You are on page 1of 34

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 01 HABILIDADE 01

Mil anos atrs, os mouros tomaram o castelo de Sintra, em Portugal e intervieram na imponente construo com terra molhada, moldada no alto de uma montanha. Mil anos antes disso, os chineses j construam uma muralha com pedras, mato e argila, obra que protegeu o imprio de inimigos. (...) A casa de taipa, ou de pau-a-pique, feita de barro e madeira, atravessa milnios, permeia culturas, e mais do que uma imposio social nos dias atuais. (...) o barro molhado e as varas de bambu confundem-se com os talos de carnaba com vrias baldadas de terra. O auge da casa de terra foi no ciclo do ouro, em cidades como Ouro Preto, em Minas Gerais. Porm, em todo o pas muitas casas e igrejas do tempo colonial tinham as estruturas reforadas com taipa.
Melquades Jnior. Casa de Taipa Expressa Cultura. Dirio do Nordeste. Fortaleza, 5 de abril de 2010, p. 4.

Vincius de Moraes e Gerson Conrad, na cano Rosa de Hiroshima, trazem tona um conflito que ainda permeia a memria da humanidade. Trata-se (A) do ataque japons a base aeronaval de Pearl Harbour no Hava. (B) do bombardeio norte-americano com armas qumicas no Vietn. (C) do conflito atmico envolvendo a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. (D) da destruio dos camponeses bascos pela aviao alem na Espanha. (E) do bombardeio atmico sobre o Japo na Segunda Guerra Mundial.
QUESTO 03 HABILIDADE 03

A taipa tem mais de nove mil anos, e antes de servir aos ribeirinhos do Rio Jaguaribe, no Cear, j tinha estado no Rio Tigre, Antiga Mesopotmia, hoje grande parte da regio do atual Iraque. Historicamente, a respeito desse modelo arquitetnico, depreende-se que (A) veio para o Brasil no perodo colonial, como uma das mais autnticas manifestaes arquitetnicas de Portugal. (B) mais do que uma imposio social, essa tradio atravessa milnios e permeia culturas em diferentes continentes. (C) a falta de tcnica faz dessas construes a moradia temporria pela condio de pobreza da populao nordestina. (D) os chineses e mouros utilizaram-se dessa tcnica na construo de pequenas habitaes temporrias e j extintas. (E) os arquitetos utilizaram-se dessa tcnica como forma de minimizar a falta de habitaes e a misria nessas culturas.

A quadrilha junina, matuta ou caipira uma dana tpica das festas juninas, danada, principalmente, na regio Nordeste do Brasil. originria de velhas danas populares de reas rurais da Frana e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Imprio, a quadrilha era a dana preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos sales palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrtica e dando-lhe novas caractersticas e nomes regionais. No serto do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se msica, aos fogos de artifcios e comida da Regio (...) H atualmente uma nova forma de expresso junina, a quadrilha estilizada, que no uma quadrilha matuta, mas um grupo de dana que tem uma coreografia prpria, com passos criados exclusivamente para a msica escolhida, como num corpo de bal. O grupo incorpora alguns personagens como Lampio, Maria Bonita, sinhzinho, espanholas e ciganos. Os seus trajes lembram roupas tpicas do folclore dos pampas gachos.
Disponvel em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_conte nt&view=article&id=188&Itemid=1

QUESTO 02 HABILIDADE 02

Rosa de Hiroshima
Vincius de Moraes/Gerson Conrad

Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas, oh, no se esqueam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A antirrosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada

A leitura do texto nos permite inferir que (A) as quadrilhas tornaram-se predominantes nos festejos juninos em detrimento de aspectos religiosos ou culinrios. (B) a sua difuso e popularidade por todas as regies do Brasil relacionam-se com a vinda da famlia real para o Brasil. (C) o carter tradicional e secular dos festejos juninos mantm suas caractersticas sem grandes inovaes nos dias atuais. (D) a gnese das festas juninas no Brasil est relacionada com as festas religiosas que ocorriam no serto nordestino. (E) a origem e o desenvolvimento dos festejos juninos atesta a existncia de uma circularidade entre a cultura popular e a erudita.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 04 HABILIDADE 01

Basta! At que ponto o Presidente da Repblica abusar da pacincia da Nao? At que ponto pretende tomar para si, por meio de decretos-lei, a funo do Poder Legislativo? (...) At quando deseja levar ao desespero, por meio da inflao e do aumento do custo de vida, a classe mdia e a classe operria? At que ponto quer desagregar as Foras Armadas por meio da indisciplina que se torna cada vez mais incontrolvel? (...) No contente de intranquilizar o campo, com o decreto da Supra, agitando igualmente os proprietrios e os camponeses, de desvirtuar a finalidade dos sindicatos, cuja misso a das reivindicaes de classe, agora estende a sua ao deformadora s Foras Armadas, destruindo de cima a baixo a hierarquia e a disciplina, o que pe em perigo o regime e a segurana nacional. (...) A Nao no admite nem golpe nem contragolpe. Quer consolidar o processo democrtico para a concretizao das reformas essenciais de sua estrutura econmica. Mas no admite que seja o prprio Executivo, por interesses inconfessveis, quem desencadeie a luta contra o Congresso, censure o rdio, ameace a imprensa e, com ela, todos os meios de manifestaes do pensamento, abrindo o caminho ditadura. (...) O Brasil j sofreu demasiado com o Governo atual. Agora, basta!
(EDITORIAL DO JORNAL CORREIO DA MANHA, 31/MARCO/1964)

obra marcel duchamp - (1917)

A leitura do fragmento a partir da compreenso do contexto do Governo Joo Goulart (1961-1964) nos permite inferir que (A) o presidente Joo Goulart era criticado por sua ao repressiva contra sindicatos e ligas camponesas. (B) a presso do governo dos EUA pela deposio do presidente Jango desestabilizava o regime poltico brasileiro. (C) o editorial do jornal representa claramente os setores golpistas ligados a UDN e aos militares. (D) as agitaes polticas entre operrios, camponeses e soldados desgastaram significativamente o apoio ao presidente. (E) os acordos polticos entre o presidente Jango e o congresso evidenciavam a existncia de praticas de corrupo.

Bicycle Wheel, obra de Marcel Duchamp, um dos principais representantes do Dadasmo. O movimento artstico batizado de dadasmo caracteriza-se por: (A) Criticar o comunismo e o consumismo, incentivando a busca de uma terceira via para a poltica europeia, sobretudo durante a Primeira Guerra Mundial. (B) Incentivar a preservao dos valores da civilizao europeia, que estavam ameaados em decorrncia do avano do totalitarismo na Alemanha e Itlia. (C) Apresentar objetos comuns do cotidiano de uma nova forma e dentro de um contexto artstico que geralmente chocava as pessoas. (D) Enfatizar a lgica e o concretismo como forma de manifestar sua indignao com a ecloso da Primeira Guerra Mundial. (E) Possuir um forte carter otimista e conformista, principalmente em relao aos acontecimentos polticos do mundo.

QUESTO 05 HABILIDADE 05

O dadasmo foi um movimento artstico que surgiu na Europa (cidade suia de Zurique) no ano de 1916. Possua como caracterstica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadasmo foi um movimento com forte contedo anrquico. O prprio nome do movimento deriva de um termo ingls infantil: dad (brinquedo, cavalo de pau). Da, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
(Acessado em 02/08/2011 http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/dadaismo.htm)

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 06 HABILIDADE 01

Pessoas cruis vem um velhinho A caminho da minha cama E ainda me perguntam por que choro e arranco os cabelos. Meu Deus! De novo mandaste a noite escura E de novo tremo da cabea aos ps Por ter que subir na cama que odeio.
(SEIERSTAD, A. O livreiro de Cabul. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 56)
a

(E) Formou-se a partir de interesses economicos e politicos entre paises que possuiam um desenvolvimento econmico semelhante.
QUESTO 08 HABILIDADE 04

Ele no cria a todos em uma mesma condio e estado; mas ordena uns a vida eterna e a outros a perptua condenao. Portanto, segundo o fim a que o homem criado, dizemos que est predestinado ou vida ou morte.
CALVINO. Instituies da religio crist. Apud. ARTOLA, Miguel. Textos fundamentais para la Historia. Madri: Alianza, 1995.

A jornalista norueguesa sne Seierstad viveu por 3 meses com uma famlia afeg em 2002. Produziu um relato sobre aspectos culturais do Afeganisto que poucos estrangeiros conseguiram testemunhar. O fragmento, um landay (poema curto e ritmado), retrata um trao da sociedade afeg. Nele, pode-se perceber (A) a exaltao do matrimnio como uma slida instituio dos pases do mundo islmico. (B) a defesa da religio como fundamento na construo da famlia e da sociedade. (C) a submisso da mulher autoridade masculina e sua condio de inferioridade. (D) a constante existncia de relacionamentos extraconjugais naquela sociedade. (E) a presena de mitos e supersties associadas ao casamento e vida conjugal.
QUESTO 07 HABILIDADE 07

Se algum disse que o livre arbtrio do homem est perdido e extinto depois do pecado de Ado, ou ele um simples nome sem objeto, ou ele uma fico introduzida pelo demnio na Igreja, seja excomungado.
Decises do Conclio de Trento. Apud. Apud. ARTOLA, Miguel. Textos fundamentais para la Historia. Madri: Alianza, 1995.

Nos 20 anos do Mercosul, 'objetivo prioritrio' fortalecer bloco, diz Dilma A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira 25/03/2011, por meio de nota oficial, que interesse prioritrio do Brasil no fortalecimento do Mercosul e no aprofundamento crescente da integrao regional sulamericana. O bloco comercial completa 20 anos neste sbado 26/03/2011. O Tratado de Assuno, que marcou a formao do bloco, foi assinado em 1991, por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com o passar dos anos, o Mercosul ganhou a adeso de Bolvia, Chile, Peru, Colmbia e Equador, como pases associados. Atualmente, a Venezuela est em processo de adeso ao bloco. Na nota, Dilma ressalta que em duas dcadas o Mercosul teve muitos e significativos progressos alm da rea econmico-comercial.
(http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/03/nos-20-anos-do-mercosulobjetivo-prioritario-e-fortalecer-bloco-diz-dilma.html)

Considerando o contexto da Reforma Protestante e da Contrarreforma Catlica, os autores apresentam posicionamentos acerca de doutrinas religiosas. Comparando os pontos de vista expressos, pode-se afirmar que (A) a doutrina da predestino foi originalmente formulada pelo telogo Joo Calvino e, mais tarde, apropriada por outros pensadores religiosos. (B) a cpula da Igreja Catlica, reunida no Conclio de Trento, confirmou a doutrina calvinista da predestinao. (C) a crena no livre arbtrio do homem, defendida pelo clero catlico, transformou-se na principal causa da Reforma Protestante. (D) ao confirmar o livre arbtrio do homem, o Conclio de Trento rejeitou formalmente a doutrina da predestinao defendida por Calvino. (E) a predestinao calvinista no contradiz o princpio do livre arbtrio, razo pela qual a Igreja Catlica no a rejeitou enquanto dogma.
QUESTO 09 HABILIDADE 09

As discusses acerca da implantao da ALCA (rea de Livre Comrcio das Amricas) propiciaram, em diferentes localidades do continente Latino-americano, o surgimento de inmeros movimentos de esquerda contrrios integrao. Um movimento anti-ALCA aconteceu em abril de 2005, quando os lderes da Venezuela e Cuba se reuniram e propuseram a criao de um bloco que se ope a ALCA, denominado de ALBA, sigla essa que significa Alternativa Bolivariana para as Amricas. A essncia do bloco ALBA baseia-se na cooperao entre as naes, buscando formas que no faa distino entre os pases, alm disso, alcance um patamar uniforme de desenvolvimento...
Disponvel em: http://www.brasilescola.com/geografia/alca-x-alba.htm. Acessado em 02/08/2011

A respeito da formao do Mercosul podemos inferir que (A) Foi o resultado de uma evoluo natural no continente em funo das histricas boas relaes entre os paises do Cone Sul. (B) Trouxe para seus membros uma nova organizacao politica, tributria e jurdica semelhante a da Uniao Europeia. (C) Resultou de uma imposio dos EUA como uma forma de fortalecer a implementao da Area de Livre comercio das Americas(ALCA). (D) Consistiu em uma estratgia de fortalecimento econmico e de insero no mundo globalizado por parte de seus membros.

Simn Bolvar inspira os princpios da ALBA, por ter tentado promover uma poltica de integrao da Amrica Latina no sculo XIX, em meio ao seu processo de independncia, relacionando-se ao

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

(A) (B) (C) (D) (E)

panamericanismo. integralismo. americanismo. monrosmo. caudilhismo.

(D) no se disseminou pelo Brasil em decorrncia da forte concorrncia com as novelas de folhetim, monopolizadoras do mercado editorial. (E) o cordel permanece como uma categoria literria marginalizada e sem reconhecimento nos meios acadmicos.
QUESTO 12 HABILIDADE 12

QUESTO 10 HABILIDADE 10

O plano desse escrito muito simples. Temos trs questes a tratar: O que o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido at o presente na ordem poltica? Nada? Que solicita? Tornar-se alguma coisa. O fragmento acima parte do panfleto O que o Terceiro Estado, escrito por Sieys em 1789, nos meses que antecederam a ecloso da Revoluo Francesa. No processo revolucionrio francs, o papel do Terceiro Estado (os segmentos sociais que no pertenciam nobreza e ao clero) foi fundamental porque: (A) negociou com o Estado absolutista a concesso de alguns direitos sem, no entanto, subverter a ordem do Antigo Regime. (B) encaminhou ao Poder Judicirio suas reivindicaes e promoveu aes de conscientizao de seus direitos em todo o pas. (C) defendeu seus direitos sem atacar diretamente os privilgios que a nobreza e o clero desfrutavam desde os tempos feudais. (D) reivindicou a supresso do privilgio da iseno fiscal para a nobreza e o clero, o que permitiu o reequilbrio financeiro da nao. (E) rebelou-se contra a ordem vigente na Frana da poca, precipitando uma insurreio armada que destruiu o Antigo Regime naquele pas.

