You are on page 1of 10

1 Universidade Federal Fluminense Centro de Estudos Gerais Instituto de Cincias Humanas e Filosofia rea de Histria Departamento de Histria Disciplina:

Histria Antiga Professor: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima ESCRITA E LITERATURA NA MESOPOTMIA

I Discusses em torno da escrita cuneiforme e da literatura nas cidades-Estados da Baixa Mesopotmia. 1 O Nascimento da escrita: Ktia Pozzer explica que os documentos mais antigos da escrita cuneiforme foram encontrados na Mesopotmia, em um templo da cidade-Estado de Uruk (atual Warqa, Iraque), capital da Sumria, com data aproximada de 3200 a.C. O nome que caracteriza esta escrita vem do latim cuneus que significa canto. Ela o resultado da inciso de um tipo de estilete impressa na argila mole, com trs dimenses: altura, largura, profundidade. Sua leitura feita como em portugus: da esquerda para direita e de cima para baixo. Duas etapas do processo que passou a escrita cuneiforme: a pictogrfica e a silbica. O pictograma (desenho): ainda no era um escrita, pois simbolizava uma coisa e no uma palavra. Podia-se compreender a mensagem, mas no l-la. Estima-se que h cerca de 1.500 pictogramas, dos quais mais de 300 eram prximos aos sinais cuneiformes que os sucederam, indicando que houve uma continuidade entre essas experincias. Na etapa silbica, ocorreu uma representao estilizada dos objetos: O sistema grfico no era mais uma escrita das coisas, mas da fontica da palavra. No se limitava a relembrar o conhecimento. Mas era capaz de transmitir novas informaes e de instruir o homem. Para isso, foi preciso incorporar o instrumento mais perfeito da anlise e da comunicao do real pelo homem: a lngua falada. (POZZER, Ktia M. P. A Escrita Cuneiforme no Antigo Oriente Prximo: Origens e Desenvolvimento. In: BAKOS, M.M. e POZZER, K.M.P. (org)

2 III Jornada de Estudos do Oriente: Lnguas, Escritos e Imaginrios. Porto Alegre: Edipucrs, 1998, pp. 44-45) 2 Jean Bottro: A primeira escrita: Antes do aparecimento da escrita mesopotmica havia na Mesopotmia uma tradio milenar artstica. Os mais antigos documentos desta escrita so tabletes de argila marcados com esboos/ desenhos (croquis). Estes desenhos eram compostos por crculos e semi-crculos, um traado particular, explica Jean Bottro. Este conjunto era constitudo por peas contveis para a contabilidade de bens, estes tabletes foram encontrados em Uruk. Cada signo representava a realidade na qual reproduzia a silhueta: o vaso a espiga. Tambm havia signos de touro, vaca, bezerro, etc. o que ns chamamos de pictogramas ou ideogramas. Uma escrita das coisas que s marca as coisas (...) (BOTTRO, Jean. et all. LOrient Ancien et Nous. lcriture, la Raison, les Dieux. Paris: Albin Michel, 1996, p. 39) A escrita de palavras ocorreu dois ou trs sculos aps o aparecimento da 1a. escrita. Documentao encontrada: 30 a 40 mil cartas (pblicas e privadas) nem todos sabiam ler e escrever, desta forma, precisava-se de um escriba e de um leitor. 3 Jean Bottro em sua obra Msopatamie. LEcriture, la Raison et les Dieux (Paris: Gallimard, 1987, p. 113) explica que neste quadro geogrfico (atual Iraque, entre Bagd e o Golfo Prsico) nasceu, ao longo do IV milnio a. C. uma civilizao urbana, complexa e original. A descoberta da escrita uma das ltimas conquistas desta civilizao, que em seu quadro tnico, podemos cham-la de sumrio-acadiana. H, ento, a simbiose entre duas populaes e entre duas culturas: uma sumria, a outra semtica, chamada por conveno acadiana. Os sumrios devem ter chegado ao longo do IV milnio a. C., pelo sudeste. Eles se fixaram, principalmente, na parte sul da Baixa Mesopotmia, mais tarde denominada Sumer (p. 134). Os semitas, muito mais conhecidos, pois seus descendentes povoam grande poro do Oriente Prximo, fixaram-se ao norte. Eram membros de tribos seminmades, vivendo nas franjas setentrional e oriental do deserto syro-rabe, e vindo se fixar entre o Eufrates e o Tigre. A lngua semtica, ainda falada em nossos dias por diversas famlias de idiomas (o hebreu, aramaico, rabe, etope). A sumria completamente isolada, explica Jean Bottro. (p. 134)

