You are on page 1of 6

Rochas Naturais Historicamente as rochas desempenharam um papel fundamental como material de construo, para tanto basta lembrar do seu

uso pelos egpcios nas pirmides j a mais de 5000 anos atrs. Os gregos as utilizaram em obras como o Partenon. Os romanos utilizavam as rochas em quase tudo que o construam, como por exemplo os aquedutos, o coliseu e em suas estradas. Estima-se que o imprio romano tenha construdo cerca de 150.000km de estradas que tinham em seu acabamento final o assentamento de rochas como o basalto. Devido a esta impressionante rede viria e de sua longevidade, temos o ditado popular que diz que todas as estradas levam a Roma. Definio de Rochas So corpos slidos, minerais, no maleveis, incombustveis com densidade geralmente superior a da gua. De acordo com sua formao classificam-se como: rochas gneas, rochas sedimentares e rochas metamrficas. Rochas gneas: so rochas que se formam por erupes diretamente do manto. So tambm denominadas magmticas ou eruptivas. Ex.: Granito que mais claro devido aos sais de alumnio e silcio e basalto que mais escuro por, apresentar maior quantidade de ferro. Rochas sedimentares: provenientes da decomposio de resduos de substancias qumicas ou orgnicas. Caracterizam-se normalmente pela formao em camadas horizontais, com planos de clivagem, embora movimentos ssmicos possam alterar essa disposio. Sua espessura da origem de 5 a 10 km, sobre as rochas gneas. O ar em movimento e as guas em circulao decompem as rochas gneas e levam as partculas de um local (eroso) para outro, (sedimentao) formando as jazidas de areia ou de pedregulho. Se houver um aglomerante adequado, essas jazidas formaro um novo tipo de rocha reconstituda. Se os gros so de feldspato, muito mais finos, formaro as argilas. Essas rochas so chamadas clsticas ou detrticas. As guas carregadas de clcio, agruparam-se em certos locais. Com a evaporao da gua formaram-se os depsitos de cloreto de clcio (sal gema), sulfato de clcio (gipso), carbonato de clcio (calcrios). As rochas sedimentares so de origem qumica. Resduos orgnicos (ossos, cascas de animais e vegetais) formam os calcrios e a hulha (carvo mineral betuminoso). Rochas metamrficas: com o passar do tempo, todos os tipos acima descritos podem vir a sofrer a presso de novas camadas afundando e portanto ficando mais prximos do ncleo quente. Todos os agentes que sobre eles agiram, calor, umidade ,chuva, ao qumica, movimento, resultam em inmeras transformaes e em novos tipos de rochas diversos. E.: arenito se transformando em quartzo, a argila em micaxisto, o calcrio em mrmore, o xisto pode ficar betuminoso.

Resumindo: de acordo com a formao classificam-se: a) Rochas eruptivas ou gneas formadas pela consolidao de matrias provenientes de fuso podem ser: a1) Plutnicas ou de profundidade, quando formadas no seio da crosta terrestre, como o granito; a2) Filonianas, quando formadas em files, como o prfiro; a3) Efusivas ou vulcnicas, quando solidificadas j na superfcie, como o basalto. b) Rochas sedimentares que podem ser: b1) Clsticas, quando formadas por ao mecnica, como o arenito; b2) Qumicas, como o sal gema, o gesso e os calcrios; b3) Organgenas, quando formadas por organismos, como a turfa e a hulha (turfas so solos com grande porcentagem de carbono e matrias orgnicas). c) Rochas metamrficas, como os quartzitos, mrmores e xistos. A TB3- Terminologia de rochas e solos, classifica os materiais da crosta terrestre em rochas e solos: ROCHAS - so materiais provenientes da solidificao do magma de lavas vulcnicas ou da consolidao de depsitos sedimentares. Conforme suas dimenses so chamadas: a) Bloco de rocha: pedao isolado de pedra tendo dimetro superior um metro. b) Mataco: dimetro mdio entre 1 metro e 25cm. c) Pedra: dimetro entre 25 cm e 7,6 cm. SOLOS - so os materiais provenientes da decomposio das rochas. Conforme suas dimenses so chamados: a) Pedregulhos: com dimetro entre 7,6 cm e 4,8 mm; b) Areias: com dimetro entre 4,8 mm e 0,05 mm; c) Siltes: com dimetro entre 0,05 mm e 0,005 mm. d) Argilas: com dimetros inferiores 0,005 mm. Classificao das rochas: Qumica: silicosas, calcarias, argilosas. Desmonte: terra, moledo, pedra solta, rocha branda, rocha dura. Estrutura: estratificadas e no estratificadas. Classificao das rochas quanto composio qumica: Rochas silicosas: so aquelas em que h predomnio da slica sob a forma de quartzo puro. Ex.: granito, prfiro, basalto, grs silicoso, areias, e pedregulhos. Rochas Calcrias: predomina o clcio. Ex.: pedra de cal comum, mrmore, gesso. Rochas argilosas: so formadas pela desagregao do feldspato das rochas gneas. Ex.: argila comum, xistos, etc. Classificao das rochas quanto ao desmonte (facilidade de extrao) Moledo: rochas sedimentares fracas que para retirar preciso o uso de picaretas.

