You are on page 1of 8

Grficos do Movimento

Aula 4

Grficos do Movimento
Objetivos desta Aula Aprender a usar grficos de funes para analisar movimentos retilneos; Aprender a calcular a velocidade mdia a partir do grfico posio versus tempo e compreender a sua interpretao geomtrica; Aprender a calcular a velocidade instantnea a partir do grfico posio versus tempo no MRU; Aprender a calcular a acelerao mdia a partir do grfico velocidade versus tempo e compreender a sua interpretao geomtrica; Aprender a calcular a acelerao instantnea a partir do grfico velocidade versus tempo no MRUV; Aprender a calcular o deslocamento a partir do grfico acelerao versus tempo no MRU e MRUV. Pr-Requisitos Ter estudado a Aula 3 - Acelerao constante.

cinemtica

Grficos do Movimento Significado Geomtrico da Velocidade


A trajetria de uma partcula que se desloca no eixo OX determinada pela sua posio x(t), mas a velocidade mdia e a velocidade instantnea tambm tm um significado geomtrico de fcil visualizao no grfico de x versus t. De fato, na figura 1.4 est representada a posio x(t) da partcula para os instantes de tempo t1 e t2.

Figura 1.4: Significado geomtrico da velocidade mdia.

O coeficiente angular da reta secante curva que passa pelos pontos com coordenadas ( t1, x(t1) ) e ( t2, x(t2) )

x (t2 ) x (t1 ) t2 t1

(1.5.1)

Comparando a equao acima com a Eq. (1.2.1), vemos que essa a interpretao geomtrica da velocidade mdia em um movimento unidimensional. Considere agora a Figura 1.5 abaixo, onde foram desenhadas vrias retas secantes associadas s velocidades mdias em intervalos de tempos cada vez menores (t2 > t3 > t4).

Figura 1.5: Representao geomtrica da velocidade instantnea.

Observe que medida que o intervalo de tempo tende a zero, a reta secante se aproxima da reta tangente. Por isso, a velocidade instantnea v(t1) representada geometricamente pelo coeficiente angular da reta tangente curva de x versus t no ponto da curva com coordenadas ( t1, x(t1) ). Observe ento a figura 1.6. No caso em que o grfico de x versus t uma reta, a velocidade mdia o coeficiente angular da reta, sendo portanto constante. Mas a reta tangente em cada ponto da reta tambm coincide com a prpria reta. Como a velocidade instantnea o coeficiente da reta tangente, ela

Grficos do Movimento
constante e igual velocidade mdia! (Note ainda que, neste caso, a acelerao mdia e a acelerao instantnea so nulas. - Voc saberia explicar o porqu?) Como vimos anteriormente, quando o grfico de x versus t no uma reta, o clculo da velocidade instantnea tem que ser feito com a definio exata do limite dada pela derivada.

Aula 4

Figura 1.6

Significado Geomtrico da Acelerao


A acelerao mdia e a acelerao instantnea tm um significado geomtrico que de fcil visualizao quando fazemos o grfico de v versus t. Na figura 1.7, est representada a velocidade instantnea da partcula v para os instantes de tempo t1 e t2 . O coeficiente angular da reta secante curva que passa pelos pontos com coordenadas ( t1, v(t1) ) e ( t2, v(t2) )

v (t2 ) v (t1 ) t2 t1

(1.5.2)

Comparando a equao acima com a Eq. (1.4.3) , vemos que essa a interpretao geomtrica da acelerao mdia em um movimento unidimensional.

Figura 1.7 Significado geomtrico da componente da acelerao instantnea.

Na Figura 1.8, foram desenhadas vrias retas secantes associadas s aceleraes mdias em intervalos de tempos cada vez menores. Neles, o instante que define a acelerao mdia fica cada vez mais prximo do instante de tempo t1. Observe que medida que o intervalo de tempo tende a zero, a reta secante se aproxima da reta tangente. Portanto, a acelerao instantnea a(t1) representada geometricamente pelo coeficiente angular da reta tangente curva no grfico de v versus t no ponto da curva com coordenadas ( t1, v(t1) ).

cinemtica

Grficos do Movimento

Figura 1.8: Significado geomtrico da componente da acelerao instantnea.

No caso em que o grfico de v versus t uma reta, como mostra a Figura 1.9, a acelerao mdia o coeficiente angular da reta, sendo portanto constante. A reta tangente em cada ponto da reta coincide com a prpria reta. Como a acelerao instantnea o coeficiente da reta tangente, ela tambm constante e igual acelerao mdia!

Figura 1.9: Movimento uniformemente acelerado.

O Problema Inverso
No movimento unidimensional no eixo OX, a trajetria da partcula fica completamente determinada quando conhecemos x(t). Como j vimos na seo anterior, a partir do conhecimento de a(t), podemos encontrar x(t) se conhecemos a posio inicial e a velocidade inicial. Esse problema denominado de problema inverso. Nessa seo, ele ser resolvido de forma geomtrica para o movimento retilneo uniforme (a(t)=0) e o para o movimento uniformemente acelerado (a(t)= constante 0).

