You are on page 1of 13

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TERESA LEAL DE VASCONCELOS RU: 487538 - TURMA 2009/09

LNGUA PORTUGUESA: AQUISIO DA LINGUAGEM E CONCEPES DE ENSINO DISCIPLINAS: METODOLOGIA DA ALFABETIZAO, METODOLOGIA DA LNGUA PORTUGUESA E PESQUISA E PRATCA PROFISSIONAL PRODUO DE TEXTO.

CASTANHAL 2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TERESA LEAL DE VASCONCELOS RU: 487538 - TURMA 2009/09

LNGUA PORTUGUESA: AQUISIO DA LINGUAGEM E CONCEPES DE ENSINO

Produo de aprendizagem apresentada UTA Lngua Portuguesa no curso de pedagogia a distancia da Faculdade Internacional de Curitiba. Tutor local: Garineia Oliveira. Centro Associado: Castanhal.

CASTANHAL 2011

SUMRIO
1 INTRODUO ...................................................................................................4 2 LNGUA PORTUGUESA: AQUISIO DA LINGUAGEM E CONCEPES DE ENSINO...................................................................................................................5 2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAO:.............................................................5 2.1.1 ESTABELA UMA COMPARAO ENTRE PIAGET E VYGOTSKY COM RELAO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E RELACIONE AO PROCESSO DA ALFABETIZAO.....................................................................................................5 2.1.2 COMENTE SOBRE A AQUISIO DA ESCRITA DE ACORDO COM EMILIA FERREIRO E RELACIONE COM O ENSINO DA LNGUA PORTUGUESA.......................6 2.2 METODOLOGIA DA LNGUA PORTUGUESA:....................................................7 2.2.1 NOES SOBRE AQUISIO DA LINGUAGEM, RELACIONANDO A AQUISIO DA LNGUA MATERNA E SUAS INPLICAES NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA......................................................................................................... 7 2.2.2 CONSTRUA UM PANORAMA CONSIDERANDO ALGUNS DOS SEGUINTES ASPECTOS: A LINGSTICA, O ENSINO DA LNGUA MATERNA, O ENSINO DAS QUATROS HABILIDADES E TIPOS DE COMUNICAO ORAL....................................9 2.3 PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL PRODUO DE TEXTO:....................11 2.3.1 O TRABALHO PEDAGOGICO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PRODUO DE TEXTO CONSIDERANDO A ESCRITA NAS MAIS DIVERSAS PRTICA SOCIAIS.........11 3 CONSIDARAES FINAIS.................................................................................12 4 REFERENCIA....................................................................................................13

1 INTRODUO Esta PA tem como tema a LNGUA PORTUGUESA: AQUISIO DA LINGUAGEM E CONCEPES DE ENSINO. Ao desenvolver uma produo de aprendizagem o aluno tem como objetivo fazer uma retrospectiva de tudo que foi desenvolvido durante a UTA. Estas reflexes fazem com que o docente faa uma avaliao do seu conhecimento no que foi visto nas tele-aulas, nos livros didticos e em todas as matrias contidas na rota de aprendizagem. E de suma importncia para o cognitivo e assim dando subsidio para sua formao como docente. A metodologia utilizada e a leitura, a pesquisa, as observaes feitas durante o estgio e juntamente como a assiduidade nas tele-aulas. Esta PA abordara as disciplinas de metodologia da alfabetizao, metodologia do ensino da lngua portuguesa e pesquisa e prtica profissional - produo de texto que fazem parte da UTA lngua portuguesa. Os contedos que sero trabalhados em cada disciplina so: METODOLOGIA DA ALFABETIZAO: - fazer uma comparao entre Piaget e Vygotsky com relao ao desenvolvimento cognitivo e relacionar ao processo de alfabetizao. comentar de acordo com Emilia Ferreiro a aquisio da escrita e relacionar com o ensino de lngua portuguesa. METODOLOGIA DA LNGUA PORTUGUESA: - relatar noes sobre aquisio da linguagem e relacionar a lngua materna e sua implicaes no ensino da lngua portuguesa. construir um panorama considerando alguns dos seguintes aspectos: a lingstica e o ensino da lngua materna, o ensino das quatro habilidades e tipo de comunicao oral. PESQUISA E PRTICA PROFISSIONAL PRODUO DE TEXTO: - refletir o trabalho pedaggico e a partir da perspectiva da produo de texto considerando a escrita nas mais diversas prticas sociais.

