You are on page 1of 57

1

ANO 1930

EVENTOS GERAIS maro Jlio Prestes eleito presidente do Brasil com 1.091.709 votos, contra 737.000 de Getlio Vargas, candidato da Aliana Liberal. maio Luiz Carlos Prestes manifesta sua adeso ao comunismo. julho Joo Pessoa assassinado na Paraba. outubro, 24 Queda do governo Washington Lus. novembro,3 Getlio Vargas assume o governo provisrio.

EVENTOS CULTURAIS Exposio de livros e artes grficas da Alemanha, no Rio de Janeiro e em So Paulo, com a presena dos principais artistas do expressionismo alemo. Lvio Abramo registra a impresso que a mostra lhe causou, assim como a do ano anterior, da Deutschwerkbund. Exposio da Escola de Paris, no Recife, Rio de Janeiro e So Paulo (Palacete da Glria), organizada e trazida por Vicente do Rego Monteiro e Go-Charles, com os maiores nomes da Escola Francesa. Exposio da Casa Modernista de Warchavchik, na Rua Itpolis, So Paulo: integrao entre mobilirio, arquitetura e paisagismo. Nomeao de Lucio Costa para a direo da Escola Nacional de Belas Artes. 4 Congresso de Arquitetos no Rio de Janeiro, ocasio de confronto entre os movimentos neocolonial e moderno.

1931

janeiro O Partido Comunista convoca os Fundao do Ncleo Bernardelli no trabalhadores a fazer a Marcha da Rio de Janeiro. Fome, no Rio de Janeiro. Tarsila expe em Moscou, para onde Fundao do Clube 3 de Outubro. viaja com Osrio Csar. Primeiro sindicato operrio do Brasil (Estivadores do Rio de Janeiro). Jornada de oito horas e descanso obrigatrio. Salo Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, conhecido como Salo Moderno, pela participao de Tarsila, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Vittorio Gobbis, Portinari, Guignard, Ccero Dias, Ismael Nery e Flvio de Carvalho. Retorno de Portinari ao Brasil.

Lvio Abramo inicia a temtica social em seus desenhos. deste ano Retirante, antecipando Desemprego, de 1932. Publicao de Pas do Carnaval, de Jorge Amado. novembro, 23 Fundao da Sociedade Pr-Arte Moderna, Spam. novembro, 24 Fundao do Clube dos Artistas Modernos, CAM.

1932

janeiro O Partido Democrtico rompe abertamente com o governo. fevereiro, 24 Vargas publica novo Cdigo Eleitoral.

maro Decreto marca 3 de maio de 1933 Inaugurao do Edifcio Columbus, de como data das eleies para a Rino Levi. Assemblia Constituinte. Tarsila presa por um ms, durante a julho, 9 Revoluo Constitucionalista em Revoluo Constitucionalista. So Paulo. outubro, 1 Fim da insurreio. outubro, 2 Manifesto de Plnio Salgado cria Ao Integralista Brasileira. Criao do Ministrio da Educao e Sade Pblica. abril 1 Marcha Integralista, em So Paulo. maio Eleies para a Assemblia Constituinte. novembro Incio dos trabalhos da Assemblia Constituinte.

1933

fevereiro Baile de Carnaval na Spam. Retrospectiva de Tarsila no Palace Hotel, Rio de Janeiro: Operrios e 2 Classe so expostos. abril 1 Exposio de Arte Moderna da Spam. outubro, 15 Di Cavalcanti se manifesta no Dirio Carioca sobre a problemtica social e sua relao com o trabalho artstico. Lvio Abramo trabalha como ilustrador em O Homem Livre. Exposio de Kthe Kollwitz, no CAM. Mrio Pedrosa colabora em O

Homem Livre. Conferncia sobre Kthe Kollwitz pronunciada no CAM. Conferncias de Tarsila (Arte Proletria na URSS), Osrio Csar (Sobre Alienados), Caio Prado Jnior (Sobre a URSS) e David Alfaro Siqueiros (Sobre Muralismo no Mxico), no CAM. O Teatro da Experincia, de Flvio de Carvalho, fechado pela polcia. Portinari pinta Retirantes, seu primeiro trabalho inspirado na problemtica social. Exposio da Arquitetura Tropical no Rio de Janeiro, com a participao de Warchavchik, Lucio Costa, Afonso Eduardo Reidy e Marcelo Roberto. Lvio Abramo: srie social Meninas de Fbrica, Operrios e Vila Operria. lbum de Di Cavalcanti A Realidade Brasileira caracteriza o militarismo no pas. Gilberto Freyre publica Casa Grande e Senzala. Caio Prado Jnior publica Evoluo Poltica no Brasil. 1934 janeiro, 25 Fundao da Universidade de So Paulo, por Armando Salles de Oliveira. Humberto Mauro lana Ganga Bruta. Exposio de Portinari na Galeria It, em So Paulo. A propsito, artigo de Mrio Pedrosa publicado no Dirio da Noite.

julho Promulgao da Nova Constituio Brasileira. Publicao de Cacau, de Jorge Amado. julho Vargas eleito presidente da Repblica pela Constituinte. 1 Salo Paulista de Bellas Artes.

julho Morte do Padre Ccero Romo Batista. outubro, 7 Frente nica das Esquerdas dissolve o desfile dos integralistas no Largo da S. Tiroteio com mortos e feridos. maro Aprovao da Lei de Segurana Nacional, dando ao governo federal poderes especiais para reprimir atividades polticas subversivas. Regresso de Luiz Carlos Prestes ao Brasil. Prestes publica manifesto de apoio ANL. julho Prestes pronuncia discurso violento, atacando o fracasso de Vargas perante os ideais de 1922. julho Governo extingue ANL. Agitaes no Rio de Janeiro e em So Paulo. julho Polcia invade quartel-general da ANL e confisca documentos. novembro, 25 Estado de stio decretado pelo Congresso Nacional. novembro, 27 Intentona Comunista.

1 Exposio de Pintura de Flvio de Carvalho, fechada pela polcia e reaberta por ordem judicial.

1935

Fundao do jornal Movimento, Rio de Janeiro. Diretor: Miguel Costa Filho. Comit de Redao: Jorge Amado, Santa Rosa, Febus Gikovate, Paschoal Leme, Flvio Poppe e Amrico Leite. Exposio de Arte Social, organizada pelo Club de Cultura Moderna de Movimento, Rio de Janeiro. Anbal Machado realiza palestra no encerramento da mostra. ltimo Salo do Ncleo Bernardelli. Fundao do Grupo Seibi, em So Paulo, com artistas japoneses e nisseis. Incio da publicao de Bellas Artes, editada pessoalmente por Quirino Campofiorito. Caf, de Portinari, obtm meno honrosa do Instituto Carnegie, de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Ampla divulgao, no pas, da obra premiada. Criao do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal. Professores: Villa-Lobos, Lucio Costa, Carlos Leo e Portinari. Mrio de Andrade nomeado diretor da Diviso Municipal de Expanso Cultural e do Departamento de Cultura de So Paulo.

Sigaud assina, no Rio de Janeiro, em Bellas Artes, o artigo Por que Esquecida entre Ns a Decorao Mural?, primeiro de dois textos sobre o mesmo assunto. 1936 maro-abril Portinari participa da 33 Exposio Internacional de Pintura do Carnegie Institute do Museu de Arte de Toledo, Ohio, Estados Unidos. Portinari projeta e executa sua primeira pintura mural, decorando o Monumento Rodovirio erguido na estrada RioSo Paulo, por encomenda do Sr. Iedo Fiuza, diretor do DNER. Portinari convidado por Gustavo Capanema, ministro da Educao, a trabalhar no Ministrio. Comea os estudos para os murais, que se estendem at 1945. Iniciativa de um Concurso de Moblia Proletria, por Mrio de Andrade, diretor do Departamento de Cultura de So Paulo. Pogrom, de Lasar Segall. Quirino Campofiorito organiza a Escola de Belas Artes de Araraquara, SP, cidade onde reside at 1938. Srgio Buarque de Hollanda publica Razes do Brasil. Chegada de Le Corbusier ao Rio de Janeiro. Lvio Abramo: srie de gravuras sobre a Guerra Civil Espanhola. 1 Salo de Maio, So Paulo. 1 Salo da Famlia Artstica Paulista,

1937

Armando Salles de Oliveira e Jos Amrico de Almeida aparecem como candidatos eleio presidencial. O primeiro representa a Unio Democrtica Brasileira e o segundo considerado o candidato da situao.

junho Integralistas indicam Plnio Salgado candidato sucesso presidencial. junho Congresso se recusa a renovar estado de stio. julho Ges Monteiro nomeado chefe do Estado-Maior do Exrcito.

agrupamento de artistas de origem proletria. Criao do Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional com base em projeto elaborado por Mrio de Andrade.

Inicia-se a construo do edifcio do Ministrio da Educao, com projeto inicial de Le Corbusier, desenvolvido agosto Trs mortes em Campos, RJ, em por Lucio Costa, Oscar Niemeyer, A. conflito entre esquerda e integralistas. E. Reidy e E. Vasconcellos. setembro Dutra denuncia a trama comunista revelada pelo Plano Cohen. outubro, 1 Congresso concede suspenso dos direitos constitucionais. novembro, 10 Golpe do Estado Novo. dezembro, 2 Partidos polticos so abolidos. Restries mais amplas aos chefes polticos sertanejos. maio Frustrado ataque dos integralistas e militares anti-Vargas ao palcio presidencial. agosto, 13 1 Congresso Nacional de Estudantes d origem UNE. Criao de Diretrizes, primeira revista poltica brasileira, de Samuel Wainer. Estatizao do gs e do petrleo. Polcia de Alagoas vence os cangaceiros de Lampio, que so liquidados. As cabeas dos lderes so expostas em vrias cidades. Sigaud inicia temtica sobre assuntos operrios, que seriam constantes em sua carreira de pintor. Criao do Sindicato dos Artistas Plsticos de So Paulo.

1938

2 Salo de Maio. Inaugurada Casa e Jardim, galeria de arte com abertura para artistas contemporneos de So Paulo, por iniciativa de Theodor Heuberger, da Pr-Arte. Quirino Campofiorito preside o Ncleo Bernardelli. 2 Salo da Famlia Artstica Paulista. Mrio de Andrade torna-se diretor do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal. Formao do grupo teatral Os Comediantes, em So Paulo. 3 Salo de Maio, organizado por Flvio de Carvalho. Presena de

1939

dezembro, 27 Criao do Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP.

artistas abstratos e de estrangeiros. Lvio Abramo prope aos artistas do 3 Salo de Maio que sujiram ao prefeito Prestes Maia a instalao de obras de arte em prdios e logradouros pblicos. Portinari: trs painis para o pavilho do Brasil na Feira de Nova York, projetado por Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Capites de Areia, de Jorge Amado, apreendido e queimado em praa pblica. Incio da construo do edifcio do Ministrio da Educao, no Rio de Janeiro, projeto de Le Corbusier, Lucio Costa, Oscar Niemeyer e outros; paisagismo de Burle Marx, pinturas de Portinari e escultura de Bruno Giorgi. Exposio de Pintura Francesa no Rio de Janeiro.