4 Segundo Jean-Claude Margueron, nos primrdios das cidades-Estados da Baixa Mesopotmia, a escrita era uma ferramenta econmica e durante muito tempo no se conheceriam outros usos. Contudo, o desenvolvimento das necessidades administrativas iro ampliar progressivamente sua utilizao, como as inscries reais e, em seguida os textos religiosos. (MARGUERON, Jean-Calude. Los Mesopotmicos. Madrid: Ctedra, 1996, p. 410) Lembremos que John Chadwick explica que os escribas micnicos no se interessavam nem pela histria e nem pelo pensamento de seu povo. A escrita Linear B concentrava-se na contabilidade dos bens palacianos (administrao e economia palacianas). Os micnicos no desenvolveram como os egpcios e os mesopotmicos uma literatura. (CHADWICK, J. El Mundo Micnico. Madrid: Alianza Editorial, 1993, p. 38) 5 Marcelo Rede em seu artigo Terra e Poder na Antiga Mesopotmia: uma Antropologia Histrica entre os Primitivos e Modernos (Phonix, 2, 1996, pp. 113114), analisa as cartas enviadas pela administrao palaciana de Babel para o reino de Larsa, recentemente conquistado por Hammurabi (As Cartas de Hammurabi. Trad. Emanuel Bouzon. Petrpolis: Vozes, 1986). Podemos perceber nesta documentao, (criada pelos escribas babilnicos/ em tabletes), como a administrao babilnica controlou uma parcela significativa das terras de cultivo do reino conquistado. Uma parte considervel das terras foi distribuda pelo rei aos seus servidores (sistema-ilkum), outra conservou-se sob o controle do palcio (sistema-biltum), alm de uma terceira compor uma reserva a ser incorporada a um dos dois casos. Por meio do sistema-ilkum, o palcio babilnico promovia a concesso de lotes de terra frtil a um servidor ou a uma equipe de trabalho. Junto com o lote de terra, transferia-se tambm a responsabilidade de cultivo: a concesso suspendia o direito ao recebimento das raes alimentares. A partir da leitura destes tabletes em cuneiforme, podemos compreender melhor as atividades econmicas e de ocupao dos lotes de terras frteis na cidade-Estado de Larsa. II Literatura mesopotmica 1 Jean Bottro nos apresenta um poema litrgico composto em sumrio, do fim do terceiro milnio, dedicado glria de Enlil o soberano dos deuses e dos homens: Enlil!

4 Sua autoridade conduz longe, Sua palavra sublime e sagrada! O que ele decide imprescritvel: Ele designa sempre os destinos dos seres! (...) Ele o grande e potente Soberano/ Que domina o Cu e a Terra/ Que sabe tudo e que compreende Tudo (Falkenstein Sumerische Gtterlieder, I, p. 11 apud BOTTRO, Jean Msopotamie, pp. 377-378) J percebemos, ento, preocupaes da esfera religiosa no ofcio dos escribas.

2 Contratos Pr-Hammurabianos do Reino de Larsa So 128 textos cuneiformes transcritos, traduzidos e comentados por Emanuel Bouzon. Eles so provenientes do reino de Larsa e registram contratos de compra e troca de imveis, contratos de escravos, bem como contratos de suplementao de preo realizados entre os anos 1894 e 1763 a. C., no perodo, portanto, imediatamente anterior conquista do reino de Larsa por Hammurabi. A lngua do texto cuneiforme destes contratos um sumrio tardio e eles foram escritos em pequenas tbuas de argila que se encontram hoje espalhadas pelos museus do Louvre, Berlim e no acervo de textos babilnicos da Yale University. Estas tbuas de argila no foram encontradas por expedies arqueolgicas cientificamente organizadas, mas por escavaes clandestinas e chegaram aos museus por intermdio do comrcio de antiguidades (p. 13). As tabuinhas do Museu de Berlim possui 17 contratos de compra de imveis, 2 de compra de escravos, 1 troca de imvel e 2 contratos de suplementao de preo. As do Museu do Louvre tratam de 36 contratos de compra de imveis e 4 suplementao de preo. As da Yale University tratam de 25 contratos de compra de imveis, 9 de compra de escravos, 7 de troca de imveis e 1 de suplementao de preo (p. 14) Vejamos um contrato de compra de escravos: 100 Texto: YOS 8,8 (YBC 5727) Data: ano 9 de Rim-Sn Transmisso: tbua de cuneiforme (1) Hazirum o seu nome, (2) de Sn-musallin, seu pai, (3) e de Gamiltum, sua me, (4) Balmunamhe (5) comprou, (6) 1/3 de mina de prata, (7) como seu preo total, (8) ele pesou. (9) Que no futuro, Sn-musallin (10) e Gamiltum (11) no retornaro, (12) em nome do rei [eles juraram]. (13) Diante de Itti-Ea-mil [ki], (14) diante de Gidanum, [X-x] (15) diante de Sn-gamil (...) Selo das testemunhas. (24) Ms: bra.zag.gar. (25) Ano: o canal Lagas [ano 9 do reinado de Rim-Sn] (26) at ao mar ele escavou.

