte no um problema nesta cultura. O que se tem passado que o homem no contacto como desconhecido embate-se com uma potncia misteriosa cheia de maravilhas, de temor, pelo o facto do homem se encontrar na presena de uma fora diversa da sua natureza e das foras ordinrias. Na cultura africana, qui angolana, o morrer com idade avanada e ter um funeral digno (com muita festa) so sinnimos de uma boa morte. Em vista disso, muitas pessoas preparam de antemo o seu prprio funeral, guardando dinheiro e encarregando pessoas para se ocuparem da cerimnia fnebre e at mesmo escolhe o lugar a ser sepultado. A morte de um membro da tribo no interessa somente sua famlia ou ao grupo de parentes e amigos, mas envolve todos os aldees. Por isso, quando morre um membro na aldeia, a famlia no pode publicar a sua morte ou manifestar seu sentimento de desconsolo antes que a notcia seja comunicada ao chefe da aldeia. Ser ele que, em seguida, dar ordens. No contexto angolano, a morte sagrada. Ela implica um ritual sagrado que garante a benevolncia dos antepassados, daqui onde emana o respeito pelos mortos. Pois a morte constitui uma passagem para uma sociedade secreta, tal como no rito de iniciao o , e nela se aprende os ritos, mitos e linguagem secreta. Por esta razo se designa a morte como kalunga=realidade insondvel e habitat dos mistrios fascinantes. Kalunga concebido como morte se traduz num prolongamento da vida no Mundo do Alm. por esta razo que a morte na cultura angolana no consumao da vida, mas um retornar a vida dos antepassados permanecendo vivo de outra maneira"(ver Guisafe, Mwenhologia, Possvel delineamento vitalista existencialista angolano, 2010). Para tal a nica preparao verdadeiramente til para uma boa morte uma vida bem aplicada a comunidade, para ser memorvel no mundo dos antepassados.

You might also like