You are on page 1of 12

AR DOUTOR, POSSO VIAJ

? IO V DE A

Viajar a bordo de aeronaves comerciais pressurizadas no deveria ser causa de problemas para sade ou desconfortos mdicos. Pois estas aeronaves geralmente so pressurizadas em torno de 2.438,4 metros (8000 ps) o que propicia conforto para deslocamentos rpidos. Embora nesta altitude os sintomas da adaptao do corpo humano sejam pouco percebidos nas viagens de curta durao pelo individuo saudvel, eles ocorrem, e estas adaptaes so devido ao ar mais rarefeito da altitude da cabine do avio. Em geral, os passageiros com condies mdicas pr-existentes estveis normalmente chegam muito bem ao aeroporto de destino. No entanto aqueles com doenas crnicas ou em recuperao de quadros agudos podem ter algum grau de desconforto. Assim, esta Cartilha foi elaborada aps extensa reviso da Literatura pelos alunos da Liga de Medicina Aeroespacial da FCMSCSP. O nosso objetivo atravs de linguagem direta e simples ajudar os viajantes portadores de doenas ou de quadros de recuperao de enfermidades aguda ou crnica a escolher o melhor momento para uma viagem segura e confortvel.
Profa Dra Vnia Elizabeth Ramos Melhado Professora Assistente da Faculdade de Cincias Mdicas da Santa Casa de So Paulo

OTITE
As condies de infeces ativas e cirurgias recentes so contra-indicaes para o vo. O uso de tubo de drenagem da orelha mdia na membrana timpnica no contra-indicao ao vo.

RINITE
A rinite alrgica uma doena que causa coceira no nariz, espirros, excesso de secreo e obstruo nasal. Os sintomas so, frequentemente, sazonais e desencadeados por diversos fatores como polens, poeiras, alterao de temperatura ambiente e fumaa do cigarro. Podem ser minimizados os sintomas com cuidados no pr-vo e dentro do avio com o uso profiltico de anti-histamnicos e corticides. Durante o vo, pode-se, tambm, umidificar a mucosa nasal com soro fisiolgico e, antes dos procedimentos de pouso, indicado usar descongestionante nasal para evitar a dor causada pelo aumento da presso dentro da orelha mdia. Em caso de crise, deve-se considerar adiar a viagem.

SINUSITE
A sinusite aguda ou crnica uma contra-indicao ao vo, por ser uma infeco e pelo risco de obstruo do seio nasal, podendo levar a complicaes no momento do pouso, ou em caso de despressurizao da cabine. No caso de voar nestas condies, podem aparecer: enxaqueca severa, dor facial, orbital ou em sistema nervoso central, e sangramento nasal. Ela deve ser tratada com o uso de antibiticos de largo espectro, agentes mucolticos, descongestionantes orais, corticosteroides e uso temporrio de descongestionantes nasais. O uso de soluo fisiolgica nasal tambm contribui para a limpeza e umidificao da mucosa nasal .

PNEUMONIAS
Os passageiros com infeces pulmonares contagiosas (tuberculose e pneumonia) no devem viajar, pois pode ocorrer agravamento dos sintomas, complicaes durante e depois do vo, e risco de disseminao da doena entre os outros passageiros. O viajante somente poder voar aps a melhora dos sintomas, sem febre e com funo pulmonar adequada.

TUBERCULOSE
O passageiro que estiver com tuberculose somente poder voar quando tiver melhora clnica, e resultado do exame de bacilos no escarro negativo.

ASMA
A asma brnquica a doena respiratria mais comum entre os viajantes, sendo incapacitante para o vo em casos graves, instveis e de hospitalizao recente. Os asmticos sempre devem levar na bagagem de mo seus medicamentos, principalmente broncodilatadores (bombinhas). Em casos emergenciais, consultar seu mdico para melhor orientao.

BRONQUITE CRNICA E ENFISEMA


As pessoas com bronquite crnica e enfisema pulmonar apresentam reduzida capacidade de oxigenar o sangue, o que piora durante o vo. Por isso, esses viajantes devem buscar orientao mdica especializada para realizar testes que verificam se h necessidade de suporte de oxignio durante o vo.