Pedra solta: a rocha j fragmentada, de fcil retirada preciso o uso de ferramentas. Rocha branda: deve ser trabalhada com marretas, alavancas e picaretas. Rocha dura: a rocha que requer o uso de explosivos e equipamentos pesados para sua extrao. Classificao das rochas quanto a sua estrutura Estratificadas: so as rochas que sofreram elevadas presses, resultando disso, que os cristais ficaram regularmente distribudos. Quebram facilmente, porque possuem planos cristalogrficos ou de clivagem. No estratificadas: so as rochas que no sofreram elevadas presses, os cristais ficaram uniformemente distribudos, dando rocha um comportamento mecnico que pode ser considerado isotrpico (possui as mesmas propriedades fsicas independentemente da direo considerada). So macios como o granito e o prfiro. Extrao A extrao realizada em minas, tambm chamadas de pedreiras, saibreiras ou caieiras e pode se dar a cu aberto, por escavao superficial ou subterrnea atravs de galerias. O desmonte o trabalho de extrair a rocha para utiliz-la na construo civil. feita a ferro, a fogo (explosivos), com ar comprimido (maquinas pneumticas) ou com mquinas escavadoras. Beneficiamento As pedras so extradas para serem utilizadas na forma de pedaos irregulares (brita, lascas) ou em formas regulares (pedra aparelhada) e ainda com regularizao de sua superfcie ou cantaria (blocos regulares). A obteno da pedra britada se d por meio de britadeiras ou trituradores de pedras, que so mquinas apropriadas para quebrar as pedras grandes transformando-as em pedras midas. Propriedades Dureza: a medida da facilidade com que as pedras se deixam riscar. Cor: depende de sua composio. Estrutura: pode ser compacta, granular, grosseira, (gros desiguais), e lamelar (forma de lminas). Densidade: a relao entre a massa especifica e o volume unitrio. Durabilidade: a capacidade de resistir aos agentes destrutivos, mecnicos ou qumicos, variam conforme a estrutura, textura, composio, densidade. De um modo geral proporcional dureza. Absoro de gua: a porcentagem de acrscimo de peso quando ainda embebidos em gua, depende muito da porosidade, geralmente inferior 5%. Fratura: maneira pela qual ela se rompe, varia de acordo com a espcie. Resistncia esforos: resiste muito bem a compresso, diminui para flexo e trao. Fadiga: o fendilhamento quando submetidos solicitaes repetidas, deixam afrouxar os gros. Ensaios e normas:

Ensaio de compresso: so feitos com corpos de prova e fornecem a carga no momento de ruptura, que dividido pela rea, nos d o coeficiente de resistncia a compresso. Ensaio de absoro: so feitos com corpos de prova com volume maior ou igual a 50cm3, fornece o ndice de absoro da gua. Determinao do abraso "Los Angeles": realizado com o emprego da mquina "Los Angeles" de acordo com o MB-170R que uma adaptao do mtodo americano. Determinao da densidade real: feito com o emprego do frasco Chapman. A densidade obtida, dividindo-se o peso pelo volume de gua deslocado. Determinao da densidade aparente: obtido pelo emprego da balana hidrosttica ou de Darcy. a relao entre massa do corpo e a massa d'gua deslocada por seu volume. Ensaio de dureza: usada a escala de Mohs, quanto maior o n, maior a dureza: 1) Talco 2) Gipso 3) Calcita 4) Fluorita 5) Apatita 6) Feldspato 7) Quartzo 8) Topzio 9) Corindon 10) Diamante Empregos das pedras: Devero ter propriedades diferentes conforme as exigncias do servio que iro prestar: Pavimentaes: as pedras devem ter boa resistncia compresso choque e desgaste. A cor deve ser uniforme, a superfcie spera para evitar quedas e derrapagens. Granitos e basaltos so utilizados para grandes cargas. O mrmore muito utilizado, porm no recomendado para pisos, pois, gasta-se em pouco tempo. O grs tambm muito utilizado pelo baixo custo, mas o desgaste ainda maior que o mrmore. Lastreamento de estradas: as pedras ficaro imersas no asfalto, devem ser resistentes ao fogo, no necessrio muita resistncia a compresso, pois no iro receber choque direto. Alvenaria e cantaria: deve-se usar pedras de maior peso para evitar o tombamento, devem ser durveis com um mnimo de absoro. Emprega-se normalmente o granito, o calcrio e o basalto. As pedras de obras tambm chamadas de alicerces, apresentam em mdia dimenses de 25x25x30. Revestimentos: so usadas pedras de diversas qualidades. Geralmente ficam expostas as intempries, por essa razo devem ter boa resistncia qumica e ao choque. O revestimento com pedra d a sensao de solidez e peso na obra.