STF decide que ato por legalizao de drogas liberdade de expresso e libera Marcha da Maconha Os oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que participaram do julgamento desta quarta-feira 15/6/2011, foram unnimes em liberar as manifestaes pela legalizao das drogas, como a Marcha da Maconha, no Brasil. Eles consideraram que as manifestaes so um exerccio da liberdade de expresso e no apologia ao crime, como argumentavam juzes que j proibiram a marcha anteriormente. O relator do caso, ministro Celso de Mello, afirmou que a manifestao pblica no pode ser confundida com crime previsto no Cdigo Penal. Marcha da Maconha expresso concreta do exerccio legtimo da liberdade de reunio, afirmou. (...) Para se definir a favor da Marcha da Maconha, o ministro Celso de Mello considerou que a Constituio "assegura a todos o direito de livremente externar suas posies, ainda que em franca oposio vontade de grupos majoritrios. Mello tambm classificou como insuprimvel o direito dos cidados de protestarem, de se reunirem e de emitirem opinio em pblico, desde que pacificamente.(...)A Marcha da Maconha j foi proibida pela Justia em diversas capitais com este argumento. Somente no ms passado, a marcha foi vetada em Braslia (DF), So Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), alm da cidade de Campinas (SP).
(http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/06/15/stf-decide-que-ato-porlegalizacao-de-drogas-e-liberdade-de-expressao-e-libera-marcha-damaconha.jhtm)

QUESTO 11 HABILIDADE 11

Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil desde o incio da colonizao. Na segunda metade do sculo XIX, comearam as impresses de folhetos brasileiros, com suas caractersticas prprias. Os temas incluem fatos do cotidiano, episdios histricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros. As faanhas do cangaceiro Lampio (Virgulino Ferreira da Silva, 19001938) e o suicdio do presidente Getlio Vargas (18831954) so alguns dos assuntos de cordis que tiveram maior tiragem no passado. No h limite para a criao de temas dos folhetos. Praticamente todo e qualquer assunto pode virar cordel nas mos de um poeta competente.
Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel. Acessado em 02/08/2011

Sobre a produo literria do cordel conclui-se que (A) apesar de possuir uma grande diversidade temtica, no pode ser estudado na academia cientfica, por no possuir teor educativo. (B) serve como meio de divulgao das tradies populares, da arte do cotidiano e das tradies regionais, sobretudo no Nordeste. (C) a representao iconogrfica do cordel no valorizada tanto quanto a parte escrita, por no simbolizar a cultura nordestina de fato.

A respeito da polmica, da descriminalizao das drogas e da deciso do STF, pode-se inferir que (A) o poder judicirio brasileiro baseou-se na jurisprudncia internacional, sobretudo nas leis europias. (B) a existncia de diferentes sistemas penais nos estados brasileiros assegurada pela constituio. (C) a afirmao e defesa da pluralidade de opinies um dos fundamentos dos regimes democrticos. (D) h uma mistura de interesses privados e pblicos por parte dos juzes membros do Superior Tribunal Federal. (E) existe um recuo nos valores morais e ticos da populao brasileira assim como no poder judicirio.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 13 HABILIDADE 12

QUESTO 15 HABILIDADE 15

A lei da antiga civilizao judaica, tambm conhecida como cdigo deuteronmico, estabelecia uma srie de regras que envolviam desde os alimentos consumidos aos relacionamentos pessoais. A lei dizia: Com homem no te deitars como se fosse mulher: abominao (Lv. 18:22). Em outro trecho, o mesmo tema retomado: Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominvel; sero mortos; o seu sangue cair sobre eles (Lv. 20:13). Os fragmentos da lei evidenciam, no cotidiano da antiga civilizao judaica, (A) a superioridade do papel do homem sobre o da mulher. (B) a intolerncia s prticas e relacionamentos homossexuais. (C) a existncia de pena de morte para todas as transgresses. (D) a igualdade de direitos entre homens e mulheres. (E) a dura punio em relao aos crimes sexuais.
QUESTO 14 HABILIDADE 14

O comrcio do pio feito pelos ingleses. Este povo, no tendo do que viver na sua terra, procura escravizar os outros pases, nos quais ele primeiro procura debilitar os habitantes (...)
(Memorial recebido pelo imperador Tao Kwang, em 1838.)

O texto acima, elaborado sob a viso de mundo do dominado, relaciona-se (A) ao processo de submisso da sociedade japonesa cultura ocidental imposta pelos britnicos. (B) estratgia de humildade dissimulada que as misses religiosas crists adotavam na sia. (C) expanso imperialista da Inglaterra na China, que resultou num conflito armado entre os dois pases. (D) rebelio dos cipaios contra a ao humanitria empreendida por organizaes inglesas na ndia. (E) ao conflito entre os colonizadores ingleses e os beres na regio que hoje corresponde frica do Sul.
QUESTO 16 HABILIDADE 13

Caminhando e cantando, E seguindo a cano Somos todos iguais, Braos dados ou no. Nas escolas, nas ruas, Campos e construes, Caminhando e cantando, E seguindo a cano.
(Pra no dizer que no falei de flores. Geraldo Vandr.)

Em 1835, os cabanos, como eram chamados os revoltosos, ocupam Belm. (...) Embora todos os cabanos concordassem quanto necessidade de controlar a poltica centralizadora do Rio de janeiro, uma parte deles comeou a temer a feio e as propores violentas do movimento.
(ALENCAR, Francisco et al. Histria da sociedade brasileira. 18 ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1996, p. 144.)
a

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Meu corao verde, amarelo, branco, azul anil. Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Ningum segura a juventude do Brasil.
(Eu te amo, meu Brasil. Dom e Ravel.)

O texto faz referncia Cabanagem, uma das revoltas que sacudiram o Brasil durante o Perodo Regencial (1831-40). Essa revolta se diferencia das demais revoltas que eclodiram no pas no perodo citado, porque (A) seus participantes provinham homogeneamente de camadas populares, incluindo a prpria liderana do movimento. (B) propunha a instalao de um regime republicano no Brasil, sem alterar a estrutura socioeconmica baseada no latifndio e no escravismo. (C) foi o nico movimento onde os participantes conseguiram ocupar o poder na provncia, ainda que de forma desorganizada e temporria. (D) seus lderes e demais participantes possuam um claro e especfico programa de ao para quando chegassem ao poder. (E) a liderana do movimento era contra a utilizao da violncia como forma de manuteno do controle sobre a provncia do Par.

Composies de uma mesma poca, essas duas msicas representam a polarizao ideolgica que se estabeleceu na sociedade brasileira quanto ao regime militar. Ao se comparar as duas letras, depreende-se que: (A) a cano de Vandr alcanou popularidade entre diversos setores da sociedade contrrios ditadura militar. (B) Dom e Ravel compuseram uma cano neutra, que acabou sendo apropriada por setores de esquerda como msica de inspirao. (C) Pra no dizer que no falei de flores uma cano romntica, desprovida de politizao, que ajudou Vandr a se tornar um cantor popular. (D) a esquerda se identificou com as palavras de Eu te amo, meu Brasil, pois refletia a bandeira nacionalista levantada pela mesma. (E) a crtica ditadura militar, expressa na primeira cano, apresenta-se plena na segunda composio, dada a exaltao do nacionalismo ufanista.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 17 HABILIDADE 07

QUESTO 19 HABILIDADE 25

Uma sombra desceu sobre o cenrio at h pouco iluminado pelas vitrias aliadas. (...) De Stettin, no mar Bltico, a Trieste, no Adritico, uma cortina de ferro desceu sobre o Continente (...) esta no certamente a Europa libertada que lutamos para construir. Tambm no uma que contenha os limites de uma paz permanente.
Apud. BARROS, Edgar Luiz de. A Guerra Fria. So Paulo: Atual; Campinas: Ed. Unicamp, 1988, p. 19-20.

Identificando o contexto dos conflitos no ps-guerra podese afirmar que: (A) levou ao conflito armado as naes mais poderosas da Europa gerando destruio em outras regies do mundo. (B) os Estados Unidos e a Inglaterra viam na expanso do socialismo uma grande ameaa ao seu desenvolvimento. (C) o discurso aponta para um possvel perodo de paz e prosperidade entre as naes daquele continente. (D) apesar do tom ameaador, o discurso tem por objetivo acabar com os conflitos existentes naquele momento histrico. (E) houve uma estabilidade parcial com a expanso do socialismo no ocidente, especialmente no Continente Europeu.
QUESTO 18 HABILIDADE 16

Nelson Mandela nasceu no pequeno vilarejo de Qunu, frica do Sul. Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da famlia a frequentar a escola. Formou-se em Direito e se envolveu na oposio ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da populao), mestios e indianos (uma expressiva colnia de imigrantes) direitos polticos, sociais e econmicos. Preso por sua militncia poltica, Mandela permaneceu na cadeia por 27 anos se tornou de tal modo associado oposio ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vrios pases. Mandela continuou na priso at fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a presso internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem De Klerk. Como presidente do CNA (de julho de 1991 a dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da frica do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transio do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando um respeito ainda maior perante a comunidade internacional.
(Adaptado de Lder negro e estadista da frica do Sul Nelson Mandela. Disponvel em http://educacao.uol.com.br/biografias/nelsonmandela.jhtm. Acesso em 31 de jul. 2011.)

O indivduo, muito novo, adestrado para participar nas diversas instncias do sistema de produo. O tempo de sua vida infantil moldado dentro das prerrogativas das atividades que ele deve realizar na escola e fora dela. Seu carter moldado por meio de um jogo de castigos e recompensas. Posteriormente, quando ocorre a insero do indivduo no trabalho de fbrica, esta ser uma extenso do que a escola previamente preparou. Seu tempo, definitivamente, no lhe pertencer. O tempo de sua vida ser propriedade da sociedade. Na linha de montagem da fbrica, ele cumprir uma rigorosa rotina de horrios, severamente vigiada, e igualmente recompensada ou punida. Seu escasso tempo fora da fbrica tambm predeterminado. Assim que, fora da fbrica, mais e mais os indivduos procuram realizar cursos de aperfeioamento, requisito para manter o status de seqestrado, alm das modalidades de lazer que mais e mais se tornam uma extenso do padro econmico da sociedade.
REVISTA TCNICA .Revista Tcnica IPEP, So Paulo, SP, v. 6, n. 2,p. 97-101, ago./dez. 2006 RESENHA: Vigiar e Punir. p.100.

O fim do regime segregacionista sul africano (apartheid), na dcada de 90 do sculo XX, representou o desfecho de importantes lutas sociais da populao negra daquele pas. A histria da vida de Nelson Mandela expressa que (A) o sucesso de sua militncia e trajetria poltica deve ser atribudo sua origem social e defesa da luta armada contra o apartheid. (B) a rigidez de uma sociedade segregacionista impossibilita qualquer mecanismo ou estratgia de ascenso social. (C) a aliana com uma parcela descontente dos setores dominantes foi decisiva para a guinada na trajetria do lder sul africano. (D) o estudo do Direito garantiu a Mandela as ferramentas jurdicas para a reivindicao dos direitos da maioria negra na frica do Sul. (E) a educao teve um papel significativo na formao e desenvolvimento da conscincia cidad de Mandela, contribuindo para sua luta contra o apartheid.

QUESTO 20 HABILIDADE 20

O autor caracteriza o tempo na modernidade como (A) um jogo de castigos e recompensas desenvolvido durante a vida infantil do indivduo. (B) uma propriedade particular na qual o indivduo tem autonomia sobre ele. (C) uma forma de controle das instituies, visando o aumento da produtividade. (D) um produto comercializado, desde a vida infantil, para o sistema de produo. (E) uma busca por diferentes modalidades de lazer para atingir o padro econmico social.

Apesar de ocupar a 13a posio no ranking mundial de produo cientfica, o Brasil est 47o lugar no quesito inovao. A iniciativa pretende conceder 100 mil bolsas de intercmbio para estudantes e pesquisadores em modalidades que vo do nvel mdio ao ps-doutorado. Dessas, 75 mil ficaro a cargo do governo federal e 25 mil, da iniciativa privada. A preocupao inicial priorizar reas como engenharia, cincias exatas, biolgicas e da sade, alm da computao e tecnologia da educao. Enquanto a Coreia do Sul tem um engenheiro para cada quatro formandos, o Brasil tem uma proporo de um para cada 50 formandos.
Alosio Mercadante. Ministro da Cincia e Tecnologia

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

Diante das informaes, depreende-se que a concesso de bolsas de intercmbio pode favorecer o mercado de trabalho (A) ao melhorar a cincia e tecnologia na aplicao dos estudos de cincias humanas. (B) ao conceder e ampliar bolsas de intercmbio aos estudantes brasileiros do centro sul. (C) ao promover a inovao cientfica com novas tecnologias modificando a vida social. (D) ao atrair estudantes qualificados do exterior para as universidades brasileiras. (E) ao conceder pesquisas em cincias exatas em detrimento das cincias biolgicas.
QUESTO 21 HABILIDADE 20

QUESTO 22 HABILIDADE 22

Nem os fazendeiros nem a elite poltica defendiam a escravido com os argumentos raciais comuns a seus equivalentes nos Estados Unidos. Ao contrrio, a posio dos defensores brasileiros da escravido era pragmtica: eles alegavam que o trabalho escravo era essencial agricultura brasileira e, portanto, economia brasileira. (...) O debate sobre a abolio no podia, portanto, ser um debate sobre como o Brasil livre poderia reagir se deparasse, pela primeira vez, com um futuro influxo de ex-escravos. (...) O debate da abolio envolvia mais do que a instituio legal da escravido. (...) ela envolvia uma reavaliao da viso que os brasileiros tinham de si mesmos.
(SKIDMORE, Thomas E. Uma histria do Brasil. 4 ed. So Paulo, Paz e Terra, 1998, p. 81-83.)
a

O brasilianista Thomas Skidmore discute a questo escravocrata e abolicionista, que envolveu amplos setores da sociedade brasileira na segunda metade do sculo XIX. No contexto do movimento abolicionista, que culminou na assinatura da Lei urea (13/05/1888), destaca-se: (A) a ao do clero catlico, que passou, a partir dos plpitos das igrejas, a condenar energicamente a instituio da escravido. (B) a presso poltica do governo americano junto ao governo imperial no sentido da extino da escravido no Brasil. (C) as exigncias do governo britnico, atravs do Bil Aberdeen, decreto que exigia a imediata abolio da escravatura no Brasil. (D) a ao dos Caifazes, grupo abolicionista radical que ajudava a organizar fugas em massa de escravos das fazendas. (E) o fim da Guerra do Paraguai e a adeso da alta cpula do Exrcito ao movimento abolicionista, apesar de manter o apoio ao regime monrquico.

QUESTO 23 HABILIDADE 23

Em 1938, o carto postal exibido foi difundido por toda a Alemanha. Nele, encontra-se um dos slogans da propaganda nazista: Um povo, uma nao, um lder. O lanamento do referido carto postal era parte da estratgia do governo de Hitler para justificar (A) a poltica de eliminao fsica de todos os judeus que viviam na Alemanha, resultando no episdio conhecido como Holocausto. (B) a reunio de todas as populaes germnicas sob o Estado nazista, como se verifica na anexao da ustria (Anschluss). (C) a oposio aos princpios ideolgicos do marxismo, manifesto na perseguio aos partidos de esquerda. (D) a remilitarizao do pas, num claro desafio s clusulas do Tratado de Versalhes, imposto Alemanha ao fim da Primeira Grande Guerra. (E) a participao da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, mediante o envio de tropas e avies para ajudar as foras do General Franco.

Maquiavel no admite um fundamento anterior e exterior poltica (Deus, Natureza ou Razo). Toda Cidade, diz ele em O prncipe, est originalmente dividida por dois desejos opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de no ser oprimido nem comandado. (...) Maquiavel no aceita a idia de boa comunidade poltica constituda para o bem comum e a justia. O ponto de partida da poltica para ele a diviso social entre os grandes e o povo. (...) Essa imagem da unidade e da indiviso para ele, uma mscara com que os grandes recobrem a realidade social para enganar, oprimir e comandar o povo. (...) O prncipe precisa ter virtu, mas esta a propriedade poltica, referindo-se s qualidades do dirigente para tomar e manter o poder, mesmo que para isso deva usar a violncia, a mentira, a astcia e a fora. A tradio afirmava que o governante devia ser amado e respeitado pelos governados. Maquiavel afirma que o prncipe no pode ser odiado.
CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 6 edio. So Paulo: Editora tica, 1997, p. 395-396.
a

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

A obra de Maquiavel funda o pensamento poltico moderno porque busca oferecer respostas a uma situao histrica nova em relao tica poltica ao (A) evidenciar a Cidade como uma comunidade homognea nascida da vontade divina, pela ordem natural e da razo humana. (B) defender que o regime legtimo deve ser hereditrio e o ilegtimo usurpado pela conquista e pela moral religiosa. (C) afirmar que a finalidade da poltica no a justia e o bem comum, como diziam os pensadores gregos, romanos e cristos. (D) defender que a tomada e manuteno do poder so de responsabilidade dos polticos e da instituio da Igreja. (E) evidenciar o desprezo pela falta de tica e pela moral religiosa na manuteno do poder com a frase: os fins justificam os meios.