2 LNGUA PORTUGUESA: AQUISIO DA LINGUAGEM E CONCEPES DE ENSINO. No decorrer do desenvolvimento desta PA sero trabalhadas as bibliografias bsicas da UTA onde haver uma consonncia entre os contedos aqui abordados; tendo como foco principal a leitura e a escrita com observao as possibilidades de insero e participao social no exerccio da cidadania.

2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAO:

2.1.1 ESTABELA UMA COMPARAO ENTRE PIAGET E VYGOTSKY COM RELAO AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E RELACIONE AO PROCESSO DA ALFABETIZAO. Ao observar as teorias de Jean Piaget e Len Semonovick Vygotsky cientistas que desenvolveram estudos que servem de base para compreendermos o desenvolvimento das crianas e assim ajudando no processo de alfabetizao. Para Piaget (1983) O conhecimento uma continua construo que ocorre por meio do contato da criana com os objetos de estudos. Em sua teoria ele afirma que o conhecimento dar-se das interaes entre sujeito e o objeto, onde a dupla construo, para ele o conhecimento nasce do interior da criana e que suas aes so muito importantes sobre o que quer aprender, as experincias que a criana e submetida a qual e essencial, pois sem ela no a aprendizagem, sendo que cada experincia nova gera conhecimento, como um grande e continuo ciclo, onde a ao tanto do objeto quanto do sujeito se transforma com isso o aprendizado progride. Enquanto para Vygotsky o conhecimento dos nvidos se da atravs de sua relao com outras pessoas o qual destaca principalmente a funo da linguagem. Enquanto Piaget defende a interao do sujeito com o objeto, Vygotsky defende que o homem se faz homem com a interao com seu semelhante.

Para Vygotsky (1984) a interao e palavra-chave, onde ressaltar a importncia da interao da criana com os que cercam, o qual contribui para o desenvolvimento da sua linguagem. Com base nas teorias de Piaget a criana passa por quatro estagio Sensriomotor, Pr-operatrio, Perodo das operaes concretas e Perodos das operaes Formais e ainda dentro da alfabetizao ele possui alguns conceitos importantes para educao como equilibrao, adaptao, acomodao, assimilao e desequilbrio e Vygotsky em sua teoria considera dois nveis de desenvolvimentos o Real e o Potencial e destaca tambm a Zona de Desenvolvimento Proximal. Vygotsky (1899, 15, apud Dalla Valle, 2011, p.30) Para traarmos um paralelo com as praticas dirias dos professores de crianas e em linhas gerais trazemos o pensamento de Vygotsky para a escola, temos que trabalhar com trs vertentes: Interao, Linguagem e ZDP. Conclui-se que a alfabetizao comea com a construo do conhecimento e a construo da linguagem. Onde tanto Piaget como Vygotsky do suas contribuies para essa construo.

2.1.2 COMENTE SOBRE A AQUISIO DA ESCRITA DE ACORDO COM EMILIA FERREIRO E RELACIONE COM O ENSINO DA LNGUA PORTUGUESA. Com base no estudo (Dalla Valle 2011 pg.40) a qual descreve Ferreiro como como discpula de Piaget ao estudar as formas pelas quais as crianas constroem sua escrita, ela colocou como motor dessa aprendizagem o prprio sujeito, ativo e inteligente, conforme Piaget descreveu. Para ferreiro a alfabetizao no necessita de que a criana seja submetida a repetir exerccios. Sem que haja um propsito do cognitivo. Em suas pesquisas ela descobriu que as crianas passam por nveis conceituais diferentes e seqenciais ao aprender, ao escrever tais concepes fizeram com que os conceitos de construo de escrita e de erro fossem alterados. Com isso mudou o foco da alfabetizao. Os nveis encontrados foram nvel Pr-Silbico, Silbico, Silbico-Alfabtico e Alfabtico.