1940

Mrio Pedrosa excludo do Secretariado da IV Internacional.

abril Desmantelamento dos 46 Salo Nacional de Belas Artes. remanescentes do Partido Comunista do Articulista da Revista do Brasil define Brasil. o salo como acadmico, mencionando ainda quadros Institudo o salrio mnimo. patriticos, enaltecendo a revoluo de outubro, gente que fala mal do Instalao de bases norte-americanas modernismo em arte e se levanta em Belm, Recife e Natal; e contra Ccero Dias e Portinari. compromisso de fornecimento de ferro aos Aliados. 2 Salo de Belas Artes em Porto Alegre, com a participao dos modernos de So Paulo. Segunda e ltima exposio da Famlia Artstica Paulista, Rio de Janeiro. Exposio individual de Carlos Scliar, So Paulo.

ltimo nmero de Bellas Artes, de Quirino Campofiorito. 6 Salo do Sindicato de Artistas Plsticos. Incio da fase Vises de Guerra, de Lasar Segall, que ir at 1943. Exposio individual Portinari of Brazil, no Museu de Arte Moderna de Nova York. Exposio de Arte Latino-Americana no Riverside Museum de Nova York: participao de artistas brasileiros. Mrio de Andrade lana a idia de museus populares base de reprodues. Lanamento de Clima (seo de artes plsticas por Lourival G. Machado). Debate sobre pintura moderna na Associao dos Artistas Brasileiros, Rio de Janeiro, orientao de Peregrino Jr. Participao de Santa Rosa, Campofiorito, Celso Kelly e Amadeu Amaral Jr. Bernardo Rudofsky um dos vencedores do concurso latinoamericano Organic Design, promovido pelo MoMA, Nova York. Exposio-Concurso do Deip e Sphan, trabalhos em guache, aquarela e desenho de monumentos restaurados do Embu e So Miguel, SP. maro Exposio de Teruz, Campofiorito e Guignard, no Palace Hotel, RS. junho Exposio Arte Contempornea do Hemisfrio Ocidental, organizada

1941

pela Internacional Business Machines Corporation, de arte norte, centro e sul-americana (pelo Brasil: Percy Lau, Goeldi, Pancetti e Santa Rosa). agosto Exposio do pintor surrealista portugus Antnio Pedro, Galeria It, So Paulo. novembro Exposio de mosaicos da Osirarte. Azulejos pintados produzidos por artistas. Srgio Milliet opina em Clima, n 3, sobre a tendncia vencedora dos paulistas para a crtica, em detrimento do romance e da poesia (excees: Macunama, de Mrio de Andrade, Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e os Contos de Antnio de Alcntara Machado) ao contrrio do que ocorre no norte e no sul do pas. Jacob Ruchti escreve Construtivismo, ilustrando o trabalho com Espaos, de carter construtivo. Exposio de Ernesto de Fiori em Casa e Jardim. Santa Rosa escreve sobre o perigo das frmulas, mencionando a diferena entre a pintura do Rio de Janeiro e de So Paulo. 1 Salo de Arte da Feira Nacional de Indstria, So Paulo. Nicanor Miranda promove, em So Paulo, visita de jovens operrios ao Salo Paulista e ao Salo do Sindicato dos Artistas Plsticos. agosto, 31 Brasil declara guerra ao Eixo. janeiro Planalto, Segunda Semana de Arte Moderna. Sobre programa para eventual nova Semana de 22: Uma universidade popular e um museu de arte.

1942

10

Artigo de Mrio de Andrade Esta Paulista Famlia, publicado em O Estado de So Paulo. Lanamento da revista Leitura, Rio de Janeiro. Conferncia de Mrio de Andrade O Movimento Modernista, Rio de Janeiro e So Paulo. Exposio de Maria Helena Vieira da Silva, Rio de Janeiro. julho-agosto Clima publica gravuras de Lvio Abramo: Vila do Brs (1935), Meninas de Fbrica (1937), Herico (1938), Itapecerica (1938). Amadeu Amaral Jnior refere-se necessidade da construo de um Museu de Arte em So Paulo. Exposio de Pintura Contempornea Norte-Americana, com 112 artistas. 1 Salo Moderno de Artes Plsticas, Porto Alegre, organizado com a finalidade de provocar. setembro Em Sur , n 96, de Buenos Aires, escrevendo sobre la pintura contemporanea en el Brasil, Rubem Navarra destaca So Paulo. 35 Litografias, primeiro lbum coletivo de gravuras editado no Brasil, com coordenao de Carlos Scliar. Carlos Scliar realiza linoleogravuras sobre temas operrios. maio Exposio de Lasar Segall no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Gr-Finos em So Paulo, srie de

1943

outubro Intelectuais e polticos de Minas Gerais lanam manifesto a favor da redemocratizao. novembro Promessa de Vargas de

11

redemocratizar o pas depois da guerra.

reportagens de Joel Silveira. Exposio coletiva anti-Eixo, de que participam, entre outros, Paulo Rossi Osir, Alfredo Volpi, Francisco Rebolo, Clvis Graciano, Mario Zanini, Manoel Martins, Aldo Bonadei, Angelo Simeone e Alfredo Rullo Rizzotti. Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, com Os Comediantes, direo de Ziembinski. Primeiro longa-metragem da Atlntida: Moleque Tio.

1944

Diretrizes fechada pelo DIP. Campanha nacional pela anistia a presos polticos desde 1935 (Prestes e outros lderes comunistas). Fora Expedicionria Brasileira de 25.000 homens parte para a Campanha da Itlia.

lbum Mangue, de Lasar Segall, Clube do Livro, Rio de Janeiro. maro Exposio de ilustraes do livro organizado por Rubem Braga Contistas Russos, da Coleo Contos do Mundo, Editora Leitura, no Instituto Brasil-Estados Unidos. Exposio de Pintura Moderna, pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (administrao Juscelino Kubitschek). julho Mrio de Andrade escreve Ensaio sobre Clvis Graciano. Exposio Desenhos de Ouro Preto, Livraria Jaragu, So Paulo, A Experincia Mineira: Lourival Gomes Machado escreve sobre exposio de Belo Horizonte, conferncias e debates ocorridos. Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 9 Salo do Sindicato dos Artistas Plsticos.

12

Fim da Revista do Brasil. Inaugurao da Livraria Brasiliense, onde sero realizadas mostras individuais e pequenas coletivas de pintura moderna. novembro Exposio coletiva de brasileiros em Londres, homenagem RAF. Exposio de pintura norte-americana e brasileira, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. fevereiro Morre Mrio de Andrade.

1945

Mrio Pedrosa tem seu visto de sada para a Europa negado nos Estados Unidos e resolve voltar ao Brasil. Exposio de Arte Condenada pelo 3 Trabalha no Correio da Manh e funda o Reich, na Galeria Askanasy, Rio de semanrio Vanguarda Socialista. Janeiro. maro Organizao do PSD. Exposio, no Rio de Janeiro, de quatro jovens desenhistas de So abril Anistia aos presos polticos: Prestes Paulo: Grassmann, Arajo, Andreattini libertado. e Sacilotto Os Novssimos de So Paulo. abril Vargas reconhece Unio Sovitica. Portinari completa os ltimos painis maio Concentrao de 100.000 pessoas do novo edifcio do Ministrio da no Estdio Vasco da Gama para comcio Educao. do Partido Comunista. Exposio do muralista colombiano Jornal Hoje, dirigido por Jorge Amado, Alpio Jaramillo na ABI, Rio de Caio Prado Jr., Clvis Graciano, Nabor Janeiro. Caires de Brito e Mendes de Almeida. Exposio francesa no Ministrio da junho 1 Congresso Brasileiro de Educao, Rio de Janeiro, e na Escritores pede completa liberdade de Galeria Prestes Maia, So Paulo (com expresso e exige um governo eleito por Picasso, Dufy etc.). sufrgio universal direto e secreto. Exposio Artistas Plsticos do outubro Vargas baixa decreto que Partido Comunista do Brasil, Casa do antecipa data das eleies estaduais e Estudante, Rio de Janeiro. Participam, municipais para o mesmo dia das entre outros, Portinari, Burle Marx, nacionais. Sigaud, Oswald de Andrade Filho, Pancetti, Santa Rosa, Bruno Giorgi, Eduardo Gomes lana-se candidato pela Augusto Rodrigues e Mario Zanini. UDN.

13

outubro, 29 Vargas deposto.

Axl Leskoschek ilustra Dostoivski para a editora Jos Olympio.

1946

Entra em funcionamento, como empresa Carlos Drummond de Andrade publica estatal, a Companhia Siderrgica A Rosa do Povo, em homenagem Nacional. resistncia russa de Stalingrado, com preocupao social que dezembro, 2 Dutra eleito presidente da posteriormente no se ver em sua Repblica. obra. maio Expurgo dos funcionrios pblicos Abertura da Galeria Domus, So conhecidos como membros do PCB. Paulo. setembro Promulgada a Constituio. Organizao da Confederao dos Trabalhadores do Brasil. O n 2 da Revista Edifcio, de Belo Horizonte, realiza enquetes entre escritores e jovens poetas mineiros, colocando, entre outras questes, uma referente ao papel do artista na formao poltica do povo. maro Primeiro nmero da Revista de Arte, suplemento de Leitura (n 38), dirigida por Carlos Scliar. abril Lanamento da Revista Joaquim, Curitiba. Exposio Arte Italiana Contempornea, Rio de Janeiro, com a presena de Santomaso, Vaccarini, Birolli, entre outros. Exposio de Franz Weissmann na Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, com cerca de 350 desenhos e aquarelas. agosto Exposio 6 Novos de So Paulo, Rio de Janeiro, apresenta, entre outros, Maria Leontina, Charoux e Camerini. Em ato pblico, vrios intelectuais e artistas recebem carn de militante do PCB, Teatro Ginstico, Rio de Janeiro. Movimento Pr-Imprensa Popular,

14

1947

maio Supremo Tribunal Federal cassa registro do Partido Comunista. Eleies confirmam PCB como quarto partido do pas e aumentam sua representao no Distrito Federal e em So Paulo. Interveno do governo nos sindicatos para eliminar os elementos extremistas.

Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro. Exposio 19 Pintores, na Galeria Prestes Maia, So Paulo, com patrocnio da Unio Cultural BrasilEstados Unidos. Apresentao de Geraldo Ferraz, prmio de pintura para Mrio Gruber. Carlos Scliar viaja a Paris, Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva regressam capital francesa.

Vasco Prado obtm bolsa oferecida Adhemar de Barros eleito governador de pelo governo francs e estagia no So Paulo. ateli de Fernand Lger. Convive com Carlos Scliar e Jorge Amado. Rompimento de relaes com a Unio Sovitica. Fundao do Museu de Arte de So Paulo, por Assis Chateaubriand. Incio das atividades do Estdio Palma, criado por Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti: projetos de mveis modernos. Mrio Pedrosa adere ao Partido Socialista Brasileiro. Viagem Europa a servio do Correio da Manh. Jos Moraes em Bag, RS, Prmio de Viagem ao Pas. Artigo de Carlos Drummond de Andrade Invencionismo, em Joaquim, n 9, Curitiba, sobre os concretos argentinos. Reproduo do Manifesto Invencionista de 1946. Portinari publica a conferncia Sentido Social del Arte no Cuadernillos de Cultura, Ceba, Buenos Aires. Conferncia tambm publicada por A poca, n 184, Rio de Janeiro. 1948 fevereiro Parlamentares comunistas so Poty retorna de Paris aps expulsos da Cmara dos Deputados, permanncia de mais de um ano e entre eles Jorge Amado. meio.

15

abril Oscar Niemeyer, proibido de entrar nos Estados Unidos, no pode fazer conferncia na Universidade de Yale. Exposio de Axl Leskoschek no Salo do Ministrio da Educao, gravuras e pinturas. Fundao do Museu de Arte Moderna de So Paulo, por Francisco Matarazzo Sobrinho. Calder visita o Brasil. Conferncia de Mrio Pedrosa sobre o artista no auditrio do Ministrio da Educao e Sade. Exposio no Rio de Janeiro, e no Masp, So Paulo. junho Lanamento da revista Fundamentos, So Paulo. outubro Inaugurao do Teatro Brasileiro de Comdia, TBC, So Paulo. Primeiro nmero da revista Artes Plsticas, So Paulo (a publicao dura quatro anos). Fundao da Sociedade de Arte Moderna do Recife, idealizada por Hlio Feij e Abelardo da Hora, poetas e jornalistas. 3 Salo de Arte Moderna do Recife, em continuidade a duas exposies dos Independentes, grupo de artistas de 1933. Carlos Scliar colabora como ilustrador em Les Lettres Franaises, ocupa a direo grfica dos cadernos de arte da Association Latino Amricaine de Paris.

16

Exposio de artistas gachos na Galeria do Correio do Povo, Porto Alegre. Romero Brest, seis conferncias sobre tendncias de arte contempornea, no Masp, So Paulo. Fundao do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, por Paulo Bittencourt. Surge o Grupo de Bag, segundo batizaria o crtico Clvis Assumpo. Danbio Gonalves monta ateli coletivo. O grupo tem durao de um ano. Exposio de arte dos alienados de Franco da Rocha-Juqueri, organizada por Osrio Csar, no MAM, So Paulo. Exposio Engenho de Dentro, no MAM, So Paulo. Clvis Graciano ganha prmio de Viagem Europa. Di Cavalcanti, exposio 30 Anos de Pintura, Masp, So Paulo. dezembro ltimo nmero da revista Leitura. Grande exposio de Portinari no Masp, So Paulo. Carlos Scliar publica o lbum de linoleogravuras Les Chemins de la Faim, com apresentao de Jorge Amado, pela Association LatinoAmricaine, de Paris. dezembro-janeiro 4 Salo da Sociedade de Arte Moderna do Recife.