DOENAS CARDIOVASCULARES
A conduta para liberar para o vo, no caso de infarto no complicado, a de se aguardar 2 a 3 semanas. Em infarto complicado, deve-se aguardar 6 semanas. Os pacientes com angina instvel no devem voar. A insuficincia cardaca grave e descompensada so uma contra-indicao ao vo. Se moderada, deve-se verificar com o mdico que acompanha o paciente a necessidade de suporte de oxignio. Os pacientes submetidos a revascularizao miocrdica devem aguardar pelo menos 2 semanas para voar. A taquicardia ventricular ou supraventricular no controlada uma contra-indicao ao vo. O uso de marcapassos e desfibriladores implantveis no contra-indicam o vo. Os pacientes que possuem qualquer doena cardiovascular devem se certificar que h medicao suficiente para toda a viagem e lev-la na bagagem de mo. indicado fazer uma lista com os medicamentos, dosagens e horrios das tomadas. Deve-se atentar para o ajuste dos horrios de utilizao dos medicamentos de acordo com o fuso horrio a ser atravessado. Sempre carregar na bolsa de mo um eletrocardiograma recente. A empresa deve ser avisada sobre necessidades especiais de alimentao especial, suporte de oxignio ou uso de cadeira de rodas.

HIPERTENSO ARTERIAL SISTMICA


O estresse do ambiente do vo, aeroporto e avio, podem causar alguma alterao na Presso Arterial. Na tentativa de evitar descompensao em portadores de Hipertenso Arterial recomenda-se: Estar com a presso normal e estvel Manter o uso e o hoo das medicaes No ingerir bebida alcolica e caf, antes e durante o vo Solicitar dieta hipossdica com antecedncia Chegar cedo ao local de embarque Em caso de medo de voar, procurar um mdico antes Em caso de crise hipertensiva aguardar 3 a 4 dias para voar

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)


O popular derrame ocorre quando no h suprimento sanguneo adequado para uma poro do crebro, sendo causado pela obstruo (isqumico) ou ruptura de uma artria (hemorrgico). No caso de pacientes que tiveram um AVC, deve-se sempre considerar o estado geral do passageiro e a extenso da doena. Recomenda-se: AVC isqumico pequeno: aguardar 4 a 5 dias AVC em progresso: aguardar 7 dias AVC hemorrgico no operado: aguardar 7 dias AVC hemorrgico operado: aguardar 14 dias

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP)


A imobilizao por tempo prolongado somada a fatores predisponentes podem causar ou contribuir para que ocorra um evento de trombose em vos com durao maior que 4 horas. Os principais fatores de risco para que tal condio ocorra so: distrbios da coagulao, doenas cardiovasculares, cirurgia ou trauma recente, histria pessoal ou familiar de TVP, terapia de reposio hormonal, indivduos alta estatura ou baixa estatura, cncer, gravidez, varizes, tabagismo e obesidade. A preveno pode e deve ser feita seguindo alguns cuidados: uso de roupas leves, mobilizao no assento, executar pequenos exerccios (movimentar os tornozelos), hidratao, evitar o uso de bebidas alcolicas, caf e uso de remdios para dormir.

ANEMIAS
Independente da causa da anemia, nveis de hemoglobina abaixo de 8,5 mg/dL associados diminuio da presso de oxignio durante o vo, podem levar ao aparecimento de sintomas. Na anemia crnica, h maior tolerncia a nveis mais baixos de hemoglobina. Recomenda-se o uso de suporte de oxignio para se evitar uma crise em portadores de anemia falciforme e no caso de hemoglobina < 8,5 mg/dL.

ENJO
As pessoas mais susceptveis a terem enjo durante o vo so aquelas que j o apresentam quando viajou de nibus, carro ou navio. Estas devem evitar a ingesto excessiva de lquidos, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes, alm de cuidar para sentar prximo asa e janela. Como profilaxia, pode-se usar medicamentos anti-hemticos.

DIARRIA
um problema em potencial, principalmente para aqueles que visitam regies endmicas e com pouca higiene, as quais facilitam a transmisso de infeces. Apesar da doena ser auto-limitada, deve-se valer da hidratao oral para prevenir a desidratao. A Organizao Mundial de Sade recomenda intercalar um copo de gua com um de soro. Drogas anti-motilidade podem ajudar a aliviar os sintomas. Deve-se procurar assistncia mdica em caso de febre alta, tremores, piora progressiva dos episdios, presena de sangue ou muco nas fezes, vmitos que impedem de tomar lquidos, sintomas persistentes aps uso de sintomticos e se tiver outra doena, especialmente, se fizer uso de remdios para diabetes, hipertenso, diurticos e imunossupressores.

