You are on page 1of 7

Uni SantAnna

Disciplina: Clculo Numrico

EAD Introduo ao Scilab

1 . Introduo ao SciLab
O SciLab um ambiente de programao numrica para aplicaes cientficas. um software livre, por isso, pode ser utilizado livremente. Pode ser obtido atravs do site oficial : http://www.scilab.org/

Figura 1: Home Page do Scilab www.scilab.org

1 . 1 In s t a la o Antes de instalar o Scilab preciso fazer o download do programa. Isto pode ser feito da seguinte maneira, na pgina inicial do site do Scilab.org, clique na rea de download destacada (vide a Figura 1), ou podemos entrar na pgina especfica para download onde encontrar verses para outras mquinas ou Sistemas Operacionais: http://www.scilab.org/products/scilab/download. A verso corrente do Scilab a 5.2.1 e o arquivo de download chama-se scilab-5.2.1.exe. Na verso para Windows 2000, XP, Vista e 7 para mquinas de 32 bits (recomendado) o programa scilab-5.2.1.exe ocupa 94.59 MB. Aps o download podemos executar este programa e, automaticamente, a instalao se inicia. Se seguir as configuraes padres, esse processo levar poucos minutos. 1 . 2 In ic ia n d o o S c iL a b Aps a instalao do SciLab, observamos um cone que se apresenta na rea de Trabalho do Windows. D um duplo clique no cone

Figura 2: No ambiente de trabalho, d um duplo clique no cone que representa o Scilab

Prof. Oscar oscaruehara@yahoo.com.br

01/Fevereiro/2011

Uni SantAnna

Disciplina: Clculo Numrico

EAD Introduo ao Scilab

Figura 3: .: Uma nova janela se abrir apresentando a Tela inicial do SciLab

Observe na Fig. 3 que o prompt do SciLab representado por uma seta "-->". A partir desse prompt podemos inserir comandos e operaes, seguida do [ENTER]. 1.3 Usando o SciLab como uma simples Calculadora Existem duas maneiras de se utilizar o Scilab: na forma de uma calculadora (ambiente de linhas de comando) e na execuo de scripts. Este ltimo ser visto em outra aula. As operaes elementares do SciLab so: Operao Adio Subtrao Multiplicao Diviso Potenciao Exemplo 1:
-->20 + 32 [ENTER] ans = 52. -->

Smbolo + * / ^

Exemplo 2:
-->20 + 2^5 [ENTER] ans = // representa 20 mais 2 elevado a quinta

Prof. Oscar oscaruehara@yahoo.com.br

01/Fevereiro/2011

Uni SantAnna
52. -->

Disciplina: Clculo Numrico

EAD Introduo ao Scilab

Note que os dois exemplos acima so equivalentes, pois 2 elevado a quinta 32. Note tambm que no segundo exemplo a operao de potenciao foi realizada primeiro, mostrando que as operaes no SciLab seguem as regras de precedncia comuns na Aritmtica e nas linguagens de programao. 1.4 Criando variveis e o comando de Atribuio O comando de atribuio representado pelo smbolo "=". Ele utilizado de maneira semelhante as das linguagens de programao como C ou Java. Portanto, do lado direito o operador atribuio poderemos ter uma constante, expresses aritmticas e funes. No SciLab, diferentemente das linguagens de programao tradicionais, no h necessidade de declarar a varivel. Quando o SciLab encontra um novo nome de varivel, ele automaticamente cria a varivel e aloca apropriadamente na memria do computador. Se a varivel j existir, o SciLab apaga a anterior e aloca um novo espao para o seu armazenamento. Exemplo 3:
-->a = 2 a = 2. -->b = 30 b = 30. -->c = b / 2 c = 15. --> // atribuindo o valor da expressao b/2 a varivel c // atribuindo o valor 30 a varivel b // atribuindo o valor 2 a varivel a

Lembre-se de no confundir o smbolo de atribuio com a igualdade na matemtica. Uma igualdade matemtica da forma: a = a + 2 no tem soluo. Mas, numa linguagem de programao e no SciLab isto significa que a varivel "a"ser atribudo um novo valor que corresponde ao valor da expresso "a + 2". 1.4.1. O Ponto e Vrgula e Comentrios No Scilab o ponto-e-vrgula no final de um comando inibe a apresentao de seu resultado. Veja o exemplo 4 abaixo que segue o Exemplo 3. Exemplo 4:

Prof. Oscar oscaruehara@yahoo.com.br

01/Fevereiro/2011

Uni SantAnna
-->a = 2; -->b = 30; -->c = b / 2; -->

Disciplina: Clculo Numrico

EAD Introduo ao Scilab

1.4.2. Nomes das variveis Os nomes das variveis ou identificadores seguem as seguintes regras: comeam com letras seguida de outras letras, algarismos ou o caractere sublinhado "_". Por exemplo: area, Psi, area_do_retangulo. no so permitidos outros caracteres especiais, com exceo do sublinhado, e nem acentuao. o SciLab sensvel a maisculas e minsculas, logo uma varivel chamada x diferente de outra chamada X.