1949

17

Nova comisso da revista Fundamentos: Afonso Schmidt, Artur Neves, Caio Prado Jr., J. E. Fernandes e Ruy Barbosa Cardoso. maro Do Figurativismo ao Abstracionismo, exposio inaugural do MAM, So Paulo, organizada por Leon Degand. Waldemar Cordeiro cria o Art Club de So Paulo, onde vrios artistas expem. Danbio Gonalves viaja a Paris. Publicao de Arte, Necessidade Vital, de Mrio Pedrosa, que rene textos de crtica de arte, realizados pelo autor entre 1933 e 1948, pela Livraria Editora da Casa dos Estudantes do Brasil, Rio de Janeiro. Mrio Pedrosa cria seo de artes plsticas no Correio da Manh, Rio de Janeiro. Exposio de Pintura Paulista, Rio de Janeiro, organizada pela Galeria Domus. abril Criada Escola Livre de Artes Plsticas, por iniciativa de Flvio Motta, com durao de poucos meses. Trabalham com Portinari, em painel para o Banco Moreira Salles, Mrio Gruber, Lus Ventura e Octvio Arajo. Exposio da Association LatinoAmricaine de Paris. Lanamento do lbum com gravuras dos artistas participantes. Apresentao de Marta Traba. Exposio de Max Bill, Masp, So

1950

O PSP oferece a Vargas indicao de

18

sua candidatura Presidncia. O PTB indica o nome de Vargas para a Presidncia. junho Vargas aceita as indicaes do PSP e PTB. julho Inaugurada via Dutra.

Paulo. Incio do funcionamento do Instituto de Arte Contempornea no Masp. Nova tomada de posio da revista Fundamentos (mesma comisso e conselho editorial).

abril 3 Congresso Brasileiro de Eduardo Gomes, candidato pela UDN, Escritores, Salvador. apoiado pelos integralistas, organizados no Partido de Representao Popular. Portinari premiado com medalha de ouro no 2 Congresso Mundial dos Cristiano Machado candidato pelo Partidrios da Paz, pelo mural PSD. Tiradentes. Pablo Picasso, Renato Guttuso e Waclaw Dobias tambm Divulgao do Manifesto de Agosto, de so laureados no setor de artes. Luiz Carlos Prestes. novembro, 28 1a Exposio da Oficina outubro Getlio Vargas eleito de Artes, ODA, no Instituto dos presidente da Repblica, com 48,7% de Arquitetos do Brasil, So Paulo. votos. Regresso de Carlos Scliar a Porto O salrio mnimo de Cr$ 380,00 (cerca Alegre. de US$ 12). Nova fase da revista Horizonte, de Porto Alegre, dirigida por Lila Ripoll Guedes e com conselho de redao constitudo por Carlos Scliar, Ciro Martins, Demtrio Ribeiro, entre outros. Fundao do Clube de Gravura de Porto Alegre, por Carlos Scliar e Vasco Prado, com o nome de Clube dos Amigos da Gravura. Poty Lazzarotto organiza o primeiro curso de gravura do Masp. Ministra cursos, posteriormente, na Bahia (1951), no Recife (1954) e em Curitiba. Primeira emissora de televiso no pas: TV Tupi, So Paulo.

19

Inaugurado o estdio do Maracan. 1951 fevereiro Vargas recebe faixa presidencial de Dutra. junho Estillac Leal nomeado ministro da Guerra. Aparecem o cool jazz e Miles Davis. 1 Salo Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro. 1 Salo Paulista de Arte Moderna, So Paulo.

outubro 3 Congresso Gacho pela Paz, Fundao do Clube de Gravura de Porto Alegre. Bag, por Glnio Bianchetti, Danbio Gonalves e Glauco Rodrigues. Lei Afonso Arinos contra a discriminao racial. Exposies do Clube de Gravura em Bag e Porto Alegre. Programa de reformas financiado por investimentos americanos. 1 Bienal Internacional de So Paulo, no MAM, So Paulo. Jri da seleo: dezembro Vargas envia ao Congresso Santa Rosa e Quirino Campofiorito projeto para a criao da Petrobras. (por escolha de artistas), Clvis Graciano (o terceiro mais cotado entre Decretado aumento de salrio mnimo, os artistas), Lus Martins (crtico de que chega a Cr$ 1.200,00 (cerca de US$ arte) e Francisco Matarazzo Sobrinho 40). (diretor presidente do MAM). Incio das atividades do Ateli Abstrao, de Samson Flexor, So Paulo. maio-junho-julho Debate na revista Horizonte entre os arquitetos Demtrio Ribeiro, Edgar Graeff e Nelson Souza, sobre a orientao da arquitetura moderna. Conselho Universitrio da USP indefere designao de Oscar Niemeyer para professor da FAU. 3 Congresso Paulista de Escritores. setembro 4 Congresso Brasileiro de Escritores, Porto Alegre. Mrio Pedrosa faz concurso para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, sendo

20

nomeado livre-docente. Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt. Incio gradativo da fundao dos clubes de gravura de Curitiba, So Paulo, Santos, Rio de Janeiro e Recife. Fundao do Atelier Coletivo, no Recife. Exposies do Clube de Gravura de Porto Alegre, na capital gacha e em Florianpolis, Montevidu (Congresso Continental da Paz), Pequim, Rio de Janeiro (Biblioteca Municipal), So Paulo (Biblioteca Municipal) e Viena. Exposio e manifesto do grupo paulista Ruptura, MAM, So Paulo.

1952

maro Estillac Leal forado a demitirse do Ministrio da Guerra pelo debate entre oficiais nacionalistas e anticomunistas. maio A ala nacionalista de oficiais derrotada nas eleies do Clube Militar. Acordo militar com os Estados Unidos probe a venda de matria-prima de valor estratgico (ferro) aos pases socialistas. Oposio defende a criao da Petrobras e o monoplio estatal do petrleo.

Proibio pelo governo da realizao da Conferncia Continental Americana pela Revista Noigandres, com Haroldo e Paz em territrio nacional. Augusto de Campos e Dcio Pignatari. julho Reunio do Movimento Brasileiro dos Partidrios da Paz. Formao do grupo Frente, Ibeu, Rio de Janeiro. Migrao de nordestinos para So Paulo. O pernambucano Luiz Incio da 1 Exposio Nacional de Arte Silva deixa o Nordeste e chega a Abstrata, Terespolis. Santos. Exposio de Artistas Brasileiros, MAM, Rio de Janeiro. junho 2 Exposio da Oficina de Artes, ODA. agosto Clube de Gravura de Porto Alegre recebe o prmio Pablo Picasso do Conselho Nacional do Movimento Brasileiro dos Partidrios da Paz. Publicao do lbum Gravuras Gachas (1950-1952). Exposio comemorativa da Semana de 22, MAM, So Paulo.

21

1953

Greve geral em So Paulo, a maior j ocorrida no Brasil.

Museu de Imagens do Inconsciente, Rio de Janeiro. Caravana de artistas e intelectuais brasileiros URSS.

maro Jnio Quadros eleito prefeito de Virgnia Artigas registra em suas So Paulo. ilustraes, fatos da Greve Geral em So Paulo. junho-julho Reorganizao do Ministrio. Goulart nomeado ministro do Trabalho. Abril / Maio Congresso Continental de Cultura em Santiago do Chile. Vargas cria a Petrobras, instituindo o monoplio estatal da extrao e do Exposio do Clube de Gravura de refinamento de petrleo. Porto Alegre, Santiago, Nova York, Bucareste e Montevidu. Venda de ferro Polnia e Tchecoslovquia. outubro Fundao do Clube de Gravura do Recife, ligado ao Ateli dezembro Vargas denuncia, em discurso Coletivo da SAMR. em Curitiba, as remessas de lucros excessivas feitas por empresas dezembro 2 Bienal Internacional de estrangeiras. So Paulo (no quadro das comemoraes do 4 Centenrio da cidade). Grandes retrospectivas: Hodler, Munch, Kokoschka, cubismo, futurismo, movimento De Stijl, Picasso, Moore etc. 2 Salo Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. O Cangaceiro, de Lima Barreto, premiado em Cannes nas categorias Melhor Filme e Melhor Msica. Memrias do Crcere, de Graciliano Ramos. I Vitelloni, de Fellini. 1954 fevereiro, 22 Goulart apresenta seu relatrio sobre o salrio mnimo; prope aumento de 100% e destitudo do cargo de ministro da Guerra. Fundado Teatro de Arena, So Paulo. outubro Exposio de Gravuras Brasileiras, organizada pelo Clube de Gravura de Porto Alegre, no salo do Lux Hotel, Florianpolis (participao dos clubes de gravura de So Paulo,

22

fevereiro Manifestao dos coronis. abril Vargas apresenta ao Congresso decreto que cria a Eletrobrs. maio, 1 Vargas anuncia aumento de 100% do salrio mnimo, em agressivo discurso em Petrpolis. agosto, 5 Atentado contra Carlos Lacerda. Morre o major Rubens Vaz. agosto, 10 Oficiais antigetulistas exigem que o ministro da Guerra, Zenbio Costa, solicite a renncia de Vargas. agosto, 22 Grupo de oficiais da Aeronutica, liderado por E. Gomes, exige a renncia em um manifesto. agosto, 23 27 generais do Exrcito exigem a renncia em Manifesto Nao. agosto, 24 Suicdio de Getlio Vargas. Caf Filho assume a Presidncia. outubro, 3 Eleies para a Cmara e o Senado. outubro Jnio Quadros eleito governador de So Paulo.

do Rio de Janeiro e do Recife). novembro Exposio Gravuras Brasileiras, Curitiba, organizada pelo Clube de Gravura de Porto Alegre (participao dos clubes de gravura de So Paulo, do Rio de Janeiro e do Recife). Abertura do Parque do Ibirapuera, So Paulo, projeto de Oscar Niemeyer e outros. Participao de artistas e entidades no 1 Congresso Nacional de Intelectuais, Goinia. Temrio do Congresso: 1) defesa da cultura brasileira e estmulo ao seu desenvolvimento, preservando-se as suas caractersticas essenciais; 2) intercmbio cultural com todos os povos; 3) problemas ticos e profissionais dos intelectuais. 1 Salo do Ateli Coletivo da SAMR. Exposies do Clube de Gravura de Porto Alegre, Uruguai, Argentina, Tchecoslovquia, Unio Sovitica, ndia, China, Polnia e Chile. No Brasil, Goinia, Porto Alegre e Santa Maria, RS. 4 Congresso Brasileiro de Arquitetos. ltimo nmero da revista Horizonte. 6 Salo da Associao RioGrandense de Artes Plsticas Francisco Lisboa. setembro Exposio de Gravura Brasileira, organizada pelo Clube de Gravura de Porto Alegre, rene 41 peas do Clube local e 23 de So Paulo e Pernambuco.

23

Salo Preto e Branco, Rio de Janeiro, em protesto pela dificuldade de importao e pelo alto custo do material de pintura. Os Subterrneos da Liberdade, de Jorge Amado. Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa. 2 Exposio do Grupo Frente, no MAM, Rio de Janeiro. Apresentao de Mrio Pedrosa.

1955

abril Lanamento da aliana eleitoral entre PTB e PSD, com a candidatura de Juscelino Presidncia e Goulart como vice.

setembro Exposio Por uma Arte abril Etelvino Lins lanado candidato Nacional, organizada pelo Clube de Presidncia pela ala dissidente do PSD Gravura de Porto Alegre, no Parque e apoiado pela UDN. Farroupilha. maio Adhemar de Barros lana-se candidato Presidncia. junho A UDN retira seu apoio candidatura de Etelvino Lins, indicando Juarez Tvora. outubro Eleies, com a vitria de Juscelino e Goulart, com 3 milhes de votos. novembro Carlos Luz substitui Caf Filho, vitimado por ataque cardaco. novembro Lott, ministro da Guerra, renuncia ao no ser atendido por Carlos Luz em seu pedido de punio para o coronel Mamede, que se pronunciara contra a posse de Juscelino e Goulart. novembro Lott depe o presidente interino Carlos Luz, para garantir a posse de Juscelino. O Congresso vota em Nereu Ramos para a Presidncia. novembro Caf Filho sai do hospital, pretendendo reassumir. Nova movimentao militar e confirmao de dezembro Vilanova Artigas paraninfo dos formandos da FAU/USP, proferindo na ocasio o discurso Aos Jovens Arquitetos. Quinto e ltimo Salo da Sociedade de Arte Moderna do Recife. dezembro ltimo nmero da revista Fundamentos. 3 Bienal Internacional de So Paulo. Fundado Conjunto Nacional, So Paulo, projeto de David Libeskind. Joo Cabral de Melo Neto escreve Morte e Vida Severina. Rio, 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos. Nem Sanso Nem Dalila, de Carlos Manga. Lanada a Revista Brasiliense, por Caio Prado Jnior.