(D) o voto era um ato de conscincia poltica, lealdade e gratido para com os proprietrios rurais do partido liberal. (E) a eleio direta garantia a incluso do maior nmero possvel de partidrios de seu chefe na lista de votantes, um ponto importante para excluso pela renda.
QUESTO 25 HABILIDADE 25

Imaginar e como vimos obliterar, interessante pensar como em meados do sculo XIX, em pleno Imprio, nos entendamos como europeus ou no mximo como indgenas (tupis de preferncia), isso quando mais de 80% da populao era constituda por negros e mestios. Alem disso, na representao oficial esquecemos a instituio escravocrata espalhada por todo o pas e exaltamos a natureza provedora dos trpicos, como se o pais fosse feito basicamente da imagem de sua flora exuberante.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. in: ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. So Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 15-16.

QUESTO 24 HABILIDADE 24

A Constituio outorgada de 1824 regulou os direitos polticos, definiu quem teria direito de votar e ser votado. Para os padres da poca, a legislao brasileira era muito liberal. Podiam votar todos os homens de 25 anos ou mais que tivessem renda mnima de 100 mil-ris. Todos os cidados qualificados eram obrigados a votar. A limitao de renda era de pouca importncia. A maioria da populao trabalhadora ganhava mais de 100 mil-ris. O critrio de renda no exclua a populao pobre do direito do voto. (...) A eleio era indireta, feita em dois turnos. Esta legislao permaneceu quase sem alterao at 1881. Em tese, ela permitia que quase toda a populao adulta masculina participasse da formao do governo. (...) Na prtica, o voto tinha um sentido completamente diverso daquele imaginado pelos legisladores. medida que o votante se dava conta da importncia do voto para os chefes polticos, ele comeava a barganhar mais, a vend-lo mais caro. Os chefes no podiam confiar apenas na obedincia e lealdade, tinham que pagar pelo voto. (...) A eleio era a oportunidade para ganhar um dinheiro fcil, uma roupa, um chapu novo, um par de sapatos. (...) A proposta de eleio direta para esses polticos tinha como pressuposto o aumento das restries ao direito do voto.
CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. a 3 Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, p. 29-36.

A partir da leitura pode-se inferir que no Brasil Imperial (A) o sentimento patritico foi resultado de um processo natural fruto da conscientizao da populao e da difuso da historia nacional. (B) a miscigenao das trs raas foi celebrada como um sinal da peculiaridade da nao brasileira diante das europeias. (C) a construo do nacionalismo oficial foi paralela omisso do papel dos negros dentro da historia da ptria. (D) as representaes pictricas do Brasil do sculo XIX frequentemente evocavam a oposio entre homem/civilizao X natureza/barbrie. (E) o positivismo foi a principal corrente intelectual que influenciou o nascimento do nacionalismo brasileiro.
QUESTO 26 HABILIDADE 19

A grilagem de terra um crime grave praticado ainda em grande escala no interior do Brasil, principalmente na Amaznia. A grilagem nada mais que a apropriao indevida de terras pblicas, atravs da falsificao de documentos. Vrios so os interesses para a existncia dessa prtica: especulao imobiliria, venda de recursos naturais do local (principalmente madeira), lavagem de dinheiro e at captao de recursos financeiros.
Disponvel em: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=76339.0 Acesso em 02 ago. 2011.

A despeito da participao do cidado no pleito eleitoral institudo na Constituio de 1824 e dos interesses polticos dos proprietrios rurais do Imprio, depreende-se que (A) o encarecimento pela barganha dos votos levou crescente reao da elite a favor da campanha pela introduo do voto direto, porm, mais restrito. (B) o baixo custo material da ampliao do direito de voto interessava aos proprietrios rurais que assim no colocavam em risco a vitria nas eleies. (C) o votante exigia pagamentos cada vez maiores, assim para os proprietrios rurais a eleio ideal era a de bico de pena: barata, garantida, limpa.

Pelo exposto, podemos classificar o grileiro como um (A) estelionatrio do campo. (B) boia-fria mal intencionado. (C) representante legtimo do MST. (D) arrendatrio de terras agricultveis. (E) latifundirio espera da valorizao de suas terras.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

10

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 27 HABILIDADE 06

Colocando-se como observador ao amanhecer de frente do quadro acima, com indicaes cartogrficas de localizao geogrficas das hipotticas cidades A, B, C e D, possvel inferir corretamente que (A) a cidade A est a nordeste da cidade B. (B) a maior incidncia solar ocorre nas cidades A e B. (C) no existe diferena de luminosidade solar entre as cidades C e B. (D) a cidade B est mais a oriente em relao s outras cidades. (E) a cidade C a que possui a maior sazonalidade durante o ano.
QUESTO 28 HABILIDADE 15

(A) a falta de saneamento bsico e o acmulo de lixo orgnico nos lixes das grandes cidades, principalmente nas favelas. (B) a fome, comparando a sobrevivncia entre um homem e um bicho, denunciando a situao degradante a que esto submetidos determinados segmentos sociais. (C) a fome, um problema que est sendo eliminado graas ao processo de globalizao pelo qual passa o mundo contemporneo. (D) as condies naturais e intertropicais de fome do bicho homem, pois, como afirmam os deterministas, o homem o resultado do meio onde o mesmo habita. (E) o combate pobreza extrema, do governo de Dilma Rousseff, com o fortalecimento do neoliberalismo, transferncia de renda com a manuteno do Fome Zero.
QUESTO 29 HABILIDADE 27

Tempo I: condies naturais

Tempo II: urbanizao

Disponvel em: http://1.bp.blogspot.com/_V8ng1WSvDyA/TP0lSpllyAI/AAAAAAAAAC0/3sOn x6QMupE/s1600/crianca-com-fome.jpg Acesso em: 26 jul. 2011.

FONTE: COATES, Donald Robert. Enviromental Geology. New York: John Wiley & Sons, 1981. p. 384. (Adaptado)

O BICHO VI ONTEM um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co, No era um gato, No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. Disponvel em: http://pensador.uol.com.br/estrela_da_vida_inteira_de_manuel_bandeira/ Acesso em: 26 jul. 2011.

A partir da anlise e interpretao dessas figuras representativas do vale de um rio em dois momentos distintos (tempos I e II), possvel inferir corretamente que, (A) no tempo I, o leito do rio se mantm inalterado e constante, devido ao controle das cheias. (B) no tempo II, a impermeabilizao do solo urbano resultou na ampliao da rea de inundao durante as cheias no vale do rio. (C) no tempo I, devido s condies naturais de impermeabilizao dos solos, a altura normal e a altura mxima das guas no vale do rio durante as cheias sero alteradas. (D) no tempo II, h uma maior possibilidade de inundaes durante as cheias do rio, devido ao afundamento da plancie fluvial provocada pelo excessivo peso das construes urbanas (prdios). (E) no tempo I e no tempo II, as consequncias das enchentes durante as cheias dos rios na plancie de inundao so semelhantes, pois so provocadas pelo excesso de chuva nas reas.

Sob a luz da problemtica socioeconmica e poltica abordada pela imagem e pelo verso do poema de Manuel Bandeira, possvel concluir corretamente que retratam

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

11

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 30 HABILIDADE 16

UNESCO premia IBGE por tecnologia no Censo 2010

agricultores do Sul do Pas. As terras do cerrado so planas, do jeito que o gacho gosta para semear os gros. Na regio, poca de colheita da soja. Para todo lado se ouve o som das mquinas. Os gachos levaram para o lugar todos os recursos da agricultura moderna. Acio Pinheiro Lemos, filho dos antigos vaqueiros do Vale do Gurgeia, diz que eles nunca imaginaram que as terras do cerrado pudessem produzir alguma coisa. Antes a gente colocava o gado no cerrado. Ns achvamos que o solo era muito fraco e no dava a pastagem e o plantio de capim. A gente nunca cultiva o cerrado, justifica. O solo cido, como em toda terra de cerrado. Mas a regio tem calcrio suficiente para fazer a correo.
Disponvel em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/05/cerrado-dopiaui-se-transforma-na-nova-fronteira-agricola-do-brasil.html Acesso em: 05 jun. 2011.

As inovaes tecnolgicas usadas no Censo 2010, o primeiro no mundo a ser feito de forma totalmente digital, levaram o IBGE a ser um dos dez premiados pela UNESCO e a Netexplorateur, ONG francesa pelo desenvolvimento da sociedade digital. [...] De acordo com os organizadores da premiao, em 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) realizou um censo completo da populao brasileira para determinar a localizao, tamanho e hbitos de cada famlia, ou seja, quase 200 milhes de habitantes. O uso extensivo de tecnologia mvel na pesquisa tornou-a a primeira operao totalmente digital em tal escala [...]. A operao sem papel tambm proporcionou benefcios econmicos e ambientais.
Disponvel em: http://connectiongeo.wordpress.com/2011/03/09/unescopremia-ibge-por-tecnologia-no-censo-2010/ Acesso em: 25 jul. 2011.

QUESTO 31 HABILIDADE 18

Sobre essa nova fronteira agrcola em expanso, descrita no texto, correto inferir corretamente: (A) A nova fronteira agrcola no cerrado nordestino, em especial no estado do Piau, vem absorvendo e ampliando a oferta de emprego para a populao local, j que utiliza tcnicas tradicionais de cultivo. (B) As tcnicas de cultivo de soja do cerrado piauiense so caracterizadas pela utilizao de tcnicas modernas de cultivo agrcola, com utilizao de corretivos e maquinrio. (C) O grande empecilho para a expanso do cultivo de soja, na regio do cerrado piauiense, a escassez de gua e a impossibilidade da correo dos solos pobres e cidos da regio. (D) A fronteira agrcola no Piau tem como caracterstica a adoo do modo de produo itinerante, trazido pelas famlias gachas, que migraram para a regio e destinados produo para subsistncia local. (E) As tcnicas de cultivo adotadas no cerrado piauiense so tcnicas que ampliam a produtividade e a fertilidade do solo da regio, herdadas dos antigos moradores da regio, acostumados com as caractersticas naturais.
QUESTO 32 HABILIDADE 19

De acordo com a imagem e as informaes do texto, quais as possveis tcnicas da cartografia moderna que foram utilizadas pelo IBGE, para agilizar os trabalhos dos pesquisadores do Censo 2010? (A) Legendas e convenes cartogrficas (smbolos e cores). (B) Projees cartogrficas (cilndricas, cnicas e azimutais) e escalas (numricas e grficas). (C) Coordenadas geogrficas (latitudes e longitudes) e mapas temticos (Geolgico, Pedolgico, Geomorfolgico, Fitogeogrfico, por exemplo). (D) Meios de orientao (pontos cardeais e colaterais) e rede geogrfica (paralelos e meridianos). (E) Sensoriamento remoto com GPS (Sistema de Posicionamento Global) e SIG (Sistema de Informaes Geogrficas).

Qual a tcnica de correo dos solos pobres e cidos do cerrado piauiense, mencionada no texto? (A) (B) (C) (D) (E) Calagem. Terraceamento. Curvas de nvel. Associao de culturas. Cultivo em terrenos planos.

TEXTO PARA AS QUESTES 31 e 32: Cerrado do Piau se transforma na nova fronteira agrcola do Brasil J foi o tempo em que o boi abria as fronteiras agrcolas pelo Brasil afora. Hoje cada vez mais a soja que exerce esse papel. O cerrado do Piau uma nova fronteira agrcola e para chegar ao lugar preciso atravessar um osis no meio do serto, com gua jorrando vontade, mas muito mal aproveitada. No topo, a 600 metros de altitude, fica o cerrado piauiense, uma nova fronteira agrcola desbravada pelos

QUESTO 33 HABILIDADE 30

Qual a primeira coisa quem vem mente quando voc l a palavra fssil? No s na sua, mas na cabea de todo mundo se materializa aquele pedao de osso enterrado h milhares (milhes at) de anos e, quando descobertos, se tornam grandes fatos cientficos e histricos, tornando possvel compreender o mundo de hoje. Mas imagine como seriam os fsseis deixados por ns para serem descobertos

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

12

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

por uma sociedade mais evoluda daqui a 10 mil anos? O artista Christopher Locke criou, a partir de peas usadas, sua viso de como ser a arqueologia no futuro.

Dentre as muitas crticas feitas ao Novo Cdigo Florestal (ambientalistas), a de que ele corresponde a um instrumento legal de autorizao da destruio de ecossistemas a que tem causado maior desconforto pblico entre seus defensores (ruralistas). Um exemplo da polmica que acirra esse debate a demarcao das Matas Ciliares e a ocupao das encostas, que se aplicam ao conceito das APPs. Levando em conta seus conhecimentos em torno dessa questo, bem como a anlise dos fragmentos em destaque, possvel afirmar que (A) a necessidade de solos adequados para o cultivo agrcola por parte dos ruralistas justifica qualquer desmatamento. (B) a dificuldade de entendimento entre as partes s maior porque ambas lutam em prol de interesses puramente particulares. (C) h exagero por parte dos ambientalistas em querer preservar qualquer tipo vegetacional pelo simples fato de ser classificado como nativo. (D) a fora dos ruralistas reside no combate fome, que a luta pela vida humana, e que deve ser mais importante que a existncia de algumas rvores. (E) o alerta dos ambientalistas quanto ocupao das APPs reside em catstrofes recentes, tais como as enchentes e deslizamentos em vrias partes do Sudeste.

Disponvel em: http://www.putsgrilo.com/curiosidades/fotos-fosseis-do-nossotempo/ Acesso em: 26 jul. 2011.

QUESTO 35 HABILIDADE 27

Considerando as informaes do texto e as imagens criadas pelo artista Christopher Locke, por que, possivelmente, deixaremos poucos fsseis interessantes no futuro? Tal fato devido ao() (A) modo de vida capitalista ocidental e utilizao de tecnologias limpas. (B) velocidade dos avanos nos meios de transporte e da sociedade sustentvel. (C) ritmo acelerado dos avanos tecnolgicos e do consumo descontrolado. (D) consumo desenfreado de bens de base no durveis, como os produtos da informtica e da telecomunicao. (E) consumo de produtos reciclados, provenientes do modo de vida conservacionista e preservacionista do modo de vida capitalista atual.
QUESTO 34 HABILIDADE 14

Disponvel em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/06/voos-prejudicadospor-vulcao-do-chile-comecam-ser-retomados.html Acesso em: 12 jun. 2011.