Segundo (Dalla Valle, 2011, pg. 45) As pesquisa de Ferreiro trouxeram outra viso a esse erro, mostrando que, na verdade, as escritas que eram consideradas erradas parte do processo de aprender a escrever certo.

2.2 METODOLOGIA DA LNGUA PORTUGUESA:

2.2.1 NOES SOBRE AQUISIO DA LINGUAGEM, RELACIONANDO A AQUISIO DA LNGUA MATERNA E SUAS INPLICAES NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA. A lngua materna j era estuda desde antiguidade por filsofos, mdicos e estudiosos da linguagem apresentada por (Gomes, 2011, Loritz 1999) os quais estudavam linguagem, a mente e ao crebro como Aristteles que achava a funo do crebro era esfriar o sangue, Willian Harvey demonstrou que o corao bombeava o sangue para o corpo e que o conhecimento estava em outro lugar, Ren Descartes o crebro era apenas uma maquina e no tinha nenhuma relao com o pensamento, este estava na mente, a mente, a linguagem e o pensamento eram uma coisa s, para Nietzsche a linguagem e uma interpretao mais ou menos inspirada em um tipo de mentira, para ele se a linguagem engana melhor mais verdadeiro para ns mesmo construirmos nossos prprios enganos, Francis Bacon defendia uma trade dividida em alma, mente e matria, John Locke dizia que a mente era uma placa em branco, uma tabula rasa na qual a experincia colocaria suas inscries, criando a verdadeira mente de cada um, Claude Mini inventou a bala comina, o que favoreceu a quase recuperao de feridos de guerra. Com essa inveno foi possvel para os mdicos neurologistas, com Paul Broca e Carl Wernicke descobriu que danos em certas regies do crebro provocavam afasia e em 1959 Noam Chomsky argumentou que a lngua no e uma habilidade que se desenvolve atravs de estimulo e resposta, punio e recompensa, mas como um modelo de mente humana geneticamente construda. E assim a linguagem fez e faz parte das pesquisas dos cientistas como Piaget, Vygotsky, Ferreiro e outros.

De acordo com (Gomes 2011, p, 26) a aquisio da linguagem uma sabrea dos estudos lingsticos, mais especialmente da psicolingstica esta por sua vez e o campo da lingstica que se preocupa com as questes relacionadas ao processamento e a aprendizagem de lnguas. A lngua materna a lngua usada para se comunicar com base em duas formas pensar a aquisio da linguagem; uma a dotao gentica do ser humano que defendido por Piaget a outra e um processo que se adquire atravs do contato com o ambiente. Dentre tantas teorias vamos resumir quatros correntes fazem parte da construo da linguagem materna: O behaviorismo seu representante Skinner defende a aquisio da linguagem se d por estmulo/resposta e castigo/premiao. O Inatismo defendido por Chomsky afirma que a linguagem e inata e superior a qualquer outra habilidade humana e que o ambiente s serve para oferecer um input lingustico, Piaget defende o Cognitivismo para ele o ser humano possui a capacidade gentica de adquirir conhecimento e que a linguagem apenas mais um dos diversos conhecimentos. Enquanto Vygotsky defende o Interacionismo onde a linguagem se d interao da criana com os adultos. A aquisio da lngua materna apresenta trs estgios que explicam o desenvolvimento da criana: O estgio sensrio-motor que vai do 0 a 18 meses, estgio pr-operatrio que dos 18 meses at 12 anos o qual e dividido em subestgio que so o pr-conceitual, intuitivo, operaes concretas e operaes lgico-formais. Os estudos lingsticos que e dividido em diversas reas como a fontica, fonologia, morfologia, sintaxe, semntica, pragmtica, lingstica textual, anlise de discursos, neurolingstica, psicolingstica e sociolingstica do a lngua materna um contribuio para o ensino. Por isso importante para o professor que tenha uma noo de cada uma, a qual ajudara no seu trabalho de alfabetizao. O principal objetivo da lngua portuguesa nos anos iniciais que a criana tenha conhecimento dos diversos usos da lngua e o professor deve ter conhecimento dos aspectos fnicos da lngua portuguesa para poder ajudar o aluno sobre a lngua falada e sua relao com a lngua escrita.