24

Nereu Ramos pelo Congresso, que aprova a solicitao dos ministros militares de um ms de estado de stio, prorrogado em dezembro por mais um ms.

Surge a expresso pop art. Eros e Civilizao, de Hebert Marcuse.

1956

Brasil entra em ciclo de crescimento econmico nunca visto antes. janeiro Posse de Juscelino Kubitschek e Exposio Contribuio ao Realismo, Joo Goulart, com o programa 50 Anos organizada por Mrio Gruber, MAM, em 5. So Paulo. janeiro Congresso vota pela prorrogao Extino do Clube de Gravura de do estado de stio por mais um ms Porto Alegre. fevereiro Fracassa a revolta em Jacareacanga. maio Reaparecimento de Para Todos, quinzenrio carioca, agora dirigido por Jorge Amado, Oscar Niemeyer, junho Juscelino ordena o fechamento do James Amado e Moacir Werneck de Sindicato dos Trabalhadores Porturios Castro. e da Liga de Emancipao Nacional, controlada pelos comunistas. junho Exposio Gravura Mexicana do Taller de Grfica Popular, no Implantao da indstria automobilstica. Diretrio Acadmico da Escola Produo dos primeiros veculos Nacional de Belas Artes, Rio de nacionais: Mercedes-Benz e Vemag. Janeiro, patrocinada pelo Clube da Fundao da Volkswagen do Brasil. Gravura do Rio de Janeiro. O Brasil produz 160 mil geladeiras. outubro Lanamento do Traje Tropical para Homens, por Flvio de Carvalho, A psiquiatra Nise da Silveira inaugura a em passeata pelas ruas de So Casa das Palmeiras, centro dedicado ao Paulo. uso da arte na terapia de doentes psicticos. Goeldi: Retrospectiva, MAM, Rio de Janeiro. Painis de Portinari Guerra e Paz so expostos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Representam o pas na Bienal de Veneza Di Cavalcanti (pintura), Aldemir Martins e Caryb (desenho), Marcelo Grassmann, Renina Katz e Fayga Ostrower (gravura). dezembro-janeiro 1 Exposio de

25

Arte Concreta, MAM, So Paulo e Rio de Janeiro, com a participao de artistas plsticos e poetas. Conferncias de Mrio Pedrosa, Dcio Pignatari, Waldemar Cordeiro, Oliveira Bastos, Volpi, Wollner e Ferreira Gullar. Orfeu da Conceio, de Vinicius de Moraes e msica de Tom Jobim. Cenrios de Oscar Niemeyer. Grande Serto: Veredas, de Guimares Rosa. Greve geral em So Paulo, mobiliza 400 Exposio concretista no Cear. mil trabalhadores durante dez dias. 1 Exposio Nacional de Arte Greve dos metalrgicos no Rio de Concreta, MAM, Rio de Janeiro. Janeiro. Publicado Manifesto Concretista. PCB defende nova linha poltica, mais branda, e procura aliana com a Ferreira Gullar rompe com o grupo de burguesia. poetas concretos de So Paulo. Projeto de Lucio Costa vence o concurso 4 Bienal Internacional de So Paulo, para o Plano Piloto de Braslia. Incio da a primeira na atual sede, no Parque construo da capital. do Ibirapuera. JK inaugura a rodovia Rio-Belo Horizonte. Destacamento do Exrcito Brasileiro embarca com destino ao canal de Suez, integrando a Fora de Paz da ONU. Estria do jogador Pel, com 16 anos. Idia Visvel, de Waldemar Cordeiro. Mrio Pedrosa: coluna de artes plsticas do Jornal do Brasil. Incndio na sede da Cinemateca Brasileira, transferida para o Parque do Ibirapuera. O Ptio, 16 mm de Glauber Rocha. Rio Zona Norte, de Nlson Pereira dos Santos. 1958 Instalado, na Universidade de So Paulo, primeiro reator nuclear da Amrica Latina. Morre Lasar Segall. Exposio de Lygia Clark, Franz Weissmann, Mario Toral, Rubem Ludolf e Lothar Charoux na Galeria de Arte das Folhas.

1957

26

Criao da Frente Parlamentar Nacionalista. Surgimento das Ligas Camponesas de Francisco Julio. Leonel Brizola empreende nacionalizao no Rio Grande do Sul. Revogado mandado de priso preventiva de Luiz Carlos Prestes.

Plano piloto para a poesia concreta, revista Noigandres, n 4. Exposio O Trabalho na Arte, Rio de Janeiro. Alberto Grecco expe no MAM, So Paulo. Lygia Clark realiza Superfcies Moduladas e Espaos Modulados.

Juventude Universitria Catlica defende cristianismo revolucionrio. Hlio Oiticica pinta a srie Metaesquemas, guache sobre carto. Inaugurado Palcio da Alvorada, Braslia. Morre o pintor Jos Pancetti. Seleo Brasileira de Futebol vence a Gilberto Motta produz o Bal Sucia e conquista seu primeiro ttulo de Neoconcreto, criado por Lygia Pape Campe do Mundo. com base no poema Olho/alho, de Reinaldo Jardim. Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira, conquista seu primeiro ttulo Incio da bossa nova. em Wimbledon. Eles No Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri. Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. Os Donos do Poder, de Raimundo Faoro. Manifesto Neoconcreto e 1 Exposio de Arte Neoconcreta, MAM, Rio de Janeiro e Salvador. Exposio de livros-poemas, no Jornal do Brasil, Rio de Janeiro: Gullar, Pape, Spanudis e Willys de Castro. Prosa Neoconcreta, de Reinaldo Jardim. Conferncias de Tomas Maldonado no MAM, Rio de Janeiro.

1959

Fidel Castro visita o Brasil. junho Juscelino ordena o rompimento das negociaes com o FMI. agosto Juscelino substitui os conselheiros que haviam planejado o programa de estabilizao. Juscelino lana a Operao PanAmericana. Criado Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID.

27

Inaugurada ponte area Rio de Janeiro Teoria do No-Objeto, de Ferreira So Paulo. Gullar, lanada no Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. Nova rebelio na FAB. 5 Bienal Internacional de So Paulo novembro Juscelino inaugura linha de destaca o "informalismo, nova montagem da Volkswagen, em So tendncia internacional. Bernardo do Campo. Comea a circular o Fusca. 1 Concurso Nacional de Desenho Industrial, Instituto de Arquitetos do Criada a Superintendncia de Brasil, So Paulo. Desenvolvimento do Nordeste, Sudene. Congresso Internacional Cacareco, o maior rinoceronte do Extraordinrio de Crticos de Arte, Zoolgico do Rio de Janeiro, o Braslia, Rio de Janeiro e So Paulo. vereador mais votado na capital paulista. Mrio Pedrosa apresenta a comunicao Braslia Cidade Nova, Brasil vence o 3 Campeonato Mundial Sntese das Artes. de Basquete Masculino. Barravento, de Glauber Rocha. O Homem do Sputinik, de Carlos Manga. Formao Econmica do Brasil, de Celso Furtado. Formao da Literatura Brasileira, de Antonio Candido. Viso do Paraso, de Srgio Buarque de Hollanda. Ordem e Progresso, de Gilberto Freyre. A Grande Feira, de R. Schindler. Lanado primeiro LP de Joo Gilberto, Chega de Saudade. 1960 maro Jnio Quadros visita Fidel Castro em Cuba. abril Inaugurao de Braslia. A obra Morre o maestro Heitor Villa-Lobos. 2 Exposio Neoconcreta, Palcio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro. Exposio de Arte Concreta

28

custou cerca de 2,3% do PNB. outubro Jnio Quadros eleito presidente da Repblica, com 48% dos votos; Joo Goulart o vice. Carlos Lacerda eleito governador do Estado da Guanabara. A populao do Brasil conta, pelo Censo, 70.191.370 habitantes.

(Retrospectiva), MAM, Rio de Janeiro. Exposio de Manabu Mabe, MAM, Rio de Janeiro. Formao do grupo Inveno, articulado pela equipe de Noigandres. Lygia Clark, Bichos, Galeria Bonino. Movimento de Cultura Popular de Recife organiza exposio de suas atividades, por ocasio do Congresso da UNE. dezembro Manifesto dos Artistas Modernos Independentes. Lvio Abramo participa da fundao do Estdio de Gravura, So Paulo. Comea a ser usado o termo cinema novo, para caracterizar a nova produo cinematogrfica nacional. Laos de Famlia, de Clarice Lispector. Quarto de Despejo, dirio da favelada Carolina de Jesus. O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, encenada no Rio de Janeiro.

1961

janeiro Jnio Quadros toma posse.

Exposio Neoconcreta, MAM, So Paulo (Fundao Bienal).

maio-junho Sucesso na negociao com credores estrangeiros. 2 Exposio Poegoespacial, Petrpolis. Guevara condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul. maio Exposio dos signatrios do Manifesto Movimento dos Artistas agosto, 24 Ministros militares lanam Modernos Independentes, Rio de manifesto em que reafirmam a posio Janeiro. de considerar aceitvel a volta de Jango, caracterizado como agitador dos meios dezembro Fim do Suplemento

29

operrios. agosto, 25 Renncia de Jnio Quadros. Mazzili assume provisoriamente a Presidncia. Estado de sitio decretado pelos ministros militares. agosto, 28 Mazzili envia mensagem dos ministros militares ao Congresso, que consideram a volta de Goulart inadmissvel, por motivos de segurana. O Congresso se nega a vetar a posse de Jango e prope a criao de um sistema parlamentar.

Dominical, do Jornal do Brasil. dezembro Incio das atividades do teatro engajado e de arte popular com a criao do Centro Popular de Cultura (CPC), assumido pela UNE sob a direo de Leon Hirszman, Vianinha e Carlos Estevam Martins. Ferreira Gullar assume a direo da Fundao Cultural de Braslia.

6 Bienal Internacional de So Paulo, Mrio Pedrosa, curador, tenta, sem xito, com ministra da Cultura da setembro Congresso adota emenda que Unio Sovitica, Sra. Furstsova, trazer institui sistema parlamentar. uma exposio de construtivistas e suprematistas russos. Obtm apenas setembro Os ministros militares, atravs o envio de uma representao oficial de uma carta de Mazzili ao Congresso, de artistas soviticos. informam sua disposio de aceitar o compromisso parlamentar. Inaugurada Galeria Relevo, Rio de Janeiro. setembro Jango volta a Braslia e presta juramento como presidente da Hlio Oiticica expe, no MAM, Rio de Repblica. Janeiro, a maquete Ces de Caa. Nesta obra esto tambm o Poema Brasil chega marca de 1 milho de Enterrado, de Ferreira Gullar, o aparelhos de TV. Teatro Inaugural, de Reinaldo Jardim, e um labirinto de cor. O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. Mandacaru Vermelho, de Nelson Pereira dos Santos. A Barca dos Homens, de Autran Dourado. Histria da Loucura, de Michel Foucault. 1962 abril Jango, em visita oficial a Washington, declara sua oposio ao regime cubano. Morre Oswaldo Goeldi. Revista Inveno ( ns 1 e 2), rgo dos poetas concretos de So Paulo, em fase conhecida como do salto

30

participante. maio Jango prope a reforma agrria. junho Renncia do primeiro-ministro Tancredo Neves. Impasse na indicao do novo primeiro-ministro, greves e distrbios. Indicao de Brochado da Rocha. junho Joo Goulart instala Eletrobrs. julho Criado 13 salrio. setembro Renncia do gabinete de Brochado da Rocha. Assume Hermes Lima. O Congresso marca a data de 6 de janeiro de 1963 para o plebiscito que decide sobre a continuao do sistema parlamentar. outubro Eleies para o Congresso e governos estaduais. Aprovado Plano Trienal de Celso Furtado. Primeiro Plano Nacional de Educao (campanha de alfabetizao e publicao de material didtico). Brasil bicampeo mundial de futebol. Surgimento das sandlias Havaianas. O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes. Os Cafajestes, de Ruy Guerra. 1963 Morrem Guignard e Portinari. janeiro Volta ao sistema presidencialista. Inaugurao da Galeria Novas Tendncias, NT, So Paulo. Tentativa junho Reforma ministerial. de reagrupamento dos artistas concretos de So Paulo. setembro Rebelio dos sargentos. Lvio Abramo fixa-se no Paraguai. Dirige, em Assuno, o Centro de Estudos Brasileiros, desenvolvendo atividade didtica. O MAM, Rio de Janeiro, expe desenhos e aquarelas de artistas norte-americanos, entre os quais Jackson Pollock, Franz Kline, Jasper Jones e Rauschenberg. Affonso Eduardo Reidy e Burle Marx projetam o Aterro do Flamengo, finalizado em 1965. Joo Batista Vilanova Artigas projeta a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo. Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Fundado Movimento de Cultura Popular, MCP, em Pernambuco, com Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho. Articulao com o CPC do Rio. Julgamento em Novo Sol, de Augusto Boal, no quadro de atividades do Teatro de Cultura Popular do MCP, Pernambuco.