PS-OPERATRIO TORCICO
1) Ps-pneumectomia ou lobectomia pulmonar recente: a reserva pulmonar mnima, principalmente na associao com histria de tabagismo ou Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica, sendo necessria uma avaliao medica no pr-vo. A realizao de teste de simulao de hipxia de altitude um grande aliado para a deciso segura em relao ao vo. 2) Pneumotrax: uma contra-indicao absoluta. Deve-se esperar de duas a trs semanas aps drenagem de trax e confirmar a remisso pelo raio-X.

PS TRAUMA CRANIANO
Aps um trauma crnio-enceflico ou qualquer procedimento neurocirrgico, pode ocorrer aumento da presso intracraniana durante o vo. Deve-se aguardar pelo menos sete dias, e confirmar a melhora do quadro compressivo intracraniano pela tomografia de crnio.

PS-OPERATRIO ABDOMINAL
A realizao de anestesia geral no uma contra-indicao, pois os efeitos so rapidamente reversveis. No caso de anestesia rqui dural, deve-se aguardar 7 dias para voar, perodo este em que o vo pode causar cefalia intensa. Quando for realizada uma cirurgia abdominal, o vo contra-indicado por uma a duas semanas. Aps cirurgia videolaparoscpica deve-se aguardar pelo menos 24h para voar e desde que os sintomas de distenso estejam ausentes.

ABDOME
Orienta-se que os passageiros obstipados evacuem antes da viagem, para no se incomodarem com a distenso dos gases. Em caso de flatulncia excessiva, utilizar medicao para eliminao dos gases antes da viagem, como uma forma de evitar dores abdominais excessivas. No h contra-indicao ao vo para colostomizados. Recomenda-se utilizar uma bolsa colonoscpica maior ou fazer trocas frequentes pelo aumento de sada de fezes pela distenso abdominal.

GESSO E FRATURAS
Por razes de segurana, algumas companhias areas exigem que passageiros com gesso em membro inferior acima do joelho viajem em maca. Como alternativa, podem comprar um assento extra ou viajar em classe onde tenha maior espao disponvel. Como uma pequena quantidade de ar fica presa no gesso, aqueles feitos entre 24-48 horas antes de vo, devem ser bivalvulados para evitar compresso, principalmente em vos longos. Quando for utilizada a tala pneumtica, colocar uma menor quantidade de ar, para se evitar uma sndrome compartimental. As fraturas instveis ou no tratadas so contra-indicaes ao vo.

GRAVIDEZ
A viagem deve ser evitada em caso da gestante apresentar dores ou sangramento antes do embarque. As viagens longas no devem ser realizadas por paciente multigesta, com incompetncia stmo-cervical, atividade uterina aumentada, ou partos anteriores prematuros. O vo no se relaciona ao aumento da incidncia de rotura prematura de membranas ovulares ou ao descolamento prematuro de membranas. Em condies que comprometem a oxigenao da placenta, deve ser avaliada a necessidade de suporte com oxignio. A partir da 36 semana, a gestante necessita de uma declarao do seu mdico permitindo o vo. Em gestaes mltiplas a declarao deve ser feita aps a 32 semana. A partir da 38 semana, a gestante s pode embarcar acompanhada dos respectivos mdicos responsveis. No h restries no ps-parto para a me, mesmo de imediato. No entanto, deve-se adiar a viagem do recm nascido para depois da primeira semana de vida, devido s vrias transformaes pelas quais o beb passa e a fragilidade do mesmo nesse perodo. Sempre aconselhvel s gestantes seguirem as seguintes recomendaes: Antes - Evitar dieta produtora de gases nos dias anteriores viagem e compensar anemias pr-existentes. Depois - Durante: Manter o cinto afivelado sobre a pelve constantemente, evitando choques na barriga, que so especialmente perigosos no terceiro trimestre de gestao; evitar alimentos que produzam gases nos dias anteriores e durante o vo; e em vos com durao maior que 4 horas deve-se fazer exerccios leves com as pernas, para evitar a imobilidade prolongada.