Suponha que voc responsvel pela reportagem de capa de um grande jornal em 4 de junho de 2011, com conscincia ambiental e social, e o infogrfico estar na primeira pgina. Qual seria o melhor ttulo para o infogrfico? (A) Erupo no Chile, um fato natural com consequncias incalculveis para vegetao (B) Evento atpico no Chile, vulco entra em erupo e poder provocar danos sade e natureza (C) A erupo no Chile poder provocar consequncias para o ecossistema natural e para a sade humana (D) A erupo do vulco no Chile prejudicar os voos para Buenos Aires para a final da Copa Amrica em julho de 2011 (E) Em cheque, a Teoria das Placas Tectnicas: Erupo do vulco inativo Puyehue no Chile no centro da placa sul-americana

Fragmento 1 O Cdigo Florestal a legislao que estipula regras para a preservao ambiental em propriedades rurais. Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prev dois mecanismos de proteo ao meio ambiente. O primeiro so as chamadas reas de Preservao Permanente (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que so considerados frgeis e devem ter a vegetao original protegida. H ainda a reserva legal, rea de mata nativa que no pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.
Disponvel em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/entendapolemica-que-envolve-o-novo-codigo-florestal.html Acesso em: 06 ago. 2011.

Fragmento 2
5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

13

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 36 HABILIDADE 26

QUESTO 37 HABILIDADE 28

As informaes dos trechos dos artigos anteriores fazem meno a trs acidentes, ambos envolvendo o uso de energia (A) proveniente de usinas nucleares, eminentemente, para produo de eletricidade. (B) termoeltrica a partir do uso de carvo mineral, extremamente poluente e radioativo. (C) oriunda de processos radioativos para diferentes fins, como, por exemplo, eltrico, mdico-hospitalar ou mesmo militar. (D) nuclear de uso blico, para o desenvolvimento de armas nucleares, como as bombas atmicas em Hiroshima e Nagasaki. (E) nuclear durante a Guerra Fria, utilizada pelos aliados da antiga Unio Sovitica, como a Ucrnia, e aliados dos Estados Unidos, como o Japo e o Brasil.

Fonte: Arquivo pessoal, Professor Franz Oliveira, Monlitos ou inselbergs de Quixad, Cear, 10 de abril de 2008.

No serto central do Cear, nas proximidades do municpio de Quixad, encontramos vrias formaes representadas pela imagem. Do ponto de vista fsico-geolgico, e do processo de ocupao humana, possvel afirmar corretamente que a rea em questo dominada por (A) embasamentos sedimentares, que se formaram pela deposio de restos animais, vegetais e minerais, comercializados ilegalmente como fsseis. (B) embasamento rochoso cristalino muito antigo e desgastado pela eroso, ocupado nas reas deprimidas por uma economia agropecuria rudimentar. (C) estruturas cristalinas recentes, de maior permeabilidade, ricas em recursos hdricos subterrneos, responsveis pela fixao de comunidades no semirido nordestino. (D) estruturas sedimentares, onde se destacam rochas do tipo basalto e granito, impermeveis, ocupados recentemente por uma agricultura moderna e mecanizada. (E) material rochoso sedimentar muito utilizado na expanso da pecuria extensiva para corte nos morros testemunhos mais elevados, denominados de inselbergs e monlitos. ARTIGOS PARA RESPONDER S QUESTES 37 E 38: Chernobyl, Ucrnia em 1987 O acidente ocorreu em 26 de abril de 1986. Ainda hoje considerado o pior acidente nuclear da histria. A radiao que vazou do reator nmero 4 da usina termonuclear de Chernobyl foi 200 vezes maior do que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki juntas. Goinia, Brasil em 1987 O acidente com o Csio-137, ocorrido em 13 de setembro de 1987, foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares. Uma cpsula contendo o csio foi encontrada nos escombros do Instituto Goiano de Radioterapia e vendida a um ferro-velho. Mais de 800 pessoas foram contaminadas e pelo menos outras 200 morreram devido aos efeitos da radiao. Fukushima, Japo em 2011 O acidente ocorreu em uma central nuclear de uma usina termonuclear na cidade de Fukushima, no Japo, aps o forte terremoto que atingiu o Pas no dia 11 de maro de 2011. Esta foi a primeira vez que o Japo confrontou uma ameaa significativa de radiao desde os ataques com bombas atmicas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, que resultaram em mais de 200 mil mortes.
Disponvel em: http://melhoresmaiores.com.br/115/os-maiores-acidentes-nucleares-dahistoria Acesso em: 01 ago. 2011 (Adaptado)

QUESTO 38 HABILIDADE 29

Sobre a produo de energia eltrica proveniente das usinas citadas nos trechos dos artigos, possvel inferir corretamente que (A) alguns ambientalistas defendem seu uso para combater o aquecimento global, por ser uma energia limpa. (B) os ambientalistas so contrrios ao seu uso como fonte de energia, por ampliar as emisses de gases estufa. (C) os ambientalistas so contrrios ao seu uso devido ao baixo potencial eltrico; por esse motivo, so usinas pouco utilizadas no Japo, Frana e Estados Unidos. (D) alguns ambientalistas alegam que o risco de acidentes o fator limitante para o seu uso, principalmente no Japo, por ser um pas com risco de terremotos e tsunamis. (E) alguns ambientalistas alertam que a expanso do programa nuclear no mundo, o qual poder ampliar as emisses de CFCs, responsveis pelo Buraco da Camada de Oznio.

QUESTO 39 HABILIDADE 06

Os climogramas a seguir representam duas regies brasileiras, destacando a variao de chuvas e temperatura.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

14

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

Caso se concretize as informaes sobre a criao dessas novas unidades administrativas, o Brasil passar por uma nova conjuntura socioespacial e poltica, ocasionando (A) a diminuio das chamadas disparidades regionais, uma vez que nestas novas unidades so encontradas condies naturais suficientes e satisfatrias a uma maior concentrao socioeconmica. (B) uma maior expanso do espao nacional, ocasionado pelo aumento no nmero de pores territoriais incorporado, por cada nova unidade, o que provavelmente tambm ir provocar uma nova diviso regional. (C) uma nova forma administrativa capaz de criar uma economia de arquiplagos com pequenas reas capazes de alta sustentabilidade, eliminando, de forma objetiva, a misria atravs de novos incentivos fiscais. (D) um novo romper com os limites estaduais, ocasionando uma srie de dvidas e incertezas socioeconmicas quanto ao real objetivo da nova regionalizao, alm de gerar gastos financeiros e dficits pblicos. (E) o aumento no nmero de unidades da federao que passariam a ser caracterizados por critrios socioeconmicos, estabelecidos pelo IBGE, que valoriza aspectos mais ligados s suas potencialidades naturais para o desenvolvimento.

Fonte: Apostila C7S, volume III, Cincias Humanas VI.

De acordo com as informaes dos grficos, podemos afirmar que (A) as mdias trmicas e os ndices pluviomtricos so elevados no grfico 1. (B) a umidade decorrente das mdias trmicas, que se apresentam baixas no grfico 2. (C) os ndices pluviomtricos so semelhantes nas duas regies, porm as maiores temperaturas ocorrem no grfico 1. (D) as mdias trmicas e pluviomtricas devem ser analisadas separadamente, pois uma independe da outra. (E) as mdias trmicas so irrelevantes para caracterizao climtica, sendo a pluviosidade o elemento climtico determinante.
QUESTO 40 HABILIDADE 07

QUESTO 41 HABILIDADE 08

Em meio a crise, Europa fecha cerco a fluxo de imigrantes A crise econmica e suas implicaes polticas fizeram a Europa dar outro passo no cerco imigrao: em meio a novos protestos contra cortes de despesas na Grcia, pela primeira vez, um pas rompeu sozinho com o acordo que permite a livre circulao de pessoas pelo continente. A Dinamarca anunciou, aps acordo com a extrema-direita, que vai restabelecer os controles nas fronteiras com a Alemanha e a Sucia. Frana e Itlia j faziam presso para restaurar divisas na UE e conter migrao, sobretudo da frica.
Disponvel em: www.advivo.com.br Acesso em: 30 jun. 2011.

No comeo de 2011, a Cmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que propunha a criao de um plebiscito para dividir o Par em trs novos estados: Par, Tapajs e Carajs. Alm dessa votao, oito projetos de lei que propem a criao de novos estados no Pas tramitam na Cmara. Entre eles, est a criao do Maranho do Sul, do Mato Grosso do Norte e do estado do Rio So Francisco, na Bahia. Se todos fossem aprovados, o Brasil teria 33 estados, um Distrito Federal e quatro territrios.

A poltica de imigrao da Unio Europeia

Disponvel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236598-17933,00O+NOVO+MAPA+DO+BRASIL.html Acesso em: 08 ago. 2011 (Adaptado).

Disponvel em: http://www.indymedia.org.uk/en/regions/london/2008/08/407008.html Acesso em: 26 jul. 2011 (Adaptado).

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

15

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

O pequeno artigo e a imagem anteriores enfocam uma realidade demogrfica vivenciada por parte dos pases da Unio Europeia nos dias atuais. No entanto, a xenofobia no continente europeu contrasta com as seguintes situaes vivenciadas por vrios de seus pases: (A) O grande percentual de populao jovem e a carncia de mo de obra adulta. (B) A procura de mo de obra imigrante com qualificao e a abundncia de populao idosa ativa. (C) A menor proporo de populao de adultos e a necessidade de aumento da populao jovem. (D) O grande percentual de populao idosa e a necessidade de aumento da populao adulta. (E) A insuficincia de jovens aptos ao mercado de trabalho e a abundncia de oferta de empregos para os imigrantes.
QUESTO 42 HABILIDADE 17

QUESTO 43 HABILIDADE 26

Commodities (significa mercadoria em ingls) pode ser definido como mercadorias, principalmente minrios e gneros agrcolas, que so produzidos em larga escala e comercializados em nvel mundial. As commodities so negociadas em bolsas-mercadorias, portanto seus preos so definidos em nvel global, pelo mercado internacional. As commodities so produzidas por diferentes produtores e possuem caractersticas uniformes. Geralmente, so produtos que podem ser estocados por um determinado perodo de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities tambm se caracterizam por no ter passado por processo industrial, ou seja, so geralmente matrias-primas.
Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/commodities.htm Acesso em: 11 jun. 2011.

Observando a regio serrana acima, um agricultor resolve investir em uma propriedade que tenha as condies mais favorveis para a agricultura. Com base na figura, encontraremos essa rea favorvel para cultivo na(s) (A) vertentes A e B, pois ambas possuem as condies de aproveitamento agrcola. (B) vertente A conhecida como sotavento devido a uma vegetao aberta e de pequeno porte, o que favorece o plantio. (C) vertente B, pois os solos so mais espessos, devido ao intemperismo qumico, dando condies a uma agricultura variada. (D) vertente B, pois solos so frteis, devido sua maior profundidade, prevalecendo o intemperismo qumico. (E) vertente A, conhecida como barlavento. O agricultor ter uma maior umidade, favorecendo a um grande aproveitamento agrcola.
QUESTO 44 HABILIDADE 19

Sobre o tema do texto, correto afirmar: (A) Quando h alta demanda internacional pelas commodities, os preos despencam e as empresas produtoras tm muito prejuzo. (B) O Brasil um dos pases que mais se beneficiam do comrcio de commodities, por ter garantias da manuteno de preos estabelecidos internacionalmente. (C) Num quadro de recesso da economia mundial, as commodities se valorizam, ampliando os lucros das empresas e o valor de suas aes negociadas em bolsa de valores. (D) O Brasil um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso Pas so: petrleo, caf, suco de laranja, minrio de ferro, soja e alumnio. (E) O Brasil um importador de commodities. As principais commodities produzidas e importadas por nosso Pas so: petrleo, peas e equipamentos agrcolas, automveis e produtos eletrnicos (software e hardware).

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

16

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

Ao observamos as informaes contidas nos mapas anteriores, possvel inferir corretamente que (A) a expanso dessas empresas de aviao demonstra uma maior integrao por via area, principalmente das regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Pas. (B) a expanso de empresas de aviao agrcola denota uma maior oferta de trabalho no campo de mo de obra desqualificada, como os boias-frias, nas lavouras de subsistncia. (C) as empresas de aviao agrcola, responsveis pela aplicao de fertilizantes e pesticidas, tm contribudo com o desenvolvimento de uma agricultura em grande escala, principalmente no Centro-Sul do Pas. (D) a ampliao e o crescimento urbano brasileiro priorizaram a construo e expanso dos aeroportos, principalmente no Centro-Sul do Pas, resultando uma multiplicao de empresas de aviao agrcola entre 1975 e 1995. (E) as empresas de aviao agrcola tm como objetivo o transporte da populao rural e das pequenas cidades para os grandes centros urbanos, que, historicamente, se concentram no Centro-Oeste e na Amaznia, devido carncia de rodovias.

(C) a alterao na umidade relativa do ar na regio vem a ser significativa, uma vez que as guas expostas aumentariam as taxas de evaporao e consequentemente o aumento do albedo. (D) ocorram impactos no ciclo do carbono e no clima do planeta, uma vez que as condies de homogeneidade vegetal, associado a outros biomas, funcionaram com filtros para absoro do carbono. (E) com o desmatamento, alm de reduzir a umidade de ar e a pluviosidade, a regio passa a emitir mais carbono na atmosfera do que absorve, o que pode contribuir para acelerar as mudanas climticas.

QUESTO 45 HABILIDADE 29

Seca, para o caboclo da Amaznia, o fim dos tempos. Para a comunidade cientfica, um novo desafio. Em 2010, a regio amaznica passou por uma seca que levou os rios a baixarem de forma indita. Os efeitos sobre o transporte fluvial e outros aspectos da vida dos moradores locais foram sentidos imediatamente. A falta dgua e a morte de rvores fizeram com que a floresta deixasse de ser uma importante capturadora de carbono para se tornar uma grande emissora.

Aqui era um rio Disponvel em: www.cienciahoje.uol.com Acesso: 30 jun. 2011 (Adaptado).

Com relao ao impacto ambiental ocorrido, possvel inferir corretamente que (A) o ciclo da gua permanecer inalterado, uma vez que as rvores mortas continuam perdendo umidade para a atmosfera, amenizando, assim, o aquecimento global. (B) a desertizao, provocada pela morte de alguns vegetais e animais, favorea a uma perda de biodiversidade, um dos fatores responsveis diretamente pelo efeito estufa.
5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

17

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

18

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 46 HABILIDADE 24

QUESTO 47 HABILIDADE 17

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em ingls) divulgou nesta sexta-feira os motivos que levaram o seu Painel de rbitros a manter a advertncia imposta pela Confederao Brasileira de Desportos Aquticos (CBDA) aos nadadores Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas dos Santos. Com a deciso, anunciada no dia 21 de julho, Cielo ficou liberado para participar do Mundial de Esportes Aquticos de Xangai. No relatrio final, a CAS atribui o caso de doping contaminao do suplemento alimentar manipulado pela farmcia Anna Terra, de Santa Brbara d'Oeste. Segundo a Corte, a proprietria do estabelecimento admitiu que preparou medicamentos base de furosemida, substncia flagrada no exame antidoping, para clientes com doenas cardacas no mesmo dia em que produziu as cpsulas de cafena consumidas pelos atletas.
Fonte: http://www.parana-online.com.br

Uma das formas mais eficazes de se vender um imvel fazer uso dos classificados dos jornais. Sabendo disso, Joo decide anunciar, em um popular, a venda de seu apartamento com o seguinte texto: Vendo apto de 100 m de rea privativa com: 3 quartos, sendo uma sute, dependncia completa de empregada e duas vagas na garagem. R$ 300.000,00. Este trecho contm um erro conceitual na descrio do apartamento. Esse erro consiste em (A) apresentar valor incompatvel com a unidade. (B) utilizar medida linear para expressar rea. (C) no ter especificado se na rea do apartamento estava ou no includa a garagem. (D) especificar a metragem numa unidade diferente de m3, tendo em vista que o espao interno do apartamento volumtrico. (E) ter informado somente uma dimenso do imvel.

