You are on page 1of 9

1

UNIVERSIDADE CATLICA PORTUGUESA FACULDADE DE TEOLOGIA (LISBOA)

Mestrado Integrado em Teologia

Ano Lectivo 2009/ 2010

Semestre de Vero

Docente: Joaquim de Sousa Teixeira

Disciplina: Seminrio Temtico Tema de Antropologia Filosfica O homem como ser no mundo

Trabalho sobre: A imortalidade da alma em Plato e Santo Agostinho

Discente: Evanildo Reis

Introduo Com este trabalho pretendo falar da imortalidade da alma, em Plato e Santo Agostinho. Apresentando primeiro o pensamento de Plato, em relao a este tema, a partir do livro Fdon. Comeando pela apresentao das provas da imortalidade da alma, depois as objeces. Fica desde j esclarecido, que no podemos falar da unio da alma/corpo em Plato. Mas da relao alma corpo, porque Plato defende que a alma comanda o corpo e que este por sua vez o crcere desta. Em Plato notamos que o desejo do filsofo ver liberto do corpo, mas defende o no suicdio, porque o homem no dono da sua vida, porm so os deuses dono da vida, cabe a eles decidirem a hora. Segundo Plato todo aquele que viver de acordo com a recta razo vai participar nos convvios dos deuses. No platonismo a alma vista como parente das ideias, ela participa da Ideia do Sumo Bem. A alma simples, pr existe, indestrutvel. Antes de juntar a um corpo ela j vivia no mundo inteligvel. Na metafsica augustiniana vamos notar que a alma foi criada do nada. Podemos falar da unio da alma/corpo em Santo Agostinho, porque defende que homem um ser composto, formado corpo e alma.

A relao Alma/Corpo1 Uma breve apresentao da obra em anlise Plato nasceu entre 428/227 a.C. em Atenas. Foi discpulo de Scrates aos vinte anos. um dos filsofos da Filosofia Antiga que nos deixou mais obras escritas. Entre as quais: Banquete, a Repblica, Mnon, Fedro, etc. Sobre Fdon, no se sabe ao certo a data precisa em que foi escrita, cronologicamente distancia-se dos dilogos da primeira fase, justamente designados de socrticos, pelo carcter vinculativo dos mesmos figura e ao ensino de Scrates. Contudo os especialistas em Plato so de acordo que Fdon ter sido escrito depois da primeira viagem que Plato efectuou a Siclia (388 a.C.). Um dos objectivos do Fdon a demonstrao da imortalidade da alma, apresentando vrias provas e objeces. Nesta obra tambm o seu autor mostra que o verdadeiro filsofo aquele que no teme a morte, porque filosofar um preparar-se para a morte, para o convvio com os deuses. Para Scrates o corpo um obstculo na procura da verdade, nesse sentido, desligar-se, tanto quanto possvel do corpo encaminharse para a verdade.

Cf Fdon Plato, Minerva, Coimbra, 1988.

O homem pode desligar-se tanto quanto possvel do corpo, mas continuar a ser sempre corpo e alma. Alicerada na teoria da anamnese e no mito escatolgico do destino das almas. Esta demonstrao da imortalidade da alma servir para postular a existncia de um conhecimento prvio das ideias, anterior a existncia corprea. Quando Scrates nos diz que o desejo do filsofo desligar-se do corpo, que no teme a morte, alerta a, ele no quer nos dizer que o filosofo a favor do suicdio. Sendo o homem pertena dos deuses, no cabe ao homem determinar a hora que deve ir para o convvio dos deuses. As objeces de Smias e Cebes Smias e Cebes foram discpulos de Scrates, e no so a favor da imortalidade da alma. Objeces de Smias: ele no aceita a teoria da reminiscncia, que a alma pr-existe, nem aceita a teoria das ideias. Para ele a alma e o corpo tm a mesma durao. Ele comparou o homem (corpo e alma), a uma lira e ao som que esta produz. Nesse caso o corpo seria a lira, que corprea e palpvel, a alma seria como harmonia que invisvel, incorprea, bela e divina. Mas ele coloca a questo. Se a lira partir ser que a harmonia que esta produz sobreviva? Para Smias no momento em que se quebrar a lira, a harmonia que esta produz desaparece, ou seja, o corpo e a alma tm a mesma durao. Objeces de Cebes: aceita a reencarnao, para ele a alma existe antes do corpo, no seu incio a alma imortal, mas caindo no corpo torna-se mortal. Ele no explica de onde vem a alma e nem a sua queda. Cebes defende que a alma possui uma durao maior que o corpo, mas que

morrer um dia, aps ter vivido vrias existncias, isto , a teoria da reencarnao da alma. Ele compara a alma a um tecelo e o corpo aos mantos que esse tecelo fabrica. O tecelo usa vrios fatos, at que um dia desaparece, deixando o ltimo fato. Neste processo de reencarnao a alma vai se desgastando, at que um dia ela morre, deixando para trs os mantos, que entretanto desaparece um dia. Para Cebes a reencarnao da alma faz dela cada vez menos pura, gasta-se. J para Scrates a libertao da alma do corpo a purifica, e sobre reencarnao ele defende que a alma no se gasta. Segundo Cebes a inquietao da morte vem com a preocupao da ltima reencarnao da alma, quando que vai vestir o ltimo fato. Podemos dizer que Smias est mais afastado, filosoficamente, de Scrates e que Cebes est mais prximo. As provas da imortalidade da alma apresentadas por Scrates - Teoria da reminiscncia, segundo esta teoria a alma anterior ao corpo, vivia antes no mundo invisvel, mundo das ideias, ou seja, alma pr-existe antes do corpo. - Para Scrates a alma imortal, invisvel indestrutvel, divina, devido a sua participao na Ideia de Vida, do Bem supremo. - A teoria dos contrrios2; para Scrates contrrio da justia injustia, do belo feio, tambm da morte nasce a vida e da vida a morte, assim se prova
2

