You are on page 1of 6

LISTA DE EXERCCIOS N 2 BIOLOGIA

3 EM 1 PERODO PROF. TOINZ NOME: ____________________________________ N_____ DATA: ____/____/____


Os exerccios que se seguem so complementares. Resolva-os em seu caderno de aula ou em folhas avulsas e anexe a esta lista. No preciso entregar ao professor. Dvidas devem ser resolvidas comigo, na prxima aula.

TESTES
01. (PUC-SP) Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmao: "A produo de ribossomos depende, indiretamente, da atividade dos cromossomos. Em seguida pediu a seus alunos que analisassem a afirmao e a explicassem. Foram obtidas cinco explicaes diferentes, que se encontram a seguir citadas. Assinale a nica afirmao correta: a) os cromossomos so constitudos essencialmente por RNA ribossmico e protenas, material utilizado na produo de ribossomos. b) os cromossomos so constitudos essencialmente por RNA mensageiro e protenas, material utilizado na produo de ribossomos. c) os cromossomos contm DNA; este controla a sntese de ribonucleoprotenas que formaro o nuclolo e que, posteriormente, faro parte dos ribossomos. d) os cromossomos so constitudos essencialmente por RNA transportador e protenas, material utilizado na produo de ribossomos. e) os cromossomos, produzidos a partir do nuclolo, fornecem material para a organizao dos ribossomos. 02. (UNITAU) A clula nervosa, o espermatozide e o zigoto possuem, respectivamente: a) 46, 46 e 46 cromossomos b) 23, 46 e 23 cromossomos c) 23, 23 e 46 cromossomos d) 46, 23 e 23 cromossomos e) 46, 23 e 46 cromossomos 03. (UNITAU) "A intrfase a fase em que ocorre o repouso celular". A afirmativa est: a) correta, porque praticamente no h atividade metablica celular. b) correta, pois ocorrem apenas alteraes no formato da clula. c) incorreta, porque ocorre movimento dos centrolos. d) incorreta, porque ocorre a condensao dos cromossomas. e) incorreta, porque ocorre duplicao do DNA. 04. (VUNESP) Se corarmos uma clula animal com um corante especfico para RNA, a estrutura mais corada ser: a) o lisossomo. b) o complexo de Golgi. c) a mitocndria. d) o nuclolo. e) o centrolo.

05. (PUCCAMP) Os cromossomos das clulas somticas de um dado animal foram esquematizados como mostra a figura a seguir:

A partir desse esquema, foram feitas as seguintes dedues sobre esse animal: I. Suas clulas diplides possuem 2n=16 cromossomos. II. Suas clulas haplides apresentam n=8 cromossomos. III. Seu caritipo formado por 4 cromossomos metacntricos, 2 cromossomos submetacntricos e 2 cromossomos acrocntricos. Dessas afirmaes, a) apenas I verdadeira. b) apenas II verdadeira. c) apenas III verdadeira. d) apenas I e II so verdadeiras. e) I, II e III so verdadeiras. 06. (UEL) A organela citoplasmtica que se origina a partir do nuclolo e que sintetiza protenas o a) ribossomo. b) centrolo. c) lisossomo. d) cloroplasto. e) complexo de Golgi. 07. (FAAP) Em uma clula eucaritica, as caractersticas genticas responsveis por todo o controle de atividades celulares esto: a) nas organelas citoplasmticas b) somente nos retculos endoplasmticos c) nas cristas mitocondriais d) encerradas no interior do ncleo, na cromatina e) somente nos ribossomos 08. (PUC-SP) Considere a quantidade normal de DNA do ncleo de uma clula da mucosa duodenal humana igual a 2C. A partir dessa informao, pode-se prever que: a) essa mesma quantidade seja encontrada no ncleo de um linfcido normal.

b) essa mesma quantidade seja encontrada no ncleo de um espermatozide normal. c) uma quantidade igual a C seja encontrada no ncleo de um neurnio normal. d) uma quantidade igual a C/2 seja encontrada no ncleo de um vulo normal. e) uma quantidade igual a 4C seja encontrada no ncleo de um blastmero que apresente 46 fios de cromatina. 09. (FEI) Se a quantidade de DNA de uma clula somtica em metfase mittica 2X, as clulas do mesmo tecido, nas fases G e G apresentam, respectivamente, as seguintes quantidades de DNA: a) X e X b) X/2 e X c) X/2 e 2X d) X e X/2 e) X e 2X 10. (PUCCAMP) A anlise citogentica realizada em vrias clulas de um mamfero permitiu elaborar o seguinte esquema:

b) A clula-me deveria ter 4 cromossomos e as clulasfilhas deveriam ter 2 cromossomos, pois foram originadas por mitose. c) A clula-me deveria ter 4 cromossomos e as clulasfilhas deveriam ser 4 e ter cada uma 2 cromossomos, pois seriam o resultado de uma meiose. d) A clula-me deveria ter 4 cromossomos e cada clula-filha 4 cromossomos, pois seriam o resultado de uma mitose. e) A clula-me deveria ter 2 cromossomos e as clulasfilhas 2 cromossomos, pois seriam o resultado de uma meiose. 12. (FUVEST) Um cromossomo formado por uma longa molcula de DNA associada a protenas. Isso permite afirmar que o ncleo de uma clula somtica humana em ... A... possui ... B... molculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B? a) A = incio de intrfase (G1); B = 46. b) A = fim da intrfase (G2); B = 23. c) A = incio de mitose (prfase); B = 46. d) A = fim de mitose (telfase); B = 23. e) A = qualquer fase do cicio celular; B = 92. 13. (UNIRIO) Os cromossomos so classificados de acordo com a posio do seu centrmero. Observe os esquemas anteriores e indique a classificao dos cromossomos representados.

Ele representa: a) o fentipo do organismo. b) o genoma de uma clula haplide. c) o genoma de uma clula diplide. d) os cromossomos de uma clula haplide. e) os cromossomos de uma clula diplide. 11. (UFRS) Considerando que a ilustrao a seguir, referente diviso de uma clula somtica hipottica, apresenta um erro, assinale a alternativa que apresenta a situao que tornaria o desenho correto. a) Telmero, acrocntrico, metacntrico. b) Acntrico, metacntrico, mesocntrico. c) Acntrico, acrocntrico, mesocntrico. d) Telocntrico, acrocntrico e metacntrico. e) Telocntrico, submetacntrico, acrocntrico. 14. (PUCCAMP) Observe os cromossomos a seguir esquematizados.

a) A clula-me deveria ter apenas 2 cromossomos e as clulas-filhas deveriam ter 4 cromossomos, pois tm origem aps a duplicao dos cromossomos.

As figuras que representam, respectivamente, um conjunto diplide e o conjunto haplide correspondente so a) I e III b) I e IV c) II e III d) II e IV e) V e I 15. (PUCCAMP) Um cientista, ao analisar os gametas de certa espcie de r, verificou que os espermatozides no apresentavam nuclolo enquanto que os ovcitos continham nuclolos bem desenvolvidos. Essa diferena poderia significar que os ovcitos a) no sintetizam protenas, sendo estas fabricados pelos espermatozides. b) precisam sintetizar vitelo nutritivo, enquanto que os espermatozides no desempenham esta funo. c) usam seu nuclolo para a produo de RNAr, enquanto que os espermatozides s produzem RNAt. d) sintetizam protenas necessrias para o desenvolvimento do embrio e os espermatozides contribuem para essa funo. e) produzem menos RNAr do que os espermatozides. 16. (UFF) Diversas protenas, como as histonas e vrias enzimas, embora sintetizadas no citoplasma, so encontradas no ncleo. A passagem destas macromolculas pelo envoltrio nuclear possvel porque: a) ocorre um mecanismo especfico de endocitose que permite a passagem de certas macromolculas; b) o envoltrio nuclear possui poros que permitem a passagem de macromolculas; c) ocorre um mecanismo especfico de pinocitose que permite o englobamento de algumas macro-molculas; d) existe, neste envoltrio, um mecanismo de transporte simultneo e oposto de cido ribonuclico e protenas; e) existem transportadores nas membranas externa e interna do envoltrio nuclear que realizam o transporte das macromolculas, passando pelo lmen do envoltrio. 17. (UFC) So exemplos de clulas anucleadas: a) clula parenquimtica e clula muscular. b) elemento de tubo crivado e hemcia de mamferos. c) hemcia de mamferos e clula albuminosa. d) elemento de vaso e macrfago. e) vrus e hemcia de mamferos. 18. (FUVEST) Qual das alternativas se refere a um cromossomo? a) Um conjunto de molculas de DNA com todas as informaes genticas da espcie. b) Uma nica molcula de DNA com informao gentica para algumas protenas. c) Um segmento de molcula de DNA com informao para uma cadeia polipeptdica. d) Uma nica molcula de RNA com informao para uma cadeia polipeptdica. e) Uma seqncia de trs bases nitrogenadas do RNA mensageiro correspondente a um aminocido na cadeia polipeptdica.