A partir do texto e das estruturas mostradas abaixo podemos inferir que:


O HN O OH furosemida O H3C N N CH3 cafena N N Cl O S O NH2

QUESTO 48 HABILIDADE 15

Em um experimento para se determinar a importncia dos hormnios hipofisrios na reproduo de mamferos procedeu-se remoo da hipfise (hipofisectomia) de um grupo de ratas adultas. Aps a hipofisectomia, os animais receberam doses fisiolgicas de hormnio folculo-estimulante (FSH) e hormnio luteinizante (LH). Como resultado deste procedimento experimental, espera-se que: (A) (B) (C) (D) (E) Os ovrios permaneam inativos. No ocorra mais ovulao. Ocorra liberao de estrgenos e ovulao. Ocorra atrofia uterina. Desapaream as caractersticas sexuais secundrias.

CH3
QUESTO 49 HABILIDADE 19

(A) as funes orgnicas presentes na cafena so amina e cetona. (B) a substncia que foi detectada no exame antidoping dos atletas foi a cafena. (C) a cafena uma substncia dopante porque ela ativa o sistema nervoso central, deixando o atleta mais ligado. (D) a cafena apresenta em sua estrutura carbonila de amida e a furosemida apresenta carbonila de cido carboxlico. (E) a furosemida apresenta em sua estrutura somente as funes orgnicas cido carboxlico, amina e ter.

Para minimizar o problema destacado na figura o combustvel mais apropriado o: (A) (B) (C) (D) (E) etanol metanol hidrognio gasolina gs natural (metano)

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

19

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 50 HABILIDADE 23

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o estado do Cear, est desenvolvendo uma usina de ondas para gerao de eletricidade. O projeto brasileiro utiliza bases flutuadoras ligadas a braos mecnicos. A ideia utilizar o movimento das ondas captadas pelos flutuadores para movimentar bombas hidrulicas. Estas ltimas fazem circular gua sob presso, que empurra ps ligadas a geradores eltricos.

vem inovando em termos de manipulao do patrimnio gentico de plantas e animais, tornando-os mais resistentes a herbicidas, com maior desenvolvimento em curto perodo de tempo, assim maior capacidade de sobreviver s pragas. Isto sem contar com o custo de manuteno, que cai vertiginosamente para os produtores. Trata-se da aplicao perfeita do binmio produtividade x baixo custo de produo. Fora a discusso acerca dos malefcios que podem trazer os transgnicos ao ser humano em si, h tambm o medo e a desconfiana quanto disseminao destes organismos geneticamente modificados (OGM) na natureza, ocasionando um verdadeiro extermnio das espcies mais fracas, principalmente nos ecossistemas mais desestabilizados, pelos OGMs. Alm disso, mais perigosa do que a extino de uma espcie a transmutao das existentes em outras, a exemplo do Minotauro da antiga Grcia, cujo texto ilustrativo foi propositadamente transcrito mais acima, como se o homem tivesse o poder e o dom Divino de se sub-rogar na tarefa da criao.
Artigo: Felipe Luis Machado Barros (assessor jurdico do Tribunal de Justia do Rio Grande do Norte)

Apesar do grande potencial energtico das ondas do mar, um aproveitamento aceitvel da energia fornecida pelas ondas est em torno de 10%. Ento, (A) captar energia das ondas marinhas, com um bom aproveitamento, depende de alguns fatores, como capacidade motriz da regio, e independente de fatores geogrficos. (B) esse sistema, por ser renovvel, no exerce nenhuma influncia sobre a qualidade da gua e a cadeia alimentar de aves, peixes e invertebrados. (C) suas construes ainda no so viveis do ponto de vista ambiental, pois o custo de sua implementao ainda muito alto. (D) esse tipo de gerao de energia eltrica interessante por utilizar uma fonte renovvel as mars , no criar poluio e ter um impacto bem pequeno sobre o meio ambiente. (E) trata-se de um sistema energtico renovvel, com poucas implicaes ambientais e de grande eficincia.

Sobre os transgnicos, assinale a alternativa correta. (A) Os transgnicos so responsveis pela maior parte das doenas genticas atuais, assim como na produo de alimentos mais saudveis. (B) A competio entre seres transgnicos e espcies nativas pode provocar desequilbrios ecolgicos. (C) O OGMs agem na preveno, combate ou erradicao de vrias doenas. (D) Os seres transgnicos so mais resistentes s adversidades do meio ambiente. (E) Seres transgnicos inseridos na natureza no causam danos.
QUESTO 52 HABILIDADE 24

Plsticos Fantsticos: polmeros que so condutores eltricos Plsticos (polmeros) so conhecidos por serem bons isolantes: no conduzem eletricidade. Certo? Depende. Um grupo especial de polmeros conduz eletricidade. E, alm disso, emitem luz quando submetidos a um determinado potencial eltrico. "Descobertos" h menos de 30 anos, estes polmeros esto abrindo possibilidades fantsticas na indstria tecnolgica, como monitores de plstico e msculos artificiais. As estruturas de dois polmeros condutores de eletricidade esto representadas abaixo: H H
N N N N H

QUESTO 51 HABILIDADE 11

Leia o artigo abaixo. Biodiversidade e desenvolvimento sustentvel. O Minotauro era um monstro, metade touro, metade homem, fruto do relacionamento da esposa de Mino, Pasifae, com um touro extremamente bonito trecho da obra Theseus and the minotaur, de Edith Hamilton. Desde o surgimento do homem na terra que se houve falar em agresso ao meio ambiente. , contudo, a partir da Revoluo Industrial, que tal problemtica comea a tomar contornos de realidade preocupante para toda a sociedade, principalmente devido ao avano (ou retrocesso?) industrial, dirigido principalmente pelos grandes grupos comerciais, os quais, por falta de uma educao ambiental, passam a utilizar-se de maneira irresponsvel da tecnologia alcanada, gerando graves consequncias para o ecossistema. de assombrar, a velocidade com que a biotecnologia, apoiada pelas grandes empresas do ramo de alimentao,

H polipirrol

poli-p-fenilenovinileno

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

20

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

Os polmeros condutores de eletricidade apresentam: (A) cadeias aromticas polinucleares de ncleos condensados e funo amida. (B) a possibilidade de substituir metais muito utilizados na indstria eletrnica, tais como o sdio e o potssio. (C) a capacidade de movimentar eltrons sigma () ao longo de suas estruturas. (D) cadeias de estruturas cristalinas gigantescas, homogneas e saturadas. (E) a movimentao de eltrons pi () devido a conjugao (alternncia) das ligaes duplas.

QUESTO 55 HABILIDADE 02

QUESTO 53 HABILIDADE 01

Um forno de micro-ondas usa micro-ondas para aquecer o alimento. As micro-ondas so ondas de rdio. No caso do forno de micro-ondas, as ondas de rdio mais comumente usadas tm uma frequncia de 2.500 mega-hertz (2,5 giga-hertz). As ondas de rdio nessa frequncia tm uma propriedade interessante: elas so absorvidas pela gua, gorduras e acares. Quando absorvidas, elas se convertem diretamente em movimento atmico calor.
(http://casa.hsw.uol.com.br/culinaria-de-micro-ondas.htm em 27/07/11 s 12:26)

Suor no sinnimo de queima de gordura... Para muitas pessoas, correr debaixo do sol do meio-dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte sinnimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior ser a queima de gordura. Acontece que suar no emagrece. Perdem-se apenas gua e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma reduo em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo dgua, o lquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal. O organismo transpira para manter estvel a temperatura interna do corpo, transferindo o calor de dentro para fora e, assim, mantendo a temperatura interna do organismo entre 36 e 36,5C. Se voc deseja queimar aquelas incmodas gordurinhas, j que com a transpirao no se perde peso, o ideal queim-las de uma maneira gradativa e saudvel. Cerca de 30 minutos de atividade fsica moderada (caminhar, correr ou andar de bicicleta), trs vezes por semana, so ideais para isso. Com esse ritmo de perda de calorias, voc queimar um quilograma de gordura por ms.
(http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1487

Ser que uma cantora de pera tem o poder de romper vidros com o som da prpria voz? A Fsica sugere que a voz capaz de quebrar vidro. Cada pedao de vidro, assim como todos os materiais, possui uma frequncia, isto , a velocidade com que vibra quando se choca ou recebe outro estmulo, que pode ser, por exemplo, uma onda sonora.
(http://www.orkut.com/CommMsgs?tid=2558213629670613802&cmm=1777 5543&hl=pt-BR em 27/07/11 s 12:32)

Nos dois textos acima se pode observar um mesmo fenmeno fsico nomeado (A) ressonncia. (B) batimento. (C) reflexo. (D) difrao. (E) refrao.

A hidrlise do depsito de gordura corporal obtida por ao das enzimas lipases, produzindo cidos graxos e glicerol, oxidados por vias diferentes. Os cidos graxos liberados so transportados pelo sangue at as clulas, onde so degradados no interior das mitocndrias. Analise a representao da oxidao de um cido graxo e da energia liberada, e assinale a alternativa vlida sobre esse processo. C16H32O2(s) + 23O2(g) 16CO2(g) + 16H2O(l) + 9 800 KJ Legenda: (s) slido (l) liquido (g) gasoso (A) Essa reao de combusto em que o oxignio o gs comburente. (B) O processo ocorre nos seres vivos aerbios e anaerbios. (C) A equao representa um processo endotrmico. (D) O gs consumido no processo o principal componente do ar atmosfrico. (E) O composto CO2 denominado monxido de carbono e minimiza o efeito estufa.

QUESTO 54 HABILIDADE 29

Certo medicamento inibe o funcionamento da enzima responsvel pela degradao de uma substncia I, que estimula a produo de insulina. Se uma pessoa ingerir dose diria desse medicamento, adequada a seu organismo, dever apresentar (A) aumento dos nveis de glicose no sangue, uma vez que sua atividade pancretica aumentar. (B) reduo dos nveis de glicose no sangue, uma vez que a atividade da substncia I diminuir. (C) aumento dos nveis de glicose no sangue, pois a produo de insulina ser estimulada. (D) reduo dos nveis de glicose no sangue, pois a produo de insulina ser estimulada. (E) maior degradao de glicognio no fgado, o que implicar reduo dos nveis de glicose no sangue.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

21

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 56 HABILIDADE 03

Observe os quadros abaixo e responda questo:

(D) a energia gasta para tal processo ser segundo quadro, pois a fora do peso do dividida entre dois homens. (E) a energia gasta para tal processo ser primeiro quadro, pois a fora para levantar est concentrada em uma nica polia.

menor no elefante maior no o elefante

QUESTO 57 HABILIDADE 17

Observe o grfico a seguir em que esto representadas as curvas de crescimento (mdias) de diferentes partes do corpo.

Para levantar um elefante com uma roldana voc tem de fazer uma fora igual ao peso do bicho.

Um amigo poderia ajudar, fazendo metade da fora. Para isso, preciso trs roldanas.

Considerando as informaes apresentadas no grfico, correto afirmar que, no perodo indicado, (A) O crescimento geral aumenta grandemente por volta dos 6 anos de idade. (B) A capacidade de reproduo permanece estvel a partir do 1 ano. (C) Nenhum sistema fisiolgico atinge o seu grau mximo de crescimento. (D) O crescimento geral interrompido entre os 6 e 11 anos. (E) O sistema nervoso central inicia seu desenvolvimento acentuado j nos primeiros anos de vida.

QUESTO 58 HABILIDADE 12

Se o amigo falhar, pode-se usar o teto para fazer metade da fora. Mas ter de puxar o dobro de corda. Quando se utiliza mais de uma roldana para levantar um elefante, a uma mesma altura e em um mesmo local, a fora exercida pelo homem menor, contudo (A) a energia gasta para tal processo no ser menor em nenhum dos trs casos, pois o trabalho para levantar o elefante proporcional ao seu peso e ao seu deslocamento vertical. (B) a energia gasta para tal processo ser menor no terceiro quadro, pois o trabalho proporcional fora imposta. (C) a energia gasta para tal processo ser maior no primeiro quadro, pois um nico homem tem que exercer toda a fora para sustentar o elefante no ar.

Com a descoberta de reservas de gs natural (CH4) na camada de pr-sal, provvel que em um futuro breve tenhamos a disponibilizao desse combustvel, atravs de tubulao, na cidade de Fortaleza, em substituio ao gs liquefeito de petrleo, GLP, (C4H10) usado atualmente, principalmente para cozinhar. A tabela a seguir traz as entalpias de combusto do CH4 (gs natural) e do C4H10 (GLP). Combustvel CH4 C4H10 Entalpia de Combusto (KJ/mol) -802 -2878

Comparando os dois combustveis podemos afirmar que: Dados: Massas atmicas: H = 1u; C = 12u (A) O gs natural (CH4), libera mais energia por mol de CO2 formado na combusto, indicando que ele um combustvel mais limpo com relao ao efeito estufa.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

22

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

(B) O GLP (C4H10), libera mais energia por grama, o que implica ser ele o combustvel de maior rendimento na queima. (C) O gs natural (CH4) libera duas vezes mais energia por grama, o que faz dele um combustvel mais econmico. (D) O gs natural (CH4) polui menos porque um combustvel no fssil, enquanto o GLP (C4H10) polui mais porque um combustvel oriundo do petrleo. (E) O GLP (C4H10) mais limpo porque na sua combusto completa ele libera uma menor quantidade, em mols de CO2.
QUESTO 59 HABILIDADE 21

QUESTO 61 HABILIDADE 26

Na infncia, alguns professores eram explorados com trabalhos domsticos como, por exemplo, a limpeza da casa e a higiene da loua utilizada. Certo dia, pediu-se a um futuro docente que colocasse gua numa panela para que fosse feito o caf vespertino. Este, imediatamente, aps a fervura, teve ateno de diminuir o fluxo de gs para baixar a chama do fogo. Vendo aquela situao, a sua responsvel indagou-lhe a razo daquela ao e ele, como um vido discente naquela altura, respondeu-lhe que, (A) quando uma substncia pura entra em ebulio, no h necessidade de ter a chama do fogo alta, pois no h alterao na temperatura durante o processo. (B) quando uma substncia pura entra em ebulio, a temperatura varia constantemente e, ento, na h necessidade de ter uma transmisso de calor maior. (C) quando uma substncia entra no processo de mudana de fase, a temperatura constante e fisicamente classificada como liquefao naquela situao. (D) quando a gua est em processo de fervura, ela vaporiza mais quanto menor for a chama do fogo. (E) quando a gua muda seu estado fsico, ou seja, entra no processo de ebulio, todo o calor dado pela chama dissipado para o ambiente.
QUESTO 60 HABILIDADE 15

A obteno do bio-leo a partir de leos vegetais ou gorduras ocorre pelo processo de craqueamento trmico e/ou cataltico. Esse processo consiste na quebra das molculas do leo ou da gordura, levando formao de uma mistura de hidrocarbonetos, semelhantes ao diesel convencional, e de compostos oxigenados. Como possui propriedades fsico-qumicas muito prximas s do combustvel fssil, possvel seu uso direto em motores do ciclo diesel (Lima e cols., 2004). Quando o craqueamento ocorre na presena de molculas de hidrognio, ele chamado de hidrocraqueamento e o produto final conhecido como H-Bio. Esse processo tem como principal vantagem a eliminao completa de produtos oxigenados no final da reao, o que dificilmente acontece apenas por craqueamento. A eliminao total dos produtos oxigenados vantajosa, principalmente, pela diminuio do carter oxidante da mistura, que pode levar a problemas de corroso no motor. Um esquema representando as reaes de craqueamento e hidrocraqueamento pode ser observado na figura abaixo.
n n Hidrocarbonetos saturados

Hidrocarbonetos insaturados

n O C n cidos carboxlicos OH

O CH2 C H2O (a) C H CO2 CO Aldedos

Alta temperatura / Catalisador

As figuras abaixo mostram um segmento de neurnio durante um impulso nervoso (A) e a representao grfica desse fenmeno (B). Analise-as e avalie as proposies apresentadas, assinalando aquela que est correta.