5 Comentrio de Emanuel Bouzon: Este contrato registra a compra de um escravo chamado Hazirum. Os vendedores so seus prprios pais. Trata-se, pois, certamente, de um tipo de escravido a ttulo de pagamento de dvidas contradas. (BOUZON, E. Contratos Pr-Hammurabianos do Reino de Larsa. Porto Alegre: Edipucrs, 2000, 177)

3 O Cdigo de Hammurabi Reforma Poltica e Jurdica de Hammurabi Hammurabi sucedeu seu pai como soberano da Babilnia em 1792 a. C. (sc. XVIII a. C.). Hammurabi foi um grande conquistador (pois venceu muitos outros soberanos, entre eles Rimsin de Larsa) e administrador: regulagem do curso do Eufrates; construiu e conservou canais para irrigao e navegao, incrementou assim a produo agrcola e o comrcio. Sobre o cdigo: O exemplar mais importante , hoje, a Estela de diorito negro, com 2,25 m de altura, encontrada pela expedio arqueolgica francesa de J. de Morgan (...) Essa Estela encontra-se atualmente no Museu do Louvre. (BOUZON, E. O Cdigo de Hammurabi. Petrpolis: Vozes, 1986, p. 24) No podemos considerar a obra de Hammurabi como um cdigo no sentido moderno (coleo completa de todo o direito vigente ou parte dele). (...) o texto da estela de Hammurabi devia ser considerado, no como um cdigo de leis, mas como uma obra literria da escola babilnica. (...) a existncia de um determinado esquema literrio que parece ter servido, tambm, aos escribas de Hammurabi na confeco do texto da Estela. Esse esquema apresenta uma diviso tripartida em prlogo, corpo das leis e eplogo. (...) No prlogo so mencionados as medidas sociais que o rei implantar e que o tornaro glorioso entre os reis. (...) O eplogo continua a descrio das diversas atividades de Hammurabi em prol da justia e do bem-estar de seu povo, fala, tambm, da finalidade de sua obra e termina com o pedido de bnos para todos os que respeitarem as prescries da Estela e de maldio dos deuses para quem tentar aboli-las. (...) a preocupao do rei pela justia e (...) suas inmeras sentenas e decises para salvaguardar o direito de seus concidados. (pp. 26-27) Hammurabi, pelo contedo da estela, pode ser visto atuando como juiz. A parte

6 legal da Estela (dividida em pargrafos) pode ser dividida da seguinte maneira: determinam as penas a ser impostas em alguns delitos praticados durante um processo judicial; determinam a penas para leses corporais; regulam preos e salrios; regulam o direito patrimonial; regulam o direito de famlia, filiao e heranas, etc. (p. 29) Ento o Cdigo est dividido em 1 Prlogo, 2 Leis e 3 Eplogo. O Cdigo consiste em 282 regras com base na tradio e costume relativas s questes de famlia, de trabalho e de comrcio. O seu valor se deve ao reconhecimento do direito e dos deveres dos indivduos independente de seu estatuto social e por ter legado tal conceito para as sociedades ocidentais. O uso da lei deixa de ser um privilgio de alguns para atingir toda a comunidade (um direito de todos). Talvez quando comparado com as leis modernas, o Cdigo deve parecer extremamente severo em suas penalidades pelo fato de constar como punio a mutilao e morte daqueles que ultrapassavam os limites da lei: Na parte das Leis vejamos o pargrafo 6: Se um awilum [cidado] roubou um bem (de propriedade) de um deus ou do palcio: esse awilum ser morto; e, aquele que recebeu de sua mo o objeto roubado, ser morto. Isso quer dizer que tanto o que roubou, quanto aquele que recebeu do ladro o objeto sero mortos. Ainda mais objetos revestidos de carter sagrado (de um templo). 192 se um filho adotivo disser para o seu pai ou me voc no meu pai/me sua lngua deve ser cortada. 218 Se um mdico fez em um awilum [cidado] uma operao difcil com um escapelo de bronze e causou a morte do awilum ou abriu a nakkaptum [arco acima da sobrancelha] com um escapelo de bronze e destruiu o olho de um awilum, eles cortaro a sua mo. 219 Se um mdico fez uma operao difcil com um escapelo de bronze no escravo de um musknum [homem livre com poucos recursos] e causou-lhe a morte, ele dever restituir um escravo como o escravo (morto). 229 Se um pedreiro edificou uma casa para um awilum, mas no reforou o seu trabalho e a casa, que construiu, caiu e causou a morte do dono da casa, esse pedreiro ser morto. 230 Se causou a morte do filho do dono da casa, mataro o filho desse pedreiro.