31

outubro Jango envia mensagem ao Congresso solicitando estado de stio por 33 dias. Retira a solicitao posteriormente. outubro Incio da conspirao militar. Lei de remessa de lucros restringe o envio de dlares por empresas estrangeiras a suas matrizes. Promulgado Estatuto do Trabalhador Rural. Movimento nacional de sindicalizao rural, dentro da campanha de reforma agrria. Propaganda golpista na imprensa contra o programa de reformas de base do governo. Paulo Freire desenvolve mtodo de alfabetizao em massa e nomeado diretor do Plano Nacional de Educao. Jango assina decreto que regulamenta lei restritiva de remessa de lucros. maro, 13 Comcio de Jango na Central do Brasil, Rio de Janeiro, defende reformas de base. maro, 15 Jango lana Mensagem ao Congresso Nacional, em que prope reformas de base.

Semana Nacional de Poesia Espacial, Belo Horizonte. Publicao do Anteprojeto do Manifesto do CPC de Carlos Estevam Martins, inserido em A Questo da Cultura Popular. Criao do Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo. 7 Bienal Internacional de So Paulo.

1964

Mostra O Nu na Arte Contempornea, Galeria do Ibeu, Rio de Janeiro. Djanira faz painel do tnel entre Catumbi e Laranjeiras, com 200 metros quadrados, em azulejo azul e branco, e retrata Santa Brbara, protetora dos mineiros e operrios subterrneos (homenageia os operrios mortos na construo do tnel), Rio de Janeiro.

maro, 17 Prestes analisa a situao e reitera o apoio do PCB frente popular e Cultura Posta em Questo, de poltica de presso sobre o Congresso. Ferreira Gullar, primeira edio adquirida pela polcia. maro, 19 Marcha da Famlia, So Paulo. Estria de Os Fuzis, de Ruy Guerra. maro, 26 Revolta dos marinheiros. maro, 30 Jango discursa na reunio Apreendidas, pela polcia, as cpias de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, liberadas

32

dos sargentos no Automvel Clube. maro, 31 Jango deposto por golpe militar. abril, 9 Publicao de Ato Institucional pelos ministros militares. Cassados 40 mandatos. abril, 10 Castello Branco presidente da Repblica. Rompimento das relaes com Cuba. setembro Correio da Manh inicia campanha contra a tortura. Suspenso dos partidos polticos. Plenos poderes ao Executivo. Triunfo eleitoral da oposio. Tropas brasileiras apiam interveno armada na Repblica Dominicana. Crise na Universidade de Braslia: interveno militar e demisso de 200 professores. Primeira transmisso da TV Globo. O Brasil tem 2,3 milhes de aparelhos de TV em preto-e-branco.

posteriormente. Estria o show Opinio, com Nara Leo, Z Kti e Joo do Vale.

1965

Grupo Opinio estria no Rio de Janeiro com Opinio 65, com a colaborao do Teatro de Arena de So Paulo, sob a direo de Augusto Boal. A seguir remontada a pea de Millr Fernandes e Flvio Rangel Liberdade, Liberdade, que viaja por todo o pas. Hlio Oiticica, Rubens Gerchman e Carlos Vergara expem no MAM, Rio de Janeiro. Hlio Oiticica apresenta Parangol, com a participao de passistas e bateristas da escola de samba Mangueira. Antonio Dias ganha prmio de pintura na Bienal de Paris. Arena Conta Zumbi, de Guarnieri e Boal. Fundao do Grupo Rex, em So Paulo: Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Geraldo de Barros, Jos Resende, Frederico Nassar e Carlos Fajardo. 8 Bienal Internacional de So Paulo.

33

Propostas 65, So Paulo. O Desafio, de Paulo Csar Saraceni. So Paulo S/A, de Lus Srgio Person. 1 Festival de Msica Popular Brasileira. nio Silveira lana a Revista Civilizao Brasileira. Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come, texto de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, estria no Teatro do Grupo Opinio, Rio de Janeiro. Morte e Vida Severina, de Joo Cabral de Melo Neto, Tuca, So Paulo.

1966

Deposio de Adhemar de Barros, governador de So Paulo. Castello Branco torna indiretas as eleies para governadores. Expulso de parlamentares e represso estudantil.

Protestos no Rio de Janeiro, Recife e em Belo Horizonte. Opinio 66, MAM, Rio de Janeiro. Novo regime de partidos polticos: o governamental (Arena) e a oposio (MDB). Proposta 66, na Faap, So Paulo, Wesley Duke Lee, Nelson Leirner e Geraldo de Barros retiram suas obras em solidariedade aos artistas censurados. Manifestao Ambiental n 1, de Hlio Oiticica. Lindonia, a Gioconda do Subrbio, de Rubens Gerchman. Porco Empalhado, de Nelson Leirner. Chico Buarque ganha o Festival da Record com a msica A Banda. A Revoluo Brasileira, de Caio Prado Jnior. Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado.

34

1967

janeiro Promulgada nova Constituio. Marechal Costa e Silva presidente. Criao da Empresa Brasileira de Telecomunicaes, Embratel. Tratado Antinuclear para a Amrica Latina. dezembro Carlos Marighella rompe com o PCB. Pela primeira vez o papel-moeda brasileiro tem seu projeto desenvolvido por um desenhista brasileiro, Aloisio Magalhes. Descoberta serra dos Carajs, a provncia mineral mais rica do planeta.

Happpening de Nelson Leirner, no fechamento da Galeria Rex. Hlio Oiticica mostra suas instalaes e diz Seja marginal, seja heri. 5 Salo de Arte Contempornea de Braslia. 1 Bienal de Artes Plsticas, Salvador. Nova Objetividade Brasileira, MAM, Rio de Janeiro. Instituto Nacional de Cinema cria a obrigatoriedade de exibio de filmes nacionais 28 dias por ano. 9 Bienal Internacional de So Paulo. Lanado movimento tropicalista. O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, estria no Teatro Oficina, sob a direo de Jose Celso Martinez Corra. Arena Conta Tiradentes, Gianfrancesco Guarnieri, ator, e Augusto Boal, diretor. Terra em Transe, de Glauber Rocha, filme com o qual o diretor ganha o Prmio Luis Buuel, Cannes. Inaugurado novo prdio do Masp, com projeto de Lina Bo Bardi. O prdio, de concreto e vidro, se destaca por seu vo livre de 70 metros quadrados, que permite manter a vista da cidade. 1. Feira Paulista de Opinio rene dramaturgos e compositores. Manifesto O que Pensa Voc da Arte de Esquerda?. Manifestao artstica com carimbos e bandeiras, praa General Osrio, Rio

1968

Repblica Federativa do Brasil, novo nome oficial do pas. Por ato adicional na Constituio dissolve-se o Congresso. Apario de grupos de ao armada em So Paulo. Represso. Greve em Contagem, So Bernardo do Campo e Osasco. Assassinato dos ndios cintalarga por

35

fazendeiros do rio Jipirana. outubro Presos 920 estudantes em congresso da UNE, Ibina.

de Janeiro. O Artista Brasileiro e a Iconografia de Massa, na Esdi, curadoria de Frederico Morais.

dezembro Decretado Ato Institucional n 5, que intensifica perseguio Um Ms de Arte Pblica, no Aterro do oposio. Imprensa, universidades e Flamengo, Rio de Janeiro. manifestaes culturais sob censura. Escada, interveno de Carmela Passeatas contra o regime militar. Gross na paisagem da periferia de So Paulo. Confronto entre Comando de Caa aos Comunistas, CCC, e estudantes de O Meu e o Seu, lbum de xilografias filosofia da Universidade de So Paulo. de Antnio Henrique Amaral. Introduo de Ferreira Gullar. Dr. Getlio, Sua Vida e Sua Glria, pea teatral de Ferreira Gullar e Dias Gomes. Roda Viva, de Chico Buarque, com direo de Jos Celso Martinez Corra, o teatro depredado e os atores espancados. Cemitrio de Automveis, de Arrabal, direo de Victor Garcia (Teatro Ruth Escobar). Lanamento do disco Tropiclia. Caetano Veloso canta Soy Loco por Ti, Amrica. Festival da Cano no Tuca, So Paulo. Caetano Veloso vaiado ao apresentar Proibido Proibir. Geraldo Vandr levanta o Maracanzinho com a cano Caminhando. O Drago da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha. O Bandido da Luz Vermelha, de

36

Rogrio Sganzerla. 1969 Seqestro do embaixador norteamericano Charles Burke Elbrick por grupos de esquerda visa libertao de companheiros presos. Proibio da mostra dos artistas selecionados para a representao brasileira na 6 Bienal de Paris, MAM, Rio de Janeiro. Protesto da ABCA (presidente Mrio Pedrosa).

outubro Nova Constituio, Costa e Silva substitudo por Garrastazu Mdici. 3 Exposio Jovem de Arte Contempornea, MAM, Rio de novembro Carlos Marighella morto em Janeiro. So Paulo. Salo da Bssola, MAM, Rio de O general Ernesto Geisel assume a Janeiro. Cildo Meireles, Antonio presidncia da Petrobras. Manuel e Teresa Simes so premiados. Nova onda repressiva, promulgao da pena de morte por atos subversivos, Artur Barrio lana trouxas censura atividade cultural e monoplio ensangentadas nas ruas do Rio de estatal do cinema. Janeiro e de Belo Horizonte. Nova crise nas universidades de So Paulo e de Braslia. Antonio Manuel denuncia na Bienal dos Jovens de Paris a violncia policial. Cancelado envio de representaes brasileiras.

Surge, em Paris, a Frente Brasileira de Informaes, que denuncia a ditadura do pas. Retrospectiva de Tarsila, MAM, Rio de Janeiro, e MAC/USP, So Paulo. Criada, pela Junta Militar, a Embrafilme. 10 Bienal Internacional de So Paulo. Promulgada Lei de Segurana Nacional. Organiza-se, no exterior, boicote Criao da Empresa Brasileira de internacional a 10 Bienal Correios e Telgrafos, EBCT. Internacional de So Paulo. Pas se integra ao sistema mundial de comunicao por satlite. Pel marca seu milsimo gol. Estria do Jornal Nacional. Surge O Pasquim, jornal humorstico, reunindo Ziraldo, Henfil, Jaguar, Ivan Lessa e Paulo Francis. Macunama, de Joaquim Pedro de Andrade. Caetano Veloso e Gilberto Gil seguem exilados para Londres. Chico Buarque vai para a Itlia.

37

1970

abril Descoberta base de treinamento de Cildo Meireles inicia a srie Inseres Lamarca no vale do Ribeira. em Circuitos Ideolgicos. junho Seqestro do embaixador alemo Von Holleben, trocado por 40 pessoas. Do Corpo Terra, evento organizado por Frederico Morais, Belo Horizonte.

Anunciada abertura da Rodovia junho Cildo Meireles participa da srie Transamaznica, ligando o Maranho ao de mostras Agnus Dei, da Petite Acre. Galerie, em seqncia de Teresa Simes e Guilherme Vaz. outubro D. Paulo Evaristo Arns arcebispo de So Paulo. Orgamurbana, evento organizado por Luiz Otvio Pimentel e Flamarion, no novembro Eleies legislativas, dois MAM, Rio de Janeiro. teros da Cmara pertencem a Arena. Retrospectiva de Scliar, MAM, Rio de dezembro Seqestro do embaixador Janeiro. suo Giovanni Bucher, trocado por 70 presos. 2 Bienal Internacional de Desenho Industrial, MAM, Rio de Janeiro. Criado Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (Incra). Exposio dos artistas paulistas Resende, Fajardo, Baravelli e Nasser, Lanamento do Movimento Brasileiro de grupo que fundaria, posteriormente, a Alfabetizao (Mobral). Escola Brasil:, MAC/USP, So Paulo, e MAM, Rio de Janeiro. Produzido milionsimo Fusca. Lanada revista Mnica, de Maurcio Brasil derrota Itlia e ganha a Copa do de Souza. Mundo no Mxico, evento transmitido ao vivo pela primeira vez. Exposio Internacional de Histrias em Quadrinhos, Masp, So Paulo. Como Era Gostoso Meu Francs, de Nelson Pereira dos Santos. ndios e a Civilizao: a Integrao das Populaes Indgenas no Brasil Moderno, de Darcy Ribeiro. Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina, de Fernando Henrique Cardoso. O Jornal do Brasil e a Light promovem o 3 Salo de Vero, MAM, Rio de Janeiro.