O R C O R R (b) C O C O H2
Alta temperatura / Catalisador

CH2 CH CH2

(A) A fase (a) da figura B corresponde ao segmento 1 na figura A. (B) O segmento 1 da figura A est representado por (b) na figura B. (C) A fase (b) na figura B representa a repolarizao, ocasionada pelo restabelecimento da polaridade anterior. (D) O segmento 2 na figura A est representado por (b) na figura B. (E) A fase (a) da figura B representa a repolarizao.

n CH4 H2O CO2 CO

Hidrocarbonetos saturados

Reao de craqueamento (a) e hidrocraqueamento (b). (QUMICA NOVA NA ESCOLA, MAIO 2008)

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

23

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

Por outro lado, o biodiesel pode ser obtido atravs de reao de esterificao de cidos graxos ou pela transesterificao de leos e gorduras. Um esquema representativo da obteno de biodiesel atravs de esterificao pode ser descrito como sendo:
O C R OH lcool + R' OH
HA

(A)

(D)

O C R OR' ster gua + H2C

(B)

(E)

cido carboxilco

Considerando os processos de craqueamento e de hidrocraqueamento descritos acima, a utilizao de biodiesel (mistura de steres metlicos e etlicos atravs de reaes de esterificao e transesterificao de cidos graxos e triglicerdeos) e aspectos sociais, ambientais e econmicos envolvidos pode-se dizer que: (A) Os processos de craqueamento e hidrocraqueamento produzem compostos orgnicos carbonilados responsveis pelo potencial oxidante do bio-leo. (B) O processo de hidrocraqueamento produz hidrocarbonetos conhecidos como olefinas, que so os constituintes principais de insumos energticos como o leo diesel e a gasolina. (C) A utilizao dos produtos derivados do craqueamento e hidrocraqueamento dos leos e gorduras envolvidos como biocombustvel desvantajosa econmica e energeticamente se comparada ao mtodo de obteno do biodiesel. (D) A quantidade de energia envolvida na obteno do bio-leo (craqueamento e hidrocraqueamento) significativamente menor quando em comparao com a energia necessria obteno de biodiesel (esterificao e transesterificao de cidos graxos e triglicerdeos). (E) A utilizao de bio-leo como combustvel vantajosa em relao utilizao do biodiesel como combustvel, pois, o primeiro contribui de forma menos significativa para o agravamento do fenmeno chuva cida.

(C)

QUESTO 63 HABILIDADE 14

Empresas criam programas para detectar e ajudar os funcionrios viciados em substncias qumicas. Com essa manchete, a revista "Veja", de 4/7/2001, divulga uma matria sobre "As Drogas no trabalho". Com relao ao tipo, uso e consequncias das drogas, assinale a proposio correta. (A) As drogas que usualmente chamamos de "drogas psicotrpicas" so aquelas que agem sobre o sistema nervoso do indivduo, modificando sua maneira de sentir, pensar ou agir. (B) O uso contnuo da maconha pode determinar dificuldades de aprendizagem e de memorizao, mas no pode ocasionar, como o fumo, problemas respiratrios. (C) A cocana e o crack so drogas que no tm alto poder de dependncia, mas quando consumidos em grandes quantidades, podem provocar a morte por parada cardaca. (D) O consumo de bebidas alcolicas produz uma sensao de bem-estar, sem comprometer a sade das pessoas. (E) A herona e outras drogas injetveis, embora no causem dependncia qumica, representam risco de contgio pelo vrus HIV.
QUESTO 64 HABILIDADE 07

QUESTO 62 HABILIDADE 20

Tem se verificado nos ltimos anos que o ar que se respira na cidade de So Paulo est mais limpo devido a algumas medidas adotadas para a reduo da poluio ambiental, tais como: instalao de filtros nos escapamentos dos veculos automotores; melhoria na qualidade dos combustveis; ampliao da rede de transportes metropolitanos sobre trilhos; adoo do sistema de rodzio de veculos automotores. A ampliao da rede de trem metropolitano (metr) na cidade de So Paulo visa a reduzir o caos do congestionamento urbano, melhorar o transporte coletivo da populao e contribuir com a melhoria da qualidade do ar. Considere uma composio do trem em movimento entre duas estaes seguidas, partindo do repouso na Estao Tiradentes e parando na Estao Luz. O esboo grfico velocidade tempo que melhor representa o movimento :

O que acontecer com a produo de alimentos? Em pases de tradio agroexportadora como Brasil, EUA, Austrlia etc. muitos produtores de alimentos esto trocando suas culturas tradicionais pelo plantio da canade-acar, do milho, objetivando maiores lucros, devido forte demanda e a poltica de iseno fiscal por parte do governo para produo de biocombustveis. A final de contas, o que ocorrer com o plantio do feijo, do arroz, das culturas que fazem parte do cardpio bsico das populaes em diversos pases? Comero combustveis? Com relao ao texto anterior, assinale a opo correta.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

24

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

(A) O milho e a cana-de-acar so timas fontes para a produo do etanol CH3CH2OH que um biocombustvel fssil. (B) Caso no haja um equilbrio entre a rea de plantio alimentar e a rea de plantio destinado produo de biocombustveis, poder ocorrer em pouco tempo falta de alimentos bsicos a nvel global. (C) Alimentos como feijo, arroz etc. apresentam nutrientes essenciais dieta humana entre eles sais minerais e protenas formados por elementos qumicos chamados ametais de transio. (D) Apesar da inteno de vrios governos em aumentar a matriz energtica de seus pases com biocombustveis como o etanol da cana-de-acar, j est comprovado cientificamente que esses combustveis so to poluentes quanto os derivados do petrleo. (E) Os governos de pases com grandes reas territoriais podem, tranquilamente, incentivar a produo de biocombustveis, uma vez que o desmatamento que ocorre aceleradamente nesses pases garante novas reas para o plantio de alimentos.
QUESTO 65 HABILIDADE 21

(E) A maior parte do lixo separado em recipientes distintos em sua origem, o que recebe a denominao de coleta seletiva.
QUESTO 67 HABILIDADE 26

Os reatores nucleares so perigosos pela natureza de sua operao. A reao de fisso nuclear comea quando um nutron, uma partcula subatmica, absorvido por um tomo de Urnio. Isso muda a estrutura do Urnio. Ele fica extremamente instvel e instantaneamente explode liberando energia denominada defeito de massa radiao e mais nutrons. Para evitar que os novos nutrons iniciem uma reao em cadeia, como na bomba atmica, o reator fica imerso em gua destilada. Alm de resfriar o reator, a gua absorve a maioria dos nutrons. O grande desafio projetar sistemas de resfriamento eficazes e seguros. Os novos projetos de reatores que talvez entrem em operao em 2030, substituem a gua por moderadores como o sdio (ou sal) ou chumbo derretidos. Como o sdio e o chumbo barram totalmente a radiao, um reator envolto numa lava de sal ou chumbo jamais emitiria radioatividade para o meio ambiente. A dificuldade encontrar um jeito de montar uma estrutura capaz de conter essas substncias.
(adaptado de REVISTA POCA, MARO 2011).

Estufas rurais so reas limitadas de plantao cobertas por lonas plsticas transparentes que fazem, entre outras coisas, com que a temperatura interna seja superior externa. Isso se d porque (A) o ar aquecido junto lona desce por conveco at as plantas. (B) as lonas so mais transparentes s radiaes da luz visvel que as radiaes infravermelhas. (C) um fluxo lquido contnuo de energia se estabelece de fora para dentro da estufa. (D) a expanso do ar expulsa o ar frio para fora da estufa. (E) o ar retido na estufa atua como um bom condutor de calor, aquecendo o solo.
QUESTO 66 HABILIDADE 04

Observe o esquema de resfriamento de um reator semelhante ao utilizado na usina de Fukushima (Japo).

A respeito deste mtodo de obteno de energia, suas implicaes ecolgicas, econmicas, sociais e tcnicas envolvidas, verdadeiro o que se afirma em: (A) A fisso nuclear do urnio um processo de obteno de energia que de forma simplificada converte energia trmica, contida nas ligaes dos tomos de urnio, em energia eltrica, obtida atravs dos geradores. (B) O defeito de massa obtido na reao de fisso nuclear do urnio obtido atravs da converso de energia potencial qumica, armazenada nos tomos do referido istopo, em energia mecnica, liberada na quebra dos tomos de Urnio. (C) A converso dos istopos de urnio em elementos de maior nmero de massa justifica, claramente, a liberao significativa de energia durante a fisso nuclear. (D) A absoro dos nutrons remanescentes da fisso nuclear do urnio, juntamente com a absoro de uma certa quantidade de energia oriunda do defeito de massa pelas molculas de gua, provoca o aquecimento destas e, consequentemente, ocasiona um efeito trmico (aquecimento), que converte energia trmica em energia cintica nas molculas de gua e, posteriormente, esta energia cintica convertida em energia eltrica no gerador.

A preocupao com o planeta intensificou-se a partir dos anos 1970, com a crise petrolfera, ocasio em que as questes ambientais comearam a ser tratadas de forma relevante e participativa nas diversos setores socioeconmicos. Preservar o ambiente e economizar os recursos naturais tornou-se importante tema de discusso, com nfase na reciclagem. O lixo domstico cada dia mais uma grande preocupao de poder pblico. Do volume total de lixo domstico, mais de 60% orgnico. Sobre a reciclagem do lixo, verdadeiro afirmar que (A) O lixo biodegradvel tratado nas usinas de compostagem, que transforma lixo inorgnico em orgnico. (B) A maioria do lixo domstico constitudo de resduos no-biodegradveis. (C) Grande parte do lixo depositado em aterros sanitrios, onde produz o gs etano e o chorume. (D) O lixo incinerado causa forte poluio do ar, pois lana na atmosfera monxidos de carbono e material particulado.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

25

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

(E) A taxa de converso de energia cintica das molculas de gua em energia eltrica atravs do gerador poderia aumentar se novos processos de conteno do lixo radioativo fossem criados.

(A) (B) (C) (D) (E)

eletromagnticas. sonoras. radioativas. mecnicas. ultravioletas.

QUESTO 68 HABILIDADE 01 QUESTO 69 HABILIDADE 09

Infelizmente, os impostos que pagamos nunca so suficientes para manter as rodovias, assim diz o governo quando privatiza algumas delas. Na prtica, o governo deixa toda a parte de manuteno para a empresa privada e ela cobra uma taxa (pedgio) para ns usarmos a rodovia. Um dos problemas encontrados so as enormes filas de carros para pagar o pedgio e, como o melhor no enfrent-las, as empresas comearam a investir numa tecnologia para diminuir a perda de tempo. Com a simples fixao de um dispositivo de identificao no seu veculo, voc deixa de se preocupar com o pagamento de taxas rodovirias. Observe a tirinha abaixo.

Voc passa com o seu veculo na pista devidamente sinalizada.

O Brasil possui o maior manancial subterrneo de gua potvel do mundo o Aqufero Guarani. Acredita-se que o volume de gua suficiente para abastecer a populao brasileira atual por 2.500 anos. Porm, a nossa situao no to confortvel assim: 20% da populao brasileira ainda no tm acesso gua potvel; 40% das torneiras no tem gua confivel; 50% das casas no tm coleta de esgotos; 80% do esgoto coletado so jogados diretamente nos rios, sem qualquer tratamento; 54,4% das crianas de zero a 6 anos vivem em residncias sem saneamento adequado; No mundo 1,2 bilho de pessoas no tem gua de qualidade para beber; 2,4 bilhes de pessoas no tm servios sanitrios adequados; Milhes de crianas morrem a cada ano de doenas causadas por gua contaminada. A ONU divulgou um documento onde alerta que a principal disputa no planeta nos prximos 50 anos no ser por petrleo, ouro, carvo ou minrios, mas por gua. Calcula-se que 3,9 bilhes de pessoas no mundo podem sofrer com a falta de gua at 2030, o que significa 47% da populao mundial estimada para 2030. E por qu? Porque desperdiamos, polumos e desrespeitamos. Repense. Conscientize-se!
Fonte: Info Service. Abr/11

Sobre a notcia vinculada, assinale o item correto abaixo. (A) A notcia exagerada, pois o planeta terra sendo um sistema fechado a gua passa por um ciclo de evaporao e precipitao. Assim, a terra mantem-se hidricamente estvel ao longo dos anos. (B) O texto tem fundamento, mas o aquecimento global teria o aspecto positivo, pois, disponibilizaria gua potvel das calotas polares. (C) Tem fundamento, mas, no to alarmante assim, visto que, a gua do mar pode ser dessalinizada para abastecimento da populao, como ocorre em algumas regies do nordeste. (D) A notcia tem fundamento, pois, as previses se referem gua potvel. De toda a gua do planeta apenas uma pequena frao potvel e, portanto prpria para o consumo humano. (E) Os dados no so cofiveis, pois, a tendncia da populao mundial diminuir numericamente e a necessidade mundial de gua seria menor.

A identificao do TAG feita automaticamente pelo pedgio ou estacionamento.

Com ele, ao passar pelo posto de pedgio, uma antena recebe o sinal identificador do dispositivo instalado no carro e debita direto numa conta, a ser enviada para seu endereo para pagamento apenas no final do ms. Perfeito para quem quer ganhar tempo e aproveitar ainda mais cada momento de lazer. Em algumas capitais, esse sistema tambm funciona em estacionamentos diversos, como os de shopping centers. Para usufruir desse sistema voc instala um equipamento (TAG dispositivo usado para identificao) que ir se comunicar com a cancela do pedgio. O sistema totalmente invisvel ao ser humano. As ondas emitidas por essas TAGs para que o sistema funcione com perfeio devem ser

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

26

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 70 HABILIDADE 18

QUESTO 72 HABILIDADE 17

Alquimia subterrnea transforma mina de carvo em mina de hidrognio Em uma rea de minerao de carvo, localizada no Sul da Polnia, um grupo de cientistas est usando uma mina de carvo para avaliar experimentalmente um mtodo alternativo para a produo de energia limpa e, assim, oferecer uma utilizao para pequenos depsitos de carvo ou minas exauridas, que so tradicionalmente deixados de lado, representando passivos ambientais. Na teoria e no laboratrio, a injeo de oxignio e de vapor no carvo resulta na produo de hidrognio. No processo, oxignio lquido colocado em um reservatrio especial, localizado nas galerias da mina de carvo, onde se transforma em oxignio gasoso, comeando o processo denominado de gaseificao de carvo.
(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)

Disponvel em: http://charges.uol.com.br Acesso em: 31 ago 2010.