7 231 Se causou a morte de um escravo do dono da casa, ele dar ao dono da casa um escravo equivalente. 232 Se fez perder bens mveis, compensar tudo que fez perder e, porque no reforou a casa que construiu e ela caiu, dever reconstruir a casa que caiu com seus prprios recursos. Sobre o rito do casamento: 159 Se um awilum, que j enviou para a casa de seu sogro o presente nupcial e j pagou a terhatum [preo que o pai do noivo pagou ao pai da noiva], deixou-se atrair por uma outra mulher e disse ao seu sogro: No tomarei tua filha por esposa, o pai da filha levar consigo tudo o que lhe foi trazido. 160 Se um awilum enviou o presente nupcial casa do sogro e pagou a terhatum e o pai da filha disse: No te darei minha filha, ele restituir o dobro de tudo que lhe foi trazido. Sobre o adultrio: 129 Se a esposa de um awilum foi surpreendida dormindo com um outro homem, eles os amarraro e os lanaro ngua. Se o esposo deixa viver sua esposa, o rei, tambm, deixar viver seu servo. 131 Se o marido acusou sua esposa (mas) ela no foi surpreendida dormindo com outro homem, ela pronunciar o juramento de deus e voltar para sua casa. 153 Se a esposa de um awilum, por causa de um outro homem, fez matar o seu marido, essa mulher ser empalada. Incesto: 154 Se um awilum teve relaes sexuais com sua filha, eles faro esse awilum sair da cidade. Sobre o divrcio: 136 Se um awilum abandonou a sua cidade e fugiu e depois sua esposa entrou na casa de um outro, se esse awilum voltou e quis retomar sua esposa, a esposa do fugitivo no retornar a seu esposo, porque ele desprezou a sua cidade e fugiu. 138 Se um awilum quer abandonar sua primeira esposa, que no lhe gerou filhos, dar-lhe- a prata correspondente sua terhatum e restituir-lhe- o dote que trouxe da casa de seu pai; (ento) poder abandon-la.

8 139 Se no h terhatum, dar-lhe- uma mina de prata como indenizao do repdio. 140 Se um musknum, dar-lhe- 1/3 de uma mina de prata. 142 Se uma mulher tomou averso a seu esposo e disse-lhe: Tu no ters relaes comigo., seu caso ser examinado em seu distrito. Se ela se guarda e no tem falta e o seu marido um saidor e a despreza muito, essa mulher no tem culpa, ela tomar o seu dote e ir para a casa de seu pai. 143 Se ela no se guarda, mas uma saidora, dilapida sua casa e depreza o seu marido, lanaro esta mulher ngua. Ou seja, caso os juzes da regio administrativa constatem que a mulher no quer ter relaes sexuais com seu marido e adltera, ela ser reconhecida culpada e condenada morte por afogamento. Os trs termos que indicam diferenciao social na Mesopotmia de Hammurabi: 1 Awilum (cidado/ homem livre): camada mais ampla da sociedade babilnica. Nela eram recrutados os funcionrios, os escribas, os sacerdotes, os comerciantes, os profissionais liberais, os trabalhadores rurais e grande parte dos militares. Havia awilum detentor de riquezas e tambm pequenos camponeses. 196 Se um awilum destruiu o olho de um (outro) awilum, destruiro o seu olho. 197 Se quebrou o osso de um awilum, quebraro o seu osso. 202 Se um awilum bateu na face de um awilum que lhe superior, ser aoitado 60 (vezes), na assemblia, com um chicote (de couro) de boi. Aqui vemos a diferenciao social no interior da esfera de awilum (cidado). 2 Wardum (escravo) representava a minoria da sociedade: eles eram obtidos em campanhas militares, com a captura de prisioneiros de guerra ou em razias realizadas nas regies montanhosas. 199 Se [um awilum] destruiu o olho do escravo de um awilum ou quebrou o osso do escravo de um awilum, pesar a metade de seu preo. 205 Se o escravo de um awilum bateu na face de um awilum, cortaro a sua orelha. 3 Musknum grupo intermedirio entre o awilum e o wardum. Pode ser considerado um pobre/ homem livre com poucos recursos.