CRIANAS
Os pais ou responsveis devem portar os documentos necessrios para a identificao da criana, bem como se informarem sobre possveis epidemias ou endemias e as vacinas necessrias para o lugar de destino. No caso de um recm-nascido, prudente que se espere pelo menos uma ou duas semanas de vida at a viagem. Isso ajuda a assegurar a ausncia de problemas congnitos ou respiratrios que possam prejudicar a criana. As crianas pequenas podem sentir dores de ouvido principalmente na fase do pouso ou aproximao final da aeronave. Para alvio desse sintoma recomenda-se que a criana mame no peito ou mamadeira, chupe chupeta ou mesmo beba gua no copo. J as crianas com congesto nasal podem beneficiar-se do uso de anti-histamnicos e descongestionantes tpicos administrados trinta minutos antes do pouso.

DISTRBIOS PSIQUITRICOS
No devem voar as pessoas com transtornos psiquitricos, cujo comportamento seja imprevisvel, agressivo ou no seguro. Podem voar aqueles com distrbios psicticos estveis com uso de medicamentos e acompanhados por um conhecido.

MEDO DE VOAR
Os passageiros com tendncias claustrofbicas e fobias em ambientes areos e aglomerados humanos, devem procurar um mdico antes do vo para realizar um tratamento cognitivo-comportamental ou at medicamentoso. A Sndrome do Pnico deve estar compensada antes do vo, devido aos diversos fatores estressantes envolvidos durante a viagem que podem desencadear uma crise.

JET LAG
uma alterao do ritmo circadiano devido s diferenas de fuso horrio sofridas pelo organismo. Caracteriza-se por cansao, sonolncia, dificuldade para dormir, irritabilidade e incompatibilidade entre a fome e os horrios das refeies. Existe uma tolerncia individual, mas para a maior parte da populao quando a viagem for de longa permanncia, a adaptao ocorrer. J nas viagens de curta durao, geralmente no h tempo para uma adaptao. Recomenda-se iniciar a adaptao ao novo horrio, gradativamente, 3 a 4 dias antes da viagem. O uso de medicao para dormir ou melatonina pode ser utilizado sob orientao mdica.

EPILEPSIA
A maioria dos portadores das doenas desta natureza pode voar seguramente, desde que estejam usando a medicao. Aqueles com crises frequentes devem viajar acompanhados e estar cientes de fatores desencadeantes como: fadiga, hipxia e alterao do ritmo circadiano. Recomenda-se esperar 24 a 48h aps a ltima crise para voar. A medicao anticonvulsivante deve estar na bagagem de mo e os horrios mantidos. A ingesto de bebida alcolica deve ser evitada.

CONDIES OFTALMOLGICAS
Glaucoma - No uma contra-indicao ao vo desde que o passageiro continue com a medicao corretamente. Conjuntivite - uma contra-indicao ao vo durante o perodo infectante. Lentes de contato - Recomenda-se o uso de soluo lubrificante para prevenir a irritao ocular devido ao ambiente seco do avio. Limitaes visuais - recomenda-se viajar acompanhado sempre que possvel.

DOENAS DO VIAJANTE
As vacinas que devem estar atualizadas, independentemente de viagens, so: ttano, difteria, sarampo, caxumba, rubola, poliomielite, Haemophillus Influenzae tipo B (Hib) e hepatite B. importante que o turista atente no s para as belezas naturais do destino, mas que tambm se informe sobre doenas endmicas locais, que podem ser prevenidas com vacinas, como febre tifide, meningite meningoccica, febre amarela, entre outras. Quando as doenas locais so transmitidas por mosquitos, importante levar, na bagagem, repelentes, camisas e calas compridas e de cores claras, inseticidas com permetrina, alm de outros piretrides. importante cuidados com a alimentao, por exemplo, opte por gua engarrafada, refrigerantes e alimentos cozidos e secos, preparados em locais de confiana. Deve-se tambm evitar piscinas e praias com esgoto prximo.
Autores Daniela Regina Rancan Mara Atallah Monreal Orientadora Prof. Dr. Vnia Elizabeth Ramos Melhado

You might also like