Movimento Retilneo Uniforme (MRU)


O movimento retilneo uniforme aquele em que a velocidade instantnea constante e, portanto, a acelerao instantnea e a acelerao mdia so nulas. No MRU, o grfico de x versus t uma reta, como mostra a Figura 1.10. Portanto, a velocidade mdia constante e igual velocidade instantnea, que vamos chamar simplesmente de v. Conseqentemente, podemos obter x(t) utilizando a definio de velocidade mdia,

Grficos do Movimento
vt t =
1 2

Aula 4

x (t2 ) x (t1 ) t2 t1
1

x (t2 ) = x (t1 ) + vt t t2 t1 x (t2 ) = x (t1 ) + v t2 t1 ,

(1.5.3)

onde usamos acima o fato de que a velocidade instantnea e a velocidade mdia so iguais para o MRU. Note que para obtermos a posio x(t2), necessrio conhecer a posio inicial da partcula x(t1) e a velocidade v.

Figura 1.10: Movimento retilneo uniforme.

Mas tambm podemos obter x(t) utilizando a interpretao geomtrica da velocidade mdia. Pela Eq. (1.5.3), o deslocamento

x x (t2 ) x (t1 ) = v t2 t1 ,
que justamente a rea do retngulo mostrado na Figura 1.11.

(1.5.4)

Figura 1.11: Representao geomtrica do deslocamento x.

Movimento Retilneo Uniformemente Variado (MRUV)


O movimento retilneo uniformemente variado aquele em que a acelerao instantnea constante, que vamos chamar de a. J sabemos que nesse caso a acelerao mdia tambm constante. Portanto, podemos obter com facilidade a dependncia da velocidade instantnea com o tempo usando a definio da velocidade mdia,

cinemtica
1

Grficos do Movimento
at t =
2

v (t2 ) v (t1 ) t2 t1
1

v (t2 ) = v (t1 ) + at t t2 t1 v (t2 ) = v (t1 ) + a t2 t1 ,

(1.5.5)

onde usamos acima o fato de que a acelerao instantnea e a acelerao mdia so iguais para o MRUV. Note que para obtermos a velocidade v(t2), necessrio conhecer a velocidade inicial da partcula v(t1) e a acelerao a. Se considerarmos o intervalo de tempo entre os instantes t1= 0 e t2= t, temos que v(t)= v(0)+at , que a equao horria que descreve a velocidade instantnea MRUV. - Mas como podemos determinar a posio da partcula em cada instante? - A posio no MRUV pode ser obtida a partir do grfico v versus t da seguinte forma: primeiramente, vamos dividir o intervalo em N subintervalos, cada um deles com durao

t =

t f ti N

onde ti e tf so os instantes inicial e final do intervalo respectivamente. Para ilustrar esse procedimento, na figura abaixo dividimos o movimento em 10 subintervalos (N= 10) e mostramos o grfico v versus t na Figura 1.12.

Figura 1.12: Representao geomtrica do

Vamos agora fazer uma estimativa para o deslocamento imaginando que a partcula se mova com velocidade constante em cada um desses subintervalos. Como vimos acima, quando a velocidade constante, podemos obter exatamente o deslocamento em cada um desses subintervalos, que a rea de cada retngulo representado no grfico acima. Assim, o deslocamento total desse movimento imaginrio a soma de todos os deslocamentos de cada subintervalo, ou seja,

x x t f x ti = v t.
i =1

( ) ()

(1.5.6)

Grficos do Movimento
Podemos intuir que, quando o nmero de subintervalos tender para o infinito, o deslocamento imaginrio se transformar no deslocamento real e a soma das reas dos retngulos se transformar na rea sob a reta que representa v versus t. Logo, o deslocamento no MRUV a rea do trapzio retngulo de bases v(ti) e v(tf) e altura h= tf ti. Assim,

Aula 4

x x t f

( ) ()

v t + v t h f i x ti = 2 v t + v t t t f i f i = . 2

( ) ()

( ) () ( )

(1.5.7)

Mas pela Eq. (1.5.5), temos que

v ( t f ) = v ( ti ) + a t f ti .
Substituindo o resultado acima na Eq. (1.5.7), obtemos finalmente

x t f = x ti + v ti t f ti +

( ) ( ) ( )(

) (

2 a t f ti . 2

(1.5.8)

Note que se considerarmos o intervalo de tempo entre os instantes ti= 0 e tf= t, temos

x (t ) = x (0) + v 0 t +

()

1 2 at , 2

(1.5.9)

que a lei horria do movimento no MRUV obtida tambm na Eq. (1.4.9).

cinemtica
CRDITOS

Grficos do Movimento

Texto adaptado por Lizardo H. C. M. Nunes da apostila Introduo s Cincias Fsicas, Mdulo 3, de Maria Antonieta T. de Almeida. Reviso Mnica dos Santos Dahmouche Equipe do Portal da Educao Programao Visual Andr Nogueira Ilustrao Fabio Muniz de Moura Morvan de Araujo Neto Andr Nogueira

You might also like