1971

Ulysses Guimares assume presidncia do MDB. agosto Bolsa de Valores brasileira

38

comea a cair. setembro Carlos Lamarca morto no interior da Bahia. dezembro Mdici vai aos Estados Unidos para encontro com Nixon, que aposta no Brasil como grande exemplo da Amrica Latina.

Domingos da Criao, no MAM, Rio de Janeiro. No ltimo domingo de cada ms, so realizadas manifestaes de livre criatividade e com novos materiais, organizadas por Frederico Morais. Artenica, So Paulo.

janeiro Surge Centro Brasileiro de Decreto-lei concede ao presidente direito Crtica de Arte, dissidncia da de editar decretos secretos. Associao Brasileira de Crticos de Arte. Comea a funcionar a discagem direta nas ligaes entre Rio de Janeiro, So 11 Bienal Internacional de So Paulo, Paulo e outras cinco capitais. evento completa 20 anos. Brasil conquista sua terceira Copa do So Bernardo, de Leon Hirszman. Mundo de Futebol, na cidade do Mxico, ganhando a posse definitiva da Taa Sargento Getlio, de Joo Ubaldo Jules Rimet. Ribeiro. Incio da circulao dos Cadernos Cebrap. 6 Jovem Arte Contempornea, MAC/USP, So Paulo, organizada por Walter Zanini, com espao concebido para performances e instalaes.

1972

Janeiro Exrcito descobre base de treinamento de guerrilha no Araguaia. abril Campanha militar no Araguaia.

Incio das festas do Sesquicentenrio da Alosio Magalhes expe Cartemas, Independncia. MAM, Rio de Janeiro. maio Inaugurada em Braslia a Escola Nacional de Informaes, Esni, que fornece dados para SNI e CIE. Inaugurada em Paulnia, SP, a maior refinaria de petrleo do pas. agosto Censura probe qualquer notcia sobre sucesso presidencial e mal desempenho da bolsa de valores. Criao da Telebrs. Surge a TV em cores. Emerson Fittipaldi ganha o campeonato da Frmula 1. Retrospectiva de Alfredo Volpi, MAM, Rio de Janeiro. Anna Bella Geiger realiza o eventoexposio Circumambulatio, MAM, Rio de Janeiro. Tom Jobim toca guas de Maro. Novos Baianos cantam Acabou Chorare.

39

1973

Terroristas matam o delegado Octvio Gonalves Moreira, do DOI, So Paulo. abril Brasil e Paraguai assinam tratado que permite a construo de Itaipu. junho Mdici chama Ernesto Geisel ao Palcio das Laranjeiras e comunica que ele ser seu sucessor. julho O Estado de S. Paulo publica poemas nos espaos censurados. Morre Filinto Mller. setembro Ulysses Guimares lana-se anticandidato Presidncia. outubro Nova ofensiva no Araguaia. Guerrilha dissolvida em dezembro. Greves de metalrgicos em So Paulo.

Morre Leila Diniz. janeiro Morre Tarsila do Amaral. Mostra Indagao sobre a Natureza, Significado e Funo da Obra de Arte, Galeria Ibeu, Rio de Janeiro. Waltercio Caldas, primeira individual, MAM, Rio de Janeiro. Manifestao de Rua, Fred Forest, So Paulo. Sob a coordenao de Carlos Cavalcanti o Instituto Nacional do Livro inicia a publicao do Dicionrio Brasileiro de Artistas Plsticos, em quatro volumes. Expo-Projeo, primeira exibio de artistas que trabalham com novos meios, organizada por Aracy Amaral, So Paulo. Das 0:00 s 24 Horas, de Antonio Manuel. Vai Trabalhar, Vagabundo, de Hugo Carvana. Toda Nudez Ser Castigada, de Arnaldo Jabor. O Bem Amado, primeira novela em cores. Estria o programa de domingo Fantstico, da TV Globo. Proibida a pea Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra. As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Editora Brasiliense pede concordata.

40

1974

maro, 15 Geisel assume Presidncia. Inaugurada usina hidreltrica de Ilha Solteira. Incndio no edifcio Joelma, So Paulo, mata 168 pessoas. Inaugurada Ponte RioNiteri. Inaugurada parte da rodovia Transamaznica. Vitria do partido de oposio nas eleies legislativas. Plano Nacional de Desenvolvimento prev a criao de mais de 200 empresas estatais. Crescimento da dvida externa. Assemblia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia, SBPC, pede eleies diretas e fim do AI-5. Assinatura do acordo nuclear Brasil Alemanha. Anunciada construo da hidreltrica de Tucuru, no Par. Lanamento do Programa Nacional do lcool, Prolcool. outubro, 25 O jornalista Vladimir Herzog assassinado em uma cela do DOICodi, pelas foras governamentais de represso. Entra em funcionamento a Rede Nacional de Telex.

Morre Flvio de Carvalho. Primeira apresentao pblica de videoarte, MAC/USP, So Paulo. Retrospectiva Guignard, MAM, Rio de Janeiro. O Museu da Masturbao Infantil, primeira exposio individual de Tunga, MAM, Rio de Janeiro.

1975

Incio das atividades da Fundao Nacional de Arte, Funarte. Lanamento da revista Malasartes, voltada para a produo de vanguarda, com nfase na arte conceitual, Rio de Janeiro. Sal Sem Carne, de Cildo Meireles, Galeria Luiz Buarque de Hollanda e Paulo Bittencourt, Rio de Janeiro. Ao-Situao: Hoje, performance de Muntadas, MAC/USP, So Paulo. Charles Watson chega ao Rio de Janeiro.

Pas se integra ao sistema de Discagem Direta Internacional, DDI. Pintura Americana do Sculo XX (coleo pertencente Universidade Joo Carlos de Oliveira, o Joo do do Texas, Austin), MNBA, Rio de

41

Pulo, bate recorde mundial em salto Janeiro. triplo, com 17,89 metros, nos Jogos PanAmericanos. Arte e Comunicao Marginal O Carimbo como Arte, MAM, Rio de Inaugurado Metr de So Paulo. Janeiro. Sala Experimental, espao destinado a abrigar exposies de vanguarda, MAM, Rio de Janeiro. Surge o jornal Movimento, de oposio ditadura, tendo como colaboradores Fernando Henrique Cardoso, Francisco Weffort, Eduardo Suplicy e Raimundo Pereira. Cenas da Vida Brasileira 1930/1945, exposio de Joo Cmara Filho, MAM, Rio de Janeiro.

1976

Imposta a Lei Falco, que determina a supresso da liberdade de propaganda eleitoral na televiso e no rdio. Ruptura de mandatos parlamentares.

Lygia Pape realiza a mostra Eat Me A Gula ou a Luxria, crtica viso da O operrio Manuel Fiel Filho morto em mulher como objeto de consumo, condies semelhantes s da morte de MAM, Rio de Janeiro. Herzog. O Pas Inventado, instalao de Atentados e passeatas estudantis. Antonio Dias. agosto, 23 Morre, em suspeito acidente de carro, o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ao/Imagem/Ao, Ivald Granato, So Paulo.

Retrospectiva de Djanira, MNBA, Rio dezembro, 7 Morre o ex-presidente Joo de Janeiro. Goulart. Amazonia Report, arte ambiental, Jonier Marin, Pesp, So Paulo. Interferncias, Regina Silveira, So Paulo. outubro Morre Di Cavalcanti. Falso Brilhante, show de Elis Regina, com msicas brasileiras e latinoamericanas. Os Trapalhes no Planeta dos Macacos, primeiro filme do quarteto.

42

1977

Governo federal anuncia programa de racionalizao de combustvel. Geisel fecha o Congresso Nacional por 14 dias e promulga reforma do Poder Judicirio, alm de outras reformas polticas, no chamado Pacote de Abril. Mantidas as eleies indiretas para governador. O general Joo Baptista Figueiredo designado sucessor da Presidncia. Polcia militar invade a Pontifcia Universidade Catlica, PUC, em So Paulo, onde milhares de estudantes se reuniam para reorganizar a UNE. Institudo o divrcio no Brasil.

Dona Flor e Seus Dois Maridos, filme de Bruno Barreto, visto por 12 milhes de espectadores. Lanamento da revista Arte Hoje, Rio de Janeiro. Mostra Viso da Terra (Arte Agora II), MAM, Rio de Janeiro. Integram a mostra 12 artistas, cada um analisado por um crtico de arte em catlogo. Performance, Martha Minujin, MAC/USP, So Paulo. Brasil Nativo/Brasil Aliengena, srie de 18 cartes-postais de Anna Bella Geiger. Casos de Sacos, de Cildo Meireles, Pesp, So Paulo. Lucio Flvio, o Passageiro da Agonia, de Hector Babenco, recordista de bilheteria. julho, 8 Incndio no MAM, Rio de Janeiro, destri quase integralmente o acervo e as instalaes do bloco de exposies. Mrio de Andrade Fotgrafo: Turista Aprendiz, na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro: fotografias feitas pelo escritor, acervo do IEB/USP. Grupo de los Trece, exposio vinculada ao Centro de Arte y Comunicacion de Buenos Aires, MAM, Rio de Janeiro. Instituto Nacional de Belas Artes da Funarte lana os trs primeiros volumes da Coleo Arte Brasileira Contempornea. Salo Nacional de Belas Artes e

1978

Greve de operrios da regio do ABC, So Paulo. Luiz Incio Lula da Silva lidera, como presidente do Sindicato dos Metalrgicos de So Bernardo do Campo e Diadema. MDB ganha as eleies. Nova Lei de Segurana Nacional. Anulao do Ato Institucional n 5.

43

Salo Nacional de Arte Moderna so fundidos e transformam-se no Salo Nacional de Artes Plsticas. Lygia Clark utiliza objetos de sua experincia neoconcreta com fins teraputicos, atuando na fronteira entre arte e psicologia. Cildo Meireles cria a nota de zero cruzeiro, substituindo personalidades histricas por um doente mental (verso) e um ndio (frente). Geometria Sensvel, MAM, Rio de Janeiro. 1 Encontro Internacional de VdeoArte de So Paulo, MIS, So Paulo. Lanada revista Cho, dedicada arquitetura. Estria Macunama, direo de Antunes Filho, inaugurando nova linguagem cnica brasileira. Fundao Pro-Memria substitui Sphan. Exposio de fotojornalismo Nossa Gente inaugura galeria do Ncleo de Fotografia da Funarte.

1979

Joo Baptista Figueiredo assume como presidente da Repblica. Encontro Nacional dos Estudantes, tentativa de reconstruir a UNE.

Ratificao da Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional, torna possvel Parque da Catacumba, Rio de a volta de centenas de exilados polticos. Janeiro: acervo de esculturas ao ar livre. dezembro Restabelecimento do pluripartidarismo. Criao do Projeto Portinari, para localizao, documentao e Arena transforma-se em PDS e MDB catalogao da obra do artista. torna-se PMDB. So criados outros partidos, como PT, PDT e PTB. Multimdia Internacional, organizada por Walter Zanini, ECA/USP, So Criao da Central nica dos Paulo. Trabalhadores (CUT) e da Confederao Geral dos Trabalhadores (CGT). Fiat Lux O Sermo da Montanha, exposio-evento de Cildo Meireles,

44

Primeiras ocupaes de terra para pressionar o governo a fazer a reforma agrria. Greve de mais de 3 milhes de operrios.

