You are on page 1of 4

Significao do Golpe de Abril

A ditadura no Brasil aconteceu diante de uma sucesso de golpes de Estado em todo o mundo. Porm, a sua significao deve ser buscada particularmente na sua prpria Histria. Um dos principais motivos alegados foi: evitar a instalao de um governo totalitrio comunista no pas, para isso, contava com o apoio dos EUA.

Esse movimento foi chamado de contra-revoluo comunista, sua finalidade era adequar os padres de desenvolvimento nacional e de grupos de pases a um novo quadro de inter-relacionamento econmico capitalista mundial.

O desenvolvimento capitalista se encarregou de redimensionar as formas de economia, tendo como base os latifundirios e a excluso das foras populares nos processos polticos, mantendo assim, o domnio nas mos burguesas.

O golpe de abril significou o domnio burgus sobre as foras democrticas e populares do Brasil. Resultando num retrocesso no processo da democracia nacional e no atraso do desenvolvimento socioeconmico, poltico e cultural do povo brasileiro.

Autocracia Burguesa: O Modelo dos Monoplios

A burguesia nacional entrou em crise por presso das empresas de capital monopolista mundial com interesse no Brasil, na burguesia local e nos trabalhadores. Para resolver essa crise o regime militar foi instaurado no pas, que apoiou a concentrao do capital, proibiu o sindicalismo, suprimiu os focos de resistncia e agravou a explorao dos trabalhadores. Os governos militares beneficiaram o grande capital, articulando a ao governamental com os interesses dos grandes empresrios e transnacionais. O Estado que surge no ps-64 tem como objetivo assegurar a reproduo do desenvolvimento dependente e associado, assumindo o papel de repassador de renda para os monoplios.

O Processo da Autocracia Burguesa

Com a crise econmica do pas, decorrente do golpe de 64, foi necessrio tomar algumas medidas para reestruturar a economia nacional. Porm, essas medidas implicariam na estrutura da sociedade atravs de encargos tributrios e congelamento de salrios.

Neste momento o processo de luta pela democracia saiu de cena e deu lugar de prioridade ao crescimento econmico idealizado pelo monoplio com o apoio Estatal.

Surgem ento, os conflitos sociais envolvendo a classe trabalhadora e monopolista, sentindo-se afetadas pelo processo de crescimento econmico em vigor. Em que os menos favorecidos lutavam por melhores condies de vida.

Com o processo de autocracia burguesa, o Estado se ausenta do seu papel na sociedade, que nesse momento consegue se oportunizar atravs da crise do milagre e conquista o direito de votar. Com isso acontece a desestruturao dos monoplios e a sociedade comea a ganhar lugar nesse processo de desgaste do militarismo.

You might also like