A charge acima visa (A) alertar para a necessidade de aes mais eficazes de controle da poluio ambiental. (B) apontar para possveis aes estratgicas de conservao e de uso sustentvel de recursos naturais. (C) mostrar a quantidade de partculas em suspenso na atmosfera cuja concentrao representa transtorno ambiental. (D) apresentar um desequilbrio irreversvel causado no ecossistema pela ao predatria do ser humano. (E) demonstrar a urgncia de serem criadas leis mais severas de proteo ambiental e de explorao de recursos hdricos.
QUESTO 73 HABILIDADE 08

A passagem do oxignio lquido para oxignio gasoso uma transformao fsica (A) (B) (C) (D) (E) exotrmica, classificada como fuso. endotrmica, classificada como evaporao. endotrmica, classificada como liquefao. exotrmica, classificada como ebulio. espontnea, classificada como sublimao.

QUESTO 71 HABILIDADE 20

Na entrada de uma praa de pedgio numa rodovia, encontra-se a placa: IMPORTANTE: Mantenha 30 metros de distncia de outros veculos ao utilizar o servio e o limite de 40 km/h ao passar pelo pedgio.

Ela alerta aos usurios sobre a utilizao correta do equipamento. Caso as recomendaes nela contidas no sejam respeitadas, podem ocorrer acidentes e a consequente obstruo total, ou parcial da rodovia. A preocupao da empresa est realmente mais relacionada (A) (B) (C) (D) (E) distncia entre os carros. velocidade instantnea do carro. ao tempo entre os carros. acelerao do carro. velocidade mdia do carro.

A qualidade da gua depende integralmente de suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas, que vo influenciar no grau de tratamento a ser dado gua natural. Diariamente, a Companhia de Saneamento Bsico do Cear realiza o tratamento da gua que recebemos em nossa casa. Esse tratamento composto de diversas fases, sendo que, inicialmente, ocorre uma coagulao, que quando a gua recebe o sulfato de alumnio. Em seguida, vem a floculao, realizada em tanques de concreto, onde feito um processo de aglutinao. A decantao ocorre logo depois e, em seguida, seguem as etapas de filtrao, de desinfeco e de fluoretao. Somente depois que a gua pode ser consumida pelas pessoas. Trata-se de um processo lento, custoso, mas necessrio para que as impurezas e microrganismos sejam destrudos, e a gua se torne potvel. A adio de sulfato de alumnio o primeiro passo desse processo e pode ser representado pela equao qumica NO BALANCEADA abaixo. Al2(SO4)3 (s) + H2O (l) Al(OH)3 (s) + H2SO4 (aq) Assim, de acordo com a equao dada e com as informaes acima, correto afirmar que: (A) O processo descrito acima tem como objetivo tornar a gua potvel, ou seja, uma substncia pura. (B) O objetivo da clorao e da fluoretao aumentar a atividade bactericida intestinal muito til sade humana.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

27

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

(C) A decantao e a filtrao so processos fsicos de separao de misturas de vital importncia para a manuteno da gua que utilizarmos e essa afirmao pode ser concluda atravs do texto acima. (D) Aps o balanceamento da equao acima, a soma dos menores coeficientes inteiros possveis para a mesma 11. (E) No incio do processo, a gua ao receber o sulfato de alumnio provoca a formao de uma reao irreversvel.
QUESTO 74 HABILIDADE 18

QUESTO 75 HABILIDADE 03

Animais peonhentos so aqueles que produzem substncia txica e apresentam um aparelho especializado para inoculao desta substncia que o veneno, possuem glndulas que se comunicam com dentes ocos, ou ferres, ou aguilhes, por onde o veneno passa ativamente. No Brasil, aranhas, escorpies e cobras so os principais responsveis pelos acidentes.

O Brasil possui uma extensa rede hidrogrfica que subutilizada para o transporte de cargas, em benefcio do transporte por rodovia, que muito mais caro e ineficiente. Nos locais onde h trfego fluvial de grandes embarcaes, uma soluo encontrada para manter as pontes e o trnsito de barcos so as pontes levadias. O esquema abaixo mostra um possvel esquema de funcionamento para uma ponte dessas:

Abaixo, encontram-se relacionadas algumas medidas de primeiros socorros que devem ser tomadas em casos de acidentes e outras erradas, muitas vezes tomadas por populares sem conhecimento tcnico. Manter a vtima calma e deitada; Localizar a marca da mordedura e limpar o local com gua e sabo; Fazer um torniquete com um pano diminuindo o fluxo sanguneo; Remover anis, pulseiras e outros objetos; Evitar que a vtima se movimente; Levar a vtima imediatamente ao servio de sade mais prximo; Se possvel, levar o animal para que seja identificado; Perfurar o local para fazer uma sangria; Aplicar p de caf, folhas ou terra sobre a ferida. Assinale abaixo a alternativa que contm a medida e a justificativa correta em casos de acidentes com animais peonhentos. (A) O torniquete comprime os vasos sanguneos impedindo que o sangue espalhe-se pelo organismo. (B) A remoo desses objetos importante, pois em casos de edemas no atrapalha a drenagem dos fluidos corporais. (C) Quando se realiza uma sangria no local parte do veneno eliminado do organismo diminuindo as chances de intoxicao. (D) Esses procedimentos retm parte do veneno que no entrou em circulao. (E) O sabo dilui o veneno impedindo sua disseminao na corrente sangunea.

Os blocos de concretos abaixo da ponte so deslocados de lugar por um motor e, dessa forma, a ponte levanta e baixa sem precisar de uma fora extra. O funcionamento da ponte s possvel porque (A) o deslocamento dos pesos altera o peso total da ponte, deixando ora mais leve ora mais pesada. (B) com o deslocamento dos pesos aparece uma fora na extremidade da ponte para cima, fazendo, assim, a ponte subir. Ao retornar os pesos, a fora desaparece e ela desce. (C) com o deslocamento dos pesos o centro de massa da ponte muda, proporcionando, assim, essa subida e descida da ponte. (D) o deslocamento dos pesos no tira a ponte de seu equilbrio de foras (Fr = 0), mas faz alterao do momento de inrcia, assim a ponte sobe e desce. (E) o deslocamento dos pesos tira a ponte de seu equilbrio de foras (Fr 0), assim faz alterao do momento de inrcia e a ponte sobe e desce.

QUESTO 76 HABILIDADE 09

Bomba-Relgio de efeito retardado O solo congelado da Sibria, rico em matria orgnica que congelou h 40 mil anos, pode estar guardando uma bomba-relgio do aquecimento global da Terra. Conforme a Terra vai aquecendo, o solo derrete, liberando, a uma velocidade cinco vezes maior do que a esperada, grandes quantidades de dixido de carbono tido hoje como o maior vilo do aquecimento do planeta e metano. O

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

28

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

metano, um composto inodoro, considerado um gsestufa vinte e trs vezes mais poderoso que o dixido de carbono. Esse efeito, recm-medido, pode criar um crculo vicioso e aumentar, cada vez mais, os danos causados por emisses de carbono.
(Texto adaptado Folha de So Paulo.)

(D) Energia potencial das guas, energia qumica da dessalinizao, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica. (E) Energia de resistncia correnteza martima, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica.

Obs.: utilize, se necessrio, os nmeros atmicos: C = 6, H = 1 e O = 8. Do texto, conclui-se de modo correto que: (A) em 40 mil anos todo o solo congelado da Sibria ter derretido. (B) o dixido de carbono e o metano, que escapam do solo, inibem o aquecimento global do planeta e alteram o ciclo do nitrognio nos ecossistemas. (C) o efeito estufa provocado unicamente pelo gs carbnico. (D) o degelo de solo, na Sibria, pode detonar efeitos devastadores para a Terra, acentuando o efeito estufa com consequncias imprevisveis, entre elas alteraes de ciclos biogeoqumicos como o ciclo da gua. (E) baixa temperatura, a mistura dos gases citados explosiva e muito txica.
QUESTO 77 HABILIDADE 08

QUESTO 78 HABILIDADE 17

De acordo com a Organizao Mundial de Sade, hoje em dia, a malria de longe a doena tropical e parasitria que mais causa problemas sociais e econmicos no mundo e s superada em nmero de mortes pela Aids. Tambm conhecida como paludismo, a malria considerada problema de sade pblica em mais de 90 pases, onde cerca de 2,4 bilhes de pessoas (40% da populao mundial) convivem com os riscos de contgio. Anualmente, sobretudo no continente africano, entre 500 e 300 milhes so infectados, dos quais cerca de um milho morrem em consequncia da doena. No Brasil, principalmente na regio amaznica a malria registra por volta de 500 mil casos por ano, apesar de que aqui a letalidade da molstia baixa e no chega a 0,1% do nmero total de enfermos (dados da Agncia Fiocruz de Notcias). Analise, nestes dois planisfrios, a evoluo da incidncia da malria no mundo em cerca de meio sculo:

Em 2008, a Irlanda inventou uma nova maneira de gerar eletricidade limpa. O SeaGen o nome dado ao conversor de energia martima de 1,2 MW, que ser instalado em Stangford Lough, Irlanda. Com 41 metros de altura, a turbina ir girar cerca de 12 vezes por minuto devido ao movimento da gua causado pelas correntes martimas. Essa velocidade extremamente baixa para causar algum dano vida marinha, mas suficiente para gerar 1,2 megawatt e abastecer 1.000 casas. A sequncia correta das etapas de transformao energticas : (A) Energia cintica das correntes martimas, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica. (B) Energia potencial das guas, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica. (C) Energia qumica da dessalinizao, energia cintica das hlices/turbinas, energia eltrica.

(A) a persistncia de um alto risco de transmisso da malria nas faixas de baixa latitude do Globo se deve no s caractersticas ambientais dessas regies, mas s condies socioeconmicas das populaes.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

29

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

(B) o percentual da populao mundial exposto, na atualidade, ao risco de transmisso da malria menor em relao segunda metade do sculo anterior, embora abranja um nmero maior de indivduos. (C) o mosquito transmissor sobrevive em ecossistemas tropicais, com temperaturas mdias elevadas e alto ndice de precipitao, e em ecossistemas temperados sujeitos a uma forte variao sazonal e ocorrncia de neve. (D) as pores continentais de mais elevada densidade demogrfica na zona intertropical so as que apresentam os mais altos riscos de transmisso da malria, porque tornam mais caros os processos de erradicao da doena. (E) A malria coloca desafios globais, como a resistncia a medicamentos, e no Brasil apresenta desafios locais para o controle, associados s condies da rea amaznica, endmica para a doena, que no apresenta boas condies de higiene e onde a populao carente.

QUESTO 79 HABILIDADE 25

A demanda qumica de oxignio (DQO) uma anlise para inferir o consumo mximo de oxignio para degradar a matria orgnica, biodegradvel ou no, de um dado efluente aps sua oxidao em condies especficas. O valor obtido indica o quanto de oxignio um determinado efluente lquido consumiria de um corpo dgua receptor aps o seu lanamento, se fosse possvel mineralizar toda a matria orgnica presente, de modo que altos valores de DQO podem indicar um alto potencial poluidor. Esse teste tem sido utilizado para a caracterizao de efluentes industriais e no monitoramento de estaes de tratamento de efluentes em geral. Considerando a equao representativa do processo de oxidao global como sendo (C6H10O5)n + O2 CO2 + H2O (no balanceada) pode-se determinar a DQO (expressa em mg de O2/L de efluente) obtida atravs do tratamento de 6,48g de matria orgnica de um dado efluente cujo volume nominal de 1m3, como sendo igual a: Dados: Massas atmicas: H = 1u; C = 12u; O = 16u. (A) 7,68 (D) 0,96 (B) 3,84 (E) 0,48 (C) 1,92

Os grficos mostram nossa dependncia atual em alguns geradores de energia (no renovveis), bem como a escassez de algumas matrias-primas. Pesquisas tentam tirar nas energias renovveis produo em larga escala de eletricidade. Projees recentes anunciam uma situao alarmante at 2030: crescimento de 45% da demanda mundial por energia. Se j existem apages em muitos pases, agora imagina nesse futuro to prximo. Analisando as informaes contidas no texto e nos grficos, a melhor soluo para nosso problema futuro (A) deixar de utilizar as fontes, como carvo, pois ir faltar em pouco tempo, e investir em produo com petrleo e nuclear. (B) reduzir, aos poucos, a utilizao de fontes fsseis, pois, economicamente, teria impactos desastrosos se fosse reduzido a zero instantaneamente, e investir na produo de energias renovveis e hidreltricas, pois o impacto ambiental menor. (C) manter a produo do gs e trocar a do carvo em petrleo, alm de investir em usinas mais eficientes de fontes de energias renovveis para uma substituio num futuro prximo. (D) pases com deficincia em energia devero investir na gerao de energias renovveis e deixar aqueles com abundncia manter suas fontes inalteradas. (E) reduzir instantaneamente a zero as produes de energia de carvo, aumentar a de petrleo e nuclear e aumentar a produo de energias renovveis para alcanar o valor da demanda futura.

QUESTO 80 HABILIDADE 23

A produo e o consumo mundial de energia, nas mais diversas formas, so um problema que preocupa a todas as naes na atualidade, pois ocorrem de forma desigual em vrias partes do planeta. Enquanto algumas populaes tm suprimento abundante de energia, outras no tm acesso aos bens e servios bsicos proporcionados pela tecnologia atual. Manter o conforto gerado pela tecnologia, fazendo-o chegar cada vez mais a pessoas, e incentivar a elevao do padro de consumo de bens e servios requer disponibilidade cada vez maior de energia. Outra questo associada ao tema a preocupao crescente com a degradao do meio ambiente em consequncia da explorao dos recursos naturais.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

30

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 81 HABILIDADE 17

Num laboratrio de pesquisa procurou-se identificar a presena de tecidos humanos em vrias amostras em estoque. Numa das anlises, obteve-se o seguinte resultado do contedo de protena encontrado nas diferentes amostras:

(C) o texto enfatiza que como todo garimpo causa de alguma forma, perturbao ambiental, o chumbo que recobre o ouro foi extrado primeiramente, causando a intoxicao. (D) os danos ao sistema nervosos, mencionados no texto, esto relacionados com uma doena tpica dos garimpos, o aurismo. (E) segundo o site da OMS, o chumbo, ao atingir a concentrao de 1.104 g/L no sangue, causa efeitos adversos para o aprendizado e para o comportamento.