Depois de criado uma varivel e associado um valor, pode-se verificar o seu contedo dela basta fornecer o nome. No Exemplo 4, o resultado da atribuio "c = b / a;" no se apresentou devido ao ponto-e-vrgula no final do comando. Para verificar seu valor, basta chamar a varivel c, veja Exemplo abaixo: Exemplo 5:
-->a = 2; -->b = 30; -->c = b / 2; -->c c = 15. -->

1.4.3. Variveis Especiais No Scilab existem algumas variveis especiais protegidas que tem valores pr-definidos e no podem ser apagadas. Algumas dessas variveis so pr-fixadas com o caractere "%". Segue abaixo algumas destas variveis: %i representa sqrt(-1) : raiz quadrada de (-1) %pi - representa = 3, 1415926. . . %e - representa a constante de Euler e = 2.7182818. . . %eps - representa a preciso da mquina e vale = 2.2210-16 Variveis com valores booleanos: %T, %t significando verdadeiro (true) e %F, %f significando falso (false). SCI - diretrio onde o Scilab foi instalado PWD - diretrio onde o Scilab foi lanado home - diretrio do usurio

Prof. Oscar oscaruehara@yahoo.com.br

01/Fevereiro/2011

Uni SantAnna

Disciplina: Clculo Numrico

EAD Introduo ao Scilab

pwd mostra o diretrio de trabalho chdir, cd muda o diretrio de trabalho ls mostra o contedo do diretrio atual

Para ver todas as variveis especiais do Scilab podemos acionar o comando who. Veja o exemplo abaixo:

Figura 4: Comando "who": mostra todas as variveis especiais do Scilab

1 . 5 E x p r e s s e s a r it m t ic a s No tem 1.2 mostramos os operadores bsicos do Scilab. Estes operadores combinados com nmeros e variveis so utilizados para formar as expresses aritmticas. Exemplo 6:
-->p1 = 6.5; -->p2 = 4.8; -->p3 = 7.1; -->media = 0.3*p1 + 0.3*p2 + 0.4*p3; // media ponderada de p1, p2 e p3

Prof. Oscar oscaruehara@yahoo.com.br

01/Fevereiro/2011

Uni SantAnna
-->media media = 6.23 -->

Disciplina: Clculo Numrico

EAD Introduo ao Scilab

Podemos utilizar as funes matemticas que fazem parte do Scilab. Existe um nmero muito grande destas funes, desde as mais simples e conhecidas, at as mais elaboradas e especficas. Ao longo do curso teremos oportunidade de apresentar, discutir e utiliz-las. Caso fique interessado pode consultar o manual do Scilab clicando no link abaixo: http://www.scilab.org/download/5.2.1/manual_scilab-5.2.1_pt_BR.pdf. 1.5.1. Janela de Ajuda O Scilab permite acesso a qualquer momento de uma janela de ajuda que permite qua o usurio possa consultar os comandos e funes do sistema. Para acion-la, basta digitar o comando help aps o prompt.

Figura 5: Janela de Ajuda do Scilab - para abrir basta executar o comando "help"

1 . 6 R e fe r n c ia s Como j foi dito no site do Scilab pode-se encontrar manuais e tutoriais sobre o Scilab, inclusive em portugus. O link para esta pgina : http://www.scilab.org/support/documentation

Prof. Oscar oscaruehara@yahoo.com.br

01/Fevereiro/2011

Uni SantAnna

Disciplina: Clculo Numrico

EAD Introduo ao Scilab

H ainda uma apostila produzida pelo Prof. Paulo Srgio da Motta Pires que pode ser de grande ajuda para aqueles que se interessarem pelo Scilab. O Prof. Srgio disponibilizou este trabalho para ser distribudo livremente, mantidos todos os crditos do autor. O link para ter acesso a esse trabalho : http://www.dca.ufrn.br/~pmotta/sciport-3.0.pdf 1 . 7 E x e r c c io s 1. Utilize o Scilab no modo interativo para resolver as seguintes equaes: a. x2 + 8x 65 = 0 b. 5x2 - 43x + 57 = 0 c. x2 + 8x + 65 = 0 Dica: Caso utilize o procedimento de Baskara para resolver as equaes anteriores, a funo para calcular a raiz quadrada de um nmero real semelhante quela usada na linguagem C, ou seja, sqrt( ). Para saber mais consulte o help do Scilab. 2. Calcule: a. 1 + 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/10 b. 2.41 / 2 + log10 (e3 ) Dica: No Scilab utilizamos a funo log( ) para calcular o logaritmo natural (base e), a funo log10( ) para calcular o logaritmo na base 10 e a funo log2( ) para calcular o logaritmo na base 2.

Prof. Oscar oscaruehara@yahoo.com.br

01/Fevereiro/2011

You might also like