Centro Cultural Cndido Mendes, Rio de Janeiro. Acontecimentos Poticos Urbanos, de Hlio Oiticica. Bye Bye Brasil, de Cac Diegues. A srie O Stio do Picapau Amarelo, baseada em Monteiro Lobato, recebe o prmio de melhor programa do ano da Unesco. Rasga Corao, de Oduvaldo Vianna Filho: liberada e encenada aps cinco anos de censura. Artistas Alemes na Amrica Latina Sculo XIX, MNBA, Rio de Janeiro. Criado grupo Configurao, de desenhistas como Fernando Barata, Luiza Interlenghi, Nlson Flix e Rogrio Luz. Museu de Imagens do Inconsciente realiza exposio de desenhos de Raphael, com texto de Mrio Pedrosa. Criado programa Espao Arte Brasileira Contempornea (Funarte), para realizao de concertos e debates. Panorama da Arte Brasileira Desenho e Gravura, com trabalhos de Leonilson e outros, MAM, So Paulo. Concreto (Performance-Som), de Leon Ferrari, Pesp, So Paulo. Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho. Revoluo de 30, de Sylvio Back. Pixote, a Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco.

1980

Aprovada reforma constitucional que restabelece eleies diretas para governador a partir de 1982. Interveno federal nos sindicatos metalrgicos em So Bernardo do Campo e Santo Andr. Luiz Carlos Prestes destitudo da secretaria-geral do PCB. Papa Joo Paulo II visita o Brasil.

45

Rock nacional comea a se transformar em fenmeno significativo: Legio Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Tits, Baro Vermelho e cantores como Lulu Santos, Lobo, Marina e Rita Lee. Morre Hlio Oiticica. 1981 abril, 30 Bomba explode no Riocentro, Rio de Janeiro, matando um sargento que estava paisana e envolvendo outros militares. "Pacote de Novembro" probe a coligao de partidos nas eleies de 1982. Desaquecimento do programa nuclear. Concesso do 13 salrio aos funcionrios pblicos federais. Morre Nlson Rodrigues. 16 Bienal Internacional de So Paulo reconquista prestgio internacional. O Circo Voador inaugurado no Arpoador, Rio de Janeiro: festivais duram trs dias. Brasil/Cuiab Pintura Cabocla, trabalhos de Espndola, Joo Sebastio e Dalva, MAM, Rio de Janeiro. Arte Incomum, So Paulo. Mostra Pablo Pablo Uma Interpretao Brasileira de Guernica, Funarte, Rio de Janeiro. Mostra Pintores Fluminenses, organizada por Quirino Campofiorito, MAM, Rio de Janeiro. Fitzcarraldo, de Werner Herzog, filmado em Manaus. O Homem que Virou Suco, de Joo Batista de Andrade: Leo de Ouro em Veneza. Eles No Usam Black-Tie, de Leon Hirszman, recebe prmio no Festival de Veneza. O disco Clara Crocodilo, de Arrigo Barnab, lanado e marca o movimento chamado vanguarda

46

paulista, em que se mesclam elementos eruditos e um experimentalismo radical. Pornochanchada afirma-se no cinema nacional. agosto, 22 Morre o cineasta Glauber Rocha. 1982 Incio das obras da usina hidreltrica de Itaipu, a maior do mundo. FMI concede crdito ao Brasil. Projeto Jari nacionalizado. novembro, 5 Morre Mrio Pedrosa. Videotexto, So Paulo. Entre a Mancha e a Figura, exposio que procura fazer um balano da pintura brasileira perante as tendncias internacionais.

A usina nuclear Angra I ligada, mas os Jacques Cousteau viaja pela defeitos so recorrentes. Amaznia por seis meses. 1983 Pas em grave recesso. Primeira manifestao de uma frente suprapartidria a favor das eleies diretas para a Presidncia da Repblica. Participam PT, PMDB, PTB, CUT e Conclat. Governadores eleitos por voto direto tomam posse. Nas principais capitais brasileiras so eleitos candidatos da oposio. Interveno do governo em diversas instituies financeiras. Greves gerais em todo o pas. Inflao superior a 200%. Governo pede moratria da dvida externa. Falncias e concordatas, corroso do salrio mnimo. Carro a lcool incorporado ao Pr Frente Brasil, de Roberto Farias. Inaugurada Galeria Thomas Cohn, Rio de Janeiro: individual de Amilcar de Castro, esculturas e desenhos. Mostra Artes Grficas do Expressionismo Alemo, com obras de Heckel, Kandinsky, Klee, Beckmann e outros, MNBA, Rio de Janeiro. Exposio Arte Indgena no Brasil, MNBA, Rio de Janeiro. Pintura como Meio, MAC/USP, So Paulo, com nova seo de pintores. Obscura Luz, de Cildo Meireles, Galeria Luisa Strina, So Paulo. Individual de Leonilson, Galeria Luisa Strina, So Paulo. Coletiva no MAC/USP, So Paulo, novos valores da pintura.

47

mercado. Inaugurao da usina siderrgica de Tubaro. FMI faz ingerncia na economia.

Paisagem Paulistana, exposio de fotografias de Cristiano Mascaro e Raul Garcez, So Paulo. O Retrato Brasileiro - 1840/1920, Funarte, Rio de Janeiro.

novembro, 5 Brasil e Paraguai Arte na Rua I, MAC/USP, So Paulo, inauguram a Usina Hidreltrica de Itaip, com outdoors de artistas de todo o no Rio Paran. pas nas ruas de So Paulo. O Tempo do Olhar Panorama da Fotografia Brasileira Atual, MNBA, Rio de Janeiro. Tomie Ohtake cria os cenrios para a pera Madame Butterfly, apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Parahyba, Mulher Macho, filme de Tizuka Yamasaki. Memrias do Crcere, de Nelson Pereira dos Santos. Lanamento da revista Gvea, da PUC, Rio de Janeiro. Exposio coletiva Como Vai Voc, Gerao 80?, na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro. Tradio e Ruptura, Fundao Bienal, So Paulo. Desvio para o Vermelho, Cildo Meireles, MAC/USP, So Paulo. Exposio de Cartier-Bresson no Masp, So Paulo. Rio Antigo do Fotgrafo Marc Ferrez Paisagem e Tipos Humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918, MNBA, Rio de Janeiro. Pau, Pedra, Fibra, Metal, exposio

1984

Movimento pelas eleies diretas cresce; principais cidades do pas realizam comcios com o slogan Diretas-J. Comcio gigantesco rene cerca de 1,7 milho de pessoas, Vale do Anhangaba, So Paulo. Emenda constitucional que permitiria as eleies diretas rejeitada na Cmara dos Deputados, e a deciso permanece nas mos do Colgio Eleitoral. O candidato do PDS Paulo Maluf; a Aliana Democrtica apia Tancredo Neves (do PMDB) e Jos Sarney como vice. O barco Baro de Tef parte rumo Antrtida para estabelecer a primeira base polar brasileira.

48

setembro, 19 Amyr Klink chega a de gravuras de 143 artistas Salvador, depois de viajar por 101 dias e brasileiros, EAV Parque Lage, Rio de cruzar o Atlntico a bordo do barco de Janeiro. fibra de vidro Paraty. Grande retrospectiva de Antonio Dias, Stadtische Galerie im Lenbachhaus, Munique. Oscar Niemeyer projeta o Sambdromo, na Avenida Marqus de Sapuca, Rio de Janeiro. Ncleo de Fotografia da Funarte substitudo pelo Instituto Nacional de Fotografia. O cartunista Angeli lana Chiclete com Banana, com tiras da personagem R-Bordosa, um smbolo dos anos 80. Exposio A Escola de Paris, com obras do Acervo do Museu de Arte Moderna de Paris, no Masp, So Paulo.

1985

janeiro, 15 Tancredo Neves eleito presidente da Repblica pelo Colgio Eleitoral. Na vspera da posse, passa mal e internado s pressas.

abril, 21 Morre Tancredo Neves. Assume Grupo Casa 7, com Carlito Jos Sarney. Carvalhosa, Fbio Miguez, Nuno Ramos, Paulo Monteiro e Rodrigo Incio das modificaes na legislao Andrade, MAC/USP, So Paulo, e autoritria dos governos militares. MAM, Rio de Janeiro. Restabelecida a eleio direta para presidente da Repblica. Legalizados os partidos polticos. Rio: Vertente Surrealista, trabalhos de Ccero Dias, Ismael Nery, Guignard, Tarsila e Maria Martins, Galeria Banerj, Rio de Janeiro.

Inaugurao da ferrovia de Carajs, que Reinaugurado Pao Imperial depois atravessa a Floresta Amaznica desde o de trs anos de reformas. Par at o Maranho. Grupo Ornitorrinco encena Ubu, Convocao da Assemblia Nacional Folias Physicas, Pataphysicas e Constituinte para 1987. Musicais. Inflao alcana ndice de 233,65%. 18 Bienal Internacional de So Paulo: A Grande Tela, curadoria de Sheila Leirner.

49

1 Rock in Rio. 1986 Plano Cruzado: reforma profunda na economia e combate inflao. Cruzeiro perde trs zeros e substitudo pelo cruzado; preos so congelados e salrios reajustados pela mdia dos ltimos seis meses. Fiscais do Sarney: vigia dos preos de produtos em supermercados. Incio de gio para produtos no disponveis no mercado. Eleies para governadores: PMDB ganha todos os governos estaduais, com exceo de Sergipe, e a maioria das cadeiras da Cmara dos Deputados e do Senado. Aps eleio, aumento de tarifas e impostos. 1 Free Jazz Festival. Transvanguardas e Culturas Nacionais, MAM, Rio de Janeiro, organizada pelo crtico italiano Achile Bonito Oliva, com Cildo Meireles, Ivens Machado, Leda Catunda, Leonilson e Tunga, entre outros. JK e os Anos 50 Uma Viso da Cultura e do Cotidiano, coletiva de artistas, alm de projetos de Oscar Niemeyer, Srgio Bernardes e Henrique Mindlin. Curso Os Sentidos da Paixo, no Ncleo de Estudos da Funarte. Coordenado por Adauto Novaes. Inaugurado conjunto Sesc/Fbrica da Pompia, So Paulo, projeto de Lina Bo Bardi. O cantor Luiz Caldas lana a msica Fricote, trazendo cena um ritmo novo que mistura o afox baiano e a salsa caribenha. 1987 O novo ministro da Fazenda, Jos Carlos Bresser Pereira, lana o Plano Bresser, voltado para o equilbrio das contas pblicas. Congelamento de preos e salrios, aumento de tarifas pblicas e extino do gatilho salarial so algumas das medidas do novo plano. Mantida a moratria. A Hora da Estrela, de Suzana Amaral. 19 Bienal Internacional de So Paulo, com Anselm Kiefer, Marcel Duchamp e a fotgrafa Anna Mariani. Criado o Instituto Nacional de Artes Grficas da Funarte. Exposio coletiva Modernidade: Art Bresilien du 20 Sicle, MAM, So Paulo. O Pescador de Palavras, de Leonilson, Galeria Luisa Strina, So Paulo. agosto, 17 Morre o poeta Carlos Drummond de Andrade.

50

Morre o crtico Flvio de Aquino. 1988 Durante a elaborao da Constituio, dissidncia do PMDB forma o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). abril, 6 Jos Sarney, Ral Alfonsn (Argentina) e Julio Maria Sanguinetti (Uruguai) assinam, em Braslia, o protocolo de criao do Mercosul, Mercado Comum do Cone Sul. O documento prope ajuda mtua e eliminao alfandegria entre os quatro pases. Inflao chega a 930% ao ano. Nova Constituio promulgada, com alguns avanos sociais. Eleies municipais. PT vence em So Paulo, Porto Alegre e Vitria; PDT, no Rio de Janeiro e Curitiba. Antonio Dias, retrospectiva de dez anos de trabalhos em papel, Staatliche Kunsthalle, Berlim. Lambada torna-se o som do ano, misturando ritmos do Par, da Bahia e do Caribe. Morre Gilberto Freyre. Exposio 88 x 68 No Balano dos Anos, EAV Parque Lage, Rio de Janeiro. Langsdorff de Volta, obras de Rugendas e Hercules Florence, Pao Imperial, Rio de Janeiro. O Mundo Fascinante dos Pintores Naves, Pao Imperial, Rio de Janeiro. Pintura-Objeto, mostra individual de Carmela Gross, Galeria So Paulo, So Paulo.

Luiza Erundina a primeira mulher eleita abril, 25 Morre Lygia Clark. prefeita, So Paulo. junho, 30 Morre Abelardo Barbosa, o Greves no setor pblico no decorrer do Chacrinha. ano. Fim da moratria. dezembro, 22 Chico Mendes, lder seringueiro que defendia a Amaznia, assassinado. Mailson da Nbrega, ministro do governo Sarney, implanta o Plano Vero, que pretende segurar a inflao controlando o dficit pblico, privatizando estatais e demitindo funcionrios. No evita o aumento da inflao e causa forte recesso. Moeda muda de cruzado para cruzado

1989

Registros de Minha Passagem pela Terra Arthur Bispo do Rosrio, EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, curadoria de Frederico Morais. Comemorao dos 80 anos de Burle Marx: retrospectiva, MNBA, Rio de Janeiro.