QUESTO 83 HABILIDADE 19

Leia o texto abaixo e responda questo a seguir: Aumento de carros ajuda a causar enchentes Com base neste grfico, pode-se afirmar que a amostra que NO contm material humano a de nmero: (A) 1. (D) 4. (B) 2. (E) 5. (C) 3.
QUESTO 82 HABILIDADE 10

Envenenamento por chumbo mata 163 pessoas na Nigria. Pelo menos 163 nigerianos morreram desde maro, a maioria crianas, devido ao envenenamento por chumbo, causado por garimpeiros clandestinos. O epidemiologista chefe do Ministrio da Sade da Nigria, Henry Akpan, disse Agncia Reuters que j foram notificados 355 casos, em seis localidades remotas do Estado de Zamfara, norte do pas, e que 111 dos mortos eram crianas, muitas delas menores de cinco anos. Segundo ele, h uma incidncia excepcional de dores abdominais, vmitos, nuseas e, eventualmente, convulses e que muitas vtimas morreram aps entrar em contato com ferramentas, terra ou gua com concentraes elevadas de chumbo em torno da rea onde esto escavando ouro. O excesso desse metal no organismo pode afetar vrios rgos, incluindo o sistema nervoso e reprodutivo e os rins, sendo especialmente nocivo para crianas pequenas e para grvidas. Estudos sugerem que uma concentrao a partir de 10 microgramas por decilitro de sangue j causa efeitos adversos para o aprendizado e o comportamento, segundo o site da OMS.
(Adaptado de Sahabi Yahaya, Reuters/Nigria)

A indstria automobilstica acaba de divulgar que a venda de veculos novos bateu recorde de vendas no primeiro trimestre de 2011. Em comparao ao mesmo perodo de 2010, o crescimento foi de mais de 7%. A notcia, tima para a economia, preocupa moradores de grandes centros urbanos. Um estudo britnico divulgado no incio de maro sobre o meio ambiente nas cidades concluiu que o aumento do nmero de carros est ligado ao de enchentes. Apesar de o estudo ser desenvolvido em outro continente, especialistas afirmam que suas concluses se aplicam tambm a nossa realidade, o que confirma o engenheiro do Centro de Gerenciamento de Emergncia da cidade de So Paulo (CGE-SP). O rgo municipal monitora as ocorrncias climticas e alerta a Defesa Civil e a Companhia de Engenharia de Trfego (CET-SP) para a possibilidade de alagamentos.
(Redao Portal CONPET, acesso em 28/04/2011.)

Com base no texto e nos seus conhecimentos, o aumento do nmero de carros ao longo do tempo contribui para o agravamento do problema das enchentes (A) aumentando a emisso de dixido de carbono e, consequentemente, a elevao do nvel de precipitao anual nos bairros desse centro urbano, onde se verifica maior intensidade do trfego de veculos. (B) em razo da crescente pavimentao de ruas e construo de estacionamentos, o que eleva o nvel de impermeabilizao do solo, provocando o aumento do fluxo das guas pluviais para os rios e crregos existentes em seus domnios. (C) por causa da crescente impermeabilizao dos solos nesse centro urbano, o que funciona como um obstculo ao escoamento das guas pluviais para os rios e crregos existentes em seus domnios. (D) agravando a questo da poluio atmosfrica nesse centro urbano e, consequentemente, a elevao do nvel de precipitao anual, especialmente no inverno. (E) em razo da crescente pavimentao de ruas e construo de estacionamentos, o que diminui o nvel de impermeabilizao do solo nesse centro urbano e, consequentemente, diminui o nvel de velocidade do escoamento da gua da chuva direcionada aos rios e crregos.

(Dado: Nmero atmico do chumbo: 82; Masa atmica do chumbo = 207u) De acordo com o texto e com os seus conhecimentos especficos a respeito do chumbo, correto afirmar que: (A) o chumbo um metal pesado de smbolo Pb pertencente ao 6o perodo e ao grupo dos metais de transio na classificao peridica. (B) de acordo com o texto provvel que a fonte de contaminao do chumbo est no fato de que nos garimpos o ouro (Au) est misturado com o chumbo formando o composto covalente PbAu.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

31

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 84 HABILIDADE 30

QUESTO 85 HABILIDADE 25

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) conseguiu achar uma utilidade para as cinzas resultantes da queima do bagao de cana: a produo de concreto, em substituio areia (). Segundo Almir Sales, coordenador da pesquisa da UFSCar, numa mistura com uma substituio de areia por cinza de 30% a 50%, o concreto ganha at 17% mais resistncia. Com isso, a quantidade de cimento presente no concreto poderia diminuir, mantendo a mesma resistncia. Essa substituio possvel devido s caractersticas granulomtricas da cinza, que so semelhantes da areia natural, com uma poro cristalina e alto teor de slica. Com uma possvel troca de materiais, a retirada de areia dos leitos dos rios, que vem sendo dificultada por questes ambientais, poderia diminuir significativamente. Algumas licenas para extrao j esto sendo cassadas, o que diminui a oferta do agregado no mercado, elevando seu preo. A vantagem se deve s propriedades de compactao e empacotamento dos gros de cinzas que, por serem mais uniformes, tm preenchimento melhor do que os de areia natural, afirma Sales. Qualquer que seja o tipo de atividade ou empreendimento sempre acarreta modificaes ambientais, podendo ser de carter irreversvel ou temporrio. Um empreendimento deve ser planejado desde a fase de concepo, para que sejam avaliadas as potencialidades da jazida e sua viabilidade econmica, e tambm para que se possam, ser tomadas, medidas que visem a diminuio dos impactos que certamente a atividade extrativa acarretar no meio ambiente. Alm de contribuir para que os rios sejam preservados e que a vegetao no seja alterada, a utilizao da cinza da cana, sendo uma medida sustentvel, evita que: (A) Grandes quantidades de oxignio, produzidos a partir de sua queima sejam lanados na atmosfera, o que provocaria grandes danos ao ambiente. (B) Acontea supresso de vegetao, provocada, tambm, pela operao dos equipamentos, pelo disposio do material extrado e dos rejeitos e pela circulao de veculos. (C) A populao que trabalha em canaviais sofra com problemas sade, uma vez que a queima da cana-deacar est diretamente associada a problemas de pele. (D) A temperatura dos rios diminua, provocando o fenmeno conhecido como poluio trmica. Neste caso, a retirada da areia aumenta o nvel do rio, provocando a diferena na temperatura deste. (E) Haja a turbidez da gua, apontada como sendo um dos mais graves danos, pois alm de entupir a guelra dos peixes, favorece a proliferao de aguaps, provocando eutrofizao.

Dentro do aterro sanitrio, o resduo slido (lixo) sofre uma decomposio promovida por bactrias que metabolizam a matria orgnica, produzindo dixido de carbono e usando para isso alguma espcie qumica como receptor de eltrons. Tal processo pode ser classificado como um processo de respirao, no qual o agente oxidante que comumente atua como receptor de eltrons o oxignio atmosfrico (O2). Mesmo na ausncia de oxignio, bactrias do tipo facultativas, que podem viver tanto em condies aerbias (presena de oxignio), quanto em condies anaerbias (ausncia de oxignio), assim como as bactrias estritamente anaerbias, promovem a degradao da matria orgnica, usando para isso espcies receptoras de eltrons como o Mn(IV), nitrato (NO3), Fe(III) e sulfato (SO42). Finalmente, na escassez destes, uma frao da matria orgnica se reduz produzindo metano (CH4), onde o carbono apresenta o seu menor nmero de oxidao possvel (4), enquanto parte da matria orgnica, que transferiu eltrons para a formao do metano, transformada em CO2, caracterizando a digesto anaerbia do resduo. As seguintes reaes so representativas da obteno de metano atravs de vrios processos metablicos: Formao de metano a partir de diferentes substratos 4H2 + CO2 CH4 + 2H2O 4HCOOH CH4 + 3CO2 + 2H2O CH3COOH CH4 + CO2 4CH3OH 3CH4 + CO2 + 2H2O 4(CH3)3N + 6H2O 9CH4 + 3CO2 + 4NH3 4CO + 4H2O CH4 + 3CO2 + 2H2O Considerando as reaes descritas acima e as implicaes sociais, ambientais e/ou econmicas envolvidas pode-se afirmar que: (A) todas as reaes qumicas envolvidas podem ser classificadas como reaes de oxidao-reduo onde o metano obtido o agente redutor (aceptor de eltrons) dos referidos processos. (B) a mistura de gases (tambm conhecida como biogs), obtida durante os processos de respirao citados acima, em todas as reaes descritas, pode ser utilizada como mistura combustvel e assim diminuir o impacto poluidor do consumo de derivados fossilizados como o petrleo e o carvo mineral por exemplo. (C) em todas as reaes descritas o carbono sofre somente reduo e, portanto, atua como agente oxidante do processo juntamente com o oxignio atmosfrico. (D) a primeira reao de formao de metano descrita acima, por ser uma reao de substituio, deve ser encarada como vivel para a obteno de metano combustvel e constitui uma forma considervel de diminuir o impacto ambiental provocado pelo efeito estufa. (E) nas reaes mostradas acima possvel identificar a presena de trs compostos de transio.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

32

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

QUESTO 86 HABILIDADE 07

Com o objetivo de se comparar o desempenho de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10C de amostras de diferentes substncias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou potncia mxima. O forno mais potente foi aquele que (A) forneceu a maior quantidade de energia s amostras. (B) cedeu energia amostra de maior massa em mais tempo. (C) forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo. (D) cedeu energia amostra de menor calor especfico mais lentamente. (E) forneceu a maior quantidade de energia s amostras com o menor consumo.

J nas prateleiras As nicas duas vacinas contra o HPV aprovadas at agora para a comercializao so profilticas: a britnica Cervarix (comercializada em 99 pases) e a norte-americana Gardasil (em 128 pases). A primeira protege contra os tipos 16 e 18 e a segunda, alm desses dois, aos tipos 6 e 11. Ambas so destinadas faixa etria de 9 a 26 anos, com indicao prioritria para meninas de 11 e 12 anos.
Gabriela Reznik Cincia Hoje On-line

QUESTO 87 HABILIDADE 17

Em relao ao texto, pode-se dizer que, (A) com a primeira vacina curativa contra o vrus do papiloma humano (HPV) que surgiu em meados de 2006, as mulheres no precisam mais se preocupar com relao ao cncer de colo uterino. (B) o HPV 16 o grande responsvel por todos os casos de cncer cervical no mundo. (C) a profilaxia depende diretamente da produo de linfcitos estimulada pela vacina. (D) no momento em que as clulas so infiltradas pelos anticorpos, o tumor aumenta. (E) importante focar na preveno, especialmente, para meninas que iro entrar em idade reprodutiva.

O HPV que se cuide Vacinas teraputicas contra o vrus do papiloma humano voltadas a mulheres j infectadas esto sendo testadas em humanos e podero, em breve, chegar ao mercado. Hoje, apenas duas vacinas profilticas contra o vrus esto disponveis.
Por: Gabriela Reznik Publicado em 18/08/2011 | Atualizado em 18/08/2011

QUESTO 88 HABILIDADE 27

Em meados de 2006, a primeira vacina preventiva contra o vrus do papiloma humano (HPV) foi aprovada para comercializao em diversos pases do mundo, inclusive no Brasil. Desde ento, a principal investida cientfica de combate ao vrus e ao cncer de colo de tero tem sido no mbito da vacinao tanto profiltica quanto teraputica. No Centro de Pesquisa Alemo sobre o Cncer, em Heidelberg (Alemanha), onde foi desenvolvida a vacina pioneira, pesquisadores trabalham desde 2001 numa vacina teraputica que visa imunizao de pacientes infectados pelo HPV 16. Dos 120 tipos conhecidos, este associado metade dos casos de cncer cervical no mundo. (...) Enquanto as vacinas profilticas focam no estmulo produo de anticorpos contra o envoltrio viral, as vacinas teraputicas incitam uma maior produo de linfcitos clulas imunolgicas que atacam as clulas infectadas, infiltram-se no tumor e reduzem o seu volume. No estudo, coordenado pelo oncologista Lutz Gissmann, aps receberem a vacina, camundongos produziram um grande nmero de linfcitos. Mas sua capacidade de infiltrao e reduo do tumor foi bem-sucedida apenas para estgios iniciais da infeco quando os tumores tm at 25 mm2. J os tumores maiores, de 300 a 400 mm2, no regrediram. (...) Na primeira fase de testes em humanos, a vacina ser aplicada em cerca de 40 mulheres em estgio terminal, j que o objetivo ser avaliar seu grau de segurana e imunogenicidade. Essa etapa ser patrocinada por uma empresa farmacutica privada. (...) Na primeira fase clnica, foram imunizadas 20 voluntrias. Trs meses aps a vacinao, cinco tiveram regresso completa da leso e, em quatro, o vrus no era mais detectvel. Aps um ano, nove dos 11 pacientes restantes apresentaram resposta positiva.

Quando se pensa em combustveis para o futuro prximo, o hidrognio sempre aparece nas discusses. J existem vrios estudos para a utilizao do hidrognio (H2) como combustvel, inclusive h prottipos de carros que esto sendo testados. provvel que o hidrognio seja obtido pela eletrlise da gua, reao mostrada abaixo: H2O (l) H2 (g) + 1/2O2 (g) A combusto (queima) do hidrognio representada pela equao abaixo. pode ser

H2 (g) + 1/2O2 (g) H2O (l) As principais vantagens da utilizao do hidrognio como combustvel ele ser: (A) renovvel, causador de chuva cida e causador de efeito estufa. (B) no renovvel, limpo e de mdio valor energtico. (C) renovvel, causador de efeito estufa e de baixo valor energtico. (D) derivado de petrleo, limpo e de alto valor energtico. (E) renovvel, limpo e de alto valor energtico.

QUESTO 89 HABILIDADE 06

Com a necessidade de instalar mais um chuveiro eltrico em sua casa, um professor precisou trocar a fiao j existente para um chuveiro por outra que suportasse a nova demanda de corrente. A nova previso de dois chuveiros de 4400 W, funcionando em 220 V, eventualmente de maneira simultnea. Sabendo que, quanto mais grosso o fio, mais caro se torna, e levando em conta a tabela a seguir, que relaciona a rea da seco reta do fio com a corrente mxima suportada, o fio que apresentar o menor custo sem comprometer a segurana da instalao o de seco reta

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

33

2011 \

0012 - 27-08-2011 - 5o ENEM 2011(HN) - 3o ANO (PROVA) - J@.

SECO em mm2 1,50 2,50 4,00 6,00 10,00 16,00 25,00 35,00 50,00 (A) (B) (C) (D) (E) 2,50 mm2. 6,00 mm2. 10,00 mm2. 25,00 mm2. 50,00 mm2.

AMPRES 15,5 21 28 36 50 68 89 111 134

QUESTO 90 HABILIDADE 14

Num dia ensolarado, um indivduo aproveitou para ir praia. Ao chegar l, tomou banho de mar, ficou exposto por um longo perodo ao sol, ingeriu alguns copos de bebida alcolica geladssima acompanhada de espetinho com peito de frango e queijo assado. Depois de algum tempo, teve a diurese (ato de urinar) aumentada. O aumento na produo da urina est associado particular e diretamente ao (A) excesso de suor perdido, pela exposio prolongada ao sol. (B) aumento de sangue circulante, resultante da ingesto da gua da bebida alcolica. (C) trabalho realizado nos tubos renais, responsveis por alto grau de reabsoro. (D) aumento de aldosterona, resultante da estimulao hipotalmica no mecanismo da sede. (E) dficit no hormnio antidiurtico, liberado na hipfise, devido ao etanol.

5o SIMULADO ENEM 2011 - 3o ANO (CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS)

34

You might also like