You are on page 1of 3

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Departamento De Cincias Biolgicas E Sade Faculdade De Cincias Biolgicas

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino DOCENTE: Maria P. do Socorro de Lima Costa DISCENTE: Daniel Jnior Martins
AULA NO PRESENCIAL: 14 e 15 /09/2011 TEMA: CONCEPES PEDAGGICAS

Para realizar as atividades previstas para as aulas dos dias 14 e 15 de setembro vocs devero identificar/comparar as teorias de conhecimento e prticas pedaggicas abordadas nos filmes: Sociedade dos Poetas Mortos e Escritores da liberdade.

O roteiro do filme Escritores da Liberdade traz um contexto de dificuldades na estrutura educacional e social retratadas em uma escola de um bairro perifrico nos EUA e enfrentada por uma professora novata que tenta usar de metodologias diferentes para ensinar a seus alunos isso porque ela trabalha em uma sala que taxada como problemtica com vrios adolescentes delinquentes e desprovidos de inteligncia. A pergunta chave para esse contexto retratado no filme e tambm para ns futuros professores se uma pessoa pode fazer a diferena. Percebemos que a professora G fez a diferena para os seus alunos e utilizou recursos palpveis e que condiziam com a realidade dos alunos. A professora possui uma concepo pedaggica parecida com a retratada no filme Sociedade dos poetas Mortos uma tendncia progressiva crtico-social dos contedos, porem no filme Sociedade dos poetas Mortos o professor Keating leva os alunos a refletirem sobre os contedos ministrados em sala de aula a realidade de vida vivenciada pelos alunos no apresentam defect de ensino pois todos esto na escola para estuda . A realidade vivenciada pela professora G em Escritores da liberdade diferente, os alunos no somente estudam mas tem uma vida fora da escola , vida essa muito difcil por serem negros e delinquente e no podem sair dessa vida to fcil

.Um estudante em especial morra na rua a me o expulsou de casa outros esto presos ao trafico ,ento uma realidade desesperadora que a professora tem que conviver. A tendncia pedaggica adotada pela professora a de leva os alunos a refletirem sobre a realidade vivenciada por eles e por que eles no podem ser melhores por isso. Estudar uma questo difcil para os garotos, pois a maioria acha na escola um refugio momentneo da realidade vivenciada por ambos e a professora usa essa realidade para ensina. A educao difcil ainda mais sem recursos necessrios para o ensino aprendizagem, sem recursos a professora G tem que comprar livros com o seu prprio dinheiro, e ns futuros professores como devemos trabalhar quando a escola no possuir recursos necessrios para a aprendizagem e como integrar todos os alunos a uma aprendizagem uniforme se cada aluno tem um tempo diferente e vivencias no seu dia-a-dia que podem levar a uma aprendizagem defasada, cabe ao professor traar estratgia para alcanar um bom potencial de educao. A professora G utiliza bem o espao de aula, instiga os alunos a questionarem sobre a sua forma de vida e por que no estudarem e qual o resultado final por estudar. Apesar das aulas sero na sala de aula ela utiliza o espao fora das quadras escolar levando os alunos a um museu realizando uma aula no formal. Vimos tambm os papeis bem definidos da escola ensinar porem os alunos da sala 203 no so os privilegiados pela educao para eles a educao diferenciada os bons professores no querem arregaar as magas e trabalhar para mudar a realidade. O professor tem o papel de ensinar mas a professora G em especial que ministra aula para a sala 203 ensina e leva o aluno a questionamentos. Os alunos tem o papel de meros coadjuvantes na sala 203 sem expectativas, porm essa concepo muda ao longo do filme. O texto sugerido para ler Educao cientfica e movimento c.t.s. no quadro das tendncias Pedaggicas no brasil nos instiga a pensar qual o contexto a escola esta inserida e qual a tendncia pedaggica ela adota ,apos a leitura percebe-se que a escola possui um modelo pedaggico tradicional ,no permite passeio uso indevido de livro e concepes humanistas tradicionais .

A credito que o filme pode ajudar a ns alunos do curso Licenciatura em Cincias biolgicas a construir uma nova identidade docente pois atravs dele podemos ver a realidade vivenciada pelos professores e traar metodologias que sejam eficaz para o ensino de cincias e biologia. A concepo da escola tradicional passa ento a ser usada com menos frequncia percebe-se que para um eficaz aprendizado preciso inovar e utilizar de tenncias pedaggicas que leve o aluno a questionar o que esta aprendendo e no somente ser um mero coadjuvante do ensino.

You might also like