19. (UFPI) As clulas musculares so diferentes das clulas nervosas porque: a) contm genes diferentes. b) possuem maior nmero de genes. c) usam cdigos genticos diferentes. d) possuem menor nmero de genes. e) expressam genes diferentes. 20. (MACKENZIE)

O esquema acima representa um experimento realizado em amebas. Considere as afirmativas abaixo: I - A clula 4 apresentar as caractersticas genticas da clula 5. II - Pode-se concluir que, por serem anucleadas, as hemcias so clulas que vivem pouco tempo. III - Entre outras funes, o ncleo responsvel pela reproduo. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se somente a afirmativa III estiver correta. e) se somente a afirmativa II estiver correta. 21. (UEL) Considerando que uma espcie de ave apresenta 2n = 78 cromossomos correto afirmar: a) Um gameta tem 39 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais. b) Um gameta tem 38 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais. c) Um gameta tem 38 cromossomos autossomos e 1 cromossomo sexual. d) Uma clula somtica tem 77 cromossomos autossomos e 1 cromossomo sexual. e) Uma clula somtica tem 78 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais. 22. (FUVEST) A gua, o jumento e a zebra pertencem a espcies biolgicas distintas que podem cruzar entre si e gerar hbridos estreis. Destes, o mais conhecido a mula, que resulta do cruzamento entre o jumento e a gua. Suponha que o seguinte experimento de clonagem foi realizado com sucesso: o ncleo de uma clula somtica de um jumento foi transplantado para um vulo anucleado da gua e o embrio foi implantado no tero de uma zebra, onde ocorreu a gestao. O animal (clone) produzido em tal experimento ter, essencialmente, caractersticas genticas a) de gua. b) de zebra. c) de mula.

d) de jumento. e) das trs espcies. 23. (FUVEST) Quando afirmamos que o metabolismo da clula controlado pelo ncleo celular, isso significa que a) todas as reaes metablicas so catalisadas por molculas e componentes nucleares. b) o ncleo produz molculas que, no citoplasma, promovem a sntese de enzimas catalisadoras das reaes metablicas. c) o ncleo produz e envia, para todas as partes da clula, molculas que catalisam as reaes metablicas. d) dentro do ncleo, molculas sintetizam enzimas catalisadoras das reaes metablicas. e) o contedo do ncleo passa para o citoplasma e atua diretamente nas funes celulares, catalisando as reaes metablicas. 24. (PUC-MG)

c) na meiose no h associao de cromossomos homlogos com troca de partes entre eles, fato que s ocorre na mitose. d) na meiose no ocorre segregao de genes. e) o objetivo do processo mittico o crescimento do organismo e do processo meitico a formao de gametas. 27. (FATEC) Mitose um processo de diviso celular pelo qual uma clula origina duas outras com o mesmo nmero de cromossomos. Com relao diviso celular, podemos afirmar que: a) na mitose a clula-me diplide origina clulas-filhas haplides. b) a interfase caracteriza-se pela pouca atividade metablica desempenhada pela clula. c) a mitose precedida de uma duplicao de material gentico. d) durante a diviso celular a organizao do ncleo mantm-se inalterada. e) no perodo de mitose a quantidade de DNA mantmse constante. 28. (CESGRANRIO) Ao compararmos mitose com meiose, podemos concluir que: a) a meiose est associada reproduo de pluricelulares, e a mitose, ao seu crescimento. b) a meiose divide metade o nmero de cromossomos de uma clula, e a mitose o duplica. c) a meiose est associada reproduo de unicelulares, e a mitose, ao seu crescimento. d) a mitose garante o nmero cromossomial da espcie, e a meiose, o nmero cromossomial do indivduo. e) a mitose s acontece em clulas reprodutoras, e a meiose s em clulas haplides. 29. (MACKENZIE) A respeito da figura adiante, que representa uma clula em mitose, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise a figura anterior e assinale a alternativa INCORRETA. a) A estrutura representada apresenta dupla membrana com poros que permitem a passagem de algumas molculas. b) A cromatina constituda por molculas de DNA enroladas em torno de histonas e pode apresentar-se em nveis variados de condensao. c) Durante a diviso celular, a cromatina se desenrola das histonas para que possa ocorrer a duplicao do DNA. d) Cromatina e cromossomos so encontrados em fases diferentes, na interfase e na diviso celular, respectivamente. 25. (FEI) No processo de mitose: a) a partir de uma clula diplide originam-se duas novas clulas diplides b) a partir de uma clula diplide originam-se quatro novas clulas diplides c) a partir de uma clula haplide originam-se duas novas clulas diplides d) a partir de uma clula haplide originam-se quatro novas clulas diplides e) a partir de uma clula diplide originam-se quatro novas clulas haplides 26. (VUNESP) Com relao diviso celular, podemos afirmar que a) a mitose s ocorre em organismos com reproduo sexuada. b) a mitose permite variabilidade gentica, principal diferena do processo em relao meiose.

