You are on page 1of 3

O BORDADO DAS MULHERES BAKUBA1

Enquanto o trabalho da tecelagem se reserva aos homens, o bordado do tecido cabe s mulheres. A mulher a lder no trabalho do bordado: ela quem decide quais sero os padres gerais utilizados e as cores, alm de coordenar a produo. H um relato na histria oral que, por volta do ano 409 d.c., o terceiro monarca deste povo foi uma mulher chamada Lobamba e existiram muitas outras chefes lembradas na tradio, dentre elas, Ruwej (Lunda), Muadi Kapuk e Ampimin. Isso nos chama a ateno para a questo da diviso do trabalho entre os gneros e da possibilidade de ascenso ao poder como caractersticas sociais que se modificam atravs da histria. As mulheres bakuba possuem um papel relevante na poltica, muitas vezes exercendo cargos de chefia e de sacerdcio. Ainda hoje mulheres artfices se encarregam exclusivamente da produo de elegantes tecidos bordados. Muitos deles adornados com materiais naturais como bzios, fibras, contas e adereos diversos. Entre as formas do bordado, os mais notveis so os chamados veludos do Kasai. Eles so fabricados especialmente por um grupo Bakuba chamado Shoowa. Este veludo feito a partir do tecido da rfia desfibrada que usado como pano de fundo. O efeito do acolchoado na incluso de camadas txteis obtido por um fio muito fino de rfia, que passa por debaixo da tela e surge no topo, onde posteriormente cortado com uma pequena faca.

Mulheres bakuba bordando http://shop.walu.ch/shoowa/seiten/tradition-workmanship/ http://www.textilesofafrica.com/i_110shoowa/about.html

Tradicionalmente, os Bakuba criam suas tintas a partir de materiais naturais. Alm da cor natural da rfia, as principais cores de tintas usadas nos tecidos so o amarelo, o vermelho, o preto e o branco. O vermelho obtido do sndalo africano (came de madeira),
1

Texto de apoio para ao Ncleo de Educao do Museu Afro Brasil para a Exposio: Panos, Tapas, Joias e Adornos Dfrica. Renato Arajo (araujinhor@hotmail.com ), abril de 2011.

o amarelo vem da rvore Brimstone (nome cientfico morinda lucida), a cor preta retirada da mistura do barro de charco e de fontes vegetais e, por fim, o branco retirado de um mineral chamado caolim. Os motivos geralmente so desenvolvidos com uma agulha, e a composio segue o critrio do paralelismo das cores, estabelecendo e alternando os tons mais claros e os mais escuros para realar as formas. Este trabalho no s realizado por mulheres, como na verdade foram as mulheres as prprias criadoras do veludo do kasai. Antigamente, o mrito de ser bordadeira era uma tradio reservada s grvidas, que se utilizavam modelos para formar os padres geomtricos. Hoje, com a tradio mais difundida, abre-se espao para muitas bordadeiras que podem ou no se utilizar de modelos para criar seus padres bordados.

Tecido Bakuba Dimenso 60 x 341cm Acervo: Associao Museu Afro Brasil

Tecido Bakuba Dimenso 54,5 x 2,94 cm Acervo: Associao Museu Afro Brasil

Embora a soluo formal desses padres seja abstrata, alguns pesquisadores apontam para a inspirao natural destas formas geomtricas. Assim, seriam apreciadas as formas naturais como a escamas em zigue e zague de um mamfero chamado pangolim, formas do casco de tartaruga ou desenhos chamados bambi (antlope) entre outras. Na realidade, h mais de 200 tipos de padres tradicionais (produzidos a partir de arranjos de tringulos, hexgonos, quadrados, em xadrez e outras composies) que so transmitidos de gerao a gerao. Em alguns casos, alm das insgnias prprias, certas formas geomtricas que aparecem em tecidos e em outras formas de arte Bakuba so exclusivas de determinadas posies sociais. Pode-se tambm perceber uma relao ntima entre os padres desenvolvidos nos tecidos e os apresentados nas esculturas e na arquitetura. Historicamente, as concepes artsticas geralmente reproduziam em parte as formas e os motivos das escarificaes (que so cicatrizes na pele que servem como indicadores de identidade e hierarquia de seu portador). Por outro lado, difcil definir de onde parte a influncia principal, pois seu emprego generalizado. Alm de serem impressos na pele e nos tecidos, esses motivos podem ser visto em copos e talheres decorativos, em casas, em bancos e em muitos outros objetos de arte, pois so signos de identidade. Os tecidos mais elaborados eram produzidos ao longo de muitos dias e at meses. Dado ao seu alto custo eles eram restritos ao crculo da famlia real e casta nobre, guerreira ou sacerdotal. No era incomum a utilizao deste tecido como forma de dote de

casamento, escambo ou como forma de pagamento de alguma despesa ou pendncia, tais como uma doao com objetivo de resolver algum conflito e eliminar tenses ou mesmo como um presente no nascimento de uma criana. A beleza, a simetria, o grau de sofisticao e a diversidade de padres e estilos decorativos nos tecidos bakuba so igualmente abundantes. Esses tecidos, na medida em que so difundidos por meio dessas trocas estimulam o aparecimento de alianas sociais que fortalecem a identidade desse povo. tradio Bakuba que o rei (Nyimi) ou altos dignitrios ao falecerem sejam enterrados com trajes especiais, com tapetes e outros tecidos que os homenageiam. No caso especfico do rei, h uma indumentria especial que ele veste somente duas vezes, uma no momento da entronizao e outra ao ser enterrado com ela. Isso por si s, demonstra o grau de importncia que esse povo atribui vestimenta e ao uso dos tecidos em geral.

Referncias
ADLER, P. & BARNARD, N. African Majesty: The Textile Art of the Ashanti and Ewe. Peter Adler and Nicholas Barnard. London, 1992. MACK, J. & PICTON, J. African Textiles. London, 1979. MEURANT, G. Shoowa Design: African Textiles from the Kingdom of Kuba. Georges Meurant. London, 1986. SIEBER, R. African Textiles and Decorative Arts. New York, 1972. Pginas da internet (acessadas em 8/04/2011) http://shop.walu.ch/shoowa/seiten/tradition-workmanship/ (Shoowa) http://www.textilesofafrica.com/i_110shoowa/about.html (Textiles of Africa) http://cool.conservation-us.org/waac/wn/wn08/wn08-1/wn08-102.html (Kuba Textiles: An Introduction).

You might also like