2.2.2 CONSTRUA UM PANORAMA CONSIDERANDO ALGUNS DOS SEGUINTES ASPECTOS: A LINGSTICA, O ENSINO DA LNGUA MATERNA, O ENSINO DAS QUATROS HABILIDADES E TIPOS DE COMUNICAO ORAL. De acordo com (Gomes, 2011, p. 36) a lingstica tem o objetivo de explicar como a lngua humana funciona a qual o estudo cientfico da linguagem oferece uma parcela de contribuio para a lngua materna, a mesma d capacidade do ser humano se comunicar, com base na teoria de Vygotsky que relata que a linguagem sofre influncia cultural e social no desenvolvimento. No PCN da lngua portuguesa do ensino fundamental faz referncia social e cultural. Para o PCN a lngua e um sistema de signos histrico e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. A criana j chega escola com sua linguagem materna adquirida na variedade de sua comunidade. Cabe ao professor lapidar esta linguagem com competncia tcnico-pedaggica especifica. As quatros habilidades da lngua so: a fala e a compreenso oral, a leitura e a compreenso escrita. A fala e a compreenso oral, desde a origem do mundo e a linguagem mais utilizada a qual o homem utilizar para expressar seus pensamentos, opinies, receio, duvida para muitos estudiosos defendem que no s a informao da fala mais sim todas as informaes sobre a lngua que falamos esto em uma rea especifica do crebro. Muitos acham que todas as informaes esto juntas outros defende que h um espao especifico para armazenamentos de todas as informaes. Dentro da compreenso e produo oral temos a habilidade de ouvir e falar. Muitos estudiosos (mdicos) afirmam que a criana do tero do materno houve a voz da me e alguns barulhos como a musica, e assim quando nascem afirmam os mdicos que ela reconhece a me pela voz e de outras pessoas que acercavam durante a gravidez. Assim sendo podemos contatar que ainda dentro do tero houve a primeira experincia da criana com a lngua. A criana quando nasce j comea a se relacionar com os sons. De acordo com Gomes aos seis meses ela comea a pronunciar as primeiras palavras e os quatros anos j domina a linguagem oral.

10

Ao entrar na escola j traz uma linguagem formada, cabendo escola a ensinar a linguagem padro e suas habilidades sem que haja uma desvalorizao da sua linguagem de origem. Como educador o professor tem que ensinar as crianas no s ouvir, mas escutar. Todo o ser vivo ouve. Mas escutar diferente. dar tempo para interpretar aquilo que esta sendo ouvido como afirma (Duarte, 2001, p.19 apud Gomes 2011, pg.103). O respeito que devemos ensinar aos alunos com relao ao escutar como afirma (Gomes, 2011, p. 104) por isso, precisamos aprender a escutar, a fugir das distraes e manter a concentrao... escutar para compreender, e no apenas para responder; respeitar o turno da fala, evitando interrupes.... Do mesmo modo que se tem e poder de escutar, pode-se aprender a falar corretamente. O professor dos anos iniciais tem por obrigao incentivar o seu aluno a gostar de ler e de escutar, cabendo a ele esse intercambio, se o docente dedicar-se a uma leitura (com planejamento), e ao comear fazer uma interao entre o proposito e a maneira de ler, criando estratgia para desenvolver a curiosidade e de tal modo despertar o gosto pela leitura em seus alunos. Como afirma (Gomes, 2011, p. 145) despertar no aluno o interesse pela leitura o maior legado de um professor aos seus alunos. Conclui-se que no se deve ensinar uma criana a memorizao de regras gramaticais, mas ensinar aprender o que elas leem. Quanto compreenso e produo da escrita tm de ensinar a habilidade de ler e escrever. Nos anos iniciais o principal objetivo da escola e a leitura e a escrita. A leitura e a escrita e diferente da linguagem oral a qual a criana adquire normalmente enquanto a leitura e a escrita necessitam do esforo social, ou seja, do professor, muitas vezes da escola como elo entre a criana e a leitura e escrita. Para Gomes (2011, p. 118).
a aquisio da escrita e aprendizagem do movimento realizado com uma das mos para inscrio de smbolos (letras) sobre uma base qualquer, que pode ser o papel, um quadro, no cho de areia, utilizando o teclado do computador os movimento no sero os mesmo que fazemos com a caneta e o papel, tambm os movimentos mos depende do padro da lngua em questo.