a) II o centro celular, responsvel pela formao do aparelho mittico. b) III indica fibra do fuso, responsvel pelo deslizamento dos cromossomos durante a anfase. c) Nos animais, II apresenta um centrolo, que est ausente nos vegetais superiores. d) Os filamentos de DNA contidos em I so idnticos entre si. e) Na etapa anterior representada na figura, ocorreu a duplicao do DNA.

30. (UNIRIO) A figura representa o ciclo celular e um diagrama da durao das diferentes etapas desse ciclo em determinadas clulas.

QUESTES
01. (FUVEST) Por que a ausncia de nuclolo compromete a sntese de protenas em uma clula eucarionte? 02. (UNICAMP) Comente a frase: "Cromossomos e cromatina so dois estados morfolgicos dos mesmos componentes celulares de eucariotos". 03. (UNICAMP) Ribossomos so formados por RNA e protenas, sintetizados pelos processos de transcrio e traduo, respectivamente. a) Onde esses processos ocorrem na clula eucaritica? b) O que acontecer com os processos de transcrio e traduo, se ocorrer uma inativao na Regio Organizadora do Nuclolo? Justifique. 04. (UDESC) Analise o esquema a seguir e depois RESPONDA as questes propostas.

Quanto tempo necessrio para que essas clulas dupliquem o seu DNA? a) 2 horas e 30 minutos. b) 3 horas. c) 4 horas. d) 6 horas e 30 minutos. e) 9 horas. 31. (UFPE) A diviso celular um processo complexo geneticamente controlado. A gerao e o desenvolvimento dos organismos dependem da capacidade de diviso das clulas. Com relao diviso celular, correto afirmar que: a) apesar de ser chamada intrfase, nesta fase do ciclo celular, ocorrem importantes processos metablicos como a duplicao do DNA e produo de RNA. b) uma clula 2n, ao sofrer mitose, originar quatro clulas n, no recombinantes. c) a primeira diviso da meiose um processo equacional semelhante mitose. d) os nuclolos so orgnulos que aparecem na clula durante a prfase e auxiliam na desintegrao da carioteca. e) enquanto a diviso do citoplasma (citocinese) ocorre por estrangulamento (de fora para dentro) na clula vegetal, na clula animal ela centrpeta (de dentro para fora). 32. (UFSM) Analise as afirmativas a seguir. I. No fim da meiose, as clulas-filhas so idnticas clula-me, pois possuem o mesmo nmero cromossmico. II. Na interfase, ocorre a duplicao do material gentico. III. A mitose o processo pelo qual clulas diplides originam clulas haplides para a formao de gametas. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e II. d) apenas I e III. e) apenas II e III.

a) Como se denomina o estgio do ciclo celular representado pela letra A? b) Como se denomina o processo de diviso representado pela letra B? c) Quantos cromossomos existem na fase representada pela letra C? JUSTIFIQUE sua resposta.

GABARITO DOS TESTES


01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. C. E. E. D. C. A. D. A. E. E. D. A. D. B. B. B. B. B. E. A. C. D. B. C. A. E. C. A. E. C.

31. A. 32. B.

GABARITO DAS QUESTES


01. O nuclolo um reservatrio de RNA ribossmico, matria prima para a sntese dos ribossomos. Estes organides so os responsveis pela produo das protenas celulares. Sem o nuclolo no h ribossomos disponveis para a sntese protica. 02. Os termos Cromossomo e Cromatina referem-se ao material gentico, ou seja, os filamentos formados por DNA e protenas que ocorrem no ncleo. Designa-se como cromossomo o filamento duplicado e condensado que pode ser observado durante o processo de diviso celular. Cromatina o conjunto de filamentos descondensados no ncleo da clula que no est se dividindo, em intrfase. 03. a) Transcrio no ncleo ao nvel dos cromossomos e traduo no citoplasma ao nvel dos ribossomos. b) Sem a regio organizadora do nuclolo no haver RNA ribossmico, matria prima para a produo destes organides e, consequentemente, cessar a sntese de protenas na clula. 04. a) Interfase. b) Mitose. c) 1 cromossomo duplicado pois o material gentico apresenta-se constitudo por 2 cromtides-irms.

You might also like