51

novo. Primeiras eleies diretas para a Presidncia da Repblica desde 1960. Eleito Fernando Collor de Mello, com 35,08 milhes de votos. 1990

Os Bombeiros No So Corruptos, de Leonilson, Espao Capital, Braslia.

Criada Fundao Memorial da Amrica Latina, So Paulo, com projeto arquitetnico de Oscar Niemeyer. A primeira medida do governo Fernando Projeto Arqueos, coletiva com obras Collor o lanamento do programa de realizadas com sucata das prprias estabilizao da economia, conhecido obras, com participao de Fernanda como Plano Collor. Entre as medidas Gomes, Ricardo Mattar, Ivens esto o confisco monetrio e o Machado, Luiz Pizarro, Luiz Zerbini, congelamento de preos e salrios. Daniel Senise e outros, Rio de Janeiro. Abertura das importaes. Carmela Gross apresenta Solo, na Embrafilme praticamente extinta e o Latin American Drawings Today, San cinema passa por perodo crtico sem Diego Museum of Art, Califrnia, financiamento oficial. Estados Unidos. maro, 7 Morre Luiz Carlos Prestes. Ayrton Senna o terceiro brasileiro a conquistar o bicampeonato mundial de Frmula 1. Introduzido no pas o primeiro sistema de telefonia mvel. Internet utilizada nas principais instituies de ensino e pesquisa. Lanado o Plano Collor 2, com novo congelamento de preos. O Recenseamento Geral indica que o Brasil tem 146.154.502 habitantes. Implantado no Brasil o sistema de televiso por assinatura. Introduzido o sistema de rdio digital.

1991

21 Bienal Internacional de So Paulo abre espao para espetculos teatrais de La Fura Dels Baus e Bob Wilson, entre outros. Z Povinho A Obra e a Vida de Rafael Bordalo Pinheiro, Fundao Casa de Rui Barbosa. Mostra Scliar A Persistncia da Paisagem. Uma Aventura Moderna no Brasil, MAM, Rio de Janeiro. Mostra Mrio Pedrosa, Arte, Revoluo e Reflexo, CCBB, Rio de Janeiro.

52

1 Bienal Internacional de Quadrinhos, Rio de Janeiro. Individual de Vik Muniz, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, So Paulo. A Grande Arte, de Walter Salles. Virando a Prpria Mesa, livro de autoajuda de Ricardo Semler, o bestseller do ano. Em consonncia com a Eco 92, so realizadas as mostras Amaznia Redescoberta no Sculo XVIII, Fundao Biblioteca Nacional; Natureza: Quatro Sculos de Arte no Brasil, CCBB; e Viva o Povo Brasileiro, MAM, todas no Rio de Janeiro. Metros I, de Cildo Meireles, Galeria Luisa Strina, So Paulo. Inaugurao da exposio de objetos de Rosngela Renn, Galeria Macunama, Rio de Janeiro.

1992

fevereiro, 16 Morre o ex-presidente Jnio Quadros. Pedro Collor de Mello, irmo do ento presidente, denuncia o esquema PC imprensa, segundo o qual o tesoureiro da campanha de Collor, Paulo Csar Farias, seria responsvel por trfico de influncia e irregularidades financeiras, com o conhecimento do presidente. Abertura de uma CPI para investigar o escndalo PC.

outubro Aprovado na Cmara dos Deputados o processo de impeachment, que afasta Fernando Collor da 10 Mostra da Gravura Mostra Presidncia. Amrica, Curitiba outubro, 4 Interveno da tropa de choque da polcia militar mata 111 presos no Pavilho 9 do Complexo do Carandiru, So Paulo. outubro, 20 Morre o deputado Ulysses Guimares. dezembro Pouco antes de o Senado destitu-lo de suas funes e suspender seus direitos polticos por oito anos, Fernando Collor de Mello renuncia ao cargo. Assume Itamar Franco. Realizada Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o

Lanamento do projeto Brazilian Contemporary Art, Rio de Janeiro. Daniela Mercury lana o ritmo ax music. No teatro, tentativa de retorno palavra, com a experincia circense de Antnio Nbrega e o grupo Parlapates, Patifes e Paspalhes. Morre Carlos Zfiro.

53

1993

Desenvolvimento, a Eco 92, no Rio de Janeiro. Realizado plebiscito que mantm o Brasil com o sistema de governo republicano presidencialista. Paulo Csar Farias, PC, preso na Tailndia. Meninos de rua so assassinados na Candelria, Rio de Janeiro. Chacina na favela de Vigrio Geral faz 21 mortos, Rio de Janeiro. Surgimento de projetos de incentivo produo cinematogrfica e de uma nova proposta de lei de audiovisual.

Candelria, o Rio Te Descobre, mostra que rene fotografias, mobilirio, medalhas e objetos de uso religioso, CCBB, Rio de Janeiro. Mostra A Rarefao dos Sentidos, com trabalhos de Cildo Meireles, Mira Schendel, Ivens Machado e de outros artistas dos anos 70, EAV Parque Lage, Rio de Janeiro. O Ar Mais Prximo, exposio de Waltercio Caldas feita com fios de l, MNBA, Rio de Janeiro. Instalao na Capela do Morumbi, ltima obra de Leonilson, So Paulo. Proposta para Uma Catequese, trabalho de Adriana Varejo, Galeria Thomas Cohn, So Paulo. Na msica, sucesso das duplas sertanejas Leandro e Leonardo, Chitozinho e Xoror e Zez di Camargo e Luciano. Alma Corsria, de Carlos Reichenbach, sinaliza a recuperao do cinema brasileiro.

1994

Lanado o Plano Real, pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. Mudana da moeda de cruzeiro real para real. No h congelamento de preos nem de salrios. Fernando Henrique Cardoso eleito presidente da Repblica. maio, 1 Morre, em acidente na Itlia, Ayrton Senna. Brasil torna-se o primeiro tetracampeo

Morre Leonilson. 22 Bienal Internacional de So Paulo. Nuno Ramos, 111, Espao Brasil/Sculo XX, 22 Bienal Internacional de So Paulo. 1 Arte Cidade, evento de intervenes urbanas que prope o cruzamento de diversas linguagens artsticas, arquitetnicas e urbansticas, curadoria de Nelson Brissac.

54

mundial de futebol.

Matria e Forma rene trabalhos de Ernesto Neto, Jos Bechara, Arthur Inaugurao no pas da rede mundial de Lescher, Flvia Ribeiro, Dudi Maia fibra ptica. Rosa e Guto Lacaz, entre outros, Pao Imperial, Rio de Janeiro. As Potncias do Orgnico, com obras de Adriana Varejo, Tunga, Artur Barrio e outros, Museu do Aude, Rio de Janeiro. Exposio O Brasil dos Viajantes, organizao de Ana Maria Moraes Belluzzo, Masp, So Paulo, e MNBA, Rio de Janeiro. Veja Esta Cano, de Cac Diegues, primeira parceria entre televiso e cinema. O rap atinge setores da classe mdia, com grupos como os Racionais MCs. Do nordeste, fuso de rock com ritmos locais origina o movimento mangue beat, com Chico Science e Nao Zumbi e Mestre Ambrsio, entre outros. Na MPB surgem Lenine, Marisa Monte, Zeca Baleiro e Carlinhos Brown. Exposio retrospectiva de Rodin, So Paulo e Rio de Janeiro. Concludo o MuBE, So Paulo, com projeto de Paulo Mendes da Rocha. 2 Arte Cidade, no centro de So Paulo. Aumento significativo na produo audiovisual. Comemorao dos 100 anos de cinema. Carlota Joaquina Princesa do Brazil, de Carla Camurati. O Quatrilho, de Fbio Barreto.

1995

Fernando Henrique Cardoso empossado. Movimento dos Sem-Terra comanda invases e exige agilidade na reforma agrria. Governo prope reformas constitucionais e estabilidade econmica, procurando atrair investimentos estrangeiros. Empresas estatais so privatizadas. Fim do monoplio nos setores de petrleo, telecomunicaes e gs canalizado.

55

Terra Estrangeira, de Walter Salles. 1996 Incio das fuses e aquisies de bancos. Expanso da indstria automobilstica. Paulo Csar Farias, tesoureiro do expresidente Collor, assassinado. Massacre de Eldorado dos Carajs. Brasil bate recorde de premiao nos Jogos Olmpicos: 15 medalhas. Cai avio Fokker 100 da TAM, matando 99 pessoas, So Paulo. Celso Pitta eleito prefeito de So Paulo. Protestos contra as privatizaes. Morto ndio patax Galdino Jesus dos Santos, queimado vivo em Braslia. Marcha do Movimento dos Sem-Terra rene mais de 50 mil pessoas. O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, vence o torneio de Roland Garros, na Frana. O estilista Ocimar Versolatto assina a coleo outono/inverno da Maison Lanvin, Paris. Corisco e Dad, de Rosemberg Cariry. Como Nascem os Anjos, de Murilo Salles. Antonio Araujo encena O Livro de J. 23 Bienal Internacional de So Paulo expe Pablo Picasso, Paul Klee, Goya, Munch e Andy Warhol.

1997

Retrospectiva Giorgio Morandi, Masp, So Paulo. IEB/USP, So Paulo, divulga cartas inditas de Mrio de Andrade. Sebastio Salgado lana Terra. Mostra de Robert Mapplethorpe, MAM, So Paulo. 1 Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre. Baile Perfumado, de Lrio Ferreira e Paulo Caldas. Os Matadores, de Beto Brant.

1998

Fernando Henrique Cardoso reeleito presidente da Repblica. Renovao no Senado, governos, Cmara Federal e cmaras estaduais.

Um Cu de Estrelas, de Tata Amaral. 24 Bienal Internacional de So Paulo, com o tema Antropofagia e Histrias de Canibalismo, curadoria de Paulo Herkenhoff, atrai cerca de 400 mil pessoas.

56

Encaminhada proposta de reforma da Previdncia. Privatizadas as companhias telefnicas e empresas de energia eltrica. Atividades culturais recebem investimentos privados, facilitados pela Lei de Incentivo Fiscal.

Universo Mgico do Barroco Brasileiro, no Sesi, So Paulo. Botero, no Masp, So Paulo 3 Arte Cidade, So Paulo. Coletiva O Artista Pesquisador, MAC, Niteri.

Instalada a Agncia Nacional de Projeto Fronteiras, Ita Cultural, So Petrleo, que regula a poltica petroleira. Paulo, com a participao de videoartistas como Sandra Kogut e Carlos Nader. O Homem que Matou Getlio Vargas, livro de J Soares, sucesso na Bienal Internacional do Livro. Milton Nascimento ganha Grammy na categoria World Music. Padre Marcelo Rossi grande sucesso de vendas de discos, com 3 milhes de cpias. Sebastio Salgado recebe o prmio Prncipe de Astrias, Espanha. O Que Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto, concorre ao Oscar de Filme Estrangeiro. Central do Brasil, de Walter Salles, recebe o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Morre o desenhista e gravador Poty Lazzarotto. 1999 Decretada moratria em Minas Gerais. Aprovada CPI do Judicirio. Aprovada CPI dos Bancos. Abra Coca-Cola, exposio coletiva, com trabalhos de Adriana Maciel, Adriane Liu, Gustavo Loureno, Morre Lcio Costa. Cildo Meireles expe no MAM, Rio de Janeiro e So Paulo.

57

entre outros, So Paulo. 16 Salo Nacional das Artes Plsticas, MAM, Rio de Janeiro. Exposio comemorativa dos 450 anos de Salvador, MAM, Salvador. 2 Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre. Programa Rumos Artes Visuais, Ita Cultural, So Paulo. Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento, grande evento que ocupa os pavilhes da Fundao Bienal, Parque do Ibirapuera, So Paulo. xodos, Sebastio Salgado, Sesc Pompia, So Paulo.

2000

Abertura do processo de impeachment do prefeito de So Paulo, Celso Pitta. Comemorao dos 500 anos de descobrimento do Brasil, com protestos organizados por movimentos indgenas, entre outros espalhados pelo pas.

2002

MST ocupa prdios pblicos. outubro, 27 Luiz Incio Lula da Silva eleito presidente da Repblica, em votao histrica, com 52,7 milhes de votos.

You might also like