Exemplos de rochas e seus usos na construo civil Granito Rocha gnea, a mais empregada na construo civil, no RS. Apresenta em sua composio o quartzo, o feldspato e a mica. Sua cor predominante determinada pelo feldspato potssico presente e pode ser branca, rosa, cinza, azulada ou esverdeada. O quartzo d os grnulos brancos ou pretos, a moscovita (mica, que um silicato complexo de alumnio, ferro e magnsio) d o brilho. Quanto mais mica, melhores so as suas qualidades. O granito rocha dura, de gros grandes e custoso polimento. Resiste muito bem aos esforos, absorve pouca gua. Usada para execuo de alvenarias de pedra e preparo da brita, bem como, na forma de lminas polidas que recobrem fachadas e interiores de edifcios. Basalto Rocha gnea, dura, de cor escura e textura compacta, composta se silicatos de alumnio e clcio. Corte difcil, apresenta fratura concoide (curva). Geralmente de granulao fina, apresenta uma colorao que vai do cinza claro at o preto carregado. uma rocha magntica (desvia a bssola). Ideal para pavimentaes, alvenarias vista e revestimentos. Grs ou arenito Rocha sedimentar, conduz a umidade, por essa razo s devemos us-la quando o fator umidade no for importante. Sua decomposio forma o saibro. So trs os tipos de grs: Silicoso: acinzentado, mais duro, difcil de trabalhar. Argiloso: avermelhado e amarelado, cor do barro, corte fcil, deteriora com facilidade. Calcrio: branco escurecido, mais trabalhvel, resistncia mnima. Calcrio Rocha formada por carbonato de clcio com pequenas propores de xido de ferro, magnsio, argila e saibro. Geralmente branco, mas pode apresentar-se colorido. Tem tima resistncia, boa dureza, conserva as arestas, gros finos, pode receber polimento e homogneo. Possui inmeras aplicaes: extrao da cal, fabricao do cimento, pedra de construo ou revestimentos. Muito trabalhvel. Mrmore Rocha calcria de textura compacta. As impurezas lhe do a colorao: o grafite d tons escuros ou pretos, os xidos de ferro ou mangans o tom ocre ou rosa, os silicatos o tom verde e o calcrio a cor branca. Essas impurezas se distribuem pelos veios, dando-lhes os raiados caractersticos. O mrmore rocha calcria ou dolomtica, cristalizada sob alta presso ou temperatura. mais resistente e duro que os calcrios comuns. Muitas vezes apresenta planos de clivagem (forma como os minerais quebram segundo planos bem definidos). chamado nix ou gata quando apresenta zonas concntricas de diversas cores. O alabastro calcrio mrmore levemente transparente luz, muito fcil de trabalhar. Em certos casos a gata se toma pedra preciosa, chamada calcednia, de tom azulado.

Prfiro Rocha filoniana semelhante ao granito geralmente vermelha, muito dura e difcil de trabalhar. Pode ser polida mas pouco empregada na construo. A granulao extremamente fina e impede que faa pega com as argamassas. Apresenta os cristais de quartzo quase isolados entre si no meio de uma massa compacta de feldspato. usada em pavimentaes irregulares. Traquito rocha compacta, spera, de fratura lisa e bastante semelhante ao basalto. Tambm no faz pega com as argamassas. Magneto e Dolomita Quando a gua da chuva dissolve um carbonato de magnsio, pode formar depsitos de magnesita ou dolomita, diferindo estas duas variedades conforme for maior ou menor a pureza de MGCQ3. Ambas tem cor varivel. Apenas os tipos de granulao mdia so usados na construo. Xistos Os xistos so pedras duras, resistentes, de diversas composies. Seu emprego na construo ocorre sob a forma de ardsia. As ardsias so argilas compactadas sob grande presso, mas a temperaturas relativamente baixas. Ficam ento estratificadas, o que permite a retirada de lminas delgadas, usadas como telhas e pisos. Usadas na indstria do cimento. Quartzitos na realidade grs silicoso no qual a pasta uniu to bem os gros que a aparncia de uma massa compacta. usado como revestimento ornamental.

You might also like