Ao escrever exige esforo rigoroso da memoria e do raciocnio, a agilidades da mente e imprescindvel para a produo da escrita. Ao ensinar uma criana a ler

11

e a escrever vai provocar mudanas como a valorizao da cultura, a sua historia o conhecimento da sociedade em que vive e conhecer o mundo como um todo atravs dos livros, revistas, jornais etc... Alm disso, ajudar futuramente no seu sucesso como um bom leitor/escritor.

2.3 PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL PRODUO DE TEXTO:

2.3.1 O TRABALHO PEDAGOGICO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PRODUO DE TEXTO CONSIDERANDO A ESCRITA NAS MAIS DIVERSAS PRTICA SOCIAIS. De acordo com (Hartmann, 2011, p.42) Norma Padro o conjunto de formas e construo de uma lngua utilizada por pessoas de elevados grau de escolaridade e que vivem em grandes centros urbanos. Se a norma padro e direcionada para grau de escolaridade mais elevado e que vivem em grandes centros, ento por que dizer que se fala errado s por no fazer parte desse padro. A lngua falada formada a partir da cultura, nvel social e de sua identidade. E a lngua escrita muitas vezes acompanha a falada. Cabe ao professor no desvalorizar a lngua de origem e sim aperfeioa-la para que faa parte da norma padro. No decorrer da escolaridade a escola tem como objetivo de ensinar o aluno a fala e escrever de acordo com a norma padro, isto quer dizer ensinar a falar e a escrever bem, no que a linguagem dele esteja errada. Isso s acontece se o professor ensinar o aluno a ler; criando nessa criana o gosto pela leitura, ento assim vai ocorrendo mudana gradativamente, reconhecendo e respeitando as variaes lingusticas como parte fundamental para tornar possvel o desenvolvimento do sujeito (Hartmann, 2011, p. 50). No decorrer da escolarizao a escrita vai sofrendo diversas variaes. Como por exemplo, os textos acadmicos que so exigidos a escrita na norma padro obedecendo a fatores pragmticos como informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade. Tambm os fatores centrados que so a coerncia e a coeso como afirma (Hartmann, 2011, p.69).

12

3 CONSIDARAES FINAIS.

No final de mais uma PA tendo como pea principal para uma avaliao do conhecimento terico e prtico. A alfabetizao que aqui foi estudada conveio para uma preparao do professor de como trabalhar sua docncia, e com uma base slida nas teorias de Piaget, Vygotsky e Emilia Ferreiro onde tratam do desenvolvimento do cognitivo do sujeito, cada um com seu modo de pensar, mas todos tm a criana como um ser inteligente com uma capacidade incrvel de aprender a falar, escrever e de se comunicar. Tendo com parte essencial para uma boa alfabetizao a leitura e a escrita os quais traro para a criana um alicerce para os demais conhecimentos. Ressaltando que o aluno quando chega escola no est cavo de conhecimento, possui um vasto saber do mundo que o rodeia. E que este conhecimento faz parte de sua origem o qual tem que ser reconhecido e respeitado pelo docente e pela escola. Como afirma Vygotsky que a criana esta cercada de conhecimentos diversos s vezes fora do padro do que achamos certo.

13

4 REFERENCIA.

DALLA VALLE, Luciana de Luca. Metodologia da alfabetizao. 2. Ed. Ver. Atual e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011. srie metodologia. GOMES, Maria Lucia de Castro. Metodologia do ensino de lngua portuguesa. 2. Ed. Ver. Atual e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011. HARTMANN, Schirley Horcio de Gois e Sebastio Donizete Santarosa. Prtica da escrita para o letramento no ensino superior. 2. Ed. Ver. Atual e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011.

You might also like