A teoria dos contrrios teve por autor a Heraclito que dizia a vida e a morte, a viglia e o sono, a juventude e a velhice so a mesma coisa, porque o primeiro de cada um destes contrrios transforma-se no segundo e este naquele.

que em algures se vagueia as almas dos mortos, e que algum dia regressam vida, uma breve aluso a reencarnao da alma. - Teoria da Simplicidade da Alma: a alma tem uma reminiscncia das ideias e assemelha-se a elas, no sendo uma ideia parente delas. Da podemos dizer que a alma invisvel, divino, imortal, sbio. Em jeito de concluso: Cebes no aceita a imortalidade da alma, mas aceita a reencarnao dela, para ele a alma tem uma durao maior que o corpo. Para Smias a alma e o corpo tm a mesma durao, ele tambm no aceita a imortalidade da alma. Ele est filosoficamente mais afastado de Scrates. Tanto Scrates, Smias e Cebes tm a conscincia que a razo no tem a capacidade de provar a imortalidade da alma. Provar a imortalidade da alma racionalmente um risco que se deve correr. Para Scrates o corpo crcere da alma, e quem comanda a alma, Pr - existe ao corpo. Scrates afirma que todos aqueles que levaram uma vida de ascese, de desapego dos vcios, que apostaram no exerccio da razo, podem ir viver para os convvios dos deuses.

A imortalidade da alma em Santo Agostinho Sabemos que Santo Agostinho, na procura da verdade foi influenciado pelos platnicos e os neoplatnicos. Se para os platnicos a alma era vista como parente das Ideias, participa da ideia do sumo Bem. J para os neoplatnicos a alma vista a partir do mundo (mas uma hierarquia de seres e de valores que um somatrio de coisas). Santo Agostinho estudando essas doutrinas, sentia que faltava algo para concluir essa tese sobre a imortalidade da alma. Se Plato identifica Deus com o Sumo Bem, Aristteles com o Uno. Santo Agostinho aps sua converso, conhecendo bem a doutrina do cristianismo, chegou a concluso que Deus muito mais do que sumo bem ou o Uno. O Bispo de Hipona comeou por separar os aspectos inconciliveis com o cristianismo. Sabemos que na metafsica augustiniana Deus identificado com a Verdade, mas uma Verdade Plena, a Primeira que se d a conhecer atravs da criao (essa verdade habita no interior de cada criatura). Na metafsica de augustiniana, a alma est orientada, no ser e no operar, para a verdade imortal. ser da Verdade Plena, fonte de participao e fundamento de todos os seres, que explica o ser da alma, faz dele o seu suporte e comunica-lhe o seu atributo de perenidade3.

J. Babosa Pinto, Santo Agostinho e a imortalidade da alma; In Revista Portuguesa de Filosofia. Braga, 1955, p. 154-165

Santo Agostinho v na filosofia o caminho para Deus e no puro passatempo intelectual, chega a concluso que a f e a razo devem andar sempre unidas. Da que Santo Agostinho comea por no aceitar as provas da imortalidade da alma apresentadas pelo Plato no Dilogo Fdon. Comea por repudiar energicamente toda a concepo da alma como entidade material e sublinha o seu carcter reflexivo ou pensante; mas o pensar que se conhece a si mesmo duvidando e existindo como entidade espiritual, e no tanto como parte ou princpio do corpo; a alma uma intimidade - interioridade pessoal4. A f crist e a inteligncia levam a Santo Agostinho a postular que a alma surgiu do nada, pela vontade criadora de Deus; sendo uma essncia imortal, no perde nunca o carcter individual. Neste ponto diferencia do platonismo (para eles a alma a parente das ideias). Se para Plato os seres so aqueles que participam da ideia do Bem Supremo, j para o bispo de Hipona os seres so criaturas criadas a partir do nada. Contudo no inicio da sua elaborao da doutrina da imortalidade da alma, Santo Agostinho defendia que esta como a vida do corpo, e parece que no defendia a unio corpo alma a primeira vista5. Mas o Bispo de Hipona atravs do estudo da doutrina crist, principalmente no que toca a encarnao do Verbo, conclui, que o homem composto de alma e corpo, sem aquela tentao de se ver livre do corpo. Que no interior do homem, habita a verdade, que o ilumina para
4

Joaquim Teixeira, A Alma, In Logos Enciclopdia Luso Brasileira. Editora: Verbo. Lisboa/S. Paulo. 1989; P. 152-173. 5 Santo Agostinho, ultrapassando, certo, a ingnua teoria do crcere e estabelecendo a alma como vida do corpo, parece primeira vista, no ter justificado plenamente a tese da unio substancial e tender para o dualismo platnico plotiniano. J. Barbosa Pinto, In Revista Portuguesa de Filosofia. Braga, 1955, p. 154-165.

descobrir como praticar o bem no dia-a-dia, atravs da iluminao da Verdade Primeira. Santo Agostinho rejeita a teoria dos contrrios apresentado pelo Plato no dilogo Fdon. Para o bispo de Hipona a alma participa essencialmente da ideia de vida e, portanto, contraditrio julgar que pode morrer6. Para Santo Agostinho a alma no possui em si mesma a imortalidade, mas sim a recebe-a de Deus. Se em Plato no podemos falar da unio alma/corpo, j em Santo Agostinho podemos falar dessa unio alma corpo porque, defende que o homem um ser composto alma e corpo.

J. Barbosa Pinto, a imortalidade da alma em Santo Agostinho In Revista Portuguesa de Filosofia. Braga 1955, p. 154-165.

You might also like