9 198 Se [um awilum] destruiu o olho de um musknum ou quebrou o osso de um musknum, pesar uma mina de prata. III Religio e Poder na Mesopotmia Definio de religio, por Jean Bottro: conjunto de representaes e de comportamentos coletivos, que comandam todo um grupo social em suas relaes com um universo julgado como superior/ sobreposto ao nosso. (BOTTRO, Jean. Msopotamie. Lcriture, la Raison et les Dieux. Paris: Gallimard, 1987, p. 364) Bottro faz uma comparao entre dois sentimentos prprios dos seres humanos: o amor e o sentimento religioso. O amor um sentimento horizontal, j o religioso vertical isto , no est voltado para coisasem torno de ns, mas acima de ns. Bottro explica que havia escribas e copistas (grupo seleto de estudiosos) contudo (e esta uma hiptese do autor) isso no significa dizer que a religio mesopotmica fosse uma criao destes grupos. Bottro acredita que no havia profunda diferena no comportamento religioso da populao, ou seja, havia uma religio comum que perpassava vrias camadas sociais na Mesopotmia. O mundo divino era imaginado como sendo superior a tudo aqui abaixo e de alguma forma celeste. Entre os nossos documentos, as declaraes sublinham a transcendncia dos deuses; sua superioridade, sua preponderncia absoluta sobre os homens; por sua potncia e inteligncia bem acima da nossa, e por suas vidas, desprovidas de nossas misrias e de nossos males, e sem fim/ eternas: Os pensamentos dos deuses esto tambm longe de ns/ Como o segredo/ abismo do cu:/ Penetr-los impossvel para ns/ Intil, no podemos compreend-los! (Lambert, W.G. Babylonian Wisdom Literature, p. 76 s.: 82 s.) Os deuses governam o universo e cada um seus elementos/ os reis tambm religio e poder: os deuses eram (...) os autores e governantes do universo e de cada um de seus elementos, como os reis eram os proprietrios e os responsveis por seus territrios, por cada uma de suas riquezas e por cada um de seus dependentes. Esta equivalncia, proporcional, est no centro (...) de toda a teologia mesopotmica das relaes dos homens com o Sagrado. Ela dava um sentido vlido marcha do mundo e ao destino das coisas e dos homens. (p. 405)

10 No Cdigo de Hammurabi podemos tambm identificar esta relao entre o sagrado e o poder, vejamos logo no comeo da obra no Prlogo: Eu (sou) Hammurabi, o pastor, chamado por Enlil, aquele que acumula opulncia e prosperidade, aquele que realiza todas as coisas para Nippur, DUR.NA.KI [ponto de juno do cu e da terra era originalmente o nome da Ziggurat, isto : da torre em degraus do templo de Enlil em Nippur], guarda piedoso de .KUR [casa da montanha nome do templo de Enlil na cidade de Nippur], o rei eficiente que restaurou Eridu [antiga cidade sumria, cerca de 11 km a sudoeste de Ur] em seu lugar, aquele que purifica o culto de .ABZU [nome sumrio do templo do deus Ea na cidade de Eridu], conquistador (?) dos quatro cantos da terra, aquele que magnfica o nome de Babel, que alegra o corao de Marduk [deus nacional de Babel], seu senhor, que todos os dias est a servio da .SAG.ILA [a casa cuja cabea emerge era o nome do complexo de edifcios que formava o templo do deus Marduk em Babel] (...) No Eplogo: Eu (sou) Hammurabi, o rei perfeito. Para com os cabeas-pretas [homens/ povo sumrio], que Enlil me deu de presente e dos quais Marduk me deu o pastoreio, no fui negligente, nem deixei cair os braos; eu lhes procurei sempre lugares de paz, resolvi dificuldades graves, fiz-lhes aparecer a luz. (...) Para que o forte no oprima o fraco, para fazer justia ao rfo e viva, para proclamar o direito do pas em Babel (...) escrevi minhas preciosas palavras em minha estela e coloquei-a diante de minha esttua de rei da justia. ***

You might also like